Cintia Perez Duarte

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4295514859949655
  • Última atualização do currículo em 02/10/2017


Psicóloga, mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com doutorado sanduiche no programa em Análise do Comportamento da National University of Ireland (NUI Galway) e estágio na Abalta Special School, voltada para pessoas com autismo baseada na intervenção com Análise do Comportamento Aplicada. Atualmente pesquisadora voluntária do Laboratório de Transtornos do Espectro do Autismo da Universidade Mackenzie, com atuação em diagnóstico com equipe multidisciplinar e pesquisa no tema referido. Sócia fundadora da NEXO Intervenção Comportamental, atua com avaliação e intervenção de crianças, adolescentes e adultos com Distúrbios do Desenvolvimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cintia Perez Duarte
Nome em citações bibliográficas
DUARTE, C. P.

Endereço


Endereço Profissional
Nexo Intervenção Comportamental.
Rua Áurea, 78
Vila Mariana
04015070 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (5511) 23874797


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
com período sanduíche em National University of Ireland Galway (Orientador: Geraldine Leader).
Título: Avaliação Neuropsicológica, Comportamental e Neurológica de Irmãos de Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: José Salomão Schwartzman.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: transtornos do espectro do autismo; avaliação; perfil cognitivo.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2009
Mestrado em Disturbios do Desenvolvimento.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Caracterização do Perfil Cognitivo e Avaliação da Memória de Trabalho na Síndrome de Down,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Prof. Dr. Elizeu Coutinho de Macedo.
Bolsista do(a): Instituto Presbiteriano Mackenzie, MACK PESQUISA, Brasil.
Palavras-chave: Síndrome de Down; memória de trabalho; perfil cognitivo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
2014 - 2016
Especialização em ANÁLISE APLICADA AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E ATRASO NO DESENVOLVIME. (Carga Horária: 502h).
Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
Título: Efeito do procedimento Sequência Progressiva de Alta Probabilidade combinada com Fading In da Demanda de Baixa Probabilidade (High-p Low-p), no tratamento da seletividade alimentar de uma criança com TEA: dados preliminares de uma replicação.
Orientador: Cassia Leal da Hora.
2002 - 2007
Graduação em Psicologia.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Burnout: uma comparação entre as áreas da Psicologia.
Orientador: Luiz Fernando Bacchereti.




Formação Complementar


2015
QUALIFICAÇÃO EM ANÁLISE APLICADA AO TRANSTORNO DO. (Carga horária: 502h).
Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
2013
Avaliação Comportamental. (Carga horária: 30h).
Paradigma - Núcleo de Análise do Comportamento, *, Brasil.
2013
Estrutura e Características de Treino ABA. (Carga horária: 15h).
Paradigma - Núcleo de Análise do Comportamento, *, Brasil.
2013
Behaviour Change Procedures. (Carga horária: 36h).
National University of Ireland Galway, NUI Galway, Irlanda.
2013
Clinical Behavioural Interventions. (Carga horária: 36h).
National University of Ireland Galway, NUI Galway, Irlanda.
2015 - 2015
Extensão universitária em Alfabetização na perspectiva ABA para autismo. (Carga horária: 10h).
Creative Ideias, CI, Brasil.
2015 - 2015
Oficina de Planejamento para Aplicação da VB-MAPP. (Carga horária: 12h).
Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
2014 - 2014
Objetivo e aplicação do teste ABLA. (Carga horária: 6h).
Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
2014 - 2014
Ensinando Habilidades de Comunicação Críticas. (Carga horária: 6h).
Pyramid Educational Consultants, PECS, Brasil.
2014 - 2014
Gerenciando Comportamentos Inadequados. (Carga horária: 6h).
Pyramid Educational Consultants, PECS, Brasil.
2014 - 2014
AVDs: definição e procedimentos de ensino. (Carga horária: 6h).
Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
2014 - 2014
Comportamento Verbal: o desenvolvimento da comunic. (Carga horária: 40h).
Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.
2013 - 2013
Asperger Syndrome: The Diagnostic Precess. (Carga horária: 7h).
The Psychological Society of Ireland, PSI, Irlanda.
2013 - 2013
Curso Avançado ABA Vídeo-Online. (Carga horária: 40h).
Universo Autista, WEBSITE, Brasil.
2013 - 2013
Teaching Thinking - Learning How to Think. (Carga horária: 2h).
The Psychological Society of Ireland, PSI, Irlanda.
2011 - 2011
Características diagnósticas e tratamento-autismo. (Carga horária: 15h).
Paradigma - Núcleo de Análise do Comportamento, *, Brasil.
2010 - 2010
Desenvolvimento da linguagem para pessoas autistas. (Carga horária: 4h).
Associação de Amigos do Autista, AMA, Brasil.
2009 - 2009
Alfabetização de crianças necessidades especiais. (Carga horária: 4h).
Instituto Indianópolis, INS. IND., Brasil.
2009 - 2009
A escrita em crianças com Síndrome de Down. (Carga horária: 7h).
Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo, CEPEC-SP, Brasil.
2009 - 2009
PEP-R (Perfil Psicoeducacional). (Carga horária: 6h).
Associação de Amigos do Autista, AMA, Brasil.
2009 - 2009
Habilidade básicas do terapeuta analítico-comport.. (Carga horária: 20h).
Paradigma - Núcleo de Análise do Comportamento, *, Brasil.
2009 - 2009
Interv. Precoce em Crianças com Atraso no Desenv.. (Carga horária: 45h).
Paradigma - Núcleo de Análise do Comportamento, *, Brasil.
2008 - 2008
Introdução a análise de dados com uso do SPSS. (Carga horária: 15h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Psicologia comportamental e os transtornos psiqui. (Carga horária: 15h).
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HCFMUSP, Brasil.
2007 - 2007
Deficiência Mental e Educação Inclusiva. (Carga horária: 180h).
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Uberlândia, APAE/MG, Brasil.
2007 - 2007
estágio observação no Setor Educacional. (Carga horária: 4h).
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE - SP, Brasil.
2007 - 2007
estágio observação no Setor de Estimulação Precoce. (Carga horária: 4h).
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo, APAE - SP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Distúrbios do Desenvolvimento. (Carga horária: 30h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2005 - 2005
Aspectos psiquicos dos transtornos da sexualidade.. (Carga horária: 2h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2004 - 2005
Licenciatura.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.


Atuação Profissional



Àbalta Special School, ASS, Irlanda.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Doutorado Sanduíche, Carga horária: 14
Outras informações
Estágio vinculado a parceria entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP e a National University of Ireland - Galway, com o apoio da CAPES, através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). O estágio refere-se ao acompanhamento de crianças e adolescentes com o diagnóstico de autismo, com intervenção baseada na Análise Aplicada do Comportamento (ABA).


Centro de Referência em DIstúrbios de Aprendizagem, CRDA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Docente no curso de especialização em Educação Inclusiva (ênfase em deficiência intelectual), na disciplina: - Aspectos psicológicos da família.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Docente no curso de especialização em Distúrbios de Aprendizagem, nas disciplinas: - Aspectos Neuropsicológicos dos Distúrbios de Aprendizagem - Prevenção e Intervenção dos Distúrbios de Aprendizagem


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 5
Outras informações
Professora no curso de especialização em Formação de Professores em Educação Especial com Ênfase em Surdez, na discplina "Ensino e Aprendizagem de alunos com Transtornos Globais do Desenvovlimento".

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico responsável - Psicólogo, Carga horária: 20
Outras informações
Psicóloga responsável pelo setor de Avaliação Neuropsicológica, do grupo de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento - Pós-graduação.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do curso de Especialização em Psicopedagogia, na discuplina "Introdução à Psicopedagogia".

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Docente do curso de especialização em Psicopedagogia, na disciplina: Psicopedagogia nas áreas de conhecimento: Matemática".

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Aluna Mestrado
Outras informações
Pesquisadora do laboratório de Neurociência Cognitiva, com foco em Avaliação Neuropsicológica nos Distúrbios de Aprendizagem e Distúrbios do Desenvolvimento.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: assistente administrativa, Carga horária: 30
Outras informações
Núcleo de psicologia básica e aplicada acompanhamento e controle de materiais didáticos e psicológicos, suporte administrativo do núcleo aos professores e alunos da faculdade de Psicologia, realização de planilhas de atendimento e utilização das salas, controle de arquivo.

Atividades

08/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS, .



Linhas de pesquisa


1.
Estudos teóricos e práticos sobre o sujeito com distúrbios do desenvolvimento: implicações individuais e sociais


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Varredura visual como instrumento diagnóstico e compreensão de perfil de funcionamento cerebral.
Descrição: Pesquisa através de técnicas de ratreamento ocular, eye gaze, para estudar sujeitos com distúrbios do desenvolvimento, principalmente Transtornos do Espectro do Autismo e Síndrome de Rett..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Pesquisas sobre o desenvolvimento e seus transtornos.
Descrição: Pesquisas sobre aspectos diversos do desenvolvimento humano com o objetivo de descrever características do fenótipo neurocomportamental e linguístico de diversas condições que alteram o desenvolvimento humano, compreeder os mecanismos causais destes transtornos e desenvolver instrumentos que facilitem a identificação dos transtornos do desenvolvimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Velloso, RL2011Velloso, RL ; Vinic, AA ; DUARTE, C. P. ; D`Antino, MEF ; Brunoni, D ; Schwartzman, JS . Protocolo de avaliação diagnóstica miltidisciplinar da equipe de transtornos globais do desenvolvimento vinculado à Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbieriana Mackenzie. Cadernos de Pós Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento (Online), v. 11, p. 9-22, 2011.

2.
DUARTE, C. P.2011 DUARTE, C. P.; Covre, P. ; Braga, A.C. ; MACEDO, E. C. . Visuospatial support for verbal short-term memory in individuals with Down syndrome. Research in Developmental Disabilities, v. 32, p. 1918-1923, 2011.

3.
ROSSETI, C. C.2008ROSSETI, C. C. ; DUARTE, C. P. ; NOVAES, G. F. ; Infurna, T. ; GARZUZI, Y. ; ASSIS, S. M. B. . Interdisciplinaridade e Saúde: Análise da Produção de Artigos em Revistas Indexadas. Cadernos de Pós-Graduação em Letras, v. 8, p. 1, 2008.

4.
DUARTE, C. P.2006DUARTE, C. P.; LEITE, A. F. P. ; SENNA, A. C. M. B. ; PLATON, D. ; MARTINS, J. G. ; SILVA, L. C. E. ; FERREIRA, M. J. L. ; BIAGI, N. ; COELHO, M. R. M. V. P. . Suicídio: diversos olhares da Psicologia. Boletim de Iniciação Científica em Psicologia, v. 5, p. 77-92, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
DUARTE, C. P.; MACEDO, E. C. . Avaliação de inteligência de pessoas com Síndrome de Down através das escalas Wechsler para adultos e crianças. In: D?Antino MEF, Brunoni D, Schwartzman JS. (Org.). Contribuições para a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais: Estudos interdisciplinares em educação e saúde no município de Barueri. 2ed.São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2013, v. 1, p. 236-250.

2.
DUARTE, C. P.; Vinic, AA ; BREITSCHWERDT, J. C. B. ; Velloso, RL ; Mecca, T.P. ; Schwartzman, JS . Capacitação de pediatras da rede municipal de saúde de Barueri-SP, sobre os Transtornos do Espectro do Autismo. In: D´Antino,M.E.F.. (Org.). Contribuições para a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais: estudos interdisciplinares em educação e saúdo no município de Barueri, SP. 1ed.São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2012, v. 1, p. 225-236.

3.
MARTINS, N. D. ; DUARTE, C. P. ; MACEDO, E. C. ; SEABRA, A. G. . Evidências de validade e de Fidedignidade da Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral. In: Alessandra Gotuzo Seabra, Natalia Martins Dias. (Org.). Avaliação Neuropsicológica Cognitiva - Linguagem Oral. 1ed.São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2012, v. 2, p. 13-207.

4.
Mecca, T.P. ; Vinic, AA ; DUARTE, C. P. ; Velloso, RL ; DUARTE, C. P. ; Schwartzman, JS . Transtornos do Espectro do Autismo e funções executivas: um estudo de caso. In: Seabra, A.G.; Dias,N.M.. (Org.). Avaliação Neropsicológica Cognitiva - Atenção e Funções Executivas. 1ed.São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2012, v. 1, p. 142-147.

5.
DUARTE, C. P.; MACEDO, E. C. . Avaliação de linguagem em pessoas com Síndrome de Down: uso de testes tradicionais e computadorizados.. In: Capovilla, F.C.. (Org.). Transtornos de Aprendizagem - progressos em avaliação e intervenção preventiva e remediativa. 2ed.São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2011, v. 1, p. 235-239.

6.
DUARTE, C. P.; MACEDO, E. C. . Avaliação de linguagem em pessoas com Síndrome de Down: uso de testes tradicionais e computadorizado. In: Fernando C. Capovilla. (Org.). Transtornos de Aprendizagem - Processos em avaliação e intervenção preventiva e remediativa. São Paulo: Memnon Edições Científicas LTDA, 2010, v. , p. 161-165.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Schwartzman, JS ; Velloso, RL ; DUARTE, C. P. ; DANTINO, M. H. F. ; NEGRAO, J. B. ; CICUTI, T. ; SANTOS, S. . Eye-Tracking Differences in Social Stimuli in Patients with Rett Syndrome and Autism Spectrum Disorders. In: International Meeting for Autism Research, 2015, Salt Lake City. International Meeting for Autism Research, 2015.

2.
DUARTE, C. P.; CARNEIRO, E. M. ; TOLEDO, M. B. . Sexualidade na pessoa com deficientcia intelectual. In: IX Jornada de Educação Especial, 2008, Marília. Qualidade de vida para as pessoas com necessidades especiais - coletânea de textos da IX Jornada de Educação Escpecial. Marília>FFC/UNESP, 2008. CD-ROM, 2008.

3.
DUARTE, C. P.; MACEDO, E. C. ; PEDROSA, W. . Intervenção com o Software "Alfabetização Fõnica Computadorizada" em estudantes com deficiência intelectual. In: IX Jornada de Educação Especial, 2008, Marília. Qualidade de vida para as pessoas com necessidades especias - coletânea de textos da IX Jornada de educação especial. Marília>FFC/Unesp, 2008. CD-ROM., 2008.

4.
MACEDO, E. C. ; FIRMO, L.S. ; BARBOSA, A.C.C. ; DUARTE, C. P. ; OLIVEIRA, D.G. . Avaliaçãop de linguagem receptiva em pré-escolares: comparação do desempenho em testes tradicionais e computadorizados.. In: XIII Conferência Internacional. Avaliação Psicológica: formas e contextos., 2008, Braga. XIII Conferência Internacional "Avaliação Psicológica: Formas e Conteúdos": programa e resumos.. Braga: Candeias Artes Gráficas, 2008.

5.
BARBOSA, A.C.C. ; DUARTE, C. P. ; OLIVEIRA, D.G. ; PINTO, I. S. ; MACEDO, E. C. ; LUKASOVA, K. . Avaliação de linguagem receptiva em escolares: comparação de desempenho em testes tradicionais e computadorizados. In: VI Congresso Brasileiro de Tecnologia e (RE) Habilitação Cognitiva, 2008, São Paulo. ANAIS / RESUMOS VI Congresso Brasileiro de Tecnologia e (RE) Habilitação Cognitiva, 2008. v. 2. p. 45-45.

6.
Infurna, T. ; DUARTE, C. P. ; ROSSETI, C. C. ; GARZUZI, Y. ; ASSIS, S. M. B. ; NOVAES, G. F. . Interdisciplinaridade e saúde: análise da produção de artigos em revistas indexadas. In: 8o Congresso Regional de Informação em Ciência da Saúde, 2008, Rio de Janeiro. Anais do 8o Congresso Regional de Informação em Ciência da Saúde, 2008.

7.
MACEDO, E. C. ; DUARTE, C. P. ; BARBOSA, A.C.C. . Habilidades de leitura e consciência fonológica na Síndrome de Down. In: XIII Conferência Internacioanal. Avaliação psicológica: formas e contextos., 2008, Braga. XIII Conferência Internacioanal.. Braga: Candeias Artes Gráficas, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
Velloso, RL ; DUARTE, C. P. ; Schwartzman, JS . Evaluation of language and theory of mind in autism spectrum disorders applying the Strang Stories Test. Arquivos de Neuro Psiquiatria, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
DUARTE, C. P.. Participação da família, escola e equipe terapêutica para o desenvolvimento global nas diversas áreas de desenvolvimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Braga, A.C. ; DUARTE, C. P. ; MATSUMOTO, M. S. ; Schwartzman, JS ; Velloso, RL . Intervenção precoce baseada na análise do comportamento em um caso de suspeita de autismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Braga, A.C. ; Velloso, RL ; DUARTE, C. P. ; Schwartzman, JS . Tradução e adaptação para a língua portuguesa do Teste de Coerência e Inferência Local: Possibilidades de avaliação para os Transtornos do Espectro do Autismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Braga, A.C. ; Mecca, T.P. ; DUARTE, C. P. ; Velloso, RL ; Brunoni, D ; Schwartzman, JS ; MACEDO, E. C. . Avaliação Não-Verbal de Inteligência em Crianças com Trantornos do Espectro do Autismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SERACENI, M. F. F. ; CARREIRO, L. R. R. ; BARALDI, G. ; Velloso, RL ; DUARTE, C. P. ; Mecca, T.P. ; SILVA, N. A. ; Brunoni, D ; Schwartzman, JS ; TEIXEIRA, M. C. T. V. . Agressividade, auto-agressividade, e estereotipias comportamentais em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em função da idade do diagnóstico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Velloso, RL ; DUARTE, C. P. ; Mecca, T.P. ; Brunoni, D ; Schwartzman, JS . Tradução e adaptação para a língua portuguesa do teste Strange Stories: linguagem e teoria da mente nos transtornos do espectro do autismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Velloso, RL ; DUARTE, C. P. ; Mecca, T.P. ; Brunoni, D ; Schwartzman, JS . Linguagem e teoria da mente nos transtornos do espectro do autismo com a aplicação do teste Strange Stories traduzido e adaptado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Braga, A.C. ; DUARTE, C. P. ; Schwartzman, JS ; TEIXEIRA, M. C. T. V. . Estudo preliminar sobre avaliação de memória de trabalho nas Sindromes de Down e Williams. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Mecca, T.P. ; DUARTE, C. P. ; Velloso, RL ; Brunoni, D ; Schwartzman, JS ; MACEDO, E. C. . Relação entre habilidades cognitivas não verbais e comportamento adaptativo nos transtornos do espectro do autismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
DUARTE, C. P.; Mecca, T.P. ; Velloso, RL ; Vinic, AA ; Brunoni, D ; Schwartzman, JS . Perfil de uma amostra com transtornos de espectro do autismo no teste de inteligência WISC-III. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Mecca, T.P. ; DUARTE, C. P. ; Velloso, RL ; Brunoni, D ; Schwartzman, JS ; MACEDO, E. C. . Apresentação da Bateria de Visualização e Raciocínio da Leiter International Performance Scale-Revised como possibilidade de avaliação nos transtornos do espectro do autismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Nascimento, RTA ; Velloso, RL ; Vinic, AA ; DUARTE, C. P. ; Schwartzman, JS ; D`Antino, MEF . Descrição de avaliação clínica e escolar de um caso de transtorno do espectro do autismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Velloso, RL ; DUARTE, C. P. ; Vinic, AA ; Mecca, T.P. ; Brunoni, D ; Schwartzman, JS . Tradução e adaptação para a língua portuguesa do teste Strange Stories: avaliação de linguagem e teoria da mente nos transtornos do espectro do autismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Vinic, AA ; DUARTE, C. P. ; Velloso, RL ; Schwartzman, JS . Protocolo de avaliação diagnóstica neuropsicológica, de linguagem, e cognição social da clínica de transtornos invasivos do desenvovlimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Velloso, RL ; Vinic, AA ; Mecca, T.P. ; DUARTE, C. P. ; D`Antino, MEF ; Brunoni, D ; Schwartzman, JS . Descrição de um grupo de pesquisa em transtornos do espectro do autismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
DUARTE, C. P.; CARNEIRO, E. M. ; TOLEDO, M. B. . Sexualidade na pessoa com deficiência intelectual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
DUARTE, C. P.; PEDROSA, W. ; MACEDO, E. C. . Intervenção com o software "Alfabetização Fônica Computadorizada" em estudantes com deficiência intelectual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
DUARTE, C. P.; SILVA, L. C. E. ; BACCHERETI, L. F. . Burnout: uma comparação entre as áreas da Psicologia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
BIAGI, N. ; COELHO, M. R. M. V. P. ; DUARTE, C. P. . Treinamento visando a redução do estresse de condutores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Velloso, RL ; DUARTE, C. P. ; Braga, A.C. ; Schwartzman, JS . Teste de Coerência e Inferência Local, 2013. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DUARTE, C. P.. Supervisão de atendimento clínico em Análise do Comportamento (ABA) - 13h. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
DUARTE, C. P.. Parecer para a Revista Psicologia: Teoria e Prática. 2015.

2.
DUARTE, C. P.. Parecer para o periódico Psicologia: Teoria e Prática. 2014.

3.
DUARTE, C. P.. Parecer para o Cadernos de Pós-Graduação em Disctúribios do Desenvolvimento. 2012.

4.
DUARTE, C. P.. Parecer para os cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. 2011.

5.
DUARTE, C. P.. Parecerista. 2010.

Redes sociais, websites e blogs
1.
DUARTE, C. P.. Cintia Perez Duarte - Psicologia. 2015; Tema: Esta página tem como finalidade divulgar e promover conhecimento sobre temas em distúrbios do desenvolvimento. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
DUARTE, C. P.; Velloso, RL ; Schwartzman, JS ; Braga, A.C. ; MORAIS, R. M. ; TEIXEIRA, M. C. T. V. ; CHATEOU, L. . Transtornos do Espectro do Autismo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DUARTE, C. P.. Avaliação Neuropsicologica nos Transtornos do Espectro do Autismo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DUARTE, C. P.. Avaliação Neuropsicológica em Casos de Autismo. 2014. (Aula no XIV Curso de Especialização em Neuropsicologia).

4.
Schwartzman, JS ; DUARTE, C. P. ; Velloso, RL ; MORAIS, R. M. ; MOMO, A. ; TEIXEIRA, M. C. T. V. . Transtornos do Espectro do Autismo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
DUARTE, C. P.. Análise Aplicada do Comportamento (ABA) - considerações práticas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
DUARTE, C. P.; Velloso, RL ; Schwartzman, JS ; MOMO, A. ; MARCO, C. L. S. ; MORAIS, R. M. . Trastornos do Espectro do Autismo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
DUARTE, C. P.. Curso de 80 horas sobre Transtornos do Espectro do Autismo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
DUARTE, C. P.; Paulluci, SC . Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e o manejo no ambiente escolar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
DUARTE, C. P.. Avaliação Neuropsicológica na Síndrome de Down. 2010. .

10.
DUARTE, C. P.. Avaliação e Intervenção na Sindrome de Down. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
DUARTE, C. P.. Avaliação Neuropsicológica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
DUARTE, C. P.. Prevenção e Intervenção nos Distúrbios de Leitura e Escrita. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
DUARTE, C. P.. Neuropsicologia e Aprendizagem: Importância da Plasticidade Cerebral. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
DUARTE, C. P.. Distúrbios motores e dificuldades de aprendizagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
DUARTE, C. P.; TEIXEIRA, M. C. T. V.; CARREIRO, L. R. R.. Participação em banca de Naiara Adorno da Silva. Impacto de intervenção parental sobre manejo de problemas de comportamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional de Autismo na Vida Adulta: Ciência, Sociedade e Realidade. 2015. (Congresso).

2.
International Meeting for Autism Research - IMFAR. Eye-Tracking Differences in Social Stimuli in Patients with Rett Syndrome and Autism Spectrum Disorders. 2015. (Congresso).

3.
II Simpósio sobre Ambientes de Aprendizagem para Crianças Autistas (II SAACA).Diagnóstico e intervenção precoce nos Transtornos do Espectro do Autismo. 2014. (Simpósio).

4.
I Simpósio Internacional de Autismo - PROTEA IPq-HCFMUSP - Da Pesquisa a Familia. 2014. (Simpósio).

5.
Autism Conference: The Next Generation. Irish Society for Autism. 2013. (Outra).

6.
III Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento. Estudo preliminar sobre avaliação de memória de trabalho nas Síndromes de Down e Williams. 2012. (Congresso).

7.
III Seminário Paulista sobre Transtornos do Espectro do Autismo. 2012. (Seminário).

8.
I Congresso Internacional de Avaliação e Intervenção em Autismo: das investigações multiprofissionais as práticas clínicas institucionais e educacionais.Perfil de uma amostra com Transtornos do Espectro do Autismo no teste de inteligência Wisc III. 2011. (Simpósio).

9.
1o Encontro Brasileiro para Pesquisa em Autismo. 2010. (Encontro).

10.
Dialogando com o autor.Caracterização do perfil cognitivo e avaliação da memória de trabalho na Síndrome de Down. 2010. (Outra).

11.
I Jornada de Psicopedagogia. 2010. (Outra).

12.
XIV Congresso Latino Americano de Análise e modificação do Comportamento. Aspectos sobre intervenção comportamental e de linguagem com crianças autistas. 2010. (Congresso).

13.
XIV Congresso Latino Americano de Análise e modificação do Comportamento. Avaliação comportamental e TID. 2010. (Congresso).

14.
II International Meeting: Working Memory. 2009. (Encontro).

15.
I Seminário Mackenzie-Nós do Centro: Inclusão, Gênero e Família.. 2009. (Seminário).

16.
I Simpósio Internacioanl em Placebo. 2009. (Simpósio).

17.
Semana Pedagógica 2009.Aprendizagem e neuropsicologia: o papel da estimulação para o desenvolvimento infantil. 2009. (Outra).

18.
Simpósio Síndrome de Dowm - cinquentenário da trissomia do 21. 2009. (Simpósio).

19.
IX Jornada de Educação Especial - qualidade de vida para as pessoas com necessidades educacionais especiais: a dimensão das relações políticas, educacionais e familiares..Intervenção com o software "Alfabetizão Fônica Computadorizada" em estudantes com deficiência intelectual. 2008. (Outra).

20.
Jornada ALAMOC - Modificação de Comportamento em Diferentes Áreas de Atuação.Neuropsicologia e Avaliação Neuropsicológica. 2008. (Outra).

21.
1o Encontro de Análise do Comportamento: pressupostos teóricos e implicações práticas.. 2007. (Encontro).

22.
1o Encontro de Análise do Comportamento da PUC-SP. 2007. (Encontro).

23.
Dialogando com o autor - Maria Julia Kovacs. 2007. (Outra).

24.
V Seminário de práticas supervisionadas. 2007. (Seminário).

25.
14º encontro de serviços-escola de Psicologia do Estado de São Paulo. Caminhos da integração: saberes e fazeres.. 2006. (Encontro).

26.
II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Treinamento visando a redução do estresse de condutores. 2006. (Congresso).

27.
II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Buenout: uma comparação entre as áreas da Psicologia. 2006. (Congresso).

28.
XV Mostra de TGI.Burnout: uma comparação entre as áreas da Psicologia. 2006. (Outra).

29.
4º Jornada de Terapia Cognitiva. 2005. (Outra).

30.
Conferência Internacional de Burnout: A doença do stress profissional. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUARTE, C. P.. 14º Encontro de Serviços-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo. Caminhos da integração: saberes e fazeres. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria dos Santos Rocha. Dificuldades de aprendizagem e o olhar do aluno rotulado. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Distúrbios de Aprendizagem) - Centro de Referência em DIstúrbios de Aprendizagem. Orientador: Cintia Perez Duarte.

2.
Michele Vilcinski da Silva. investigação sobre a formação de professores em relação aos distúrbios de aprendizagem. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Distúrbios de Aprendizagem) - Centro de Referência em DIstúrbios de Aprendizagem. Orientador: Cintia Perez Duarte.

3.
Teófila de Araújo Silva. Reflexões sobre a fromação continuada de professores da educação de jovens e adultos de Diadema - SP.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Distúrbios de Aprendizagem) - Centro de Referência em DIstúrbios de Aprendizagem. Orientador: Cintia Perez Duarte.

4.
Ana Carolina Ruzzi. Análise do filme "Uma estrela na terra: toda criança é especial", na perspectiva da mediação.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Distúrbios de Aprendizagem) - Centro de Referência em DIstúrbios de Aprendizagem. Orientador: Cintia Perez Duarte.

5.
Lenice de Fátima Guedes Salgado. Percepções sobre o desempenho em matemática: contribuições pedagógicas á intervenção no erro.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Distúrbios de Aprendizagem) - Centro de Referência em DIstúrbios de Aprendizagem. Orientador: Cintia Perez Duarte.

6.
Betina de Araújo Caballeria. Comparação da linguagem oral e escrita na Síndrome de Williams-Beuren. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Distúrbios de Aprendizagem) - Centro de Referência em DIstúrbios de Aprendizagem. Orientador: Cintia Perez Duarte.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
DUARTE, C. P.; MACEDO, E. C. . Avaliação de inteligência de pessoas com Síndrome de Down através das escalas Wechsler para adultos e crianças. In: D?Antino MEF, Brunoni D, Schwartzman JS. (Org.). Contribuições para a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais: Estudos interdisciplinares em educação e saúde no município de Barueri. 2ed.São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2013, v. 1, p. 236-250.


Cursos de curta duração ministrados
1.
DUARTE, C. P.; Velloso, RL ; Schwartzman, JS ; MOMO, A. ; MARCO, C. L. S. ; MORAIS, R. M. . Trastornos do Espectro do Autismo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 6:38:26