Maria Clara de Almeida Carijó

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  • Última atualização do currículo em 03/11/2018


Maria Clara de Almeida Carijó é Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRJ. Trabalha na interface entre a psicologia e a educação, com interesse em cognição e produção de subjetividade - principalmente nos estudos do pensamento, da aprendizagem e da atenção - e no tema da educação inclusiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Clara de Almeida Carijó
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, M. C.;ALMEIDA, MARIA CLARA;CARIJÓ, Maria Clara de Almeida;CARIJÓ, M. C. A.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A dimensão intuitiva do pensamento e da aprendizagem, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Virgínia Kastrup.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: intuição; pensamento; aprendizagem; experiência; psicologia cognitiva.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Pensamento.
2010 - 2012
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A percepção da expressividade na arte: uma investigação de sua dimensão afetiva, transmodal e incorporada,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Virgínia Kastrup.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2009
Graduação em Formação de Psicólogo.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Três Questões em Percepção Tátil e Deficiência Visual: Redirecionamento da Atenção, Experiência Estética Tátil e Percepção do Próprio Corpo.
Orientador: Virgínia Kastrup.
2004 - 2009
Graduação em Bacharelado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Instituto de Psicologia - Área: Educação


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 12

Atividades

03/2016 - Atual
Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Atividade de extensão realizada
Encontros com educadores na Baixada Fluminense: diálogos a respeito de inclusão e mediação.
12/2017 - 08/2018
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Atividade realizada
Representante da FEBF no Fórum Permanente Municipal de Educação de Duque de Caxias.
09/2017 - 08/2018
Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Atividade de extensão realizada
A atenção nas práticas educacionais: interlocuções entre psicologia e educação.
08/2015 - 08/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação, Linguagem, Conhecimento e o Ensino de Matemática I
Educação, Linguagem e Conhecimento I
Educação, Linguagem e Conhecimento I A
Educação, Linguagem e Conhecimento III A
Educação, Linguagem e Conhecimento IV A
Teorias de Aprendizagem: Seleção de Objetivos e Planejamento das Estratégias de Ensino e de Aprendizagem I
12/2017 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Término de Curso.
03/2014 - 08/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Deficiência (Psicologia do Excepcional I no currículo antigo)
Psicologia, Instituições e Saúde (Psicologia nas Instituições e Saúde I no currículo antigo)

Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado pelo CNPq

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Nota 10 (Mestrado) pela Faperj

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria Didática, Carga horária: 6
Outras informações
Tutora da disciplina "Prática de pesquisa em percepção"

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado pela CAPES

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Monitora da disciplina Tópicos Especiais em Psicologia Experimental A (código IPG250).

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , nstituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, .

Linhas de pesquisa
Cognição e subjetividade

Núcleo Intensivo de Cursos, NIC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Aulas ministradas para os cursos de Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal.

Atividades

08/2012 - 03/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada
Saúde Mental

Instituto Fernandes Figueira, IFF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12



Linhas de pesquisa


1.
Cognição e subjetividade

Objetivo: Investigação da cognição baseada nos modelos teóricos das ciências cognitivas, nas estratégias clínicas que vêm sendo desenvolvidas na atualidade e na dinâmica da produção de conhecimento. O tema da cognição é articulado com o da subjetividade, examinando questões contemporâneas como o acoplamento com as tecnologias, a experiência com a arte, as estratégias clínicas e os aspectos éticos, estéticos e políticos da cognição.
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: cognição; subjetividade; Estratégias clínicas; Modelos teóricos em Ciências da Cognição.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Atenção e dimensão intuitiva da cognição nos processos de ensino-aprendizagem em contextos escolares
Descrição: Este projeto de pesquisa visa investigar o modo como diferentes regimes de atenção conjunta produzidos em sala de aula favorecem uma maior ou menor participação da dimensão intuitiva da cognição nos processos de ensino-aprendizagem. Partindo da ideia de que nossa cognição, para além de sua dimensão intelectual, constitui-se também por um plano intuitivo, o projeto aqui apresentado visa investigar se e de que modo as práticas de ensino e aprendizagem levadas a cabo em contextos escolares acolhem a dimensão intuitiva da cognição. O tema da pesquisa, ainda pouco abordado no campo da psicologia e da educação, é de profunda relevância para a reflexão crítica sobre as práticas de ensino escolares e o seu planejamento. O estudo compreende tanto uma investigação teórica quanto a realização de uma pesquisa de campo qualitativa. O trabalho de campo consistirá na observação de aulas de matemática e geografia para turmas do 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Duque de Caxias. Após o fim do período de observação, serão realizadas entrevistas de explicitação, técnica desenvolvida por Pierre Vermersch (1994), com os professores e alguns alunos. A pesquisa pretende, assim, verificar em que medida a dimensão intuitiva da cognição é contemplada pelas práticas de ensino-aprendizagem em sala de aula, identificar índices (comportamentais e/ou experienciais) da participação da dimensão intuitiva no contexto de ensino-aprendizagem escolar e analisar como os regimes de atenção que se estabelecem em sala de aula contribuem para a mobilização da dimensão intuitiva nos processos de ensino-aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2014
Práticas Artísticas e Construção da Cidadania com Pessoas Deficientes Visuais
Descrição: A deficiência visual, longe de configurar um problema de natureza estritamente biológica, envolve vetores sociais, históricos e culturais que participam de sua produção. Além disto, o problema da cegueira deve ser enfrentado levando em consideração sua inserção num mundo hegemonicamente fundado em parâmetros visuais. O projeto se fundamenta na idéia de que a construção da cidadania da pessoa com deficiência visual depende de estratégias de intervenção e das narrativas dos próprios deficientes visuais a respeito da questão da deficiência e de seu modo singular de estar no mundo. Seguindo Boaventura de Souza Santos (2004), o projeto integra pesquisas cujos parâmetros estão longe da "monocultura do saber científico ocidental" que, por estar pautado na noção de norma e de normalidade, faz da deficiência apenas um déficit, uma falta. Através de práticas artísticas busca-se dar voz às pessoas com deficiência visual, lançando mão de metodologias construtivistas de pesquisa que façam proliferar os sentidos da experiência e que tornem positivas as singularidade e as diferenças (Varela e Shear, 2002; Varela, s.d.; Varela, Thompson e Rosch, 2003; Latour 2002, 2001, 1999, 1987; Mol 1999, 2002; Mol & Law, 2000, 2003). A pesquisa teórica será realizada tomando como base as contribuições de F. Varela, M. Merleau-Ponty, B. Latour, J. Law, A. Mol, I. Hatwell e E. Sampaio. Serão realizadas pesquisas de campo na oficina de cerâmica, na oficina de experimentação corporal e no trabalho clínico-psicológico com o dispositivo clínico transversal, todas no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro. Com a investigação, espera-se avançar no entendimento do processo de conhecimento não como algo que se faz sobre o outro, mas sim com o outro e do processo de construção de cidadania como um processo que é necessariamente partilhado com o outro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Maria Clara de Almeida Carijó - Integrante / Virgínia Kastrup - Coordenador / Laura Pozzana - Integrante / Vera Regina Pereira Ferraz - Integrante / Maria Carolina Fadini Cardoso - Integrante.
2007 - 2011
Aspectos objetivos e subjetivos da utilização da substituição sensória visuo-tátil por pessoas com deficiência visual

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Virginia Kastrup em 30/08/2016.
Descrição: A substituição sensória é um conceito relativamente novo em ciências da cognição: a informação normalmente transmitida por uma modalidade sensória (p. ex. visão) vai ser transmitida por outra modalidade (p. ex. tato) em caso de deficiência sensorial (p.ex. cegueira). Em realidade, este fenômeno é conhecido há muito tempo, tendo dado origem a substituições sensórias notáveis como, por exemplo, a escrita em Braille e a bengala longa. A substituição sensória ganhou um novo impulso com o desenvolvimento de novos dispositivos tecnológicos. O mais famoso é o TVSS (Tactile Vision Substitution System), concebido por Paul Bach y Rita e sua equipe nos Estados Unidos no inicio dos anos 60 (Bach-y-Rita, Collins, Saunders, White, & Scadden, 1969). O BrainPort é o dispositivo que será utilizado na presente pesquisa, a qual tem como objetivo estudar não somente os aspectos objetivos, como também os subjetivos, da utilização deste dispositivo em pessoas cegas totais, congênitas e tardias, e em pessoas com degeneração macular ligada à idade. O estudo se dividirá em duas fases. Na primeira, será feito um estudo piloto com 4 pessoas cegas voluntárias, selecionadas entre aquelas atendidas no Instituto Benjamin Constant, que serão treinadas a perceber as sensações produzidas pelo BrainPort. Em seguida, será explorado o papel da atividade de desenhar na melhora da performance no reconhecimento de formas, bem como as possibilidades da percepção de rostos com diferentes expressões emocionais. O numero de participantes dependerá do resultado do estudo piloto e dos voluntários disponíveis que respondam aos critérios fixados. Idealmente, teremos 10 voluntários por grupo. Em ambas as fases, o estudo será realizado utilizando, de modo complementar, métodos de terceira e primeira pessoa. Neste sentido, o método experimental e a entrevista de explicitação (Vermersch, 2000) serão estratégias complementares para a reunião dos dados da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Maria Clara de Almeida Carijó - Integrante / Filipe Herkenhoff Carijó - Integrante / Virgínia Kastrup - Coordenador / Eliana Sampaio - Integrante / Jessica David - Integrante / Rafael Aieta Affonso - Integrante / Mhyrna Boechat Céspedes - Integrante.
2006 - 2008
Projetos de pesquisa A DIFERENÇA QUE NOS UNE: UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES DE SURGIMENTO DO CAMPO PSICOLÓGICO (ANTIGO PROJETO
Descrição: O OBJETIVO DESTE PROJETO É INVESTIGAR AS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE HISTÓRICAS NAS QUAIS SURGE A PSICOLOGIA, ENQUANTO UM SABER MARCADO POR UMA PLURALIDADE DE SISTEMAS, TEORIAS E PRÁTICAS. A HIPÓTESE AQUI AVENTADA É QUE AS PSICOLOGIAS REÚNEM PROBLEMAS ORIUNDOS DE PRÁTICAS SOCIAIS DIVERSAS (ESCOLA, FÁBRICA, ASILO, ETC), EXPERIÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS (INDIVIDUALIZAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO), MODELOS, MÉTODOS E CONCEITOS EXTRAÍDOS DE DIVERSOS SABERES CIENTÍFICOS (FÍSICA, FISIOLOGIA, BIOLOGIA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL) E FILOSÓFICOS. CADA SISTEMA, TEORIA OU PRÁTICA PSICOLÓGICA REPRESENTARIA UM MODO PECULIAR DE REUNIR ESTES FATORES..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Atenção e invenção na produção coletiva de imagens
Descrição: O principal objetivo da pesquisa é investigar o funcionamento da atenção em cegos e portadores de diferentes graus de deficiência visual. É também detectar possíveis especificidades do funcionamento atencional quando tais indivíduos não estão voltados para atividades cotidianas habituais, mas realizam uma atividade artística em situação grupal. O objetivo é ainda examinar de que modo a atenção a diferentes signos percebidos (auditivos, táteis, etc) se conjugam com a produção de imagens mnésicas durante o processo de criação. A pesquisa visa também identificar possíveis efeitos do trabalho da oficina de artes na inclusão social e na ampliação dos domínios cognitivos e territórios existenciais de seus participantes. A pesquisa possui um eixo teórico, que realizará uma revisão bibliográfica sobre o problema do funcionamento cognitivo e atencional de portadores de deficiência visual, no campo das ciências cognitivas nos últimos 10 anos. O segundo eixo é uma pesquisa de campo, que será realizada no Instituto Benjamin Constant, no setor de Reabilitação, onde se localiza uma oficina de cerâmica coordenada pela artista plástica Clara Fonseca. Aí serão utilizados dois métodos distintos e complementares, o método da cartografia e o método da entrevista de explicitação (Vermersch, 1994), que será aplicada aos 20 sujeitos da amostra. Com a pesquisa espera-se avançar no conhecimento do funcionamento da atenção em cegos e portadores de diferentes graus de deficiência visual durante o processo de criação. A expectativa é contribuir para um melhor entendimento da cognição inventiva, além de fornecer elementos para futuras comparações entre a atenção em cegos e em videntes (não portadores de deficiência visual). Os resultados alcançados serão apresentados em artigos publicados em revistas especializadas, capítulos de livros e congressos científicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Maria Clara de Almeida Carijó - Integrante / Filipe Herkenhoff Carijó - Integrante / Virgínia Kastrup - Coordenador / Maria do Carmo Cabral - Integrante / Lucia Maria Filgueiras - Integrante / Paula Rego Monteiro Marques Vieira - Integrante / Maria Carolina Fadini Cardoso - Integrante / Felipe Lemos Josué - Integrante.
2006 - Atual
Cognição Inventiva, práticas artísticas, processos coletivos e produção de subjetividade
Descrição: O projeto se insere no Núcleo de Pesquisas Cognição & Coletivos e na linha de pesquisa Cognição e Subjetividade do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Reúne pesquisas que se articulam em torno do tema da cognição inventiva, integrando pesquisadores, doutorandos, mestrandos e alunos de graduação. O objetivo é a investigação da experiência com a arte e dos processos coletivos de produção da subjetividade, incluindo a dimensão estética, ética e política da cognição. Partindo do entendimento da cognição como processo de invenção de si e do mundo (Kastrup, 1999), a experiência estética é examinada em sua potência de produção de subjetividades e de transformação social. Na composição do projeto, pesquisas teóricas tratam de temas como a experiência com a literatura, tecnologias de aprendizagem, aprendizagem inventiva, atenção, emoções e consciência. A fundamentação teórica das pesquisas é buscada nas ciências cognitivas contemporâneas, psicologia cognitiva, filosofia e educação. São autores de referência F. Varela, H. Maturana, W. James, J. Dewey, H. Bergson, L. Vygotski, G. Deleuze, F. Guattari, G. Simondon, N. Depraz, P. Vermersch, P. Freire e O. Sacks. O projeto possui três eixos: 1) Arte e produção de subjetividade; 2) Aprendizagem inventiva e atenção; 3) Cognição e subjetividade em portadores de deficiência visual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (9) .
Integrantes: Maria Clara de Almeida Carijó - Integrante / Filipe Herkenhoff Carijó - Integrante / Virgínia Kastrup - Coordenador / Maria do Carmo Cabral - Integrante / Laura Pozzana - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Atenção nas práticas educacionais: interlocuções entre psicologia e educação
Descrição: O projeto tem como objetivo o estudo, debate e troca de experiências sobre o tema da atenção nas práticas educacionais, criando interlocuções entre os campos da educação e da psicologia. É uma proposta de formação continuada, voltada para professores de escolas públicas de Duque de Caxias, que visa conhecer e refletir sobre as concepções de atenção que vem subsidiando as práticas de educadores no cotidiano escolar, assim como trazer discussões teóricas que possam produzir novos olhares sobre o tema, contribuindo para a positivação da discussão da atenção no campo educacional. Diante de um quadro de crescente medicalização das questões educacionais que envolvem a atenção, coloca-se a necessidade de se buscarem outras referências a partir das quais pensar os processos atencionais e as queixas escolares que os envolvem. Nesse sentido, a noção de ecologia da atenção de Citton (2014) e a de atenção inventiva de Kastrup (2004) mostram-se potentes. A primeira afirma que são os regimes atencionais coletivos que nos conduzem a perceber nosso mundo, sendo o ponto de partida para a análise da atenção individual. A segunda encontra nas diferentes modulações da atenção potência para acionar processos inventivos, ressignificando os discursos sobre o déficit. A atenção é um tema importante no campo da educação, pois subsidia currículos, práticas escolares e noções de aprendizagem. Assim, a discussão na psicologia tem ressonâncias nas práticas educacionais, trazendo conteúdos e reflexões que sirvam de contraponto aos discursos medicalizantes que operam a normalização de condutas escolares (MARAFON e PAPADOPOULOS, 2015). Assim, aposta-se na importância do presente projeto como instrumento capaz de fortalecer uma visão crítica sobre o tema, ampliando a capacidade dos professores de dar outros sentidos para as dificuldades que encontram em sala de aula, e produzindo espaços de debate e reflexão que instiguem a invenção de estratégias inventivas para lidar com a questão da atenção..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Encontros com educadores na Baixada Fluminense: diálogos a respeito de inclusão e mediação
Descrição: (projeto nº 5097/ 2015). Este projeto, construído na interface psicologia e estudos das deficiências, visa a engendrar um espaço-tempo de extensão pautado na perspectiva da educação inclusiva. Voltado a oferecer encontros com educadores de Duque de Caxias e região, a se realizarem na Faculdade de Educação da UERJ na Baixada Fluminense/FEBF. Propõe reflexões e oportunizar a criação coletiva de estratégias para os processos de mediação e inclusão educacionais, que constituem hoje questões fundamentais para a atividade dos profissionais da educação, porém ainda são incipientes na formação universitária. Por isso se justifica a proposta de encontros de formação continuada, situados na prática e nas experiências escolares para, a partir do cotidiano, realizar leituras de textos e discussões de novas ferramentas conceituais. Desse modo, a metodologia se fundamenta em fomentar as narrativas e os diálogos entre os participantes e a equipe, operando com o dispositivo dos diários de campo e com o incentivo à escrita docente, na forma de relatos construídos pelos educadores. Almeja oferecer, com este projeto, uma contribuição da Universidade pública para as dinâmicas formativas da comunidade da Baixada Fluminense e assim colaborar para desconstruir processos de exclusão e marginalização social que, historicamente, caracterizaram a experiência da deficiência. Trata-se de uma iniciativa de extensão universitária para oferecer escutas e diálogos que ultrapassem os preconceitos e temores instituídos a respeito dos estudantes com deficiências..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Clara de Almeida Carijó - Integrante / Giovanna Marafon - Coordenador / Marina Castro e Souza - Integrante / Clarissa Arruda Nicolaiewsky - Integrante / Natani Bastos da Silva - Integrante / Adriano R. de Souza - Integrante / Piedro Garcia - Integrante.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Pensamento.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial e Inclusiva.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Deficiência Visual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.


Prêmios e títulos


2015
Aprovada em 1º lugar na seleção pública para Professor Substituto de Psicologia Aplicada à Saúde do curso de Nutrição, UFRJ - Campus Macaé.
2011
Bolsista Nota 10, FAPERJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NICOLAIEWSKY, C. A.2017NICOLAIEWSKY, C. A. ; SOUZA, F. F. ; Marafon, G. ; CALIXTO, H. R. S. ; CARIJÓ, Maria Clara de Almeida ; SOUZA, M. C. E. . Editorial. Dossiê Educação Especial e Inclusiva. PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS), v. 9, p. 5-12, 2017.

2.
CARIJÓ, Maria Clara de Almeida2014 CARIJÓ, Maria Clara de Almeida; KASTRUP, VIRGÍNIA . Expressividade como qualidade dinâmica: uma discussão sobre percepção na arte. P o l i s e P s i q u e, v. 4, p. 234-255, 2014.

3.
CARIJÓ, FILIPE HERKENHOFF2013 CARIJÓ, FILIPE HERKENHOFF ; ALMEIDA, MARIA CLARA ; KASTRUP, VIRGÍNIA . On haptic and motor incorporation of tools and other objects. Phenomenology and the Cognitive Sciences (Print), v. 12, p. 685-701, 2013.

4.
KASTRUP, V.2012KASTRUP, V. ; CARIJO, F. H. ; ALMEIDA, M. C. . O ciclo inventivo da imagem. Informática na Educação (Online), v. 15, p. 59-74, 2012.

5.
ALMEIDA, M. C.;ALMEIDA, MARIA CLARA;CARIJÓ, Maria Clara de Almeida;CARIJÓ, M. C. A.2012ALMEIDA, M. C.; CARIJO, F. H. ; KASTRUP, V. . Pour une esthétique tactile : de l?adaptation des oeuvres d?arts plastiques aux personnes déficients visuelles. Terra Haptica, v. 3, p. 65-82, 2012.

6.
ALMEIDA, M. C.;ALMEIDA, MARIA CLARA;CARIJÓ, Maria Clara de Almeida;CARIJÓ, M. C. A.2010 ALMEIDA, M. C.; CARIJÓ, F. H. ; CARIJÓ, F. H. ; KASTRUP, V. . Por uma estética tátil: sobre a adaptação de obras de artes plásticas para deficientes visuais. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, p. 85-100, 2010.

7.
KASTRUP, V.2009 KASTRUP, V. ; Sampaio, Eliana ; ALMEIDA, M. C. ; CARIJÓ, F. H. . O aprendizado da utilização da substituição sensorial visuo-tátil por pessoas com deficiência visual: primeiras experiências e estratégias metodológicas. Psicologia e Sociedade (Impresso), v. 21, p. 256-265, 2009.

8.
KASTRUP, V.2009KASTRUP, V. ; CARIJÓ, F. H. ; ALMEIDA, M. C. . Abordagem da enação no campo da deficiência visual. Informática na Educação, v. 12, p. 114-122, 2009.

9.
CARIJÓ, F. H.2008CARIJÓ, F. H. ; ALMEIDA, M. C. ; KASTRUP, V. . Redirecionamento Visuo-Tátil da Atenção em Pessoas com Deficiência Visual Tardia. Benjamin Constant (Rio de Janeiro), v. 39, p. 3-9, 2008.

10.
FERREIRA, A. A. L.2006FERREIRA, A. A. L. ; SILVA, A. S. ; CARIJÓ, F. H. ; PADILHA, K. L. ; ALMEIDA, M. C. ; FURTADO, M. A. ; STAROSKY, M. ; SASSO, N. K. . Entre a Autonomia e o Controle: O Surgimento do Indivíduo como Condição de Possibilidade dos Saberes e Práticas Psicológicos. Mnemosine (Rio de Janeiro), v. 2, p. 67-74, 2006.

11.
MARTINS, C. M.2005MARTINS, C. M. ; CARIJÓ, F. H. ; ALMEIDA, M. C. ; SILVEIRA, M. ; MIRAILH, M. X. N. ; PEIXOTO, M. M. ; MARTINS, R. ; RAMALHO, T. M. ; SHOLL-FRANCO, A. . Efeitos psicológicos do abuso de anabolizantes. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 05, p. 84-91, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
Marafon, G. ; SOUZA, M. C. E. ; CARIJÓ, Maria Clara de Almeida . Inclusão: só com laudo? Entre políticas e práticas educacionais. In: Flávia Lemos [et al.]. (Org.). Conversas transversalizantes entre psicologia política, social-comunitária e institucional com os campos da educação, saúde e direitos. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 7, p. 213-226.

2.
CARIJÓ, F. H. ; MAGALHAES, J. M. Q. ; ALMEIDA, M. C. . Accès tactile: une introduction à la question de l'accessibilité esthétique du public handicapé visuel dans les musées. In: Marcia Moraes; Virgínia Kastrup. (Org.). Exercices de voir et de non-voir: art et rechercheAVEC des personnes handicapées visuelles. 1ed.Talant-Dijon: Éditions Les Doigts Qui Rêvent, 2015, v. , p. 172-193.

3.
CARIJÓ, F. H. ; MAGALHAES, J. M. Q. ; ALMEIDA, M. C. . Acesso tátil: uma introdução à questão da acessibilidade estética para o público deficiente visual nos museus. In: Márcia Moraes; Virgínia Kastrup. (Org.). Exercícios de Ver e Não Ver. Arte e pesquisa com pessoas com deficiência visual. 1ed.Rio de Janeiro: Nau Editora, 2010, v. , p. 174-195.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO E SOUZA, M. P. ; Marafon, G. ; NICOLAIEWSKY, C. A. ; CARIJÓ, M. C. A. . A escrita docente como método: novos olhares sobre mediação e inclusão na experiência com a deficiência. In: V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão (CEDUCE), 2018, Niterói. Anais V CEDUCE. Campina Grande: Realize, 2018. v. 2.

2.
ALMEIDA, M. C.; CARIJÓ, F. H. . Adaptação Para o Tato de Obras de Artes Plásticas: Uma Reflexão sobre Estratégias Inclusivas. In: V Encuentro Pensar(se) la Inclusión, 2008, Cidade do México. V Encuentro Pensar(se) la Inclusión, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, M. C.. O valor resgatado: o estudo da expressão do gestaltismo clássico a Rudolf Arnheim. In: IX Encontro Clio-Psyché. Gênero, Psicologia, História, 2010, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro Clio-Psyché. Gênero, Psicologia, História. Rio de Janeiro: UERJ, 2010. p. 131-132.

2.
FERREIRA, A. A. L. ; STAROSKY, M. ; PADILHA, K. L. ; CARIJÓ, F. H. ; ALMEIDA, M. C. ; MACHADO, R. M. ; SASSO, N. K. ; SILVA, A. S. ; MONTEIRO, G. G. . Entre a Autonomia e o Controle: o Surgimento do Indivíduo como Condição de Possiblidades dos Saberes e Práticas Psicológicas. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO, 2007, Rio de Janeiro. Anais de resumos e de trabalhos completos do XIV ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO. Rio de Janeiro: ABRAPSO & UERJ, 2007. v. 1. p. 1-3.

3.
FERREIRA, A. A. L. ; SILVA, A. S. ; STAROSKY, M. ; CARIJÓ, F. H. ; ALMEIDA, M. C. ; PADILHA, K. L. ; SASSO, N. K. . Entre a autonomia e o controle: o surgimento do indivíduo como condição de possibilidade dos saberes psicológicos. In: Clio Psyché, 2006, Rio de Janeiro. Clio Psyché, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Marafon, G. ; CARIJÓ, M. C. A. ; CASTRO E SOUZA, M. P. ; NICOLAIEWSKY, C. A. ; SOUZA, A. R. ; SILVA, N. B. ; GARCIA, P. ; SILVA, T. S. . Encontros com Educadoras/es na Baixada Fluminense: diálogos a respeito de mediação e inclusão. In: 27ª Mostra UERJ sem Muros, 2017, Duque de Caxias. 27ª Mostra UERJ sem Muros, 2017. v. 1. p. 396-396.

2.
ALMEIDA, M. C.; KASTRUP, V. . Expressividade artística e transmodalidade: caminhos para a inclusão artística de deficientes visuais. In: 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011.

3.
FERREIRA, A. A. L. ; SILVA, A. S. ; CARIJÓ, F. H. ; PADILHA, K. L. ; ALMEIDA, M. C. ; STAROSKY, M. ; SASSO, N. K. . Entre a Autonomia e o Controle: o Surgimento do Indivíduo como Condição de Possiblidades dos Saberes e Práticas Psicológicas. In: VI Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia, 2007, Maceió. Anais do VI Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia, 2007. p. 24.

4.
FERREIRA, A. A. L. ; SILVA, A. S. ; STAROSKY, M. ; CARIJÓ, F. H. ; ALMEIDA, M. C. ; PADILHA, K. L. ; SASSO, N. K. . Entre a autonomia e o controle: o surgimento do indivíduo como condição de possibilidade dos saberes e práticas psicológicos. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Resumos do V Conpsi, 2007. p. 848-849.

5.
STAROSKY, M. ; FERREIRA, A. A. L. ; SILVA, A. S. ; PADILHA, K. L. ; ALMEIDA, M. C. ; SASSO, N. K. ; CARIJÓ, F. H. . A constituição histórica da Psicologia em sua dispersão. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: CIência & Profissão, 2006, São Paulo. Anais, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
CARIJÓ, M. C. A.; CASTRO E SOUZA, M. P. ; NICOLAIEWSKY, C. A. . Escritas que narram experiências de inclusão e mediação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CASTRO E SOUZA, M. P. ; Marafon, G. ; NICOLAIEWSKY, C. A. ; CARIJÓ, M. C. A. . A escrita docente como método: novos olhares sobre mediação e inclusão na experiência com a deficiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NICOLAIEWSKY, C. A. ; Marafon, G. ; CARIJÓ, Maria Clara de Almeida ; SOUZA, M. C. E. ; SOUZA, A. R. ; SILVA, N. B. ; GARCIA, P. . Diálogos sobre Inclusão e Mediação: experiência de extensão universitária na formação de professoras na Baixada Fluminense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARIJÓ, Maria Clara de Almeida. As teorias da aprendizagem na atuação do psicólogo escolar e educacional: uma perspectiva crítica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Marafon, G. ; CASTRO E SOUZA, M. P. ; CARIJÓ, M. C. A. ; NICOLAIEWSKY, C. A. ; SOUZA, A. R. ; SILVA, N. B. ; SANTOS, A. C. ; GARCIA, P. . Psicologia e estudos das deficiências: uma proposta de formação continuada discutindo mediação e inclusão educacionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARIJÓ, Maria Clara de Almeida. O problema do pensamento intuitivo na Psicologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALMEIDA, M. C.. Expressividade artística e percepção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALMEIDA, M. C.; KASTRUP, V. . Expressividade artística e transmodalidade: caminhos para a inclusão artística de deficientes visuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALMEIDA, M. C.. O valor resgatado: o estudo da expressão do gestaltismo clássico a Rudolf Arnheim. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CARIJÓ, F. H. ; ALMEIDA, M. C. ; MAGALHAES, J. M. Q. . A Experiência Estética do Deficiente Visual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
ALMEIDA, M. C.; CARIJÓ, F. H. ; MAGALHAES, J. M. Q. . Adaptação para o tato de obras de artes plásticas? Uma discussão sobre a acessibilidade à experiência estética em museus para deficientes visuais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ALMEIDA, M. C.; CARIJÓ, F. H. . Adaptação para o tato de obras de artes plásticas: uma reflexão sobre estratégias inclusivas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CARIJÓ, FILIPE HERKENHOFF ; ALMEIDA, MARIA CLARA . Percepção tátil e a co-emergência dos corpos estranhos e do corpo próprio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
STAROSKY, M. ; SILVA, A. S. ; PADILHA, K. L. ; ALMEIDA, M. C. ; SASSO, N. K. ; CARIJÓ, F. H. . Entre a autonomia e o controle: o indivíduo como condição de possibilidade dos saberes psicológicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
ALMEIDA, M. C.; CARIJÓ, F. H. . Percepção Tátil e Experiência Estética em Portadores de Deficiência Visual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
STAROSKY, M. ; SILVA, A. S. ; PADILHA, K. L. ; SASSO, N. K. ; MACHADO, R. M. ; MONTEIRO, G. G. ; CARIJÓ, F. H. ; ALMEIDA, M. C. . Entre o Contrato e a Disciplina: O Nascimento do Indivíduo e dos Saberes Psicológicos.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CARIJÓ, F. H. ; ALMEIDA, M. C. . Redirecionamento Visuo-Tátil da Atenção em Portadores de Deficiência Visual Adquirida em uma Oficina de Cerâmica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CARIJÓ, F. H. ; ALMEIDA, M. C. . Percepção Tátil e Experiência Estética em Portadores de Deficiência Visual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CARIJÓ, F. H. ; ALMEIDA, M. C. . Redirecionamento Visuo-Tátil da Atenção em Portadores de Deficiência Visual Adquirida em uma Oficina de Cerâmica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALMEIDA, M. C.; CARIJÓ, F. H. ; MARTINS, C. M. ; SILVEIRA, M. ; LEITAO, A. N. . O Uso de Câmeras de Vídeo em Sala de Aula para Acompanhamento pelos Pais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
STAROSKY, M. ; SILVA, A. S. ; PADILHA, K. L. ; ALMEIDA, M. C. ; SASSO, N. K. ; CARIJÓ, F. H. . Entre a autonomia e o controle: o indivíduo como condição de possibilidade dos saberes psicológicos.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
STAROSKY, M. ; SILVA, A. S. ; SASSO, N. K. ; PADILHA, K. L. ; CARIJÓ, F. H. ; ALMEIDA, M. C. . A diferença que nos une: um estudo sobre as condições de surgimento da Psicologia em sua dispersão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ALMEIDA, M. C.; CARIJÓ, F. H. ; KASTRUP, V. . Redirecionamento Visuo-Tátil da Atenção em Portadores de Deficiência Visual Adquirida. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CARIJÓ, Maria Clara de Almeida. A Dimensão Intuitiva do Pensamento e da Aprendizagem 2016 (Tese de Doutorado).

2.
FERREIRA, A. A. L. ; PEREIRA, C. S. ; ARANHA, F. ; CARIJÓ, FILIPE HERKENHOFF ; Gustavo Cruz Ferraz ; STROUGO, K. ; RODRIGUES, L. ; ALMEIDA, MARIA CLARA ; BARBOSA, M. T. ; MONTEIRO, M. C. ; SOUZA, R. . Inventando nossos selfs: psicologia, poder e subjetividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2011. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CARIJÓ, Maria Clara de Almeida. Parecer ad hoc submetido à Ayvu: Revista de Psicologia. 2017.

2.
ALMEIDA, M. C.. Parecer ad hoc de dois artigos submetidos à revista Terra Haptica - International journal of visual disability and inclusive practices. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
NICOLAIEWSKY, C. A. ; SOUZA, F. F. ; Marafon, G. ; CALIXTO, H. R. S. ; CARIJÓ, Maria Clara de Almeida ; SOUZA, M. C. E. . Dossiê Educação Especial e Inclusiva. PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS). 2017. (Editoração/Periódico).

2.
ALMEIDA, M. C.. Relatório de Atividades de Bolsista IC (Agosto 2006 a Março 2007). 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
AGUIAR, K. F.; REQUIAO, L. P. S.; OLIVEIRA, L. R.; CARIJÓ, M. C. A.; DIAS, R. O.. Participação em banca de Maria Alice da Silva Ramos Sena. Cajuína: Afetos Musicais. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTRO E SOUZA, M. P.; CARIJÓ, M. C. A.. Participação em banca de Priscila Suellen dos Santos.Avaliação da aprendizagem: análise das ementas do Curso de Pedagogia da FEBF. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
NICOLAIEWSKY, C. A.; CARIJÓ, M. C. A.. Participação em banca de Thays Manhães Villa Nova.Práticas avaliativas na escola: a serviço do quê?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CARIJÓ, M. C. A.; NICOLAIEWSKY, C. A.. Participação em banca de Monique Silva de Oliveira.Jogos e brincadeiras na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
CARIJÓ, M. C. A.; ARAGAO, L. X.. Participação em banca de Iza Ferreira de Mello.Autismo e Inclusão Escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
NICOLAIEWSKY, C. A.; CARIJÓ, Maria Clara de Almeida. Participação em banca de Candida de Barros Vagias.O afeto na escola: pensando as relações e a formação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação (ANPED).Escritas que narram experiências de inclusão e mediação. 2018. (Encontro).

2.
V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão (CEDUCE).A escrita docente como método: novos olhares sobre mediação e inclusão na experiência com a deficiência. 2018. (Simpósio).

3.
27ª Mostra UERJ sem Muros.Encontros com Educadoras/es na Baixada Fluminense: diálogos a respeito de mediação e inclusão. 2017. (Outra).

4.
I Mostra Práticas no Fórum: Partilhando experiências em desmedicalização..Diálogos sobre Mediação e Inclusão: experiência de extensão universitária na formação de professores na Baixada Fluminense. 2016. (Outra).

5.
3º Encontro dos Estudantes do PPGP-UFRJ.O problema do pensamento intuitivo na Psicologia. 2015. (Encontro).

6.
VI Psicologia Social e Educação ? Cartografando Práticas e V Encontro de Psicologia Educacional /Escolar do Instituto de Psicologia da UFRJ..Sobre aprendizagem, seus atravessamentos e composições. 2015. (Encontro).

7.
7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Expressividade artística e transmodalidade: caminhos para a inclusão artística de deficientes visuais. 2011. (Congresso).

8.
II Encontro dos Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ.Expressividade artística e percepção. 2011. (Encontro).

9.
IX Encontro Clio-Psyché. Gênero, Psicologia, História. O valor resgatado: o estudo da expressão do gestaltismo clássico a Rudolf Arnheim. 2010. (Congresso).

10.
V Encuentro Internacional Pensar(se) la Inclusión. Adaptação Para o Tato de Obras de Artes Plásticas: Uma Reflexão sobre Estratégias Inclusivas. 2008. (Congresso).

11.
I Colóquio Ver e Não Ver: Cognição e Produção de Subjetividade com Portadores de Deficiência Visual.Percepção tátil e experiência estética em portadores de deficiência visual. 2007. (Outra).

12.
V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Entre a autonomia e o controle: o surgimento do indivíduo como condição de possibilidade dos saberes e práticas psicológicos. 2007. (Congresso).

13.
VI Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.Entre a Autonomia e o Controle: o Surgimento do Indivíduo como Condição de Possiblidades dos Saberes e Práticas Psicológicas. 2007. (Simpósio).

14.
Clio Psyché. Entre a autonomia e o controle: o surgimento do indivíduo como condição de possibilidade dos saberes psicológicos. 2006. (Congresso).

15.
II Congresso Brasileiro Psicologia: CIência & Profissão. A constituição histórica da Psicologia em sua dispersão. 2006. (Congresso).

16.
III Congresso de Psicologia - Psicologia para Todos. A diferença que nos une: um estudo sobre as condições de surgimento da Psicologia em sua dispersão. 2006. (Congresso).

17.
III Congresso de Psicologia - Psicologia para Todos. Redirecionamento Visuo-Tátil da Atenção em Portadores de Deficiência Visual Adquirida. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Marafon, G. ; SOUZA, M. C. E. ; CARIJÓ, Maria Clara de Almeida ; NICOLAIEWSKY, C. A. . Palestra inaugural do projeto de extensão Encontros com educadores na Baixada Fluminense: diálogos a respeito de inclusão e mediação. 2017. (Outro).

2.
Marafon, G. ; CARIJÓ, Maria Clara de Almeida ; SOUZA, M. C. E. ; NICOLAIEWSKY, C. A. ; SOUZA, A. R. ; SILVA, N. B. ; GARCIA, P. ; SILVA, T. S. ; ZAMAGNA, P. . I Mostra de Práticas em Inclusão e Mediação FEBF/UERJ. 2017. (Outro).

3.
SOUZA, M. C. E. ; CARIJÓ, Maria Clara de Almeida ; Marafon, G. ; NICOLAIEWSKY, C. A. . I Cine-Fórum Infâncias. 2017. (Outro).

4.
MORAES, M. ; KASTRUP, V. ; ALMEIDA, MARIA CLARA ; CARIJÓ, FILIPE HERKENHOFF ; MAGALHAES, J. M. Q. ; POZZANA, L. ; DAVID, J. ; GURGEL, V. . Seminário Arte e Cidadania. 2009. (Outro).

5.
KASTRUP, V. ; CABRAL, M. C. ; POZZANA, L. ; FILGUEIRAS, L. M. ; FERRAZ, V. R. P. ; LAZARO, R. C. G. ; NICOLAIEWSKY, C. A. ; VIEIRA, P. R. M. M. ; ALMEIDA, M. C. ; CARIJÓ, F. H. ; JOSUE, F. L. ; CARDOSO, M. C. F. . I Colóquio Ver e Não Ver: Cognição e Produção de Subjetividade com Portadores de Deficiência Visual. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tássia Brenda. A definir. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Juliana Francisca Rodrigues Pereira. A definir. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Monique Silva de Oliveira. Jogos e brincadeiras na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Clara de Almeida Carijó.

2.
Iza Ferreira de Mello. Autismo e Inclusão Escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Clara de Almeida Carijó.




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