Bruno Baère Pederassi Lomba de Araujo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0738342776987656
  • Última atualização do currículo em 25/04/2014


Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é analista de sistemas sênior da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro no Instituto Tecgraf, atuando principalmente nos seguintes temas: geofísica computacional, jogos, adaptatividade dinâmica de dificuldade e inteligência artificial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Baère Pederassi Lomba de Araujo
Nome em citações bibliográficas
ARAUJO, B.;de Araujo, B. B. P. L.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto Tecgraf.
Rua Marquês de São Vicente, 225, Prédio Pe. Laércio Dias de Moura, Instituto Tecgraf, 4º andar
Gávea
22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35204048
URL da Homepage: http://www.tecgraf.puc-rio.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Informática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Um estudo sobre adaptatividade dinâmica de dificuldade em jogos,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Bruno Feijó.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Inteligência Artificial; Modelagem de Jogador; Jogos; Adaptatividade Dinâmica de Dificuldade; Ajuste Dinâmico de Dificuldade.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.
2005 - 2009
Graduação em Engenharia de Computação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Implementação de um sistema de materiais para OGRE3D baseado em Shade Trees.
Orientador: Bruno Feijó.




Formação Complementar


2014 - 2014
Certified Scrum Master. (Carga horária: 16h).
Knowledge21.
2014 - 2014
Certified Product Owner. (Carga horária: 16h).
Knowledge21.
2013 - 2013
Testes automatizados com práticas ágeis. (Carga horária: 16h).
Knowledge21.
2008 - 2008
Extensão universitária em Desenvolvimento de Aplicativos para Celulares J2ME. (Carga horária: 14h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2003 - 2003
Simulação básica com Arena. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Analista de sistemas sênior no projeto v3o2 do Instituto TeCGraf. Participou de levantamento de requisitos e planejamento do produto, atuou como desenvolvedor C++ e como Product Owner. Promoveu o uso de Lua como linguagem de script para alguns módulos da aplicação.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador (mestrado), Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador bolsista de mestrado no projeto V3O2 do TeCGraf/PUC-Rio, um visualizador de dados sísmicos e interpretador para a Petrobras. Trabalhou com Scrum, programou várias partes da aplicação, incluindo rendering em OpenGL e OpenSceneGraph e interface gráfica em GTK+. Usou o framework GoogleTest para testes e promoveu o uso de análise estática do código usando cppcheck. Promoveu e deu suporte ao sistema para um futuro upgrade para CentOS 6.4.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPQ, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CNPQ nível mestrado

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Análise do motor de jogos OGRE3D para simulação de fluídos. Projeto de iniciação científica financiado pelo CNPQ através do Programa PIBIC da PUC-Rio.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Estudo e desenvolvimento de uma biblioteca para simulações no Torque Game Engine. Projeto de iniciação científica financiado pelo CNPQ através do Programa PIBIC da PUC-Rio.

Atividades

8/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Tecgraf, .

1/2010 - 6/2011
Pesquisa e desenvolvimento , ICAD/Visionlab, .

4/2009 - 12/2009
Estágios , ICAD/Visionlab, .

Estágio realizado
Desenvolvimento em C# de biblioteca e interface gráfica para um sistema de visualização e manipulação de shaders em HLSL baseado em shade trees..
3/2009 - 12/2009
Estágios , Departamento de Informática, .

Estágio realizado
Monitoria das disciplinas Programação I e Programação II, ajudando alunos no aprendizado da linguagem de programação C e estruturas de dados..
10/2008 - 3/2009
Estágios , Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada, .

Estágio realizado
Programação em C# de módulos de acesso a dlls do GSLIB e interface gráfica para ferramenta de cadastro FxANEEL. Documentação do projeto, gerando documentação para usuário e para a API do módulo desenvolvido..


Linhas de pesquisa


1.
Jogos
2.
Inteligência Artificial
3.
Computação Gráfica
4.
Visualização de dados sísmicos



Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
de Araujo, B. B. P. L. ; FEIJO, B. . Evaluating dynamic difficulty adaptivity in shoot em up games. In: XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013), 2013, São Paulo. Proceedings do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013), 2013. p. 229-238.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, B. ; FEIJO, B. . Análise de Motores Gráficos 3D para Simulação de Fluídos. In: XVI Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 2008, Rio de Janeiro. XVI Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 2008.

2.
ARAUJO, B. ; FEIJO, B. . Desenvolvimento de uma Biblioteca de Funções para Simulação no Torque Game Engine. In: XV Seminário de Iniciação Científica da Puc-Rio, 2007, Rio de Janeiro. XV Seminário de Iniciação Científica da Puc-Rio, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
de Araujo, B. B. P. L. ; PROTASIO, ARTHUR ; REZENDE, R. O. ; LEITE, L. C. ; Maciel, I. F. . Lights Out. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ARAUJO, B. ; PROTASIO, ARTHUR ; REZENDE, R. O. ; LEITE, L. C. ; Maciel, I. F. . Lights Out. 2011.

2.
ARAUJO, B. ; PROTASIO, ARTHUR . You Are Trash!. 2010.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, G. M. H.; Pimentel, M.; de Araujo, B. B. P. L.. Participação em banca de Bruno dos Santos Silva.Scrambled videos - Sistema de inserção e manipulação de video clips curtos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SILVA, G. M. H.; SIQUEIRA, S. W. M.; de Araujo, B. B. P. L.. Participação em banca de Rúben Schiavini Jardim.Jogo virtual de reeducação alimentar infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.Lights Out. 2012. (Outra).

2.
X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2011. 2011. (Simpósio).

3.
IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2010. 2010. (Simpósio).

4.
VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2009. 2009. (Simpósio).

5.
XVI Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio.Análise de Motores Gráficos 3D para Simulação de Fluídos. 2008. (Seminário).

6.
XV Seminário de Iniciação Científica da Puc-Rio.Desenvolvimento de uma Biblioteca de Funções para Simulação no Torque Game Engine. 2007. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/08/2014 às 8:26:39