Fernando Silva dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1420388241709454
  • Última atualização do currículo em 05/10/2018


Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás (Regional Jataí). Mestre em História pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2010). Graduado em História (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006). Possui experiência docente na Educação Básico, atuando nas áreas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. No Ensino Superior atuou nas áreas Sociologia, História da América e História do Brasil. Atualmente está vinculado a área de Fundamentos da Educação nas disciplinas de História da Educação e Políticas Educacionais. É membro dos Grupos de Pesquisa em História Regional do Centro Oeste Brasileiro (UFG), Formação de Professores e Práticas Educativas (UFG) e ao Núcleo de Estudos de Historia: Trabalho, Ideologia e Poder (PUC/SP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernando Silva dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, F. S.;SANTOS, FERNANDO;DOS SANTOS, FERNANDO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Câmpus Jataí.
Rua Riachuelo, 1530
Setor Samuel Graham
75804020 - Jataí, GO - Brasil - Caixa-postal: 03
Telefone: (64) 36068129
URL da Homepage: http://educacao.jatai.ufg.br/


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A expansão e reforma universitária do governo ?democrático e popular?: consentimento e resistência ao modelo (2003-2010),
Orientador: Olinda Evangelista.
Palavras-chave: Políticas Educacionais; Reforma Educacional; Trabalho Docente.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em História.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Os efeitos da modernização conservadora na luta política e sindical dos trabalhadores no sudoeste goiano: o bonapartismo, a autocracia burguesa e o Partido dos Trabalhadores (1975-1982),Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Antonio Rago Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Classe Trabalhadora; Bonapartismo; Partido dos Trabalhadores; autocracia burguesa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Regional do Brasil.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2006
Graduação em História.
UNESP - Faculdade de História, Direito e Serviço Social - Campus Franca/SP, UNESP-FRANCA, Brasil.
Título: Engels e a social-democracia: dilemas enfrentados pela vanguarda do movimento operário na Segunda Internacional.
Orientador: Moacir Gigante.




Formação Complementar


2011 - 2011
Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Direito à memória e à Verdade. (Carga horária: 60h).
Secretaria Especial de Direitos Humanos - Presidência da República, SEDH, Brasil.
2008 - 2008
A analítica do poder em Michel Foucault. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2007 - 2007
Formação Continuada - Sala de Professor/Cefapro. (Carga horária: 104h).
Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso, SEDUC, Brasil.
2005 - 2005
Economias de Guerra, Economias para a Guerra, Econ. (Carga horária: 8h).
Associação Nacional de História - Sede, ANPUH/Sede, Brasil.
2003 - 2005
Curso de Formação de Monitores de Educação Popular.
Núcleo de Educação Popular 13 de Maio, NEP*, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Trabalho e Globalização: uma Introdução. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

04/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação I
História da Educação II
04/2013 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais no Brasil
03/2012 - Atual
Ensino, Políticas, Gestão e Financiamento da Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Trabalho e Educação
02/2012 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais no Brasil
02/2012 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais no Brasil
02/2012 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais no Brasil
01/2012 - Atual
Direção e administração, Câmpus Jataí, .

Cargo ou função
Representante Docente no Conselho Diretor (Professores Assistentes) Biênio 2012-2013.
05/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Câmpus Jataí, .

05/2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura, Currículo e Avaliação
05/2010 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Psicologia
03/2012 - 12/2015
Direção e administração, Câmpus Jataí, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Especialização em Políticas, Gestão e Financiamento da Educação.
05/2008 - 08/2009
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da América I
História da América II
História da América III
História da América IV
História do Brasil IV
01/2009 - 01/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação I

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES/PROSUP


Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 30
Outras informações
Professor substituto, contratado junto ao Departamento de Matemática e cedido ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Disciplinas: Estudos Sócio-econômicos I e II (3º e 4º semestre)

Atividades

02/2008 - 07/2008
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Matemática - Campus Barra do Bugres, Departamento de Matemática - Campus Barra do Bugres.

Atividade realizada
Coordenação da Prática Como Componente Curricular.
08/2007 - 07/2008
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Socio-Econômicos II
Estudos Socio-Econômicos I

Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 30

Atividades

02/2007 - 05/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
História Geral e do Brasil
Sociologia
Filosofia
Geografia
02/2007 - 05/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
Ensino Religioso
Geografia
Sociologia
História Geral e do Brasil


Linhas de pesquisa


1.
História - História da Educação - Políticas Educacionais


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A expansão e reforma universitária do governo ?democrático e popular?: consentimento e resistência ao modelo na Universidade Federal de Goiás (2003-2010).
Descrição: O projeto tem como objetivo a análise da implementação do projeto de reforma universitária, executado pelo governo Lula da Silva (2003-2010), como parte do processo de (contra) reforma do Estado brasileiro pelo viés da modernização conservadora. A aplicação da reforma produziu e difundiu, nas Instituições de Federais de Ensino Superior (IFES), uma lógica mercantil ao desenvolvimento técnico-científico, integrada à racionalização da gestão institucional. Esse processo refletiu (e reflete) na mudança substancial do caráter do trabalho docente no ensino superior, que somado as condições de trabalho e desenvolvimento da carreira, constituem nos pontos angulares para a interpretação do atual modelo da Universidade brasileira. Nossa abordagem tem como referencial a análise imanente dos documentos, da legislação educacional no período e dos projetos que tratam do Programa de Expansão (2003) e do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI (2007) e seu legado na Universidade Federal de Goiás (UFG)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Fernando Silva dos Santos - Coordenador / Olinda Evangelista - Integrante.
2014 - 2015
Políticas educacionais em debate - Estado e políticas públicas para a educação no Brasil (1985-2014)
Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo a investigação sobre a participação do Estado na organização das políticas públicas para a educação nas duas últimas décadas do século XX e nas primeiras décadas dos anos 2000. Analisar as diretrizes políticas (educacionais) assumidas pelos sucessivos governos a partir da chamada nova república, desde a Constituição Federal de 1988, passando pela participação do Brasil nas Conferências Internacionais de Educação (Jomtien, Nova Delhi, Salamanca), a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), o conjunto de Planos, Programas e Ações do Ministério da Educação (MEC) e a atuação do Conselho Nacional de Educação (CNE), até a tramitação e discussões acerca do Projeto de Lei 8035/2010 - Plano Nacional de Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fernando Silva dos Santos - Coordenador.
2014 - Atual
O Conselho Municipal de educação no Brasil e a qualidade socialmente referenciada
Descrição: O projeto objetiva averiguar quais ações desenvolvidas no âmbito do conselho municipal de educação têm contribuído para alavancar a qualidade socialmente referenciada do ensino. É um projeto que conta com a parceria de seis instituições de ensino superior de quatro estados: MG,GO, MS, MT, sendo elas UFU, UFG, UFGD, UNEMAT UNIC UNISALLES.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fernando Silva dos Santos - Integrante / Ari Raimann - Integrante / Camila Alberto Vicente de Oliveira - Integrante / Elizabeth Raimann - Integrante / Antônio Bosco de Lima - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Pesquisa e Avaliação - refletindo a prática pedagógica
Descrição: Pesquisa de campo, cujas preocupações permeiam as mais recentes discussões sobre formação de professores. A pesquisa será desenvolvida em duas escolas públicas estaduais de Jataí/GO, com docentes do ensino fundamental e médio e tem como objetivo principal verificar a concepção que os mesmos têm a respeito da pesquisa em sala de aula e da avaliação, sobretudo seu papel como princípio educativo no processo de ensino-aprendizagem, visando a formação de professores mais reflexivos e críticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fernando Silva dos Santos - Coordenador / Elis Regina da Costa - Integrante / Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira - Integrante.
2009 - 2014
O que os estudantes universitários pensam sobre seus professores? ? elementos para uma pedagogia universitária
Descrição: A pedagogia universitária tem se constituído enquanto uma área da pesquisa em educação que busca construir conhecimento acerca dos processos de ensino e aprendizagem no ensino superior e que está em crescente expansão. Acreditando ser a Universidade o lócus principal de formação de professores para atuarem na escola pública o presente projeto objetiva compreender elementos do trabalho do docente na Universidade a partir do ponto de vista do estudante universitário. Parte-se do pressuposto que os referenciais que os estudantes universitários (nesse caso, licenciandos) trazem ao ensino superior em relação à escola, o fazer docente, as relações que estabelecem com os cursos, as expectativas profissionais que alimentam a partir de sua formação universitária e a importância da formação para a atuação profissional podem ser determinantes para que o investimento da Universidade na formação do futuro professor da escola básica se concretize..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Fernando Silva dos Santos - Coordenador / Camila Alberto Vicente de Oliveira - Integrante.
2009 - 2011
Imagens de Jataí
Descrição: O projeto de pesquisa, Imagens de Jataí, será em certa medida desenvolvido em cooperação com o Museu Histórico de jataí, Francisco Honório de Campos e inicialmente atenderá as demandas colocadas pela direção do Museu da necessidade de ampliação documental de seu acervo, pois, segundo a direção do mesmo seu corpo de pesquisadores é insuficiente. Neste caso a parceria se dará com base em um acordo de cooperação existente entre a UFG e o município de Jataí. Quatro grandes áreas de pesquisas e estudos foram traçadas entre os pesquisadores do Curso de História e do Museu e serão desenvolvidas com vistas a esta parceria. Estas áreas de pesquisa vão desde a reconstituição ou estudos sobre a vida das primeiras populações da região da hoje Jataí no século XIX, passando pela reconstituição ou levantamento do sítio do primeiro centro da Cidade e suas mudanças através do tempo . O levantamento da história da cidade, também, será feito a partir de sua Imprensa e da história da mesma. Será, também, tema de investigação a coleção de objetos do Museu já que muitos estão desprovidos de informações que contem sua história. Fica claro pelo exposto que o tipo de pesquisa que se realizará e de cunho local e regional. A História Regional vai estudar o contexto histórico de determinado espaço, tomando-o como delimitação para o objeto de estudo. Assim, quando um historiador se propõe a trabalhar dentro do âmbito da História Regional, ele mostra-se interessado em estudar diretamente uma região específica. O espaço regional, é importante destacar, não estará necessariamente associado a um recorte administrativo ou geográfico, podendo se referir a um recorte antropológico, a um recorte cultural ou a qualquer outro recorte proposto pelo historiador de acordo com o problema histórico que irá examinar. A escrita da história local costura ambientes intelectuais, ações políticas, processos econômicos que envolvem comunidades regionais, nacionais e globais. Sendo assim o exercício historiográfi.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Fernando Silva dos Santos - Coordenador / Marcos Antônio Menezes - Integrante.
2008 - 2010
Os efeitos da modernização conservadora na luta pólítica e sindical dos trabalhadores no sudoeste goiano: o bonapartismo, a autocracia bueguesa e o Partido sos Trabalhadores
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a formação e estruturação de sindicatos de trabalhadores e do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade de Jataí, sudoeste do Estado de Goiás, utilizando como referencial para esse projeto de pesquisa a análise dos relatos das trajetórias pessoais de militantes e simpatizantes dos setores que se apresentam como partes do processo de formação orgânica do partido; relacionar as multiplicidades singulares e particulares, que refletem, sob o prisma de uma análise dialética, um momento de síntese coletiva, ou seja, a mediação entre as experiências particulares dos indivíduos e a construção de objetivos comuns, que se concretizam no partido e, ainda, perceber as alterações na qualidade do movimento, que ultrapassou a singularidade de seus participantes e refletiu no processo de formação da consciência, tanto na sua totalidade, a classe, como nos próprios indivíduos. Para o desenvolvimento desse trabalho, temos como referencial teórico o debate e os dilemas da teoria marxiana acerca das classes e da consciência de classe. Outra ferramenta importante para desenvolvimento da pesquisa está na análise dos depoimentos coletados em entrevistas semi-estruturadas com militantes e simpatizantes, que, neste procedimento, tem a finalidade de obter e averiguar as informações a respeito de trajetórias pessoais, os momentos importantes nos quais eles identifiquem as suas próprias mudanças de comportamento diante de fatos que marcam suas vidas, as motivações para participação e envolvimento em movimentos contra o regime militar, a participação em movimentos sindicais e sociais, até a possibilidade de formar e integrar um partido que unificaria suas diversas reivindicações. Ressaltamos, ainda, por se tratar de uma pesquisa em história, nossas fontes são também a análise de documentação indireta, sendo estes análise documental e bibliográfica. É com o auxílio dessas ferramentas e em meio a esse cenário, de surgimento de um partido da.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fernando Silva dos Santos - Coordenador / Antônio Rago Filho - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2006 - 2010
Cena Aberta
Descrição: Cena Aberta é o grupo interdisciplinar de pesquisa em Cinema do Curso de História da Universidade Federal de Goiás Campus de Jataí, coordenado pelo Professor Marcos Antonio de Menezes, Doutor em História Cultural pela Universidade Federal do Paraná. O grupo agrega pesquisadores de outras áreas do saber em um trabalho interdisciplinar. Estudar o cinema enquanto "agente da história, documento historiográfico e nova linguagem para o ensino da História" estão entre os objetivos do Cena Aberta que tem por compromisso desenvolver ensino, pesquisa e extensão, fomentando reflexões interdisciplinares entre os vários campos do saber e promover intercâmbio intelectual com outras universidades e com pesquisadores que atuem nesta área do conhecimento, além de atender a demandas de profissionais do ensino fundamental e médio, dinamizando metodologias e temáticas ligadas ao ensino de História. Para tal procurará entender a relação entre Cinema e História e desenvolverá projetos que vão desde as discussões sobre o tema a realização de eventos, publicações e a produção de documentários, filmes e o oferecimento de curso de formação a professores das redes municipal, estadual e ao publico leigo...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fernando Silva dos Santos - Integrante / Marcos Antônio Menezes - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Como funciona a sociedade em que vivemos? ou elementos para uma abordagem marxiana do modo de produção capitalista
Descrição: A ação "Como funciona a sociedade em que vivemos?" propõe a reflexão crítica sobre o modo de produção capitalista e seus conceitos básicos que permitem seu movimento de produção e reprodução (riqueza e pobreza, acumulação de riqueza, valor, mais valia, classes sociais, Estado, etc.). Partindo do questionamento do senso comum e das formulações ideológicas presentes na consciência imediata dos participantes, a atividade propõe a introdução aos conceitos da teoria marxiana utilizando aspectos das metodologias de educação popular e elementos da psicodramatização..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .
Integrantes: Fernando Silva dos Santos - Coordenador / Elizabeth Raimann - Integrante / Antônio Bosco de Lima - Integrante / Elisangela da Silva Santos - Integrante.
2012 - Atual
Ação de Extensão do Curso de Especialização em Políticas, Gestão e Financiamento da Educação
Descrição: Proporcionar a integração entre ensino, pesquisa e extensão no ambitô do Curso de Pós-Graduação (especialização) em Políticas, Gestão e Financiamento da Educação; Promover atividades envolvendo a comunidade acadêmica (alunos da graduação, pós-graduação e servidores) e comunidade externa (principalmente profissionais da educação); Oferecer subsídios teórico-metodológicos aos profissionais da educação de modo a capacitá-los para a avaliação da atual política de gestão e de financiamento da educação, com vistas a proposições e intervenções em nível de sistema de ensino e de escola;.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (13) .
Integrantes: Fernando Silva dos Santos - Coordenador / Ari Raimann - Integrante / Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira - Integrante / Camila Alberto Vicente de Oliveira - Integrante / Elizabeth Raimann - Integrante.
2008 - 2009
Memória do Ciclo de Debates do Curso de História do Campus de Jataí da UFG: História historiadores e historiografia.
Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo organizar a documentação produzida pelo Projeto de Extensão e Cultura, Ciclo de Debates do Curso de História do Campus de Jataí da UFG. A atividade, que em seu terceiro ano adota o subtítulo: História, historiadores e historiografia, busca a aproximação da comunidade acadêmica, em especial os alunos do Curso de História, a debates no âmbito da produção e pesquisa científica dentro das Ciências Humanas, com enfoque especial para a História, seus historiadores e a produção historiográfica atual. O projeto também visa à interação do curso de História com os demais cursos do Campus de Jataí, sobretudo das Humanidades. Uma das preocupações do projeto Ciclo de Debates e da coordenação do curso de História do campus de Jataí da UFG, é quanto à abrangência de suas atividades, pois, o projeto ao se integrar a outras atividades do curso busca a ampliação dos debates para além das dimensões da academia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fernando Silva dos Santos - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Itinerarius Reflectionis (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, A. B.2018LIMA, A. B. ; Raimann, A. ; SANTOS, F. S. . Estado democrático e a concepção de democracia e representatividade nos Conselhos Municipais de Educação no Brasil. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA, v. 18, p. 1-20, 2018.

2.
RAIMANN, ARI2018RAIMANN, ARI ; SANTOS, FERNANDO . ESTADO, DEMOCRACIA E OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 13, p. 1-20, 2018.

3.
GONCALVES, R.2012GONCALVES, R. ; SANTOS, F. S. . A formação e atuação de professores em Jataí: reflexões iniciais a partir dos conflitos das transformações capitalistas, do mundo do trabalho e sua influência na educação. Boletim - Museu Histórico de Jataí, v. I, p. 35-40, 2012.

4.
SANTOS, F. S.;SANTOS, FERNANDO;DOS SANTOS, FERNANDO2011SANTOS, F. S.. Sob a tutela desenolvimentista: possibilidades e limites na organização e luta dos trabalhadores no sudoeste goiano. Boletim - Museu Histórico de Jataí, v. 13, p. 34-46, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, F. S.. La Modernización Conservadora del Capital en Brasil - del bonapartismo a la institucionalización del autocracia. 1ª. ed. Saarbrücken: Editorial Académica Española, 2011. 133p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, C. A. V. ; SANTOS, E. S. ; SANTOS, F. S. ; DOMINGUES, I. M. C. S. ; SILVA, H. M. S. ; SILVA, K. A. A. M. ; MARQUES, L. S. ; REIS, M. S. A. ; LIMA, R. R. ; LOPES, R. P. ; FALEIROS, S. A. ; GUIMARAES, V. M. F. ; COSTA, V. B. . A atualidade do debate: Florestan Fernandes e a defesa da Escola Pública na Assembleia Nacional Constituinte (1986-1988). In: LIMA, Rosely Robeiro; DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati; SANTOS, Elisângela da Silva.. (Org.). Processos formativos em educação: diferentes pesquisas. 1ed.São Paulo: All Print, 2014, v. 1, p. 149-166.

2.
OLIVEIRA, L. H. M. M. ; SILVA, M. B. ; NOVAIS, S. N. S. ; MARTA, I. E. R. ; SANTOS, F. S. . O bom professor: concepções de discentes de uma universidade federal do sudoeste goiano. In: Ari Raimann. (Org.). Formação de Professores e Práticas Educativas: outras questões. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2013, v. , p. 101-123.

3.
SANTOS, F. S.. As múltiplas determinações do real e a história local: um estudo sobre o Estado autocrático burguês e a atuação dos trabalhadores no sudoeste goiano (1975-1985). In: Patrícia Sposito Mechi. (Org.). Questões da ditadura: vigilância, repressão p rojetos e contestações. 1ªed.Palmas: Eduft, 2013, v. 1, p. 1-13.

4.
SANTOS, F. S.. A parada do velho novo: analisando a novidade, o Partido dos Trabalhadores. In: Cláudia Graziela Fereira Lemes; Marcos Antonio de Menezes; Renata Cristina de Sousa Nascimento. (Org.). Uma corte européia nos trópicos e outros ensaios. 1ªed.Goiânia: Editora da PUC/Goiás, 2010, v. , p. 295-305.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, F. S.. Uma Goiânia mais vermelha e de luta!. Diário da Manhã, Goiânia/Goiás, p. 2 - 2, 26 set. 2015.

2.
SANTOS, F. S.; MARTINS, C. B. ; PAULA, H. M. M. . As manifestações por um transporte público de qualidade e as declarações do prefeito, deslocadas da realidade. Folha do Sudoeste - Edição nº 1055, Jataí - GO, p. 5 - 5, 01 jul. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F. S.. Apontamentos sobre a contrarreforma da educação superior nos governos Lula da Silva (2003-2010) e seus reflexos nas Universidades Federais. In: 38ª Reunião Nacional da ANPED, 2017, São Luis - MA. Anais da 38ª Reunião Nacional da ANPEd". São Luiz Maranhão: ANPEd, 2017. p. 1-11.

2.
SANTOS, F. S.. A interpretação da história e formação docente: qual a contribuição da disciplina de história da Educação na atualidade?. In: XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - Direito à Educação: equidade e qualidade, 2015, Jataí-GO. Anais Eletrônicos do XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - Direito à Educação: equidade e qualidade, 2015. p. 1-13.

3.
SANTOS, F. S.. Os limites da revolução burguesa no Brasil: a participação de Florestan Fernandes na Assembleia Nacional Constituinte e a defesa da escola pública (1987-1988). In: XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015, Florianópolis-SC. Anais Eletrônicos - XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015. p. 1-15.

4.
SANTOS, F. S.. Entre público y privado: notas acerca de los debates sobre la educación en la Asamblea Nacional Constituyente (1986-1988). In: XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana (Cihela), 2014, Toluca. Anais do XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana (Cihela). Toluca: Universidad Pedagogica Nacional - Cinvestav, 2014. v. 1. p. 1-14.

5.
SANTOS, F. S.. O neoconservadorismo petista: uma análise das políticas educacionais no governo democrático e popular (2003-2010). In: XXVII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - 3ª ed. nacional - Trabalho e Educação: formação do trabalhador e do educador, 2013, Jataí. Anais do XXVII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - 3ª ed. nacional - Trabalho e Educação: formação do trabalhador e do educador. Jataí: UFG, 2013. v. 1. p. 1-12.

6.
SANTOS, F. S.. Para onde vai a verba pública? Notas introdutórias sobre o papel do Estado e os debates sobre educação na Assembleia Nacional Constituinte (1986-1988). In: XXVI Congresso de Educação do Sudoeste Goiano, 2011, Jataí. Anais do XXVI Congresso de Educação do Sudoeste Goiano. Jataí: Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí, 2011. p. 1-12.

7.
SANTOS, F. S.. La organizacíon de la lucha de los trabajadores en el suroeste de Goiás: el bonapartidmo, la autocracia burguesa y la transición. In: II Jornadas Internacionales de Problemas Latinoamericanos - Movimientos sociales, processos políticos y conflicto social: escenarios de disputa., 2010, Córdoba - Argentina. II Jornadas Internacionales de Problemas Latinoamericanos - Movimientos sociales, processos políticos y conflicto social: escenarios de disputa.. Córdoba: Editora Universidad Nacional de Córdoba, 2010. v. 1a.

8.
SANTOS, F. S.. Trajetórias militantes no sudoeste goiano: as múltiplas determinações no processo de formação do Partido dos Tabalhadores em Jataí. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História. Fortaleza: Marca Registrada Áudio e Multimídia, 2009.

9.
SANTOS, F. S.. Trajetórias militantes no Sudoeste Goiano: o caráter autocrático do Estado burguês brasileiro e a função do Partido dos Trabalhadores. In: IV Simpósio Internacional de História: cultura e identidades, 2009, Goiânia. Anais do IV Simpósio Internacional de História: cultura e identidades. Goiânia: Zutto Digital, 2009.

10.
SANTOS, F. S.. Apontamentos sobre a organização do Estado e as transformações do capitalismo brasileiro: a autocracia burguesa e a retomada da organização dos trabalhadores. In: II Congresso Nacional do Curso de História da UFG/Jataí: Um sertão chamado Brasil - História Natureza e Cultura, 2009, Jataí. Anais eletronico do II Congresso Nacional e III Regional do Curso de História da UFG/Jataí. Jataí: Gráfica Rápida, 2009.

11.
SANTOS, F. S.. Entre a tragédia e a farsa: uma introdução ao processo de surgimento do Partido dos Trabalhadores. In: XVI Encontro Regional de História - ANPUH - Minas Gerais, 2008, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do XVI Encontro Regional de História - ANPUH - Minas Gerais, 2008. p. 1-10.

12.
SANTOS, F. S.. A parada do velho novo: analisando a novidade, o Partido dos Trabalhadores. In: I Congresso Nacional de História da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí, 2008, Jataí. Anais do I Congresso Nacional de História da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí, 2008.

13.
SANTOS, F. S.. Os dilemas da práxis revolucionária: uma introdução à trajetória da social-democracia alemã na Segunda Internacional. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo - RS. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multiplicidade: territórios e deslocamentos, 2007.

14.
SANTOS, F. S.. Os dilemas da práxis revolucionária: os (des)caminhos da social democracia alemã na segunda internacional. In: V Colóquio Internacional Marx Engels, 2007, Campinas. V Colóquio Internacional Marx Engels. Campinas: Unicamp, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, J. S. R. ; SANTOS, F. S. . Contribuições da história das ideias pedagógicas e a construção de uma abordagem a partir da disciplina de história da educação. In: 11º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), 2014, Jataí - Goiânia. Anais do XI Conpeex - I Seminário do Programa de Monitoria. Goiânia: UFG, 2014. v. 1. p. 1-3.

2.
FERREIRA, A. S. ; SANTOS, F. S. . Projeto Político Pedagógico: desafio da escola pública. In: XXVII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - Trabalho e Educação: formação do trabalhador e do educador, 2013, Jataí. Anais do XXVII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - Trabalho e Educação: formação do trabalhador e do educador. Jataí: UFG, 2013. v. 1. p. 1-6.

3.
GONÇALVES, R ; SANTOS, F. S. . Reflexões sobre a formação e atuação de professores em Jataí: conflitos das transformações capitalistas, do mundo do trabalho e da educação. In: XXVI Congresso de Educação do Sudoeste Goiano, 2011, Jataí. Anais do XXVI Congresso de Educação do Sudoeste Goiano. Jataí: Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí, 2011. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F. S.. Os limites da revolução burguesa no Brasil: a participação de Florestan Fernandes na Assembleia Nacional Constituinte e a defesa da escola pública (1987-1988). In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis - SC. Anais Eletrônicos - XXVIII Simpósio Nacional de História: Lugares dos historiadores : velhos e novos desafios. Florianópolis, SC: Associação Nacional de História ? ANPUH-Brasil, 2015. v. 1. p. 709-709.

2.
SANTOS, F. S.. Entre público y privado: notas sobre los debates sobre la educación en la asamblea Nacional Constituyente (1986-1988). In: XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educaión Latinoamericana, 2014, Toluca. Livro de resúmenes - XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educaión Latinoamericana. Toluca de Lerdo: Universidad Pedagogica Nacional - Cinvestav, 2014. v. 1. p. 181-181.

3.
SANTOS, F. S.. Os dois lados de uma mesma moeda: ARENA e MDB nas págimnas do Jornal do Sudoeste (1975-1982). In: II Congresso Internacional do Curso de Históia da UFG/Jataí, 2011, Jataí. I Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí. Jataí: UFG/Campus Jataí, 2011.

4.
SANTOS, F. S.. La organizacíon de la lucha de los trabajadores en el suroeste de Goiás: el bonapartidmo, la autocracia burguesa y la transición. In: II Jornadas Internacionales de Problemas Latinoamericanos - Movimientos sociales, processos políticos y conflicto social: escenarios de disputa., 2010, Córdoba - Argentina. II Jornadas Internacionales de Problemas Latinoamericanos - Movimientos sociales, processos políticos y conflicto social: escenarios de disputa.. Córdoba: Editora Universidad Nacional de Córdoba, 2010. v. I. p. 23-23.

5.
SANTOS, F. S.. Trajetórias militantes no sudoeste goiano: as múltiplas determinações no processo de formação do Partido dos Tabalhadores em Jataí. In: XXV Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2009, Fortaleza - CE. História e ética: Simpósio Temáticos e Resumos. Fortaleza: Editora, 2009. p. 409-409.

6.
SANTOS, F. S.. Apontamentos sobre a organização do Estado e as transformações do capitalismo brasileiro: a autocracia burguesa e a retomada da organização dos trabalhadores. In: II Congresso Nacional do Curso de História da UFG - Campus Jataí, 2009, Jataí. Cardenos de REsumos e programação do II Congresso Nacional e III Regional do Curso de História da UFG/Jataí. Jataí: Grafica Rápida, 2009.

7.
SANTOS, F. S.. Trajetórias militantes no sudoeste goiano: o caráter autocrático do Estado burguês brasileiro e a função do Partido dos Trabalhadores. In: Faculdade de História - Universidade Federal de Goiás - UFG, 2009, Goiânia. IV Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidades. Goiânia: Zutto Digital, 2009.

8.
SANTOS, F. S.. Entre a tragédia e a farsa: uma introdução ao processo de surgimento do Partido dos Trabalhadores. In: XVI Encontro Regional de História - ANPUH - Minas Gerais, 2008, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do XVI Encontro Regional de História - ANPUH - Minas Gerais, 2008. p. 320-320.

9.
SANTOS, F. S.. A parada do velho novo: analisando a novidade: o Partido dos Trbalhadores. In: I Congresso Nacional de História da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí, 2008, Jataí. Uma corte européia nos trópicos - Anais do I Congresso Nacional de História da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí, 2008. p. 119-119.

10.
SANTOS, F. S.. Os dilemas da práxis revolucionária: uma introdução à trajetória da social-democracia alemã na Segunda Internacional. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo - RS. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007. p. 466-466.

11.
SANTOS, F. S.; Oliveira, Pedro Alberto Vicente de . Os dilemas da práxis revolucionária: os (des)caminhos da social democracia alemã na segunda internacional. In: V Colóquio InternacionalMarx Engels, 2007, Campinas - SP. Anais do V Colóquio Internacional Marx -Engels. Campinas: IFCH - UNICAMP, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, F. S.. Apontamentos sobre a contrarreforma da educação superior nos governos Lula da Silva (2003-2010) e seus reflexos nas Universidades Federais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERREIRA, A. S. ; SANTOS, F. S. . Projeto Político Pedagógico: desafio da escola pública. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTOS, F. S.. O neoconservadorismo petista: uma análise das políticas educacionais no governo democrático e popular (2003-2010). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, F. S.. Os dois lados de uma mesma moeda: ARENA e MDB nas págimnas do Jornal do Sudoeste (1975-1982). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, F. S.. Para onde vai a verba pública? Notas introdutórias sobre o papel do Estado e os debates sobre educação na Assembleia Nacional Constituinte (1986-1988). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, F. S.. La organizacíon de la lucha de los trabajadores en el suroeste de Goiás: el bonapartidmo, la autocracia burguesa y la transición. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, F. S.. Trajetórias militantes no sudoeste goiano: as múltiplas determinações no processo de formação do Partido dos Trabalhadores em Jataí. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, F. S.. Apontamentos sobre a organização do Estado e as transformações do capitalismo brasileiro: a autocracia burguesa e a retomada da organização dos trabalhadores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, F. S.. Trajetórias militantes no sudoeste goiano: o caráter autocrático do Estado burguês brasileiro e a função do Partido dos Trabalhadores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, F. S.. Estado, segurança pública e autocracia burguesa: apontamentos sobre a organização so sistema de segurança nacional e sua articulação no Estado de Goiás.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, F. S.. Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça: relato da utilização da imagem como parte do processo dse avaliação do estágio.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, F. S.. Entre a tragédia e a farsa: uma introdução ao processo de surgimento do Partido dos Trabalhadores (PT). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, F. S.. A parada do veho novo: analisando a novidade, o Partido dos Trabalhadores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, F. S.. Os dilemas da práxis revolucionária: Uma introdução à trajetória da Social-democracia alemã na Segunda Internacional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, F. S.. Parecerista Ad-Hoc avaliando trabalhos acadêmicos na XV Semana de Licenciatura e VI Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática. 2018.

2.
SANTOS, F. S.. Parecerista Ad hoc de projetos submetidos aos editais nº 08 e 09/2012 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG.. 2012.

3.
SANTOS, F. S.. Parecerista Ad hoc de projetos submetidos aos editais nº 012/2011 e 06/2012 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG.. 2011.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SANTOS, F. S.; VERSUTI, A. . XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - CONADE. 2015; Tema: Direito à Educação: equidade e igualdade. (Site).

2.
SANTOS, F. S.; LIMA, L. L. O. . XXVII Congresso de educação do Sudoeste Goiano - 3ª ed. Nacional Trabalho e Educação: formação do trabalhador e do educador. 2013; Tema: Trabalho e Educação: formação do trabalhador e do educador. (Site).

3.
SANTOS, F. S.; Raimann, A. ; GONCALVES, R. . Curso de Especialização em Políticas, Gestão e Financiamento da Educação. 2012; Tema: Políticas, Gestão e Financiamento da Educação. (Site).

4.
OLIVEIRA, Lúcia Helena M. M ; SANTOS, F. S. ; Raimann, A. ; LIMA, Eunice T. S. . XXVI Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - 2º Ed. Nacional - Conhecimento Formação e Ética: a educação na contemporaneidade. 2011; Tema: Conhecimento Formação e Ética: a educação na contemporaneidade. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
Raimann, A. ; LIMA, A. B. ; SANTOS, F. S. . Boletim ENCME - Encontro Nacional sobre Conselhos Municipais de Educação n.1. 2017. (Editoração/Outra).

2.
SANTOS, F. S.. Agenda Temática - AdCAJ 2015 'A militância feminista''. 2015. (Editoração/Outra).

3.
SANTOS, F. S.; LATUFF, C. . Agenda Temática - AdCAJ 2014 'A ditadura civil-militar no Brasil 50 anos depois'. 2014. (Editoração/Outra).

4.
RAIMANN, E. ; SANTOS, F. S. . A concepção de trabalho e educação em Marx: uma introdução ao debate. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SANTOS, F. S.; MENEZES, M. A. . Uma corte européia nos trópicos. 2008. (Editoração/Anais).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SANTOS, F. S.. Cartaz e Material Gráfico do XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano -1ª ed. Internacional - Direito à Educação: equidade e qualidade. 2015. Outra.

2.
SANTOS, F. S.. Cartaz e material gráfico do XXVII Congresso de educação do Sudoeste Goiano - 3ª ed. Nacional Trabalho e Educação: formação do trabalhador e do educador. 2013. Outra.

3.
SANTOS, F. S.; LIMA, A. B. ; RAIMANN, E. . Cartaz e Material gráfico do I Seminário 'Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI. 2013. Outra.

4.
SANTOS, F. S.. Cartaz e material gráfico do Curso de Especialização em Polítcas, Gestão e Financiamento da Educação. 2012. Outra.

5.
SANTOS, F. S.. Cartaz e material gráfico - Divulgação/XXVI Congresso de Educação do Sudoeste Goiano. 2011. Outra.

6.
SANTOS, F. S.; SANTOS, M.A . Semana de Educação - 26º ano do Curso de Pedagogia UFG/CAJ. 2010. Outra.

7.
SANTOS, M.A ; SANTOS, F. S. . 3º Ciclo de Debates do Curso de História da UFG Campus de Jataí: História, historiadores e historiografia.. 2009. Outra.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, C. A. V.; RAIMANN, E.; SANTOS, F. S.. Participação em banca de Michele Cristina da Silva. Trabalho e educação nas pesquisas em Políticas Educacionais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas, Gestão e Financiamento da Educação) - Universidade Federal de Goiás.

2.
Raimann, A.; COSTA, E. R.; SANTOS, F. S.. Participação em banca de Carlos Augusto de Oliveira. As perspectivas de Walter Benjamin e Vygotsky. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Raimann, A.; SANTOS, F. S.. Participação em banca de Ariana Priscila da Silva Paz.A Provinha Brasil e as ações da escola no município de Jataí. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
Raimann, A.; SANTOS, F. S.. Participação em banca de Cintia de Lima Gonçalves.Formação continuada: Repercussão no trabalho docente em Jataí. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
LIMA, L. L. O.; SANTOS, F. S.. Participação em banca de Amelioene Franco Rezende de Souza.Trabalho docente: embate entre o público e o privado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
SANTOS, F. S.; Raimann, A.. Participação em banca de Adriane de Souza Ferreira Morais.O Projeto Político Pedagógico e os desafios para a sua construção em uma escola pública no município de Perolândia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

5.
SANTOS, F. S.; GONCALVES, C. A. P.. Participação em banca de Daiane Alves de Souza Borges.A seletividade social na educação: as representações da sociedade dentro da escola pública. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

6.
SANTOS, F. S.; OLIVEIRA, Lúcia Helena M. M. Participação em banca de Lucimeire Gonçalves de Assis.As transformações do currículo do curso de pedagogia a partir da analise documental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí.

7.
SANTOS, F. S.; LIMA, Eunice T. S.. Participação em banca de Graciela Alves Borges.Educação Infantil e os paradigmas da violência escolar: conhecendo a realidade do CMEI Favo De Mel - Jataí-GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí.

8.
Sousa, Vera Luísa de; SANTOS, F. S.. Participação em banca de Margareth Aparecida Quintino dos Santos.A Educação no Sesi de Três Lagoas (1970-1974). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Raimann, A.; SANTOS, F. S.; MARQUES, José Elias D.C. Seleção de Professor por tempo determinado. Curso de Pedagogia - Área de Sociologia. 2012. Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
29° Congresso de Educação do Sudoeste Goiano -. O Reuni e a contrarreforma da educação superior nos governos democrático e popular (2003-2010). 2017. (Congresso).

2.
29° Congresso de Educação do Sudoeste Goiano -. 2017. (Congresso).

3.
38ª Reunião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Apontamentos sobre a contrarreforma da educação superior nos governos Lula da Silva (2003-2010) e seus reflexos nas Universidades Federais. 2017. (Congresso).

4.
38ª Reunião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. 2017. (Congresso).

5.
II Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI.Direito à Educação: equidade e qualidade (A defesa da escola pública em Florestan Fernandes: lições sobre equidade e qualidade na Educação). 2015. (Seminário).

6.
XI Encontro Regional de História Anpuh-GO.Florestan Fernandes e os limites da Revolução Burguesa no Brasil. 2015. (Encontro).

7.
XI Encontro Regional de História Anpuh-GO/XIX Semana de História da UEG/GO. 2015. (Encontro).

8.
XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - 4.ed. Nacional 1.ed. Internacional. 2015. (Congresso).

9.
XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - 4.ed. Nacional 1.ed. Internacional. A interpretação da história e formação docente: qual a contribuição da disciplina de história da Educação na atualidade?. 2015. (Congresso).

10.
XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios.Os limites da revolução burguesa no Brasil: a participação de Florestan Fernandes na Assembleia Nacional Constituinte e a defesa da escola pública (1987-1988). 2015. (Simpósio).

11.
XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios. 2015. (Simpósio).

12.
Encontro Nacional de Educação (ENE). 2014. (Encontro).

13.
Encontro Regional de Educação - Etapa Preparatória ENE. 2014. (Encontro).

14.
I Encontro de Ensino e Aprendizagem de História - Colégio Estadual Serafim de Carvalho.Valorização da Identidade Profissional Docente. 2014. (Encontro).

15.
IV Congresso Internacional de História: cultura, sociedade e poder.. Avaliador de Sessão de Posteres. 2014. (Congresso).

16.
Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do Curso de Pedagogia.A pesquisa nos cursos de graduação. 2014. (Seminário).

17.
XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana (Cihela). Entre público y privado: notas acerca de los debates sobre la educación en la Asamblea Nacional Constituyente (1986-1988). 2014. (Congresso).

18.
XI Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX UFG. Contribuições da história das ideias pedagógicas e a construção de uma abordagem a partir da disciplina de história da educação. 2014. (Congresso).

19.
XXVII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - 3ª ed. Nacional Trabalho e Educação: formação do trabalhador e do educador. Projeto Político Pedagógico: desafio da escola pública. 2013. (Congresso).

20.
XXVII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - 3ª ed. Nacional Trabalho e Educação: formação do trabalhador e do educador. O neoliberalismo petista: uma análise das políticas educacionais no governo demobcrático e popular (2003-2010). 2013. (Congresso).

21.
XXVII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - 3ª ed. Nacional Trabalho e Educação: formação do trabalhador e do educador. 2013. (Congresso).

22.
VII - Seminário Anpae - Centro-Oeste: Políticas e Gestão da Educação no Centro-Oeste do Brasil: Pesquisas e Práticas. 2012. (Seminário).

23.
II Congresso Internacional do Curso de Históia da UFG/Jataí. Os dois lados de uma mesma moeda: ARENA e MDB nas págimnas do Jornal do Sudoeste (1975-1982). 2011. (Congresso).

24.
XXVI Congresso de Educação do Sudoeste Goiano. Reflexões sobre a formação e atuação de professores em Jataí: conflitos das transformações capitalistas, do mundo do trabalho e da educação. 2011. (Congresso).

25.
II Jornadas Internacionales de Problemas Latinoamericanos - Movimiento Sociales, Processos Políticos y Conflicto Social: Escenarios de Disputa.La organizacíon de la lucha de los trabajadores en el suroeste de Goiás: el bonapartidmo, la autocracia burguesa y la transición. 2010. (Outra).

26.
II Congresso e III Regional do curso de História da UF/Jataí. 2009. (Congresso).

27.
II Congresso Nacionaldo Curso de História da UFG - Campus de Jataí. Apontamentos sobre a organização do Estado e as transformações do capitalismo brasileiro: a autocracia burguesa e a retomada da organização dos trabalhadores.. 2009. (Congresso).

28.
II Congresso Nacional do Curso de História da UFG - Campus Jataí. Lutas Sociais e ediaturas militares no Brasil e na América Latina. 2009. (Congresso).

29.
IV Simpósio Internacional de História: cultura e identidades.Trajetórias militantes no Sudoeste Goiano: o caráter autocrático do Estado burguês brasileiro e a função do Partido dos Trabalhadores. 2009. (Simpósio).

30.
IV Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidades. 2009. (Simpósio).

31.
Jornada de Estudos em Música e Mídia - História Social da Música Popular na América Latina: Tamgos, boleros, choros e milongas. 2009. (Outra).

32.
VI Seminário: problemas do Estado democrático contemporâneo.Estado, segurança pública e autocracia burguesa: apontamentos sobre a organização do sistema de segurança nacional e sua articulação no Estado de Goiás. 2009. (Seminário).

33.
VI Seminário: problemas dos Estado democrático contemporâneo. 2009. (Seminário).

34.
XXV Simpósio Nacional de História. 2009. (Simpósio).

35.
XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética.Trajetória militantes no sudoeste goiano: as múltiplas determinações no processo de formação do Partido dos Trabalhadores. 2009. (Simpósio).

36.
I Congresso Nacional de História da Universidade Federal de Goiás - Campus de Jataí. A parada do velho novo: analisando a novidade, o Partido dos Trabalhadores. 2008. (Congresso).

37.
II Congresso Regional de História da Universidade Federal de Goiás. A parada do velho novo: analisando a novidade, o Partido dos Trabalhadores. 2008. (Congresso).

38.
I Seminário de Graduação do Campus Jataí-UFG: O estágio das licenciaturas em debate.Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça: relato da utilização da imagem como parte do processo de avaliação do estágio. 2008. (Seminário).

39.
I Seminário de Graduação do Campus Jataí-UFG: O estágio das licenciaturas em debate.Debatedor na mesa diretiva do grupo de trabalho: História. 2008. (Seminário).

40.
I Simpósio do GT de História Cultural da Anpuh-GO. 2008. (Simpósio).

41.
XVI Encontro Regional de História da ANPUH - MG.Entre a tragédia e a farsa: Uma introdução ao processo de surgimento do Partido dos Trabalhadores (PT). 2008. (Encontro).

42.
II Semana Acadêmica de Filosofia UFMT. 2007. (Outra).

43.
I Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira. 2007. (Outra).

44.
Projeto Cenários Histórico-Educacionais Brasileiros através do Cinema Nacional.Cenários Histórico-educacionais Brasileiros através do Cinema Nacional. 2007. (Outra).

45.
Projeto Cenários Históricos-Educacionais Brasileiros Através do Cinema Nacional.Professor colaborador do projeto. 2007. (Outra).

46.
Seminário Educação 2007 - Qualidade do Ensino Contemporâneo: Novos & Velhos Desafios. 2007. (Seminário).

47.
X Seminário de Pesquisadores do Centro-Oeste. 2007. (Seminário).

48.
XXIV Simpósio Nacional de História.Os dilemas da práxis revolucionária: Uma introdução à trajetória da Socialdemocracia alemã na Segunda Internacional. 2007. (Simpósio).

49.
I Semana Alternativa do Centro Acadêmico de História " A indiferença é o peso morto da História - Reflexões sobre a atuação política no Brasil". 2006. (Outra).

50.
XVI Semana de História: História Repensada. 2006. (Outra).

51.
4° Colóquio Marx e Engels. 2005. (Outra).

52.
XXIII - Simpósio Nacional de História - História Guerra e Paz. 2005. (Seminário).

53.
Curso de Formação Sindical. 2003. (Outra).

54.
II Jornada Dom Bosco: O Homem e o Meio Ambiente - Uma visão Geográfica, Histórica e Educacional. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRITO, E. S. ; SILVA, H. M. S. ; LIMA, R. R. ; RAIMANN, E. ; SANTOS, F. S. . 29° Congresso de Educação do Sudoeste Goiano. 2017. (Congresso).

2.
VERSUTI, A. ; Raimann, A. ; OLIVEIRA, C. A. V. ; SANTOS, E. S. ; RAIMANN, E. ; LIMA, Eunice T. S. ; SILVA, H. M. S. ; DOMINGUES, I. M. C. S. ; SILVA, K. A. A. M. ; LIMA, L. L. O. ; PANIAGO, L. ; REIS, M. S. A. ; LIMA, R. R. ; LOPES, R. P. ; PINTO, S. L. A. ; GUIMARAES, V. M. F. ; COSTA, V. B. ; OLIVEIRA, E. A. ; SILVA, S. S. ; SANTOS, F. S. . XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - 4.ed. Nacional/ 1.ed Internacional. 2015. (Congresso).

3.
LIMA, A. B. ; SANTOS, F. S. . 50 anos do Golpe (1964-2014): 30 anos de redemocratização? um balanço interdisciplinar. 2014. (Outro).

4.
OLIVEIRA, C. A. V. ; PINTO, S. L. A. ; Raimann, A. ; SANTOS, E. S. ; SANTOS, F. S. ; SILVA, H. M. S. ; LIMA, R. R. . Seminário de Pesquisa e iniciação científica do curso de Pedagogia: a pesquisa nos cursos de formação de professores. 2014. (Outro).

5.
SILVA, L. A. ; SANTOS, F. S. . Seminário Saúde do Trabalhador, Carreira Docente e Funpresp. 2014. (Outro).

6.
LIMA, L. L. O. ; PANIAGO, L. ; RAIMANN, E. ; DOMINGUES, I. M. C. S. ; OLIVEIRA, C. A. V. ; OLIVEIRA, Lúcia Helena M. M ; SANTOS, F. S. ; Raimann, A. . XXVII Congresso de educação do Sudoeste Goiano - 3ª ed. Nacional Trabalho e Educação: formação do trabalhador e do educador. 2013. (Congresso).

7.
SANTOS, F. S.; Raimann, A. ; SANFELICE, J. L. . Minicurso - Tendências atuais da pesquisa em Educação. 2012. (Outro).

8.
SANTOS, F. S.; Raimann, A. ; SANFELICE, J. L. . Aula Inaugural do Curso de Especialização em Políticas, Gestão e Financiamento da Educação. 2012. (Outro).

9.
OLIVEIRA, Lúcia Helena M. M ; SANTOS, F. S. ; Raimann, A. . XXVI Congresso de Educação do Sudoeste Goiano 2ºEd. Nacional - Conhecimento, Formação e Ética: a educação na contemporaneidade. 2011. (Congresso).

10.
Raimann, A. ; OLIVEIRA, C. A. V. ; COSTA, E. R. ; RAIMANN, E. ; LIMA, Eunice T. S. ; SANTOS, F. S. ; DOMINGUES, I. M. C. S. ; OLIVEIRA, L. H. M. M. ; GONCALVES, R. . XXVI Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - 2º Ed. Nacional - Conhecimento Formação e Ética: a educação na contemporaneidade. 2011. (Congresso).

11.
MENEZES, M. A. ; SANTOS, F. S. . II Congresso Nacional e III Regional do Curso de História da UFG - Jataí. 2009. (Congresso).

12.
SANTOS, F. S.. I Congresso Nacional de História da Universidade Federal de Goiás - Campus de Jataí. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lázara Yara Ferreira Valverde. Políticas públicas para educação do campo no municipio de Jataí. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas, Gestão e Financiamento da Educação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Fernando Silva dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cinthia Luz Leighton. O projeto educacional da Unidade Popular no Chile (1970-1973). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Fernando Silva dos Santos.

2.
Adriane de Souza Ferreira Morais. O Projeto Político Pedagógico e os desafios para a sua construção em uma escola pública no município de Perolândia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Fernando Silva dos Santos.

3.
Adriana Franco Palhares de Souza. Financiamento da Educação Infantil: um olhar para a CMEI?s de Jataí. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Fernando Silva dos Santos.

4.
Daiane Alves de Souza Borges. A seletividade social na educação: as representações da sociedade dentro da escola pública. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Fernando Silva dos Santos.

5.
Lucimeire Gonçalves de Assis. As transformações do currículo do curso de pedagogia a partir da analise documental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Fernando Silva dos Santos.

6.
Graciela Alves Borges. Educação Infantil e os paradigmas da violência escolar: conhecendo a realidade do CMEI Favo De Mel - Jataí-GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Orientador: Fernando Silva dos Santos.

7.
Tátila Michele Rosa De Paula. COLUNA PRESTES: A PASSAGEM DOS REVOLTOSOS EM CAIAPÔNIA E A NOVA CONFIGURAÇÃO POLÍTICA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Fernando Silva dos Santos.

8.
Adriana Cristina Carvalho Parreira. NIEJ - UM DEBATE HISTORICO POLITICO NA CIDADE DE JATAI NA DECADA DE 60. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Fernando Silva dos Santos.

9.
Márcio Alves dos Santos. REVOLUÇÃO CUBANA: LUTA PELO PODER OU EXTREMIDADE SOCIAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Fernando Silva dos Santos.

10.
Ana Lúcia Alves Ferreira. ARQUITETURA CIVIL NO SÉCULO XIX. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Fernando Silva dos Santos.

11.
Camilla Pereira Silva. A PROBLEMÁTICA DA TRANSIÇÃO SOCIALISTA: UMA ANÁLISE SOBRE A VIA CHILENA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Fernando Silva dos Santos.

12.
Rosilaine Guimarães dos Santos. O PROCESSO DA REVOLUÇÃO MEXICANA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Fernando Silva dos Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Jaqueline Suzann Rodrigues de Sousa. A construção do pensamento pedagógico nos seculos XIX e XX.. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Fernando Silva dos Santos.

2.
Nágila Franco Vilela. A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE (1987-88). 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Fernando Silva dos Santos.

3.
Rafaela Gonçalves. A formação e atuação de professores em Jataí: reflexões iniciais a partir dos conflitos das transformações capitalistas, do mundo do trabalho e sua influência na educação. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Fernando Silva dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LIMA, A. B.2018LIMA, A. B. ; Raimann, A. ; SANTOS, F. S. . Estado democrático e a concepção de democracia e representatividade nos Conselhos Municipais de Educação no Brasil. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA, v. 18, p. 1-20, 2018.

2.
RAIMANN, ARI2018RAIMANN, ARI ; SANTOS, FERNANDO . ESTADO, DEMOCRACIA E OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 13, p. 1-20, 2018.


Livros e capítulos
1.
OLIVEIRA, L. H. M. M. ; SILVA, M. B. ; NOVAIS, S. N. S. ; MARTA, I. E. R. ; SANTOS, F. S. . O bom professor: concepções de discentes de uma universidade federal do sudoeste goiano. In: Ari Raimann. (Org.). Formação de Professores e Práticas Educativas: outras questões. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2013, v. , p. 101-123.

2.
SANTOS, F. S.. As múltiplas determinações do real e a história local: um estudo sobre o Estado autocrático burguês e a atuação dos trabalhadores no sudoeste goiano (1975-1985). In: Patrícia Sposito Mechi. (Org.). Questões da ditadura: vigilância, repressão p rojetos e contestações. 1ªed.Palmas: Eduft, 2013, v. 1, p. 1-13.


Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, F. S.. Apontamentos sobre a contrarreforma da educação superior nos governos Lula da Silva (2003-2010) e seus reflexos nas Universidades Federais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
RAIMANN, E. ; SANTOS, F. S. . A concepção de trabalho e educação em Marx: uma introdução ao debate. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, L. L. O. ; PANIAGO, L. ; RAIMANN, E. ; DOMINGUES, I. M. C. S. ; OLIVEIRA, C. A. V. ; OLIVEIRA, Lúcia Helena M. M ; SANTOS, F. S. ; Raimann, A. . XXVII Congresso de educação do Sudoeste Goiano - 3ª ed. Nacional Trabalho e Educação: formação do trabalhador e do educador. 2013. (Congresso).

2.
SANTOS, F. S.; Raimann, A. ; SANFELICE, J. L. . Aula Inaugural do Curso de Especialização em Políticas, Gestão e Financiamento da Educação. 2012. (Outro).

3.
Raimann, A. ; OLIVEIRA, C. A. V. ; COSTA, E. R. ; RAIMANN, E. ; LIMA, Eunice T. S. ; SANTOS, F. S. ; DOMINGUES, I. M. C. S. ; OLIVEIRA, L. H. M. M. ; GONCALVES, R. . XXVI Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - 2º Ed. Nacional - Conhecimento Formação e Ética: a educação na contemporaneidade. 2011. (Congresso).

4.
LIMA, A. B. ; SANTOS, F. S. . 50 anos do Golpe (1964-2014): 30 anos de redemocratização? um balanço interdisciplinar. 2014. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SANTOS, F. S.; LIMA, L. L. O. . XXVII Congresso de educação do Sudoeste Goiano - 3ª ed. Nacional Trabalho e Educação: formação do trabalhador e do educador. 2013; Tema: Trabalho e Educação: formação do trabalhador e do educador. (Site).

2.
SANTOS, F. S.; Raimann, A. ; GONCALVES, R. . Curso de Especialização em Políticas, Gestão e Financiamento da Educação. 2012; Tema: Políticas, Gestão e Financiamento da Educação. (Site).

3.
OLIVEIRA, Lúcia Helena M. M ; SANTOS, F. S. ; Raimann, A. ; LIMA, Eunice T. S. . XXVI Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - 2º Ed. Nacional - Conhecimento Formação e Ética: a educação na contemporaneidade. 2011; Tema: Conhecimento Formação e Ética: a educação na contemporaneidade. (Site).


Artes Visuais
1.
SANTOS, F. S.. Cartaz e material gráfico do Curso de Especialização em Polítcas, Gestão e Financiamento da Educação. 2012. Outra.

1.
SANTOS, F. S.; LIMA, A. B. ; RAIMANN, E. . Cartaz e Material gráfico do I Seminário 'Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI. 2013. Outra.



Outras informações relevantes


Aprovado em Processo Seletivo Doutorado 2016 objeto do Edital nº. 02/PPGE/2015 da Programa de Pós-Graduação Em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Linha de Pesquisa: Trabalho e Educação (TE).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 6:37:53