Maitê Mello Russo Ramos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4154311544108892
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


Fundadora e diretora de Inovação Pedagógica da Rede de Escolas Hub. Foi gerente de Inovação Pedagógica na Celso Lisboa, é doutora e mestre em Ciências Biológicas pela UFRJ (IBCCF) e licenciada em Educação Física pela UFRJ (EEFD). É membro da International Society of the Lerning Sciences. É pesquisadora no campo da educação, com ênfase em formação docente, atuando principalmente nos temas inovação e Inclusão educacional. Foi coordenadora do Laboratório de Inovação Pedagógica (LIP) da Celso Lisboa e vice-coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (LEPIDEFE) da UFRJ, atuando também como professora de diversos cursos de graduação e pós-graduação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maitê Mello Russo Ramos
Nome em citações bibliográficas
RUSSO, M. M.;SOUZA, M. M. R.;Russo, Maitê Mello;SOUZA, MAITÊ;Russo, Maitê M.;Mello Russo Ramos, Maitê

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Celso Lisboa, CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA.
Rua Vinte e Quatro de Maio, 797
Engenho Novo
20950092 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 32894747
URL da Homepage: https://celsolisboa.edu.br/inscreva-graduacao/?gclid=CMz2u4P-_NQCFQkEkQodl3QL4w


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Bases Neurais da Representação das Ações em Cegos Congênitos, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Claudia Domingues Vargas.
Coorientador: Fernanda Freire Tovar Moll.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Representação motora; imagética motora; Plasticidade do sistema motor; Cegueira congênita.
2008 - 2010
Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Avaliação do Equilíbrio Postural em Deficientes Visuais,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Claudia Domingues Vargas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Avaliação Postural; Estabilometria; cegueira.
2004 - 2007
Graduação em LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Desvios Posturais em Deficientes Visuais Completamente Cegos e com Baixa Visão.
Orientador: Luis Aureliano Imbiriba.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Inteligência artificial: aplicação e novas experiências. (Carga horária: 18h).
Instituto de Tecnologia e Sociedade, ITS Rio, Brasil.
2013 - 2013
Psicomotricidade.
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2013 - 2013
SPM Course.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2013 - 2013
Aspectos Educacionais da Surdocegueira.
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2012 - 2012
Estimulação Precoce.
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2012 - 2012
Prescrição de Treinamento para Deficientes Físicos.
Cursos Rio, CURSOS RIO, Brasil.
2012 - 2012
Educação Física Escolar e Deficiência Visual. (Carga horária: 40h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2010 - 2010
Resonância Magnética Funcional.
Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, SBNeC, Brasil.
2008 - 2008
Avaliação Física.
Centro de Avaliação Física e Treinamento, CAFT, Brasil.
2008 - 2008
EEG Functional Analysis.
Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, SBNeC, Brasil.
2007 - 2007
Instrumentação em EEG.
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Hub, ESCOLA HUB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Fundadora, Enquadramento Funcional: Diretora de Inovação Pedagógica da Rede


Centro Universitário Celso Lisboa, CELSO LISBOA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Inovação Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Co-fundadora e coordenadora do Laboratório de Inovação Pedagógica da Celso Lisboa, onde se realizam pesquisas na área de inovações na educação com ênfase na aprendizagem.

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

07/2017 - 03/2018
Pesquisa e desenvolvimento , CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA, .

11/2016 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA, .

Cargo ou função
Membro da Equipe de Inovação Pedagógica.
02/2017 - 06/2017
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Núcleo 1 / Escola de saúde
01/2016 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação Física.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino da Educação Física no Ensino Fundamental
07/2014 - 12/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biomecânica I
07/2013 - 12/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física Adaptada
02/2014 - 12/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade Física para Grupos Especiais

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora Voluntária
Outras informações
Alocada no Departamento de Corridas

Vínculo institucional

2008 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Co-fundadora e vice-coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar - EEFD / UFRJ Foi membro do NEMoH - Núcleo de Estudos do Movimento Humano - EEFD / UFRJ entre 2008 e 1014. Foi membro do GEPEFAdI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Adaptada e Inclusiva - EEFD / UFRJ entre 2011 e 2015.

Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Pós-graduação
Outras informações
Linha de Pesquisa Controle Motor na Deficiência Visual do Laboratório de Neurobiologia II

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica
Outras informações
Linha de Pesquisa Controle Motor na Deficiência Visual desenvolvida no Laboratório de Neurobiologia II

Atividades

2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CCS - Centro de Ciências da Saúde, Escola de Educação Física e Desporto.

2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CCS - Centro de Ciências da Saúde, Escola de Educação Física e Desporto.

2012 - 2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física Adaptada
2010 - 2010
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinesiologia
2009 - 2010
Ensino, Especialização em Biomecânica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Controle Motor
2009 - 2010
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinesiologia

ABEU Centro Universitário, UNIABEU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

03/2016 - Atual
Ensino, Educação Inclusiva, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Atendimento Educacional Especializado
Transtorno do Espectro Autista
Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem
02/2016 - Atual
Ensino, Gestão, Orientação e Supervisão Escolar e Pedagógica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão Escolar e Pedagógica
02/2015 - 01/2017
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física Adaptada
Estágio Supervisionado (Licenciatura)
07/2013 - 12/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biomecânica
Cinesiologia

Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professora Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária

Atividades

10/2012 - 06/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Atividades

2010 - 2012
Ensino, Ciências da Reabilitação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Neurociência Aplicada à Reabilitação
2010 - 2010
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Controle e Aprendizado Motor

INSTITUTO BRASILEIRO DE MEDICINA E REABILITAÇÃO, IBMR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Atividades

2010 - 2010
Ensino, Neurociência Funcional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Neurofisiologia da Motricidade


Linhas de pesquisa


1.
Inteligência artificial e aprendizagem significativa
2.
Tecnologia e aprendizagem significativa
3.
Ferramentas pedagógicas para a aprendizagem significativa
4.
Avaliação da aprendizagem significativa
5.
Aprendizagem ativa e colaborativa
6.
Inclusão educacional no ensino superior
7.
Controle Motor na Deficiência Visual

Objetivo: Investigar como o sistema motor se desenvolve/adequa na ausência da informação visual..
8.
Formação na/para a Diversidade da Educação Física Escolar

Objetivo: Refletir, analisar e discutir a formação dos professores de Educação Física que já atuam na educação básica, dos graduandos em Educação Física que futuramente atuarão na escola, bem como de escolares que possuem em sua grade curricular a disciplina Educação Física, de modo a considerar a diversidade existente no âmbito educacional..


Projetos de extensão


2015 - Atual
Educação Física na perspectiva da Educação inclusiva : Clube da Inclusão
Descrição: Esse projeto de extensão objetiva proporcionar ações inclusivas nas atividades desenvolvidas no clube escolar Fundão, considerando a diversidade de alunos participantes. Este se dá desde março de 2015 por meio da parceria do LEPIDEFE, com a participação de alunos e docentes de graduação em Educação Física da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD UFRJ), juntamente com professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME RJ) que atuam no clube escolar fundão. Considerando a amplitude do conceito de inclusão e de pessoas com necessidades educacionais especiais, trabalharemos em conjunto com vistas a promover a participação efetiva de todos os alunos do clube escolar, considerando plenamente suas singularidades e múltiplas necessidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maitê Mello Russo Ramos - Integrante / Michele Pereira de Souza Fonseca - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bolsa.
2013 - Atual
Ciclo de Cinema e Diversidade: aprimorando a formação do professor
Descrição: O objetivo deste projeto é propiciar debates acerca das questões relacionadas à diversidade humana em uma perspectiva dialética que considere os processos inclusivos e excludentes, desencadeado a partir da exibição de filmes que se aproximem da temática. Pretende-se contribuir para a formação de estudantes de Educação Física e professores que já atuem na área, estimulando uma atuação profissional crítica pautada em princípios inclusivos e respeito à diversidade, além de possibilitar trocas de experiências entre profissionais com ampla experiência na área, professores já formados e futuros professores acerca da questão da diversidade e inclusão. Tais debates são desencadeados a partir da exibição de filmes que se aproximem da temática. Apoiadas nas elaborações de Bauman (2001) e Sawaia (2008), e tendo o cinema como inspiração, buscamos abrir espaços para debater questões relacionadas à diversidade humana..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Maitê Mello Russo Ramos - Integrante / Michele Pereira de Souza Fonseca - Coordenador / Ângela Bretas - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bolsa.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Arquivos em movimento (UFRJ. Online)
2015 - Atual
Periódico: Gestão & Sociedade - Revista de Pós-Graduação da UNIABEU


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inovação em Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inclusão em Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Física Adaptada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PINTO, T. P.2017PINTO, T. P. ; RUSSO, M. M. ; LEMOS, T. ; Vargas, C. D. ; IMBIRIBA, L. A. . Is heart rate variability affected by distinct motor imagery strategies?. PHYSIOLOGY & BEHAVIOR, v. 177, p. 189-195, 2017.

2.
RIBEIRO, A. F. M.2016RIBEIRO, A. F. M. ; BERGMANN, A. ; LEMOS, T. ; PACHECO, A. G. ; RUSSO, M. M. ; OLIVEIRA, L. A. S. ; RODRIGUES, E. C. . Reference Values for Human Posture Measurements Based on Computerized Photogrammetry: A Systematic Review. Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics, v. xx, p. 1-13, 2016.

3.
RUSSO, M. M.2016RUSSO, M. M.; LEMOS, T. ; IMBIRIBA, L. A. ; RIBEIRO, N. L. ; Vargas, C. D. . Beyond deficit or compensation: new insights on postural control after long-term total visual loss. Experimental Brain Research, p. 437-446, 2016.

4.
BASTOS, ALINE2014BASTOS, ALINE ; SOUZA, GABRIELA ; PINTO, TALITA ; SOUZA, MAITÊ ; LEMOS, THIAGO ; IMBIRIBA, LUÍS . Simulação Mental de Movimentos: Da Teoria à Aplicação na Reabilitação Motora. Revista de Neurociências (EPM. Impresso), v. 21, p. 604-619, 2014.

5.
IMBIRIBA, L. A.2013 IMBIRIBA, L. A. ; RUSSO, M. M. ; DE OLIVEIRA, L. A. S. ; FONTANA, A. P. ; RODRIGUES, E. D. C. ; GARCIA, M. A. C. ; Vargas, C. D. . Perspective-taking in blindness: electrophysiological evidence of altered action representations. Journal of Neurophysiology, v. 109, p. 405-414, 2013.

6.
de Oliveira, Laura Alice Santos2012de Oliveira, Laura Alice Santos ; Imbiriba, Luís Aureliano ; Russo, Maitê Mello ; Nogueira-Campos, Anaelli A. ; Rodrigues, Erika de C. ; Pereira, Mirtes G. ; Volchan, Eliane ; Vargas, Cláudia Domingues ; Avenanti, Alessio . Preparing to Grasp Emotionally Laden Stimuli. Plos One, v. 7, p. e45235, 2012.

7.
EIRAS, L. F. G.2012EIRAS, L. F. G. ; AMORIN, B. B. ; CARMO, N. M. ; RUSSO, M. M. . CONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM DEFICIENTES VISUAIS. Arquivos em Movimento (UFRJ. Online), v. 08, p. 94-110, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
FONSECA, M. P. S. ; RUSSO, M. M. . INCLUSÃO EM MOVIMENTO: DISCUTINDO A DIVERSIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: José Airton de Freitas Pontes Junior. (Org.). ConheCimentos do professor de eduCação físiCa esColar. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2017, v. 1, p. 1-834.

2.
ALBUQUERQUE, M. S. ; FONSECA, M. P. S. ; RUSSO, M. M. . Percepção de Professores de Educação Física Escolar acerca da Formação Docente, sob uma Ótica Inclusiva e para Diversidade. In: Monica Pereira dos Santos; Ângela Maria Venturini; José Guilherme de Oliveira Freitas; Elisa Maçãs; Regina Maria de Souza Correia Pinto. (Org.). UNIVERSIDADE E PARTICIPAÇÃO: Inclusão, Ética e Interculturalidade. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 1-280.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RUSSO, M. M.; NEGRETTI, N. ; ALONSO, K. ; AGUIAR, E. . Ler e Saber. Ler e Saber Especial I - Autismo, p. 36 - 41, 18 nov. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, M. P. S. ; BRITO, L. T. ; RUSSO, M. M. . Discutindo gênero e sexualidade tendo cinema como inspiração: Educação Física em questão. In: Enlaçando Sexualidades, 2015, Salvador. Anais IV Seminário Enlaçando Sexualidades, UNEB: Salvador, 2015, 2015.

2.
MOREIRA, T. ; FONSECA, M. P. S. ; RUSSO, M. M. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ABORDAGEM DA DEFICIÊNCIA NAS DISCIPLINAS DESPORTIVAS. In: Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3, 2013, Rio de Janeiro. Formação de Professores e Processos de Inclusão/Exclusão em Educação, 2013. v. 1. p. 810-819.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALBUQUERQUE, M. S. ; FONSECA, M. P. S. ; RUSSO, M. M. . PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE, SOB UMA ÓTICA INCLUSIVA PARA A DIVERSIDADE. In: IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação, 2016, Rio de Janeiro. Anais do IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação, 2016.

2.
ALVES, G. ; RAMOS, R. ; FONSECA, M. P. S. ; RUSSO, M. M. . FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: DISCUSSÕES PRELIMINARES. In: IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação, 2016. Anais do IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação, 2016.

3.
NASCIMENTO, P. H. B. ; SILVA, D. L. ; RUSSO, M. M. ; FONSECA, M. P. S. . Curso de Extensão em Educação Física Escolar Inclusiva: Uma Oportunidade para Reflexão da Prática Docente. In: XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, 2015, Rio de Janeiro. Livro de resumos da XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, 2015. p. 852.

4.
TAVARES, C. C. ; NIMRICHTER, L. G. ; RUSSO, M. M. ; FONSECA, M. P. S. . A Inclusão de Todos os Alunos nas Aulas de Educação Física: A percepção dos Alunos. In: XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, 2015. Livro de resumos da XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, 2015. p. 842.

5.
LIMA, R. M. ; FONSECA, M. P. S. ; RUSSO, M. M. . EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O COMBATE À OBESIDADE: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES. In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Livro de resumos da XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de janeiro: UFRJ, 2014.

6.
FARIAS JUNIOR, C. A. ; FONSECA, M. P. S. ; RUSSO, M. M. . BASQUETE DE RUA E CONCEPÇÕES DE AULAS ABERTAS: POSSIBILIDADE DE AÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Livro de resumos da XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de janeiro: UFRJ, 2014.

7.
LIMA, F. R. ; FONSECA, M. P. S. ; RUSSO, M. M. . PROCESSOS DE INCLUSÃO E AS INTELIGENCIAS MÚLTIPLAS: EDUCAÇÃO FÍSICA EM FOCO. In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Livro de resumos da XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de janeiro: UFRJ, 2014.

8.
FARIAS JUNIOR, C. A. ; DIAS, C. A. ; DOLIVEIRA, C. P. ; LIMA, F. R. ; SILVA JUNIOR, L. P. ; BRITO, L. P. S. ; RUSSO, M. M. ; ALBUQUERQUE, M. S. ; FONSECA, M. P. S. ; CALADO, P. L. ; LIMA, R. M. ; SILVA, S. R. ; WERNER, T. . Workshop GEPEFAdI de Esportes Adaptados: ampliando possibilidades. In: 11o Congresso de Extensão da UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Anais 11o Congresso de Extensão da UFRJ, 2014. v. 1. p. 250-250.

9.
BRETAS, A. ; FARIAS JUNIOR, C. A. ; DIAS, C. A. ; DOLIVEIRA, C. P. ; LIMA, F. R. ; SANTOS, F. C. M. ; SOUZA, G. S. ; ALVES, H. J. ; RIZELE, H. ; SILVA, F. ; SILVA, J. L. ; CAVALCANTE, J. G. ; SILVA JUNIOR, L. P. ; BRITO, L. P. S. ; RUSSO, M. M. ; AZEVEDO, M. L. G. ; ALBUQUERQUE, M. S. ; JARDIM, M. S. ; FONSECA, M. P. S. ; CALADO, P. L. ; SILVA, S. R. ; WERNER, T. . Ciclo de Cinema e Diversidade: aprimorando a formação do professor. In: 11o Congresso de Extensão da UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Anais 11o Congresso de Extensão da UFRJ, 2014. v. 1. p. 251-251.

10.
LIMA, F. R. ; RUSSO, M. M. ; ALBUQUERQUE, M. S. ; FONSECA, M. P. S. . Readaptando a Educação Física: a formação inclusiva em foco. In: 11o Congresso de Extensão da UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Anais 11o Congresso de Extensão da UFRJ, 2014. v. 1. p. 277-277.

11.
DOLIVEIRA, C. P. ; NIMRICHTER, L. G. ; FONSECA, M. P. S. ; RUSSO, M. M. ; WERNER, T. . PRÁTICAS INCLUSIVAS OU EXCLUDENTES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE SUA TRAJETÓRIA NA ESCOLA. In: XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. Livro de resumos da XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de janeiro: UFRJ. v. 1. p. 525.

12.
RUSSO, M. M.; IMBIRIBA, L. A. ; OLIVEIRA, L. A. S. ; RODRIGUES, E. C. ; Vargas, C. D. . Mental Rotation of Hand Movements in Congenitally Blind Subjects. In: 22nd Annual Meeting Neural Control of Movement, 2012, Veneza. NCM 22nd Annual Meeting, 2012.

13.
Fonseca, D.B. ; IMBIRIBA, L. A. ; RIBEIRO, N. L. ; PINTO, T. P. ; ANJOS, F. V. ; RUSSO, M. M. . Controle postural e relato subjetivo durante movimentos de agachamento com diferentes bases de suporte. In: Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, 2010, Caxambu -MG. In: XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, 2010.

14.
RUSSO, M. M.; RIBEIRO, N. L. ; IMBIRIBA, L. A. ; Vargas, C. D. . How does total blindness affect balance?. In: Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, 2010, Caxambu - MG. In: XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, 2010, 2010.

15.
RIBEIRO, N. L. ; BARROS, R. ; RUSSO, M. M. ; IMBIRIBA, L. A. . Controle postural e satisfação corporal em deficientes visuais: Influência do gênero. In: Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, 2010, Caxambu - MG. In: XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, 2010, 2010.

16.
ANJOS, F. V. ; PINTO, T. P. ; BARROS, R. ; RIBEIRO, N. L. ; RUSSO, M. M. ; GARCIA, M. A. ; IMBIRIBA, L. A. . Controle postural em diferentes tarefas de feedback visual: Influência da variabilidade inter-individual. In: Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, 2010, Caxambu - MG. In: XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, 2010, 2010.

17.
ANJOS, F. V. ; PINTO, T. P. ; BARROS, R. ; RIBEIRO, N. L. ; RUSSO, M. M. ; IMBIRIBA, L. A. ; GARCIA, M. A. . Controle postural em diferentes tarefas de feedback visual: influência da variabilidade inter-individual. In: XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2010, Rio de Janeiro. In: XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2010, 2010.

18.
RUSSO, M. M.; RIBEIRO, N. L. ; BARROS, R. ; IMBIRIBA, L. A. ; Vargas, C. D. . Mecanismos de Controle Postural em Deficiêntes Visuais. In: XIII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2009, São Paulo. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2009.

19.
ANJOS, F. V. ; PINTO, T. P. ; RUSSO, M. M. ; RIBEIRO, N. L. ; BARROS, R. ; IMBIRIBA, L. A. . Influência do Feedback Visual Sobre o Controle Postural. In: XIII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2009, São Paulo. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2009.

20.
ANJOS, F. V. ; PINTO, T. P. ; BARROS, R. ; RUSSO, M. M. ; RIBEIRO, N. L. ; GARCIA, M. A. ; VIEIRA, T. M. M. ; IMBIRIBA, L. A. . A Influência do Feedback Visual sobre o Controle Postural.. In: XXXI Jornada de Iniciação Científica, 2009, Rio de Janeiro. In: XXXI Jornada de Iniciação Científica, 2009, 2009.

21.
BARROS, R. ; RUSSO, M. M. ; Vargas, C. D. ; RIBEIRO, N. L. ; IMBIRIBA, L. A. . Mecanismos de Controle Postural em Deficientes Visuais. In: Jornada de Iniciação Científica, 2009, Rio de Janeiro. In: Jornada de Iniciação Científica, 2009, 2009.

22.
IMBIRIBA, L. A. ; OLIVEIRA, L. A. S. ; RUSSO, M. M. ; CARVALHO, E. R. ; FONTANA, A. P. ; Vargas, C. D. . Movement-related cortical potentials in blind and sighted subject. In: Primeiro Simpósio Ibero-Americano e 4 Congresso Cubano de Neurofisiologia Clínica, 2008, Havana. Primeiro Simpósio Ibero-Americano e 4 Congresso Cubano de Neurofisiologia Clínica, 2008. v. 01. p. 80-80.

23.
RUSSO, M. M.; IMBIRIBA, L. A. ; Vargas, C. D. . Influência da idade de ocorrência da perda da visão sobre o controle postural. In: In: I congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica. Neurolatam, 2008, Búzios. Anais do I congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008. v. v. 1.. p. 1-1.

24.
IMBIRIBA, L. A. ; RUSSO, M. M. ; OLIVEIRA, L. A. S. ; FONTANA, A. P. ; Vargas, C. D. . Movement-Related Cortical Potentials In Blind And Sighted Subjects. In: Neural Control of Movement, 2007, Sevilha. Seventeenth Annual Meeting, 2007. v. 12.

25.
RUSSO, M. M.; IMBIRIBA, L. A. ; Vargas, C. D. . Simulação mental de movimentos em deficientes visuais. In: XXIX Jornada de Iniciação Científica, 2007, Rio de Janeiro. XXIX Jornada de Iniciação Científica, 2007. p. 2595.

26.
IMBIRIBA, L. A. ; RUSSO, M. M. ; RODRIGUES, Erika de Carvalho ; OLIVEIRA, L. A. S. ; FONTANA, A. P. ; Vargas, C. D. . Movement-related cortical potentials in blind and sighted subjects. In: Progress in Motor Control VI, 2007, Santos. Progress in Motor Control VI, 2007. v. 11. p. S25-S25.

27.
RUSSO, M. M.; IMBIRIBA, L. A. ; Vargas, C. D. . Desvios Posturais em Deficientes Visuais Completamente Cegos e com Baixa Visão. In: XXVIII Jornada de Iniciação Científica, 2006, Rio de Janeiro. XXVIII Jornada de Iniciação Científica, 2006. p. 2279.

Apresentações de Trabalho
1.
RUSSO, M. M.; LEME, E. . Espectro Autista: Desafios Atuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FONSECA, M. P. S. ; RUSSO, M. M. . Formação docente na/para diversidade: reflexos na educação física escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RUSSO, M. M.; IMBIRIBA, L. A. ; Vargas, C. D. . Mecanismos de Controle Postural em Deficiêntes Visuais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RUSSO, M. M.. Controle Postural em Deficientes Visuais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, T. G. ; MORAES, R. N. ; RUSSO, M. M. ; ABREU, J. H. M. V. ; FONTES, L. C. . Aprendizagem Colaborativa Baseada em Compentências. Rio de Janeiro: Celso Lisboa, 2017 (e-Book).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RUSSO, M. M.; BRAZIL, C. H. . A Inclusão do Outro: Olhares sobre as Diferenças. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
RUSSO, M. M.; DUTRA, F. . A Educação Física Escolar: onde tudo pode começar. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
RUSSO, M. M.; FONSECA, M. P. S. . Formação para Diversidade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FONSECA, M. P. S. ; RUSSO, M. M. ; GUIMARAES, A. L. F. . Readaptando a Educação Física: a formação inclusiva em foco (III REFFIF). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FONSECA, M. P. S. ; RUSSO, M. M. ; GUIMARAES, A. L. F. . Readaptando a Educação Física: a formação inclusiva em foco (II REFFIF). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FONSECA, M. P. S. ; RUSSO, M. M. ; WERNER, T. ; GUIMARAES, A. L. F. . Readaptando a Educação Física: a formação inclusiva em foco (I REFFIF). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RUSSO, M. M.; PALMA, A.; IMBIRIBA, L. A.. Participação em banca de Giselle Bernardo Candéa. A INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS NAS HABILIDADES MOTORAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DO RIO DE JANEIRO/RJ. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
RUSSO, M. M.; FERREIRA, A. S.; VIGARIO, P. S.; LEMOS, T.. Participação em banca de Paula Britto Rodrigues dos Santos. Avaliação do limite de estabilidade de atletas de rúgbi em cadeira de rodas e sua relação com a classificação funcional e o nível competitivo. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Centro Universitário Augusto Motta.

3.
RUSSO, M. M.; PALMA, A.; MAINENTI, M. R. M.. Participação em banca de Caroline de Souza Marinho. Existe associação entre a obesidade e o nível de aptidão física em crianças e adolescentes?. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
RUSSO, M. M.; LEMOS, T.; VIGARIO, P. S.; RODRIGUES, E. C.. Participação em banca de Zaira Fernandes Lima Hanschke. Influência da depressão e equilíbrio postural na qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com acidente vascular cerebral. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Centro Universitário Augusto Motta.

5.
RUSSO, M. M.; LEMOS, T.; BERGMANN, A.; RODRIGUES, E. C.. Participação em banca de Ana Freire Macedo Ribeiro. Fatores associados à postura corporal em mulheres submetidas a tratamento cirúrgico do câncer de mama. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Centro Universitário Augusto Motta.

Qualificações de Mestrado
1.
RUSSO, M. M.; PALMA, A.; IMBIRIBA, L. A.. Participação em banca de Gisele Bernardo Candéa. Habilidade Motora e IMC em Crianças e Adolescentes Deficientes Visuais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
RUSSO, M. M.; OLIVEIRA, L. A. S.; RODRIGUES, E. C.. Participação em banca de Rodrigo Luiz de Souza Fernandes Ribeiro. Correlação entre risco de queda e índices posturográficos em indivíduos com AVC. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Centro Universitário Augusto Motta.

3.
RUSSO, M. M.; VIGARIO, P. S.; FERREIRA, A. S.; LEMOS, T.. Participação em banca de Paula Britto Rodrigues dos Santos. Avaliação dos limites de estabilidade postural: Confiabilidade e associação com a prática de atividades físicas em indivíduos com lesão medular. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Centro Universitário Augusto Motta.

4.
RUSSO, M. M.; BERGMANN, A.; LEMOS, T.; CARVALHO, E. R.. Participação em banca de Ricardo Cardoso. Avaliação Postural com a Utilização da Biofotogrametria Computadorizada em Pacientes Submetidas a Tratamento Cirúrgico do Câncer de Mama. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Centro Universitário Augusto Motta.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RUSSO, M. M.; VELLOSO, R. J. B.; ALVES, A. L. M.. Participação em banca de Anderson Silva Machado, Luis Eduardo Felippe de Oliveira,.Verificação da Utilização do Badminton nas Aulas de Educação Física Escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

2.
RUSSO, M. M.; VELLOSO, R. J. B.; ALVES, A. L. M.. Participação em banca de Fernando do Nascimento Carvalho, Pedro Mariano Alves de Fari.A Importância das Atividades Físicas para a Melhoria da Qualidade de Vida de Pessoas com Síndrome de Down. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

3.
RUSSO, M. M.; VELLOSO, R. J. B.; ALVES, A. L. M.. Participação em banca de Aléxia Thaianne Velosos de Barros, Felipe da Silva Gonçalves.Verificação das Formas de Inclusão de Alunos Autistas na Educação Física Escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

4.
RUSSO, M. M.; VELLOSO, R. J. B.; ALVES, A. L. M.. Participação em banca de Alessandra Maria de Oliveira, Raquel Barreto Cabral da Silva.Hidroginástica como Promoção da Saúde e Qualidade de Vida do Idoso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

5.
RUSSO, M. M.; MACEDO, F. C.; VASCONCELLOS, M. B.. Participação em banca de Cristiane Pereira, Eduardo Clementino da Silva.A Importância da Graduação em Educação Física para o Ensino do Judô por Professores Faixas preta de Judô. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

6.
RUSSO, M. M.; MACEDO, F. C.; VASCONCELLOS, M. B.. Participação em banca de Heidilane Figueiredo Mello e Tatiana Moreira Lima.Implicações da Prática da Musculação como Atividade Física para Jovens na Faixa Etária entre 12 e 16 anos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

7.
RUSSO, M. M.; LEME, E.. Participação em banca de Aline Barbosa Siepirski e Jenifer de Oliveira dos Reis.Timidez: Atividades de Socialização na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.

8.
RUSSO, M. M.; LEME, E.. Participação em banca de Gleice Kelly M. dos Santos e Irajane do N. X. de Moraes.Down na Educação Infantil: É Possível Aprender Através do Brincar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.

9.
RUSSO, M. M.; LEME, E.. Participação em banca de Igor do Espirito Santo Soza.O Processo de Inclusão de Pessoas com Deficiências nas Aulas de Educação Fisica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.

10.
RUSSO, M. M.; LEME, E.. Participação em banca de Luiz Isaac Muni Costa e Willian Concas Tenório.Psicomotricidade e Lateralidade: Peças-chaves para o Aprendizado de Braille. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.

11.
RUSSO, M. M.; LEME, E.. Participação em banca de Renato Santos Nascimento.A importância da Pscicomotricidade na Educação Infantil: Em Foco as Brincadeiras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.

12.
RUSSO, M. M.; LEME, E.; BRAZIL, C. H.. Participação em banca de Dayse Marília Peixoto.Sexualidade e Educação Física Escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.

13.
RUSSO, M. M.; LEME, E.; BRAZIL, C. H.. Participação em banca de Marcele Domingues Duarte Teixeira.A Importância da Educação Física na Inclusão de Alunos com Deficiência Visual no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.

14.
RUSSO, M. M.; LEME, E.; BRAZIL, C. H.. Participação em banca de Débora F. Menezes, Larissa Giuseppe Melo e Vivian de O.Silva.Barreiras à Aprendizagem x Acessibilidade: Para Quem Construimos Nossas Escolas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.

15.
RUSSO, M. M.; LEME, E.; BRAZIL, C. H.. Participação em banca de Vitor Nalim de Souza, Tércio Prado Ferreira.O Prestígio, no Brasil, dos Grandes Eventos Esportivos Mundiais: Paralimpíadas e Olimpíadas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.

16.
RUSSO, M. M.; LEME, E.. Participação em banca de Lunamay dos Reis Matos e Thaís Mendes.Métodos de Ensino e Atuação do Professor de Educação Física na Educação Infantil à Prevenção da Dislexia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.

17.
RUSSO, M. M.. Participação em banca de Irã Candido Ribeiro Maciel, Leonardo Dias Maciel,.Importância do profissional de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

18.
RUSSO, M. M.. Participação em banca de Fabiano Lúcio Campos Lima, Gabriella Maria Feijó Braga,.A atual situação da Educação Física escolar na opinião de alunos do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

19.
RUSSO, M. M.. Participação em banca de Alessandra Maria de Oliveira Dias, Allinson Ferreira Machado.Percepção do professor sobre TDC em meninos e meninas do Ensino Fundamental I. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

20.
RUSSO, M. M.. Participação em banca de Karina Gomes Lira, Michelle Oliveira de Andrade,.A participação dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

21.
RUSSO, M. M.. Participação em banca de Andrei Silva Pinto, Dimas de Farias Barbosa,.A utilização dos jogos cooperativos como resgate de valores humanos na Educação Física do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

22.
RUSSO, M. M.. Participação em banca de Carlos Eduardo Ferreira dos Santos, Daniel Bento Abreu,.A pedagogia lúdica no ambiente escolar na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

23.
RUSSO, M. M.. Participação em banca de Bruno William Félix de Alburqueque, Felipe Oliveira Borges,.A importância social dos jogos cooperativos na Educação Física escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

24.
RUSSO, M. M.. Participação em banca de Bruno Sant'anna Rocha, Elizabeth Rangel da Cunha,.Obesidade infantil: a Educação Física como prevenção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

25.
RUSSO, M. M.. Participação em banca de Álvaro Martins Silva, Ariane Beatriz de Oliveira,.Aluno com Diabetes mellitus tipo I nas aulas de Educação Física escolar: o professor está capacitado para auxilia-lo a uma prática saudável e segura?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

26.
RUSSO, M. M.. Participação em banca de Lucas Vieira, Julia Sampaio Matooso e Tatiana de Souza.A inclusão na Educação Física para alunos com deficiência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

27.
RUSSO, M. M.. Participação em banca de André Luiz D. E. Amorelli de Freitas, Felipe Souza da Costa,.Judô na escola para pessoas com deficiência visual: benefícios, estratégias metodológicas e adaptações para inclusão no âmbito escolar e esportivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

28.
RUSSO, M. M.; MIGUEL, F. C.; MACEDO, F. C.. Participação em banca de André Barrs da Silva, Fábio Zaror da Silva, Guilherme Gomes.Experiências Positivas dos Professores de Educação Física na Educação Escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

29.
RUSSO, M. M.; MIGUEL, F. C.; MACEDO, F. C.. Participação em banca de André Paes Marinho e Giselle Fernandes Lima Marins.A Importância da Educação Física Escolar no Projeto Político Pedagógico na Visão do Coordenador Pedagógico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

30.
RUSSO, M. M.; MIGUEL, F. C.; MACEDO, F. C.. Participação em banca de Danniel Passos Gonçalves, Emanuelle Rodrigues Pires, Roberto.Educação Física Escolar no Ensino Médio: Um Estudo sobre Motivação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

31.
RUSSO, M. M.; MIGUEL, F. C.; MACEDO, F. C.. Participação em banca de Carlos Fernando Gastão Amoroso, Diego Moura Araújo e Maria.Análise do Conhecimento de Estudantes do Curso de Educação Física Referentes a Calçados Minimalistas e Corrida Descalço. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

32.
RUSSO, M. M.; MIGUEL, F. C.; MACEDO, F. C.. Participação em banca de Francisco de Souza Ribeiro Junior, Jorge Alberto de Souza.Transformação Social Através do Esporte na Educação Física Escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.

33.
RUSSO, M. M.; SILVA, K. R. X.; BACH, P. C. T.. Participação em banca de Barbara Elias Ferreira e Caroline F. das Nupcias de Souza.O perfil psicomotor dos alunos de 7 a 11 anos atendidos pelo Projeto Fluir. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.

34.
RUSSO, M. M.; SILVA, K. R. X.; BACH, P. C. T.. Participação em banca de Jéssica de Oliveira Costa.Avaliação do perfil psicomotor: estudo comparativo entre crianças de 9 a 11 anos de uma escola da Rede Privada e de um Projeto Social do Município de Belford Roxo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.

35.
RUSSO, M. M.. Participação em banca de Raquel Lino da Conceição Freire e Taila Martins da Silva.A importância do esporte como conteúdo para crianças e adolescentes matriculados no Projeto Fluir (UNIABEU/LUBRIZOL). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.

36.
RUSSO, M. M.. Participação em banca de Tiago Pinheiro e Luis Carlos Prata.A elitização dos estádios de futebol no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.

37.
RUSSO, M. M.. Participação em banca de Claudio da Silva Ferreira e Elias da Silva Hora.O perfil dos torcedores da Baixada Fluminense. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.

38.
RUSSO, M. M.. Participação em banca de Gumercindo Hudson.O corpo negro na educação física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.

39.
RUSSO, M. M.. Participação em banca de Alan Marreiro Vieira e Igor Carvalho Moura.O cotidiano do Professor de Educação Física em escolas de ensino público e privado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3o Encontro Internacional Educação 360. 2016. (Encontro).

2.
I Fórum de Educação.A Inclusão do Outro: Olhares sobre as Diferenças. 2016. (Encontro).

3.
II Simpósio Paradesportivo Carioca.A Educação Física Escolar: onde tudo pode começar. 2016. (Simpósio).

4.
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação. 2016. (Seminário).

5.
Jornada de Inclusão.Espectro Autista: Desafios Atuais. 2016. (Encontro).

6.
V Simpósio de Educação Física e Dança.Formação Docente na/para Diversidade: Reflexos na Educação Física Escolar. 2014. (Simpósio).

7.
II Encontro Interdisciplinar em Saúde.Formação Docente para a Diversidade. 2013. (Encontro).

8.
Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Pariticipação 3. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ABORDAGEM DA DEFICIÊNCIA NAS DISCIPLINAS DESPORTIVAS. 2013. (Congresso).

9.
22nd Annual Meeting Neural Control of Movement. MENTAL ROTATION OF HAND MOVEMENTS IN CONGENITALLY BLIND SUBJECTS. 2012. (Congresso).

10.
XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. HOW DOES TOTAL BLINDNESS AFFECT BALANCE?. 2010. (Congresso).

11.
XIII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Mecanismos de Controle Postural em Deficientes Visuais. 2009. (Congresso).

12.
I congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica. NFLUÊNCIA DA IDADE DE OCORRÊNCIA DA PERDA DA VISÃO SOBRE O CONTROLE POSTURAL. 2008. (Congresso).

13.
III Simpósio de Educação Física e Dança da UFRJ.Controle Postural em Deficientes Visuais. 2008. (Simpósio).

14.
XXIX Jornada de Iniciação Científica da UFRJ.SIMULAÇÃO MENTAL DE MOVIMENTOS EM DEFICIENTES VISUAIS. 2007. (Outra).

15.
XXVIII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ.DESVIOS POSTURAIS EM DEFICIENTES VISUAIS COMPLETAMENTE CEGOS E COM BAIXA VISÃO. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RUSSO, M. M.; FONSECA, M. P. S. ; BRETAS, A. . IV Ciclo de Cinema e Diversidade. 2016. (Outro).

2.
FONSECA, M. P. S. ; RUSSO, M. M. ; WERNER, T. . V Encontro de Educação Física Adaptada e Inclusiva - GEPEFAdI. 2015. (Outro).

3.
RUSSO, M. M.; FONSECA, M. P. S. ; BRETAS, A. . III Ciclo de Cinema e Diversidade. 2015. (Outro).

4.
FONSECA, M. P. S. ; WERNER, T. ; RUSSO, M. M. . IV Encontro de Educação Física Adaptada e Inclusiva - GEPEFAdI. 2014. (Outro).

5.
FONSECA, M. P. S. ; WERNER, T. ; RUSSO, M. M. . III Workshop GEPEFAdI de Esportes Adaptados. 2014. (Outro).

6.
FONSECA, M. P. S. ; WERNER, T. ; RUSSO, M. M. ; BRETAS, A. . II Ciclo de Cinema e Diversidade. 2014. (Outro).

7.
FONSECA, M. P. S. ; WERNER, T. ; RUSSO, M. M. . III Encontro de Educação Física Adaptada e Inclusiva - GEPEFAdI. 2013. (Outro).

8.
FONSECA, M. P. S. ; WERNER, T. ; RUSSO, M. M. . II Workshop GEPEFAdI de Esportes Adaptados. 2013. (Outro).

9.
FONSECA, M. P. S. ; WERNER, T. ; RUSSO, M. M. ; BRETAS, A. . I Ciclo de Cinema e Diversidade. 2013. (Outro).

10.
FONSECA, M. P. S. ; WERNER, T. ; RUSSO, M. M. . I Workshop GEPEFAdI de Esportes Adaptados. 2012. (Outro).

11.
FONSECA, M. P. S. ; WERNER, T. ; RUSSO, M. M. . II Encontro de Educação Física Adaptada e Inclusiva - GEPEFAdI. 2012. (Outro).

12.
IMBIRIBA, L. A. ; RUSSO, M. M. ; PALMA, A. . IV Simpósio de Educação Física e Dança. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mariana do Rêgo Chaves. COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE DEFICIENTES VISUAIS ATLETAS E SEDENTÁRIOS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA E SAÚDE) - Universidade Gama Filho. Orientador: Maitê Mello Russo Ramos.

2.
Luciana F. Guarçoni,Bruna B. Amorim e Nathalia M. do Carmo. CONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM DEFICIENTES VISUAIS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA E SAÚDE) - Universidade Gama Filho. Orientador: Maitê Mello Russo Ramos.

3.
Fausto Penello. Influência da prática esportiva do futebol no alinhamento postural de deficientes visuais. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Biomecânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maitê Mello Russo Ramos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Guilherme Alves de Araújo e Feranando C. Peçanha Marins. PERCEPÇÕES DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ACERCA DO CONCEITO DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário. Orientador: Maitê Mello Russo Ramos.

2.
Leandro Pereira e Solange Benvinda. Quais as principais atividades procuradas por idosos nas academias do Município de Belford Roxo?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário. Orientador: Maitê Mello Russo Ramos.

3.
Carlos Alexandre Santos e Carlos Nascimento. Influência do treinamento funcional no equilíbrio de idosos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário. Orientador: Maitê Mello Russo Ramos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 10:29:09