Karin Philippov

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9353654916050752
  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), atuando principalmente nos seguintes temas: Benedito Calixto de Jesus, programa iconográfico de Igrejas, arte religiosa e sacra e patrimônio de São Paulo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH-Unicamp sob a orientação do Prof. Dr.Jorge Coli com o tema Rockwell Kent e o Brasil. Doutora em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas -IFCH - UNICAMP, sob a orientação da Profª Drª Claudia Valladão de Mattos, com o tema A OBRA RELIGIOSA DE BENEDITO CALIXTO DE JESUS ATRAVÉS DO MECENATO DE DOM DUARTE LEOPOLDO E SILVA NA IGREJA DE SANTA CECÍLIA. Foi Professora de História da Arte do programa UniversIDADE da UNICAMP (2016). Pós-Doutora em História da Arte junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Arte pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP), sob a supervisão da Profª Drª Angela Brandão (2018). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karin Philippov
Nome em citações bibliográficas
PHILIPPOV, K.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A OBRA RELIGIOSA DE BENEDITO CALIXTO DE JESUS ATRAVÉS DO MECENATO DE DOM DUARTE LEOPOLDO E SILVA NA IGREJA DE SANTA CECÍLIA, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Profª Drª Claudia Valladão de Mattos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: arte religiosa brasileira; Benedito Calixto de Jesus; Dom Duarte Leopoldo e Silva; mecenato religioso.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HISTÓRIA DA ARTE.
2006 - 2008
Mestrado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Rockwell Kent e o Brasil,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Jorge Sidney Coli Júnior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
1994 - 1997
Graduação em Bacharelado em Artes Plásticas.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Van Gogh: Abstrações.
Orientador: Prof. Dr. Percival Tirapeli.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em História da Cartografia no Brasil I. (Carga horária: 48h).
Museu Paulista da Universidade de São Paulo, MP-USP, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Iconografía y multiculturalidad en el arte colonial sudamericano. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, FFLCH USP, Brasil.
2018 - 2018
Grupo de Estudos do Núcleo LEME/UNIFESP - História da Arte. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2018 - 2018
Difusão e Permanência da Tradição Clássica. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Grupo de Estudos do Núcleo LEME/UNIFESP - História da Arte. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2017 - 2017
Minicurso "Bosch e Bruegel, o Velho: a pintura nórdica entre o final da Ida. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2017 - 2017
História da Arte.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2016 - 2016
Coleções em Diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo. (Carga horária: 16h).
Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.
2016 - 2016
História da Fotografia. (Carga horária: 12h).
Fundação Ema Klabin, FEK, Brasil.
2016 - 2016
Minicurso "Giulio Carlo Argan". (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em História da Cidade de São Paulo. (Carga horária: 36h).
Museu de Arte Sacra de São Paulo, MAS - SP, Brasil.
2015 - 2015
A Iconografia como Metodologia de Investigação em. (Carga horária: 9h).
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Estadual de Campin, IFCH - UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Arte Sacra e Bens Culturais: O Universo Paulista. (Carga horária: 51h).
Faculdade de São Bento - Museu de Arte Sacra de São Paulo, FSB - MAS, Brasil.
2014 - 2014
Historiografia e Crítica de Arte no Brasil. (Carga horária: 14h).
Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Arte Sacra e Bens Culturais: Museologia e História. (Carga horária: 52h).
Faculdade de São Bento - Museu de Arte Sacra de São Paulo, FSB - MASSP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Fundamentos da Arte e da Arte Sacra. (Carga horária: 52h).
Faculdade de São Bento - Museu de Arte Sacra de São Paulo, FSB - MASSP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Arte Sacra e Bens Culturais: Seus Universos Simból. (Carga horária: 52h).
Faculdade de São Bento - Museu de Arte Sacra de São Paulo, FSB - MASSP, Brasil.
2013 - 2013
Heinrich Wölfflin e as Origens da Noção de Barroco na História da Arte.
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU-USP, Brasil.
2012 - 2012
A História da História da Arte: Academia, Museu, U. (Carga horária: 20h).
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Estadual de Campin, IFCH - UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
A Recepção das Tradições Artísticas no Brasil: Apropriações e Re-Elaboraçõe. (Carga horária: 135h).
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU-USP, Brasil.
2011 - 2011
Relendo a Virada: A Pintura de Fins do Século XIX e Início do XX Através do. (Carga horária: 16h).
Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.
2010 - 2010
Metrópole e Vanguardas Artísticas. (Carga horária: 135h).
Faculdade de Aruqitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU-USP, Brasil.
2008 - 2008
História geral da Arte I. (Carga horária: 16h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2008 - 2008
História Geral da Arte II. (Carga horária: 16h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2008 - 2008
História Geral da Arte III. (Carga horária: 16h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2008 - 2008
História Geral da Arte IV. (Carga horária: 16h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2007 - 2007
Curso Introdutório à História da Arte a partir da. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2007 - 2007
Curso Introdutório à História da Arte a partir da. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2007 - 2007
Curso Introdutório à História da Arte a partir da. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2007 - 2007
Curso Introdutório à História da Arte a partir da. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2006 - 2006
Encontros com a Coleção do Masp - Renato Brolezzi. (Carga horária: 34h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2006 - 2006
Introdução às História da Arte do Século XX - Rena. (Carga horária: 24h).
Caixa Cultural, CAIXA, Brasil.
2006 - 2006
Curso Introdutório à História da Arte a partir da. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2006 - 2006
Curso Introdutório à História da Arte a partir da. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2006 - 2006
Curso Introdutório à História da Arte a partir da. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2004 - 2006
Especialização em História da Arte.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
2005 - 2005
Curso Introdutório à História da Arte a partir da. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2005 - 2005
Curso Introdutório à História da Arte a partir da. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2005 - 2005
Curso Introdutório à História da Arte a partir da. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2005 - 2005
Curso Introdutório à História da Arte a partir da. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2005 - 2005
Curso Introdutório à História da Arte a partir da. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2005 - 2005
Curso Introdutório à História da Arte a partir da. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2004 - 2004
Curso Introdutório à História da Arte a partir da. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2004 - 2004
Curso Introdutório à História da Arte a partir da. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2004 - 2004
Curso Introdutório à História da Arte a partir da. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2002 - 2002
Arte e Magia: Elementos para uma Reflexão Estética. (Carga horária: 60h).
Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, IA-UNESP, Brasil.
2001 - 2002
Extensão universitária em Fundamentos da Cultura e das Artes. (Carga horária: 360h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP-IA, Brasil.
1996 - 1996
História da Arte. (Carga horária: 60h).
Liceu de Artes e Oficios de São Paulo, LICEU, Brasil.
1995 - 1995
Barroco Memória Viva (Minas Gerais, Salvador, Rio. (Carga horária: 45h).
Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, IA-UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora pós-doutoranda, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplina Eletiva: Circulações de Artistas, Modelos e Artefatos: Outros caminho para a Modernidade da Arte no Brasil: possibilidades e percursos dentro da historiografia da arte

Atividades

07/2018 - 07/2018
Ensino, História da Arte, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Circulações de Artistas, Modelos e Artefatos: Outros Caminhos para a Modernidade da Arte no Brasil: possibilidades de percursos dentro da historiografia da arte
07/2017 - 07/2017
Ensino, História da Arte, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos da Tradição Clássica 2: Cidade e Igrejas dentro e fora da Tratadística

Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, IA-UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária-PED B Artes Visuais, Carga horária: 2
Outras informações
Docente do Programa de Graduação em Artes Visuais, disciplina AP 498A - História da Arte IV, cumprindo o Programa de Estágio Docente B - PED B, como voluntária.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda em História, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O CICLO ICONOGRÁFICO DE BENEDITO CALIXTO DE JESUS NA CAPELA DO SANTÍSSIMO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO EM SÃO PAULO E O MECENATO RELIGIOSO DE DOM DUARTE LEOPOLDO E SILVA: CIRCULAÇÃO E TRANSFERÊNCIAS CULTURAIS
Descrição: No ano de 1918, o artista historiador Benedito Calixto de Jesus executa uma encomenda de seis pinturas a óleo sobre tela, para a decoração da Capela do Santíssimo, localizada no interior da Igreja de Nossa Senhora da Consolação, na cidade de São Paulo. Representando as cenas ?A Caminho de Emaús?, ?Ceia em Emaús?, ?Santo Antonio de Pádua?, ?São Tomás de Aquino?, ?São Tarcísio? e ?Santa Clara?, Calixto dialoga com a tradição italiana purista, através da inserção das figuras centralizadas em cenas repletas de recuperação arqueológica, conforme se pode observar atentamente nas seis pinturas da referida Capela. Além disso, destaca-se na encomenda calixtiana um forte vínculo com seu encomendante e mecenas, Dom Duarte Leopoldo e Silva, que no início do século XX determina que a antiga Igreja da Consolação seja demolida para ser reconstruída segundo os padrões historicistas apregoados pela Igreja Romanizadora, construída a partir do projeto do engenheiro alemão Maximilian Emil Hehl. Propõe-se que Dom Duarte atue como mecenas e que desenvolva um projeto artístico religioso vinculado aos preceitos papais, preceitos estes que ecoam por outras igrejas não só paulistanas, como também latino-americanas, o que indicaria uma circulação temática, ideológica, histórica e política, sobretudo. Assim, a partir do conjunto de Calixto torna-se possível compreender a circulação de modelos que o próprio artista faz, dialogando com artistas italianos e com suas próprias obras, que possuem repetições iconográficas, o que denotaria a existência de um ativo mercado religioso, promovido por Dom Duarte e pela Igreja Romanizadora, tanto em São Paulo, quanto na Itália e na América Latina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Os Anjos na Arte Brasileira: um estudo tipológico, iconográfico e interpretativo.
Descrição: A iconografia dos anjos e outros seres espirituais no conjunto da chamada ?hierarquia celestial? percorre os caminhos da História da Arte Sacra ocidental de modo contundente. No âmbito desta pesquisa, interessa averiguar este universo de representação, com foco centralizado aos modelos de anjos dos séculos XVI ao XVIII. Este degrau da pesquisa representa um direcionamento cronológico com intuito aproximativo do objeto da pesquisa, qual seja, a representação dos anjos na escultura brasileira do período colonial, visando o desenvolvimento de um sistema tipológico para o estudo dos anjos, com base nos materiais utilizados, funções e localizações das peças, assim como na iconografia. Mesmo focado especialmente no século XVIII, cabem aqui estudos comparativos com a representação de anjos de modo mais geral na arte sacra brasileira dos séculos XIX e XX..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2016
A Obra Religiosa de Benedito Calixto em São Paulo
Descrição: Considerando a grande extensão de obras religiosas do artista Benedito Calixto de Jesus produzidas entre o final do século XIX e sua morte em 1927 e sua respectiva inserção no mercado de arte religiosa, a presente pesquisa de doutorado visa compreender como tais encomendas religiosas são feitas, bem como estabelecer o papel que as mesmas desempenham sobre o mercado de arte religioso nesse momento. Uma vez que o mercado de arte não religiosa em São Paulo é praticamente inexistente na virada do século XIX para o XX, a pesquisa pretende analisar os meandros das encomendas de arte religiosa, feitas por padres e igrejas, com a finalidade de não apenas decorar templos religiosos, como também servir de mecanismo de controle social, político e econômico, para além da questão da fé propriamente dita. Desse modo, pretende-se analisar toda a produção religiosa de Calixto, executada na cidade de São Paulo, no interior e no litoral paulista, na cidade do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Além disso, o projeto ainda tem por objetivo estudar um dos temas recorrentes de Calixto, constituído pela Ceia em Emaús. Aqui, através do estudo iconográfico, buscar-se-ão seus diálogos com a arte produzida durante o movimento da Romanização, bem como com seus professores. Partindo dos modelos de arte religiosa existentes tanto em Calixto, quanto na arte religiosa europeia, será possível compreender as semelhanças e as diferenças concernentes à iconografia e ao mercado de arte religiosa em si, tanto brasileiro quanto europeu desse período..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Rockwell Kent e o Brasil
Descrição: A viagem de Rockwell Kent ao Brasil, em novembro de 1937, suscita uma série de questões inéditas tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Assim, a presente dissertação busca pontuar e analisar todas as implicações que antecedem sua viagem de nove dias ao Brasil, como observador político, bem como abrange todos os fatos decorrentes de sua estada, os quais englobam a redação de seu relatório "Brazil and Vargas", além do início de sua amizade com Candido Portinari; a dissertação igualmente privilegia as conseqüências da viagem de Rockwell Kent ao Brasil, sempre partindo da análise dos documentos obtidos junto ao Smithsonian Institution, em Washington e ao Projeto Portinari, no Rio de Janeiro. Desse modo, tem-se um amplo campo de trabalho no qual é possível perceber as implicações de sua viagem dentro de um espectro mais amplo, envolvendo Brasil e Estados Unidos dentro do panorama intelectual, econômico, político e cultural de 1937 a 1955.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HISTÓRIA DA ARTE.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Holandês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:3
PHILIPPOV, Karin, Rockwell Kent e o Brasil. Campinas: Unicamp/IFCH, 2008(Dissertação de Mestrado em História).  Data: 13/07/2009

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PHILIPPOV, K.2019PHILIPPOV, K.. O Recolhimento da Luz Através das Tintas de Benedito Calixto de Jesus. Piratininga Revista do Museu de Arte Sacra de São Paulo, v. 1, p. 10-12, 2019.

2.
PHILIPPOV, K.2018PHILIPPOV, K.. O SILÊNCIO HISTORIOGRÁFICO NA PINTURA RELIGIOSA PAULISTANA ANTERIOR À SEMANA DE ARTE MODERNA: O CASO DE BENEDITO CALIXTO DE JESUS. Arte y Património, v. 3, p. 115-123, 2018.

3.
PHILIPPOV, K.2018PHILIPPOV, K.. Entre lo sacro y lo profano: el caso del Retrato de Dama como Sancta Cecília (c. 1720) y sus relacciones sacro-profanas en la Colección Ema Gordon Klabin Entre o sacro e o profano: o caso do Retrato de Dama como Santa Cecília (c. 1720) e suas relações sacro-profanas na Coleção Ema Gordon Klabin Between the sacred and the profane: the case of the Portrait of Dame as Saint Cecilia (c. 1720) and its. MIRABILIA JOURNAL, v. 08, p. 103-112, 2018.

4.
PHILIPPOV, K.2008PHILIPPOV, K.. Brazil and Vargas?: Reflexões sobre o Relatório de Rockwell Kent após sua viagem ao rio de janeiro em 1937. Revista de História da Arte e Arqueologia, v. 7, p. 99-111, 2008.

5.
PHILIPPOV, K.2008PHILIPPOV, K.. Saudade e Nhá Chica: duas cenas de gênero de José Ferraz de Almeida Júnior. 19&20 (Online), v. III, p. s.p., 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
PHILIPPOV, K.. Benedito Calixto de Jesus e o Sentido de sua pintura na Igreja de Santa Cecília nos primeiros anos da República: uma questão histórica e religiosa. In: Percival Tirapeli; Danielle Manoel dos Santos Pereira. (Org.). Patrimônio Sacro na América Latina - Arquitetura, Arte e Cultura no século XIX. 1ed.São Paulo: Arte Integrada; Unesp, Instituto de Artes, 2017, v. 1, p. 281-294.

2.
PHILIPPOV, K.. AS IGREJAS DE SANTA CECÍLIA E DE NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO: DOIS EXEMPLOS DE POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DAS IGREJAS REVIVALISTAS DE SÃO PAULO. In: BRANDÃO, Angela; TATSCH, Flavia Galli; DRIEN, Marcela. (Org.). Política(s) na História da Arte: Redes, Contextos e Discursos de Mudança. 1ªed.Bragança Paulista, SP: Margem da Palavra, 2017, v. 1, p. 199-210.

3.
PHILIPPOV, K.. AS IGREJAS DE SANTA CECÍLIA E DE NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO: DOIS EXEMPLOS DE POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DAS IGREJAS REVIVALISTAS DE SÃO PAULO. In: BRANDÃO, Angela; TATSCH, Flavia Galli; DRIEN, Marcela. (Org.). Política(s) na História da Arte: Redes, Contextos e Discursos de Mudança. 1ªed.São Paulo: Programa de Pós-Graduação em História da Arte UNIFESP, 2017, v. 1, p. 156-164.

4.
PHILIPPOV, K.. Saudade e Nhá Chica: duas cenas de gênero de José Ferraz de Almeida Júnior. In: CAVALCANTI, Ana M.T.;DAZZI, Camila; VALLE, Arthur. (Org.). Oitocentos: Arte Brasileira do Império à Primeira República. Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes UFRJ/DezenoveVinte, 2008, v. , p. 431-434.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PHILIPPOV, K.. DA LUZ GÓTICA TRANSCENDENTAL À LUZ POLÍTICA E HISTÓRICA NA PINTURA RELIGIOSA DE BENEDITO CALIXTO: O CASO DE PEDRO CORREA. In: I Encontro Internacional LEME/UNIFESP Modos de Circulação e Transferências Culturais e Artísticas na Europa do Medievo, 2018, Guarulhos. I Encontro Internacional LEME/UNIFESP Modos de Circulação e Transferências Culturais e Artísticas na Europa do Medievo. Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo,, 2018. v. 1. p. 113-120.

2.
PHILIPPOV, K.. Cor e Luz na Obra Religiosa de Benedito Calixto: uma possível perspectiva na Igreja de Santa Cecília. In: XI Encontro de História da Arte: Da percepção à palavra: Luz e Cor na História da Arte, 2015, Campinas. XI Encontro de História da Arte: Da percepção à palavra: Luz e Cor na História da Arte. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2015. v. 1. p. 280-284.

3.
PHILIPPOV, K.. A Transmutação Iconográfica na Obra Religiosa de Benedito Calixto em São Paulo. In: XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014, Uberlândia. Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica Uberlândia - 2014 TERRITÓRIOS DA HISTÓRIA DA ARTE. Uberlândia: Comitê Brasileiro de História da Arte - CBHA, 2014. v. 1. p. 599-603.

4.
PHILIPPOV, K.. A Transdisciplinaridade na Obra Religiosa de Benedito Calixto: Historiografia, Arte e Teologia. In: X Encontro de História da Arte, 2014, Campinas. X Encontro de História da Arte: Estudos Transdisciplinares e Métodos de Análise. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2014. v. 1. p. 299-304.

5.
PHILIPPOV, K.. A produção religiosa de Benedito Calixto e a ótica do mecenato religioso. In: IX Encontro de História da Arte - Circulação e trânsito de imagens e ideias na História da Arte, 2013, Campinas. IX Encontro de História da Arte - Circulação e trânsito de imagens e ideias na História da Arte, 2013. p. 154-160.

6.
PHILIPPOV, K.. A Balsa da Medusa de Théodore Géricault: uma questão de método, uma encruzilhada de interpretações. In: VIII Encontro de História da Arte - História da Arte e Curadoria, 2012, Campinas. VIII Encontro de História da Arte - História da Arte e Curadoria, 2012. p. 296-304.

7.
PHILIPPOV, K.. A produção gráfica de Rockwell Kent no Brasil. In: IV Encontro de História da Arte - A Arte e a História da Arte entre a Produção e a Reflexão - 2008, 2008, Campinas. IV Encontro de História da Arte - A Arte e a História da Arte entre a Produção e a Reflexão, 2008. p. 905-912.

8.
PHILIPPOV, K.; Philippov, Karin . A Saudade de José Ferraz de Almeida Júnior: uma análise dos aspectos icongráficos. In: 16o.Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa em Artes Plásticas (ANPAP), 2007, Florianópolis. 16o. Encontro Nacional da Anpap. Florianópolis, Santa Catarina: Associação Nacional de Pesquisadores em artes Plásticas, 2007.

9.
PHILIPPOV, K.. A ?Saudade? de José Ferraz de Almeida Junior: Uma análise dos aspectos iconográficos. In: I Seminário de Pesquisa de História da Arte, 2007, São Paulo. I Seminário de Pesquisa de História da Arte - caderno de pesquisa. São Paulo: Fundação Armando Álvares Penteado, 2007. p. 72-79.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PHILIPPOV, K.. Dom Duarte Leopoldo e Silva e a Reconstrução Revivalista do Patrimônio Religioso de São Paulo: o caso da Igreja de Nossa Senhora da Consolação. In: COLÓQUIO HISTÓRIAS DE SÃO PAULO - Construções e desconstruções, 2018, Guarulhos. COLÓQUIO HISTÓRIAS DE SÃO PAULO - Construções e desconstruções. Guarulhos: Unifesp, 2018. v. 1. p. 71-71.

2.
PHILIPPOV, K.. Benedito Calixto de Jesus e o Sentido de sua Pintura na Igreja de Santa Cecília nos Primeiros Anos da República: uma questão histórica e religiosa. In: II Seminário Internacional patrimônio Sacro, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos do II Seminário Internacional Patrimônio Sacro. São Paulo: Unesp, Instituto de Artes; USP, Faculdade de São Bento de São Paulo, 2015. v. 1. p. 40-40.

3.
PHILIPPOV, K.. Van Gogh:Razão ou Loucura? Uma Visão pela Cor. In: I Jornada de Pesquisa (Graduação e Pós-Graduação), 1996. I Jornada de Pesquisa (Graduação e Pós-Graduação). São Paulo, 1996. p. 55-58.

Artigos aceitos para publicação
1.
PHILIPPOV, K.; TACCA, P. C. D. C. . A CEIA EM EMAÚS, UMA POSSÍVEL ATRIBUIÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NO ACERVO DO MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES DO RIO DE JANEIRO. Anuário do Museu Nacional de Belas Artes., 2016.

2.
PHILIPPOV, K.. ' Jesus Cristo e a Virgem: uma atribuição de autoria '. Anuário do Museu Nacional de Belas Artes., 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
PHILIPPOV, K.. Da Luz Gótica Transcendental à Luz Política e Histórica na Pintura Religiosa de Benedito Calixto: o caso de Pedro Correa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PHILIPPOV, K.. Pedro Correa Através da Imagem: uma construção histórica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PHILIPPOV, K.. Entre o Sacro e o Profano: O Retrato de Dama como Santa Cecília da Coleção Ema Klabin. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PHILIPPOV, K.. Igrejas de Santa Cecília e São José, Nossa Senhora da Consolação e São João Batista, Nossa Senhora da Conceição de Santa Ifigênia e Capela da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PHILIPPOV, K.. Benedito Calixto na Capela do Santíssimo da Igreja da Consolação: modelos diante da Modernidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PHILIPPOV, K.. Aula in loco sobre as pinturas de Benedito Calixto na Igreja de Santa Cecília. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PHILIPPOV, K.. Palestra 'A Pintura Religiosa de Benedito Calixto e a Igreja de Santa Cecília'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PHILIPPOV, K.. Palestra da 3ª Jornada do Patrimônio 'Benedito Calixto e a Igreja de Santa Ifigênia'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PHILIPPOV, K.. A Catedral da Sé e a Noção de 'Escola de Arte' no Século XX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PHILIPPOV, K.. As Igrejas de Santa Cecília e de Nossa Senhora da Consolação: dois exemplos de política de preservação das igrejas revivalistas de São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
PHILIPPOV, K.. A Capela do Santíssimo da Igreja de Nossa Senhora da Consolação Através de Benedito Calixto: Aproximações e Distanciamentos Historiográficos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PHILIPPOV, K.. A Capela do Santíssimo da Igreja de Nossa Senhora da Consolação Através de Benedito Calixto: Aproximações e Distanciamentos Historiográficos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PHILIPPOV, K.. ?Benedito Calixto e sua Concepção de Modernidade diante da Semana de Arte de 1922?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
PHILIPPOV, K.. I Encontro Unifesp de Pós-Doutores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PHILIPPOV, K.. 'Como Ver a Arte Através dos Séculos: Possibilidades de Interpretação'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
PHILIPPOV, K.. A Produção Religiosa de Benedito Calixto na Capela do Santíssimo da Igreja da Consolação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
PHILIPPOV, K.. A Obra Religiosa de Benedito Calixto de Jesus através do mecenato de Dom Duarte Leopoldo e Silva na Igreja de Santa Cecília. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PHILIPPOV, K.. A Obra Religiosa de Benedito Calixto de Jesus através do mecenato de Dom Duarte Leopoldo e Silva na Igreja de Santa Cecília. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PHILIPPOV, K.. A Produção Religiosa de Benedito Calixto na Capela do Santíssimo da Igreja da Consolação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PHILIPPOV, K.. Teatralização e Artificialismo: a fotografia encenada de Benedito Calixto na série de Santa Thereza. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PHILIPPOV, K.. Palestra 'A Produção Religiosa de Benedito Calixto de Jesus na Capela do Santíssimo da Igreja de Nossa Senhora da Consolação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
PHILIPPOV, K.. Benedito Calixto de Jesus e o Sentido de sua Pintura na Igreja de Santa Cecília nos Primeiros Anos da República: uma questão histórica e religiosa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PHILIPPOV, K.. A Pintura de Benedito Calixto na Igreja de Santa Ifigênia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
PHILIPPOV, K.. Cor e Luz na Obra Religiosa de Benedito Calixto: uma possível perspectiva na Igreja de Santa Cecília. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PHILIPPOV, K.. A Representação da Leitura na Arte do Século XIX - como ver e interpretar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
PHILIPPOV, K.. O Patrimônio Religioso de Benedito Calixto de Jesus nas Igrejas de São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
PHILIPPOV, K.. Benedito Calixto de Jesus. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
PHILIPPOV, K.. Visita Monitorada na Pinacoteca/SP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
PHILIPPOV, K.. Palestra lendo letras e Imagens: 'O Olhar Atento para a Arte: um Exercício Contínuo'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
PHILIPPOV, K.. A Transdisciplinaridade na Obra Religiosa de Benedito Calixto: Historiografia, Arte e Teologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PHILIPPOV, K.. A Transmutação Iconográfica na Obra Religiosa de Benedito Calixto em São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
PHILIPPOV, K.. Palestra Lendo letras e Imagens: 'Sobre a Saudade de José Ferraz de Almeida Júnior e a Pesquisa Bibliográfica'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
PHILIPPOV, K.. A Produção Religiosa de Benedito Calixto e a Ótica do Mecenato Religioso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
PHILIPPOV, K.. A Balsa da Medusa de Théodore Géricault: uma questão de método, uma encruzilhada de interpretações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
PHILIPPOV, K.. A Viagem de Rockwell Kent ao Brasil: antecedentes e consequências político-culturais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
PHILIPPOV, K.. Aspectos Históricos, Políticos e Artísticos da Viagem de Rockwell Kent ao Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
PHILIPPOV, K.. A Produção Gráfica de Rockwell Kent no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
PHILIPPOV, K.. Saudade e Nhá Chica: duas cenas de gênero de José Ferraz de Alemida Júnior. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
PHILIPPOV, K.. A Saudade de José Ferraz de Almeida Júnior: uma análise dos aspectos iconográficos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
PHILIPPOV, K.. A Saudade de José Ferraz de Almeida Júnior:uma análise dos aspectos iconográficos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
PHILIPPOV, K.. A SAUDADE DE JOSÉ FERRAZ DE ALMEIDA JÚNIOR: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS ICONOGRÁFICOS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
PHILIPPOV, K.. I Jornada de Pesquisa (Graduação e Pós-Graduação). 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PHILIPPOV, K.. I Encontro Internacional LEME/UNIFESP - Modos de Circulação e Transferências Culturais Artísticas na Europa do Medievo. Guarulhos: UNIFESP, 2018 (Caderno de Resumos).

2.
PHILIPPOV, K.. A Capela do Santíssimo da Igreja de Nossa Senhora da Consolação Através de Benedito Calixto: Aproximações e Distanciamentos Historiográficos. Guarulhos: Unifesp, 2017 (Caderno de Resumos do II Encontro de Pesquisas em História da Arte).

3.
PHILIPPOV, K.. I Encontro de Pesquisas em História da Arte. Guarulhos 2016 (Caderno de Resumos).

4.
PHILIPPOV, K.. A Transmutação Iconográfica na Obra Religiosa de Benedito Calixto em São Paulo. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica, 2014 (Caderno de Resumos).

5.
Rufinoni, Priscila ; Margotto, Samira ; PHILIPPOV, K. . Eighth Sea Biennial Salon: Waves, Bridges and Navigable Interventions. Vitória: Prefeitura Municipal de Vitória, Secretaria Municipal de Cultura, Casa Porto das Artes Plásticas, 2009. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PHILIPPOV, K.. Olhando o passado no Palácio Tiradentes. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PHILIPPOV, K.. 'Mecenas, arcebispo banca arte sacra no início do século 20 em São Paulo: Religioso transformou igrejas e coordenou grupo de artistas, entre os quais Benedito Calixto'. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PHILIPPOV, K.; RONCOLATO, M. ; LIMA JUNIOR, C. ; ALVES, C. F. ; SCHWARCZ, L. . 'Em quadros: a Proclamação da República e seus significados'. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PHILIPPOV, K.. IV Seminário Internacional Patrimônio Sacro: arquitetura e arte em São Paulo, do colonial ao moderno. 2018; Tema: Patrimônio religioso e sacro de São Paulo. (Blog).

2.
RIOS, G. C. ; PHILIPPOV, K. . A Pintura Sacra de Benedicto Calixto. 2016; Tema: Coletânea da produção sacra de Benedito Calixto em vídeo, com texto de minha autoria. (Rede social).

3.
PHILIPPOV, K.. Saudade. 2015; Tema: Texto sobre a obra Saudade de José Ferraz de Almeida Júnior. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
PHILIPPOV, K.; RIOS, G. C. . A Pintura Sacra de Benedicto Calixto. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DVD).

2.
PHILIPPOV, K.. Curso Introdutório de História da Arte: Breve Panorama da Arte Europeia do Século XII ao Início do Século XX'. 2016. (Curso de Extensão do programa UniversIDADE).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
PHILIPPOV, K.; ISHIKI, M. O.; OLIVEIRA, A. G. C.. Participação em banca de Camila Alves Cabral. A Arte Oriental em São Paulo: a arte japonesa nos templos budistas Shingon. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
BRANDAO, A.; REGINALDO, L.; TAVARES, A.; PHILIPPOV, K.. Participação em banca de Joyce Farias de Oliveira. Niger, sed formosus: a construção da imagem de São Benedito. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História da Arte) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de S.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRANDAO, A.; PHILIPPOV, K.. Participação em banca de Robson Figueiredo da Silva.A Talha do Século XVIII na Coleção de Ema Gordon Klabin: concatenações entre o mobiliário doméstico e a obra do Mestre Valentim. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PHILIPPOV, K.. XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2015. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula Inaugural PPGHA EFLCH UNIFESP "Transferências Artísticas na Europa Gótica: entre circulações materiais, transformações do significado e requalificação dos saber-fazer". 2018. (Outra).

2.
I Encontro Internacional LEME/UNIFESP. Modos de Circulação e Transferências Cult.Da Luz Gótica Transcendental à Luz política e Histórica na Pintura de Benedito Calixto: o caso de Pedro Correa. 2018. (Encontro).

3.
I Encontro Internacional LEME/UNIFESP. Modos de Circulação e Transferências Cult. 2018. (Encontro).

4.
I Encontro Internacional LEME/UNIFESP. Modos de Circulação e Transferências Cult.MESA 9. 2018. (Encontro).

5.
III Encontro de Pesquisas em História da Arte.Paisagem no Cenário Brasileiro: do limiar do XIX ao início do XX. 2018. (Encontro).

6.
III Encontro de Pesquisas em História da Arte. 2018. (Encontro).

7.
III Encontro de Pesquisas em História da Arte.Benedito Calixto na Capela do Santíssimo da Igreja da Consolação: modelos diante da Modernidade. 2018. (Encontro).

8.
IV Congresso Acadêmico da Unifesp - Universidade e Sociedade: Saberes em Diálogo no ano de 2018. Mesa 17. 2018. (Congresso).

9.
IV Congresso Acadêmico da Unifesp - Universidade e Sociedade: Saberes em Diálogo no ano de 2018. Mesa 05. 2018. (Congresso).

10.
IV Congresso Acadêmico da Unifesp - Universidade e Sociedade: Saberes em Diálogo no ano de 2018. 2018. (Congresso).

11.
IV Seminário Internacional patrimônio Sacro.Igrejas de Santa Cecília e São José, Nossa Senhora da Consolação e São João Batista, Nossa senhora da Conceição de Santa Ifigênia e Capela da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. 2018. (Seminário).

12.
IV Seminário Internacional Patrimônio Sacro. 2018. (Seminário).

13.
Palestra "A Coleção Ema Klabin - A Talha do Mestre Valentim na Coleção Ema Klabin". 2018. (Outra).

14.
Palestra "A Representação da Mulher e do Universo Feminino". 2018. (Outra).

15.
Palestra "Arte da China e do japão - Ciclo de Palestras do Livro A Coleção Ema Klabin. 2018. (Outra).

16.
Palestra "Arte Holandesa, Flamenga e Francesa na Coleção Ema Klabin". 2018. (Outra).

17.
Palestra "Coleção Ema Klabin - Uma História do Mobiliário na Coleção Ema Klabin". 2018. (Outra).

18.
Palestra "Entre o Sacro e o Profano: O Retrato de Dama como Santa Cecília da Coleção Ema Klabin.Entre o Sacro e o Profano: O Retrato de Dama como Santa Cecília da Coleção Ema Klabin. 2018. (Outra).

19.
Palestra "O Final do Século XIX e o Início do XX: a "Escola de Paris" na Coleção Ema Klabin". 2018. (Outra).

20.
Palestra "Pedro Correa através da imagem: uma construção histórica".Pedro Correa Através da Imagem: uma construção histórica. 2018. (Outra).

21.
Palestra "Retrato de Dama Florentina de Alessando Allori - Um Estudo Histórico Cultural. 2018. (Outra).

22.
Aula Inaugural PPGHA EFLCH UNIFESP " Veneza e o Islã". 2017. (Outra).

23.
Aula in loco sobre as pinturas de Benedito Calixto na Igreja de Santa Cecília.Aula in loco sobre as pinturas de Benedito Calixto na Igreja de Santa Cecília. 2017. (Outra).

24.
Colóquio "Aby Warburg e sua Tradição". 2017. (Outra).

25.
I Encontro de Pós-Doutores Unifesp. 2017. (Encontro).

26.
I Encontro de Pós-Doutores Unifesp.O Ciclo Iconográfico de Benedito Calixto de Jesus na Capela do Santíssimo da Igreja de Nossa Senhora da Consolação. 2017. (Encontro).

27.
II Encontro de Pesquisas em História da Arte.Mesa 11. 2017. (Encontro).

28.
II Encontro de Pesquisas em História da Arte.Mesa 18. 2017. (Encontro).

29.
II Encontro de Pesquisas em História da Arte.A Capela do Santíssimo da Igreja de Nossa Senhora da Consolação Através de Benedito Calixto: Aproximações e Distanciamentos Historiográficos. 2017. (Encontro).

30.
II Encontro de Pesquisas em História da Arte. 2017. (Encontro).

31.
III Seminário Internacional Patrimônio Sacro. 2017. (Seminário).

32.
III Simpósio Internacional Formação de Educadores em Arte e Pedagogia - Mackenzie. 2017. (Simpósio).

33.
Mesa Redonda "Bandeirantes: do mito unificador à controvérsia". 2017. (Outra).

34.
Palestra: ?Benedito Calixto e sua Concepção de Modernidade diante da Semana de Arte de 1922?.?Benedito Calixto e sua Concepção de Modernidade diante da Semana de Arte de 1922?. 2017. (Outra).

35.
Palestra "A Mitologia Greco-Romana na Arte Paleocristã: o caso do Vulto de Cristo". 2017. (Outra).

36.
Palestra "A Pintura Religiosa de Benedito Calixto e a Igreja de Santa Cecília".Palestra "A Pintura Religiosa de Benedito Calixto e a Igreja de Santa Cecília". 2017. (Outra).

37.
Palestra "Arquitetura do Oriente Médio ao Ocidente. A Transferência de elementos arquitetônicos através do Mo Mediterrâneo até Florença". 2017. (Outra).

38.
Palestra "Ateliê de Artista no Século XIX". 2017. (Outra).

39.
Palestra "Considerações sobre Ex-Votos". 2017. (Outra).

40.
Palestra "O Novo Mundo Descobre a Ásia". 2017. (Outra).

41.
Palestra "Os Gêneros Escultóricos na Obra de Rodolfo Bernardelli. 2017. (Outra).

42.
Palestra Lente Cultural.A Catedral da Sé e a Noção de "Escola de Arte" no Século XX. 2017. (Outra).

43.
Palestra MASP "Anna Maria Maiolino: estilo tardio às avessas". 2017. (Outra).

44.
Seminário Internacional MASP de Arte Pré-Colombiana. 2017. (Seminário).

45.
X Jornadas de História da Arte: Política(s) na História da Arte Redes Contextos e Discursos de Mudança. 2017. (Congresso).

46.
X Jornadas de História da Arte: Política(s) na História da Arte Redes Contextos e Discursos de Mudança. As Igrejas de Santa Cecília e de Nossa Senhora da Consolação: dois exemplos de política de preservação das igrejas revivalistas de São Paulo. 2017. (Congresso).

47.
2ª Jornada do Patrimônio.A Produção Religiosa de Benedito Calixto na Capela do Santíssimo da Igreja da Consolação. 2016. (Outra).

48.
Colóquio de História da Arte e da Cultura do Renascimento UNIFESP - MASP. 2016. (Congresso).

49.
Conferência "Conversas com Objetos". 2016. (Outra).

50.
I Encontro de Pesquisas em História da Arte. 2016. (Encontro).

51.
I Encontro de Pesquisas em História da Arte.A Obra Religiosa de Benedito Calixto de Jesus através do mecenato de Dom Duarte Leopoldo e Silva na Igreja de Santa Cecília. 2016. (Encontro).

52.
I Simbralac- Simpósio Brasil América Latina de Arte e Cultura.Teatralização e Artificialismo: a fotografia encenada de Benedito Calixto na série de Santa Thereza. 2016. (Simpósio).

53.
I Simbralac- Simpósio Brasil América Latina de Arte e Cultura. 2016. (Simpósio).

54.
Jornada do Patrimônio-Barroco Memória Viva 2016.A Produção Religiosa de Benedito Calixto na Capela do Santíssimo da Igreja da Consolação. 2016. (Encontro).

55.
Palestra "A Iconologia de Cesare Ripa: uma introdução". 2016. (Outra).

56.
Palestra"Akua'ba: uma análise da produção escultórica Ashanti"". 2016. (Outra).

57.
Palestra "As Instituições de Arte no Brasil do Século XIX". 2016. (Outra).

58.
Palestra "Como Ver a Arte Através dos Séculos: Possibilidades de de Interpretação".Palestra "Como Ver a Arte Através dos Séculos: Possibilidades de Interpretação". 2016. (Outra).

59.
Palestra "Djanira e a Maneira do popular". 2016. (Outra).

60.
Palestra "Giovanni Bellini - Cristo Morto entre a Madona e São João Evangelista, Milão, Pinacoteca Brera, c.1460-1465". 2016. (Outra).

61.
Palestra "Gravuras - Construção do Novo Mundo a partir do Olhar Europeu". 2016. (Outra).

62.
Palestra "Leonardo da Vinci - Sant'Aana, Virgem Maria, Menino Jesus e Carneirinho". 2016. (Outra).

63.
Palestra "Michelangelo - Pietà". 2016. (Outra).

64.
Palestra "O Mobiliário Religioso na Coleção de Ema Klabin". 2016. (Outra).

65.
Palestra "O Sentar, o Dormir, o Guardar, o Comer: uma Breve História do Mobiliário". 2016. (Outra).

66.
Palestra "Pessoal e Intransferível: a presença de Noêmia Mourão". 2016. (Outra).

67.
Palestra "Práticas Artísticas e o Novo Ativismo Urbano". 2016. (Outra).

68.
Palestra "Rafael - O Sepultamento de Cristo (Pala Baglioni), Roma Galeria Borghese, 1507". 2016. (Outra).

69.
Palestra "Retratos do Brasil". 2016. (Outra).

70.
Simpósio Internacional Paisagem nas Américas: Pinturas da terra do Fogo ao Ártico. 2016. (Simpósio).

71.
Workshop Modernismos: Conceitos-Contextos-Circulações. 2016. (Seminário).

72.
1ª Jornada do Patrimônio.O Patrimônio Religioso de Benedito Calixto de Jesus nas Igrejas de São Paulo. 2015. (Outra).

73.
Café Teológico:. 2015. (Outra).

74.
Café Teológico: "Mitos na Pintura: Zeus e a Cosmogonia Grega". 2015. (Outra).

75.
Café Teológico - "A Virgem amamentando o Menino e São João Batista criança em adoração, de Giampietrino (São Paulo, MASSP, 1500-1520): as metamorfoses da representação do sagrado no final do Renascimento". 2015. (Outra).

76.
Café Teológico - "Liturgia e Espiritualidade Cristã nos Primórdios do Cristianismo". 2015. (Outra).

77.
Café Teológico - "Um Santo da Modernidade: Papa Paulo VI e a Arte Sacra Moderna". 2015. (Outra).

78.
Café Teológico - O Concílio de Trento e a Roma Barroca. 2015. (Outra).

79.
II Seminário Internacional Patrimônio Sacro.Benedito Calixto de Jesus e o Sentido de sua Pintura na Igreja de Santa Cecília nos Primeiros Anos da República: uma questão histórica e religiosa. 2015. (Seminário).

80.
II Seminário Internacional Patrimônio Sacro.Palestra: "A Pintura de benedito Calixto na Igreja de Santa Ifigênia". 2015. (Outra).

81.
Lendo Letras e Imagens: Pedagogia da Leitura."O Olhar para a Arte: um Exercício Contínuo". 2015. (Outra).

82.
MASP Palestras: A Educação Através das Belas Artes - de Chardin a David. 2015. (Outra).

83.
MASP Palestras: O Retrato na Pintura italiana do Renascimento: Florença e Veneza. 2015. (Outra).

84.
O Modernismo Brasileiro na Coleção de Ema Klabin. 2015. (Outra).

85.
Palestra: "Caixas de Espelho, Pentes e Caixas de Marfim: objetos de luxo, objetos do amor". 2015. (Outra).

86.
Palestra: "Jean-Baptiste Debret e a Representação da Corte no Brasil". 2015. (Outra).

87.
Palestra: "O Santo Sudário de Turim, a História da Arte e a Ciência: a construção imagética de Jesus ao longo do Cristianis"mo. 2015. (Outra).

88.
Palestra: Benedito Calixto de Jesus.Benedito Calixto de Jesus. 2015. (Outra).

89.
Palestra "Fotografia e Vida: uma abordagem sobre o acervo fotográfico da Colecionadora Ema Klabin". 2015. (Outra).

90.
Palestra "Iconografia dos Anjos: Origens, Evolução e Características". 2015. (Outra).

91.
Palestra "Pintura Italiana dos séculos 13 e 14 na coleção do Masp". 2015. (Outra).

92.
Pipocas de Leitura.A Representação da Leitura na Arte do Século XIX - como ver e interpretar. 2015. (Outra).

93.
UBICARS No embalo da rede. Trocas culturais, história e geografia artística do Barroco na América Portuguesa. 2015. (Congresso).

94.
Visita Monitorada na Pinacoteca de São Paulo.Um Percurso pelo Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 2015. (Outra).

95.
XI Encontro de História da Arte.Mesa D1. 2015. (Encontro).

96.
XI Encontro de História da Arte.Mesa A1. 2015. (Encontro).

97.
XI Encontro de História da Arte.Mesa F1. 2015. (Encontro).

98.
"200 Anos de Antonio Francisco Lisboas, O Aleijadinho" IA-UNESP. 2014. (Outra).

99.
"A Pintura de Paisagem dos Taunay no Brasil" Fundação Cultural Ema Klabin. 2014. (Outra).

100.
"Obras Italianas na Coleção de Ema Klabin: o século XVIII" Fundação Cultural Ema Gordon Klabin. 2014. (Outra).

101.
"O Retrato na Pintura Veneziana do Renascimento". 2014. (Outra).

102.
Gravuras Europeias do Final da Idade Média e Início da Era Moderna. 2014. (Outra).

103.
I Simpósio sobre Exibições Virtuais de Acervos e Coleções. 2014. (Simpósio).

104.
Japonismo: o fascínio de Ukiyo-E e Netsuke no Ocidente na Fundação Ema Gordon Klabin. 2014. (Outra).

105.
Lendo Letras e Imagens.Sobre a Saudade de José Ferraz de Almeida Júnior e a Pesquisa Bibbliográfica. 2014. (Outra).

106.
Mito, Guerra e Sociedade na Arte Grega Antiga. 2014. (Outra).

107.
O Escultor Victor Brecheret na Coleção Ema Gordon Klabin. 2014. (Outra).

108.
O Presépio Quando e Como Surgiu. 2014. (Outra).

109.
Os Jardins e sua Arquitetura. 2014. (Outra).

110.
Palestra Uma Breve História do Mobiliário Brasileiro. 2014. (Outra).

111.
Projeto Lendo Letras e Imagens: Pedagogia da Leitura.A Saudade de José Ferraz de Almeida Júnior e a Pesquisa Bibliográfica. 2014. (Outra).

112.
X Encontro de História da Arte.A Transdisciplinaridade na Obra Religiosa de Benedito Calixto: Historiografia, Arte e Teologia. 2014. (Encontro).

113.
X Encontro do Programa de Apoio Didático e do Programa de Estágio Docente. 2014. (Encontro).

114.
XXXIV Colóquio Brasileiro de História da Arte. A Transmutação Iconográfica na Obra Religiosa de Benedito Calixto em São Paulo. 2014. (Congresso).

115.
A Arte dos Jesuítas na América Latina. 2013. (Outra).

116.
Café Teológico: E o Verbo se fez Poesia: o Sagrado e a Transcendência na Poesia Moderna. 2013. (Outra).

117.
Café Teológico - O Palácio de Deus e o Templo do Rei: a iconografia religiosa em Minas Gerais. 2013. (Outra).

118.
Heinrich Wölfflin e as Origens da Noção de Barroco na História da Arte. 2013. (Encontro).

119.
História Cultural do Cristianismo Primitivo. 2013. (Outra).

120.
IX Encontro de História da Arte.A Produção Religiosa de Benedito Calixto e a Ótica do Mecenato Religioso. 2013. (Encontro).

121.
VIII Encontro de História da Arte.A Balsa da Medusa de Théodore Géricault: uma questão de método, uma encruzilhada de interpretações. 2012. (Encontro).

122.
VI Seminário de Pesquisa em História da Arte.A Obra Religiosa de Benedito Calixto: uma leitura histórica e metodológica das questões do mercado de arte sacra. 2012. (Seminário).

123.
III Seminário de Pesquisa em História da Arte.Aspectos Históricos, Políticos e Artísticos da Viagem de Rockwell Kent ao Brasil. 2009. (Seminário).

124.
I Colóquio Nacional de arte Brasileira do Século XIX.Saudade e Nhá Chica: duas cenas de gênero de José Ferraz de Alemida Júnior. 2008. (Outra).

125.
IV Encontro de História da Arte.A Produção Gráfica de Rockwell Kent no Brasil. 2008. (Encontro).

126.
16o.Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa em Artes Plásticas (ANPAP).A Saudade de José Ferraz de Almeida Júnior:uma análise dos aspectos iconográficos. 2007. (Encontro).

127.
III Encontro de História da Arte.A SAUDADE DE JOSÉ FERRAZ DE ALMEIDA JÚNIOR: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS ICONOGRÁFICOS. 2007. (Encontro).

128.
I Seminário de Pesquisa de História da Arte.A Saudade de José Ferraz de Almeida Júnior: uma análise dos aspectos iconográficos. 2007. (Seminário).

129.
Colóquio Convergências na arte Contemporânea. 2006. (Outra).

130.
II Encontro Anual de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. 2006. (Encontro).

131.
II Encontro de História da Arte. 2006. (Encontro).

132.
Seminário Internacional "Crítica de Arte e História da Arte: Desafios Interdisciplinares", promovido pela Abca- Associação Brasileira de Críticos de Arte. 2006. (Seminário).

133.
Encontro com o Artista Aldemir Martins. 2005. (Encontro).

134.
Seminário "Crítica da Crítica", promovido pela Abca - Associação Brasileira de Críticos de Arte. 2005. (Seminário).

135.
Seminário Vanguarda e Modernidade nas Artes Brasileiras. 2005. (Seminário).

136.
"Seminário Internacional: Modernidade, Cultura Materila e Estilos de Vida". 2004. (Seminário).

137.
Seminário Internacional "Arte, Crítica e Mundialização". 2004. (Seminário).

138.
I Jornada de Pesquisa (Graduação e Pós-Graduação).Van Gogh: Razão ou Loucura? Uma Visão pela Cor. 1996. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TATSCH, F. G. ; PHILIPPOV, K. . I Encontro Internacional LEME/UNIFESP. Modos de Circulação e Transferências Culturais e Artísticas na Europa do Medievo. 2018. (Congresso).

2.
PHILIPPOV, K.; AMBROSIO, E. ; COUTO, M. A. ; COUTO, M. C. ; JESUS, R. A. ; Mariana Karina Ribeiro ; NUCCI, A. ; RAGAZZI, A. . III Encontro de História da Arte. 2007. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PHILIPPOV, K.. I Jornada de Pesquisa (Graduação e Pós-Graduação). 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PHILIPPOV, K.. A Saudade de José Ferraz de Almeida Júnior: uma análise dos aspectos iconográficos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PHILIPPOV, K.. A Saudade de José Ferraz de Almeida Júnior:uma análise dos aspectos iconográficos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PHILIPPOV, K.. A SAUDADE DE JOSÉ FERRAZ DE ALMEIDA JÚNIOR: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS ICONOGRÁFICOS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PHILIPPOV, K.. A Produção Gráfica de Rockwell Kent no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PHILIPPOV, K.. Saudade e Nhá Chica: duas cenas de gênero de José Ferraz de Alemida Júnior. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PHILIPPOV, K.. Aspectos Históricos, Políticos e Artísticos da Viagem de Rockwell Kent ao Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PHILIPPOV, K.. A Viagem de Rockwell Kent ao Brasil: antecedentes e consequências político-culturais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PHILIPPOV, K.. A Balsa da Medusa de Théodore Géricault: uma questão de método, uma encruzilhada de interpretações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PHILIPPOV, K.. A Produção Religiosa de Benedito Calixto e a Ótica do Mecenato Religioso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PHILIPPOV, K.. A Transdisciplinaridade na Obra Religiosa de Benedito Calixto: Historiografia, Arte e Teologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PHILIPPOV, K.. A Transmutação Iconográfica na Obra Religiosa de Benedito Calixto em São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PHILIPPOV, K.. Benedito Calixto de Jesus e o Sentido de sua Pintura na Igreja de Santa Cecília nos Primeiros Anos da República: uma questão histórica e religiosa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PHILIPPOV, K.. A Obra Religiosa de Benedito Calixto de Jesus através do mecenato de Dom Duarte Leopoldo e Silva na Igreja de Santa Cecília. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PHILIPPOV, K.. Teatralização e Artificialismo: a fotografia encenada de Benedito Calixto na série de Santa Thereza. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PHILIPPOV, K.. A Capela do Santíssimo da Igreja de Nossa Senhora da Consolação Através de Benedito Calixto: Aproximações e Distanciamentos Historiográficos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 23:07:17