Simone Lindolfo da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3920323443250211
  • Última atualização do currículo em 01/05/2017


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), Mestrado em Educação (Linguagem) pela mesma Universidade (2011). Supervisora Escolar da Rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes e Coordenadora Pedagógica do PNAIC - 2016/2017 pelo mesmo município e atua como Professora dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Camaragibe. É colaboradora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL-UFPE) e do INEP/MEC - Avaliação Externa (Provinha Brasil - Prova Brasil). Atua na formação continuada de professores principalmente nas seguintes temáticas: leitura escolar, concepções de leitura, formação do leitor, ensino-aprendizagem da leitura; alfabetização e letramento; educação inclusiva; prática pedagógica; produção de texto e gêneros textuais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Simone Lindolfo da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, S. L.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: PROVINHA BRASIL, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO: o que sabem e pensam os professores alfabetizadores de Camaragibe?,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Kátia Leal Reis de Melo.
2004 - 2008
Graduação em pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O PROGEPE. (Carga horária: 12h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Elaboração-Revisão de Itens / SAEB. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, FAINTVISA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA


Centro de Pólíticas Públicas e Avaliação de Educação, CAED, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: COORDENADORA MUNICIPAL, Enquadramento Funcional: NÃO, Carga horária: 40


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Atividade vontuntária de monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Sob a orientação da professora Mitz Helena de Souza Santos Disciplinas: Introdução à Educação nas licenciaturas diversas.


Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, P JABOATÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisora Escolar, Carga horária: 40


Prefeitura de Camaragibe, PMCG, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora do ensino fundamental, Carga horária: 40


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico



Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil..


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, S. L.; Charles Gomes Martins . Avaliar numa perspectiva formativa: discutindo seus limites e possibilidades. In: III EPEPE - Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2010, Recife. Avaliar numa perspectiva formativa: discutindo seus limites e possibilidades, 2010.

2.
SILVA, S. L.; SILVA, P. R. . A Litratura Infantil e as Novas Organizações no Mundo do Trabalho. In: Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação., 2008, João Pessoa. Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação., 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, S. L.; Charles Gomes Martins . Avaliar numa perspectiva formativa: discutindo seus limites e possibilidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, S. L.; SILVA, P. R. . A Literatura Infantil e a Representação Social do Trabalho. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, S. L.. Participação em banca de Selma Maria Rodrigues martins e Cláudia Tereza Carneiro.O Fenômeno Bullying nas Escolas Municipais de Vitória de Santo Antão: Motivos que levam um estudante a cometer atos de violência.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.

2.
SILVA, S. L.. Participação em banca de Karine Grasiele da Silva Santos.Letramento Matemático: Concepções matemáticas dos professores das séries inciais do ensino fundamental da cidade de Ribeira-PE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.

3.
SILVA, S. L.. Participação em banca de Bárbara Laís França e Antônio José Lopes.Inclusão Social e Cultural do Autista. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.

4.
SILVA, S. L.. Participação em banca de Janete Maria de Souza Silva e Marcicleide da Silva Xavier.Gestão Democrática: Fator determinante para o sucesso da escola púbica como agente transformador. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.

5.
SILVA, S. L.. Participação em banca de Juliete Florencio dos Santos e Tamires Cristina Ribeiro Silv.A importância da integração família-escola: Um estudo de caso no ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI SEMINÁRIO DE ESTUDO EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. 2013. (Seminário).

2.
XI CAFÉ PEDAGÓGICO.A Intervenção do pedagogo em diferentes espaços sociais: quais conhecimentos são necessários?. 2012. (Encontro).

3.
2º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ARGUMENTAÇÃO NA ESCOLA. 2011. (Seminário).

4.
V SEMINÁRIO DE ESTUDOS E EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM.PROVINHA BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2011. (Seminário).

5.
Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação. 2008. (João Pessoa-Brasil). A Literatura Infantil e a Representação Social do Trabalho.. 2008. (Congresso).

6.
SEMANA PEDAGÓGICA PROFESSOR JOÃO FRANCISCO DE SOUZA. 2008. (Oficina).

7.
3º Seminário: A Escola como Cenário de Violência e Indisciplina. 2007. (Seminário).

8.
III Meio Ambiente em Foco. 2007. (Seminário).

9.
Gestão e Financiamento da Educação: Um olhar a Partir do Pedagogo.. 2006. (Seminário).

10.
5ºCongresso Nacional da Educação: Fórum Nacional em defesa da Escola Pública. Educação, Democracia e Qualidade Social.. 2004. (Congresso).

11.
Reunião Regional da SBPC - PE : Conhecimento, Ensino e Sociedade.. 2004. (Congresso).

12.
GEEMPA: Grupo de EStudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, S. L.. XI CAFÉ PEDAGÓGICO. 2012. (Congresso).

2.
SILVA, S. L.. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL-CEEL (COORDENAÇÃO DE MESA REDONDA). 2011. (Congresso).

3.
SILVA, S. L.. CINE PEDAGOGIA. 2011. (Festival).

4.
SILVA, S. L.. V SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Danielle Clivia da Silva. PERSPECTIVA SÓCIO-INTERACIONISTA: Contribuições para a prática pedagógica dos professores enquanto formador de leitores na educação infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Simone Lindolfo da Silva.

2.
LUCIENE SOUZA DOS SANTOS. PSICOPEDAGOGIA HOSPITALAR: O psicopedagogo e sua prática no IMIP. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Simone Lindolfo da Silva.

3.
Shirley Dias da Silva. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: COMO OS/AS PROFESSORES/AS DE CAMARAGIBE/PE CONSTROEM SEUS CONHECIMENTOS PARA ATUAREM COM CRIANÇAS INCLUSIVAS NO ENSINO REGULAR?. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Simone Lindolfo da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ROSILENE GOMES DA SILVA. CONCEITOS E TEOREMAS EM AÇÃO UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO NO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PARFOR - LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Simone Lindolfo da Silva.

2.
SUELEM TABOSA DO NASCIMENTO. Evasão Escolar na EJA: Uma realidade vivida na escola municipal de Moreno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. Orientador: Simone Lindolfo da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:28:57