Gustavo Henrique Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4919502424470096
  • Última atualização do currículo em 25/04/2018


Professor EBTTdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006), mestrado (2010) e doutorado (2015) em História Social da Cultura na Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve atividades como professor na área de História e Educação. Atua como pesquisador na área de "História das Instituições Escolares"; "História da Educação Profissional" e "História Oral". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Henrique Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, G. H.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Belém.
Avenida Almirante Barroso - 1155
Marco
66093020 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 983000333
URL da Homepage: www.ifpa.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Poderes locais, devoção e hierarquias sociais: a Ordem Terceira de São Francisco de Mariana no século XVIII, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Adriana Romeiro.
Palavras-chave: distinção social; irmandades; poder; sociabilidade.
2008 - 2010
Mestrado em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Associações religiosas leigas e sociedade em Minas Colonial: A ordem terceira de São Francisco de Mariana (1758-1808),Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Adriana Romeiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: irmandades; poder; sociabilidade; distinção social.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2006
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Capacitação de elaboração e revisão e Itens. (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2012 - 2012
As condições intelectuais para repensar a África. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Categorias de classificação social e mobilidade. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
IMBECILLITAS. A linguagem da desigualdade Antigo R. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2005
Diálogos entre Freire, Ferreiro e Vygotsky. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2004 - 2004
Imagens e interpretações - o tema da morte. (Carga horária: 8h).
ANPUH- Seção Minas Gerais, ANPUH-MG, Brasil.
2003 - 2003
O Iluminismo. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2017 - 08/2017
Ensino, Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação para as relações etnicorraciais
05/2015 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Castanhal, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos.
09/2016 - 02/2017
Ensino, Aqüicultura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação Histórica e Social da Amazônia
04/2016 - 01/2017
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Castanhal, .

Cargo ou função
Auxiliar Institucional.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Professor temporário lotado no DGH - Departamento de Geografia e História.


Compreender Consultoria em Responsabilidade Social, CCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Historiador
Outras informações
Presta consultoria na área de história e educação. Atua capacitando e orientando professores para o desenvolvimento de projetos de pesquisa com escolas na área de Educação ambiental.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio docente, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2
Outras informações
Lecionando a disciplina de 30 horas - Espaços do poder. Hierarquias e mobilidade social no período colonial para os alunos de gradução em história.


Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte, FACISABH, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professor de História e Ciências Humanas e Sociais para os cursos de Pedagogia e Letras. Também como professor de Metodologia Científica para os cursos de Administração e Ciências Contábeis.


Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira, E. E. M. L. O, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivado, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de historia para o Ensino Médio


Secretaria de Estado de Educação do Estado de São Paulo, SEE - SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Aprovado em concurso público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 12
Outras informações
Aprovado em concurso público realizado no ano de 2011 para PEB. Realizou o curso de formação de professores oferecida na modalidade à distancia entre junho e dezembro de 2011 oferecido pela SEE.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Ser professor em uma Escola Técnica Federal nos tempos da ditadura civil- militar: história de vida e identidade docente (ETFPA, 1968-1985)
Descrição: Trata-se de coletar as narrativas que compõem as histórias de vida de ex-professores partícipes de uma mesma "comunidade de destino" - a ETFPA, em um contexto pedagógico (LDB 5692/71) e sócio - político - cultural (ditadura civil-militar) específico. Por intermédio das ?histórias de vida?, propõe-se desvendar os meandros relativos ao ?ser professor? em sua toda sua complexidade?profissional, práticas pedagógicas e identidade docente. Interessa-nos entender como ex-docentes organizam suas memórias, e dotam portanto, de sentido, suas trajetórias profissionais na ETFPA entre 1968 e 1985. Investigar como o contexto político (governos militares) e pedagógico (educação profissional compulsória) é representado na elaboração das narrativas individuais e se intercruzam coletivamente na elaboração de uma identidade? a de ser ou ter sido professor (a) da Escola Técnica Federal do Pará..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gustavo Henrique Barbosa - Coordenador / Israel Esteban Muñoz da Costa - Integrante / Jhefene Tayane Gonçalves de Souza - Integrante.
2016 - 2017
De Escola Agrotécnica Federal de Castanhal à Instituto Federal do Pará - memória e identidade institucional. (1996-2016)
Descrição: O presente projeto tem como objetivo investigar as transformações no campo da identidade institucional motivada pela adesão da tradicional Escola Agrotécnica Federal de Castanhal (EAFC) à rede de Educação básica, técnica e tecnológica federal quando tornou-se o Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Pará ? IFPA/ Campus Castanhal. Por intermédio principalmente da história oral buscaremos elucidar os principais elementos da identidade institucional vivida pela comunidade acadêmica antes e depois da adesão ao programa dos IF´s. Nossa hipótese é de que até 2008 gestou-se uma identidade fortemente ligada ao ensino técnico e profissionalizante do homem do campo (agropecuária) que, a partir de 2008 tem que ater-se com um novo cenário material, legal, administrativo e pedagógico que implicou ajustes e/ou ressignificações no campo da identidade institucional. Como esse processo ficou marcado na memória daqueles que o vivenciaram? Como hoje, em 2016, o corpo técnico e docente do IFPA ? Campus Castanhal entendem os sentidos dessa instituição?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Gustavo Henrique Barbosa - Coordenador / Ana Claudia Costa Souza - Integrante / Adriano Reis Meireles - Integrante / Joviano Pereira Alves Junior - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e adultos.
5.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Metodologia científica.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBOSA, G. H.2010BARBOSA, G. H.. Ordem terceira de São Francisco de Mariana: fé e poder na segunda metade do século XVIIII. Temporalidades, v. 2, p. 101-111, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
BARBOSA, G. H.. Os membros da Ordem Terceira de São Francisco de Mariana: rituais de morte e valorização social do hábito de irmão terceiro (1758-1808). In: FERREIRA, Maria Clara Caldas ; OLIVEIRA, Monalisa Pavonne. (Org.). Nuances da Fé - Associações religiosas leigas nas Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX. 1ed.Belo Horizonte: Clio, 2015, v. 1, p. 1-212.

2.
BARBOSA, G. H.. Os irmãos terceiros de São Francisco de Mariana: um perfil sociológico do grupo por intermédio de seus testamentos post-mortem (1758-1808). In: Adriano Toledo Paiva; Pablo Menezes e Oliveira. (Org.). As Minas e o Império: dinâmicas locais e projetos coloniais portugueses. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2013, v. 1, p. 77-101.

3.
BARBOSA, G. H.. Ordem terceira. In: Adriana Romeiro; Angela Vianna Botelho. (Org.). Dicionário Histórico das Minas Gerais. 3ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2013, v. 1, p. 296-297.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, G. H.. A ordem terceira de São Francisco de Mariana: prosopografia dos irmãos - poder e sociedade no setecentos mineiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARBOSA, G. H.. Mineração e educação ambiental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BARBOSA, G. H.. Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BARBOSA, G. H.. O Antigo Regime nos trópicos e o Sistema Colonial: perspectivas historiográficas'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BARBOSA, G. H.. Irmandades leigas em Minas colonial: um balanço historiográfico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARBOSA, G. H.. O curso de História da UFMG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BARBOSA, G. H.. Associações religiosas leigas em Minas Colonial. A ordem terceira de São Francisco de Mariana (1750-1808). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BARBOSA, G. H.. As associações religiosas leigas enquanto espaço de sociabilidade e demarcação de hierarquias sociais: um debate historiográfico sobre Minas Colonial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BARBOSA, G. H.. O alfabetizador de jovens e adultos e seu capital cultural: um estudo preliminar na região dos Inconfidentes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BARBOSA, G. H.. O alfabetizador de jovens e adultos e seu capital cultural. Um estudo preliminar na região dos Inconfidentes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BARBOSA, G. H.; Maldonado, M. . Caderno do professor - Programa Conviver Ferrous. Belo Horizonte: Ferrous Resources do Brasil, 2012 (Material didático).

2.
BARBOSA, G. H.; Maldonado, M. . Programa Conviver/Mineroduto Ferrous. Ferrous Resosurces do Brasil, 2012 (Material didático).

3.
BARBOSA, G. H.. A Perspectiva histórico-geográfica da atividade logística e minerária. Belo Horizonte: Ferrous Resources do Brasil, 2011 (Material didático - capítulo em livro).

4.
BARBOSA, G. H.; Maldonado, M. . Caderno do Professor - Programa Conviver/Porto Ferrous. Belo Horizonte: Ferrous Resources do Brasil, 2011 (Material didático).

5.
BARBOSA, G. H.; Maldonado, M. . Caderno do Professor - Programa Conviver/Brumadinho Ferrous. Ferrous Resources do Brasil, 2011 (Material didático).

6.
BARBOSA, G. H.. Caderno do aluno - Programa Conviver/Brumadinho Ferrous. Belo Horizonte: Ferrous Resources do Brasil, 2011 (Material didático).

7.
BARBOSA, G. H.; Maldonado, M. . Livro do professor - Programa Território do Saber. Caetité - Bahia: Renova Energia, 2011 (Material didático).

8.
BARBOSA, G. H.. Livro do aluno. Caetité, Bahia.: Renova Energia, 2011 (Material didático).

9.
BARBOSA, G. H.; Maldonado, M. . Programa Interação MMX - Professor. Belo Horizonte: MMX, 2011 (Material didático).

10.
BARBOSA, G. H.; Maldonado, M. . Programa Interação MMX - Aluno. Belo Horizonte: MMX, 2011 (Material didático).

11.
BARBOSA, G. H.. Caderno do aluno - Programa Conviver/Porto Ferrous. Belo Horizonte: Ferrous Resources do Brasil, 2011 (Material didático).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BARBOSA, G. H.. X SICOOPES - Seminário Internacional de desenvolvimento rural sustentável, cooperativismo e economia solidária. 2017.

2.
BARBOSA, G. H.. X SICOOPES - Seminário Internacional de desenvolvimento rural sustentável, cooperativismo e economia solidária. 2017.

3.
BARBOSA, G. H.. IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
BARBOSA, G. H.. Parecer ad-hoc para edição no. 2 da Revista Temporalidades/UFMG. 2010.

2.
BARBOSA, G. H.. Parecer ad-hoc para edição no. 1 da Revista Temporalidades/UFMG. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARBOSA, G. H.. IFPA CAstanhal: 45 anos de história e formação profissional. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBOSA, G. H.. De Escola Agrotécnica Federal de Castanhal à Instituto Federal do Pará - identidade e memória institucional (1996-2016). 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
Maldonado, M. ; BARBOSA, G. H. . Curso de Formação de Professores do Programa Conviver/Porto da Ferrous - território e desenvolvimento sustentável. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Maldonado, M. ; BARBOSA, G. H. . Curso de Formação de Professores do Programa Conviver/Mineroduto da Ferrous. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BARBOSA, G. H.. Sustentabilidade e Responsablidade Social. 2012. (Palestra).

5.
Maldonado, M. ; BARBOSA, G. H. . 5o. Encontro de Formação dos Agentes Sociais da Ferrous Resources do Brasil - A perspectiva histórico geográfica da atividade logística e minerária. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Maldonado, M. ; BARBOSA, G. H. . Curso de Formação de Professores do Programa Conviver/Brumadinho da Ferrous. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Maldonado, M. ; BARBOSA, G. H. . Curso de formação para a pesquisa com agentes comunitários de saúde do Programa Conviver/ACS de Brumadinho. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Maldonado, M. ; BARBOSA, G. H. . Curso de Formação de Professores do Programa Território do Saber da Renova Energia - cultura, identidade e lugar.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
Maldonado, M. ; BARBOSA, G. H. . Curso de Formação de Professores do Programa Interação da MMX - cidade, economia e governo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
BARBOSA, G. H.; Maldonado, M. . Curso de Formação de Professores do Programa Conviver/Porto da Ferrous. Abordagem história da cultura, identidade e lugar.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, E. C. R. N.; BARBOSA, G. H.. Participação em banca de Alandienis Souza Santos.Identidade Ribeirinha no currículo e prática da escola do campo Florência Inglis de Paiva, Tomé-Açu/PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

2.
BARBOSA, G. H.. Participação em banca de Tuliana Guimarães Bellonia.A importância da música nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

3.
BARBOSA, G. H.. Participação em banca de Ana Paula Marques.Educação ambiental nas escolas de Belo Horizonte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

4.
BARBOSA, G. H.. Participação em banca de Claudia Eliza Marques Ribeiro.A influência da família no desempenho escolar de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

5.
BARBOSA, G. H.. Participação em banca de Fernanda Freitas Claudio dos Reis.Os desafios da inclusão na rede pública de ensino. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

6.
BARBOSA, G. H.. Participação em banca de Claudia de Oliveira Souza Carvalho.Ensino das operações na escola no ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

7.
BARBOSA, G. H.. Participação em banca de Glauce Godoy Beira de Melo.A socialização no ambiente escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

8.
BARBOSA, G. H.. Participação em banca de Geraldo Alves Monteiro.Goodwill desenvolvido: apuração e análise deste ativo em uma empresa do ramo de cafeteria. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

9.
BARBOSA, G. H.. Participação em banca de Daniela de Souza Ribeiro.Estudo de caso: A perspectiva dos formandos da Facisabh frente à importanica dos princípios éticos no exercício da profissão contábil.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

10.
BARBOSA, G. H.. Participação em banca de Clelma Cristina da Silva.A importância da informação contábil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARBOSA, G. H.. Processo seletivo para contratação de professor temporário 72/2013. 2013. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Outras participações
1.
BARBOSA, G. H.. IX Seminário Internacional de Desemvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

2.
THURY, I. M. C.; FEITOZA, V. D. S.; BARBOSA, G. H.; SANTOS, G. C.; COELHO, R. F. R.; PINHEIRO, K. A. O.. Correção das Redações do 2o. Processo Seletivo de 2015. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Ensino de História - 1968, 50 anos depois: memórias, histórias, tecnologias e arquivos digitais". 2018. (Seminário).

2.
IX Seminário Internacional de desenvolvimento rural sustentável, cooperativismo e economia solidária. 2016. (Seminário).

3.
5a. Olimpíada nacional de História. Equipe Caravela Cefetiana - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. 2012. (Olimpíada).

4.
Projeto Cultura e Profissão Faculdade Pitágoras.Mineração e educação ambiental. 2012. (Outra).

5.
Projeto Cinema e educação - FACISABH.Debatedor do filme: "Escritores da liberdade". 2010. (Outra).

6.
3o. Seminário Nacional de história da historiografia: aprender com a história?.Irmandades leigas em Minas colonial: um balanço historiográfico.. 2009. (Seminário).

7.
Mostra de profissões UFMG 2009.O curso de história na UFMG. 2009. (Outra).

8.
II Seminário de pós-graduandos em História Moderna - UFF.As associações religiosas leigas enquanto espaço de sociabilidade e demarcação de hierarquias sociais: um debate historiográfico sobre Minas Colonial. 2008. (Seminário).

9.
XVI ANPUH-MG.Associações religiosas leigas e sociedade em Minas Colonial: A Ordem Terceira de S. Francisco de Mariana (1750-1808). 2008. (Encontro).

10.
III SIMPOED Simpósio de Formação de Profissão Docente.O alfabetizador de jovens e adultos e seu capital cultural: um estudo preliminar na região dos Inconfidentes. 2005. (Simpósio).

11.
VIII Congresso Ibero-americano de Extensão Universitária. O alfabetizador de jovens e adultos e seu capital cultural: um estudo preliminar na região dos Inconfidentes. 2005. (Congresso).

12.
XIV Encontro Regional de História. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBOSA, G. H.. IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Angela Maria Gonzaga Rocha. Trabalho e Educação do Campo: O papel do sindicato na organização dos trabalhadores rurais de Tomé-Açu. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Gustavo Henrique Barbosa.

2.
Isa Maria Oliveira Araujo. A memória da trajetória de escolarização dos alunos da 4a. etapa da EJA da Escola Professor Francisco Nunes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Gustavo Henrique Barbosa.

3.
Angelita de Cássia Cacheado França. O conto de fadas na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Gustavo Henrique Barbosa.

4.
Ana Paula Aparecida Claret da Silva. Exclusão Social: A fala dos sujeitos da EJA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Gustavo Henrique Barbosa.

5.
Flávia Juliana da Silva. O Programa Escola Aberta na Escola Municipal Honorina de Barros. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Gustavo Henrique Barbosa.

Orientações de outra natureza
1.
Claudia Maria de Oliveira Duarte. Estágio supervisionado. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Gustavo Henrique Barbosa.

2.
Fernanda Mendes de Araújo. Estágio supervisionado. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Gustavo Henrique Barbosa.

3.
Kelly Rafaelle Gonçalves. Estágio supervisionado. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Gustavo Henrique Barbosa.

4.
Nayara Nubia Silva e Oliveira. Estágio supervisionado. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Gustavo Henrique Barbosa.

5.
Giovana Fidelis. Estágio supervisionado. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Gustavo Henrique Barbosa.

6.
Juliana Xavier Reis. Neusa Aparecida dos Santos. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Gustavo Henrique Barbosa.

7.
Karine Xavier Reis. Estágio supervisionado. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Gustavo Henrique Barbosa.

8.
Tuliana Guimarães Bellania. Estágio supervisionado. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Gustavo Henrique Barbosa.

9.
Karine Mafra Ferry. Estágio supervisionado. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Gustavo Henrique Barbosa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 20:13:06