Tânia Seneme do Canto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2694148483759637
  • Última atualização do currículo em 04/04/2018


Possui Doutorado (2014) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro, onde também cursou a Graduação (2006 - Licenciatura e Bacharelado) e o Mestrado em Geografia (2010). Atualmente é Professora Doutora (MS-3.1) do Departamento de Geografia, no Instituto de Geociências, da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ensino de Geografia, trabalhando principalmente com os seguintes temas de pesquisa: novas tecnologias e linguagens no ensino de geografia e educação cartográfica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tânia Seneme do Canto
Nome em citações bibliográficas
CANTO, T. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências da UNICAMP.
Rua João Pandiá Calógeras, n. 51
Cidade Universitária
13083870 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35214196
URL da Homepage: http://portal.ige.unicamp.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Geografia (Organizacao do Espaco).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Profa. Dra. Rosângela Doin de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: mapeamentos; ensino de geografia; novas tecnologias.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Cartografia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
2007 - 2010
Mestrado em Geografia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A cartografia na era da cibercultura: mapeando outras geografias no ciberespaço,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profa. Dra. Rosângela Doin de Almeida.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: novas tecnologias; linguagem cartográfica; internet; linguagem hipermídia; cultura digital.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Cartografia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2002 - 2006
Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A cidade e sua dimensão educativa.
Orientador: Profa. Dra. Silvana Maria Pintaudi.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
História do Currículo e Disciplinas Escolares. (Carga horária: 135h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação em Tutoria Virtual. (Carga horária: 120h).
Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal de São Carlos, UAB-UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
O Mapa da Favela na Tevê. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2007 - 2007
Linguagens Geográficas no Estudo da Localidade. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2007 - 2007
Utilização Pedagógica da Linguagem Digital. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2007 - 2007
Seminário Currículo: Teorias e Práticas. (Carga horária: 135h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2007 - 2007
Conexões Gilles Deleuze-Filosofia-Arte-Educação. (Carga horária: 135h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2007 - 2007
Curso a Distância c/ Profs. da Escola da Ponte-PT. (Carga horária: 60h).
Aquifolium Educacional, AQUIFOLIUM, Brasil.
2007 - 2007
Introdução ao ArcGis 9.1. (Carga horária: 36h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Redação Científica. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Conceitos de Natureza em Geografia e Cartografia. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
AutoCad Básico. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 2001
English Upper Proficiency Level. (Carga horária: 180h).
Wizard - Escola de Inglês, WIZARD, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Doutora - MS-3.1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas: Estágio Supervisionado de Geografia I e Estágio Supervisionado de Geografia II.


Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Saberes Geográficos e Práticas Educativas, Orientação e Estágio Curricular Supervisionado I, II, III, IV e Estudos e Desenvolvimento de Projetos I e III.

Atividades

05/2013 - 07/2015
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos e Desenvolvimento de Projetos I
Estudos e Desenvolvimento de Projetos III
Orientação e Estágio Curricular Supervisionado I
Orientação e Estágio Curricular Supervisionado II
Orientação e Estágio Curricular Supervisionado III
Saberes Geográficos e Práticas Educativas
Orientação e Estágio Curricular Supervisionado IV

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Temporária, Carga horária: 20

Atividades

03/2012 - 02/2013
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino de Geografia
Educação e Meio Ambiente
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira
Geografia Crítica e Ensino
Representação Gráfica dos Agentes Endógenos

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista Nível Doutorado
Outras informações
Financiamento da pesquisa "Experiência, Imaginação e Mapas: por uma educação espacial nos novos tempos"

Atividades

06/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Geografia (Unesp-RC), .


Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal de São Carlos, UAB-UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsa Tutoria, Enquadramento Funcional: Bolsista Tutora Virtual, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora virtual da disciplina "Ciências Humanas I" no curso de Pedagogia da UAB-UFSCar

Atividades

03/2010 - 07/2011
Serviços técnicos especializados , UAB-São Carlos, .

Serviço realizado
Tutora virtual da disciplina Ciências Humanas 1.

Escola Estadual Carolina Augusta Seraphim, EE CAROLINA A. S, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 12

Atividades

02/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora da oficina de Informática Educacional no projeto "Escola de Tempo Integral"

Escola Municipal Agrícola Rubens Foot Guimarães, EMA RUBENS FOOT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 6

Atividades

02/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplina Geografia

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista Nível Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Financiamento da pesquisa "A cartografia na era da cibercultura: mapeando outras geografias no ciberespaço".

Atividades

11/2008 - 02/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Geografia (Unesp-RC), .


Escola Estadual Pedro de Mello, EE PEDRO DE MELO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora titular de cargo efetivo, Carga horária: 23
Outras informações
Concursada pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Atividades

02/2008 - 11/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplina Geografia

Prefeitura Municipal de Sumaré, SUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Assessora, Enquadramento Funcional: Autônoma, Carga horária: 10
Outras informações
Assessora na área de educação à distância em projeto de formação continuada de professores numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Sumaré de a FUNEP.

Atividades

07/2008 - 12/2008
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação, .

Serviço realizado
Assessora na área de educação à distância em projeto de formação continuada de professores numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Sumaré e a FUNEP..

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Aluno Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista Nível Iniciação Cientifica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Financiamento da pesquisa "A cidade e sua dimensão educativa"

Atividades

06/2006 - 12/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências e Ciências Exatas (Unesp-RC), .


Colégio Puríssimo Coração de Maria, PURÍSSIMO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 8
Outras informações
Monitora de Geografia no ensino fundamental e médio.

Atividades

03/2006 - 06/2006
Estágios , Colégio Puríssimo Coração de Maria - Rio Claro, .

Estágio realizado
Suporte aos professores e alunos da disciplina de Geografia..

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Assessora, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 10

Atividades

06/2004 - 07/2004
Estágios , Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, .

Estágio realizado
Assessoria no desenvolvimento de temas geográficos no curso de licenciatura do projeto "Pedagogia Cidadã".


Linhas de pesquisa


1.
Educação Cartográfica

Objetivo: Realizar pesquisas sobre mapeamentos, formação de professores, produção de atlas escolares e outros materiais didáticos, metodologias de ensino e uso de diferentes linguagens e tecnologias no ensino de cartografia..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Cartografia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
Palavras-chave: mapeamentos; cultura escolar; currículo.
2.
Mapas e Internet

Objetivo: Investigar as novas práticas de mapeamento realizadas na rede e seus efeitos para a cultura cartográfica..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Cartografia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: cartografia; novas tecnologias; cibercultura.
3.
Novas Tecnologias e Linguagens no Ensino de Geografia

Objetivo: Entender e conceber modos de uso e formas de apropriação das tecnologias digitais no e para o ensino de geografia..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: tecnologias digitais; práticas de linguagem; ensino de geografia.
4.
Espaço Urbano e Educação Geografica

Objetivo: Compreender as relações que permeiam a construção do espaço urbano tendo em vista a elaboração de textos e outros materiais com foco na educação para a cidadania..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia e Ensino.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
Palavras-chave: cidadania; currículo; construção do conhecimento.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Cartografia e tecnologias digitais: novas Literacias no ensino de geografia (?)
Descrição: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e tem como principais objetivos: contribuir com a compreensão das novas literacias associadas à cartografia digital, apoiar a criação de um núcleo de estudos sobre o tema e articular pesquisa e ensino na formação de professores de geografia. Para tanto, propomos desenvolver um estudo de caráter qualitativo, tendo como foco as práticas de estudantes do Curso de Licenciatura em Geografia do referido instituto. As práticas que buscamos investigar referem-se aos processos, conhecimentos e significados envolvidos na interação dos estudantes com a cartografia tornada possível pelas tecnologias digitais. A cartografia engendrada pelas novas tecnologias tem se mostrado capaz de promover rupturas criativas no mundo dos mapas e, consequentemente, em nossa compreensão do espaço. Especialmente no que tange às mudanças na sua forma de produção e representação, e nos seus modos e contextos de uso, os mapas que circulam hoje no ciberespaço apontam para novas maneiras de se relacionar, pensar e conceber o espaço geográfico. Entender o lugar que esta nova cartografia pode ocupar na educação cartográfica e geográfica não é tarefa fácil e exige a formulação de novas questões e estratégias para investigá-las. Tomando como referência os estudos sobre a relação entre novas literacias e tecnologias digitais, o propósito deste projeto é exatamente propiciar o aprofundamento teórico, empírico e metodológico acerca das possibilidades e demandas que as novas formas de comunicação e interação implicadas nos diversos tipos de textos digitais, inclusive os mapas, colocam para a educação e o ensino na contemporaneidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2016 - Atual
Fotografia de trabalho de campo: um acervo para o Curso de Geografia da Unicamp
Descrição: O projeto propõe construir um acervo digital de fotografias de trabalhos de campo produzidas por alunos e professores do Curso de Geografia da Unicamp. O objetivo deste acervo é possibilitar o desenvolvimento de estudos e pesquisas em diferentes áreas e perspectivas teóricas, mas especialmente no campo da imagem, da cultura e da educação geográfica. O trabalho de campo em geografia constitui-se como uma prática acadêmica culturalmente consolidada e um instrumento valioso para a produção do conhecimento geográfico e o ensino desta ciência. Um aspecto importante do trabalho de campo, que é foco deste projeto, refere-se ao fato desta prática vir acompanhada do registro gráfico daquilo que é observado e analisado em campo. A princípio, este registro era feito por meio de desenhos e croquis, mas, com o advento da fotografia, o desenho foi praticamente abandonado e, hoje, acompanhando a evolução da tecnologia, a forma de registro mais comum do trabalho de campo é a fotografia digital. Com a construção do acervo acredita-se que será possível compreender melhor as questões que perpassam a relação entre fotografia e trabalho de campo, bem como desenvolver leituras e olhares sobre as geografias presentes nestas imagens..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Tânia Seneme do Canto - Coordenador.Número de orientações: 1
2016 - Atual
Cartografia e produção de material didático para a apropriação de práticas de ensino de geografia
Descrição: O projeto visa contribuir com a construção de uma coleção de materiais didáticos voltados à prática de ensino dos alunos do Curso de Licenciatura em Geografia da Unicamp. Considerando a importância da linguagem cartográfica no processo de ensino-aprendizagem de geografia, a consolidação de estudos no campo da cartografia escolar e o destaque dado ao tema nos currículos escolares de geografia, o projeto se dedicará à produção de mapas e outras formas de representação que têm como foco o ensino de ou com a cartografia. Os materiais produzidos buscarão trazer em sua forma uma proposta de aprendizagem mais ativa, de maneira que estimulem e desencadeiem práticas pedagógicas inovadoras no campo da geografia e cartografia escolar. Assim, o intuito da produção destes materiais é possibilitar aos licenciandos e, também aos professores em exercício nas escolas públicas de Campinas, a apropriação de práticas de linguagem atreladas diretamente à sua área de formação e atuação profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tânia Seneme do Canto - Coordenador.Número de orientações: 1


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação em Geografia
2015 - Atual
Periódico: Revista de Ensino de Geografia
2016 - Atual
Periódico: Percursos (Florianópolis. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Cartografia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Novas Tecnologias na Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARINHO, C.2017MARINHO, C. ; STRAFORINI, R. ; CANTO, T. S. . Estágio Supervisionado de Geografia: a subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Espinhaço, v. 6, p. 2-10, 2017.

2.
CANTO, T. S.2015CANTO, T. S.. Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade. Revista Terra Livre, v. 2, p. 13-30, 2015.

3.
CANTO, T. S.2014 CANTO, T. S.. Cartografia e Arte: novas linhas para pensar e falar de mapas, educação e geografia na atualidade. RA'E GA: o Espaço Geográfico em Análise, v. 30, p. 131-145, 2014.

4.
CANTO, T. S.2011 CANTO, T. S.. A nova forma de mediação da cartografia no ciberespaço: notas sobre o projeto Post Urbano.. Ar@cne (Barcelona), v. 152, p. 152, 2011.

5.
CANTO, T. S.2011CANTO, T. S.. Tecnologia e Cartografia Escolar. Salto para o Futuro, v. 13, p. 28-36, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CANTO, T. S.; BERG, T. J. . Saber e Ensinar Cartografia. São Paulo: Panda Books, 2009. 84p .

Capítulos de livros publicados
1.
Bagnato, M. H. S. ; Alexandre, M. T. ; CANTO, T. S. . Efêmeras e mutantes imagens: implicações para a educação. In: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques; Alessandra David. (Org.). As interfaces da profissão docente: formação, trabalho, práticas, currículo e avaliação.. 1ed.Araraquara: Junqueira&Marin, 2012, v. , p. 191-204.

2.
CANTO, T. S.; ALMEIDA, R. D. . Mapas feitos por não cartógrafos e a prática cartográfica no ciberespaço. In: Rosângela Doin de Almeida. (Org.). Novos Rumos da Cartografia Escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011, v. , p. 147-162.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CANTO, T. S.. A Ponte que promove uma outra Educação. O Jornal, Rio Claro - SP, p. 01 - 12, 01 out. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CANTO, T. S.. Cartography, new technologies and geographic education: theoretical approaches to research the field. In: 28th International Cartographic Conference, 2017, Washington. Proceedings of the 2017 International Cartographic Conference , Washington D.C., 2017. p. 1-7.

2.
CANTO, T. S.. Novos letramentos e mapas como práticas: contribuições teórico-metodológicas para investigar a cartografia escolar em relação às novas tecnologias. In: XII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2017, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2017. p. 1652-1661.

3.
CANTO, T. S.; CABRAL, T. M. . A fotografia e o trabalho de campo na Geografia Escolar: uma proposta de oficina pedagógica. In: XIII Encontro Naconal de Prática de Ensino em Geografia, 2017, Belo Horizonte. nais do XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Belo Horizonte: IGC, 2017. p. 2041-2053.

4.
RODRIGUES, I. O. ; CANTO, T. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, W. M. . As imagens no percurso de escolarização: olhares a partir do livro didático de geografia. In: V Colóquio Internacional 'A educação pelas imagens e suas geografias', 2017, Florianópolis. Anais do V Colóquio Internacional, 2017. p. 1-10.

5.
CANTO, T. S.; HEER, B. G. S. ; ROCHA, D. S. D. ; ROSSETO, M. J. B. . Experiências de-formação de professores: entre mapas, fotografias e fronteiras. In: X Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação, IV Seminário do I-MAGO, I Seminário do Laboratório ESCRIARTE e I Seminário do GREEFA, 2016, Rio Claro. Anais do X Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação, IV Seminário do I-MAGO, I Seminário do Laboratório ESCRIARTE e I Seminário do GREEFA. Rio Claro: Unesp, 2016. p. 430-441.

6.
CANTO, T. S.. O mapa como linguagem líquida: novas possibilidades para a cartografia escolar. In: IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2016, Goiânia. Anais do IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares. Goiânia: UFG, 2016. p. 753-759.

7.
CANTO, T. S.. Experimentações cartográficas na formação de professores: o uso das tecnologias no mapeamento do cotidiano. In: VIII Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor, 2015, Catalão - Goiás. Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor, 2015. p. 1-8.

8.
CANTO, T. S.; ALMEIDA, R. D. . 'O que eles veem no Google Maps?' - Práticas espaciais de estudantes do 8º ano em uma aula de informática. In: VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2013, São Josão del-Rei. VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2013.

9.
CANTO, T. S.. Os Programas de Mapeamento Online e a Construção de uma Nova Cartografia. In: VI Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares/II Fórum Latinoamericano de Cartografia para Escolares, 2009, Juiz de Fora. VI Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares/II Fórum Latinoamericano de Cartografia para Escolares, 2009.

10.
CANTO, T. S.. Perspectivas Virtuais da Cartografia: o ciberespaço como lugar para novas praticas de mapeamento. In: VIII Encontro Nacional da Anpege, 2009, Curitiba. Encontro Nacional da ANPEGE, 2009.

11.
CANTO, T. S.. Espaços do Tempo Real. In: IX Seminario de Pos-Graduação em Geografia da Unesp Rio Claro, 2009, Rio Claro. IX Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Rio Claro: Teorias e metodologias da Geografia: tendências e perspectivas. Rio Claro: AGETEO, 2009. p. 1680-1689.

12.
CANTO, T. S.; ALMEIDA, R. D. . The Culture of Mapmaking on the Internet. In: 24th International Cartographic Conference, 2009, Santiago, Chile. 24th International Cartographic Conference Proceedings, 2009.

13.
CANTO, T. S.. A Cartografia pela Cibercultura. In: 1º Simpósio de Pós-Graduação do Estado de São Paulo - SIMPGEO-SP, 2008, Rio Claro. 1º Simpósio de Pós-Graduação em Geografia do Estado de São Paulo ? SIMPGEO. Rio Claro: AGETEO, 2008. p. 740-751.

14.
CANTO, T. S.. A Cartografia pela Cibercultura: mapeando novas relações espaciais. In: 1º Seminário do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia e Cartografia, 2008, Rio Claro. VARAL: Seminário do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia e Cartografia. Rio Claro: AGETEO, 2008. p. 61-69.

15.
CUNHA, A. R. ; COSER, S. ; CANTO, T. S. . Jogo de Simulação e Cidadania: uma proposta diferenciada no ensino de geografia. In: 9º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: mundo contemporâneo, práxis educativa e ensino de geografia, 2007, Niterói. 9º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: mundo contemporâneo, práxis educativa e ensino de geografia. Juiz de Fora: FEME Edições, 2007.

16.
CANTO, T. S.. A Cidade e sua Dimensão Educativa. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor, 2007, Uberlândia. VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor. Uberlândia: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
CANTO, T. S.. Cartography, new technologies and geographic education: theoretical approaches to research the field. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CANTO, T. S.. Novos letramentos e mapas como práticas: contribuições teórico-metodológicas para investigar a cartografia escolar em relação às novas tecnologias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CANTO, T. S.; CABRAL, T. M. . A fotografia e o trabalho de campo na Geografia Escolar: uma proposta de oficina pedagógica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CANTO, T. S.. Práticas de linguagem na formação de professores de geografia: uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CANTO, T. S.; HEER, B. G. S. ; ROCHA, D. S. D. ; ROSSETO, M. J. B. . Experiências de-formação de professores: entre mapas, fotografias e fronteiras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CANTO, T. S.. O mapa como linguagem líquida: novas possibilidades para a cartografia escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CANTO, T. S.. Experimentações cartográficas na formação de professores: o uso das tecnologias no mapeamento do cotidiano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CANTO, T. S.; ALMEIDA, R. D. . 'O que eles veem no Google Maps?' - Práticas espaciais de estudantes do 8º ano em uma aula de informática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CANTO, T. S.. O mapa e sua nova forma de subjetivação no ciberespaço. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
CANTO, T. S.. Os Programas de Mapeamento Online e a Construção de uma Nova Cartografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CANTO, T. S.. Perspectivas Virtuais da Cartografia: o ciberespaço como lugar para novas praticas de mapeamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CANTO, T. S.. Espaços do Tempo Real. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
CANTO, T. S.; ALMEIDA, R. D. . The Culture of Mapmaking on the Internet. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CANTO, T. S.. A Cartografia pela Cibercultura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
CANTO, T. S.. A Cartografia pela Cibercultura: mapeando novas relações espaciais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
CANTO, T. S.. A Cidade e sua Dimensão Educativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
CUNHA, A. R. ; COSER, S. ; CANTO, T. S. . Jogo de Simulação e Cidadania: uma proposta diferenciada no ensino de geografia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CANTO, T. S.. Geografia e Música: "Masters of War", Bob Dylan 2006 (coluna em sítio (site)).

2.
CANTO, T. S.. Geografia e Música: "Diariamente", Marisa Monte 2005 (coluna em sítio (site)).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
CUNHA, A. R. ; CANTO, T. S. ; COSER, S. . Jogo: Espaço Urbano e Cidadania. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
CANTO, T. S.. Membro da Comissão Científica do II Seminário do PIBID-Unicamp, II Seminário Experiências em Estágio Docente e XIII Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores - Fe/Unicamp. 2017.

2.
CANTO, T. S.. Parecerista ad hoc do XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e I Congresso Nacional de Geografia Física - Campinas, Unicamp.. 2017.

3.
CANTO, T. S.. Parecerista ad hoc do IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares - UFG, Goiânia. 2016.

4.
CANTO, T. S.. Coordenadora das Apresentações de Trabalho do Eixo Questões teórico-metodológicas no Ensino de Geografia, no 5º Encontro Regional de Ensino de Geografia - Eixo1: Questões teórico-metodológicas no Ensino de Geografia. 2016.

5.
CANTO, T. S.. Membro da Comissão Científica da Revista Brasileira de Educação em Geografia. 2016.

6.
CANTO, T. S.. Parecerista ad hoc da Revista PerCursos - FACED/UDESC. 2016.

7.
CANTO, T. S.. Membro da Comissão Científica da Revista de Ensino de Geografia - IG/UFU. 2016.

8.
CANTO, T. S.. Parecerista ad hoc da Revista Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium - FACIP/UFU. 2015.

9.
CANTO, T. S.; PIRES, M. M. . Parecerista do Trabalho de Conclusão de Curso 'O uso do humor gráfico no ensino de geografia', de Wander Guilherme Rocha Carvalho - Instituto de Geocienciências, Unicamp.. 2015.

10.
CANTO, T. S.. Membro da Comissão Científica do VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares - São João Del-Rei, UFSJ. 2013.

11.
CANTO, T. S.. Membro da Comissão Científica do IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID. 2013.

12.
CANTO, T. S.. Validação de Material Didático para Curso de Educação a Distância do Centro Universitário Claretiano- Disciplina Fundamentos e Métodos do Ensino de Geografia. 2010.

13.
CANTO, T. S.. Membro da Comissão Científica do IX Seminário de Pós-Graduação em Geografia da Unesp Rio Claro. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CANTO, T. S.; GONCALVES, A. R. ; PEZZATO, J. P. . Geografia Escolar e fundamentos didáticos na formação docente. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CANTO, T. S.; GOBBO, B. A. ; FERNANDES, A. M. . Os Desafios da Geografia Frente às Reformas: Formação Profissional e Mercado de Trabalho. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
CANTO, T. S.. O papel do professor supervisor no estágio supervisionado em geografia: os desafios da relação escola-universidade. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
ALMEIDA, R. D. ; CANTO, T. S. . Salto para o Futuro - Série Cartografia Escolar. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CANTO, T. S.; CARVALHO, W. G. R. ; FARIA, J. A. A. ; MONTEIRO, R. . Mapendo lugares invisíveis em um mundo de mídias locativas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CANTO, T. S.; ROCHA, A. L. ; ROCHA, D. S. D. ; CECIM, J. S. R. ; SILVA, L. S. ; ROSSETO, M. J. B. ; DALMOLIN, T. C. ; CABRAL, T. M. . Fotografia e trabalho de campo no conhecimento do meio geográfico - Programa Ciência e Arte no Inverno. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CANTO, T. S.; MEDEIROS, C. A. G. ; MARINHO, C. ; DINIZ, V. L. . ANAIS do 5º Encontro Regional de Ensino de Geografia As Políticas Curriculares e o Ensino de Geografia. 2016. (Diagramação de Anais).

4.
CANTO, T. S.; GONCALVES, A. R. . Como se perder com o mapa e cartografar o espaço fora do mapa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CANTO, T. S.. Cartografia para Escolares: saberes e técnicas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CANTO, T. S.; GONCALVES, A. R. . Arte e Mapas: o que é possível ensinar em Geografia?. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CANTO, T. S.. A cartografia na era da cibercultura: mapeando outras geografias no ciberespaço. 2010. (Relatório de pesquisa).

8.
CANTO, T. S.. Geografia com as Novas Tecnologias. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CANTO, T. S.. Blog Cartografia Escolar. 2009. (Editoração/Outra).

10.
CANTO, T. S.. Os Programas de Mapeamento Online: uma nova tecnologia na construção de representações espaciais. 2009. (Palestra).

11.
CANTO, T. S.. Os Programas de Mapeamento Online como uma Nova Linguagem na Construção do Conhecimento Geográfico.. 2009. (Palestra).

12.
CANTO, T. S.. Blog Atlas de Sumaré. 2008. (Editoração/Outra).

13.
PINTAUDI, S. M. ; PENTEADO, M. G. ; CANTO, T. S. ; COSER, S. ; CUNHA, A. R. ; BIOTTO FILHO, D. . Geografia e Matemática no Cotidiano. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
CANTO, T. S.. A cidade e sua dimensão educativa. 2006. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAZETTA, V.; DOMINGUEZ, C. R. C.; CANTO, T. S.. Participação em banca de Camila Araújo Gomes Medeiros. Ludicidade e ensino de geografia: contribuições e possibilidades. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
CASTELLAR, S. M. V.; SIMIELLI, M. H.; CANTO, T. S.. Participação em banca de Felipe Garcia Passos. A cartografia digital na geografia escolar brasileira: características, contexto e proposições. 2017 - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

3.
PANCHER, A. M.; CANTO, T. S.; CARVALHO, M. B. S. S.. Participação em banca de Karine de Freitas Amaral. O Estudo do Lugar no Ensino de Geografia: experiência dos saberes e práticas docentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia (Organizacao do Espaco)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
STRAFORINI, R.; CANTO, T. S.; ROCHA, A. A. C.; VILHENA, J.. Participação em banca de Stéphanie Rodrigues Panutto. Os Cadernos do Estado de São Paulo como Contexto de Produção de Currículo no Ensino de Geografia: desvelando ambivalências entre a proposta e uso de tecnologias educacionais. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
CAZETTA, V.; LEITE, C. D. P.; LASTORIA, A. C.; CANTO, T. S.. Participação em banca de Alexandre Junqueira Prado Gasparotti Nunes. O uso do smartphone em atividades educativas: considerações a partir de uma experiência com alunos do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
CARNEIRO, C. D. R.; VEGA, A. G. L.; PRADO, G. V. T.; LASTORIA, A. C.; RICHTER, D.; CANTO, T. S.. Participação em banca de Thiara Vichiato Breda. ?Por que eu tenho que trabalhar lateralidade??: experiências formativas com professoras dos anos inicias. 2017. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MATIAS, L. F.; STRAFORINI, R.; FREITAS, M. I. C.; CASTELLAR, S. M. V.; CANTO, T. S.. Participação em banca de Suely Franco Siqueira Lima. Proposta Metodológica para a Construção de Atlas Escolar Digital e de Jogo Interativo na Escola. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
CASTELLAR, S. M. V.; BERNARDES, M. E. M.; CANTO, T. S.. Participação em banca de Felipe Garcia Passos. Cartografia digital na alfabetização cartográfica: uma análise do software Google Earth como instrumento de Atividade Orientadora de Ensino. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
CAZETTA, V.; DOMINGUEZ, C. R. C.; CANTO, T. S.. Participação em banca de Camila Araújo Gomes Medeiros. Ludicidade e ensino de geografia: contribuições e possibilidades. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
STRAFORINI, R.; CARVALHO, M. B. S. S.; CANTO, T. S.. Participação em banca de Stéphanie Rodrigues Panutto. Os Cadernos do Estado de São Paulo como Contexto de Produção de Currículo no Ensino de Geografia: Desvelando Ambivalências entre a Proposta e Uso de Tecnologias Educacionais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
PANCHER, A. M.; CARVALHO, M. B. S. S.; CANTO, T. S.. Participação em banca de Karine de Freitas Amaral. O estudo do lugar no ensino de geografia: experiência dos saberes e práticas docentes. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GONCALVES, A. R.; CANTO, T. S.. Participação em banca de Natália Messina.Avaliação educacional: abordagem e conteúdos de Geografia no Exame Nacional do Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
CANTO, T. S.; GONCALVES, A. R.; BRAGANCA JUNIOR, A.. Participação em banca de Filipe Néri Flores.Mapas mentais e ensino de geografia: análise e discussão das visões de mundo dos alunos da rede pública de ensino de Uberaba-MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

3.
GONCALVES, A. R.; CANTO, T. S.. Participação em banca de Jéferson Muniz Alves Gracioli.Experiência estética no contexto da cultura escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

4.
GONCALVES, A. R.; CANTO, T. S.. Participação em banca de Raphaela Batista.O ensino do relevo e sua representação: uma possibilidade de aprendizagem significativa de Geografia com alunos do ensino fundamental.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

5.
GONCALVES, A. R.; CANTO, T. S.. Participação em banca de Karine de Freitas Amaral.Material didático sobre o bairro rural Ponte Alta, em Uberaba-MG: processo de elaboração de um livro e práticas de ensino sobre o lugar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

6.
MARIANO, N. F.; CANTO, T. S.. Participação em banca de Felipe Pancheri Colpani.A contribuição do Tropeirismo para a construção da identidade sócio territorial de Sorocaba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
BURGOS, R.; CANTO, T. S.. Participação em banca de Samuel Penteado Urban.A transformação da paisagem urbana do centro da cidade de Leme-SP no contexto do processo de modernização do setor comercial no interior paulista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
BURGOS, R.; CANTO, T. S.. Participação em banca de Victor Ângelo Falasca.O processo de valorização espacial da Zona norte de Sorocaba - eixo da Avenida Ipanema no Parque São Bento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
BURGOS, R.; CANTO, T. S.. Participação em banca de Thiago Rodrigues Leite.Análise e compreensão da dinâmica urbana a partir de estudos de caso: da pesquisa científica à prática docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOTA, E. A.; CANTO, T. S.; FRANCO, G. B.; LEMOS, L. M.; BERNARDES, A. H.. Concurso Público Professor Adjunto Ensino de Geografia. 2016. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
SCHAPOCHNIK, N.; CANTO, T. S.; CARVALHO, M. B.. Processo Seletivo Professor Contratado Disciplina Metodologia de Ensino de Geografia. 2016. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

2.
MATUSHIMA, M. K.; ROMA, C. M.; CANTO, T. S.. Processo Seletivo Professor Substituto Geografia Humana/EDP/Estágios. 2014.

3.
CANTO, T. S.; MATUSHIMA, M. K.. Seleção de Alunos - Subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFTM-2011). 2013. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

4.
GONCALVES, A. R.; CANTO, T. S.. Seleção de Alunos - Subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFTM-2011). 2013. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
28th International Cartographic Conference. Cartography, new technologies and geographic education: theoretical approaches to research the field. 2017. (Congresso).

2.
Base Nacional Curricular Comum da Educação: discursos e propostas para cursos de licenciatura. 2017. (Outra).

3.
XIII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Novos letramentos e mapas como práticas: contribuições teórico-metodológicas para investigar a cartografia escolar em relação às novas tecnologias. 2017. (Congresso).

4.
XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. A fotografia e o trabalho de campo na Geografia Escolar: uma proposta de oficina pedagógica. 2017. (Congresso).

5.
4º Colóquio Internacional Investigadores en Didáctica de la Geografia.Práticas de linguagem na formação de professores de geografia: uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira. 2016. (Outra).

6.
IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares.O mapa como linguagem líquida: novas possibilidades para a cartografia escolar. 2016. (Outra).

7.
X Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação, IV Seminário do I-MAGO, I Seminário do Laboratório ESCRIARTE e I Seminário do GREEFA.Experiências de-formação de professores: entre mapas, fotografias e fronteiras. 2016. (Seminário).

8.
8º Experiências práticas em Aprendizagem Ativa na Unicamp. 2015. (Outra).

9.
A função orientadora e os desafios da escrita e dissertações e teses: que lócus temporal é esse?. 2015. (Seminário).

10.
II Seminário Construindo Indicadores de Qualidade para a Graduação. 2015. (Seminário).

11.
I Seminário Interno de Licenciatura em Geografia.O papel do professor supervisor no estágio supervisionado em geografia: os desafios da relação escola-universidade. 2015. (Seminário).

12.
VIII Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor.Experimentações cartográficas na formação de professores: o uso das tecnologias no mapeamento do cotidiano. 2015. (Encontro).

13.
V Seminário Inovações em Atividades Curriculares. 2015. (Seminário).

14.
IV Semana de Geografia da UFTM.Minicurso - Arte e Mapas: o que é possível ensinar em Geografia?. 2013. (Outra).

15.
Seminário de Estágio Supervisionado nas Licenciaturas: novos cenários, novas educações. 2013. (Outra).

16.
VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares. "O que eles veem no Google Maps?" - Práticas espaciais de estudantes do 8º ano em uma aula de informática. 2013. (Congresso).

17.
II Colóquio Internacional - A Educação pelas Imagens e suas Geografias. 2011. (Congresso).

18.
XI Seminário de Pós-Graduação em Geografia da Unesp de Rio Claro. 2011. (Seminário).

19.
2º Festival Internacional de Cinema Independente Kino-Olho (FIIK) - Ciclo de Palestras. 2010. (Outra).

20.
VI Seminário sobre Linguagens - Políticas de Subjetivação - Educação:.O mapa e sua nova forma de subjetivação no ciberespaço. 2010. (Seminário).

21.
24th International Cartographic Conference. The culture of mapmaking on the Internet. 2009. (Congresso).

22.
Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação: divulgação cientifica e novas tecnologias de linguagem. 2009. (Outra).

23.
IX Seminário de Pós-Graduação em Geografia da Unesp Rio Claro.Espaços do Tempo Real. 2009. (Seminário).

24.
VI Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares/II Fórum Latinoamericano de Cartografia para Escolares. Os Programas de Mapeamento Online e a Construção de uma Nova Cartografia. 2009. (Congresso).

25.
VIII Encontro Nacional da Anpege. Perspectivas Virtuais da Cartografia: o Ciberespaço como lugar para novas praticas de mapeamento. 2009. (Congresso).

26.
1º Seminário do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia e Cartografia.A Cartografia pela Cibercultura: mapeando novas relações espaciais. 2008. (Seminário).

27.
1º Simpósio de Pós-Graduação do Estado de São Paulo - SIMPGEO-SP.A Cartografia pela Cibercultura. 2008. (Simpósio).

28.
Seminário Filosofia e Linguagem: diálogos com Bakhtin. 2008. (Seminário).

29.
9º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: mundo contemporâneo, práxis educativa e ensino de geografia.Jogo de Simulação e Cidadania: uma proposta diferenciada no ensino de geografia.. 2007. (Encontro).

30.
V Colóquio Cartografia para Crianças e Escolares. 2007. (Outra).

31.
VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor.A Cidade e sua Dimensão Educativa. 2007. (Encontro).

32.
VII Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP. 2007. (Seminário).

33.
Simpósio Nacional sobre Geografia, Percepção e Cognição do Meio Ambiente. 2005. (Simpósio).

34.
VIII Encontro de Comemoração do Dia do Geógrafo. "Geografia, Sociedade e Ambiente".. 2005. (Encontro).

35.
Encontro Pós-Graduação em Geografia: perspectivas e possibildades.. 2004. (Encontro).

36.
XXXIV Semana de Estudos Geográficos. "Os Desafios para a Geografia no Século XXI: o que realmente podemos fazer?". 2004. (Outra).

37.
Conferência. "Desafios do Mercosul Frente à ALCA". 2003. (Outra).

38.
VII Encontro de Comemoração do Dia do Geógrafo..VII Encontro de Comemoração do Dia do Geógrafo -. 2003. (Encontro).

39.
V Território Aberto: Ciência e Cultura. "A Contribuição do Geógrafo ao Estudo da Temática da Fome". 2003. (Encontro).

40.
Workshop. "Impactos Ambientais no Espaço Urbano".. 2003. (Outra).

41.
XXXIII Semana de Estudos Geográficos. "O Brasil e as Políticas Territoriais Públicas".. 2003. (Outra).

42.
IV Território Aberto: Ciência e Cultura. "A Política Internacional e o Território Brasileiro: resistências e possibilidades".. 2002. (Outra).

43.
VI Encontro do Dia do Geógrafo. "Geografia e Mudanças Ambientais".. 2002. (Encontro).

44.
XXXII Semana de Estudos Geográficos. "Geopolítica e Geografia: interfaces conceituais, enigmas epistemológicos e possibilidades para o século XXI".. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STRAFORINI, R. ; CANTO, T. S. ; TERAMATSU, G. ; ZILIOTI, G. ; LIMA, M. S. ; VALLE, L. B. ; MODA, N. M. ; CECIM, J. S. R. ; FRITZEN, M. ; JORDAO, G. F. ; ERMANI, G. ; PANUTTO, S. R. ; RAMOS JR., C. E. ; MEDEIROS, L. J. L. ; SA, R. ; CABRAL, T. M. ; ZANINI, T. C. ; CARVALHO, W. G. R. ; DOMINGOS, J. F. ; BREDA, T. V. ; FREITAS, A. S. F. ; MEDEIROS, C. A. G. ; MARINHO, C. ; SANTOS, I. S. ; DINIZ, V. L. . 5º Encontro Regional de Ensino de Geografia. 2016. (Outro).

2.
CANTO, T. S.. XI Seminário de Pós-Graduação em Geografia da Unesp de Rio Claro. 2011. (Outro).

3.
MIRANDA, J. P. ; CANTO, T. S. . Festival Internacional de Cinema Independente Kino-Olho. 2010. (Festival).

4.
CANTO, T. S.. IX Seminário de Pós-Graduação em Geografia da Unesp de Rio Claro. 2009. (Outro).

5.
CANTO, T. S.. 1º Simpósio de Pós-Graduação do Estado de São Paulo. 2008. (Outro).

6.
CANTO, T. S.. 1º Seminário do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia e Cartografia. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Wander Guilherme Rocha Carvalho. Mídias Locativas e Realidade Aumentada Móvel: a educação geográfica nos espaços intersticiais. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
José Augusto Faria de Araújo. Os novos sujeitos e os novos espaços na era da tecnologia móvel: uma nova mentalidade em formação para o Ensino de Geografia (?). Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão da Unicamp. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Laura Butti do Valle. Os sentidos da linguagem cartográfica na formação inicial de professores - Uma análise baseada nas experiências de aprendizagem de estudantes do Curso de Licenciatura em Geografia da Unicamp no contexto da disciplina Estágio Supervisionado em Geografia II. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão da Unicamp. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Filipe Néri Flores. Mapas mentais e ensino de geografia: análise e discussão das visões de mundo dos alunos da rede pública de ensino de Uberaba-MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Tânia Seneme do Canto.

2.
Marllon Henrique Leandro. Mapas mentais no ensino de Geografia: a cidade de Uberaba pela memória e percepção espacial dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade - UFTM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Tânia Seneme do Canto.

3.
Valgler Nieri dos Santos. Potencialidades educativas de recursos tecnológicos no ensino de cartografia para alunos surdos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Tânia Seneme do Canto.

Orientações de outra natureza
1.
Tatiana Graziela Sugahara Castelo Branco. Fotografia de trabalho de campo: um acervo para o Curso de Geografia da Unicamp. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio ao Estudante - Unicamp. Orientador: Tânia Seneme do Canto.

2.
Svetlana Victoria Barcarolo Piau. Cartografia e produção de material didático para a apropriação de práticas de ensino de geografia. 2016. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Apoio ao Estudante - Unicamp. Orientador: Tânia Seneme do Canto.

3.
Helenice Mercedes Santos Duarte. Monitoria na Disciplina Orientação e Estágio Curricular Supervisionado III. 2014. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Tânia Seneme do Canto.

4.
Maria Rosa Leiva. Monitoria na Disciplina Orientação e Estágio Curricular Supervisionado III. 2014. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Tânia Seneme do Canto.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CANTO, T. S.; ALMEIDA, R. D. . 'O que eles veem no Google Maps?' - Práticas espaciais de estudantes do 8º ano em uma aula de informática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovada em 3º lugar em Concurso Público para Professora na área de Didáticas, Práticas e Estágios em Geografia, na Universidade Estadual de Goiás - UEG - GO, junho de 2010.

Aprovada em Concurso Público da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo para Professora de Geografia na Educação Básica II, em outubro de 2007.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 2:51:46