Luciana Chaves Cavalcante

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6648228362556096
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Mestre em Psicologia formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com pesquisa na área de Avaliação Psicológica (ênfase em Psicologia das Organizações). Especialista em Avaliação Psicológica na Faculdade Martha Falcão (FMF). Em 2007 iniciou seu trabalho no Laboratório de Avaliação Psicológica do Amazonas até 2013, quando passou a fazer parte da equipe do LAMAP na FMF. Foi Professora na Wyden | FMF em disciplinas voltadas para o estudo da Personalidade, Processos Psicológicos Básicos, Psicologia Clínica, e interface entre a Psicologia e as Organizações. Foi também professora substituta da UFAM com disciplinas voltadas à área de Avaliação Psicológica. Ainda atuando em Avaliação Psicológica (Técnicas psicométricas, Técnicas projetivas, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica), atualmente é professora no Centro Universitário Fametro e Faculdade Uninassau. No Centro Universitário Fametro ministra, ainda, a disciplina de Psicologia Clínica com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental uma vez que tem atuação clínica desde a sua formação nessa área. Tem experiência com Orientação Profissional e de Carreira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Chaves Cavalcante
Nome em citações bibliográficas
CAVALCANTE, L. C.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: IVHO (Inventário de Valores Humanos nas Organizações): construção, padronização e indicadores de validade.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. José Humberto da Silva Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: IVHO; avaliação psicológica; teoria funcionalista dos valores humanos; validade; padronização.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.
2013 - 2015
Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Psicológica. (Carga Horária: 504h).
Faculdade Martha Falcão, FMF/IESA, Brasil.
Título: Prevalência de Aspectos dos Valores Humanos em Universitários da Cidade de Manaus.
Orientador: José Humberto da Silva Filho.
2005 - 2010
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Mapeamento das Competências Comportamentais e Traços de Personalidade nas Organizações.
Orientador: Prof. Dr. José Humberto da Silva Filho.
2004 interrompida
Graduação interrompida em 2005 em Normal Superior.
Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Título: curso incompleto - sem monografia.
Ano de interrupção: 2005




Formação Complementar


2014 - 2014
Programa ACAV de Sustentação e Ampliação da Aprend. (Carga horária: 80h).
Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
2013 - 2013
Programa ACAV Novas Lideranças.
Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
2012 - 2012
IRT/CAT Workshop. (Carga horária: 24h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2012 - 2012
Capacitação do Z-Teste - Técnica de Zulliger. (Carga horária: 25h).
Laboratório de Avaliação Psicológica do Amazonas, LAP-AM, Brasil.
2011 - 2011
Curso Introdutório de Estatística e SPSS para Pesq. (Carga horária: 8h).
Laboratório de Avaliação Psicológica do Amazonas, LAP-AM, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Capacitação do Teste PMK. (Carga horária: 40h).
Laboratório de Avaliação Psicológica do Amazonas, LAP-AM, Brasil.
2010 - 2010
Treinamento na Técnica WISC-III. (Carga horária: 8h).
Laboratório de Avaliação Psicológica do Amazonas, LAP-AM, Brasil.
2010 - 2010
Avaliação da Criatividade em Figuras e Palavras. (Carga horária: 4h).
Laboratório de Avaliação Psicológica do Amazonas, LAP-AM, Brasil.
2010 - 2010
O Desenho da Figura Humana no Desenvolvimento. (Carga horária: 4h).
Laboratório de Avaliação Psicológica do Amazonas, LAP-AM, Brasil.
2010 - 2010
Inovação em Gestão de Pessoas. (Carga horária: 4h).
Laboratório de Avaliação Psicológica do Amazonas, LAP-AM, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação e Testagem Cognitiva Assistida. (Carga horária: 8h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2009 - 2009
Como Preparar e Publicar Meu Primeiro Artigo?. (Carga horária: 3h).
Conselho Regional de Psicologia - 10ª Região, CRP-10, Brasil.
2009 - 2009
Transtorno Obsessivo-Compulsivo: Avaliação Clínica. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2009 - 2009
Bateria Fatorial de Personalidade. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Programa de Treinamento Anti-Estresse. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Martha Falcão, FMF/IESA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

08/2018 - 09/2018
Ensino, Curso de Especialização em Avaliação Psicológica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Processos de Avaliação da Personalidade ? Técnica Psicométrica
01/2018 - 07/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Específico III
Processos Psicológicos Básicos
Psicologia da Mobilidade Social
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Psicologia Organizacional e do Trabalho - Saúde do Trabalhador
Trabalho de Conclusão de Curso
07/2017 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias e Sistemas: Comportamental
Desenvolvimento dos Processos Psicológicos
Introdução à Prática Clínica
Psicologia da Mobilidade Social
Teorias da Personalidade
Teorias da Personalidade - Fundamentos Empíricos
Psicologia: Ciência e Profissão
01/2017 - 07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Psicológicos Básicos
Análise Experimental do Comportamento
Estágio Básico II
Estágio Básico III
Introdução a Prática Clínica
08/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento dos Processos Psicológicos
Estágio Básico III
Seleção e Orientação Profissional
01/2016 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Psicológicos Básicos
Saúde do Trabalhador
Seleção e Orientação Profissional
Teorias da Personalidade: Fundamentos Empíricos
07/2015 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Básico I
Estágio Básico III
Saúde do Trabalhador
Seleção e Orientação Profissional
Teoria da Personalidade - Fundamentos Empíricos
Comportamento Organizacional
07/2015 - 12/2015
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento Organizacional
08/2015 - 10/2015
Ensino, MBA em Psicologia Organizacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão da Saúde
11/2014 - 11/2014
Ensino, Especialização em Gestão das Relações Organizacion, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Processo de recrutamento e seleção a relevância da avaliação psicológica
03/2013 - 11/2014
Extensão universitária , Faculdade Martha Falcão - Especialização em Avaliação Psicológica, .

Atividade de extensão realizada
Programa Psicologia Cidadã: Reorientação Profissional.

Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Substituta com ênfase nas disciplinas voltadas à área de Avaliação Psicológica.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria de Testes Projetivos Gráficos, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista-PIBEX, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista-PIBEX, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista - PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - 06/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação Profissional
Testes Projetivos Gráficos
Testes Projetivos Não-Gráficos
03/2018 - 06/2018
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Psicologia
01/2018 - 02/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Infantil
08/2017 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicodiagnóstico
Fenômenos Psicológicos
Estágio Básico 1
03/2017 - 07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Testes Projetivos Gráficos
Testes Projetivos Não Gráficos
03/2017 - 07/2017
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Psicologia
09/2016 - 02/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Infantil
Orientação Profissional
Psicodiagnóstico
06/2016 - 09/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Testes Projetivos Gráficos
Testes Projetivos Não-Gráficos
03/2009 - 12/2010
Estágios , Laboratório de Avaliação Psicológica, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental..
03/2005 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro.

Atividade realizada
Acompanhamento de pacientes em atividades lúdicas.

Faculdade Metropolitana de Manaus, FAMETRO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Clínica II - Ênfase em TCC
Psicodiagnóstico
TCC I - Projeto de Pesquisa
Técnicas Projetivas II
Técnicas Psicométricas
03/2018 - 07/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas Projetivas II

Instituto Esperança de Ensino Superior, IESPES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 13

Atividades

02/2015 - 06/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicodiagnóstico
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Seminários Integradores II

Faculdades Integradas do Tapajós, FIT, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Atividades

02/2015 - 06/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
Psicologia da Aprendizagem
02/2015 - 06/2015
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
02/2015 - 06/2015
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Comunicação
02/2015 - 06/2015
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Comunicação
02/2015 - 06/2015
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
Psicologia em Saúde

Faculdade Uninassau de Manaus, Uninassau, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicológica
Psicologia da Personalidade

Colorparts Tecnologia LTDA, COLORPARTS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 20

Atividades

01/2006 - 06/2007
Direção e administração, Administrativo, .

Cargo ou função
Auxiliar Administrativo.


Projetos de pesquisa


2007 - 2008
Avaliação Da Atenção Concentrada E Aspectos Psico-Afetivos Em Universitários Da Cidade De Manaus
Descrição: buscou identificar o padrão de desempenho cognitivo e afetivo de jovens universitários da cidade de Manaus, visando para produzir tabelas normativas locais para avaliação destes construtos, bem como, estudar a correlação entre eles. Para verificação do desempenho cognitivo foi usado o teste de Atenção Concentrada e para verificação dos aspectos psico-afetivos, as Escalas Beck de Depressão (BDI) e de Ansiedade (BAI). A pesquisa foi realizada com um total de 281 universitários das redes privada e pública da cidade de Manaus, distribuídos equivalentemente em todas as áreas de conhecimento. Os resultados encontrados permitiram a produção de normas técnicas para os três instrumentos adotados. Sendo possível, portanto, avaliar a população universitária amazonense com segurança e precisão a partir destes instrumentos de medida. Além disso, verificou-se nesta população que os aspectos psico-afetivos não estão correlacionados com a capacidade de manutenção da atenção concentrada, indicando que estes construtos psicológicos se mostram com relativa independência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luciana Chaves Cavalcante - Integrante / Jose Humberto da Silva Filho - Coordenador / Karen Nery Abdalla - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação / Vetor Editora Psico Pedagógica - Cooperação.


Projetos de extensão


2013 - 2015
Programa de Orientação Profissional

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Humberto da Silva Filho em 25/03/2018.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2015
Programa de Treinamento Anti-Estresse

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Humberto da Silva Filho em 30/01/2014.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Curso de Capacitação para Psicólogo Perito Examinador de Trânsito
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Luciana Chaves Cavalcante - Integrante / Larissa Leite Silva - Integrante / Jose Humberto da Silva Filho - Coordenador / André Luiz de Carvalho Braule Pinto - Integrante / Rosimeire de Carvalho Martins - Integrante / Eduardo Jorge Sant'Ana Honorato - Integrante / Giselly de Carvalho Martins - Integrante / Consuelena Lopes Leitão - Integrante.
2009 - 2010
Programa de Treinamento Anti-Estresse para Comunidade
Descrição: Esse projeto visou à implementação de um método de controle do estresse, através do treinamento dos usuários em 06 sessões. Durante essas sessões foram utilizados: técnicas de biofeedback, áudios de relaxamento e questionários avaliativos do estresse, bem como uma avaliação do programa ao final do mesmo. A amostra teve média de 40,55 anos. Predominantemente, participaram do programa mulheres, funcionários e nativos do estado do Amazonas, todos ligados à Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Durante as sessões foram gerados gráficos e médias do estresse dos usuários, que demonstraram o benefício dos participantes do programa ao longo de cada sessão, bem como no decorrer do processo de treinamento. Esse benefício foi minimizado, porém, na sexta (última) sessão, quando os usuários passaram a ter um desempenho reduzido quando comparado às demais sessões, devido à expectativa de se desligarem do programa ou fator proveniente dessa expectativa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciana Chaves Cavalcante - Integrante / Larissa Leite Silva - Integrante / Jose Humberto da Silva Filho - Coordenador / Marcelo Augusto Silva das Dores - Integrante / André Luiz de Carvalho Braule Pinto - Integrante / Paula Tatiana de Oliveira Costa - Integrante / Karla da Silva Nunes - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Bolsa.
2008 - 2009
Programa de Treinamento Anti-Estresse para a Comunidade Interna da UFAM
Descrição: Os objetivos do programa foram fornecer de um serviço de psicologia aplicada à comunidade, identificar dos níveis individuais e grupais de estresse, treinar individualmente visando o controle do estresse, comparar os níveis de estresse pré e pós treinamento, ensinar técnicas de controle do estresse aos participantes, promover melhorias na qualidade de vida dos usuários e capacitar futuros profissionais da psicologia. Os participantes foram pessoas da comunidade que espontaneamente buscam este serviço. O treinamento dos usuários ocorria em 06 sessões. Os colaboradores da UFAM foram maioria dos interessados, dentre eles a média foi de 40,55 anos, com predominância para mulheres, funcionários e nativos do estado do Amazonas. Durante as sessões foram gerados gráficos e médias do estresse dos usuários, que demonstraram o benefício dos participantes do programa ao longo de cada sessão, bem como no decorrer do processo de treinamento. Na última sessão, foi percebida diminuição desse benefício, quando os usuários passavam a ter um desempenho reduzido quando comparado às demais sessões, devido à expectativa de se desligarem do programa ou fator proveniente dessa expectativa. Além disso, foi evidenciado através do questionário de avaliação do programa que as pessoas assistidas por ele se sentiram satisfeitas com o mesmo em seus vários aspectos, tais como: esclarecimento de dúvidas, agendamentos, local de realização do treinamento, experiência com a nova tecnologia, aproveitamento dos ensinamentos do programa, benefícios futuros, relevância social, porém, foi possível constatar que o relacionamento com o treinador foi o aspecto mais satisfatório do programa. Com isso, pode-se perceber que o Programa de Treinamento Antiestresse é bastante relevante para a comunidade interna da UFAM, bem como há grande importância da implementação do mesmo para a sociedade. Já o aluno participante é beneficiado através da oportunidade de interação com um setting terapêutico, contribuindo para a.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciana Chaves Cavalcante - Integrante / Larissa Leite Silva - Integrante / Jose Humberto da Silva Filho - Coordenador / Marcelo Augusto Silva das Dores - Integrante / André Luiz de Carvalho Braule Pinto - Integrante / Paula Tatiana de Oliveira Costa - Integrante / Karla da Silva Nunes - Integrante / Alessandra dos Santos Pereira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Orientação Profissional.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTE, L. C.; ABDALLA, K. N. ; SILVA FILHO, J. H. . AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO CONCENTRADA E ASPECTOS PSICO-AFETIVOS EM UNIVERSITÁRIOS DA CIDADE DE MANAUS. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces, 2009, Campinas. IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces,. Campinas: IBAP, 2009.

2.
SILVA FILHO, J. H. ; CAVALCANTE, L. C. ; SILVA, L. L. . ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A VERSÃO BREVE E COMPLETA DO WCST (WISCONSIN) APLICADO A IDOSOS NA CIDADE DE MANAUS. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces, 2009, Campinas. IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces,. Campinas: IBAP, 2009.

3.
SILVA, L. L. ; SILVA FILHO, J. H. ; VALE, F. A. C. ; BALIEIRO JUNIOR, A. P. ; CAVALCANTE, L. C. . PREVALÊNCIA DO DECLÍNIO COGNITIVO EM IDOSOS ASSISTIDOS NO SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA DA CIDADE DE MANAUS. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces, 2009, Campinas. IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces,. Campinas: IBAP, 2009.

4.
CAVALCANTE, L. C.; SILVA FILHO, J. H. ; SILVA, L. L. ; COSTA, P. T. O. ; PINTO, A. L. C. B. ; DORES, M. A. S. ; NUNES, K. S. ; PEREIRA, A. S. . TÉCNICAS DE BIOFEEDBACK E TREINAMENTO ANTI-ESTRESSE. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces, 2009, Campinas. IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces,. Campinas: IBAP, 2009.

5.
SANTOS, J. S. ; SILVA FILHO, J. H. ; SILVA, L. L. ; CAVALCANTE, L. C. . AVALIAÇÃO DO RACIOCÍNIO ABSTRATO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS MANAUENSES POR MEIO DA ESCALA AVANÇADA DE RAVEN. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces, 2009, Campinas. IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces,. Campinas: IBAP, 2009.

6.
BEST, M. S. ; LEAO, L. A. ; CAVALCANTE, L. C. ; VALE, F. A. C. ; BALIEIRO JUNIOR, A. P. ; SILVA FILHO, J. H. . DECLÍNIO COGNITIVO NATURAL NA TERCEIRA IDADE: AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE RECORDAÇÃO TARDIA ESTIMULADA. In: II MOSTRA DOS TRABALHOS DA FACED, 2007, Manaus. II MOSTRA DOS TRABALHOS DA FACED. Manaus: UFAM, 2007.

7.
CAVALCANTE, L. C.; SILVA, L. L. ; BEST, M. S. ; VALE, F. A. C. ; BALIEIRO JUNIOR, A. P. ; SILVA FILHO, J. H. . DECLÍNIO COGNITIVO NATURAL NA TERCEIRA IDADE: AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE RECORDAÇÃO TARDIA. In: II MOSTRA DOS TRABALHOS DA FACED, 2007, Manaus. II MOSTRA DOS TRABALHOS DA FACED. Manaus: UFAM, 2007.

8.
SILVA, L. L. ; LEAO, L. A. ; CAVALCANTE, L. C. ; VALE, F. A. C. ; BALIEIRO JUNIOR, A. P. ; SILVA FILHO, J. H. . DECLÍNIO COGNITIVO NATURAL NA TERCEIRA IDADE: AVALIAÇÃO DA MEMÓRIA DE CURTO PRAZO. In: II MOSTRA DOS TRABALHOS DA FACED, 2007, Manaus. II MOSTRA DOS TRABALHOS DA FACED. Manaus: UFAM, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVALCANTE, L. C.; SILVA, L. L. . Programa de Treinamento para Redução e Controle do Estresse. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAVALCANTE, L. C.. Avaliação do Perfil Profissional Baseado nos Valores Humanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAVALCANTE, L. C.. Avaliação do Perfil Profissional Baseado nos Valores Humanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CAVALCANTE, L. C.. Mercado de Trabalho: Como se inserir no mercado de trabalho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CAVALCANTE, L. C.; SILVA FILHO, J. H. . Avaliação da Atenção Concentrada e Aspectos Psico-Afetivos em Universitários da Cidade de Manaus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA FILHO, J. H. ; SILVA, L. L. ; CAVALCANTE, L. C. . Coleta de dados para Teste de Memória Visual de Rostos - MVR. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
CAVALCANTE, L. C.; SILVA FILHO, J. H. ; COSTA, C. R. B. S. F. . Avaliação da Atenção Concentrada e Aspectos Psico-Afetivos em Universitários da Cidade de Manaus. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CAVALCANTE, L. C.; SILVA FILHO, J. H. . Importância de Intervênções Não-Farmacológicas no Controle do Estresse: Técnica de Biofeedback. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA FILHO, J. H. ; SILVA, L. L. ; CAVALCANTE, L. C. . II MOSTRA DOS TRABALHOS DA FACED. 2007. (Editoração/Anais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, Gustavo Paiva de; SILVA, L. L.; CAVALCANTE, L. C.. Participação em banca de Franciele Maklia Santana Alves.Avaliação do grau de ansiedade, depressão, estresse e qualidade de vida entre participantes com Lupús em um serviço de saúde de Manaus. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
CAVALCANTE, L. C.; CASTRO, Raquel Almeida de; OLIVEIRA, A. R. C.. Participação em banca de Diego Araújo de Almeida.A produção acadêmica sobre psicologia positiva na base de dados da Capes, Scielo e da UFAM: a autoeficácia e o otimismo em estudantes de educação de jovens e adultos.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
SILVA FILHO, J. H.; SILVA, L. L.; CAVALCANTE, L. C.. Participação em banca de Ciloni Eduardo Filgueiras e Ottoni.Desenvolvimento de Instrumento de Medida de Avaliação por Competências nas Organizações ? Mérito. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Item Response Theory and Computerized Adaptive Testing.. 2012. (Outra).

2.
XIV SIMPÓSIO ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. 2012. (Simpósio).

3.
I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação: visão e prática em diferentes contextos. 2011. (Congresso).

4.
I Mostra Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Avaliação da Atenção Concentrada e Aspectos Psico-Afetivos em Universitários da Cidade de Manaus. 2010. (Outra).

5.
IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica / V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos / XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Avaliação Psicológica: Formação, Atuação e Interfaces. AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO CONCENTRADA E ASPECTOS PSICO-AFETIVOS EM UNIVERSITÁRIOS DA CIDADE DE MANAUS. 2009. (Congresso).

6.
IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2009. (Congresso).

7.
II MOSTRA DOS TRABALHOS DA FACED.DECLÍNIO COGNITIVO NATURAL NA TERCEIRA IDADE: AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE RECORDAÇÃO TARDIA. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA FILHO, J. H. ; COLOMBAROLLI, M. S. ; CAVALCANTE, L. C. . Introdução ao Método de Rorschach: Sistema R-PAS. 2017. (Outro).

2.
SILVA FILHO, J. H. ; COHEN, J. ; GARCEZ, J. R. ; SARAIVA, E. G. ; CAVALCANTE, L. C. . I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação: visão e prática em diferentes contextos. 2011. (Congresso).

3.
SILVA FILHO, J. H. ; SILVA, L. L. ; HAYASHI, S. C. ; CAVALCANTE, L. C. ; COHEN, J. ; COLOMBAROLLI, M. S. ; SILVA, I. S. F. ; GARCEZ, J. R. ; PINTO, A. L. C. B. ; SARAIVA, E. G. ; SILVA, S. R. E. ; SANTOS JUNIOR, L. C. M. ; SIMOES, L. M. . Ciclo de Atividades em Avaliação Psicológica. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diego Araújo de Almeida. A produção acadêmica sobre psicologia positiva na base de dados Capes, Scielo e da UFAM: a autoeficácia e o otimismo em estudantes de educação de jovens e adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Luciana Chaves Cavalcante.

Iniciação científica
1.
Ricardo Corrêa Reis. Correlação entre valores humanos e escolha profissional de estudantes de ensino médio da cidade de Manaus. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdade Martha Falcão. Orientador: Luciana Chaves Cavalcante.



Outras informações relevantes


Membro do Grupo de Pesquisa LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA/ AM;
Membro do Grupo de Pesquisa LABORATÓRIO DE MEDIDAS E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA / AM.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 18:24:59