Tamyris Proença Bonilha Garnica

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9257946096715734
  • Última atualização do currículo em 03/07/2018


Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, cursou graduação em Pedagogia na Universidade Estadual de Campinas. Atuou no Ensino Superior como pesquisadora, professora e assessora pedagógica. Na educação básica, exerceu função de docente, diretora de ensino e consultora pedagógica. Durante o período que atuou na docência da educação básica, participou de projetos relacionados à gestão e à orientação pedagógica. Desenvolve pesquisas relacionadas à educação, docência e formação de professores, com ênfase em Psicologia Social. Atualmente, atua como Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, área de Educação, no Instituto Federal de São Paulo - Campus Avaré. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tamyris Proença Bonilha Garnica
Nome em citações bibliográficas
BONILHA, T. P.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Representações Sociais de professores sobre "dificuldades de aprendizagem": possibilidades de intervenção e transformação, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Angela Soligo.
2009 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O ?não-lugar? do sujeito negro na educação brasileira: da educação Infantil ao ensino superior.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Angela Soligo.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2008
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: As Ações Afirmativas na Universidade: Um Estudo Sobre a Integração do Aluno Negro na Universidade..
Orientador: Ângela de Fátima Soligo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



IFSP - Câmpus Avaré, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro de Ensino Literatus, CEL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Consultora Pedagógica, Carga horária: 2

Atividades

02/2014 - 08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Educação Básica, .

Cargo ou função
CONSULTORA PEDAGÓGICA.
07/2013 - 02/2014
Direção e administração, Educação Básica, .

Cargo ou função
DIRETORA DE ENSINO.

FORUM (Centro de Formação, Estudos e Pesquisas), FORUM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 12

Atividades

08/2013 - 10/2013
Ensino, Políticas Públicas e Contextos Educativos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação

Universidade Nilton Lins, UNINILTON, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

03/2013 - 02/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Nilton Lins, .

Cargo ou função
MEMBRO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA.
09/2012 - 02/2014
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Graduação.

Atividade realizada
Assessoria pedagógica..
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
08/2013 - 12/2013
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA DA PESQUISA
TCC I
03/2013 - 12/2013
Outras atividades técnico-científicas , Centro Universitário Nilton Lins, Centro Universitário Nilton Lins.

Atividade realizada
Coordenação de curso de pós-graduação em didática do ensino superior.
03/2013 - 11/2013
Ensino, Didática do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
APRENDIZAGEM: TEORIA E PROCESSO
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PLANEJAMENTO DO TRABALHO DOCENTE
02/2013 - 07/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA CIENTÍFICA
02/2013 - 07/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA CIENTÍFICA
02/2013 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL
GESTÃO EDUCACIONAL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
08/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA CIENTÍFICA
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
GESTÃO EDUCACIONAL
08/2012 - 12/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA CIENTÍFICA
02/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÚDICO: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
METODOLOGIA CIENTÍFICA
02/2012 - 07/2012
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
02/2012 - 07/2012
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PESQUISA APLICADA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 8

Atividades

08/2011 - 02/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Diversidade Cultural
Educação Especial
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Iniciação à Docência
Libras
Metodologia da Pesquisa Educacional
Pesquisa Educacional I

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: PRAZO DETERMINADO, Enquadramento Funcional: Professor-tutor, Carga horária: 15
Outras informações
ATUAÇÃO EM EAD - AUXILIAR DOCENTE - NO CURSO DE GESTORES DA UNICAMP.

Atividades

07/2010 - 12/2010
Ensino, Curso de Especialização em Gestão Educacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ESCOLA E COMUNIDADE

Prefeitura Municipal de Campinas, P/CAMPINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 32

Atividades

02/2009 - 06/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO INFANTIL

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO PROJETO GURI, AAPG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE POLO, Carga horária: 20

Atividades

02/2009 - 02/2010
Direção e administração, PROJETO GURI, .

Cargo ou função
COORDENADORA DE POLO.

Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino
Metodologia do Trabalho Científico
Práticas Pedagógicas: Didática
Práticas Pedagógicas: Ensino de Biologia
Práticas Pedagógicas: Ensino de Ciências
Práticas Pedagógicas: Professor e o Currículo
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
08/2016 - Atual
Extensão universitária , IFSP - Campus Avaré, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão - Letramento: leituras de mundo e emancipação..
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Formação Continuada.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA WALDORF PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
Descrição: Projeto de iniciação científica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE AVARÉ
Descrição: Projeto de iniciação científica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Violência e Preconceitos na Escola
Descrição: Este projeto é o resultado de um trabalho cooperativo, na produção de um texto que revela, ao mesmo tempo, os conhecimentos já consolidados sobre as temáticas da violência e dos preconceitos, bem como as visões e compreensões atuais dos atores escolares. Especial atenção foi dada às vozes dos estudantes que, como evidencia a própria produção na área, têm sido, de maneira em geral, silenciadas e esvanecidas quando se trata de discutir a violência e os preconceitos nas escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
As representações sociais dos professores sobre as dificuldades da aprendizagem.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
O não-lugar do sujeito negro na educação brasileira.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
AS AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A INTEGRAÇÃO DO ALUNO NEGRO E BRANCO, NA UNIVERSIDADE
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
AS AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOBRE A INTEGRAÇÃO DO ALUNO NEGRO NA UNIVERSIDADE
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2013 - Atual
Pós-Graduação em Didática do Ensino Superior
Descrição: Elaboração do projeto pedagógico do curso de pós-graduação em didática do ensino superior, com carga horária de 440 horas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE 2014), ABMES, FENEP, ANACEU, ABRAFI, CONFENEN e HUMUS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOLIGO, A.2018SOLIGO, A. ; BONILHA, T. P. . A CONSOLIDAÇÃO DA LEI 10.639 NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS. Revista ABPN, v. ., p. ., 2018.

2.
BONILHA, T. P.2016BONILHA, T. P.; CAVALHEIRO, G. C. S. ; QUAGLIO, E. M. H. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . O Saber-fazer na Formação de Professores para a Inclusão Escolar: um Levantamento Bibliográfico. ENSINO & PESQUISA - Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente, v. 14, p. 58-87, 2016.

3.
BONILHA, T. P.2015BONILHA, T. P.; SOLIGO, A. . EXCLUSÃO DO ALUNO NEGRO NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DO ?NÃO‐LUGAR?.. Integración Académica en Psicología, v. 3, p. 75-92, 2015.

4.
BONILHA, T. P.2015BONILHA, T. P.; SOLIGO, A. . O não-lugar do sujeito negro na educação brasileira. Revista Iberoamericana de Educación (Impresa), v. 68, p. 31-48, 2015.

5.
BONILHA, T. P.2012BONILHA, T. P.. AÇÕES AFIRMATIVAS E INTEGRAÇÃO DO NEGRO NO ENSINO SUPERIOR: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?. ETD. Educação Temática Digital, v. 13, p. 152-167, 2012.

6.
BONILHA, T. P.2011 BONILHA, T. P.. 'Brasil: la integración versus la exclusión del alumno negro en la universidad?. Revista Iberoamericana de Educación (Impresa), v. 48, p. 1-11, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
DUARTE, L. A. ; ARANHA, G. C. ; BONILHA, T. P. . COMO TORNAR POSSÍVEL A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: VALÉRIA AROEIRA GARCIA; DÉBORA BARBOSA DA SILVA SANCHEZ. (Org.). PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A COSNTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 1ed.CAMPINAS: PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, 2013, v. 1, p. 229-232.

2.
BONILHA, T. P.. La Integración del alumno negro en la universidad: un estudio empírico en Brasil. In: Matilde Fenández Montes. (Org.). La integración escolar a debate. Madrid: Pearson Educacion, 2009, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOLIGO, A. ; BONILHA, T. P. . A exclusão do aluno negro no sistema educacional brasileiro: uma discussão a respeito do ?não-lugar?. In: 2º Congresso ALFEPSI - Construyendo una Psicología Comprometida con America Latina, 2013, Concepción. Construyendo una Psicología Comprometida con America Latina, 2013.

2.
BONILHA, T. P.. Açoes Afirmativas na Universidade: um estudo sobre a integraçao do aluno negro.. In: I SEMANA ACADÊMICA DE PSICOLOGIA DA UEL, 2007, Londrina. ANAIS I SEMANA ACADÊMICA DE PSICOLOGIA DA UEL, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BONILHA, T. P.. As açoes afirmativas na universidade: um estudo sobre a integraçao do negro.. In: XV Congresso Interno de Iniciacao Cientifica, 2007, Campinas. ANAIS XV Congresso Interno de Iniciacao Cientifica, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SOLIGO, A. ; BONILHA, T. P. . A exclusão do aluno negro no sistema educacional brasileiro: uma discussão a respeito do ?não-lugar?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BONILHA, T. P.. Métodos e Técnicas de Estudo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BONILHA, T. P.. A educação 3.0. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BONILHA, T. P.. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: NÃO À MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO!. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BONILHA, T. P.. Racismo e Educação - A implementação da Lei 10639/2003.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BONILHA, T. P.; SOLIGO, A. . Compreendendo o racismo e as questões da identidade negra a partir dos aportes de Vygotsky e Moscovici.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BONILHA, T. P.. Como tornar possível a Avaliação Institucional em uma escola de Educação Infantil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BONILHA, T. P.. Açoes Afirmativas na Universidade: um estudo sobre a integraçao do aluno negro.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BONILHA, T. P.. O 'não-lugar' do sujeito negro na educação brasileira.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
BONILHA, T. P.. Ações afirmativas: um estudo sobre a integração do aluno negro na universidade.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BONILHA, T. P.. Experiências vivenciadas no Intercâmbio universitário.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BONILHA, T. P.; SOLIGO, A. . Ações afirmativas e a integração do negro na universidade.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BONILHA, T. P.; PLANTAMURA, V. ; SOUZA, M. . Pós-Graduação em Didática do Ensino Superior. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BONILHA, T. P.. Como adaptar os filhos ao ambiente da creche. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BONILHA, T. P.. Retorno às aulas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BONILHA, T. P.. Projeto Guri em Campinas. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BONILHA, T. P.. Oficina pedagógica (Formação Continuada IFSP) - Currículo Integrado. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BONILHA, T. P.. Oficina pedagógica (Formação Continuada IFSP). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BONILHA, T. P.. Formação continuada. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BONILHA, T. P.; CASSINELLI, W. H. ; DAMALIO, J. C. P. ; FREZZA, T. F. ; SANTOS, L. C. ; MEDEIROS, F. H. M. . Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2016. (Documento Institucional).

5.
MEDEIROS, F. H. M. ; CASSINELLI, W. H. ; DAMALIO, J. C. P. ; FREZZA, T. F. ; CRUZ, R. A. ; SANTOS, L. C. ; BONILHA, T. P. . Manual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 2016. (Documento institucional).

6.
BONILHA, T. P.; SOLIGO, A. ; PERSONA, S. . Relatório Final da pesquisa violência e preconceitos na escola. 2015. (Relatório de pesquisa).

7.
SOUZA, M. ; PLANTAMURA, V. ; BONILHA, T. P. . Guia de Didática. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de orientação ao professor).

8.
BONILHA, T. P.; SANTOS, M. S. G. . Manual de Orientações Básicas para Estágio Curricular Supervisionado. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BONILHA, T. P.. Participação em banca de ANGELA ALMEIDA SILVA.Educação Infantil e o seu ambiente - aspectos teóricos e metodológicos para uma prática eficaz. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Semana de Biologia.Diversidade no ambiente escolar: Ideologia de gênero e inclusão. 2016. (Outra).

2.
2º Congresso ALFEPSI - Construyebdo una Psicologia Comprometida con America Latina. 2013. (Congresso).

3.
III SIMPÓSIO SINEPE DE EDUCAÇÃO. 2013. (Simpósio).

4.
CICLO DE PALESTRAS DO CURSO DE PEDAGOGIA.REPENSANDO AS RELAÇÕES RACIAS NA ESCOLA: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003.. 2012. (Outra).

5.
II Mostra Interdisciplinar: ?Diálogos e Ações entre Universidade e Sociedade: Pensando as Questões Socioambientais?. Avaliador de trabalhos de pesquisa.. 2012. (Olimpíada).

6.
SEMANA DE INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES.RECISMO E EDUCAÇÃO: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/2003.. 2012. (Outra).

7.
A Conferência da Solidariedade. 2011. (Outra).

8.
Afinando as competências: saber, fazer e agir.. 2011. (Outra).

9.
II CONGRESSO DE PESQUISAS EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO MORAL: CONFLITOS NA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: PERIGO OU OPORTUNIDADE?. ?Ações afirmativas: Um estudo sobre a integração do aluno negro na universidade?. 2011. (Congresso).

10.
IV Jornada de Psicologia Sócio-Histórica..O RACISMO E A IDENTIDADE NAS TEORIAS DE VYGOTSKY E MOSCOVICI. 2011. (Outra).

11.
VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento.O 'não-lugar' do sujeito negro na educação brasileira.. 2011. (Seminário).

12.
A Conferência do Futuro. 2010. (Outra).

13.
Bullyng e Inclusão Social: Quando a Escola precisa de ajuda.. 2010. (Outra).

14.
III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Ações afirmativas: um estudo sobre a integração do aluno negro na universidade.. 2010. (Congresso).

15.
III Mostra de trabalhos "Compartilhando o cotidiano - a organização dos espaços nas unidades educacionais de Educação Infantil". 2010. (Encontro).

16.
II Mostra de Trabalhos "Compartilhando o cotidiano - o currículo vivido".. 2010. (Encontro).

17.
IV Semana de Educação: Educação para Transformação. 2010. (Outra).

18.
Literatura, Imaginário e Sentidos. 2010. (Outra).

19.
Biblioteca e Leitura: A questão da mediação.. 2009. (Outra).

20.
Fórum Permanente e Interdisciplinar de Desafios do Magistério. 2009. (Outra).

21.
III Semana da Educação - Educação Nacional Pós-LDB. 2009. (Outra).

22.
Vivendo na Fronteira: identidade, cultura e língua..Experiências vivenciadas no Intercâmbio universitário.. 2009. (Outra).

23.
16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. 2007. (Congresso).

24.
I SEMANA ACADÊMICA DE PSICOLOGIA DA UEL.Açoes afirmativas na universidade: um estudo sobre a integraçao do aluno negro.. 2007. (Outra).

25.
IV Fórum permanente desafios do magistério 2007. 2007. (Outra).

26.
XV Congresso Interno de Iniciacao Cientifica. As açoes afirmativas: estudo sobre a integraçao do negro na universidade. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRITO, M.S. ; KAUTZMANN, G. ; PORTO, C. ; BONILHA, T. P. . Mesa redonda: ?Gestão Escolar/Educacional: teoria e prática, sonhos e resistências?.. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Bruna Maria Leria. CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA WALDORF PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - IFSP - Câmpus Avaré. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Liliam Outi. Orientação de Estágio Supervisionado. Início: 2017. Orientação de outra natureza. IFSP - Câmpus Avaré. (Orientador).

2.
Israel da Silva. Orientação de Estágio Supervisionado. Início: 2017. Orientação de outra natureza. IFSP - Câmpus Avaré. (Orientador).

3.
Ana Carolina Hespanhol Santos. Orientação de Estáagio Supervisionado. Início: 2017. Orientação de outra natureza. IFSP - Câmpus Avaré. (Orientador).

4.
Ana Carolina Hespanhol Santos. Orientação de Estágio Supervisionado. Início: 2017. Orientação de outra natureza. IFSP - Câmpus Avaré. (Orientador).

5.
Bruna Maria Leria. Projeto de Ensino: ?Práticas pedagógicas e o processo de aprendizagem?. Início: 2017. Orientação de outra natureza. IFSP - Câmpus Avaré. IFSP - Câmpus Avaré. (Orientador).

6.
Pierri Tonon. Orientação de Estágio Supervisionado. Início: 2017. Orientação de outra natureza. IFSP - Câmpus Avaré. (Orientador).

7.
Roselin Oliveira. Orientação de Estágio Supervisionado. Início: 2017. Orientação de outra natureza. IFSP - Câmpus Avaré. (Orientador).

8.
Maila Souza. Orientação de Estágio Supervisionado. Início: 2017. Orientação de outra natureza. IFSP - Câmpus Avaré. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elba de Souza Farias. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

2.
Rosivane Sales de Lima. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

3.
Felipe da Costa Negrão. A ATUAÇÃO DO PROFESSOR PERANTE A DISLEXIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

4.
Karen Silva Pinto. A ATUAÇÃO DA GESTÃO NO COMBATE Á VIOLÊNCIA NA ESCOLA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

5.
Dayane de Oliveira Rocha. ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE EMPRESARIAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

6.
Alice Carolina de Almeida Pereira. A GESTÃO COMO ELO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

7.
Maria de Fátima Vieira de Souza. GESTÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O REFORÇO ESCOLAR SIGNIFICATIVO DO ALUNO.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

8.
Ataly Rodrigues Pereira. O Estudo do conhecimento interdisciplinar da Amazônia como forma de conscientização socioeducativas para uma ampla compreensão nas aulas de ciências naturais.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

9.
Natiane de Freitas Araújo. O tema Educação Ambiental tem sido tratado com merecida atenção nas escolas públicas da zona norte de Manaus?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

10.
Fábio Rodrigues. A importância das aulas práticas de biologia no Ensino Médio.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

11.
Thalita Amorim Feio. A consciência ambiental entre professores e alunos da Escola Estadual Júlio César de Moraes Barros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

12.
Cássia Seixas dos Santos. A importância do Ensino Superior para o Estado do Amazonas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

13.
Maurício da Silva Soares. A efetividade das medidas de controle para a prevenção da transmissão da Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) uma escola do distrito Sul de Manaus.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

14.
Elizeu Santos da Costa. Ação Educativa no Combate à Dengue nas séries de 1º a 3º ano na Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

15.
Idimara Fonseca Costa. A importância de aulas práticas laboratoriais no Ensino da Biologia para alunos do 1º ano do Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

16.
Alcilene Trindade Ribeiro. Educação Ambiental como instrumento de sensibilização para alunos do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

17.
Cícero de Carvalho Araújo. Quais as consequências da falta de informações sobre a prevenção às drogas no rendimento escolar dos alunos do Ensino Médio, da E.E. Homero de Miranda Leitão?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

18.
Kátia Maria das Chagas Ferreira. O papel do professor como articulador da aprendizagem significativa em aulas de biologia.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

19.
Dirson Straus Guimarães Costa Junior. A importância das Ciências Naturais e sua influência para os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

20.
Vilmara da Silva. O impacto da gravidez precoce na vida de estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Públicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

21.
Marcilei Jesuíno dos Santos. A Importância da Leitura na Sala de Aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

22.
Washington Luiz de Carvalho Menezes. O nível de conhecimento dos alunos sobre a Tuberculose na Escola Estadual Homero de Miranda Leitão.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

23.
Daianny Marques Pinheiro. A Educação Ambiental voltada para o lixo escolar.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

24.
Marisol Mendes Cavalcante. A prática pedagógica do Professor do 9º Ano do Ensino Fundamental ao abordar o Ciclo do Nitrogênio nas aulas de Ciências Naturais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

25.
Marcelo de Oliveira Peixoto. A Educação Ambiental como forma de diminuir a poluição gerada por veículos, com a 1ª série da Escola Estadual Ondina de Paula Ribeiro.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

26.
Cilene Coelho Braga. Os desafios da inclusão dos alunos surdos na rede regular de Ensino.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

27.
Francisca Sandra Menezes da Silva. Grau de conhecimento dos alunos do 6º Ano da Escola Nilo Peçanha sobre a preservação do Meio Ambiente.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

28.
Sônia Nascimento de Souza. Abordagem sobre a prevenção das Drogas no contexto escolar.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

29.
Núbia Ferreira Campos. O conhecimento sobre quelônios para os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Frei Mario Monaceli.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

30.
Mayara de Paulo Lacerda. A importância das aulas práticas e expositivas nas aulas de Ciências Naturais em Escolas Públicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

31.
Lázaro Benchimol Pereira. A importância do conhecimento do plantio da juta/malva no município de Manacapuru ? AM, para os alunos do Ensino Médio.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

32.
Pedro dos Santos Francisco. Educação Ambiental/ Arborização e Paisagismo na Escola Estadual Maria Arminda G. de Andrade.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

33.
Lidiane Ipuchima Felipe. A importância da Educação Ambiental no Ambiente Familiar e Educacional dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Adalberto Valle, Manaus-AM.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

34.
Jussara Santos Araújo. A prática da leitura na escola: O professor de língua portuguesa e o Ensino da Leitura.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

35.
Cynthia Rafaela Monteiro da Silva. A importância da Educação Sexual como complemento da disciplina de Biologia do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Luís Ruas.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

36.
Cristiane Roberto da Silva. As causas e consequências da poluição sonora em sala de aula com alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Magalhães Brandão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

37.
Leidimery Borges da Silva. Ações da Escola Estadual Dom João de Souza Lima, acerca do consumo sustentável na Educação.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

38.
Érica Barroso Corrêa. Alimentação Escolar como meio da promoção da Saúde no processo de ensino-aprendizagem na Escola Estadual Jacson Damasceno Rodrigues, em Manaus ? AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

Iniciação científica
1.
Ana Carolina Hespanhol Santos. ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE AVARÉ. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - IFSP - Câmpus Avaré. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.

2.
VANESSA CAROLINE FIORAVANTE. O LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: O ALUNO COMO PROTAGONISTA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - IFSP - Câmpus Avaré. Orientador: Tamyris Proença Bonilha Garnica.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 12:25:08