Sandra Maders

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  • Última atualização do currículo em 28/01/2019


Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM/2017). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa(UNIPAMPA). Mestre em Educação (2013) PPGE/UFSM. Graduada em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp/2008). Grade complementar Pedagogia UFSM/2009-2011. Foi professora de Educação Infantil no município de Santa Maria/RS. Foi professora substituta no Instituto Federal Farroupilha/IFFAR Campus São Borja (2017). É pesquisadora desde 2009 do Núcleo de Pesquisa Kitanda: Educação e Intercultura/CNPQ - Centro de Educação da UFSM. Participou do Projeto de Extensão (e Pesquisa) Hora do conto no Centro de Educação/ UFSM. Participou, também, do projeto de extensão Laboratório de Alfabetização: Repensando a Formação de Professores. Nos anos de 2011 e 2012 atuou como assessora em Formação de Professores na Secretaria de Educação no Município de Dilermando de Aguiar/ RS. Tem experiência na área da educação; docência, formação de professores, com ênfase na perspectiva de uma educação intercultural, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação escolar, infância, formação de professores, educação escolar indígena, biologia do conhecer e didática no ensino superior. Tem diversas publicações em capítulos de livros, artigos em revistas, organização de obras e autoria de livros. Coordenadora Geral do Conselho Editorial da Editora Caxias, com sede em Santa Maria/RS. Colabora com jornais diários. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra Maders
Nome em citações bibliográficas
MADERS;Sandra

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa.
R. Vinte e Um de Abril, 80 - São Gregório
São Gregório
97670000 - Dom Pedrito, RS - Brasil
Telefone: (53) 32437300


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Educação Escolar Indígena, Intercultura e Formação de Professores e Professoras., Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Valdo Hermes de Lima Barcelos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Educação Escolar Indígena, Intercultura e Formação de Professores (as) ? uma pesquisa a partir das proposições da Biologia do Amor e da Biologia do Conhecimento de Humberto Maturana.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Valdo Hermes de Lima Barcelos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2008
Graduação em Pedagogia.
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Título: A DIVERSIDADE NA ESCOLA E A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES.
Orientador: Ivone Terêsinha Amaro Knolow.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
PLATAFORMA LATTES. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Capacitação para Tutores. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
Lingua Inglesa. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
Uso de imagens de satélite como recurso didático. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
III Seminário Nacional De Formação de Professores. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
II Curso para Profissionais da Educação. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
Curso De LIBRAS. (Carga horária: 60h).
Fundação Átila Taborda, URCAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Dilermando de Aguiar, PMDA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaboradora - Sec. Educação, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 8
Outras informações
Auxiliava em cursos de formação de professores o professor Dr. Valdo Barcelos. Oferecia Oficinas de Formação para professores e para alunos da rede Municipal e Estadual do Município.


Prefeitura Municipal de Itaqui, PMI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Auxiliar de atividades, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Atividades, Carga horária: 30
Outras informações
Prefeitura Municipal de Itaqui/RS em uma escola Municipal de Educação Infantil Casa da Criança. Atividades no Berçário, Maternal e Pré-escolar.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Doutoranda/PPGE, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aluna do programa de Pós Graduação em Educação PPGE/UFSM. Bolsista Capes

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Docencia Orientada IV, Enquadramento Funcional: Acadêmica de Doutorado, Carga horária: 4
Outras informações
Docência realizada na disciplina de Modalidades Eucativas, sob a orientação do Prof. Dr. Valdo Hermes de Lima Barcelos. Totalizando 20 horas aula.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Docencia Orientada III, Enquadramento Funcional: Acadêmica de Doutorado, Carga horária: 4
Outras informações
Docência realizada na disciplina Metodologia da Pesquisa, sob a orientação do Prof. Dr. Valdo Hermes de Lima Barcelos. Totalizando 20 horas aula.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mestre em Educação/PPGE/UFSM.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Docencia Orientada I, Enquadramento Funcional: Acadêmica de Mestrado, Carga horária: 4
Outras informações
Docência realizada na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educação, sob a orientação do Prof. Dr. Valdo Hermes de Lima Barcelos. Totalizando ao final 20 horas.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Docencia Orientada II, Enquadramento Funcional: Acadêmica de Mestrado, Carga horária: 4
Outras informações
Docência realizada na disciplina de Educação de Jovens e Adultos , sob a orientação do Prof. Dr. Valdo Hermes de Lima Barcelos. Totalizando ao final 20 horas aula.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Acadêmica de Pedagogia, Enquadramento Funcional: Bolsista Pibic/Cnpq, Carga horária: 20
Outras informações
Acadêmica do curso de Pedagogia Noturno


Escola Municipal de Ensino Fundamental Otávio Silveira, E.M.E.F.OTÁVIO S, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 4
Outras informações
Voluntária. Reforço aos alunos da Alfabetização. Turno tarde.


Hospital São Patrício, H. SÃO PATRÍCIO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 3
Outras informações
Pedagogia Hospitalar: Atividades desenvolvidas com ascrianças do Hospital aos domingos, projeto oferecoido pela Urcamp.


Associação Madre Paulina de Amparo à Criança e ao adolescente, AMPARA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 4
Outras informações
Prestava curso profissionalizante para crianças e adolescente em vulnerabilidade social. Curso de Espanhol e Guarani.


Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Substituta - Siape 2361025, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Campus São Borja. Siape 2361025

Atividades

12/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Camous São Borja, .

Cargo ou função
Membro Colegiado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Informática Aplicada à Educação..
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Camous São Borja, .

Cargo ou função
Membro Colegiado curso Superior de Licenciatura em Física. Matrícula SIAPE nº 2361025.
12/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Camous São Borja, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Recepção e Análise das Matrículas dos Cursos Integrados ao Ensino Médio. Proocesso seletivo 2018..
07/2017 - 12/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado - 36h (8º Semestre)
Saberes Docentes e Formação Continuada - 72h (8º semestre)
Sociologia da Educação - 36h ( 2º Semestre)
07/2017 - 12/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Saberes Docentes e Formação Continuada - 72h (8º semestre)
Sociologia da Educação - 36h (2º semestre)
07/2017 - 12/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado II (140h - 5º semestre)
Estágio Curricular Supervisionado IV (140h - 8º semestre)
07/2017 - 12/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado II (108H - 2º semestre)
02/2017 - 07/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Indisciplina e Mediação de Conflitos em Sala de Aula - 36h (7º semestre)
02/2017 - 07/2017
Ensino, Especialização: Informática aplicada na Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação ( 32h)
02/2017 - 07/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado II - 100h (5º Semestre)
Estágio Curricular Supervisionado III - 108h (7º Semestre)
Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos - 72h (5º Semestre)
Prática de Ensino da Física - 50h (1ºSemestre)

Prefeitura Municipal de Santa Maria, P/SANTA MARIA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Educação Infantil, Carga horária: 20
Outras informações
Atua na Pré-Escola.


Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Adjunto A. Atua no curso de Licenciatura Ciências da Natureza.

Atividades

09/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pampa, .

Cargo ou função
Membro da Comissão especial sobre evasão, retenção, formação e qualificação profissional e acompanhamento do egresso..
08/2018 - Atual
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Pedagógica: Educação em Ciências
Trabalho de Conclusão de Curso (TCCI)
Educação Brasileira: Gestão e Políticas Públicas.


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Educação Ambiental e Formação de Professores(as) - Contribuições da Antropofagia Cultural Brasileira numa perspectiva Intercultural

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Valdo Hermes de Lima Barcelos em 17/05/2013.
Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem como objetivo produzir e reunir informações que nos ajudem a ampliar o repertório de conhecimentos referentes à formação de professores(as) em geral, e para o trabalho com educação ambiental em particular, na perspectiva de construção da cidadania planetária. Para tanto, me proponho a estudar as condições de possibilidade da reciprocidade antropofágica em contextos de educação ambiental e intercultural; estabelecer relações entre alguns dos pressupostos epistemológicos e filosóficos da Antropofagia Cultural Brasileira com as questões ambientais contemporâneas locais/globais, na busca do estabelecimento de um diálogo crítico, criativo e intercultural entre sujeitos autônomos e contextos socioculturais diferentes. Tratar-se-á de uma pesquisa na qual serão estudadas e analisadas algumas das produções culturais mais significativas da Antropofagia Cultural Brasileira na sua vertente pós-semana de Arte Moderna de 1922. Embora a ênfase seja dada para o estudo das representações e imaginários presentes na literatura antropofágica, esta pesquisa não se restringirá a esta modalidade de produção cultural. Serão, também, estudas e analisadas obras de artistas plásticos como Tarsila do Amaral, Hélio Oiticica, Anita Malfati, bem como produções teatrais e de cinema (Augusto Boal-Teatro do Oprimido, José Celso Martinez, Plínio Marcos, Glauber Rocha) e composições musicais (Torquato Neto, Gilberto Gil, Capinam, Tom Zé, Caetano Veloso) que tenham como orientação as idéias e pressupostos da Antropofagia Cultural. Serão, também, buscadas interlocuções entre a produção antropofágica, em suas diferentes linguagens, e alguns de seus desdobramentos futuros como, por exemplo, o movimento tropicalista da década de 60 do século passado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Valdo Hermes de Lima Barcelos - Integrante / Cleni Maria Inez da Rosa - Integrante / I.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sandra Maders - Integrante / Valdo Hermes De Lima Barcelos - Coordenador / Ivete Souza da Silva - Integrante / Cleni Inês da Rosa - Integrante / Joze Medianeira dos Santos de Andrade Toniolo; - Integrante / Wenceslau Leães Filho - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Os Fundamentos (esquecidos) do Humano conforme Humberto Maturana - contribuições à formação de professores na perspectiva da Educação Intercultural
Descrição: Projeto de Pesquisa/PIBIC-CNPq. O projeto pretende realizar um mapeamento da obra epistemológica de Humberto Maturana, com ênfase nos aspectos relacionados ao que o autor denomina de Fundamentos (esquecidos) do humano; a partir destes procedimentos de pesquisa estão sendo realizadas reflexões sobre as contribuições destas idéias e proposições epistemológicas para o exercício do ofício profissional do(a) professor(a);bem como o repensar a formação Inicial e Conttinuada de professores e professoras dentro de uma perspectiva Intercultural. No segundo semestre de 2010 pedimos a renovação propondo fazer a aproximação das teorias de Humberto Maturana com a Educação Indígena, num propósito de reunir leituras que compreendesse um pouco mais sobre a cultura indígena, principalmente, no modo como os índios educam as crianças das aldeias. Neste sentido conseguimos reunir algumas leituras e fazer algumas aproximações. Penso que precisamos buscar respostas para nossos desafios educacionais nas ciências e disciplinas clássicas, mas, também, no diálogo com outras culturas e na observação dos processos através dos quais elas promovam o ?fluir do seu viver? (MATURANA, 1999 ). Com isto estaríamos criando espaços de reflexão sobre os contextos sociais e culturais que nos envolvem, bem como agindo nas interfaces de um horizonte intercultural de educação (FLEURI, 1998). Neste trabalho estou buscando essa compreensão e diálogo intercultural (BARCELOS, 2009) no estudo da cultura indígena guarani. Penso que a cultura vivida por este povo tem muito a contribuir para nossa educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sandra Maders - Integrante / Valdo Hermes De Lima Barcelos - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
CANTO DO CONTO: REINVENTANDO HISTÓRIA
Descrição: A ideia inicial do projeto é, antes de tudo, aproximar comunidade e instituição de ensino superior, bem como tornar a biblioteca do Instituto Federal, um lugar acessível, onde os processos de leituras ocorrerão de forma espontâneas pelos alunos e direcionadas pelas pessoas encarregadas pela contação. O projeto, como mencionado acima, será destinado neste primeiro semestre a uma escola municipal da cidade de São Borja/RS, onde se apresentou baixo índice de desenvolvimento. O projeto atenderá alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano). O desenvolvimento do projeto se dará quinzenalmente, ou seja, a cada 15 dias teremos encontros com os alunos e professores na biblioteca. O projeto atenderá uma turma por vez, em data e horários previamente agendados. Neste ano, o projeto irá trabalhar com histórias de um autor/escritor de Santa Maria, Auri Sudati. Este autor possui uma quantidade enorme de publicações para o publico infa-juvenil . Após a contação de histórias e o desenvolvimentos de atividades lúdicas relacionadas à leitura dos livros, o autor será trazido para o encerramento do projeto, o mesmo contará sobre seu processo de escrita. Será feito um trabalho de consolidação das leituras desenvolvidas ao longo do semestre. As formas de desenvolver as leituras será a mais diversa possível : fantoches, caracterização de personagens, peça teatral, sonoridade, dança, apenas o contador e o livro, roda de leitores. Acredita-se que desta maneira, a ludicidade e a criatividade será potencializada nos alunos. Após a participação no projeto o aluno terá continuidade ao trabalho em sala de aula onde o professor irá motivá-lo através de desenhos, transcrições e/ou recontações das histórias. Posteriormente, os trabalhos serão expostos no instituto federal, bem como na feira do livro. O objetivo principal do projeto é contribuir com o processo do ensino-aprendizagem no ensino fundamental (anos iniciais - 1º ao 5º ano), bem como nos processos formativos da leitura e escrita. Tem também como objetivo contribuir para a melhoria do IDEB nesses anos do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Sandra Maders - Coordenador / Marta Rejane Trindade - Integrante.
2017 - 2017
Alternativas pedagógicas como forma de promover uma cultura escolar de qualificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb.
Descrição: A prática de avaliar o desempenho de alunos em avaliações externas da aprendizagem tem sido empregada cada vez com maior frequência pela União, os estados e os municípios brasileiros para orientar suas políticas educacionais. Esses resultados, por sua vez, têm sido sintetizados em indicadores globais de qualidade da educação, entre os quais o mais importante é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), introduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2006. Tomando como base esse argumento aliado ao fato de que no corrente ano as escolas passarão pelo processo avaliativo da Provinha Brasil e da Prova Brasil, e partindo da realidade local de São Borja, que apresenta em algumas escolas estaduais um baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), conforme dados extraídos com a Coordenadora-adjunta da 35ª CRE, é que se justifica a proposta deste projeto. A parceria e o consequente fortalecimento do desenvolvimento local se alicerçam no cerne que dá sustentação a própria criação das licenciaturas pelos Institutos Federais, como é o caso do Curso de Licenciatura em Matemática, no Campus São Borja, que, além de atender às demandas de formação inicial de professores nesta área, busca também fomentar na comunidade local e regional espaços formativos de diálogo, reflexão e construção de práticas pedagógicas inovadoras e comprometidas com a educação crítica e emancipadora. No entanto, como fomentar esse debate em relação a um tema tão polêmico como a avaliação externa? Sabemos que a questão de utilizar uma prova padronizada é muito complexa. Críticas a esse tipo de avaliação externa não são poucas na área da educação. Algumas, entretanto, consideradas como críticas vazias já que não tocam na raiz do problema, como muito bem sinalizadas por Soares e Xavier (2013), quando questionam análises que incidem na ?Prova Brasil como um dispositivo de controle que atua nos poros das práticas curriculares cotidianas dos/as docentes, agindo de forma a limitar cada vez mais as suas alternativas em relação à sua autonomia? (VIEIRA, 2010, p. 3). O que os autores observam é que esse tipo de pensamento entra em contradição com o artigo 210 da Constituição Federal, que estabelece: ?Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar a formação básica comum? (BRASIL, 1988). E defendem: ?a discussão que precisa ser feita é se a Prova Brasil é uma forma adequada de verificar se os conhecimentos que asseguram a formação básica comum estão de fato sendo aprendidos pelos alunos das escolas brasileiras de educação básica? (SOARES; XAVIER, 2013, p. 919). O que, portanto, reafirma a necessidade de redimensionar alguns pontos referentes a avaliação externa, visando qualificá-la e não limitar a discussão em questões que pouco contribuirão para o debate. Afinal, não podemos ferir a Constituição Federal e é obrigação da escola assegurar a formação básica comum como forma de universalizar o direito a educação. Entende-se que uma importante limitação do Ideb refere-se ao uso, na Provinha Brasil e na Prova Brasil, de apenas testes de Leitura e Matemática, já que a Constituição elenca outros conhecimentos que devem ser assegurados. Outra lacuna do Ideb incide no fato de não contextualizar a realidade socioeconômica das escolas, acabando por serem comparadas a outras realidades díspares.O projeto de extensão intitulado Alternativas pedagógicas como forma de promover uma cultura escolar de qualificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb tem como intuito propor alternativas pedagógicas de interpretação de questões de Matemática abordadas na Provinha Brasil e na Prova Brasil, a fim de auxiliar alunos do 2º (segundo) ano das séries iniciais e do 5º (quinto) e 9º (nono) ano das séries finais do Ensino Fundamental da Esc. Est. de Ens. Fund. João Goulart/São Borja.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Sandra Maders - Coordenador / CRISTIANE LUDWIG ARAUJO - Integrante.
2012 - 2012
VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação, Culturas e Resistências na Sociedade Contemporânea
Descrição: Descrição: Resumidamente, o presente evento de extensão tem como objetivo principal criar um espaço de convivência onde serão colocadas em diálogos pesquisas, bem como relatos de experiências educativas e pedagógicas, tendo como ponto de partida as proposições freireanas.. Situação: Concluído; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Sandra Maders - Integrante / Valdo Hermes De Lima Barcelos - Integrante / Celso Ilgo Henz - Coordenador / Ivete Souza da Silva - Integrante / Cleni Inês da Rosa - Integrante / Joze Medianeira dos Santos de Andrade Toniolo; - Integrante / Wenceslau Leães Filho - Integrante / Nilta de Fátima Hundertmark Graciolli - Integrante / LÉO JORGELEWICZ - Integrante.
2011 - 2012
DiLERmando
Descrição: Este projeto de extensão foi uma parceria durante o ano de 2011 e 2012, entre a Secretaria de Educação (SMEC) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para a formação continuada dos professores. Neste diálogo, foi criado o Projeto DiLERmando, que visa, dentre outras ações, estimular o educador a criar espaços de práticas de leitura e escrita, tendo a escola como um lugar de criação, onde a imaginação, a criatividade e a fantasia tem espaço fértil para estimular o leitor (do mundo e da palavra). Neste processo, a SMEC ofereceu suporte para o desenvolvimento das atividades sugeridas e desenvolvidas. Este projeto de Extensão, que segue a Resolução 25/08 da Universidade Federal de Santa Maria, visa dar continuidade a estudos e pesquisas sobre o tema da leitura e da escrita e suas inferências no processo educativo e formativo. Foram pesquisas financiadas por agências como CNPq- e pela Universidade Federal de Santa Maria. Nossa principal finalidade, neste momento e com este projeto, é implementar, através de Ações de Extensão, os resultados de pesquisas que buscam reafirmar a importância da leitura e da escrita no contexto educativo escolar. Para tanto, estamos propondo esta Ação de Extensão e de Ensino junto às escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Município de Dilermando de Aguiar.Este projeto de Extensão trata, mais especificamente, da leitura e da escrita como possibilidades de ampliação do repertório de saberes e de conhecimentos que compõem o processo de ensino e de aprendizagem nos diferentes níveis e modalidades do processo educativo escolar. Este projeto terá como participantes os professores(as) das três escolas municipais, localizadas no Município de Dilermando de Aguiar, bem como seus respectivos educandos(as). Serão, também, partícipes eventuais pessoas da comunidade que serão convidadas e dasafiadas a participar de algumas das atividades previstas para o decorrer da execução do projeto. Esta Ação de Extensão não trata de uma intervenção estri.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Sandra Maders - Integrante / Angelise Fagundes - Integrante / Eleodoro Santos - Integrante / Valdo Hermes de Lima Barcelos - Coordenador / LÉO JORGELEWICZ - Integrante.
2010 - Atual
LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO: REPENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Descrição: O projeto ?Laboratório de alfabetização: repensando a formação de professores? é coordenado pela Profª Drª Helenise Sangoi Antunes (PPGE/UFSM), está vinculado ao GEPFICA (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial Continuada e Alfabertização). Esse projeto pretende estabelecer intercâmbio entre as escolas em situação de vulnerabilidade social, os professores e o Laboratório de Alfabetização Itinerante, buscam contribuir para o processo de alfabetização e letramento, repensar a prática pedagógica vigente nos primeiros anos do ensino básico nas escolas públicas de Santa Maria/ RS e, ao mesmo tempo, efetivar a parceria institucional de ensino, pesquisa e extensão com os professores da Rede Pública de Ensino de Santa Maria e região. Além disso, busca proporcionar experiências que possam contribuir para a formação inicial das acadêmicas envolvidas. Fazem parte deste projeto, acadêmicas dos cursos de Pedagogia e Educação Especial, professoras e alunos dos anos iniciais de escolas públicas de Santa Maria. Ao longo do texto são usadas considerações de Emilia Ferreiro ; Ana Teberosky (1985) a respeito do processo de alfabetização..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Sandra Maders - Integrante / Helenise Sangoi Antunes - Coordenador.
2009 - 2010
HORA DO CONTO: Meninos e Meninas Lendo o Mundo e a Palavra
Descrição: Projeto de Extensão (e Pesquisa). Registro no GAP/CE- UFSM nº 022075. Trabalho desenvolvido durante os anos de 2009 e 2010 em escolas municipais e estaduais da Santa Maria e em outras instituições, envolvendo aproximadamente 120 crianças, adolescentes e adultos.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Sandra Maders - Integrante / Celso Hilgo Henz - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio financeiro.
2008 - 2008
Crescendo com a Urcamp
Descrição: Projeto de Extensão. Trabalho realizado com crianças carentes do bairro ponte seca na cidade de Itaqui, no período de abril a dezembro de 2008. O projeto consisitia em levar atividades lúdicas para as crianças dentro de uma perspectiva pedagógica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Sandra Maders - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Escolar Indígena.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Intercultura.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Guarani
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARCELOS, V. H. L.2018BARCELOS, V. H. L. ; MADERS . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERCULTURA - pensando um currículo a partir dos trópicos. Revista Espaço do Currículo, v. 3, p. 325-339, 2018.

2.
MADERS2017MADERS; BARCELOS, V. H. L. . Educação escolar indígena, intercultura e Humberto Maturana: entre cultura e saberes. REVISTA GRIFOS, v. 25, p. 137, 2017.

3.
BARCELOS, V. H. L.2015BARCELOS, V. H. L. ; MADERS . De Nativos a Estrangeiros - construindo novas epistemologias. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 106, p. 240-249, 2015.

4.
MADERS;Sandra2013MADERS; BARCELOS, V. H. L. . Habitantes de Pindorama - de nativos a estrangeiros. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 14, p. 119, 2013.

5.
MADERS;Sandra2013 MADERS; BARCELOS, V. H. L. . Intercultura e Educação - de Nativos a Estrangeiros. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 21, p. 189-204-204, 2013.

6.
MADERS2012 MADERS; Barcelos, Valdo H.L . Educação Escolar Indígena e Inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escuta.. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (IMPRESSO), v. 93, p. 34-50, 2012.

7.
MADERS2012 MADERS. De Nativos a Estrangeiros ? Um olhar a partir do diálogo Intercultural. Revista de Estudos Universitários, v. 38, p. 405-416, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MADERS; Valdo Barcelos . Humberto Maturana e a Educação: educar no amor e na liberdade. 2ª Edição.. 2ª. ed. Santa Maria: Editora e Gráfica Caxias, 2018. v. 300. 143p .

2.
PASINI, G. (Org.) ; BARCELOS, V. H. L. (Org.) ; MADERS (Org.) . Cultura e Identidade dos Povos dos Pampas.. 01. ed. Santa Maria: Editora Caxias, 2016. v. 01. 256p .

3.
BARCELOS, V. H. L. (Org.) ; PASINI, G. (Org.) ; MADERS (Org.) . Cenas e Cenários Interculturais - Pensando epistemologias a apartir do Sul. 01. ed. Santa Maria: Editora CAXIAS, 2016. 360p .

4.
MADERS; Valdo Barcelos . Humberto Maturana e a Educação: educar no amor e na liberdade. 01. ed. Santa Maria: Editora e Gráfica Caxias, 2016. v. 01. 159p .

5.
Valdo Barcelos (Org.) ; MADERS (Org.) . Educação e Intercultura: a descolonização dos saberes. 1. ed. SANTA CRUZ DO SUL: EDUNISC, 2015. 264p .

Capítulos de livros publicados
1.
MADERS. Eduardo Viveiros de Castro e os índios do Brasil. In: Valdo Barcelos. (Org.). Intérpretes do Brasil - Ontem e Hoje. 1ed.Santa Maria: Editora e Gráfica Caxias, 2018, v. 1, p. 101-116.

2.
MADERS. Pampa Intercultura: Charruas, Guerreiros Anônimos.. In: Giovani Pasini; Valdo Barcelos; Sandra Maders.. (Org.). Cultura e Identidade dos Povos dos Pampas. 01ed.Santa Maria: Editora Caxias, 2016, v. 01, p. 57-68.

3.
MADERS. KARAÍ: Contribuições para uma Educação Intercultural. In: Barcelos, V; Maders, S; Pasini, Carlos Giovani.. (Org.). Cenas e Cenários Interculturais - Pensando epistemologias a apartir do Sul. 01ed.Santa Maria: Editora CAXIAS, 2016, v. 01, p. 01-360.

4.
MADERS. Indígenas: Nativos ou Estrangeiros? Um olhar a partir do Diálogo Intercultural.. In: Valdo Barcelos; Sandra Maders. (Org.). Educação e Intercultura: Desolonização dos Saberes. 1ed.SANTA CRUZ DO SUL: EDUNISC, 2015, v. 1, p. 135-151.

5.
MADERS; BARCELOS, V. H. L. . Filosofia e Educação: Uma Conversa Com Humberto Maturana. In: Marcos Francisco Martins; Ascísio Dos Reis Pereira. (Org.). Filosofia e Educação: Ensaios Sobre Autores Clássicos. 1ed.São Carlos: UFSCar, 2014, v. 01, p. 433-446.

6.
Sandra; Valdo Barcelos . Educação Escolar Indígena: por uma pedagogia do cuidado e da escuta. In: Elcio Cecchetti ; Adecir Pozzer. (Org.). Educação Escolar Indígena; Por uma pedagogia do cuidado e da escuta.. 1ed.Blumenau: EDITORA DA FURB, 2014, v. 01, p. 167-184.

7.
MADERS; Valdo Barcelos . Educação Ambiental, Mudanças Climátricas e Refugiados Ambientais - Uma Diáspora Pós-Moderna. In: Mirian da Conceição Martins; Paulo Rômula de Oliveira Frota. (Org.). Educação Ambiental: A Diversidade de um Paradigma. 1ed.Criciúma: UNESC, 2013, v. 1, p. 33-52.

8.
MADERS; Barcelos, Valdo H.L . Currículo, Conhecimento e Afetividade - Contribuições Da Biologia Do Amor e Do Conhecimento De Humberto Maturana.. In: GESSER, Verônica e VIRIATO, Edaguimar Orquizas. (Org.). CURRÍCULO. 1ed.Maringá: Eduem, 2012, v. 1, p. 1-19.

9.
MADERS; Barcelos, Valdo H.L . Educação Sustentável e as Questões Ambientais - o que queremos transformar ou conservar no fluir de nosso viver. In: Vilson Flores dos Santos; Hugo Anibal Gonzales Vela; Paulo Roberto Cardoso da Silva. (Org.). EDUCAÇÃO RURAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. 1ed.Santa Maria: Santa maria; NEMAD, NEPALS, 2012, v. 1, p. 26-50.

10.
MADERS; Barcelos, Valdo H.L . Educação e Sustentabilidade - dialogando com Humberto Maturana e Ximena D´Avila. In: Ana Waley Mendonça; André Boccasius Siqueira; Fátima Elizabeti Marcomin. (Org.). Educação, Sociedade e Meio Ambiente no Estado de Santa Catarina: múltiplas abordagens.. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2012, v. 01, p. 51-66.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MADERS. Os Direitos Humanos em debate na UFSM. EXPRESSO ILUSTRADO, Santiago/RS, p. 30 - 30, 08 abr. 2016.

2.
MADERS. Ponto Turístico. JUNIPAMPA, Bagé, p. 1 - 1, 07 mar. 2013.

3.
MADERS. É necessário flanar!. Diário de Santa Maria, Santa Maria, p. 04 - 04, 07 jan. 2013.

4.
MADERS. Pequenos Gestos: grandes mudanças. Diário de Santa Maria, Santa Maria, p. 4 - 4, 20 nov. 2012.

5.
MADERS. Simplesmente Hebe. Diário de Santa Maria, Santa Maria, p. 4 - 4, 11 out. 2012.

6.
MADERS. Educação é uma prática política. Diário de Santa Maria, Santa Maria, p. 4 - 4, 15 set. 2012.

7.
MADERS. Parangolé vai ao CTG!. Diário de Santa Maria, página da Opinião, p. 4 - 4, 30 maio 2012.

8.
MADERS. Biblioteca Viva, o autor vai à escola.. Diário de Santa Maria, p. 4 - 4, 13 fev. 2012.

9.
MADERS; FIOREZE, B. ; FAGUNDES, A. . Dilermando nos trilhos da leitura!. Diário de Santa Maria, p. 4 - 4, 04 nov. 2011.

10.
MADERS,S. ; MADERS . Os tempos são uma mudança. Diário de Santa Maria, Santa Maria, p. 4 - 4, 18 dez. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MADERS. De Nativos a Estrangeiros-Construindo Novas Epistemologias. In: Coloquio Internacional Epistemologias do Sul, 2014, Coimbra. ATAS/PROCEEDINGS, 2014. v. 1. p. 227-237.

2.
MADERS; BARCELOS, V. H. L. . PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. In: XV FÓRUM DE ESTUDOS LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2013, TAQUARA. Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire, 2013.

3.
MADERS. Práticas Educativas - Um diálogo entre Paulo Freire e Humberto Maturana. In: XIV FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE, 2012, ERECHIM. In: XIV Fórum de estudos: Leituras Paulo Freire (ISSN:21763569), 2012, Erechim- RS. Anais do XIV Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire, 2012., 2012.

4.
MADERS. Filosofia e Educação - Uma Conversa com Humberto Maturana. In: IV SENAFE - Interatividade, Singularidade e Mundo comun, 2012, Santa Maria. Anais: IV SENAFE - Interatividade, Singularidade e Mundo comun, 2012, 2012.

5.
MADERS. Práticas Educativas: Um diálogo entre Paulo Freire e Humberto Maturana. In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: Educação, culturas e resistencias na sociedade contemporânea., 2012, Santa Maria. Anais VI SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: Educação, culturas e resistencias na sociedade contemporânea., 2012.

6.
MADERS. Educação Escolar Indígena e Inclusão - por uma pedagogia do cuidado e da escuta.. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. Anais: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL, 2012.

7.
MADERS. OS FUNDAMENTOS (ESQUECIDOS) DO HUMANO CONFORME HUMBERTO MATURANA - CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL. In: IV Congresso Internacional de Educação, 2011, Santa Maria. Anais do IV Congresso Internacional de Educação, 2011. p. 1-12.

8.
MADERS; Cleni Inês da Rosa . AMOROSIDADE E A CORPORIFICAÇÃO DAS PALAVRAS PELO EXEMPLO - UM DIÁLOGO ENTRE PAULO FREIRE E HUMBERTO MATURANA. In: XIII Fórum de Estudos: Leituras Paulo Freire, 2011, Santa Rosa / RS. Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire, 2011. p. 1-8.

9.
MADERS. EDUCAÇÃO INDÍGENA, HUMBERTO MATURANA: CULTURA E SABERES. In: IV Seminário Nacional de formação de Professores: Pesquisa Autobiográfica, Histórias de Vida e Perspectivas da Docência no Meio Rural., 2011, Santa Maria. Anais: IV Seminário Nacional de formação de Professores: Pesquisa Autobiográfica, Histórias de Vida e Perspectivas da Docência no Meio Rural, 2011., 2011. p. 1-12.

10.
MADERS. AS RELAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE HUMBERTO MATURANA PARA PENSAR A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES.. In: VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPED SUL - FORMAÇÃO, ÉTICA E POLÍTICAS: QUAL PESQUISA? QUAL EDUCAÇÃO?., 2010, LONDRINA. Anais do VIII - Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul, 2010. v. VIII. p. 1-12.

11.
Nilta Hundertmark Graciolli ; Mara Gisele Medeiros Stefenon Berger ; Daniela Feltrin ; MADERS ; Celso Ilgo Henz . PAULO FREIRE E A VIDA CONTADA EM PALAVRAS. In: IV SEMINÁRIOO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO E INTERCULTURA, 2010, SANTA MARIA. IV SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO E INTERRCULTURA, 2010.

12.
MADERS; Barcelos, Valdo H.L . Um diálogo entre Paulo Freire e Humberto Maturana. In: IV SEMINÁRIOO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO E INTERCULTURA, 2010, SANTA MARIA. IV SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO E INTERRCULTURA, 2010.

13.
MADERS; Barcelos, Valdo H.L . Os Fundamentos (Esquecidos) do Humano Conforme Humberto Maturana ? Contribuições à Formação de Professores na Perspectiva da Educação Intercultural.. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NO CAMPO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS, 2010, BELO HORIZONTE. XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. XV. p. 1-10.

14.
MADERS; Barcelos, Valdo H.L . Contribuições de Humberto Maturana para Formação de Professores: Repensando o papel do "KARAÍ". In: III Seminário Nacional de Formação de Professores: possibilidades frente a História da Alfabetização, 2009, Santa Maria. III Seminário Nacional de Formação de Professores: possibilidades frente a História da Alfabetização, 2009. v. III. p. 1-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MADERS; MARCONATO, C. . Educação Escolar Indígena - por uma Pedagogia do Cuidado e da Escuta. In: XI Congresso Internacional de Educação Popular e XX Seminário Internacional de Educação Popular, 2011, Santa Maria. Anais do Congresso Internacional de Educação Popular e Seminário Internacional de Educação Popular, 2011. p. 1-7.

2.
MADERS. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POR UMA PEDAGOGIA DO CUIDADO E DA ESCUTA - CONTRIBUIÇÕES DE HUMBERTO MATURANA. In: 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. Anais da 26ª Jornada Acadêmica, 2011., 2011. p. 1-5.

3.
FAGUNDES, A. ; MADERS . Lendo o mundo nas escolas de Dilermando de Aguiar com Paulo Freire. In: V seminário Diálogos Com Paulo Freire: Das Práticas Escolares às Pedagogias das Marchas., 2011, Pelotas. Anais: V seminário Diálogos Com Paulo Freire: Das Práticas Escolares às Pedagogias das Marchas, 2011., 2011. p. 1-10.

4.
MADERS. Um diálogo Intercultural entre Paulo Freire e Humberto Maturana. In: V seminário Diálogos Com Paulo Freire: Das Práticas Escolares às Pedagogias das Marchas., 2011, Pelotas. Anais V seminário Diálogos Com Paulo Freire: Das Práticas Escolares às Pedagogias das Marchas, 2011., 2011. p. 1-8.

5.
MADERS; Valdo Barcelos . Formação de Professores (as): Repensando a Educação a partir das idéias de Humberto Maturana. In: X Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular, 2010, Santa Maria. X Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular, 2010.

6.
MADERS; Barcelos, Valdo H.L . Contribuições de Humberto Maturana para Formação de Professores. In: III Seminário Nacional de Filosofia e Educação-Confluencias, 2009, Santa Maria. Anais III Seminário Nacional de Filosofia e Educação-Confluencias, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MADERS; Barcelos, Valdo H.L . Os Fundamentos (esquecidos) do Humano conforme Humberto Maturana-contribuições à formação de professores na perspectiva da Educação Intercultural. In: 25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2010, SANTA MARIA. Anais 25ª JAI, 2010.

2.
MADERS; Barcelos, Valdo H.L . Os Fundamentos (esquecidos) do Humano conforme H.M - Contribuições à formação de Professores na perspectiva da Educação Intercultural. In: 24ª Jornada Acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria, 2009, Santa Maria. Anais 24ª Jornada Acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria, 2009.

3.
MADERS; MACHADO, S. G. . A Desmistificação do conhecimento Científico uma abordagem epistemológica.. In: Congrega Urcamp, 2006, São Gabriel. Congrega Urcamp/ São Gabriel/ 2006, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
MADERS. ?DE NATIVOS A ESTRANGEIROS ? UM OLHAR A PARTIR DO DIÁLOGO INTERCULTURAL?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MADERS. Fundamentos Essenciais para o cidadao do seculo XXI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MADERS. PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM DIÁLOGO INTERCULTURAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MADERS. DE NATIVOS A ESTRANGEIROS-CONSTRUINDO NOVAS EPISTEMOLOGIAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MADERS. OS ESTRANGEIROS DESTA TERRA ? UM OLHAR A PARTIR DO DIÁLOGO INTERCULTURAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MADERS. Educação Escolar Indígena e Politicas Afirmativas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MADERS. Educação Escolar Indígena e Politicas Afirmativas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MADERS. Educação Escolar Indigena e Intercultura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MADERS. Educação Escolar Indígena e Formação de Professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MADERS. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - UMA CONVERSA COM HUMBERTO MATURANA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
MADERS. Práticas Educativas: Um diálogo entre Paulo Freire e Humberto Maturana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MADERS. Práticas Educativas - Um diálogo entre Paulo Freire e Humberto Maturana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MADERS. Educação Escolar Indígena e Inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escuta.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MADERS. OS FUNDAMENTOS (ESQUECIDOS) DO HUMANO CONFORME HUMBERTO MATURANA - CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MADERS; Cleni Inês da Rosa . AMOROSIDADE E A CORPORIFICAÇÃO DAS PALAVRAS PELO EXEMPLO - UM DIÁLOGO ENTRE PAULO FREIRE E HUMBERTO MATURANA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MADERS; MARCONATO, C. . Educação Escolar Indígena - por uma Pedagogia do Cuidado e da Escuta.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
MADERS. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - POR UMA PEDAGOGIA DO CUIDADO E DA ESCUTA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
FAGUNDES, A. ; MADERS . Lendo o mundo nas escolas em Dilermando de Aguiar com Paulo Freire. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
MADERS. UM Diálogo Intercultural entre Paulo Freire e Humberto Maturana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
MADERS; Barcelos, Valdo H.L . EDUCAÇÃO INDÍGENA, HUMBERTO MATURANA: CULTURAS E SABERES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
MADERS. Compreensão da Leitura e da Escrita como Territórios de Produção de Conhecimento e de Ampliação dos Horizontes Clturais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MADERS; Barcelos, Valdo H.L . Os Fundamentos (Esquecidos) do Humano Conforme Humberto Maturana ? Contribuições à Formação de Professores na Perspectiva da Educação Intercultural.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
S.. As Relações Epistemológicas de Humberto Maturana para pensar a Formação Inicial e Continuada de Professores.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
MADERS. Formação de Professores (as): Repensando a Educação a partir das idéias de Humberto Maturana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
MADERS. Formação de Professores (as): Repensando a Educação a partir das idéias de Humberto Maturana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
Barcelos, Valdo H.L ; MADERS . Um diálogo entre Paulo Freire e Humberto Maturana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
Nilta Hundertmark Graciolli ; Mara Gisele Medeiros Stefenon Berger ; Daniela Feltrin ; MADERS ; Celso Ilgo Henz . PAULO FREIRE E A VIDA CONTADA EM HISTÓRIAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
MADERS; Barcelos, Valdo H.L . Os Fundamentos (esquecidos) do Humano conforme Humberto Maturana-contribuições à formação de professores na perspectiva da Educação Intercultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
MADERS. Os Fundamentos (esquecidos) do Humano conforme H.M- contribuições à formação de Professores na perspectiva da Educação Intercultural.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
MADERS; Barcelos, Valdo H.L . Contribuições de Humberto Maturana para Formação de Professores, repensando o papel do ?Karaí?.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
MADERS. Contribuições de Humberto Maturana para Formação de Professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
S.. Os Fundamentos (Esquecidos) do Humano Conforme Humberto Maturana ? Contribuições à Formação de Professores na Perspectiva da Educação Intercultural.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
MADERS. A Desmistificação do conhecimento Científico uma abordagem epistemológica.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
MADERS; MACHADO, S. G. ; JESUS, V. V. . A Desmistificação do conhecimento Científico uma abordagem epistemológica.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
PASINI, G. ; BARCELOS, V. H. L. ; MADERS . Cultura e Identidade dos Pampas.. Santa Maria, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
BARCELOS, V. H. L. ; MADERS . CENÁRIOS DA INTERCULTURALIDADE: UM CONVITE A CONHECÊ-LOS. SANTA CRUZ DO SUL/RS, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MADERS; BARCELOS, V. H. L. ; PASINI, G. . A Importancia da Literatura e da Cultura na Sociedade brasileira (Crônicas da Catedra). 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MADERS; FRIEDRICH, R. . Programa Argumentos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MADERS; RITA, M. . Povos Indígenas e Povos Africanos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MADERS; RITA, M. . Indios e Negros - opressoes da colonização.. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MADERS. OFICINA: ORALIDADE E ESCRITA DOS POVOS INDÍGENAS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MADERS. Curso de Formação Continuada. 2011. .

3.
MADERS. Oficina Pedagógica. 2011. .

4.
MADERS. Oficina Pedagógica. 2011. .

5.
MADERS; FAGUNDES, A. . Oficina Pedagógica. 2011. .

6.
MADERS. Curso de Formação Continuada. 2011. .

7.
MADERS; FAGUNDES, A. ; FIOREZE, B. ; Barcelos, Valdo H.L ; SANTOS, E. . DiLERmando - projeto de leitura. 2011. (Elaboração de projeto).

8.
MADERS. Os Fundamentos (esquecidos) do Humano conforme Humberto Maturana - contribuições à formação de professores (as) na perspectiva da Educação Intercultural. 2009. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MADERS; Garcia, D.; Roballo, E.; Siqueira, B.. Participação em banca de Magda Estigarribia de Oliveira. Práticas Pedagógicas e Informática: Nos Bastidores da Organização Didática.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização: Informática aplicada na Educação) - Instituto Federal Farroupilha.

2.
MADERS; Garcia, D.; Siqueira, B.; Campos, J.. Participação em banca de Grede Marlei Batista Brasil. Pressupostos da Robótica Educacional como base para a prática pedagógica.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização: Informática aplicada na Educação) - Instituto Federal Farroupilha.

3.
MADERS; Garcia, D.; Kaefer, V, T, M.; Rodrigues, R.. Participação em banca de Martina Bernabeth Isnardo Gusmão. Informática na Educação Básica: Possibilidades e Desafios.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização: Informática aplicada na Educação) - Instituto Federal Farroupilha.

4.
MADERS; Garcia, D.; Oliveira, F.; Rodrigues, R.. Participação em banca de Denise Pires da Silva. A educação como ferramenta na prevenção e combate ao Cyberbullying. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização: Informática aplicada na Educação) - Instituto Federal Farroupilha.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MADERS; FAGUNDES, A.; IOLANDA,. Concurso Literário Municipal. 2011. Prefeitura Municipal de Dilermando de Aguiar.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro entre Programas de Pós-Graduação do Brasil e México. 2012. (Encontro).

2.
IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências. 2012. (Seminário).

3.
IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL. 2012. (Seminário).

4.
VI SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: educação, culturas e resistências na sociedade contemporanea. 2012. (Seminário).

5.
25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.Os Fundamentos (esquecidos) do Humano conforme Humberto Maturana-contribuições à formação de professores na perspectiva da Educação Intercultural. 2010. (Outra).

6.
III Seminário de Filosofia e Educação (SENAFE). 2010. (Seminário).

7.
IV SEMINÁRIOO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO E INTERCULTURA. 2010. (Seminário).

8.
IV SEMINÁRIOO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO E INTERCULTURA.Um diálogo entre Paulo Freire e Humberto Maturana. 2010. (Seminário).

9.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul ? ANPED SUL 2010.As Relações Epistemológicas de Humberto Maturana para pensar a Formação Inicial e Continuada de Professores.. 2010. (Encontro).

10.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul ? ANPED SUL 2010. 2010. (Encontro).

11.
X Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular. 2010. (Congresso).

12.
X Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular:"Vida e Educação: Buscando Alternativas Solidárias e Emancipatórias. Formação de Professores (as): Repensando a Educação a partir das idéias de Humberto Maturana. 2010. (Congresso).

13.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) - Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais.Os Fundamentos (Esquecidos) do Humano Conforme Humberto Maturana ? Contribuições à Formação de Professores na Perspectiva da Educação Intercultural.. 2010. (Encontro).

14.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) - Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. 2010. (Encontro).

15.
24ª Jornada Acadêmica Integrada.Os Fundamentos (Esquecidos) do Humano Conforme Humberto Maturana ? Contribuições à Formação de Professores na Perspectiva da Educação Intercultural.. 2009. (Outra).

16.
II Curso de Formação de Profissionais da Educação: A Escola que Protege. 2009. (Outra).

17.
III Seminário de Filosofia e Educação (SENAFE).Contribuições de Humberto Maturana para Formação de Professores. 2009. (Seminário).

18.
III Seminário Nacional de Formação de Professores: possibilidades frente a História da Alfabetização.Contribuições de Humberto Maturana para Formação de Professores, repensando o papel do ?Karaí?.. 2009. (Seminário).

19.
III Seminário Nacional de Formação de Professores: possibilidades frente a História da Alfabetização. 2009. (Seminário).

20.
III Congresso Internacional de Educação- " Novos Olhares, Novas Abordagens: A Educação no séc. XXI. 2007. (Congresso).

21.
v Jornada Acadêmica do Curso de Pedagogia. 2007. (Outra).

22.
Congrega Urcamp.A Desmistificação do conhecimento Científico uma abordagem epistemológica.. 2006. (Outra).

23.
II Congresso Internacional de Educação- "Trajetórias e Tempos no Ofício de Mestre. 2006. (Congresso).

24.
IV Jornada Acadêmica dos Cursos de Pedagogia e Letras. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MADERS. Antropofagia de Letras. 2015. (Congresso).

2.
MADERS. Seminário da Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional.. 2012. (Outro).

3.
Barcelos, Valdo H.L ; HENZ, CELSO ILGO ; MADERS ; Ivete Souza da Silva ; Cleni Inês da Rosa ; Nilta Hundertmark Graciolli ; HENNINCKA, M. D. . VI SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: educação, culturas e resistências na sociedade contemporânea.. 2012. (Outro).

4.
MADERS. Encontro entre Programas de Pós-Graduação do Brasil e do México. 2012. (Outro).

5.
MADERS; FAGUNDES, A. ; FIOREZE, B. ; SANTOS, E. . I Encontro. 2011. (Outro).

6.
MADERS; FAGUNDES, A. ; FIOREZE, B. ; SANTOS, E. . 3 ª Feira do Livro de Dilermando de Aguiar. 2011. (Outro).

7.
Celso Ilgo Henz ; Cleni Inês da Rosa ; HENNINCKA, M. D. ; Ivete Souza da Silva ; MADERS ; Valdo Barcelos ; Wenceslau Leães Filho . IV SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE - Educação e Intercultura. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
GREDE MARLEI BATISTA BRASIL. Pressupostos da Robótica Educacional como base para a prática pedagógica.. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização: Informática aplicada na Educação) - Instituto Federal Farroupilha. (Orientador).

2.
Martina Isnardo Gusmão. Informática na Educação Básica: Desafios e Possibilidades. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização: Informática aplicada na Educação) - Instituto Federal Farroupilha. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Magda Estigarribia de Oliveira. Práticas Pedagógicas e Informática: Nos Bastidores da Organização Didática.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização: Informática aplicada na Educação) - Instituto Federal Farroupilha. Orientador: Sandra Maders.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MADERS;Sandra2013 MADERS; BARCELOS, V. H. L. . Intercultura e Educação - de Nativos a Estrangeiros. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 21, p. 189-204-204, 2013.


Livros e capítulos
1.
MADERS; Barcelos, Valdo H.L . Educação e Sustentabilidade - dialogando com Humberto Maturana e Ximena D´Avila. In: Ana Waley Mendonça; André Boccasius Siqueira; Fátima Elizabeti Marcomin. (Org.). Educação, Sociedade e Meio Ambiente no Estado de Santa Catarina: múltiplas abordagens.. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2012, v. 01, p. 51-66.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MADERS. Educação é uma prática política. Diário de Santa Maria, Santa Maria, p. 4 - 4, 15 set. 2012.

2.
MADERS. Simplesmente Hebe. Diário de Santa Maria, Santa Maria, p. 4 - 4, 11 out. 2012.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MADERS; RITA, M. . Indios e Negros - opressoes da colonização.. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MADERS; BARCELOS, V. H. L. ; PASINI, G. . A Importancia da Literatura e da Cultura na Sociedade brasileira (Crônicas da Catedra). 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MADERS. Encontro entre Programas de Pós-Graduação do Brasil e do México. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


É pesquisadora desde 2009 do Núcleo de Pesquisa Kitanda: Educação e Intercultura/CNPq, coordenado pelo Prof. Dr. Valdo Barcelos no Centro de Educação da UFSM.



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