Aretha Amorim Bellini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5926069013543595
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Possui graduação em Pedagogia - Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (2013), graduação em Letras: Português e Literatura pela Universidade de Franca (2006) e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é pedagoga da Prefeitura Municipal de Franca e professora de língua portuguesa na rede estadual paulista. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aretha Amorim Bellini
Nome em citações bibliográficas
BELLINI,A, A.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Franca, Secretaria Municipa de Educação.
Rua Frederico Moura
Cidade Nova
14401150 - Franca, SP - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Da escola para a banca de sapatos: a atividade de estudo de uma criança trabalhadora,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Elaine Sampaio Araújo.
2009 - 2010
Especialização em Especialização em Educação Especial. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Reflexão sobre a construção da autonomia do deficiente mental na escola e no trabalho..
Orientador: Cibele Mariano Vaz de Mâcedo.
2007 - 2008
Especialização em Língua Portuguesa e Literatura. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Título: O choque ideológico presente entre o Sujeito Lula e o Sujeito Jornalista: identidades em construção no gênero entrevista.
Orientador: Marina Célia Mendonça.
2009 - 2013
Graduação em Pedagogia - Ribeirão Preto.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Vivências pedagógicas na vida íntima de Laura: reflexões sobre o estágio de Matemática e Língua Portuguesa.
Orientador: Dr° Elaine Sampaio Araújo.
2003 - 2006
Graduação em Letras: Português e Literatura.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Título: O Conflito Ideológico Presente em Discursos Sobre a Escola Nacional Florestan Fernandes.
Orientador: Marina Célia Mendonça.




Formação Complementar


2011
Extensão universitária em Grupo de Estudos e Pesquisas - GEPALLE.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO INSTRUMENTAL BÁSICO. (Carga horária: 80h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Projeto Rondon- Operação Arara Azul. (Carga horária: 160h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Associação Amigos do Projeto Guri, AAPG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40

Atividades

01/2009 - 02/2011
Direção e administração, Polo de Franca, .

Cargo ou função
Coordenadora de Polo.

Instituto Práxis de Educação e Cultura, IPRA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 2

Atividades

03/2009 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura

Mais Vestibulares, MAIS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30

Atividades

02/2004 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura
Gramática
Redação

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica da Reitoria de Pesquisa da USP - RUSP


Prefeitura Municipal de Franca, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40


Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 20


Faculdade Calafiori, CALAFIORI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8


secretaria da educação do estado de são paulo, SSP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 15



Projetos de pesquisa


2011 - 2015
Memórias da Resistência
Descrição: Indo ao encontro dos objetivos estabelecidos no III Programa Nacional de Direitos Humanos, sobretudo no seu Eixo Orientador VI (Direito à Memória e à Verdade), diretriz 24 (Preservação da memória histórica e a construção pública da verdade), em seu objetivo estratégico I: Incentivar iniciativas de preservação da memória histórica e de construção pública da verdade sobre períodos autoritários, foi apresentado o presente projeto. Este projeto tem como objetivo geral disponibilizar acesso gratuito ao seu acervo documental referente ao período da ditadura militar brasileira, através da criação de diversos instrumentos de mídia, desdobrando-se nos objetivos específicos seguintes: Criação de portal na INTERNET, a disponibilizar gradualmente todo o acervo; Produção de DVD-Rom interativo, com a apresentação do acervo e do histórico de seu resgate e trabalho de digitalização; Elaboração de catálogo impresso e Boletins Bimestrais, sintetizando o trabalho de resgate e digitalização, bem como apresentando parte do acervo; Produção de documentário a partir do NÚCLEO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL do Ponto de Cultura da Práxis, vinculado ao INSTITUTO PRÁXIS DE EDUCAÇÃO E CULTURA. O acervo referido acima é composto de centenas de documentos inéditos sobre a ditadura militar que foram descobertos na zona rural do município de JABORANDI, região de BARRETOS-SP, no ano de 2007. A partir de então, até agosto de 2009, tais documentos foram totalmente digitalizados pelo pesquisador, através do Centro de Documentação e Memória do IPRA, totalizando aproximadamente 1.200 arquivos digitais, organizados em aproximadamente 50 pastas diferentes. Em agosto de 2009 os documentos originais foram transferidos ao Arquivo Público do Estado de São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Aretha Amorim Bellini - Coordenador / Pedro Fernandes Russo - Integrante / Leonardo Stockler - Integrante / Tito Flavio Bellini Nogueira de Oliveira - Integrante / Marcos Limonti - Integrante / Marco Antônio Visconte Escrivão - Integrante / Tony Rocha - Integrante.Financiador(es): Ministério da Cultura - Outra.
2011 - 2012
Leituras do professor em cursos de formação continuada à distância: (im)possibilidades para o seu desenvolvimento profissional
Descrição: Descrição: A preocupação com a formação continuada de professores, bem como a observação do avanço crescente e ininterrupto dos cursos de Educação à Distância instigou-nos a desenvolver um projeto de pesquisa que objetiva investigar, se e como, os denominados ?cursos de formação continuada à distância? contribuem para o desenvolvimento do profissionalismo docente, conceito que para Pimenta e Lima (2007) corresponde ao comprometimento com o saber, dedicação com a preparação e execução das aulas, buscando além do domínio do conteúdo escolar, a apreensão de recursos teóricos e metodológicos para a transmissão, partilha e socialização dos conhecimentos. Deter-nos-emos, particularmente, sobre os que se propõem a ?formar? professores alfabetizadores. Buscamos saber quais textos são disponibilizados e oferecidos para a leitura nos chamados materiais instrucionais (?apostilas?), bem como as características linguístico-discursivas que o constituem. Partimos do pressuposto de que as condições de produção da construção desses materiais didático-pedagógicos (textos contidos nos materiais instrucionais, ?apostilas?) e, nessa perspectiva, a escolha e o tratamento a eles dispensado pelos responsáveis, influenciam no processo de aquisição de conhecimentos dos sujeitos-professores em formação. O aparato teórico-metodológico que sustenta nossa investigação é constituído pela Análise de Discurso de matriz francesa, pelas contribuições de Roger Chartier sobre a questão da leitura e pelos estudos advindos de pesquisadores que se debruçam sobre a problemática da formação continuada. O corpus é formado por textos escritos (resumos, resenhas, textos completos, capítulos de livros, atividades) presentes nos materiais disponibilizados para os professores por dois diferentes cursos de Educação à Distância, oferecidos por diferentes instituições de Ensino Superior...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aretha Amorim Bellini - Integrante / Elaine Filomena Paiva Assolini - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2006
Melhor trabalho de iniciação científica da área de Linguagens e Artes., 4º Encontro de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores - Universidade de Franca.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BELLINI,A, A.. Algumas perspectivas femininas contra a ditadura militar: suas representatividades e seus valores históricos.... In: MArco Escrivão; Tito Flávio Bellini; Pedro Russo. (Org.). Memórias da Resistência. 1ed.São Paulo: Outras Expressões, 2012, v. 1, p. 1-204.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BELLINI,A, A.. O embate entre a mídia e o movimento dos trabalhadores rurais sem terra/; diferentes vozes e sentidos. In: O agrário e o ambiental no século XXI: estudos e reflexões sobre a reforma agrária no nordeste paulista, 2012, Ribeirão Preto. O embate entre a mídia e o movimento dos trabalhadores rurais sem terra/; diferentes vozes e sentidos, 2012. p. 1-172.

2.
BELLINI,A, A.. Um diálogo entre a estocástica e atividade orientadora de ensino. In: I Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais, 2011, São Carlos. Um diálogo entre a estocástica e atividade orientadora de ensino, 2011.

3.
BELLINI,A, A.; MENDONCA, M. C. . A mídia e o movimento dos trabalhadores rurais sem terra: uma análise discursiva. In: 5° Encontro de iniciação científica e de professores pesquisadores, 2008, Franca. A mídia e o movimento dos trabalhadores rurais sem terra: uma análise discursiva, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BELLINI,A, A.. Contribuições do brincar para o desenvolvimento da consciência corporal. In: Seminário de Boas Práticas 'Integrando saberes', 2016, Franca. Contribuições do brincar para o desenvolvimento da consciência corporal, 2016.

2.
BELLINI,A, A.; Araújo, S, E. . Reflexões do cotidiano escolar da criança trabalhadora: entre a escola e o trabalho. In: II SIPPEDES, 2016, Franca. Reflexões do cotidiano escolar da criança trabalhadora: entre a escola e o trabalho, 2016.

3.
BELLINI,A, A.. Leituras do Professor em especialização Latu Sensu à distância: reflexões sobre o desenvolvimento docente. In: IV Jornada de licenciaturas da USP, 2012, São Paulo. Leituras do Professor em especialização Latu Sensu à distância/; reflexões sobre o desenvolvimento docente, 2012.

4.
BELLINI,A, A.. Formação Continuada em EAD e suas leituras : reflexões no desenvolvimento docente. In: 19° Simpósio internacional de Iniciação cientifíca, 2011, são paulo. Formação Continuada em EAD e suas leituras : reflexões no desenvolvimento docente, 2011.

5.
BELLINI,A, A.. Leituras do professor em cursos de formação continuada à distância : (im)possibilidades para seu desenvolvimento profissional. In: XIII Simpósio nacional de letras e linguistica, 2011, Uberlândia. Leituras do professor em cursos de formação continuada à distância : (im)possibilidades para seu desenvolvimento profissional, 2011.

6.
BELLINI,A, A.. As repercussões da atividade orientadora de ensino na apreensão da estocástica. In: I Colóquio do CADEP, 2011, Ribeirão Preto. As repercussões da atividade orientadora de ensino na apreensão da estocástica, 2011.

7.
BELLINI,A, A.. A galinha, a sociedade e o trabalho/; indo além da semi-ótica através da Semiótica. In: I Colóquio do CADEP, 2011, Ribeirão Preto. A galinha, a sociedade eo trabalho/; indo além da semi-ótica através da Semiótica, 2011.

8.
BELLINI,A, A.. Leituras do professor em cursos de formação continuada à distância. In: Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara. Leituras do professor em cursos de formação continuada à distância, 2011.

9.
BELLINI,A, A.; MENDONCA, M. C. . ?O Conflito Ideológico Presente em Discursos Sobre a Escola Nacional Florestan Fernandes?. In: I Colóquio Internacional de Análise do Discurso ? UFSCAR, 2006, São Carlos. O Conflito Ideológico Presente em Discursos Sobre a Escola Nacional Florestan Fernandes, 2006.

10.
BELLINI,A, A.. ?O Conflito Ideológico Presente em Discursos Sobre a Escola Nacional Florestan Fernandes?. In: 4º Encontro de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores ? Universidade de Franca, 2006, Franca. O conflito ideológico presente em discursos sobre a Escola Florestan Fernandes, 2006.

11.
BELLINI,A, A.; MENDONCA, M. C. . ?O Conflito Ideológico Presente em Discursos Sobre a Escola Nacional Florestan Fernandes?. In: Trabalhos científicos, 2006, Franca. TCC em re-vista. Franca: Unifran, 2006. v. 10. p. 87-87.

Apresentações de Trabalho
1.
BELLINI,A, A.. Desenvolvimento da Linguagem Oral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BELLINI,A, A.. Disciplina Ação Pedagógica Integrada -Ensino fundamental I. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BELLINI,A, A.; ELIAS, K. S. ; GIMENES, P. B. . Construção da Cultura e Conhecimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
BELLINI,A, A.. De Marx aos Marxismos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BELLINI,A, A.. De Marx aos Marxismos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, M. A.; DOMICIANO, L. C. P.; BELLINI,A, A.. Participação em banca de Carolina Vieira dos Santos e Silvaana Aparecida Sales da Fon.A desvalorização dos professores no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Calafiori.

2.
PERSON, C. M.; FELIX, V. C. R.; BELLINI,A, A.. Participação em banca de Letycia de Souza Rezende.Um olhar sobre as altas habilidades/superdotação e a prática pedagógica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Calafiori.

3.
BELLINI,A, A.. Participação em banca de Hieda da Silva Costa.Afetividade e o atraso escolar na alfabetização e letramento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional de Ituverava.

4.
BELLINI,A, A.. Participação em banca de Dalila Alves de Oliveira.O trabalho com literatura nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso sobre a inserção do material ler e escrever em uma escola municipal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional de Ituverava.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Colóquio do Cadep.Dançando, desenhando e contando histórias com Anisha e Raj: descobrindo a cultura indiana. 2012. (Outra).

2.
IV Jornada das Licenciaturas da USP.Leituras do Professor em especializações Latu Sensu à distância: reflexões sobre o desenvolvimento docente. 2012. (Outra).

3.
Palestra "Aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural. 2012. (Outra).

4.
Palestra "The Zone of Proximal Development in Vygotski analysis of learning and instruction. 2012. (Outra).

5.
Encontro de Iniciativas de Educação Ambiental e Meio Ambiente do Campus USP-RP. 2011. (Encontro).

6.
I Colóquio do CAdep.As repercussões da atividade orientadora de ensino na apreensão da Estocástica. 2011. (Outra).

7.
I Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais.Um diálogo entre a estocástica e a atividade orientadora de ensino. 2011. (Encontro).

8.
III Mostra de Estégios em Gestão do Processo Educativo. 2011. (Outra).

9.
III SELL- Minicurso Literatura e Cinema- Imagens e Representação do Real. 2011. (Outra).

10.
III Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM. 2011. (Simpósio).

11.
I Jornada do Grupo A Análise do Discurso e suas Interfaces- Análise do Discurso: Formação do corpus e entradas para a análise.. 2011. (Outra).

12.
I Seminário Interinstitucional de Análise de Discurso. 2011. (Seminário).

13.
Palestra Formação de Conceitos em Vigostski e Galperin. 2011. (Outra).

14.
VI Encontro Iberoamericano de Educação.Leituras do Professor em cursos de Formação continuada à distância. 2011. (Encontro).

15.
Vivência Assentamento - IX Semana da Educação. 2011. (Outra).

16.
XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguistica.Leituras do Professor em cursos de Formação continuada à distância: (im) possibilidades para seu desenvolvimento profissional. 2011. (Simpósio).

17.
As palavras de Gramsci - indagações sobre o léxico dos Cadernos Cárcere -USP Ribeirão Preto. 2009. (Encontro).

18.
III Seminário da AAPG - Gestão de qualidade em Projetos Socioculturais. 2009. (Seminário).

19.
Oficina dicas e orientação na arte de contar histórias. 2009. (Oficina).

20.
Oficina Técnica do Cartaz Seriado. 2009. (Oficina).

21.
VII Semana de Educação. 2009. (Encontro).

22.
55º Seminário do GEL. 2007. (Seminário).

23.
Jornada de Letras e Tradutor e Intérprete. 2006. (Outra).

24.
Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso.Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Percursos de Análise do Discurso no Brasil. 2006. (Seminário).

25.
I Seminário Psicopedagógico de Franca.I Seminário Psicopedagógico de Franca. 2005. (Seminário).

26.
Jornada de Letras, Tradutor e Intérprete.Jornada de Letras, Tradutor e Intérprete. 2005. (Outra).

27.
Conferência Educação: Uma relação amorosa. 2004. (Outra).

28.
Jornada de Letras, Tradutor e Intérprete.Semana de Letras, Tradutor e Intérprete. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BELLINI,A, A.. VII Colóquio do Cadep. 2017. (Outro).

2.
BELLINI,A, A.. VI Colóquio do cadep. 2016. (Outro).

3.
BELLINI,A, A.. IX Semana da EDucação: Diálogos e perspectivas: para além do PNE. 2011. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BELLINI,A, A.. IX Semana da EDucação: Diálogos e perspectivas: para além do PNE. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


Elaboração do trabalho de Iniciação Científica: O Interdiscurso Sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: Breve Reflexão, sob a orientação da professora Marina Célia Mendonça, no ano letivo de 2006 - Programa de Iniciação Científica da UNIFRAN.

Atuou como voluntária no projeto "Para Começar a Ler", destinado a crianças de 07 a 10 anos de idade, entre março e setembro de 2005, realizado pela Associação Centro Cultural Casa do Estudante.

Voluntária no programa "Escola da Família", ministrando aulas de Língua Portuguesa no período de março a maio de 2004, na Escola Estadual David Carneiro Ewbank, município de Franca.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 19:50:11