Melissa Etelvina Oliveira Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2254951295973568
  • Última atualização do currículo em 31/07/2018


Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais , colabora e orienta no Curso de Especialização em Ensino de Arte (EBA/UFMG) e é membro dos grupos de pesquisa Projeto República (História/UFMG) e Estratégias da Arte em uma Era de Catástrofes (EBA/UFMG). Trabalhou como Assistente Curatorial no Instituto Cultural Inhotim. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: arte latinoamericana, arte política, estudos pós-coloniais e arquivo.Bolsista CAPES-PROEX pelo PPGARTES/UFMG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Melissa Etelvina Oliveira Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, M. E. O.;ROCHA, Melissa;ROCHA, Melissa E. O.;ROCHA, Melissa O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes.
Av. Antônio Carlos , 6627
Pampulha
MG - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Programa de Pós Graduação em Artes.
Escola de Belas Artes UFMG, EBA/UFMG, Brasil.
Título: Anarquivo - o contrarquivo na arte latinoamericana,
Orientador: Maria Angélica Melendi.
2007 - 2009
Mestrado em Artes.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Corrente Contínua: Um circuito pela Arte e Resistência,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Maria Angélica Melendi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: memória; cidade; política.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outros Setores.
2002 - 2006
Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de Formação de tutores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Estágio Docência. (Carga horária: 20h).
Escola de Belas Artes UFMG, EBA/UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Essenciais: Potencialidades Audiovisuais. (Carga horária: 77h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Amílcar de Castro. (Carga horária: 30h).
Casa de Cultura Fiat, CASA DE CULTURA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em em Programa de Iniciação Científica - PIBIC. (Carga horária: 20h).
Escola de Belas Artes UFMG, EBA/UFMG, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Programa de Aprimoramento Discente. (Carga horária: 20h).
Escola de Belas Artes UFMG, EBA/UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professora da disciplina Pintura do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - EBA/UFMG

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Especialização em Ensino de Arte UFMG -Disciplina teórica - Panorama das Artes Visuais.Orientação Monografias.Universidade Aberta do Brasil - EBA/UFMG

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Apoio Técnico - BAT - FAPEMIG, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Orientador, Carga horária: 20
Outras informações
Universidade Aberta do Brasil - Curso de Especialização em Ensino de Arte - EBA/UFMG

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - Universidade Aberta do Brasil - EBA/UFMG

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de Pesquisa CNPq/UFMG A memória dos anos 60 na arte da contemporaneidade vinculado ao Projeto de Pesquisa da profa. Dra. Maria Angélica Melendi.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Trainee Design Gráfico, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
Outras informações
Vinculado ao PED - Programa de Especialização Discente.Monitoria Laboratório de Informática Escola de Belas Artes UFMG

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria da disciplina Modelo I (desenho de observação de modelo vivo) - Escola de Belas Artes UFMG


Escola de Belas Artes UFMG, EBA/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estágio docência Mestrado Arte, Enquadramento Funcional: Extensão universitária em Estágio Docência., Carga horária: 20


Instituto Cultural Inhotim, ICI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Curatorial, Carga horária: 40


Faculdade Pitágoras, UNIMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3
Outras informações
Professora Curso de Arquitetura e Urbanismo - Faculdade Pitágoras. Disciplina: Oficina de Expressão e Representação II


Inhotim Centro de Arte Contemporânea, ICAC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Arte-educação, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Arte contemporânea ou Como imaginar e nomear o presente
Descrição: Descrição: Já faz um tempo que o termo arte contemporânea nos assombra como categoria cronológica de espessura singular: a expressão utiliza-se, de modo indiferenciado, para denominar a produção artística que teve início na década de 1960. O espectro dos regimes ditatoriais da América Latina e das revoluções fracassadas ou abortadas nesse período, no resto do mundo, vem impulsando uma série de narrativas curatoriais, críticas ou históricas para as quais ainda é difícil distinguir entre os passados memoráveis e os dados aparentemente não significativos. A metáfora O fungo no contemporâneo, utilizada por Cuauhtémoc Medina no editorial do número 13 da Revista Manifesta, 2012, nos parece oportuna ante o estado das atuais reflexões sobre a arte atual e aponta para a reativação e recontextualização das décadas de 60/70 nas práticas contemporâneas na forma de noções históricas e artísticas que ficcionalizam, especulam ou protelam a condição atual. Como os dos fungos, os esporos das estruturas neocoloniais espalhar-se-iam na maioria das regiões pós-coloniais, infestando ou enriquecendo as formas de perceber, analisar e viver o momento presente. Sendo os fungos, na tradição ocidental, símbolos da vida regenerada após a decomposição Maria Angélica Melendi orgânica que segue à morte, a metáfora parece se aproximar de conceito de Nachleben de Aby Warburg: uma vida post-mortem que se propagaria ao longo dos tempos e se nutriria do corpo morto da história. Georges Didi-Huberman coloca a palavra Nachleben no centro de uma leitura de conjunto da obra de Warburg, traduzindo o termo por survivante ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) .
Integrantes: Melissa Etelvina Oliveira Rocha - Integrante / maria angelica melendi biasizzio - Coordenador / Juliana Mafra - Integrante / Ariel Ferreira - Integrante / Bárbara de Oliveira Ahouagi - Integrante / Adriano Gomide - Integrante.
2012 - Atual
TRAÇOS DO SAGRADO NAS PRÁTICAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA LATINO-AMERICANA
Descrição: Descrição: O cerne deste projeto reside na profunda crise produzida no campo do simbólico no pós-guerra. Interessa-nos entender como no interior de uma sociedade laica como a que se vislumbrava nas capitais da América Latina, no final dos anos 60, permanecia latente a irrupção de fundamentalismos de signos opostos que se apoiavam, porém nalgum conceito do sagrado. Percebe-se, nessa época, o surgimento de obras de arte que invocam a sacralidade, tanto através da consagração do profano e a exaltação a través da arte dos rituais de cultos populares ou anteriores ao catolicismo, quanto no sentido contrario da profanação do sagrado, vilipendiando-o ou destruindo-o, com uma quota de sarcasmo e mordacidade. Analisaremos desde essa perspectiva algumas obras nas que o sagrado aparece de modo central, tanto na proposição do artista quanto na recepção do leitor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) .
Integrantes: Melissa Etelvina Oliveira Rocha - Integrante / maria angelica melendi biasizzio - Coordenador / Júlia Maia Rebouças - Integrante / Juliana Mafra - Integrante / Ariel Ferreira - Integrante / Adolfo Cifuentes - Integrante / Bárbara de Oliveira Ahouagi - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2007 - 2010
OS LOCAIS DE RECLAMAÇÃO
Descrição: Descrição: Este projeto tem por objetivo examinar o aspecto micropolítico das intervenções na rua, com especial atenção para as questões da memória e da rememoração de fatos do passado imediato. Seus Objetivos são: - Delinear o papel do artista na recontextualização de matrizes de ação ou intervenção urbana realizadas em outros tempos ou em outros lugares; sua atualização para as circunstancias locais; as variações e as persistências; - Examinar, nesses artistas, os motivos de crítica ou de recusa às instituições; verificar os conflitos com a cultura museológica e arquivológica. - Estudar como se dá, em nossos dias, a formação de coletivos de artistas; - Examinar nesses coletivos o compartilhamento da autoria, sua diluição ou seu apagamento; - Analisar o trânsito dos trabalhos de rua até seu registro em catálogo ou livro, na web ou, mesmo, na instituição; - Estudar o estatuto da fotografia e do texto no registro e catalogação das obras. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (2) .
Integrantes: Melissa Etelvina Oliveira Rocha - Integrante / maria angelica melendi biasizzio - Coordenador / Ariel Ferreira - Integrante / Lais Myrrha - Integrante / Brigida Campbell - Integrante / Helio Nunes - Integrante / Ronan Cardozo Couto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: vídeo/Especialidade: serigrafia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ensino de Arte.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Intervenção urbana.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design Gráfico.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROCHA, Melissa O.2017ROCHA, Melissa O.. O CONTRA-ARQUIVO NA ARTE: O PODER XAMÂNICO DE UMA ANTROPOLOGIA REVERSA. PALÍNDROMO (ONLINE), v. 9, p. 10-28, 2017.

2.
ROCHA, M. E. O.2015ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, B. O. . Pau de arara: A Produção Artística e a Questão Indígena nos Anos de Chumbo no Brasil. Revista Lindonéia, v. 1, p. 1-88, 2015.

3.
ROCHA, M. E. O.2015ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, Bárbara . Identidades Estratégicas na Arte Latinoamericana. Revista Periódicus, v. 1, p. 120-126, 2015.

4.
ROCHA, M. E. O.2014ROCHA, M. E. O.. Ponteiros da Arte. Arte e Contexto - Revista digital de reflexão em arte, v. 1, p. 1-1, 2014.

5.
ROCHA, M. E. O.2013ROCHA, M. E. O.. Acertando os ponteiros. Revista Lindonéia, v. 1, p. 66-70, 2013.

6.
ROCHA, M. E. O.2012ROCHA, M. E. O.. O poder da linguagem mostrando seu vestígio mesmo depois do silêncio. Revista Lindoneia, v. 1, p. 39-42, 2012.

7.
ROCHA, Melissa2010ROCHA, Melissa; BEDESCHI, T. . Coletivos de arte: Kaza Vazia, entre sacada e dispensa. Revista Lindonéia, v. 1, p. 41-48, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, Bárbara . AS BRUXAS QUE NÃO CONSEGUIRAM QUEIMAR: A RESISTÊNCIA FEMININA NA ARTE E VIDA. In: II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero, 2016, Belo Horizonte. Anais do II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero - Volume II - 1ª Edição Internacional. 1ª edição, Belo Horizonte: Initia Via, 2017, 227p.. belo horizonte: Initia Via, 2016. v. 2. p. 188-194.

2.
ROCHA, M. E. O.. Sem F, Sem L, Sem R - Breves Relatos Poscoloniais sobre imagens Subalternas. In: I Seminário da Pós Graduação em Artes na UFMG: Pesquisas em Andamento, 2015, Belo Horizonte. Anais do Seminário da Pós-Graduação em Artes na UFMG. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes UFMG, 2015. v. 1. p. online-online.

3.
ROCHA, Melissa; AHOUAGI, Bárbara . Identidades estratégicas e a arte da América Latina. In: II Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens, 2015, Juiz de Fora. Anais do II Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens. Juiz de Fora: UFJF, 2015. v. 1.

4.
ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, B. O. . Brasileiro, O Bom Selvagem - derivas visuais sobre um corpo subalterno. In: VIII Congreso Internacional de Teoría e Historia de las Artes/ XVI Jornadas CAIA, 2015, Buenos Aires. Imagen/Deseo Placer, devoción y Consumo en las artes. Buenos Aires: CAIA, 2015. v. 1. p. 135-145.

5.
ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, B. O. . Corpo Violado: a degola na arte. In: XXXIV Colóquio Internacional Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014, Uberlândia. Territórioas da Arte - XXXIV Colóquio Internacional Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014. v. 1. p. 1-100.

6.
ROCHA, M. E. O.. A Subversão joker - arte e ativismo na arte contemporânea. In: II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura (CIHAC) - O artista e a Sociedade, 2012, Juiz de Fora. O Artista e a Sociedade. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012. v. 1. p. 382-390.

7.
ROCHA, M. E. O.. Coletivos de Arte - Kaza Vazia, entre a sacada e a dispensa. In: XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010, Rio de Janeiro. XXX Colóquio CBHA - Arte>Obra>Fluxos. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010. v. 1. p. 1.

8.
ROCHA, M. E. O.. Circuito pela Arte e Resistência:Territórios de ação. In: 18 Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2009, Salvador. Transversalidades nas Artes Visuais - 18 Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2009.

9.
ROCHA, M. E. O.. Circuito pela Arte e Resistência: Territórios de Ação. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP, 2009, Salvador. Transversalidades nas Artes Visuais. Salvador: EDUFBA, 2009. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, Bárbara . As Bruxas que não conseguiram queimar: a resistência feminina latino-americana na arte e vida. In: II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero: I Edição Internacional, 2016, Belo Horizonte. Caderno de Resumos II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero: I Edição Internacional. Belo Horizonte: Initia Via, 2016. v. 1. p. 790-793.

2.
ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, B. O. . Identidades Estratégicas na Arte Latinoamericana. In: II Seminário de Pesquisas em Artes, Culturas e Linguagens, 2015, Juiz de Fora. II Seminário de Pesquisas em Artes, Culturas e Linguagens: Caderno de Resumos e Programas. Juiz de Fora: PPGArtes Culturas e Linguagens UFJF, 2015. v. 2. p. 27-28.

3.
ROCHA, M. E. O.. A Subversão joker - arte e ativismo na arte contemporânea. In: II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura - O Artista e a Sociedade, 2012, Juiz de Fora. II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura - O Artista e a Sociedade, 2012. v. 1. p. 1-52.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, Melissa; AHOUAGI, B. O. . Nós não sabíamos, um percurso sobre fotografias, arquivo e violência na arte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, B. O. . Brasileiro, O Bom Selvagem - derivas visuais sobre um corpo subalterno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROCHA, M. E. O.. Sem F, sem L, sem R- Breves Relatos Poscoloniais sobre imagens subalternas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, B. O. . Pau de arara ? a produção artística e a questão indígena nos anos de chumbo no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, B. O. . Corpo Violado: a degola na arte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ROCHA, M. E. O.. A Subversão joker - arte e ativismo na arte contemporâne. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROCHA, M. E. O.. Circuito pela Arte e Resistência: Territórios de Ação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROCHA, M. E. O.. Corrente Contínua: curto-circuito na arte contemporânea. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ROCHA, M. E. O.. A memória dos Anos 1960 e 70 na Arte Contemporânea. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ROCHA, M. E. O.; GUEDES, Debora . CONFLUÊNCIA ESFÉRICA - curadoria global após ?Magiciens de la Terre?. Natal - RN: ABRACE / ANPAP / ANPPOM, 2015. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOURA, R. ; ROCHA, M. E. O. . A Revista. 2011. (Editoração/Periódico).

2.
VOLZ, Jochen ; ROCHA, M. E. O. . Seu Corpo da Obra - Olafur Eliasson. 2011. (Editoração/Catálogo).

3.
ROCHA, M. E. O.. Arte Urbana. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ROCHA, M. E. O.. Banco de Itens. 2008. (Elaboração de Itens).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ROCHA, Melissa. Série Coup. 2016. Outra.

2.
ROCHA, M. E. O.; COSTA, G. . Residência Artística Casa Plana. 2016. Outra.

3.
ROCHA, M. E. O.. I Prêmio Camelo de Artes Visuais. 2013. Fotografia.

4.
ROCHA, M. E. O.. 2010. 2010. Instalação.

5.
ROCHA, M. E. O.. Carreira de Monalisa. 2008. Vídeo.

6.
ROCHA, M. E. O.. 68, 40 anos depois. 2008. Instalação.

7.
ROCHA, M. E. O.. BBB. 2007. Instalação.

8.
ROCHA, M. E. O.. Intel Inside. 2007. Instalação.

9.
ROCHA, M. E. O.. salve s(eleição)!. 2006. Instalação.

10.
ROCHA, M. E. O.. keep walking. 2005. Instalação.

11.
ROCHA, M. E. O.. Bicromia. 2005. Pintura.

12.
ROCHA, M. E. O.. Cotidiano. 2005. Desenho.

13.
ROCHA, M. E. O.. Melissa Rocha|Luciano Irrthum. 2005. Pintura.

14.
ROCHA, M. E. O.. II Mostra - A Experiência do Livro. 2005. Outra.

15.
ROCHA, M. E. O.. Sem título. 2004. Pintura.

16.
ROCHA, M. E. O.. Playboy. 2003. Fotografia.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROCHA, M. E. O.; PEREIRA, P. P.. Participação em banca de Iara Rodrigues Pereira Luz. Oficina de tecelagem manual: vivência da tecelagem manual em uma turma de 8º ano da escola municipal Osório Aleixo da Silva. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG.

2.
ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, B. O.. Participação em banca de Ludmila Bastos Kaehler Diniz. Contatos com a fotografia: relatos de experiências em ensino. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG.

3.
ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, B. O.. Participação em banca de Virgínia Gabrielle Silva Moreira. Grafite é arte: conhecendo e explorando o grafite como ensino em Artes Visuais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG.

4.
MAFRA, J. S.; ROCHA, M. E. O.. Participação em banca de Rosali Maria Nunes Henriques. O Ensino de Artes Visuais para a terceira idade: uma experiência com a imagem da Monalisa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG.

5.
MAFRA, J. S.; ROCHA, M. E. O.. Participação em banca de Roselaine Cristina Barbosa. O Ensino de origami como forma de criação e experiência estética na escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG.

6.
ROCHA, M. E. O.; VIANA, M. L. D.. Participação em banca de LUCIANA TEODORO CORTEZ. Possibilidades Artísticas com o uso scratch no Ensino de Artes Visuais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
ROCHA, M. E. O.; GARZON, Gabriela. Participação em banca de Marilandes Eurides Francisca Teixeira. O Ensino das Artes nas Manifestações Culturais de Santana dos Montes - MG. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
ROCHA, M. E. O.; RODRIGUES, R. L.. Participação em banca de Gilmar Pereira Batista. Ensino De Artes Visuais Com Foco Na Cultura Visual Da Arte Afro-Brasileira A Partir Da Arte De Mestre Didi. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
ROCHA, M. E. O.; RODRIGUES, R. L.. Participação em banca de Juliane Assis Figueiredo. Metodologia Para O Ensino Da Ilustração Infantil Reflexões E Complementações - Teoria E Prática Especialização Em Ensino De Artes Visuais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
ROCHA, M. E. O.; RODRIGUES, R. L.. Participação em banca de Liliam Aparecida Fernandes Franca. Reflexão Sobre O Ensino De Arte No Colegio Municipal Professora Didi Andrade, Em Itabira-MG. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
ROCHA, M. E. O.; RODRIGUES, R. L.. Participação em banca de Thais Aparecida da Silva. Um Olhar Sobre O Ensino De Artes Visuais No 1º Ano Do Ensino Fundamental Da Escola Estadual ?Silveira Drumond?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
ROCHA, M. E. O.; PEREIRA, F. A.. Participação em banca de Patrícia de Souza da Silva. O Ensino de Arte na educação escolar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
ROCHA, M. E. O.; PEREIRA, F. A.. Participação em banca de Patrícia Regina do Serro. O Ensino de Artes através de materiais reaproveitáveis. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
ROCHA, M. E. O.; ANDRADE, Fabrício. Participação em banca de Patricia de Souza da Silva. O Ensino de Arte Contemporânea com Instalações de Inhotim. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
ROCHA, M. E. O.; ANDRADE, Fabrício. Participação em banca de Marilza Diniz Araújo. O Desenho infantil e o conhecimento. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
ROCHA, M. E. O.; ANDRADE, Fabrício. Participação em banca de Maria de Fátima Gomes. Leituras culturais e sociais a partir da arte em madeira. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

17.
ROCHA, M. E. O.; ANDRADE, Fabrício. Participação em banca de Geuliano Silva Murca. Interesse pelo estudo da realidade: o ensino de arte em duas escolas públicas da cidade de Teófilo Otoni. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

18.
ROCHA, M. E. O.; COELHO, Rodrigo Borges. Participação em banca de Antônia Inês da Silva Costa. A Importância da Prática Pedagógica Reflexiva no Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

19.
ROCHA, M. E. O.; COELHO, Rodrigo Borges. Participação em banca de Jane Andreza de Souza Silva. O Ensino de Arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Criação Artística a partir da Releitura de Obras de Tarsila do Amaral. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

20.
SOARES, A. D. B.; ROCHA, M. E. O.. Participação em banca de Alexandra de Fátima Prado. O Ensino de Arte na Escola Municipal Presidente Bernardes. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

21.
CADOR, A. B.; ROCHA, M. E. O.. Participação em banca de Maria de Lourdes de Almeida Luchese. Artes Visuais no Ensino Médio. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

22.
SOARES, A. D. B.; ROCHA, M. E. O.. Participação em banca de Cristiane de Souza Almeida. O Ensino de Arte e a Importância das Expressões Artísticas Individuais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

23.
SOARES, A. D. B.; ROCHA, M. E. O.. Participação em banca de Denise Gomes da Silva. O Ensino de Arte na Escola Estadual do Povoado de Santa Quitéria. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ROCHA, Melissa; AHOUAGI, Bárbara; MAFRA, J.. Curso de Especialização em Artes Visuais e Tecnologias - seleção. 2017. Escola de Belas Artes UFMG.

2.
ROCHA, Melissa; FALCI, C.; ROJO, S.. Bolsa PSDE- CAPES. 2016. Escola de Belas Artes UFMG.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio Políticas da Performatividade.Apocalipopótese: As performatividades políticas na Arte. 2018. (Outra).

2.
Seminário Pesquisa em Arte.Sem F, sem L e sem R - breves relatos pós coloniais sobre imagens subalternas.. 2018. (Seminário).

3.
II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero: I Edição Internacional. As bruxas que não conseguiram queimar: a resistência feminina latino-americana na arte e vida. 2016. (Congresso).

4.
XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Ação.Nós não sabíamos: um percurso sobre fotografias, arquivo e violência na Arte. 2016. (Outra).

5.
II Seminário de Pesquisas em Artes, Culturas e Linguagens.Identidades Estratégicas na Arte Latinoamericana. 2015. (Seminário).

6.
I Seminário da Pós graduação em Artes na UFMG: Pesquisas em Andamento.Sem F, Sem L, Sem R - Breves Relatos Poscoloniais sobre imagens Subalternas. 2015. (Seminário).

7.
VIII Congreso Internacional de Teoría e Historia de las Artes, XVI Jornadas CAIA. Brasileiro, O Bom Selvagem - derivas visuais sobre um corpo subalterno. 2015. (Congresso).

8.
1º Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero. 2014. (Congresso).

9.
II Encuentro de Jóvenes Investigadores en Arte.Pau de arara ? a produção artística e a questão indígena nos anos de chumbo no Brasil. 2014. (Encontro).

10.
II Seminário De Arte Popular E Contemporânea: Relações e Olhares Possíveis. 2014. (Seminário).

11.
XXXIV Colóquio Internacional Comitê Brasileiro de História da Arte.O corpo violado: a degola na Arte. 2014. (Outra).

12.
I Seminário Arte Popular e Contemporânea: relações e olhares possíveis. 2013. (Seminário).

13.
5º Fórum de Arte das Américas - Transversalidades na Arte Contemporânea. 2012. (Outra).

14.
II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura - O artista e a sociedade.A Subversão joker - arte e ativismo na arte contemporâne. 2012. (Outra).

15.
Seminário Internacional de Arte e Educação do Inhotim. 2012. (Seminário).

16.
Seminário Arte e Museus - Museu Inimá de Paula. 2010. (Seminário).

17.
ANPAP - 18 Encontro Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas.Circuito pela Arte e Resistência:Territórios de Ação. 2009. (Encontro).

18.
Seminário Revisões e Propostas: Desafios do Circuito de Arte Brasileiro - Instituto Inhotim. 2009. (Seminário).

19.
XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Kaza Vazia: Entre a Sacada e a Dispensa. 2009. (Outra).

20.
Semana da Pós Graduação EBA_UFMG.Semana da Pós Graduação EBA_UFMG. 2008. (Seminário).

21.
Semana da Graduação UFMG.A memória dos anos 60 e 70 na arte da contemporaneidade. 2007. (Outra).

22.
Seminário Jovens Pesquisadores UFMG.A memória dos anos 60 e 70 na arte da contemporaneidade. 2007. (Seminário).

23.
Semana da Graduação UFMG.A interatividade na arte digital. 2004. (Outra).

24.
Seminário Jovens Pesquisadores UFMG.A interatividade na arte digital. 2004. (Seminário).

25.
Semana da Graduação UFMG.O Desenho. 2003. (Outra).

26.
Seminário Jovens Pesquisadores UFMG.O desenho. 2003. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Iara Rodrigues Pereira Luz. Oficina de tecelagem manual: vivência da tecelagem manual em uma turma de 8º ano da escola municipal Osório Aleixo da Silva. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

2.
Ludmila Bastos Kaehler Diniz. Contatos com a fotografia: relatos de experiências em ensino. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

3.
Virgínia Gabrielle Silva Moreira. Grafite é arte: conhecendo e explorando o grafite como ensino em Artes Visuais. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

4.
Luciana Cristina da Silva Vilela. A paisagem urbana Uma proposta de arte educação baseada nas obras de Alfredo Volpi e Gustavo Acosta. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

5.
Cláudia Carvalho Gaspar Cimino. Ensino de Artes Visuais: Construindo imagens sobre o Patrimônio Cultural. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

6.
Magali Vitral Rezende. Renovação do Ensino de Arte na contemporaneidade e sua empregabilidade na rede pública de Juiz de Fora. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

7.
Daniele de Sá Alves. A/R/Tografia Uma metodologia de pesquisa educacional baseada em Arte na busca pela formação do artista-pesquisador-professor. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

8.
Flávia Angélica Mendes Riberiro. Ensino de Artes Visuais no Ensino Fundamental I Arte Pop em máscaras temporárias. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

9.
Ives da Silva Duque Pereira. Proposta para o Ensino de Arte em conformidade com a Lei 10.639/03. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

10.
Robson Soares Ferreira. Ensino de Artes Visuais, Intervenção Urbana e Contestação política em Juiz de Fora. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

11.
Josiane Paiva. O Ensino da Arte Contemporânea Uma experiência na Rede Municipal de Juiz de Fora. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

12.
Anderson Magalhães. Graffiti e Arte Urbana Metodologias aplicadas em oficinas do programa "Gente em primeiro lugar". 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes UFMG. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

13.
Cristiane Ferreira Leite. Análise do Ensino de Artes Visuais do Ensino Formal e no Ensino Livre. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

14.
Deisiele Moreira da Cunha. Análise da prática de arte realizada na Escola Municipal de Tempo Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos na cidade de São Gonçalo de Rio Abaixo. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

15.
Josiany Rodrigues dos Santos. Caminhos para o Ensino de Artes Visuais - O real, o necessário e o possível. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

16.
João Carlos de Souza Gonçalves. Portinari E Drummond: O Despertar Para A Sensibilidade No Ensino De Artes, A Partir Do Desenho E Da Poesia.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

17.
Andrea Arcanjo de Oliveira Abade. Análise E Identificação Das Abordagens No Ensino De Artes Visuais Na Educação De Jovens E Adultos.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

18.
Eubia Almeida Silva. Artes No 5º Ano Do Ensino Fundamental, Uma Necessidade Pedagógica. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

19.
Terezinha Aparecida Lopes. O Ensino de Arte - uma trajetória. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

20.
Adriana Souza de Oliveira Vasconcellos. O Ensino de Artes na Educação Infantil: uma experiência com Juan Miró. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

21.
Ana Marcia Leite Denadai. Abordagem do Stop Motion no Ensino de Artes Visuais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

22.
Rosimeire Sabino Miranda. O vídeo documentário de Eduardo Coutinho no Ensino de Artes Visuais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

23.
Maria Martinha Pereira dos Santos. A Expressão da Modelagem no Contexto da Arte Popular. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

24.
Norali Barbosa Esteves de Oliveira. O Desenho no Ensino de Artes Visuais. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

25.
Conceição Figueiró de Oliveira. O Ensino de Artes antes e o Ensino de Artes hoje - O Ensino e seus distintos objetivos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

26.
Cristina Souza Krauss Serrano. Piuiii...da janela do trenzinho caipira e através de janelas virtuais:o ensino/aprendizagem da arte modernista brasileira para crianças a partir dos desenhos das paisagens barrocas de Tarsila do Amaral.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

27.
Kelly Cristine Carvalho Moreira. Metodizar e Planejar Arte: Apontamentos para uma melhor prática pedagógica. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

28.
Marcia Panzera de Mello Garcia. O Artista/Professor de Artes Visuais. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

29.
Penélope da Silva Soriano de Almeida. O Desenho na educação infantil: A "arte" de olhar além dos rabiscos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

30.
Patricia Uebe Ribeiro. Arte e Corporeidade:Possíveis Caminhos para Construções Metodológicas significativas para o Ensino de Artes Visuais. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Arte) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.

Iniciação científica
1.
Danielle Cristine Fullan. Arte e Educação: processos de avaliação de impacto para fortalecimento de mediações no Instituto Inhotim. 2011. Iniciação Científica - Instituto Cultural Inhotim, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ROCHA, M. E. O.2013ROCHA, M. E. O.. Acertando os ponteiros. Revista Lindonéia, v. 1, p. 66-70, 2013.

2.
ROCHA, M. E. O.2014ROCHA, M. E. O.. Ponteiros da Arte. Arte e Contexto - Revista digital de reflexão em arte, v. 1, p. 1-1, 2014.

3.
ROCHA, M. E. O.2015ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, B. O. . Pau de arara: A Produção Artística e a Questão Indígena nos Anos de Chumbo no Brasil. Revista Lindonéia, v. 1, p. 1-88, 2015.

4.
ROCHA, M. E. O.2015ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, Bárbara . Identidades Estratégicas na Arte Latinoamericana. Revista Periódicus, v. 1, p. 120-126, 2015.

5.
ROCHA, Melissa2010ROCHA, Melissa; BEDESCHI, T. . Coletivos de arte: Kaza Vazia, entre sacada e dispensa. Revista Lindonéia, v. 1, p. 41-48, 2010.

6.
ROCHA, Melissa O.2017ROCHA, Melissa O.. O CONTRA-ARQUIVO NA ARTE: O PODER XAMÂNICO DE UMA ANTROPOLOGIA REVERSA. PALÍNDROMO (ONLINE), v. 9, p. 10-28, 2017.

7.
ROCHA, M. E. O.2012ROCHA, M. E. O.. O poder da linguagem mostrando seu vestígio mesmo depois do silêncio. Revista Lindoneia, v. 1, p. 39-42, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, M. E. O.. A memória dos Anos 1960 e 70 na Arte Contemporânea. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROCHA, M. E. O.. Corrente Contínua: curto-circuito na arte contemporânea. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROCHA, M. E. O.. Circuito pela Arte e Resistência: Territórios de Ação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ROCHA, M. E. O.. A Subversão joker - arte e ativismo na arte contemporâne. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, B. O. . Pau de arara ? a produção artística e a questão indígena nos anos de chumbo no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, B. O. . Corpo Violado: a degola na arte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROCHA, M. E. O.; AHOUAGI, B. O. . Brasileiro, O Bom Selvagem - derivas visuais sobre um corpo subalterno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROCHA, M. E. O.. Sem F, sem L, sem R- Breves Relatos Poscoloniais sobre imagens subalternas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ROCHA, Melissa; AHOUAGI, B. O. . Nós não sabíamos, um percurso sobre fotografias, arquivo e violência na arte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 10:50:10