Marisa Mendonça Carneiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9672947037473213
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Possui especialização em ensino de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Realizou estágio posdoc com bolsa CNPQ na Universidade Federal de Minas Gerais em ensino de inglês a distância. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: psicolinguística, aprendizagem a distância, e bilinguismo. Foi professora de cursos livres de idiomas, ensino superior e especialização. Atualmente é professora adjunta da FALE/UFMG, membro do Laboratório de Psicolinguística da UFMG, professora do curso de especialização em ensino de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais e supervisora dos cursos de leitura em inglês do CENEX da FALE/UFMG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marisa Mendonça Carneiro
Nome em citações bibliográficas
CARNEIRO, M. M.;CARNEIRO, MARISA MENDONÇA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Processamento linguístico de marcas de morfologia de flexão em contexto de inglês como segunda língua, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Ricardo Augusto de Souza.
Coorientador: Maria Luiza Cunha Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2008
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Morfologia de Flexão Verbal no Inglês como L2: Uma Abordagem a partir da Morfologia Distribuída,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Ricardo Augusto de Souza.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2005
Especialização em Especialização em Ensino de Inglês.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1993 - 1996
Graduação em Odontologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2007 - 2007
Distributed Morphology. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Direção e administração, Faculdade de Letras
Outras informações
Coordenadora da área de Língua Inglesa da FALE

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Pesquisadora Posdoc, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Psicolinguística da Faculdade de Letras da UFMG, desenvolvendo o projeto de pesquisa: Investigando o processamento bilíngue de marcas de flexão verbal e nominal: abordagem experimental.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora, Carga horária: 20
Outras informações
Supervisora dos cursos de Leitura e compeensão de textos em Língua Inglesa I e II, oferecidos pelo CENEX da Faculdade de Letras da UFMG

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 2
Outras informações
Professora convidada da disciplina "Academic Writing" ofertada pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical da UFMG, com carga horária de 15 horas/aula.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: membro do corpo docente, Enquadramento Funcional: Curso de Especialização em Língua Inglesa
Outras informações
Disciplinas ministradas: Preparação de Materiais - 2013/2, 2014/1, 2014/2, 2015/1 Avaliação e Ensino da Língua Inglesa - 2013/1 Letramento Digital e Novas Tecnologias (online) - 2015/1 Tutora da disciplina Ensino de Gramática - 2016/1 Tutora da disciplina Introdução ao Bilinguimo - 2016/2 Preparação de Materiais - 2018/1

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Professora das disciplinas de Inglês para Fins Acadêmicos II e IV, oferecidas pelo Departamento de Relações Internacionais.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista posdoc CNPQ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto: Uso da tecnologia no desenvolvimento de habilidades orais acadêmicas em língua inglesa Disciplina online ofertada para alunos da graduação: Habilidades Orais Acadêmicas - 2015/1

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: professora voluntária, Enquadramento Funcional: professora voluntária, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas ministradas na graduação: Inglês Instrumental I Inglês Instrumental II

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora das disciplinas online Inglês Instrumental I e Inglês Instrumental II.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista doutorado CAPES, Carga horária: 8
Outras informações
Boslista de doutorado junto ao Projeto IngRede da Faculdade de Letras. Participação de atividades de apoio ao ensino de graduação nas disciplinas Inglês Instrumental I e Inglês Instrumental II, incluindo desenho pedagógico do curso, elaboração e aplicação de provas, na modalidade on-line.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
Tutora no módulo on-line da disciplina Inglês Instrumental do Programa de Formação e Treinamento de Profissionais na área de Tecnologia da Informação (PFTTI)

Atividades

11/2018 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora da área de Língua Inglesa da FALE.
08/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

Linhas de pesquisa
Estudos da língua em uso
08/2018 - Atual
Ensino, Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Tópico Variável em Linguística do Texto e do Discurso: Texto digital. Estilo conversacional em ambiente digital. (Im)polidez e trabalho de face no ambiente digital
04/2017 - Atual
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia: Inglês
Habilidades Integradas lll
Estudos Temáticos: Psicolinguística
Inglês: Produção de Textos
08/2016 - Atual
Ensino, Estudos Lingüísticos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Tópico Variável em Linguística Teórica e Descritiva: Métodos de Experimentos Comportamentais
11/2015 - Atual
Ensino, Infectologia e Medicina Tropical, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Academic Writing: Abstracts
08/2015 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Supervisora dos cursos de leitura e compreensão de textos em inglês I e II.
02/2013 - Atual
Ensino, Especialização em Ensino de Inglês, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação e ensino da língua inglesa
Ensino de Gramática da língua inglesa
Introdução ao bilinguismo (tutora)
Letramento digital e novas tecnologias
Preparação de Materiais
02/2016 - 07/2016
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês para fins Acadêmicos II
Inglês para fins Acadêmicos IV
02/2015 - 12/2015
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental I
Inglês Instrumental II
02/2014 - 12/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

Linhas de pesquisa
Linguagem e Tecnologia
02/2012 - 12/2013
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental I
Inglês Instrumental II
03/2008 - 12/2011
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental I e Inglês Instrumental II,
03/2007 - 07/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês para Tecnologia - PFTTI

Faculdade de Santa Luzia, FACSAL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

08/2004 - 08/2005
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Operacional I
Inglês Operacional II

CNA BH, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor de inglês, Carga horária: 12

Atividades

03/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês para crianças
Inglês Intermediário

Cultura Ingkesa BH, SBCI, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor de inglês, Carga horária: 12

Atividades

02/1995 - 07/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Intermediate
Teens 5 e 6

Serviços Especializados em Ensino de Idiomas, SEEC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 8

Atividades

02/1995 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês Intermediário
Inglês Avançado
02/1997 - 08/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês Intermedíário
Inglês Avançado


Linhas de pesquisa


1.
Linguagem e Tecnologia
2.
Estudos da língua em uso


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A teoria da Polidez e o Trabalho de Face na Comunicação Digital: o uso de emojis
Descrição: A hipótese principal deste estudo é a de que os ícones presentes na comunicação digital (CD), tais com o emojis,atuem como elementos de natureza microlinguística, funcionando como estratégias de (im)polidez (BROWN e LBVINSON, 1987). Em especial, procura-se investigar a presença desses itens em posls de conteúdo público doFacehook. Objetiva-se, dessa forma, investigar se/como esses elementos atuam como hedges, mitigando ou intensificando a ameaça dos atos de fala, bem como funcionando como elementos ligados ao trabalho de face (GOFFMAN, 1973; KERBRAT-ORECCHIONí, 1992, entre outros). O estudo pretende lançar luz ao conhecimento existente sobre a organização microlinguística da CD, do ponto de vista semântico-pragmático e discursivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marisa Mendonça Carneiro - Integrante / Ana Larissa Adorno Marcioto Oliveira - Coordenador.
2018 - Atual
Uso de hashtags na comunicação digital: uma investigação do seu potencial pragmático
Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende investigar de que forma hashtags são usadas como elementos que agregariam sentido à comunicação via Twitter, apresentando tanto funções de organização quanto de expressar opinião, sentimentos ou emoções, além de permitir discurso informal e pessoal, apesar do caráter público do Twitter. Além desse aspecto, os resultados poderão confirmar o uso das hashtags como elementos cuja função inclui estratégias de polidez e de preservação de faces, conforme sugerido em Oliveira e Carneiro (2018).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Marisa Mendonça Carneiro - Coordenador / Ana Larissa Adorno Marcioto Oliveira - Integrante.
2017 - 2018
Investigação experimental do processamento bilíngue de marcas de flexão verbal e nominal
Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa docente é investigar o processamento morfológico bilíngue, dando continuidade ao estudo de Carneiro (2011), utilizando outros paradigmas metodológicos e ampliando a gama de fenômenos sob investigação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marisa Mendonça Carneiro - Coordenador.


Projetos de extensão


2010 - Atual
Taba Eletrônica
Descrição: O foco deste projeto é a integração da competência tecnológica ao conhecimento dos participantes com ênfase na aplicação das tecnologias na sala de aula. A integração da competência tecnológica ao conhecimento dos participantes será desenvolvida em oficinas presenciais, enquanto o aprimoramento pedagógico ocorrerá durante as discussões em grupos temáticos de implementação das TICs, nas comunidades criadas nos Grupos Temáticos e mantidas online. Ficará a cargo das comunidades online promover a atualização das inovações tecnológicas bem como discussões pedagógicas voltadas para a sua aplicação. Compartilhamos a idéia de Hanson-Smith (2006) de que uma comunidade de prática pode oferecer oportunidades de desenvolvimento da competência tecnológica, de atualização das inovações tecnológicas e de aproximação de professores envolvidos com o uso da tecnologia na sala de aula, promovendo, dessa forma, o desenvolvimento das habilidades dos novatos e o aprimoramento das habilidades dos veteranos. É nessa perspectiva que este projeto visa ampliar as possibilidades de desenvolvimento das competências tecnológicas de docentes. Para tal, promoveremos por meio das ações desta proposta a expansão de uma rede criada em parceria com os multiplicadores do ProInfo, constituída por comunidades de pratica de integração tecnológica nos diversos domínios da esfera da Educação. A Taba é, portanto, um grande projeto de extensão que objetiva abranger todo o país em duas etapas. A primeira, considerada como projeto-piloto, será desenvolvida nos seguintes estados - Minas Gerais, Mato Grosso, Alagoas, Pará e Rio Grande do Sul. A segunda para os demais estados. Para que nossos objetivos se tornem factíveis, duas ações distintas, mas complementares e ao mesmo tempo independentes serão conduzidas, sendo uma presencial e outra online..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
A Taba e o Arado
Descrição: A proposta integra duas ações de extensão a Taba Eletrônica e o Arado. A Taba Eletrônica, coordenada pela Profa. Júnia Braga, é um projeto de extensão itinerante e conta com colaboradores de diversas áreas disciplinares, além da área de línguas materna estrangeiras. Uma taba é um espaço habitado por todos os indivíduos de uma comunidade, que compartilham suas vidas, seus saberes e suas práticas. Segundo alguns dicionários, taba é sinônimo de aldeia, e aldeia é um espaço circular em que todos convivem e trocam experiências. Não por acaso, Marshall McLuhan empregou o conceito de aldeia para referir-se ao mundo das tecnologias da comunicação, cunhando a expressão "aldeia global". A taba deixou de ser um espaço apenas geográfico para se tornar um espaço de possibilidades também virtuais, midiatizadas, em que as pessoas compartilham saberes e práticas em grandes aldeias simbólicas. A Taba Eletrônica é um espaço para atuação de uma comunidade de práticas de ensino e aprendizagem, em suas relações com as tecnologias, e busca promover a aproximação do professor com essas tecnologias, além de explorar alternativas de disseminação de informações e de construção compartilhada de conhecimento na sala de aula de línguas. O projeto ARADO, coordenado pela Profa. Vera Menezes, reúne, em sua sigla, ações que constituem os objetivos básicos do projeto, ou seja, AGRUPAR alunos da graduação e da pós-graduação e professores das escolas públicas para REFLETIR sobre problemas e ou fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira, AGIR sobre o problema, buscando leituras que ajudem os participantes a refletir teoricamente sobre o tema, além produzir material didático, colaborativamente, de forma a contribuir para o contexto escolar e DOAR o material produzido para as escolas e para o portal virtual que é construído com a colaboração de participantes do projeto e de alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2007 - 2009
Periódico: Femina (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstétrícia)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.


Idiomas


Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2004
Certificate of Proficiency in English, Cambridge University.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, A. L. A. M.2018OLIVEIRA, A. L. A. M. ; CARNEIRO, MARISA MENDONÇA . #caguei: Agressividade no Twitter. Contextos Linguisticos, v. 12, p. 7-20, 2018.

2.
CARNEIRO, MARISA MENDONÇA2017CARNEIRO, MARISA MENDONÇA; OLIVEIRA, ANA LARISSA ADORNO MARCIOTTO . A ESCRITA COMO UMA ATIVIDADE SOCIALMENTE RELEVANTE: AMOSTRAS DE ATIVIDADES DA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ABORDAGEM BASEADA EM GÊNEROS. Trabalhos em Lingüística Aplicada, v. 56, p. 187-211, 2017.

3.
CARNEIRO, MARISA MENDONÇA2017CARNEIRO, MARISA MENDONÇA; OLIVEIRA, ANA LARISSA ADORNO MARCIOTTO . From the production of abstracts to instances of grammatical metaphors: some research insights to uncover the academic domain. RAÍDO (ONLINE), v. 11, p. 64, 2017.

4.
CARNEIRO, MARISA MENDONÇA2017CARNEIRO, MARISA MENDONÇA. Investigating bilinguals’ sensitivity to English regular past morphology: A self-paced reading experiment with Brazilian learners. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 17, p. 483-507, 2017.

5.
OLIVEIRA, A. L. A. M.2016 OLIVEIRA, A. L. A. M. ; AZEVEDO, A. M. T. ; CARNEIRO, M. M. . Ensino de gramática baseado no uso: uma experiência de produção de materiais por professores. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 16, p. 441-459, 2016.

6.
CARNEIRO, M. M.;CARNEIRO, MARISA MENDONÇA2012CARNEIRO, M. M.; SOUZA, Ricardo . Observação do processamento online: uma direção necessária para o estudo experimental da sintaxe bilingue. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 10, p. 107-127, 2012.

7.
Paiva, V L M O2012Paiva, V L M O ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. ; LIMA, L. . Leitura em inglês na rede: a trajetória do projeto Ingrede. Educação & Tecnologia, v. 17, p. 19-37, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; RACILAN, Marcos ; VELLOSO, M. . Alive high 1 - Manual do Professor. 2. ed. São Paulo: SM, 2016. v. 3. 242p .

2.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; RACILAN, Marcos ; VELLOSO, M. . Alive High 1 - livro do aluno. 2. ed. São Paulo: SM, 2016. v. 1.

3.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; RACILAN, Marcos ; VELLOSO, M. . Alive High 2 - manual do professor. 2. ed. São Paulo: SM, 2016. v. 1. 226p .

4.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; RACILAN, Marcos ; VELLOSO, M. . Alive High 2 - livro do aluno. 2. ed. São Paulo: SM, 2016. v. 1.

5.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; RACILAN, Marcos ; VELLOSO, M. . Alive high 3- manual do professor. 2. ed. São Paulo: SM, 2016. v. 1. 242p .

6.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; RACILAN, Marcos ; VELLOSO, M. . Alive High 3 - livro do aluno. 2. ed. São Paulo: SM, 2016. v. 1.

7.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. . Alive High ensino médio- volume único Aluno. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2014. v. 1. 392p .

8.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. . Alive High ensino médio- volume único Professor. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2014. v. 1. 392p .

9.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high - Livro do aluno primeiro ano. 1. ed. São Paulo: SM, 2013. v. 1. 240p .

10.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high - Manual do Professor primeiro ano. 1. ed. São Paulo: SM, 2013. v. 1. 240p .

11.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high - Livro do aluno segundo ano. 1. ed. São Paulo: SM, 2013. v. 1. 184p .

12.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high - Manual do Professor segundo ano. 1. ed. São Paulo: SM, 2013. v. 2. 184p .

13.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high - Livro do aluno terceiro ano. 1. ed. São Paulo: SM, 2013. v. 3. 192p .

14.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high - Manual do Professor terceiro ano. 1. ed. São Paulo: SM, 2013. v. 3. 192p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, A. L. A. M. ; CARNEIRO, MARISA MENDONÇA . Sobre o potencial semântico-pragmático das hashtags. In: Gustavo Ximenes Cunha; Ana Larissa ADorno Marciotto Oliveira. (Org.). Múltiplas perspectivas do trabalho de face nos estudos da linguagem. 1ed.BELO HORIZONTE: Universidade Federal de Minas Gerais, 2018, v. 1, p. 207-226.

2.
AZEVEDO, A. M. T. ; CARNEIRO, M. M. . Teaching Grammar in the English as a foreign language classroom: an inductive perspective. In: Ana Larissa Adorno Marciotto; Junia Braga. (Org.). Inspiring Insights from an English teaching scene. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2017, v. 1, p. 82-102.

3.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M. . Teaching oral skills in English as a foreign language. In: Ana Larissa Adorno Marciotto; junia Braga. (Org.). Inspiring Insights from an English Teaching sSene. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2017, v. 1, p. 103-120.

4.
CARNEIRO, M. M.. Self-paced reading as a methodology to investigate second language acquisition of English verbal morphology. In: Aniela Improta França; Marcus Maia. (Org.). Papers in Psycholinguistics Proceedings of the First International Psycholinguistics Congress. 1ed.Rio de Janeiro: Imprinta, 2010, v. , p. 384-389.

5.
SOUZA, Ricardo ; CARNEIRO, M. M. . Sobre a Representação Sintática nas Interlínguas na Teorização Gerativista. In: Gláucia Muniz Proença Lara; Maria Antonieta Cohen. (Org.). Linguística, Tradução, Discurso. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009, v. , p. 110-135.

6.
BICALHO, C. ; CARNEIRO, M. M. . O papel da consciência fonológica na aprendizagem de leitura em português como segunda língua. In: Júdice, Norimar; Dell'Isola, Regina. (Org.). Português - Língua Estrangeira: novos diálogos. 1ed.Niterói: Intertexto, 2009, v. 1, p. 139-160.

7.
CARNEIRO, M. M.. Sobre as construções com objeto duplo. In: Fábio Bonfim. (Org.). Estudos em Sintaxe formal. Belo Horizonte: Cadernos Viva Voz, 2009, v. , p. -.

8.
CARNEIRO, M. M.; SOUZA, Ricardo ; BRAGA, J .C. F . Unit 1. In: Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e; Braga, Junia; TAVARES, KATIA. (Org.). Inglês Instrumental II: IngRede - Inglês em Rede. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, v. 1, p. 1-.

9.
CARNEIRO, M. M.; GATTOLIN, S. ; OLIVEIRA, R. A. ; MARTINS, A. C. S. ; BRAGA, J .C. F . Unit 2. In: Paiva, Vera Lúcia de Oliveira e; Braga, junia; TAVARES, Katia. (Org.). Inglês Instrumental II: IngRede - Inglês em Rede. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, v. , p. -.

10.
BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos . Unit 3. In: Paiva, Vera Lúcia de Oliveira e; Braga, junia; TAVARES, Kátia. (Org.). Inglês Instrumental II: IngRede - Inglês em Rede. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARNEIRO, M. M.. Using Technology to Develop Academic Oral Skills in English as a Foreign Language ? Preliminary Results. In: 26th International Conference Society for Information Technology and Teacher Education, 2015, Las Vegas. 26th International Conference Society for Information Technology and Teacher Education, 2015. v. 1. p. 188-194.

2.
BRAGA, J .C. F ; Gunter, G. ; CARNEIRO, M. M. . Strategies for Large Class Sizes in Online and Virtual Learning Environments. In: 26th International Conference Society for Information Technology and Teacher Education, 2015, Las Vegas. 26th International Conference Society for Information Technology and Teacher Education, 2015. v. 1.

3.
CARNEIRO, M. M.. Evaluating assessment procedures in a super-sized English as a. In: 4th WolrdCALL, 2013, Glasgow. Conference Proceedings, 2013. p. 234-240.

4.
VIANINI, C. ; CARNEIRO, M. M. ; OLIVEIRA, M. M. . Developing multiple choice items to assess reading in English as a second language: evolution and future directions. In: Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras, 2012, Rio de Janeiro. Anais do I Colóquio Internacional de Formação Inicial. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012. v. 1.

5.
CARNEIRO, M. M.. Aquisição de aspectos morfológicos da flexão verbal na interlíngua do inglês. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte. Anais do I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, J .C. F ; Ribeiro, A ; CARNEIRO, M. M. . Da Taba à Aldeia Global: Comunidade de Prática na Formação de Discentes. In: III Congresso Internacional das TIC na Educação, 2014, Lisboa. Atas Digitais do III Congresso Internacional das TIC na Educação, 2014.

2.
CARNEIRO, M. M.. Aquisição de Aspectos Morfossintáticos da flexão verbal na Interlíngua do Inglês como L2. In: V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do V Congresso Internacional da ABRALIN, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M. . A Semantic-Pragmantic view of Hashtags in Brazilian Tweets. In: 8th INPRA, 2018, Lárnaca. Book of Abstracts: 8th INPRA, 2018. v. 1.

2.
CARNEIRO, M. M.. Habilidades orais em língua estrangeira, corpora e aprendizagem online. In: III Congresso Internacional das TIC na Educação, 2014, Lisboa. Atas Digitais do III Congresso Internacional das TIC na Educação, 2014.

3.
CARNEIRO, M. M.. Evaluating assessment procedures in a super-sized English as a. In: 4th WolrdCALL, 2013, Glasgow. Programme and Abstract Book, 2013. p. 188-188.

4.
BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. . A trajetória do projeto IngRede: perspectivas de ensino e formação de professores. In: III Congresso Internacional da Abrapui, 2012, Forianópolis. Programação e Caderno de Resumos, 2012. p. 9-304.

5.
VIANINI, C. ; CARNEIRO, M. M. ; OLIVEIRA, M. M. . Construindo itens de múltipla escolha na avalaição de leitura em inglês para grandes grupos: evolução e direcionamentos. In: Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de resumos, 2012.

6.
CARNEIRO, M. M.. Investigação do processamento de morfologia flexional na interlíngua do inglês a partir do paradigma experimental. In: 18 INPLA, 2011, São Paulo. Caderno de resumos 18 InPLA, 2011.

7.
Ferreira, D. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; CARNEIRO, M. M. . Projeto Ingrede: experiências e resultados de uma comunidade online de aprendizagem de inglês para grandes grupos. In: 18 InPLA, 2011, São Paulo. Caderno de resumos 18 InPLA, 2011.

8.
CARNEIRO, M. M.. Investigating Second Language Learners' Sensitivity to Regular Past Morphology: An Appraisal of the Methodological Design. In: Second Language Research Forum, 2010, College Park. Reconsidering SLA Research: Dimensions and Directions, 2010.

9.
CARNEIRO, M. M.. Aquisição de aspectos morfossintáticos da flexão verbal na interlíngua do inglês como L2. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M. . FROM THE PRODUCTION OF ABSTRACTS TO INSTANCES OF GRAMMATICAL METAPHORS: SOME RESEARCH INSIGHTS TO UNCOVER THE ACADEMIC DOMAIN. Raído (UFGD), 2017.

2.
CARNEIRO, M. M.. Investigating bilinguals? sensitivity to English regular past morphology: A self- paced reading experiment with Brazilian learners. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M. . Sobre o potencial semântico-pragmático das hashtags. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, A. L. A. M. ; CARNEIRO, M. M. . #caguei:Agressão verbal no Twitter. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M. . A Semantic-Pragmantic view of Hashtags in Brazilian Tweets. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARNEIRO, M. M.. Developing Academic Oral Skills in English as a Foreign Language: affordances in the online medium. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CARNEIRO, M. M.. Material Preparation in ELT. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CARNEIRO, M. M.. Using Technology to Develop Academic Oral Skills in English as a Foreign Language - Preliminary Results. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BRAGA, J .C. F ; Gunter, G. ; CARNEIRO, M. M. . Strategies for Large Class Sizes in Online and Virtual Learning Environments. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CARNEIRO, M. M.. Online Teaching Tools. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CARNEIRO, M. M.. Investigando a variabilidade sintática à luz do paradigma experimental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CARNEIRO, M. M.. Multiple Choice Tests. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BRAGA, J .C. F ; Ribeiro, A ; CARNEIRO, M. M. . Da Taba à Aldeia Global: Comunidade de Prática na Formação de Discentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CARNEIRO, M. M.. Habilidades orais em língua estrangeira, corpora e aprendizagem online. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CARNEIRO, M. M.. Dealing with super-sized classes: Ingrede trajectory. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CARNEIRO, M. M.. Evaluating assessment procedures in a super-sized English as a foreign language online class. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUZA, Ricardo ; CARNEIRO, M. M. ; SA, T. M. M. . Estudos Experimentais em Psicolinguística. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
CARNEIRO, M. M.. Multiple Choice Tests. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. . A trajetória do projeto IngRede: perspectivas de ensino e formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CARNEIRO, M. M.. Construindo itens de múltipla escolha na avaliaçao de leitura em inglês para grandes grupos: evolução e direcionamentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BRAGA, J .C. F ; Paiva, V L M O ; RACILAN, Marcos ; CARNEIRO, M. M. . Dealing with super-sized classes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
Ferreira, D. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos . Skype and Task Based Learning: a perfect match for communicative language tasks. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
Ferreira, D. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; CARNEIRO, M. M. . Projeto IngRede: experiências e resultados de uma comunidade online de aprendizagem de inglês para grandes grupos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
CARNEIRO, M. M.. Investigação do processamento de morfologia flexional na interlíngua do inglês a partir do paradigma experimental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CARNEIRO, M. M.. Integrando tecnologias digitais na prática pedagógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CARNEIRO, M. M.. Concordanceadores e seu uso na sala de aula de lingua estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CARNEIRO, M. M.. Investigating Second Language Learners' Sensitivity to Regular Past Morphology: An Appraisal of the Methodological Design. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
CARNEIRO, M. M.. Self-paced reading as a methodology to investigate second language acquisition of English verbal morphology. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
CARNEIRO, M. M.. Sbre as representações mentais e processamento de morfologia funcional na aquisição do inglês como L2. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CARNEIRO, M. M.. A aquisição de morofologia de flexão verbal no inglês como L2: contribuições da Morfologia Distribuída. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CARNEIRO, M. M.. O IngRede 2: novas experiências online repensadas e organizadas a partir de sugestões e necessidades dos participantes do IngRede 1. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CARNEIRO, M. M.. Aquisição de aspectos morfossintáticos da flexão verbal na interlíngua do inglês como L2. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CARNEIRO, M. M.. Aquisição de Aspectos Morfossintáticos da flexão verbal na interlíngua do inglês. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CARNEIRO, M. M.. Aquisição de aspectos morfossintáticos da flexão verbal na interlíngua do inglês como L2. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FERREIRA, C. R. C ; MAGALHAES, D. R. B ; CARNEIRO, M. M. ; CARNEIRO, Marcia Mendonca ; HANAN, M. Z. . International Journal of Gynecology and Obstetrics: Supplement Quinacrine sterilization. Filadélfia: Elsevier, 2003. (Tradução/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARNEIRO, M. M.. Habilidades Orais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CARNEIRO, M. M.; GOMES JUNIOR, R. C. ; OLIVEIRA, M. M. ; LIMA, L. ; PEREIRA, L. F. S. ; SILVA, M. M. S. E. . Implementação do Projeto IngRede. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CARNEIRO, M. M.. Webquest: planejando e construindo conhecimento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CARNEIRO, M. M.. Direções Metodológicas na Pesquisa sobre o Bilinguismo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CARNEIRO, M. M.; TAVARES, K C A ; BRAGA, J .C. F . Seção Alto Mar - inglês Instrumental I. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboraçãodematerialdidático).

6.
BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos . Inglês Instrumental I. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboraçãodematerialdidático).

7.
CARNEIRO, M. M.. Breastfeeding. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de material didático).

8.
CARNEIRO, M. M.. Strain Injury. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de material didático).

9.
CARNEIRO, M. M.. Tsunami. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de material didático).

10.
CARNEIRO, M. M.. Seção Caixa de primeiros socorros, Mergulhos e Baú do Tesouro. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Organização).

11.
TAVARES, K C A ; BRAGA, J .C. F ; RACILAN, Marcos ; CARNEIRO, M. M. . CD IngRede 2. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenho pedagógico).

12.
CARNEIRO, M. M.. Climate simulations. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de material didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, Ricardo; CARNEIRO, MARISA MENDONÇA; RESENDE, N.. Participação em banca de Bruna Rodrigues Fontoura. A study of English L2 users processing inflectional morphemes and their working memory capacity. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.; ORFANO, B. M.. Participação em banca de Fernanda Teixeira Avelar. A pragmátca dos emojis na comunicação digtal. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Raquel Rossini Martins Cardoso. Over in take over: metaphorical extensions from a functional-cogitive approach. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, MARISA MENDONÇA; CIRÌACO, L S. Participação em banca de Lívia Miranda de Lima Santos Alencar. Planos discursivos em texto bíblico: o fundo narrativo nas versões Almeida Revista e Corrigida (ARC) e Nova Versão Internacional (NVI). 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradução em Linguística/UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SOUZA, Ricardo; CARNEIRO, M. M.; RESENDE, N.. Participação em banca de Mara Passos Guimarâes. A análise da influéncia translinguística entre o PB e o inglês através da construção passiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
AZEVEDO, A. M. T.; OLIVEIRA, A. A.; ORFANO, B. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Camila Aparecida Martins. A relação entre a complexidade do sintagma nominal e o princípio da informação em narrativas orais e escritas de crianças com e sem TDAH. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
PARREIRAS, V. A.; CARNEIRO, M. M.; BRAGA, J .C. F. Participação em banca de Maria Tereza Abraão de Araújo. Projeto Taba Eletrônica (FALE/UFMG): a emergência de uma comunidade de prática de formação de professores.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
SOUZA, Ricardo; DUTRA, D. P.; MARCELINO, M.; BRAGA, J .C. F; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Mônica Carvalho Brum. As Experiências com as TICs no uso do inglês como L2: um estudo com base em frequências lexicais e análise de conteúdo. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
SOUZA, Ricardo; CARNEIRO, M. M.; Leitão, M.. Participação em banca de Mara Passos Guimarâes. STRUCTURAL PERSISTENCE AND SURPRISAL: IMPLICATIONS FOR PROFICIENCY-MODULATED DISTRIBUTIONAL LEARNING IN LATE BILINGUALS. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
AZEVEDO, A. M. T.; CARNEIRO, M. M.; ORFANO, B. M.; From, Guilherme. Participação em banca de Vanessa Cristina Oliveira Wright Nitsch. Complexidade dos sintagmas nominais no inglês: um estudo comparativo de corpora de aprendizes brasileiros falantes nativos de inglês. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
LIMA, M. L. C.; SOUZA, Ricardo; NEVES, R. R.; CARNEIRO, MARISA MENDONÇA. Participação em banca de Thaís Maíra Machado de Sá. Definido fraco e definido genérico: duas faces do mesmo fenômeno?. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SOUZA, Ricardo; LIMA, M. L. C.; DUTRA, D. P.; CARNEIRO, M. M.; RESENDE, N.. Participação em banca de Jesiel Soares Silva. Exploring a vocabulary test and a judgment task as diagnoses of early and late bilingual's L2 proficiency. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SOUZA, Ricardo; LIMA, M. L. C.; Fernandes, E.; CARNEIRO, M. M.; ALVES, F.. Participação em banca de Candido Oliveira. Prcoessing, representation and learnability of the resultative construction by Brazilian Portuguese -English bilinguals. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
SOUZA, Ricardo; CARNEIRO, M. M.; COSCARELLI, C.V.. Participação em banca de Ana Cláudia Oliveira Silva. Mediação Tecnológica e uso da língua inglesa em dois contextos universitários brasileiros. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
SOUZA, Ricardo; CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, C. S.. Participação em banca de Mara PasssGumarâes. PROFICIENCY-MODULATED DISTRIBUTIONAL LEARNING IN LATE BILINGUALS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
AZEVEDO, A. M. T.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Vanessa Cristina Olivera Wright Nitsch. Modificação de sintagmas nominais do inglês: um estudo comparativo de corpora de aprendizes brasileiros falantes nativos de inglês. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
SOUZA, Ricardo; NASCIMENTO, E.; BRAGA, J .C. F; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares. Padrões emergentes de dominância em português e inglês: o impacto das práticas sociais de letramento (digital) na amplitude lexical de brasileiros falantes de língua inglesa como L2.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SOUZA, Ricardo; COSCARELLI, C.V.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Ana Cláudia Oliveira Silva. Mediação Tecnológica e uso da língua inglesa em dois contextos universitários brasileiros. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Natália Coimbra da Silva de Melo. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Felipe Ribeiro Passos. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Gudrun Ribeiro Vernalha. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Débora Leite Ferreira. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Renata Lamas Azevedo Delfim. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Jaqueline Silva Miranda. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Camilla Figueiredo Barbosa Santos. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Mohara Magalhães Villaça. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Osvando de Melo Marques. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Clarice Maria Oliveira de Araújo. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Fernanda Rodrigues Marçal. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Renata Ribeiro Sanches. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Juliana Luiza da Silva Pena. Unidade Didática para o Ensino de Inglês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Brenda Cássia Machado Silva. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Josiane Aparecida Amorim. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Viviane Imaculada de Oliveira Silva. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

17.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Andrea Silva Araújo. Thinking serious: teaching English in analytical and critical way. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

18.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Deolinda Betânia Lima e Silva. Teaching English to children: frm safety to health. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

19.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Fernanda Araújo Costa Ferreira. How to enhance knowledge through memorable and notable people. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

20.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Heloísa Scofield Oliveira Braga. Learn up!. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

21.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Isabela Soares de Almeida Dias. Supernova - teaching English creatively. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

22.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Liliane Késsia Marques. Between the real and the virtual: facing the challenges of the modern world. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

23.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Marcelly Maia Godinho. Time travel. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

24.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Núbia Araceli Schutt Pereira. Teaching English and critical thinking at high school and college. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

25.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Tamiris Destro Costa. Teaching English to teenagers: seeing things in a different way. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

26.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Julio César Fagundes Vieitas. Teaching English to adults: aim for succvess. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

27.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Raquel Rossini Martins Cardoso. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

28.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Michael Henrique Fernandes de Souza. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

29.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Thatiane Rosa de Oliveira Braz. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

30.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, J. H.. Participação em banca de Fernanda da Silva Antônio. Unidade Didática para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

31.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, J. H.. Participação em banca de Graciela C. Ramos Luz. Unidade Didática para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

32.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, J. H.. Participação em banca de Bárbara Cristina Ferreira. Unidade Didática para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

33.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, J. H.. Participação em banca de Luciana Del Rio Meints. Unidade Didática para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

34.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Nelson Rezende Junior. Unidade Didática para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

35.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Nívia Rosa Guimarães Martins. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

36.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Kelly Regina Milagres Miranda. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

37.
CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Samuel Santos Portela. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

38.
BRAGA, J .C. F; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Sofia Mendes Nogueira. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

39.
BRAGA, J .C. F; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Juliana Salomão. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

40.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Marina Millard de Sousa Bossi. Unidade Didática para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

41.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Flávio Alves Drumont Keoma Dumbá. Unidade Didática para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

42.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Simone Cristina Fernandes. Unidade Didática para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

43.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Angélica Moi. Unidade Didática para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

44.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Aline Sara Carvalho Araújo Sales. Unidade Didática para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

45.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Mariana de Oliveira Lara. Unidade Didática para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

46.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Patrícia Damiana dos Santos. Unidade Didática para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

47.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Lídia Rosalina da Silva. Unidade Didática para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

48.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Anderson Perdigão Faleiro. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

49.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de João Sullivan Keoma Dumbá. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

50.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Helder Ferreira Araújo. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014.

51.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Keila Nascimento de Paula. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

52.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Elaine G S Metzeker. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

53.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Lígia Cássia de Oliveira Costa. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

54.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Alessandra Martins Ribeiro. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

55.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Karen Maraisa Franco Maia. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

56.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Aline Christine Finco. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

57.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Carolina dos Santos. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

58.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Amanda Cristina Maciel Santana. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

59.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Nara Nília Marques Nogueira. Unidade Didática para o Ensino de Inglês. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

60.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Leonardo Edson de Souza. Unidade Didática para o Ensino de Inglês. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

61.
BRAGA, J .C. F; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Cristiane Veloso Neves Hermont. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

62.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Juliana Maria Lana de Abreu. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

63.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Ariana Alves de Siqueira. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

64.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Isabel Cristina Albuqerque Garrieri. Unidade Didática para o Ensino de Inglês. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

65.
BRAGA, J .C. F; CARNEIRO, M. M.; REIS, V.. Participação em banca de Viviane Campos. Teaching English to beginners. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

66.
BRAGA, J .C. F; CARNEIRO, M. M.; REIS, V.. Participação em banca de Renato Frossard Cardoso. Criação de unidades didáticas para uso em salas de aula de inglês. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, Ricardo; CARNEIRO, M. M.; GUIMARAES, M. P.. Participação em banca de Alexandre Alves Santos.The processing of monoargumentl unaccusative verbs and their arguments by bilinguals and monolinguals. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Lorena Gonçalves Lima Vasconcelos.A pragmatic analysis of emojis in instagram posts. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Latras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Mello, H. R.; CARNEIRO, M. M.; SOUZA, Ricardo. Participação em banca de Mara Passos Guimarães.Asymmetry in induced movement alternation of verbs of manner of motion in English and Brazilian Portuguese. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
BRAGA, J .C. F; CARNEIRO, M. M.; OLIVEIRA, A. L. A. M.. Participação em banca de Ana Paula Natividade.Face Work in Computer-Mediated Communication. 2011 - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
Mello, H. R.; SOUZA, Ricardo; CARNEIRO, M. M.. Participação em banca de Matheus Martins Corrêa.In the wake of Chomskyan revolution: the impact of Chomsky's review of verbal behavior on the study of language. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ORFANO, B. M.; CARNEIRO, M. M.; GOMES JUNIOR, R. C.. Concurso de professor substituto. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
PAIVA, V. L. M. O.; BRAGA, J .C. F; CARNEIRO, M. M.. Concurso de professor substituto. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
SOUZA, Ricardo; OLIVEIRA, A. L. A. M.; CARNEIRO, M. M.. Correção de provas de inglês segunda etapa- vestibular UFMG 2013. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8th International Conference on Intercultural Pragmatics and Communication. A Semantic-Pragmantic view of Hashtags in Brazilian Tweets. 2018. (Congresso).

2.
V Congesso Brasileiro de Retórica. Potencial semantico-pragmatico das hashtags. 2018. (Congresso).

3.
Second Language Research Forum. Developing Academic Oral Skills in English as a Foreign Language: affordances in the online medium. 2017. (Congresso).

4.
VII Seminário de Teses e Dissertações.VII Seminário de Teses e Dissertações. 2016. (Seminário).

5.
26th International Conference Society for Information Technology and Teacher Education. Using Technology to Develop Academic Oral Skills in English as a Foreign Language - Preliminary Results. 2015. (Congresso).

6.
VI Seminário de Teses e Dissertações.Vi Seminário de Teses e Dissertações. 2015. (Seminário).

7.
III Congresso Internacional das TIC na Educação. Da Taba à Aldeia Global: Comunidade de Prática na Formação de Discentes. 2014. (Congresso).

8.
4th WorldCALL Conference. Evaluating assessment procedures in a super-sized English as a foreign language online class. 2013. (Congresso).

9.
TESOL 2013. 2013. (Congresso).

10.
I Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeira. 2012. (Outra).

11.
III Congresso Internacional da Abrapui. 2012. (Congresso).

12.
18 InPLA. 2011. (Congresso).

13.
45th Annual Convention and Exhibit TESOL. 2011. (Congresso).

14.
4 Congresso REgional de Educação. Integrando tecnologias digitais na prática pedagógica. 2011. (Congresso).

15.
3 Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura. 2010. (Congresso).

16.
First International Psycholinguistics Congress. 2010. (Congresso).

17.
Second Language Research Forum. 2010. (Congresso).

18.
IX SEVFALE. 2009. (Outra).

19.
XII SILEL. 2009. (Simpósio).

20.
VIII Semana de eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE). 2008. (Encontro).

21.
I Congresso Internacional da ABRAPUI. 2007. (Congresso).

22.
IV Conferência Linguística e Cognição. 2007. (Outra).

23.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística. 2007. (Congresso).

24.
XVIII Instituto de Linguística. 2007. (Outra).

25.
VI Semana de Eventos da Faculdade de Letras - SEVFALE. 2006. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Felipe de Almeida Cuura. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marisa Mendonça Carneiro.

2.
Fernanda da Silva Antônio. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marisa Mendonça Carneiro.

3.
Graciela Cecília Ramos Luz. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marisa Mendonça Carneiro.

4.
Jéssica Mesquita Silva. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marisa Mendonça Carneiro.

5.
Kelly Regina Milagres Miranda. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marisa Mendonça Carneiro.

6.
Lídia Rogatto e Silva. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marisa Mendonça Carneiro.

7.
Luciana Del Rio Meints. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marisa Mendonça Carneiro.

8.
Samuel Santos Portela. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marisa Mendonça Carneiro.

9.
Flávio Alves Drumond de Oliveira. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marisa Mendonça Carneiro.

10.
Janete Rocha Alves. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marisa Mendonça Carneiro.

11.
João Sullivan Keoma Dumbá. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marisa Mendonça Carneiro.

12.
Leonardo Edson de Souza. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marisa Mendonça Carneiro.

13.
Nara Nília Marques Nogueira. Material Didático para o Ensino de Inglês. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marisa Mendonça Carneiro.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CARNEIRO, M. M.;CARNEIRO, MARISA MENDONÇA2012CARNEIRO, M. M.; SOUZA, Ricardo . Observação do processamento online: uma direção necessária para o estudo experimental da sintaxe bilingue. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 10, p. 107-127, 2012.

2.
Paiva, V L M O2012Paiva, V L M O ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. ; LIMA, L. . Leitura em inglês na rede: a trajetória do projeto Ingrede. Educação & Tecnologia, v. 17, p. 19-37, 2012.

3.
OLIVEIRA, A. L. A. M.2016 OLIVEIRA, A. L. A. M. ; AZEVEDO, A. M. T. ; CARNEIRO, M. M. . Ensino de gramática baseado no uso: uma experiência de produção de materiais por professores. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 16, p. 441-459, 2016.


Livros e capítulos
1.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high - Livro do aluno primeiro ano. 1. ed. São Paulo: SM, 2013. v. 1. 240p .

2.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high - Manual do Professor primeiro ano. 1. ed. São Paulo: SM, 2013. v. 1. 240p .

3.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high - Livro do aluno segundo ano. 1. ed. São Paulo: SM, 2013. v. 1. 184p .

4.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high - Manual do Professor segundo ano. 1. ed. São Paulo: SM, 2013. v. 2. 184p .

5.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high - Livro do aluno terceiro ano. 1. ed. São Paulo: SM, 2013. v. 3. 192p .

6.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high - Manual do Professor terceiro ano. 1. ed. São Paulo: SM, 2013. v. 3. 192p .

7.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. . Alive High ensino médio- volume único Aluno. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2014. v. 1. 392p .

8.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J .C. F ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, Marcos ; GOMES JUNIOR, R. C. . Alive High ensino médio- volume único Professor. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2014. v. 1. 392p .

1.
SOUZA, Ricardo ; CARNEIRO, M. M. . Sobre a Representação Sintática nas Interlínguas na Teorização Gerativista. In: Gláucia Muniz Proença Lara; Maria Antonieta Cohen. (Org.). Linguística, Tradução, Discurso. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009, v. , p. 110-135.

2.
BICALHO, C. ; CARNEIRO, M. M. . O papel da consciência fonológica na aprendizagem de leitura em português como segunda língua. In: Júdice, Norimar; Dell'Isola, Regina. (Org.). Português - Língua Estrangeira: novos diálogos. 1ed.Niterói: Intertexto, 2009, v. 1, p. 139-160.

3.
CARNEIRO, M. M.; SOUZA, Ricardo ; BRAGA, J .C. F . Unit 1. In: Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e; Braga, Junia; TAVARES, KATIA. (Org.). Inglês Instrumental II: IngRede - Inglês em Rede. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, v. 1, p. 1-.

4.
AZEVEDO, A. M. T. ; CARNEIRO, M. M. . Teaching Grammar in the English as a foreign language classroom: an inductive perspective. In: Ana Larissa Adorno Marciotto; Junia Braga. (Org.). Inspiring Insights from an English teaching scene. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2017, v. 1, p. 82-102.

5.
CARNEIRO, M. M.. Self-paced reading as a methodology to investigate second language acquisition of English verbal morphology. In: Aniela Improta França; Marcus Maia. (Org.). Papers in Psycholinguistics Proceedings of the First International Psycholinguistics Congress. 1ed.Rio de Janeiro: Imprinta, 2010, v. , p. 384-389.


Apresentações de Trabalho
1.
CARNEIRO, M. M.. Concordanceadores e seu uso na sala de aula de lingua estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BRAGA, J .C. F ; Paiva, V L M O ; RACILAN, Marcos ; CARNEIRO, M. M. . Dealing with super-sized classes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Ferreira, D. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; CARNEIRO, M. M. . Projeto IngRede: experiências e resultados de uma comunidade online de aprendizagem de inglês para grandes grupos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CARNEIRO, M. M.. Integrando tecnologias digitais na prática pedagógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARNEIRO, M. M.. Dealing with super-sized classes: Ingrede trajectory. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARNEIRO, M. M.. Evaluating assessment procedures in a super-sized English as a foreign language online class. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, Ricardo ; CARNEIRO, M. M. ; SA, T. M. M. . Estudos Experimentais em Psicolinguística. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CARNEIRO, M. M.. Multiple Choice Tests. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CARNEIRO, M. M.. Multiple Choice Tests. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CARNEIRO, M. M.. Habilidades orais em língua estrangeira, corpora e aprendizagem online. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CARNEIRO, M. M.. Using Technology to Develop Academic Oral Skills in English as a Foreign Language - Preliminary Results. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BRAGA, J .C. F ; Gunter, G. ; CARNEIRO, M. M. . Strategies for Large Class Sizes in Online and Virtual Learning Environments. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CARNEIRO, M. M.. Online Teaching Tools. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CARNEIRO, M. M.. Material Preparation in ELT. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CARNEIRO, M. M.. Habilidades Orais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CARNEIRO, M. M.. Webquest: planejando e construindo conhecimento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CARNEIRO, M. M.; GOMES JUNIOR, R. C. ; OLIVEIRA, M. M. ; LIMA, L. ; PEREIRA, L. F. S. ; SILVA, M. M. S. E. . Implementação do Projeto IngRede. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CARNEIRO, M. M.. Direções Metodológicas na Pesquisa sobre o Bilinguismo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CARNEIRO, M. M.; TAVARES, K C A ; BRAGA, J .C. F . Seção Alto Mar - inglês Instrumental I. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboraçãodematerialdidático).

2.
CARNEIRO, M. M.. Breastfeeding. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de material didático).

3.
CARNEIRO, M. M.. Seção Caixa de primeiros socorros, Mergulhos e Baú do Tesouro. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Organização).

4.
TAVARES, K C A ; BRAGA, J .C. F ; RACILAN, Marcos ; CARNEIRO, M. M. . CD IngRede 2. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenho pedagógico).

5.
CARNEIRO, M. M.. Climate simulations. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de material didático).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 3:51:41