Diego Fogaça Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0261276631071590
  • Última atualização do currículo em 16/12/2018


Diego Fogaça Carvalho possui graduação em Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2008), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Também realizou seu estágio pós-doutoral na mesma universidade que concluiu o doutorado (2017). Atualmente, é professor permanente nos Programas de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Unopar e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera -- Uniderp. Na graduação, atua nos cursos de Licenciatura em Matemática, da Universidade Anhanguera -- Uniderp, ministrado a disciplina Cálculo C e nos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica, da Universidade Pitágoras UNOPAR ministrando a disciplina de Cálculo Numérico. Seus principais interesses de pesquisa se centram nos seguintes temas: relação com o saber; analises qualitativas; o papel de políticas públicas como o PIBID na formação inicial e continuada de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diego Fogaça Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, Diego Fogaça;CARVALHO, DIEGO FOGAÇA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Norte do Paraná, Centros de Ensino, CCET - Londrina.
Rua Tietê
Jardim Tabapuã
86025230 - Londrina, PR - Brasil
Telefone: (43) 33717700


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: O PIBID e as relações com o saber, aprendizagem da docência e pesquisa: caracterização de um intervenção na formação inicial de professores de matemática, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Marinez Meneghello Passos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: O estágio curricular supervisionado e a decisão do licenciado em querer ser professor de matemática,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Marinez Meneghello Passos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Matemática; Formação inicial de professores de matemática; Ser professor de matemática; Análise Textual Discursiva.
2009 - 2009
Especialização em Ensino de Matemática nas Séries Iniciais e E. F.. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
Título: Análise da Produção Escrita e Resolução de Problemas: reflexões acerca da aplicação de tarefas diferenciadas em salas do PROJOVEM Urbano de Campo Mourão ? PR.
Orientador: Willian Beline.
2005 - 2008
Graduação em Matemática.
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
Título: Análise de Erros aplicada como Metodologia de Ensino e Aprendizagem em Matemática no Ensino Médio.
Orientador: Willian Beline.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Formação Complementar


2018 - 2018
Didática:aprendendo a ensinar, ensinando a aprender. (Carga horária: 10h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2018 - 2018
GeoGebra. (Carga horária: 4h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação em Processos de Credenciamento. (Carga horária: 7h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2016 - 2016
PCD - Plano de Carreira Docente.
Universidade Kroton, UK, Brasil.
2016 - 2016
Formação ENADE. (Carga horária: 1h).
Universidade Kroton, UK, Brasil.
2016 - 2016
Competências Kroton. (Carga horária: 1h).
Universidade Kroton, UK, Brasil.
2016 - 2016
Código de Conduta. (Carga horária: 2h).
Universidade Kroton, UK, Brasil.
2016 - 2016
Formação KLS 2.0. (Carga horária: 6h).
Universidade Kroton, UK, Brasil.
2016 - 2016
Paixão por Educar. (Carga horária: 2h).
Universidade Kroton, UK, Brasil.
2016 - 2016
Formação em Educação Inclusiva. (Carga horária: 10h).
Universidade Kroton, UK, Brasil.
2016 - 2016
Manual sobre a Lei Anticorrupção. (Carga horária: 1h).
Universidade Kroton, UK, Brasil.
2016 - 2016
Salas Grandes. (Carga horária: 1h).
Universidade Kroton, UK, Brasil.
2016 - 2016
Avaliação da Aprendizagem Discente. (Carga horária: 30h).
Universidade Kroton, UK, Brasil.
2016 - 2016
Integração de Novos Colaboradores.
Universidade Kroton, UK, Brasil.
2016 - 2016
Normas e Aplicação de Ordem de Serviço - SESMT.
Universidade Kroton, UK, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Formação Inicial do Projovem Urbano Paraná. (Carga horária: 160h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2008 - 2008
Análise de Erros/ Escrita no Ensino de Matemática. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Introdução ao uso do MINITAB. (Carga horária: 8h).
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
2006 - 2007
Iniciação Científica.
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
2006 - 2006
Os caminhos para a Construção de um Artigo. (Carga horária: 12h).
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 28

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
07/2018 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
11/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisa e Pós-Graduação, .

11/2017 - Atual
Ensino, Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Contribuições das Análises Textuais para a pesquisa na área de ensino
01/2018 - 06/2018
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
07/2017 - 12/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral
Seminário da Prática: Tópicos Especiais
Cálculo Numérico
07/2017 - 12/2017
Ensino, Formação Pedagógica em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Matemática
07/2017 - 10/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisa e Pós-Graduação, .

Linhas de pesquisa
Letramento Estatístico
01/2017 - 06/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral
Cálculo Numérico
Tecnologias no Ensino da Matemática
01/2017 - 06/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Matemática na Educação Infantil
07/2016 - 12/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral
Geometria
Tecnologias no Ensino da Matemática
01/2016 - 06/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Matemática no Ensino Fundamental
01/2016 - 06/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
Tecnologias no Ensino da Matemática,
Geometria
Seminário da Prática IV
Seminário da Prática V
09/2015 - 12/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
09/2015 - 12/2015
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tratamento da Informação e Indicadores Sociais
09/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia da Matemática

Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo C
01/2018 - 06/2018
Ensino, Formação Pedagógica em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral
07/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo C
Multimeios aplicados à Educação
01/2017 - 06/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo B
Matemática no Ensino Fudamental
07/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Obrigatório para o 4º semestre (Ensino Fundamental)
Estágio Curricular Obrigatório para o 5º semestre (Ensino Médio)
Cálculo C
Multimeios Apicados à Educação
07/2016 - 12/2016
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tratamento da Informação e Indicadores Sociais.
01/2016 - 06/2016
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática no Ensino Fundamental

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor online, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 40

Atividades

10/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática de 5ª a 8ª série
10/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática do Ensino Médio
02/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática de 5ª a 8ª série
02/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática do Ensino Médio
Matemática Financeira
05/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática de 5ª a 8ª série
05/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física do Ensino Médio
Matemática do Ensino Médio

Secretaria de Estado da Criança e da Juventude, SECJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educador de Matemática/ PROJOVEM URBANO, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2009 - 04/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Básica
Matemática
Tema Integrador

Escola Santa Rita de Cássia EIEF, ESRC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20

Atividades

02/2008 - 10/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática de 5ª a 8ª série


Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores e ação docente em situações de ensino
2.
Letramento Estatístico


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
As Análises Textuais e suas contribuições para delinear o perfil das pesquisas realizados no programa de mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagem e suas Tecnologias
Descrição: Este projeto consiste em aplicar as análises textuais ? Análise de Conteúdo, Análise Textual Discursiva, Análise de Discurso e a Análise Documental ? como meio de elaborar perfis sobre as pesquisas defendidas até o primeiro semestre de 2018 no Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Metodologias da Universidade Pitágoras Unopar. Assume-se, de acordo com a literatura, que as análises textuais apresentam frutíferas aplicações para o delineamento de perfis e tendências, contribuindo de forma incisiva na compreensão da evolução temporal de fenômenos, ressignificação de conceitos, indo além da organização da trajetória analítica. Almeja-se obter maior clareza sobre os tipos de investigações realizadas nas dissertações, os referenciais consultados e as compreensões obtidas por meio dos procedimentos analíticos empregados. Em suma, essas informações corroboram para o delineamento de caraterísticas que vem a compor a identidade das pesquisas desenvolvidas no programa de mestrado analisado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Diego Fogaça Carvalho - Coordenador / Fátima Aparecida da Silva Dias - Integrante.Número de orientações: 2
2010 - 2013
Articulação de pesquisas no grupo Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Londrina EDUCIM/UEL (CNPq-Ed.014/2010-Universal - faixa B).
Descrição: Este projeto apresenta um conjunto de investigações em desenvolvimento no grupo de pesquisa Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM), da Universidade Estadual de Londrina, vinculado ao Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEL e ao Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL). As pesquisas apresentadas no projeto estão separadas por três linhas de pesquisa: Formação de Professores, Educação Informal e Análises Qualitativas. Três níveis de articulações estão sendo pensadas para o projeto: (i) articulação interna ? há um primeiro esforço para articular internamente cada linha de pesquisa, por meio da adoção de pressupostos teóricos comuns, os quais considerados juntamente com o conjunto dos problemas de pesquisa (a maioria deles vinculado a orientações em andamento), definem programas específicos de pesquisa para cada uma das linhas; (ii) articulação metodológica ? há um segundo esforço para adotar procedimentos metodológicos padronizados no grupo, para as três linhas de pesquisa e as análises qualitativas nos dão o suporte teórico necessário para pensar essa padronização; (iii) articulação externa ? muitos dos problemas de pesquisa sob investigação no EDUCIM interessam a outros grupos e pesquisadores com os quais temos contato, como o grupo Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná ? UTFPR (Campus de Toledo), o grupo Ensino e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (campus de Guaratinguetá), o grupo Pesquisa na Formação de Professores da Universidade de São Paulo ? USP e o grupo Filosofia da Ciência da Universidade Estadual de Londrina ? UEL. Com este projeto espera-se contribuir para o desenvolvimento das pesquisas nas três linhas especificadas acima. Como produtos, prevemos a orientação de diversas teses, dissertações, iniciações científicas e a publicação de artigos, trabalhos completos em eventos e outras produções bibliográficas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (11) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Diego Fogaça Carvalho - Integrante / Marinez Meneghello Passos - Integrante / Sergio de Mello Arruda - Coordenador / Ana Marcia Tucci de Carvalho - Integrante / Marcos Rodrigues da Silva - Integrante / Vera Lucia Bahl de Oliveira - Integrante / Virginia Iara Maistro - Integrante / Álvaro Lorencini Júnior - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, Diego Fogaça2018 CARVALHO, Diego Fogaça; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello . Um estudo da mudança das ações docentes de um supervisor do PIBID-Matemática. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 26, p. 318-336, 2018.

2.
CARVALHO, DIEGO FOGAÇA2017 CARVALHO, DIEGO FOGAÇA; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello ; SAVIOLI, ANGELA MARTA PEREIRA DAS DORES . Relações com o saber, com o ensinar e com a aprendizagem em um projeto de formação inicial de professores de matemática no Brasil
Relations with the knowledge, teaching and learning in a initial training Project of mathematic teachers in Brazil. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, p. 119-144, 2017.

3.
CARVALHO, Diego Fogaça;CARVALHO, DIEGO FOGAÇA2016CARVALHO, Diego Fogaça; LARGO, Vanessa . As relações com o saber estabelecidas na ação do professor em sala de aula : Investigações realizadas com o uso da Matriz 3x3 entre os anos de 2011 e 2014. Hipátia - Revista Brasileira de História Educação e Matemática, v. 1, p. 58-71, 2016.

4.
CARVALHO, Diego Fogaça;CARVALHO, DIEGO FOGAÇA2014CARVALHO, Diego Fogaça; PASSOS, Marinez Meneghello . A autoscopia e o desenvolvimento da autonomia docente. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas (Online), v. 10, p. 80-100, 2014.

5.
BARBOSA, L. N. S. C.2014BARBOSA, L. N. S. C. ; CARVALHO, Diego Fogaça ; ELIAS, H. R. . As relações estabelecidas entre o cotidiano camponês e a aula de matemática: análise da produção científica em 10 edições do Encontro Nacional de Educação Matemática. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 5, p. 1-21, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
CARVALHO, Diego Fogaça. Como as crianças constroem o conceito de número?. Ensino de matemática na educação infantil. 1ed.Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018, v. , p. 51-90.

2.
CARVALHO, Diego Fogaça. Que metodologias podem ser adotadas na Educação Infantil?. Ensino de matemática na educação infantil. 1ed.Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018, v. , p. 131-170.

3.
CARVALHO, Diego Fogaça. Tópicos de Cálculo Numérico. Cálculo avançado: números complexos, equações diferenciais e métodos numéricos. 1ed.Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, v. , p. 7-50.

4.
CARVALHO, Diego Fogaça. Tópicos de Cálculo Avançado. Cálculo avançado: números complexos, equações diferenciais e métodos numéricos. 1ed.Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, v. , p. 145-185.

5.
FIGUEIREDO, H. R. S. ; CARVALHO, Diego Fogaça ; MILANI, M. L. C. . Os jogos digitais no desenvolvimento de habilidades matemáticas: Minecraft, Pokémon Go e softwares. In: YAEGASHI, S. F. R.; BIANCHINI, L.G.B.; OLIVEIRA-JÚNIOR, I. B. de; SANTOS, A. R. dos; SILVA, S. F. K. da. (Org.). Novas tecnologias digitais: reflexões, sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 235-249.

6.
PASSOS, Marinez Meneghello ; CARVALHO, Diego Fogaça ; ARRUDA, Sergio de Mello . Ser professor de matemática para alunos da licenciatura : antes e depois da regência. In: BATISTA, Irinéa de Lourdes. (Org.). Conhecimentos e saberes na educação em ciências e matemática. 1ed.Londrina: Eduel ? Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2016, v. 1, p. 351-372.

7.
LARGO, Vanessa ; CARVALHO, Diego Fogaça ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . A formação inicial de professores de matemática no contexto do PIBID. In: Celi Espasandin Lopes; Armando Traldi; Ana Cristina Ferreira. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: aprendizagem docente e políticas públicas. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2015, v. , p. 147-184.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, D. C. ; CARVALHO, Diego Fogaça ; BARBA, A. N. D. ; ROSSETTO, H. H. P. ; CAZETTA, J. O. ; FERNANDEZ, R. K. . Experiências com Modelagem Matemática em um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade de educação a distância. In: 24º CIAED -- Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2018, Florianópolis. Anais, 2018. p. 1-10.

2.
CARVALHO, Diego Fogaça; BARBA, A. N. D. ; BONI, K. T. ; LIMA, S. P. ; SOUZA, L. A. S. . Ensino de Matemática na Educação Infantil: relato do planejamento de uma disciplina no contexto da educação a distância. In: 24º CIAED -- Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2018, Florianópolis. Anais..., 2018. p. 1-10.

3.
CARVALHO, Diego Fogaça; FERNANDEZ, R. K. ; ROSSETTO, H. H. P. ; RAMOS, D. C. ; BARBA, A. N. D. ; RIBEIRO, M. S. N. ; FIGUEIREDO, A. G. F. . A Inserção da Trajetória Hipotética de Aprendizagem na Educação a Distância: relato de práticas realizadas em um curso de Licenciatura em Matemática. In: 24º CIAED -- Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2018, Florianópolis. Anais..., 2018. p. 1-10.

4.
RIBEIRO, M. S. N. ; FERNANDEZ, R. K. ; CARVALHO, Diego Fogaça ; OLIVEIRA, P. B. ; FIGUEIREDO, H. R. S. ; FIGUEIREDO, A. G. F. . Produção Textual em Grupo: uma proposta de pesquisa acadêmica. In: 24º CIAED -- Conferência Internacional ABED de Educação a Distância, 2018, Florianópolis. Anais..., 2018. p. 1-10.

5.
FERNANDEZ, R. K. ; CARVALHO, Diego Fogaça ; HELBEL, M. R. M. ; FIGUEIREDO, A. G. F. ; OLIVEIRA, P. B. . Um grupo colaborativo de estudos como de reflexão da própria prática docente no contexto da Educação a Distância. In: 24º CIAED -- Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2018, Florianópolis. Anais, 2018. p. 1-10.

6.
FIGUEIREDO, H. R. S. ; KINERV, D. C. B. ; CAZETTA, J. O. ; OLIVEIRA, P. B. ; BONI, K. T. ; CARVALHO, Diego Fogaça ; FERNANDEZ, R. K. . Experimentação de um projeto de Iniciação Científica na modalidade a distância sobre habilidades matemáticas para engenharia. In: 24º CIAED -- Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2018, Florianópolis. Anais..., 2018. p. 1-10.

7.
SILVA, A. L. M. A. ; SANTOS, L. H. A. ; CARVALHO, Diego Fogaça ; DIAS, F. A. S. . Um estudo das percepções de professores sobre o desenvolvimento de disciplinas híbridas (blended) em um curso de Ensino Superior. In: VI SINECT -- Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2018, Ponta Grossa. Anais..., 2018. p. 1-9.

8.
CARVALHO, Diego Fogaça; LIMA, A. D. L. ; ORSANO, M. N. M. M. ; DIAS, F. A. S. . Um estudo dos sentidos atribuídos por estudantes de um curso de Licenciatura em Biologia para o Tecido Ósseo por meio de mapas mentais. In: VI SINECT -- Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2018, Ponta Grossa. Anais..., 2018. p. 1-11.

9.
DIAS, F. A. S. ; COSTA, P. M. ; ROCHA, A. M. B. ; CARVALHO, Diego Fogaça . Identificação das Tecnologias Digitais de Informação utilizadas pelos alunos do primeiro semestre de uma instituição de Ensino Superior. In: VI SINECT -- Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2018, Ponta Grossa. Anais, 2018. p. 1-11.

10.
COLETTO, P. M. C. ; SILVA, G. C. V. ; ALMEIDA, L. A. D. ; DIAS, F. A. S. ; CARVALHO, Diego Fogaça . TDIC como instrumeto mediador da aprendizagem: um estudo de caso com docentes de um curso no Ensino Superior. In: VI SINECT -- Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2018, Ponta Grossa. Anais..., 2018. p. 1-9.

11.
FIGUEIREDO, H. R. S. ; FERNANDEZ, R. K. ; BONI, K. T. ; CARVALHO, Diego Fogaça . Competências e Habilidades Matemáticas manifestadas por estudantes do 3º ano do Ensino Médio que apresentam interesse em cursar engenharia. In: Seminário Web Currículo, 2017, São Paulo. V Seminário Web Currículo: educação e cultura digital. São Paulo: PUC-SP, 2017. p. 672-677.

12.
ELIAS, H. R. ; CARVALHO, Diego Fogaça ; SAVIOLI, A. M. P. D. . A matemática na formação do professor de matemática: um estudo a partir de teóricos brasileiros. In: XIV Conferência Interamericana de Educación Matemática, 2015, Tuxtla Gutiérrez, Chiapas. Anais..., 2015.

13.
LARGO, Vanessa ; CARVALHO, Diego Fogaça . O PIBID/matemática e a construção da identidade profissional docente. In: XIV Endipe -- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2015, Fortaleza. Didática e a prática de ensino na relação com a sociedade. Fortaleza: EdUEC, 2015. p. 3001-3012.

14.
CARVALHO, Diego Fogaça; LARGO, Vanessa . Reflexão a respeito da aprendizagem da docência por observação no contexto do PIBID. In: XVIII Endipe -- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2015, Fortaleza. Didática e a prática de ensino na relação com a sociedade. Fortaleza: EdUECE, 2014. p. 3681-3692.

15.
BARBOSA, L. N. S. C. ; CARVALHO, Diego Fogaça ; ELIAS, H. R. . Educação do Campo nas 10 Edições do Encontro Nacional de Educação Matemática: uma retrospectiva. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais..., 2013. p. 01-15.

16.
CARVALHO, Diego Fogaça; PASSOS, Marinez Meneghello . O Estágio Curricular Supervisionado e a decisão do licenciado em querer ser professor de matemática. In: V Seminário Internacional de pesquisa em Educação Matemática, 2012, Petrópolis. Anais..., 2012. p. 01-20.

17.
CARVALHO, Diego Fogaça; PASSOS, Marinez Meneghello . O ser professor de matemática: alguns perfis indicados por licenciandos. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais..., 2011. p. 01-12.

18.
CARVALHO, Diego Fogaça; ROCCO, Tatyane Késia ; BORGES, Fábio Alexandre . Modelagem Matemática empregada na obtenção de alturas inacessivéis: relato de tarefa aplicada aos alunos do Ensino Médio. In: XI Encontro Paranense de Educação Matemática, 2011, Apucarana. Anais XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2011. p. 01-10.

19.
OLIVEIRA, Bruno Kerber ; CARVALHO, Diego Fogaça ; ARAÚJO, Ednei Leite . As Geometrias Não Euclidianas no Ensino Básico: uma experiência na formação de professores. In: XI Encontro Paranense de Educação Matemática, 2011, Apucarana. Anais XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2011. p. 01-13.

20.
SILVA, Diego Marques da ; CARVALHO, Diego Fogaça ; LORENCINI JR., Álvaro. ; ARRUDA, Sergio de Mello . Análise da interações dialógicas durante uma atividade educativa na floresta: subsídios para avaliação da aprendizagem. In: IV Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Educação em Ciências, 2011, Londrina. Anais..., 2011. p. 01-09.

21.
CARVALHO, Diego Fogaça; PASSOS, Marinez Meneghello . Representações e associações de ideias com a matemática: um estudo em mapas mentais. In: X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Anais..., 2010. p. 1-11.

22.
CARVALHO, Diego Fogaça; PASSOS, Marinez Meneghello . O Estágio Supervisionado e a decisão de querer ser professor. In: XIV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2010, Campo Grande. Anais..., 2010. p. 01-14.

23.
CARVALHO, Diego Fogaça; BELINE, Willian ; PASSOS, Marinez Meneghello . Análise da Produção Escrita como Estratégia de Ensino e Aprendizagem em Aulas de Matemática. In: II SINECT / Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 2010, Ponta Grossa. II SINECT. Ponta Grossa, 2010. p. 1-22.

24.
CARVALHO, Diego Fogaça; BELINE, Willian . O que alunos do Ensino Médio mostram saber por proporcionalidade, perante análise de suas produções escritas. In: X Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2009, Guarapuava. Anais XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2009. p. 809-820.

25.
CARVALHO, Diego Fogaça; BARCO, Kelly Vanessa Parede ; BELINE, Willian . Resolução de Problemas não convencionais em turmas do PROJOVEM Urbano de Campo Mourão- PR.: Análise do Probelma dos Assaltos. In: X Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2009, Guarapuava. Anais XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2009. p. 821-832.

26.
BARCO, Kelly Vanessa Parede ; CARVALHO, Diego Fogaça ; BORGES, Fábio Alexandre . Números e Operações:Análise da Resolução de Exercícios e Problemas em salas do PROJOVEM Urbano Campo Mourão-PR. In: IV EPCT - Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2009, Campo Mourão. V EPCT. Campo Morão: FECILCAM/NUPEM, 2009.

27.
CARVALHO, Diego Fogaça; BELINE, Willian . Análise de Erros como estratégia de Ensino e Aprendizagem em Matemática: Resultados de um Estudo piloto. In: II SHIAM - Seminário de História e Investigação de/ em Aulas de Matemática, 2008, Campinas. Anais..., 2008. p. 569-581.

28.
CARVALHO, Diego Fogaça; ALVES, Valdir ; CEOLIN, Amauri Jersi . Como realidade e matemática são retratadas numa sala de quinta série do município de Campina da Lagoa- Pr.. In: I EPCT- Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2007, Campo Mourão. V EPCT, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, A. M. B. ; COSTA, P. M. ; DIAS, F. A. S. ; SANTOS, L. H. A. ; LIMA, A. D. L. ; SILVA, A. L. M. A. ; CARVALHO, Diego Fogaça . Análise das tecnologias digitais de informação utilizadas pelos alunos do primeiro semestre de uma instituição de Ensino Superior em Brasília -- DF. In: 21º Encontro de Atividades Científicas: evento online, 2018, Londrina. Anais.... Londrina: UNOPAR, 2018. p. 1-2.

2.
SILVA, A. L. M. A. ; CARVALHO, Diego Fogaça ; DIAS, F. A. S. ; LIMA, A. D. L. ; ROCHA, A. M. B. ; COSTA, P. M. ; SANTOS, L. H. A. . O uso da disciplina híbrida (blended) na formação de competências profissionais no Curso de Fisioterapia. In: 21º Encontro de Atividades Científica, 2018, Londrina. Anais.... Londrina: UNOPAR Editora, 2018. p. 1-2.

3.
LIMA, A. D. L. ; CARVALHO, Diego Fogaça ; DIAS, F. A. S. ; SILVA, A. L. M. A. ; ROCHA, A. M. B. ; COSTA, P. M. ; SANTOS, L. H. A. . Compreender as concepções atribuídas pelos estudantes do Curso de Biologia por meio de mapas mentais. In: 21º Encontro de Atividades Científicas, 2018, Londrina. Anais.... Londrina: UNOPAR Editora, 2018. p. 1-2.

4.
PEREIRA, C. V. A. ; SANTOS, S. Q. ; CARVALHO, Diego Fogaça ; DIAS, F. A. S. . Um levantamento dos autores citados nas dissertações defendidas no Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. In: 21º Encontro de Atividades Científicas, 2018, Londrina. Anais.... Londrina: UNOPAR Editora, 2018. p. 1-2.

5.
COSTA, N. M. L. ; DIAS, M. A. ; FIGUEIREDO, H. R. S. ; SILVA, S. F. K. ; DIAS, F. A. S. ; CARVALHO, Diego Fogaça . Formação de professores mediadores para educação a distância: uma experiência de questionamento. In: 21º Encontro de Atividades Científicas, 2018, Londrina. Anais.... Londrina: UNOPAR Editora, 2018. p. 1-2.

6.
SANTOS, L. H. A. ; CARVALHO, Diego Fogaça ; DIAS, F. A. S. ; ROCHA, A. M. B. ; COSTA, P. M. ; LIMA, A. D. L. ; SILVA, A. L. M. A. . Plataformas de Educação a Distância. In: 21º Encontro de Atividades Científicas, 2018, Londrina. Anais.... Londrina: UNOPAR Editora, 2018. p. 1-2.

7.
PEDROCHI JUNIOR, O. ; DIAS, F. A. S. ; CARVALHO, Diego Fogaça ; SILVA, S. F. K. . A Avaliação na EAD: um estudo dos artigos da Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD). In: 21º Encontro de Atividades Científicas, 2018, Londrina. Anais.... Londrina: UNOPAR Editora, 2018. p. 1-12.

8.
KINERV, D. C. B. ; FIGUEIREDO, H. R. S. ; COSTA, N. M. L. ; DIAS, M. A. ; CARVALHO, Diego Fogaça ; OLIVEIRA, P. B. ; CARDOSO, M. A. P. ; BONI, K. T. ; CAZETTA, J. O. ; FERNANDEZ, R. K. . Habilidades Matemáticas versus Níveis de Conhecimento: reflexões em um projeto de iniciação científica na modalidade EAD. In: 21º Encontro de Atividades Científicas, 2018, Londrina. Anais.... Londrina: UNOPAR Editora, 2018. p. 1-2.

9.
COSTA, P. M. ; DIAS, F. A. S. ; CARVALHO, Diego Fogaça ; LIMA, A. D. L. ; SILVA, A. L. M. A. ; SANTOS, L. H. A. . Análises das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação utilizadas por discentes de uma instituição de Ensino Superior. In: 21º Encontro de Atividades Científicas, 2018, Londrina. Anais.... Londrina: UNOPAR Editora, 2018. p. 1-2.

10.
COSTA, P. M. ; ROCHA, A. M. B. ; DIAS, F. A. S. ; CARVALHO, Diego Fogaça ; LIMA, A. D. L. ; SILVA, A. L. M. A. ; SANTOS, L. H. A. . Competência dos docentes frente às tecnologias digitais de informação e comunicação. In: 21º Encontro de Atividades Científicas, 2018, Londrina. Anais.... Londrina: UNOPAR Editora, 2018. p. 1-2.

11.
CARVALHO, Diego Fogaça; PEDROCHI JUNIOR, O. ; DIAS, F. A. S. ; ANDRADE, L. P. ; FERNANDEZ, R. K. . Um estudo das alterações das tarefas de estágio supervisionado do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Matemática EAD da Anhanguera-UNIDERP. In: 21º Encontro de Atividades Científicas, 2018, Londrina. Anais.... Londrina: UNOPAR Editora, 2018. p. 1-2.

12.
SANTOS, S. Q. ; PEREIRA, C. V. A. ; DIAS, F. A. S. ; CARVALHO, Diego Fogaça . Um estudo das fontes bibliográficas citadas nas dissertações do mestrado em ensino para metodologias de linguagens e suas tecnologias sobre a temática mediação. In: 21º Encontro de Atividades Científicas, 2018, Londrina. Anais.... Londrina: UNOPAR Editora, 2018. p. 1-2.

13.
LIMA, S. P. ; CARVALHO, Diego Fogaça . Análise de um levantamento da produção na área de ensino sobre o uso de tecnologias no ensino de geografia física entre 2013-2016. In: 21º Encontro de Atividades Científicas, 2018, Londrina. Anais.... Londrina: UNOPAR Editora, 2018. p. 1-2.

14.
DARTORA, Tatiany Mottin ; CARVALHO, Diego Fogaça ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello ; FREGOLENTE, Alexandre . Estudo das propostas de pesquisa em ambientes informais de aprendizagem na área de Educação Matemática: análise dos trabalhos publicados no último quinquênio do EBRAPEM. In: XII Reunión Bienal de la Red POP, 2011, Campinas. Libro de Resúmenes. Campinas: E-Color, 2011. p. 576-577.

15.
CARVALHO, Diego Fogaça; BELINE, Willian . Análise de Erros como Estratégia de Ensino e Aprendizagem em Matemática no Ensino Médio: Análise dos primeiros resultados. In: III EPCT- Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2008, Campo Mourão. Anais ... EPCT (Impresso). Campo Mourão: Fecilcam, 2008. p. 90-91.

16.
CARVALHO, Diego Fogaça; BELINE, Willian . Análise de Erros como Estratégia de Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Médio: Uma proposta de trabalho. In: II ENIEDUC - Encontro Interdisciplinar de Educação, 2008, Campo Mourão. Anais Enieduc. Campo Mourão: Fecilcam, 2008. v. 1. p. 94-97.

17.
CARVALHO, Diego Fogaça; ALVES, Valdir ; CEOLIN, Amauri Jersi . Análise do Ensino de Matemática em um Colégio Estadual do Município de Campina da Lagoa - PR. In: II EPCT Encontro de Produção Científica, 2007, Campo Mourão. Anais ... EPCT (Impresso). Campo Mourão, 2007. p. 66-70.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LARGO, Vanessa ; CARVALHO, Diego Fogaça ; SANTOS, Silvia Alves dos ; CARVALHO, Marecelo Alves . Identidade docente, estilos de supervisão e a aprendizagem da docência no contexto do PIBID. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2014, Fortaleza. A didática e a prática de ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade: cderno de resumos: pôsteres e painéis. Fortaleza: EdUECE, 2014. p. 417-417.

2.
CARVALHO, Diego Fogaça; ALVES, Valdir ; CEOLIN, Amauri Jersi . Análise do ensino de matemática numa quinta série de uma escola estadual do município de Campina da Lagoa-PR. In: I EPCT - Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2006, Campo Mourão. Caderno de Resumos. Campo Mourão: Fecilcam, 2006. p. 25-25.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, Diego Fogaça. Ensino de Matemática na Educação Infantil: relato do planejamento de uma disciplina no contexto da educação a distância. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CARVALHO, DIEGO FOGAÇA. Experiências com a Modelagem Matemática em um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade de Educação a Distância. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, Diego Fogaça; PEDROCHI JUNIOR, O. ; DIAS, F. A. S. ; ANDRADE, L. P. ; FERNANDEZ, R. K. . Um estudo das alterações das tarefas de estágio supervisionado do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Matemática EAD da Anhanguera -UNIDERP. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LARGO, Vanessa ; CARVALHO, Diego Fogaça ; SANTOS, Silvia Alves dos ; CARVALHO, Marecelo Alves . Identidade Docente, estilos de supervisão e aprendizagem da docência no contexto do PIBID. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARVALHO, Diego Fogaça. A autoscopia como uma oportunidade de desenvolvimento da autonomia docente na formação inicial de professores de matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARVALHO, Diego Fogaça. O ser professor de matemática: alguns perfis indicados por licenciandos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CARVALHO, Diego Fogaça. Representações e associações de ideias com a matemática: um estudo em mapas mentais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CARVALHO, Diego Fogaça. O Estágio Supervisionado e a decisão de querer ser professor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARVALHO, Diego Fogaça. Análise da Produção Escrita como Estratégia de Ensino e Aprendizagem em Aulas de Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CARVALHO, Diego Fogaça; BELINE, Willian . O que alunos do Ensino Médio mostram saber por proporcionalidade, perante análise de suas produções escritas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CARVALHO, Diego Fogaça; BELINE, Willian . Resolução de Problemas não convencionais em turmas do PROJOVEM Urbano de Campo Mourão- PR.: Análise do Probelma dos Assaltos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CARVALHO, Diego Fogaça; BELINE, Willian . Análise de Erros como Estratégia de Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Médio: Uma proposta de trabalho. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CARVALHO, Diego Fogaça; BELINE, Willian . Análise de Erros como estratégia de Ensino e Aprendizagem em Matemática: Resultados de um Estudo piloto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CARVALHO, Diego Fogaça; BELINE, Willian . Análise de Erros como Estratégia de Ensino e Aprendizagem em Matemática no Ensino Médio: Análise dos primeiros resultados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CARVALHO, Diego Fogaça; ALVES, Valdir ; CEOLIN, Amauri Jersi . Análise do Ensino de Matemática em um Colégio Estadual do Município de Campina da Lagoa - PR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CARVALHO, Diego Fogaça; ALVES, Valdir ; CEOLIN, Amauri Jersi . Análise do enisno de matemática numa quinta série de uma escola estadual de Campina da Lagoa - PR. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, DIEGO FOGAÇA. GeoGebra. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CARVALHO, Diego Fogaça; DIAS, F. A. S. ; PEDROCHI JUNIOR, O. ; SILVA, S. F. K. . Ler, interpretar e conhecer: gráficos na mídia e mercado de trabalho (atividades assíncronas). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CARVALHO, Diego Fogaça; DIAS, F. A. S. ; PEDROCHI JUNIOR, O. ; SILVA, S. F. K. . Ler, interpretar e conhecer: gráficos na mídia e mercado de trabalho (atividades síncronas). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CARVALHO, Diego Fogaça. Estudos Continuados em Matemática: aulas de fixação Cálculo Numérico (4 aulas). 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

5.
BONI, K. T. ; CARVALHO, Diego Fogaça . Estudos Continuados em Matemática: notação científica. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

6.
OLIVEIRA, C. F. ; CARVALHO, Diego Fogaça . Estudos Continuados em Matemática: equação do 1º grau. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

7.
CARVALHO, Diego Fogaça; JESUS, M. S. . Estudos Continuados em Matemática: função polinomial do 1º grau. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

8.
CARVALHO, Diego Fogaça. Estudos Continuados em Matemática: aulas de fixação Cálculo Diferencial e Integral IV (4 aulas). 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

9.
OLIVEIRA, C. F. ; CARVALHO, Diego Fogaça . Estudos Continuados em Matemática: potenciação. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

10.
CARVALHO, Diego Fogaça; RIBEIRO, M. S. N. . Estudos Continuados em Matemática: geometria plana. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

11.
CARVALHO, Diego Fogaça; FIGUEIREDO, H. R. S. . Estudos Continuados em Matemática: função polinomial do 1º grau. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

12.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Numérico: erros. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

13.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Numérico: raízes. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

14.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Numérico: interpolação. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

15.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Numérico: resolução numérica de sistemas lineares. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

16.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Numérico: ajuste de curvas. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

17.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Numérico: integração numérica. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

18.
CARVALHO, Diego Fogaça; ARRUDA, J. A. L. . Seminário da prática, tópicos especiais: a educação e a educação matemática como campo profissional e científico. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

19.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Numérico: erros. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

20.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Numérico: raízes. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

21.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Numérico: interpolação. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

22.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Numérico: integração numérica. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

23.
CARVALHO, Diego Fogaça. Consultor ad hoc da Chamada de Projetos e Alunos do Programa de Pesquisa e Iniciação Científica da Kroton. 2018. (Parecer).

24.
CARVALHO, Diego Fogaça. Consultor ad hoc da Revista Paranaense de Educação Matemática. 2018. (Parecer).

25.
CARVALHO, Diego Fogaça. Consultor ad hoc do 21º Encontro de Atividades Científicas. 2018. (Parecer).

26.
CARVALHO, Diego Fogaça. Revisor ad hoc da Revista Prelúdios. 2018. (Parecer).

27.
CARVALHO, Diego Fogaça. Tecnologias no Ensino da Matemática: introdução às tecnologias no ensino da matemática. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

28.
CARVALHO, Diego Fogaça. Tecnologias no Ensino da Matemática: novos papéis no processo de ensino e aprendizagem: alunos, professor e tecnologias. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

29.
CARVALHO, Diego Fogaça. Tecnologias no Ensino da Matemática: softwares. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

30.
CARVALHO, Diego Fogaça. Tecnologias no Ensino da Matemática: uso da calculadora e do geogebra. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

31.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Numérico: representações numéricas em diferentes bases e tipos de erros. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

32.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Numérico: raízes. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

33.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Numérico: interpolação. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

34.
CARVALHO, Diego Fogaça. Ensino de Matemática na Educação Infantil: tendências pedagógicas e teorias do desenvolvimento. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

35.
CARVALHO, Diego Fogaça. Ensino de Matemática na Educação Infantil: como as crianças constroem o conceito de número. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

36.
CARVALHO, Diego Fogaça. Ensino de Matemática na Educação Infantil: que matemática deve ser abordada na Educação Infatil. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

37.
CARVALHO, Diego Fogaça. Ensino de Matemática na Educação Infantil: que metodologias podem ser adotadas na educação infantil. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

38.
CARVALHO, Diego Fogaça. Seminário da prática, tópicos especiais: métodos numéricos de resolução de sistemas lineares. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

39.
CARVALHO, Diego Fogaça; BONI, K. T. . Estudos Continuados em Matemática: operações, regra de sinal e expressões numéricas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

40.
RAMOS, D. C. ; CARVALHO, Diego Fogaça . Estudos Continuados em Matemática: aulas de fixação estatística e probabilidade (4 aulas). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

41.
CARVALHO, Diego Fogaça; ROSSETTO, H. H. P. . Estudos Continuados em Matemática: equações. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

42.
FERNANDEZ, R. K. ; CARVALHO, Diego Fogaça . Estudos Continuados em Matemática: matrizes. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

43.
CARVALHO, Diego Fogaça. Aula de Atualidades: fundametos de cálculo diferencial e integral de funções com n variváveis. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

44.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Diferencial e Integral: limites e derivadas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

45.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Diferencial e Integral: regras de derivação. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

46.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Diferencial e Integral: otmização da derivada. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

47.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Diferencial e Integral: integral de Riemann. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

48.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Diferencial e Integral: cálculo de área e integração por partes. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

49.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Diferencial e Integral: funções. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

50.
CARVALHO, Diego Fogaça. Consultor ad hoc da Revista Paranaense de Educação Matemática. 2017. (Parecer).

51.
CARVALHO, Diego Fogaça. Consultor ad hoc da Revista Paranaense de Educação Matemática. 2017. (Parecer).

52.
KINERV, D. C. B. ; BONI, K. T. ; CARVALHO, Diego Fogaça . Desenvolvimento do Raciocínio Lógico: propostas de tarefas sobre cálculo proposicional. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

53.
CARVALHO, DIEGO FOGAÇA. Cálculo Numérico: representações numéricas em diferentes bases e tipos de erro. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

54.
CARVALHO, DIEGO FOGAÇA. Cálculo Numérico: zero reais de funções reais. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

55.
CARVALHO, DIEGO FOGAÇA. Cálculo Numérico: sistemas lineares. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

56.
CARVALHO, DIEGO FOGAÇA. Cálculo Numérico: interpolação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

57.
CARVALHO, DIEGO FOGAÇA. Tecnologias no Ensino da Matemática: as tecnologias no processo de ensino e aprendizagem da matemática. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

58.
CARVALHO, DIEGO FOGAÇA. Tecnologias no Ensino da Matemática: softwares. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

59.
CARVALHO, Diego Fogaça. Tecnologias no Ensino da Matemática: uso da calculadora e do geogebra. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

60.
CARVALHO, Diego Fogaça. Ensino de Matemática: as quatro operações fundamentais da matemática. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

61.
CARVALHO, Diego Fogaça. Ensino de Matemática: sistema de numeração decimal e a resolução de problemas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

62.
CARVALHO, Diego Fogaça. Ensino de Matemática: modelagem matemática na perspectiva da Educação Matemática. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

63.
CARVALHO, Diego Fogaça. Seminário da prática V: resolução de problemas em aulas de matemática. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

64.
CARVALHO, Diego Fogaça. Seminário da prática, tópicos especiais: o emprego de fragmentos da história da matemática no estudo da integral. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

65.
CARVALHO, Diego Fogaça. Seminário da prática V: investigações matemáticas na sala de aula. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

66.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Diferencial e Integral: limites, ideia intuitiva. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

67.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Diferencial e Integral: limites laterais e introdução ao estudo da derivada. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

68.
CARVALHO, Diego Fogaça. Seminário da prática, tópicos especiais: matemática financeira e sequências. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

69.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Diferencial e Integral: técnicas de derivação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

70.
CARVALHO, Diego Fogaça. Cálculo Diferencial e Integral: integral. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

71.
CARVALHO, Diego Fogaça. Seminário da prática VI: aplicações de derivadas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).

72.
CARVALHO, Diego Fogaça. Consultor ad hoc da Revista Paranaense de Educação Matemática. 2016. (Parecer).

73.
CARVALHO, Diego Fogaça. Consultor ad hoc da Revista Paranaense de Educação Matemática. 2015. (Parecer).

74.
CARVALHO, Diego Fogaça. Parecerista da I Semana da Matemática da UTFPR -- Toledo. 2013. (Parecer).

75.
CARVALHO, Diego Fogaça. Parecerista do processo de seleção do Programa de Iniciação Científica, biênio 2013/ 2014. 2013. (Parecer).

76.
CARVALHO, Diego Fogaça. Consultor ad hoc da Revista Paranaense de Educação Matemática. 2013. (Parecer).

77.
CARVALHO, Diego Fogaça. Parecerista do processo de seleção do Programa de Iniciação Científica, biênio 2012/ 2013. 2012. (Parecer).

78.
OLIVEIRA, Bruno Kerber ; CARVALHO, Diego Fogaça ; ARAÚJO, Ednei Leite . As Geometrias Não-Euclidianas no Ensino Fundamental e Médio. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

79.
CAMARGO, Rosa Aparecida de ; CARVALHO, Diego Fogaça ; BELINE, Willian . A Resolução de Problemas no Ensino Fundamental como Perspectiva para Desenvolver Diferentes Habilidades. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

80.
ERHARDT, Marcos ; CARVALHO, Diego Fogaça . Apoio ao Ensino da Matemática. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
SALVI, R. F.; CARVALHO, Diego Fogaça; FIGUEIREDO, H. R. S.; PIRES, M. N. M.; FONSECA, R. L.. Participação em banca de Renata Karoline Fernandes. Educação Inclusiva: ensino de matemática para estudantes com Síndrome Down incluídos em escola regular. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
SAVIOLI, A. M. P. D.; BIANCHINI, B. L.; CARVALHO, Diego Fogaça; PEDROCHI JUNIOR, O.; LUCAS, S.. Participação em banca de Debora Cristiane Barbosa Kirnev. Um estudo da transição do pensamento matemático elementar para o avançado por meio de uma avaliação em fases envolvendo estruturas algébricas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
LABURU, C. E.; SANZONO, D. T.; CARVALHO, DIEGO FOGAÇA. Participação em banca de Keila Tatiana Boni. Reestruturação do modelo de redescrição representacional para a categoria de níveis de explicitação de conhecimentos construídos por estudantes em aprendizagem no campo conceitual da mecânica. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

4.
SAVIOLI, A. M. P. D.; BIANCHINI, B. L.; CARVALHO, Diego Fogaça; BERTOLAZI, K. S.; CYRINO, M. C. C. T.. Participação em banca de Michelle Andrade Klaiber. Introdução à álgebra linear num curso de Licenciatura em Química: o desenvolvimento do pensamento matemático avançado por meio de uma experiência de ensino. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Qualificações de Mestrado
1.
BARBOSA, L. N. S. C.; TAVARES, M.; CARVALHO, Diego Fogaça. Participação em banca de Thaís Maiara Bailão. Narrativas do Colégio Estadual do Patrinômio Regina: uma história ainda não contada. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARBOSA, L. N. S. C.; MARINS, A. S.; CARVALHO, Diego Fogaça. Participação em banca de Rafael Montenegro Palma.Os trabalhos de pedreiro e pintor: uma análise da produção acadêmica e relações com a etnomatemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
24º CIAED -- Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2018. (Congresso).

2.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (Encontro).

3.
VI Seminário Internacional de pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Seminário).

4.
XVII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Identidade Docente, estilos de supervisão e aprendizagem da docência no contexto do PIBID. 2014. (Encontro).

5.
III Workshop do Grupo de Pesquisa EDUCIM (Educação em Ciências e em Matemática). 2013. (Outra).

6.
IV Workshop do Grupo de Pesquisa EDUCIM (Educação em Ciências e Matemática. 2013. (Outra).

7.
IV Workshop do Grupo de Pesquisa EDUCIM (Educação em Ciências e Matemática. 2013. (Outra).

8.
II Workshop do Grupo de Pesquisa EDUCIM (Educação em Ciências e Matemática). 2012. (Outra).

9.
V Seminário Internacional de pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Seminário).

10.
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. 2011. (Outra).

11.
II SINECT / Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2010. (Simpósio).

12.
X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

13.
XIV ERAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2010. (Encontro).

14.
X Encontro Paranaense de Educação Matemática- X EPREM. 2009. (Encontro).

15.
II ENIEDUC- Encontro Interdisciplinar de Educação. 2008. (Encontro).

16.
III Encontro Paranaense de Molegagem em Educação Matemática. 2008. (Encontro).

17.
II Seminário de Histórias e Investigação de / em Aulas de Matemática. 2008. (Seminário).

18.
ENIEDUC Encontro Interdisciplinar de Educação. 2007. (Encontro).

19.
II EPCT- Encontro de Produção Científica e Tecnológica. 2007. (Encontro).

20.
XI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2007. (Encontro).

21.
III Semana de Educação. 2006. (Encontro).

22.
VI Semana de Iniciação Cientifica. 2005. (Encontro).

23.
V Semana de Matemática. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, Diego Fogaça. I Congresso Brasileiro de Educação para altas habilidades/superdotação: concepções, práticas e tecnologias. 2018. (Congresso).

2.
CARVALHO, Diego Fogaça. VI Semana Acadêmica da Matemática da UTFPR -- Toledo. 2018. (Congresso).

3.
CARVALHO, Diego Fogaça. Parecerista no VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2018. (Congresso).

4.
CARVALHO, Diego Fogaça. Avaliador de trabalhos no XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (Congresso).

5.
CARVALHO, Diego Fogaça. II EPCT- Encontro de Produção Científica e Tecnológica. 2007. (Outro).

6.
CARVALHO, Diego Fogaça. VIII Olimpíada de matemática da Fecilcam. 2007. (Outro).

7.
CARVALHO, Diego Fogaça. VII Olimpíada de Matemática. 2006. (Outro).

8.
CARVALHO, Diego Fogaça. EPCT- encontro de produção Científica e Tecnológica. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Arthur Lorran Melo Andre. a definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

2.
Axell Donelli Leopoldino Lima. a definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

3.
Sara Pimenta. a definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

4.
Luiz Henrique Alves Dos Santos. a definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Geazi Targino dos Santos Barbosa. A Análise de Conteúdo como meio de organização das informações sobre o perfil das pesquisas realizados no programa de mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagem e suas Tecnologias. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

2.
Carolaine Vitoria Alves Pereira. Análise de Conteúdo como meio de organização das informações sobre o perfil das pesquisas realizados no programa de mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagem e suas Tecnologias. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).



Outras informações relevantes


2º lugar no Concurso Público de provas e títulos para Professor Assistente A na área de Matemática / Ensino de Matemática (Edital 524/4) da Universidade Federal do Paraná, campus de Jandaia do Sul. Publicado no D.O.U. de 06/01/2015, Seção 3, páginas 52 e 53.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 10:24:16