Camila Carla de Freitas

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  • Última atualização do currículo em 23/10/2017


possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2004) e mestrado em Ciências Biológicas com ênfase em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2008). Possui experiência na implantação de projetos socioambientais em comunidades tradicionais amazônicas. Também atua com facilitação de processos e mobilização de grupos. Áreas de atuação: Educação Ambiental, Empoderamento Comunitário, Alimentação Orgânica, Ecologia e Conservação de Animais Silvestres, Monitoramento da Biodiversidade e Gestão de Unidades de Conservação na Amazônia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Carla de Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, C. C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Piagaçu.
Rua U/Z (Cj M Sol)
Aleixo
69060095 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 32364482
URL da Homepage: www.piagacu.org.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2008
Mestrado em Biologia (Ecologia).
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Título: Efeito da exploração madeireira de baixo impacto sobre populações de primatas amazônicos, Itacoatiara, AM.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Wilson Roberto Spironello.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: conservação; primatas; amazônia central; manejo florestal certificado.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada / Especialidade: Ecologia e Conservação de Animais Silvestres.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Produção Florestal.
2000 - 2004
Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Enriquecimento em recinto de Macaco-aranha-de-testa-branca (Ateles belzebuth marginatus) - Parque Ecológico Dr. Antônio T. Vianna.
Orientador: Manoel Martins Dias Filho.




Formação Complementar


2009 - 2009
Gestão de Unidades de Conservação na Amazônia. (Carga horária: 72h).
Associação WWF do Brasil - Fundo Mundial para a Natureza, WWF, Brasil.
2005 - 2005
Comunicacao Vocal em Primatas. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2003 - 2003
Direito e Gestao Ambiental. (Carga horária: 8h).
Rede Paulista de Educacao Ambiental, REPEA, Brasil.
2003 - 2003
Enriquecimento Ambiental. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2003 - 2003
Tecnicas e Etica na Investigacao de Primatas na Na. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2002 - 2002
Introducao a Espeleogenese e Biologia de Cavernas. (Carga horária: 30h).
Programa de Educação Tutorial, PET, Brasil.
2002 - 2002
O Mito da Homogeneidade da Amazônia. (Carga horária: 6h).
Instituto de Biociências USP, IB - USP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Piagaçu, IPI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação Educação Ambiental, Carga horária: 40


Instituto de Pesquisas Ecológicas, IPÊ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Facilitação de reuniões estratégicas., Carga horária: 20
Outras informações
Facilitação das reuniões de planejamento e alinhamento das ações do Programa de Monitoramento da Biodiversidade em Unidades de Conservação em âmbito regional pelo IPÊ (Unidades de Conservação amazônicas) e em âmbito nacional pelo ICMBIO.


Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de UCs - SEMA, SEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora do ProBUC, Carga horária: 30
Outras informações
Elaboração e moderação pedagógica, realização de oficinas, mobilização e engajamento comunitário para a realização de um monitoramento participativo da biodiversidade.


Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora Ambiental e Pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações
Atividades de elaboração de projeto de Educação Ambiental e elaboração de artigos sobre aspectos sociais em Unidades de Conservação e percepções ambientais.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Educadora Ambiental e Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Serviço de consultoria para organização de um livro publicado pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental e Laboratório de Manejo Florestal do Inpa.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora Ambiental, Carga horária: 20
Outras informações
Atua junto ao Projeto EDUCKE. "Educação Ambiental para crianças e jovens: um olhar para a Reserva Florestal Adolpho Ducke", pertencente ao Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental, sob orientação da Dra. Maria Inês Gasparetto Higuchi.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Projeto de pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, IDESAM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnica do Programa Unidades de Conservação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou com monitoramento da biodiversidade e do usos dos recursos naturais em UCs, educação ambiental e organização comunitária.

Atividades

05/2009 - 12/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, .

Linhas de pesquisa
Educação Ambiental

Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, SDS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora do ProBUC para a RDS do Uatumã, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou na organização do workshop do ProBUC, análise de dados do ProBUC, planejamento do ProBUC para a RDS do Uatumã e sistematização de documentos.


Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, CETAM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutora/professora, Carga horária: 15
Outras informações
Ministrou um módulo de aulas para o Curso Técnico de Construção Civil, referente à disciplina de Meio Ambiente, turma de Iranduba, AM.


Associação Promuriqui, PRÓ-MURIQUI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coleta de dados sobre a ecologia alimentar do Muriqui do Sul (Brachyteles aracnoides) no Parque Estadual Carlos Botelho - SP.

Atividades

3/2005 - 8/2005
Estágios , Associação Promuriqui, .

Estágio realizado
Certificado Por: University Of Cambridge Department of Biological Anthropology. www.cam.ac.uk Descrição: Coleta de Dados Comportamentais de Primatas em vida livre para o projeto - Fatores que influenciam na escolha do alimento em primatas de vida livre (B.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de microbiologia, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Bosista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Programa Educação Tutorial - PET, Carga horária: 5
Outras informações
Desenvolvimento e organização de atividades de ensino, pesquisa e extensão para aprendizagem coletiva e interdisciplinar.



Linhas de pesquisa


1.
Educação Ambiental


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Protagonismo juvenil: aspectos constitutivos e implicações psicossociais da mobilização e participação em atividades socioambientais de jovens na região metropolitana de Manaus- AM
Descrição: O protagonismo juvenil reflete a participação cidadã dos jovens em diferentes atividades sociais cuja atuação permite ao jovem se inserir numa rede ativa de transformação da sociedade. Essa participação além de proporcionar ao jovem a visibilidade e reconhecimento necessários entre os adultos possibilita ainda o desenvolvimento de habilidades e competências para o engajamento e mobilização social. A proposta de estudo aqui apresentada visa compreender aspectos constitutivos do protagonismo juvenil relativo às questões socioambientais e aspectos psicossociais presentes na mobilização e participação grupal com jovens da região metropolitana de Manaus-AM. Considerando que muitos jovens no estado do Amazonas estão gradativamente se envolvendo em atividades coletivas após terem participado de programas de educação ambiental e programas de iniciação científica, cujas atividades preconizaram não apenas a busca do conhecimento sobre os recursos ambientais, mas também a reflexão critica da necessidade de transformação de práticas socioambientais, um estudo para identificar esse processo pode nos indicar caminhos que viabilizem e tornem mais efetivos a participação social dos jovens na construção da cidadania plena. O estudo tem como objetivos verificar os significados atribuídos pelos jovens a essa mobilização coletiva; identificar aspectos psicossociais motivadores dessa participação; caracterizar indicadores do protagonismo socioambiental juvenil; verificar o impacto dessa participação no ambiente familiar e escolar. Esse estudo vem complementar outros já iniciados no LAPSEA sobre esse assunto (Araújo e Higuchi, 2010; Silva e Higuchi, 2010; Albuquerque e Higuchi, 2011). A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, com a utilização de multimétodos, incluindo a observação participante, entrevistas semiestruturadas, grupo focal e escalas sociais. Os participantes serão jovens de Manaus/AM (Jovens Ambientalistas), Iranduba/AM (Coletivo Jovem) e Manacapuru/AM..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Camila Carla de Freitas - Integrante / Maria Inês Gasparetto Higuchi - Coordenador / Fernanda Bandeira Vieira - Integrante / Maria Solange M. de Farias - Integrante / Marcelo Gustavo Aguilar Calegare - Integrante / Genoveva Chagas de Azevedo - Integrante / Maria Alice Becker - Integrante / Iolete Ribeiro - Integrante / Dayse Albuquerque - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Ecoethos da Amazônia: Vivências em educação ambiental para construção da ética, responsabilidade e cuidado socioambiental para com a floresta amazônica
Descrição: O Ecoethos é uma plataforma educativa com o principio simulador das consequências de nosso comportamento cotidiano no ecossistema, tomando como foco a floresta amazônica. A plataforma é constituída por um conjunto de experiências onde os participantes serão solicitados a desempenhar tarefas diferenciadas a partir de algumas necessidades sociais e verificar os impactos ocasionados no ecossistema, em particular com a floresta amazônica. As tarefas envolvem interatividade no ambiente natural (representado por maquetes) de modo que exigirão dos estudantes decisões importantes para manter a sustentabilidade socioambiental. Essa atuação coletiva requer dos estudantes não apenas respostas lineares a partir do que é certo ou errado, mas uma reflexão contextualizada diante dos problemas vivenciados que modo que todos estarão envolvidos para fazer valer uma conduta de responsabilidade e cuidado com o ambiente. O objetivo dessa vivência de educação ambiental é permitir, a partir da interatividade, ludicidade e cooperação uma reflexão sobre práticas cotidianas que podem estar na origem de muitos problemas ambientais atuais. O nome Ecoethos remete à questão dos elementos ecológicos terra, água, ar e fogo, que são inevitavelmente perpassados por uma dimensão ética. Ética se refere ao ethos: um espaço interno de construção de uma arte de conviver que implica desenvolver certas habilidades e a capacidade de se relacionar com o outro, adquiridas por meio da práxis, da reflexão e da atuação responsável. A ética, que é a essência do ato educativo proposto, deve se embasar em virtudes, como respeito e tolerância (Boff, 1999, 2006). Ações educativas que resultem em práticas ambientalmente sustentáveis abrem caminhos para a busca de novas alternativas dentro de um contexto global em que a sociedade como um todo precisa estar inserida. Nessa perspectiva, a presente atividade propõe ser mais um recurso do Bosque da Ciência a contribuir para a educação ambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Camila Carla de Freitas - Integrante / Maria Inês Gasparetto Higuchi - Coordenador / Fernanda Bandeira Vieira - Integrante / Peter Weigel - Integrante / Maria Solange M. de Farias - Integrante / Marcelo Gustavo Aguilar Calegare - Integrante / Genoveva Chagas de Azevedo - Integrante.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
Projeto EDUCKE: Um olhar para a Reserva Florestal Ducke. Linha de pesquisa: Educação ambiental
Descrição: Diante dessa ameaça temos que mudar a situação onde a floresta tem um grande valor apenas depois de derrubada e a terra nua se valoriza para ser convertida em pasto para a criação de bovinos. Manter a floresta em pé pelos seus recursos e serviços ambientais precisa ser disseminado como um avanço para a sustentabilidade da Amazônia. Compreender e conhecer esse ecossistema florestal faz parte de um processo educativo, onde a meta é ter pessoas conscientes da importância da floresta, mas não apenas pelos produtos e serviços oferecidos por ela, mas por razões éticas, socioculturais e afetivas. A apropriação afetiva e o apego para com a floresta pode produzir uma mudança na proteção da floresta como uma dimensão de nossa vida. Consideramos que esse processo de valorização e compromisso com a sustentabilidade, respeito e proteção das florestas pode ser formado pela sensibilização a partir de um processo educativo abrangente. Nesse sentido o Projeto Educke se propõe a apresentar de modo particular aos mais jovens estudantes de 27 escolas públicas de Manaus, um fragmento florestal, a Reserva Florestal Ducke, como um espaço que deve ser apropriado pela cidade de Manaus..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Camila Carla de Freitas - Integrante / Maria Inês Gasparetto Higuchi - Coordenador / Fernanda Bandeira Vieira - Integrante / Peter Weigel - Integrante / Maria Solange M. de Farias - Integrante / Laysa Xavier de Assis - Integrante / Heluana Viviane de Oliveira - Integrante / Thainá Suellen Rodrigues Viana - Integrante.Financiador(es): Moto Honda da Amazonia - Auxílio financeiro / Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2008 - Atual
Disseminação e Divulgação Científica "Jovens Ambientalistas"
Descrição: Se trata de um programa com participação de jovens de 15 a 25 anos de idade em atividades de educação ambiental que tem por objetivo: Contribuir na formação de jovens para o exercício da cidadania através de ações socioambientais Proporcionar a construção de novas formas de pensar e agir sobre os problemas ambientais Desenvolver ações comunitárias sobre aspectos relacionados à melhoria e cuidado ambiental Mediar ações de sensibilização a serem desenvolvidas pelos jovens junto aos diversos segmentos da sociedade sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais e de estabelecer um compromisso social com o ambiente natural e construído. METAS DO PROJETO Formar um grupo permanente de jovens mobilizados para as questões ambientais na cidade de Manaus. Envolver jovens e a comunidade no cuidado do Bosque da Ciência e demais áreas verdes no entorno de seu bairro. Formar lideranças ambientalistas na cidade de Manaus. Estimular a confecção de material educativo e de divulgação sobre responsabilidade socioambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Camila Carla de Freitas - Integrante / Maria Inês Gasparetto Higuchi - Coordenador / Fernanda Bandeira Vieira - Integrante / Maria Solange M. de Farias - Integrante / Marcelo Gustavo Aguilar Calegare - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Percepção Ambiental.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Educação Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: GESTÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Ecologia e Conservação de Animais Silvestres.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CALEGARE, M. G. A.2013CALEGARE, M. G. A. ; HIGUCHI, M. I. G. ; FREITAS, C. C. ; SIQUEIRA, M. S. . Acesso a bens e serviços sociais em UC: questão de cidadania e inclusão social. Novos Cadernos NAEA, v. 16, p. 249-282, 2013.

2.
GOMES, A. C. S.2012GOMES, A. C. S. ; ANDRADE, A. ; BARRETO-SILVA, J. S. ; BRENES-ARGUEDAS, T. ; López, D. C. ; FREITAS, C. C. ; LANG, C. ; Oliveira, A.A. ; PEREZ, A. J. ; Perez, R. ; Silva, J. ; SILVEIRA, A. M. F. ; VAZ, M. C. ; Vendrami, J. ; Vicentini, A. . Local plant species delimitation in a highly diverse Amazonian forest: do we all see the same species?. Journal of Vegetation Science, v. n/a, p. n/a, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HIGUCHI, M. I. G. ; FREITAS, C. C. ; HIGUCHI, N. . Morar e Viver em Unidades de Conservação no Amazonas: Considerações Socioambientais para os Planos de Manejo. 1. ed. Manaus: Edição do autor, 2013. 273p .

Capítulos de livros publicados
1.
HIGUCHI, M. I. G. ; CALEGARE, M. G. A. ; FREITAS, C. C. . Socialidade e espacialidade nas comunidades de Unidades de Conservação no Amazonas. In: Maria Inês Gasparetto Higuchi, Camila Carla de Freitas, Niro Higuchi. (Org.). Morar e Viver em Unidades de Conservação no Amazonas: Considerações Socioambientais para os Planos de Manejo. 1ed.Manaus: Do Autor, 2013, v. 1, p. 23-62.

2.
FREITAS, C. C.; VIEIRA, R. S. ; Borges, M. L. O. ; Xavier Filho, F. F. ; Motta, C.S. . A floresta e a fauna. In: Maria Inês Gasparetto Higuchi; Niro Higuchi. (Org.). A floresta amazônica e suas múltiplas dimensões: uma proposta de educação ambiental - 2a. edição revisada e ampliada. 2ed.Manaus: , 2012, v. , p. 153-183.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, C. C.; FONSECA JUNIOR, S. ; SILVA, J. V. C. ; FIGUEIRA, P. L. ; TELES, D. ; CASTRO, M. ; MATA, D. C. ; CARLOS, H.S.A. ; MORAIS, A. A. ; KOURY, C. G. G. . Desafios na implantação de um programa de monitoramento participativo: O caso da RDS do Uatumã. In: V Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social - SAPIS, 2011, Manaus. Anais do V SAPIS, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CALEGARE, M. G. A. ; HIGUCHI, M. I. G. ; FREITAS, C. C. . Expectativas de Permanência e Satisfação dos Jovens em Unidades de Conservação. In: V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - V JUBRA, 2012, Recife. Anais do V JUBRA, 2012.

2.
VIANNA, A.L.M. ; KOURY, C. G. G. ; GUIMARAES, E. R. ; FREITAS, C. C. . Discussion of regulamentations for exploration of primitive forests in Amazon-Brazil, case of: Sustainable Development Reserve of Uatumã.. In: XIII World Forestry Congress, 2009, Buenos Aires. XIII World Forestry Congress, 2009.

3.
SPIRONELLO, W.R ; GORDO, M. ; NORONHA, M.A. ; BOYLE, S. ; FREITAS, C. C. ; BEZERRA, B. ; BARNETT, A.P.A. . Priorities, applications and monitoring: learning from the Amazon primate reserch experience. In: XXII Congress of Internacional Primatological Society, 2008, Edinburgh. Abstracts of the XXII Congress of Internacional Primatological Society, 2008.

4.
FREITAS, C. C.; SPIRONELLO, W.R ; VENTICINQUE, E.M. . Logs and long-term survival: The impact of seletive timber extration on central amazonian primate communities. In: XXII Congress of Internacional Primatological Society, 2008, Edinburgh. Abstracts of the XXII Congress of Internacional Primatological Society, 2008.

5.
MOREIRA, L. ; CARDOSO, T.M. ; FREITAS, C. C. ; CORDEIRO, C. ; ORTEGA, J. ; CAMPOS, M. ; MENDES-PONTES, A. . Levantamento rápido de mamíferos de médio e grande porte do Parque Nacional do Viruá, Roraima, Brasil. In: VII Congresso Internacional de Manejo da Fauna Silvestre na Amazônia e América Latina, 2006, Ilhéus. Anais do VII Congresso Internacional de Manejo da Fauna Silvestre na Amazônia e América Latina, 2006.

6.
CAMPOS, M. ; CARDOSO, T.M. ; FREITAS, C. C. ; CHICCUTA, F. ; MORAES, L.F. . Estratégias de pesca e a seca de 2005 no lago do Catalão, Iranduba, Amazonas.. In: VI Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2006, Porto Alegre. Anais do VI Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2006., 2006.

7.
FREITAS, C. C.; DIAS FILHO, Manoel Martins ; PIZZUTTO, Cristiane Schilbach . Enriquecimento em recinto de Macaco-aranha-de-testa-branca (Ateles belzebuth marginatus) - Parque ecológico Dr. Antônio T. Vianna, São Carlos-SP.. In: XI Congresso Brasileiro de Primatologia, 2005, Porto Alegre. XI Congresso Brasileiro de Primatologia, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, C. C.; CALEGARE, M. G. A. ; HIGUCHI, M. I. G. ; HIGUCHI, N. . Considerações metodológicas no levantamento socioambiental para os Planos de Manejo em UCs. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FREITAS, C. C.. A gestão de Unidades de Conservação no contexto amazônico: problemáticas e projetos participativos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CALEGARE, M. G. A. ; HIGUCHI, M. I. G. ; FREITAS, C. C. . Expectativas de Permanência e Satisfação dos Jovens em Unidades de Conservação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
FREITAS, C. C.; FONSECA JUNIOR, S. ; SILVA, J. V. C. ; FIGUEIRA, P. L. ; TELES, D. ; CASTRO, M. ; MATA, D. C. ; CARLOS, H.S.A. ; MORAIS, A. A. ; KOURY, C. G. G. . Desafios na implantação de um programa de monitoramento participativo: O caso da RDS do Uatumã. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
VIANNA, A.L.M. ; CENAMO, M. ; KOURY, C. G. G. ; GUIMARAES, E. R. ; FREITAS, C. C. . Discussion of regulamentations for exploration of primitive forests in Amazon-Brazil, case of: Uatumã Sustanaible Development Reserve. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SPIRONELLO, W.R ; NORONHA, M.A. ; FREITAS, C. C. ; BEZERRA, B. ; BARNETT, A.P.A. ; BOYLE, S. . Priorities, applications and monitoring: learning from the Amazon primate research experience. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
FREITAS, C. C.; SPIRONELLO, W.R ; VENTICINQUE, E.M. . Logs and long-term survival: the impact of selective timber extraction on Central Amazonian primate communities. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CAMPOS, M. ; FREITAS, C. C. ; CARDOSO, T.M. ; CHICCUTA, F. ; MORAES, L.F. . Estratégias de Pesca e a Seca de 2005 no Lago do Catalão, Iranduba, Amazonas.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FREITAS, C. C.. O processo de implantação do ProBUC na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã. 2011.

2.
FREITAS, C. C.. Implementação do componente de fauna do ProBUC na RDS do Uatumã. 2010.

3.
FREITAS, C. C.. Manutenção do ProBUC na RDS do Uatumã. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, R. R. ; FREITAS, C. C. ; DUTRA, J. C. O. ; WOLF, D. F. ; ARANTES, M. L. . Série: Exercícios para Jovens Protagonistas vol.3 - Manejo Participativo dos Recursos Pesqueiros. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

2.
ROCHA, R. R. ; SILVA, L. H. P. ; FREITAS, C. C. ; VIEIRA, M. A. R. M. . Série: Exercícios para Jovens Protagonistas vol. 4 - Organização Comunitária - é hora de agir. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

3.
ROCHA, R. R. ; ARANTES, M. L. ; DUTRA, J. C. O. ; FREITAS, C. C. . Série: Exercícios para Jovens Protagonistas vol. 1 - Conservando o Meio Ambiente. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

4.
DUTRA, J. C. O. ; ROCHA, R. R. ; FREITAS, C. C. . Série: Exercícios para Jovens Protaginistas vol. 2 - A Amazônia dos Peixes. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

5.
FREITAS, C. C.. XI Curso A Floresta e suas Múltiplas Dimensões. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
FREITAS, C. C.. X Curso A Floresta Amazônica e suas Múltiplas Dimensões. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
HIGUCHI, M. I. G. ; HIGUCHI, N. ; SANTOS, J. ; FREITAS, C. C. . X Curso A Floresta Amazônica e suas Múltiplas Dimensões. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
FREITAS, C. C.; ASSIS, L. X. ; BANDEIRA, F. V. ; FARIAS, M. S. M. ; HIGUCHI, M. I. G. . Jogo Quebra-charada da Reserva Ducke: Guia didático - Projeto EDUCKE. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

9.
FREITAS, C. C.. IX Curso A Floresta Amazônica e suas múltiplas dimensões. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
FREITAS, C. C.; ASSIS, L. X. ; HIGUCHI, M. I. G. ; BANDEIRA, F. V. ; FARIAS, M. S. M. . Guia Temático da Reserva Ducke. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

11.
FREITAS, C. C.; HIGUCHI, M. I. G. ; OLIVEIRA, H. V. ; ASSIS, L. X. ; VIANA, T. S. R. ; BANDEIRA, F. V. . Jogo de Percepção Auditiva: Vozes da Floresta. 2011. (Jogo).

12.
FREITAS, C. C.; MORAIS, A. A. . Curso de Monitoramento da fauna cinegética por comunitários. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
CARLOS, H.S.A. ; FONSECA JUNIOR, S. ; FREITAS, C. C. ; TELES, D. ; FIGUEIRA, P. L. ; CASTRO, M. ; MATA, D. C. . I Curso de Capacitação de Monitores do ProBUC da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
KOURY, C. G. G. ; GUIMARAES, E. R. ; VIANNA, A.L.M. ; FREITAS, C. C. ; MATA, D. C. ; ROCHA, S. R. S. ; TREVISAN, L. O. . Organização Social. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Carilha).

15.
KOURY, C. G. G. ; GUIMARAES, E. R. ; VIANNA, A.L.M. ; FREITAS, C. C. ; MATA, D. C. ; ROCHA, S. R. S. ; TREVISAN, L. O. . Associativismo e Cooperativismo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Carilha).

16.
FREITAS, C. C.; SILVA, J. V. C. ; FIGUEIRA, P. L. . Guia de espécies da fauna - ProBUC - RDS do Uatumã. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

17.
Figueiredo, F. O. G. ; Costa, J. N. M. N. ; Oliveira, S. M. ; FREITAS, C. C. . Sistemas Agroflorestais: princípios e práticas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
FREITAS, C. C.. Curso preparatório para o vestibular na área de Ciências Biológicas. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Mestrinho, C.; FREITAS, C. C.. Participação em banca de Maria da Conceição Lima de Magalhães.Educação Ambiental: Uma Proposta em um Centro Educacional Infantil no Município de Novo Aripuanã ? AM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
Mestrinho, C.; FREITAS, C. C.. Participação em banca de Maria da Conceição Silva Valente.Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde para Pequenos Geradores ? Em Especial ao Hospital Regional de Novo Aripuanã. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Semana Acadêmica de Biologia da UFSCar.A gestão de Unidades de Conservação no contexto amazônico: problemáticas e projetos participativos. 2013. (Outra).

2.
VI Seminário Brasileiro sobre áreas protegidas e inclusão social e I Encontro Latino-americano sobre áreas protegidas e inclusão social.Considerações metodológicas no levantamento socioambiental para os Planos de Manejo em UCs. 2013. (Seminário).

3.
V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - V JUBRA.Expectativas de Permanência e Satisfação dos Jovens em Unidades de Conservação. 2012. (Simpósio).

4.
V Seminário Brasileiro Sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social.Desafios na implantação de um programa de monitoramento participativo: O caso da RDS do Uatumã. 2011. (Seminário).

5.
VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. 2009. (Congresso).

6.
XIII World Forestry Congress. Discussion of regulamentations for exploration of primitive forests in Amazon-Brazil, case of: Uatumã Sustanaible Development Reserve. 2009. (Congresso).

7.
Semana do Meio Ambiente e Ciências Naturais na Vila de Balbina.Oficina Prática de Botânica. 2008. (Oficina).

8.
Semana do Meio Ambiente e Ciências Naturais na Vila de Balbina.Os Porquês dos nomes científicos. 2008. (Outra).

9.
XXII Congress of International Primatological Society.Priorities, applications and monitoring: learning from the Amazon primate reserch experience. 2008. (Simpósio).

10.
XXII Congress of International Primatological Society.Logs and long-term survival: The impact of seletive timber extration on central amazonian primate communities. 2008. (Simpósio).

11.
VII Congresso Internacional de Manejo da Fauna Silvestre na Amazônia e América Latina. Levantamento rápido de mamíferos de médio e grande porte do Parque Nacional do Viruá, Roraima, Brasil.. 2006. (Congresso).

12.
VI Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia.Estratégias de Pesca e a Seca de 2005 no Lago do Catalão, Iranduba, Amazonas.. 2006. (Simpósio).

13.
XI Congresso Brasileiro de Primatologia. Enriquecimento em recinto de Macaco-aranha-de-testa-branca (Ateles belzebuth marginatus). 2005. (Congresso).

14.
III Semana da Biologia da UFSCar.Sistemas Agroflorestais: princípios e práticas. 2004. (Outra).

15.
II Encontro Estadual de Educação Ambiental e I Encontro Paulista de Centros de Educação Ambiental. 2003. (Encontro).

16.
IX Final de Semana de Animais Silvestres. 2003. (Outra).

17.
Uniiversidade Aberta.Apresentação do Curso de Ciências Biológicas. 2003. (Outra).

18.
5a Semana Temática da Biologia USP. 2002. (Outra).

19.
Universidade Aberta.Curso de Ciências Biológicas. 2002. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Damaris Teixeira Paz. Percepções sobre o papel da floresta nas mudanças climáticas: Um estudo de caso com universitários em Manaus-AM. 2013. Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Camila Carla de Freitas.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
FREITAS, C. C.; VIEIRA, R. S. ; Borges, M. L. O. ; Xavier Filho, F. F. ; Motta, C.S. . A floresta e a fauna. In: Maria Inês Gasparetto Higuchi; Niro Higuchi. (Org.). A floresta amazônica e suas múltiplas dimensões: uma proposta de educação ambiental - 2a. edição revisada e ampliada. 2ed.Manaus: , 2012, v. , p. 153-183.


Cursos de curta duração ministrados
1.
Figueiredo, F. O. G. ; Costa, J. N. M. N. ; Oliveira, S. M. ; FREITAS, C. C. . Sistemas Agroflorestais: princípios e práticas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FREITAS, C. C.; MORAIS, A. A. . Curso de Monitoramento da fauna cinegética por comunitários. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
HIGUCHI, M. I. G. ; HIGUCHI, N. ; SANTOS, J. ; FREITAS, C. C. . X Curso A Floresta Amazônica e suas Múltiplas Dimensões. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CARLOS, H.S.A. ; FONSECA JUNIOR, S. ; FREITAS, C. C. ; TELES, D. ; FIGUEIRA, P. L. ; CASTRO, M. ; MATA, D. C. . I Curso de Capacitação de Monitores do ProBUC da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
FREITAS, C. C.; ASSIS, L. X. ; BANDEIRA, F. V. ; FARIAS, M. S. M. ; HIGUCHI, M. I. G. . Jogo Quebra-charada da Reserva Ducke: Guia didático - Projeto EDUCKE. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

2.
FREITAS, C. C.; ASSIS, L. X. ; HIGUCHI, M. I. G. ; BANDEIRA, F. V. ; FARIAS, M. S. M. . Guia Temático da Reserva Ducke. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

3.
ROCHA, R. R. ; ARANTES, M. L. ; DUTRA, J. C. O. ; FREITAS, C. C. . Série: Exercícios para Jovens Protagonistas vol. 1 - Conservando o Meio Ambiente. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

4.
ROCHA, R. R. ; FREITAS, C. C. ; DUTRA, J. C. O. ; WOLF, D. F. ; ARANTES, M. L. . Série: Exercícios para Jovens Protagonistas vol.3 - Manejo Participativo dos Recursos Pesqueiros. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

5.
ROCHA, R. R. ; SILVA, L. H. P. ; FREITAS, C. C. ; VIEIRA, M. A. R. M. . Série: Exercícios para Jovens Protagonistas vol. 4 - Organização Comunitária - é hora de agir. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

6.
DUTRA, J. C. O. ; ROCHA, R. R. ; FREITAS, C. C. . Série: Exercícios para Jovens Protaginistas vol. 2 - A Amazônia dos Peixes. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).



Outras informações relevantes


Enquanto formação complementar não acadêmica, voltada à facilitação de processos e mobilização de grupos seguem abaixo os cursos realizados:

?	?Programa Germinar - Desenvolvimento de Facilitadores? ? Formação em facilitação de processos organizacionais e comunitários. Conteúdo baseado na Antroposofia. Conclusão em julho de 2015.
?	Curso ?Guerreiros sem Armas? ? Formação em liderança e empreendedorismo social. Baseado na Filosofia Elos. Conclusão em agosto de 2015.
?	Curso ?Danças Circulares Sagradas? ? Formação em danças circulares sagradas para a focalização de rodas de dança. Instrutores Bruno Perel, Mônica Carvalho e Renata Ramos. Conclusão em janeiro de 2016.
?	Curso ?A Arte do Brincante para Educadores? ? Introdução ao universo da cultura popular por meio de oficinas de danças e diversas atividades lúdicas que podem ser aplicadas no exercício da docência. Instituto Brincante. Inconcluso (faltou 2 módulos). Último modulo realizado em setembro de 2016.



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