Luciana Contreira Domingo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9087062279864112
  • Última atualização do currículo em 28/09/2017


Possui graduação em Letras - Língua Espanhola e respectivas Literaturas (UFPEL, 2003), especialização em Língua Espanhola (UCPEL, 2005) e em Estudos Linguísticos e Literários (UFBA, 2009), mestrado em Letras (UFBA, 2011) e doutorado em Letras (UCPEL, 2015). Atualmente é Professora Adjunta no Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Linguagens: Fronteiras, Identidades e Culturas (GELFIC - UCPEL). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de espanhol nos níveis fundamental, médio e superior, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de língua espanhola, análise e elaboração de materiais didáticos e formação docente. Seus interesses atuais são Estudos Culturais na América Latina, elaboração de materiais didáticos, interculturalidade e ensino de línguas e formação intercultural docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Contreira Domingo
Nome em citações bibliográficas
DOMINGO, L. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pampa.
Rua Conselheiro Diana, 650
96300-000 - Jaguarao, RS - Brasil
Telefone: (53) 32614269
URL da Homepage: www.unipampa.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Letramento Intercultural: a formação de mediadores interculturais nos Cursos de Letras, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Hilário I. Bohn.
Palavras-chave: interculturalidade; letramento intercultural; formação docente; ensino de línguas; fronteiras; contextos híbridos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2009 - 2011
Mestrado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: O ensino da cultura através dos livros didáticos. Que cultura ensinamos?,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Dra. Maria Eugenia Olimpio Silva.
Palavras-chave: ensino; língua espanhola; língua estrangeira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2007 - 2009
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERARIO. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: O tratamento dado à leitura nos livros didáticos de ELE.
Orientador: Mª Eugenia Olimpio O. Silva.
2003 - 2005
Especialização em Pós-Graduação em Língua Espanhola. (Carga Horária: 360h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: El papel del texto en los libros didácticos de E/LE.
Orientador: Matilde Contreras.
1997 - 2003
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em DELO - Didática para o ensino de línguas online. (Carga horária: 60h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2010 - 2010
Planejamento de um curso de língua. (Carga horária: 10h).
Faculdade Dom Pedro II, FDPII, Brasil.
2009 - 2009
Curso Texto, Discurso e Sociedade. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
II Curso Interuniversitario para Profesores Brasil. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal da Bahia e Universidad de Salamanca, UFBA/ USAL, Brasil.
2008 - 2008
Actualización para Profesores de Español. (Carga horária: 40h).
Instituto Cervantes de Salvador, IC - SSA, Brasil.
2007 - 2007
Curso Superior para Profesores de ELE. (Carga horária: 114h).
Academia Mester Salamanca, MESTER, Espanha.
2007 - 2007
Formación de Examinadores de los D.E.L.E.. (Carga horária: 5h).
Instituto Cervantes de Salvador, IC - SSA, Brasil.
2006 - 2006
I Curso de Atualização para Professores de Espanho. (Carga horária: 70h).
Universidade Federal da Bahia e Universidad de Alcalá de Henares, UFBA/UAH, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em A evolução do Espanhol como Língua Estrangeira. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2002 - 2002
A simulação como ferramenta de ensino/aprend.. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1999 - 1999
Curso de Español para Brasileños. (Carga horária: 60h).
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.


Atuação Profissional



Centro de Educação a Distância UFPEL, CEAD UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora pesquisadora e formadora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora pesquisadora e formadora da disciplina "Seminário de Estudos Avançados III - Tópicos em Expressão Escrita em Língua Espanhola "


Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua Espanhola I, III, VI, VIII; Cultura em Língua Espanhola

Atividades

06/2012 - 11/2012
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I
Língua Espanhola III

Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 40


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua Espanhola nivel Avançado I, Língua Espanhola nivel Avançado III, Estudos Culturais Comparado: Língua Materna e Língua Espanhola.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua Espanhola Intermediário II, Ensino de Língua Espanhola Instrumental, Leitura e Produção Textual em Língua Espanhola II

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Leitura e Produção de Textos em Língua Espanhola II Língua Espanhola I Língua Espanhola II

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Leitura e Produção Textual em Língua Espanhola I Língua Espanhola em nivel Avançado I Lìngua Espanhola em nivel Avançado III


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua Espanhola Instrumental Estágio Supervisionado II em Língua Espanhola Produção de Textos em Língua Espanhola Língua Espanhola em nível Avançado


Centro federal de educação tecnológica de pelotas, CEFETRS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor autor
Outras informações
Responsável pela elaboração do módulo da disciplina Estudos Linguísticos, do Curso de Letras.


Colégio Anglo Brasileiro, CAB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola de E. Fund., Carga horária: 10


Secretaria Municipal de Educação de Pelotas/RS, SECPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professora concursada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola de E. Fund., Carga horária: 20


Sociedade de Assitencia e Cultura Sagrado Coração de Jesus, REDE FRANCISCANA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de disciplina e área de estudos, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Educação da Linguagem (s)em fronteiras: formação de mediadores interculturais nos Cursos de Letras
Descrição: O presente projeto pretende discutir a formação de professores de espanhol como mediadores interculturais. A partir de discussões realizadas em grupo de estudo, serão desenvolvidas leituras das áreas de referência (Estudos Culturais, Linguística Aplicada, Educação e demais áreas afins) para a perspectiva interculturalista em educação. Esta proposta visa promover um espaço de reflexão sobre a formação inicial docente em região de fronteira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Luciana Contreira Domingo - Coordenador / Marilza Madeira - Integrante / Clarice Cabral - Integrante / Giane Dutra - Integrante.
2013 - 2014
Interculturalidade e formação docente: reflexões sobre a construção da competência comunicativa intercultural nos Cursos de Letras
Descrição: Considerando a atual fase da globalização e o contexto fronteiriço do Curso de Letras ? Campus Jaguarão, buscamos através deste projeto de pesquisa discutir a formação intercultural docente. Entendemos que a formação de professores de línguas deve contemplar um espaço de reflexão sobre a relação entre sujeitos que não compartilham a mesma língua-cultura. Para atender às especificidades do contexto descrito são necessárias adequações à tradicional maneira de ensinar línguas que tem como foco o estudo da gramática descontextualizada e de aspectos acessórios da língua-cultura alvo. Dispomo-nos, assim, a problematizar os aspectos constitutivos da formação docente através de uma abordagem de ensino intercultural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luciana Contreira Domingo - Coordenador / Daiane Marinho - Integrante / Clarice Cabral - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2015 - 2015
Cultura e interculturalidade na fronteira
Descrição: O ensino-aprendizado de línguas está intrinsecamente relacionado a questões culturais. Entretanto, em zonas de contato linguístico, como as regiões fronteiriças, essa relação é potencializada. Considerando o contato entre as duas línguas-culturas e o contexto sócio histórico da fronteira Jaguarão-Rio Branco, onde os sujeitos compartilham saberes e práticas culturais, este projeto pretende estimular a consciência intercultural de alunos de 4º e 5º anos de uma escola municipal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciana Contreira Domingo - Coordenador / Bárbara Silva Botelho - Integrante / Dynara Martínez - Integrante / Ida Maria Marins - Integrante / Jaíne Mendes Rolan - Integrante.
2013 - 2013
Curso Básico de Espanhol para falantes de Português (EFALP)
Descrição: O projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e a integração das cidades de Jaguarão/ RS e Rio Branco/Uruguai. Através do ensino da língua espanhola pretendemos capacitar os participantes para os encontros interculturais com hispano-falantes nas suas práticas diárias e oportunizar aos discentes envolvidos na execução do projeto momentos de reflexão sobre a prática extensionista..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) .
Integrantes: Luciana Contreira Domingo - Coordenador / Maria do Socorro de Almeida Farias-Marques - Integrante / Carlos Rizzon - Integrante / Juliana Jasper - Integrante / CABRAL, Clarice - Integrante / SILVEIRA, NATHANA VALLI - Integrante / ROBERTO LORENZO VIDALES CAMAÑO - Integrante / SEGOVIA, RODRIGO - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2014 - 2014
Letramento Intercultural: estudo da língua espanhola através da etnografia.
Descrição: O presente projeto de ensino visa promover o aprendizado da língua espanhola numa perspectiva intercultural e desenvolver destrezas, habilidades e atitudes reflexivas que oportunizem construção de conhecimento e aquisição da competência intercultural entre os futuros professores de língua espanhola do Curso de Letras. Através do conceito de Letramento intercultural o referido projeto dispõe-se a problematizar o debate intercultural contribuindo, assim, para o progresso social..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Luciana Contreira Domingo - Coordenador / Daiane Araujo Marinho - Integrante / Clarice Cabral - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2013 - 2013
Literatics: sensibilização para o estudo inicial da Língua Espanhola
Descrição: O presente projeto de ensino tem como objetivo sensibilizar os alunos iniciantes para o estudo da língua espanhola. Através da literatura e das TIC o projeto visa contribuir para o aprendizado da língua numa perspectiva intercultural, criar espaços alternativos que oportunizem o estudo e a aquisição da língua espanhola e incentivar a inserção e a permanência dos alunos ingressantes no Curso de Letras..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Luciana Contreira Domingo - Coordenador / Carla Alves Lima - Integrante / Renan Cardozo - Integrante / Deise Anne Terra Melgar - Integrante / Larissa Ramos - Integrante / Marilza Madeira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Linguística aplicada ao ensino de Língua Espanhola.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2005
Diploma Español como Lengua Extranjera (NIvel Superior), Instituto Cervantes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DOMINGO, L. C.2015DOMINGO, L. C.; Lima, C. A. ; MELGAR, D. A. T. . Literatics: sensibilização para o estudo inicial da Língua Espanhola. SIGNOS ELE, v. Suplemento, p. 1-8, 2015.

2.
DOMINGO, L. C.2015DOMINGO, L. C.. Os (des) caminhos do ensino de espanhol no Brasil. Conexões Culturais, v. 1, p. 66-78, 2015.

3.
CABRAL, C.2015CABRAL, C. ; DOMINGO, L. C. . La cultura de frontera a los ojos de educadores fronterizos. Conexões Culturais, v. 1, p. 21-40, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NEUSCHRANK, A. (Org.) ; GOULART, C. D. (Org.) ; MARINS, I. M. (Org.) ; DOMINGO, L. C. (Org.) ; Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida (Org.) . Memórias e perspectivas: 10 anos do Curso de Letras - Universidade Federal do Pampa Campus Jaguarão. 01. ed. São Paulo/ SP: Todas as Musas, 2017. v. 01. 302p .

2.
DORNELLES, C. (Org.) ; COUTO, R. C. (Org.) ; MARINS, I. M. (Org.) ; DOMINGO, L. C. (Org.) . Interculturalidade e experiências docentes. 1. ed. , 2015. v. 300. 172p .

3.
DORNELLES, C. (Org.) ; COUTO, R. C. (Org.) ; MARINS, I. M. (Org.) ; DOMINGO, L. C. (Org.) . Interculturalidade nas fronteiras: espaços de (con)vivências. 1. ed. , 2015. 182p .

Capítulos de livros publicados
1.
DOMINGO, L. C.. Aportes do Grupo Modernidad/ Colonialidad para a formação inicial docente em Língua Espanhola. In: NEUSCHRANK, A.; GOULART, C.; MARINS, I.M.; DOMINGO, L.C.; FARIAS-MARQUES, M.S.A,. (Org.). Memórias e perspectivas: 10 ano do Curso de Letras - Universidade Federal do Pampa Campus Jaguarão. 01ed.São Paulo: Todas as Musas, 2017, v. 01, p. 189-206.

2.
DOMINGO, L. C.. Integração linguística e cultural na fronteira Brasil-Uruguay: reflexões sobre a Lei 11.161. In: Bruno Marcelino. (Org.). Dossiê Cultura em Foco: integração cultural latino-americana. 01ed.Jaguarão/ RS: EDITORA CLAEC, 2017, v. 01, p. 200-216.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DOMINGO, L. C.. La formación de mediadores interculturales en las clases de español: conversaciones con Don Quijote de la Mancha. In: I Seminário de Letras/ língua Espanhola e Literaturas da UNEB/ Salvador, 2016, Salvador/ Bahia. Anais do I Seminário de Letras/ Língua Espanhola e Literaturas da UNEB/ Salvador. Salvador/ Bahia: Universidade do Estado da Bahia, 2016. v. 01. p. 45-55.

2.
DOMINGO, L. C.; MARINHO, D. A. . Formação intercultural docente: o espaço fronteiriço como cenário. In: I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade, 2015, Foz do Iguaçu. ?América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos? Anais Eletrônicos. Foz do Iguaçu: Universidade Federal da Integração Latino-americana UNILA, 2013.

3.
DOMINGO, L. C.; CABRAL, C. . Literacidad Intercultural: propuesta de enseñanza a partir del diálogo entre culturas. In: XXIII Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza de Español a Lusohablantes, 2015, São Paulo. Actas del XXIIISeminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes. Brasília: Consejería de Educación, Ministério de Educación, Cultura y Deporte de España, 2015. p. 65-73.

4.
GONCALVES, C. R. ; DOMINGO, L. C. . Os desafios da formação docente na modernidades líquida: encontros e desencontros em uma universidade de fronteira. In: XVII Congresso Internacional da ALFAL, 2014, João Pessoa/ Paraíba. Associação de Linguística e Filosofia da América Latina, 2014.

5.
DOMINGO, L. C.. Nosotros y los otros em contexto fronteiriço: espaço para a interculturalidade?. In: XVII Congresso Internacional da ALFAL, 2014, João Pessoa/ Paraíba. Associação de Linguística e Filosofia da América Latina - Anais, 2014.

6.
DOMINGO, L. C.. O ensino da cultura através dos livros didáticos. Que cultura ensinamos?. In: VII Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino -SENALE, 2013, Pelotas/ RS. Anais do VII SENALE, 2013.

7.
DOMINGO, L. C.. Aspectos da formação do professor de ELE como um interculturalista. In: 2º Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur, 2013, Buenos Aires. Libro de Actas. Buenos Aires: Casa do Brasil, 2013.

8.
DOMINGO, L. C.. La lectura en los libros didácticos de ELE. In: II Congreso Nordestino de Español, 2009, Maceió/ AL. Anales. Maceió/ AL, 2009. p. 140-148.

9.
DOMINGO, L. C.. El lugar de la literatura en las clases de lengua española. In: XVI Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes, 2008, São Paulo. Actas del XVI Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes. São Paulo: Secretaría General Técnica, Subdirección General de INformación y Publicaciones, 2008. v. XV. p. 31-35.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DOMINGO, L. C.. Lugar de aprender língua estrangeira é na escola. In: XI Seminário de Linguística Aplicada, 2010, Salvador. Caderno de resumos, 2010.

2.
Roberta Kolling Escalante ; DOMINGO, L. C. . A leitura nos meios de comunicação: que língua é essa?. In: Seminário A educação em tempo de rede, 2003, Pelotas/ RS. Educação em tempo de rede, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
DOMINGO, L. C.. Letramento Intercultural na formação de professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DOMINGO, L. C.. La formación de mediadores interculturales en las clases de español: conversaciones con Don Quijote de la Mancha. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DOMINGO, L. C.. Os (des) caminhos do ensino de espanhol no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARDOZO, R. ; DOMINGO, L. C. . Literatics: un ambiente AVA para promoción de la interacción y la lengua española. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DOMINGO, L. C.; CABRAL, C. . Literacidad Intercultural: propuesta de enseñanza a partir del diálogo entre culturas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GONCALVES, C. R. ; DOMINGO, L. C. . Os desafios da formação docente na modernidades líquida: encontros e desencontros em uma universidade de fronteira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DOMINGO, L. C.. Nosotros y los otros em contexto fronteiriço: espaço para a interculturalidade?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DOMINGO, L. C.. Aspectos da formação do professor de ELE como um interculturalista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DOMINGO, L. C.; MARINHO, D. A. . Formação intercultural docente: o espaço fronteiriço como cenário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DOMINGO, L. C.; MELGAR, D. A. T. ; Lima, C. A. . Literatics: sensibilização para o estudo inicial da Língua Espanhola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DOMINGO, L. C.; CAMANO, R. V. ; DOMINGO, L. C. . Elaboración de material didáctico para la enseñanza del español en la frontera: la interculturalidad y el contexto como eje. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
DOMINGO, L. C.. O ensino da cultura através dos livros didáticos. Que cultura ensinamos?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
DOMINGO, L. C.. O ensino da cultura através dos livros didáticos. Que cultura ensinamos?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DOMINGO, L. C.. Ensino de ELE no Brasil: revisão de objetivos para a formação da Competência Comunicativa Intercultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
DOMINGO, L. C.. Lugar de aprender língua estrangeira é na escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
DOMINGO, L. C.. La lectura en los libros didácticos de ELE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
DOMINGO, L. C.. El papel de la Literatura en la clase de ELE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
DOMINGO, L. C.. O papel da leitura nas aulas de Língua Espanhola. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
DOMINGO, L. C.. A contribuição do escritor exilado para a História da Lietratura. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
Roberta Kolling Escalante ; DOMINGO, L. C. . Oficina ´´A leitura dos meios de comunicação: que língua é essa?``. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
COUTO, R. C. ; MARINS, I. M. ; DOMINGO, L. C. . Programa Escolas Interculturais de Fronteira: caminhos traçados 2015 (Capítulo de livro).

2.
DOMINGO, L. C.. Pensando a interculturalidade no ensino de espanhol em contexto fronteiriço 2015 (Capítulo de livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
DOMINGO, L. C.. Curso de Formação Continuada do Ministério da Educação - PEIF. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DOMINGO, L. C.. Módulo de Estudos Culturais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
DOMINGO, L. C.. Módulo Estudos Linguísticos. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para a disciplina de Estudos Linguísticos do Cursos de Letras).

4.
DOMINGO, L. C.. Programa da disciplina Língua Espanhola. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de curso).

5.
DOMINGO, L. C.. Curso de Espanhol Intermediário II. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
DOMINGO, L. C.. Espanhol Intermediário. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
DOMINGO, L. C.. Curso de Espanhol Intermediário I. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
DOMINGO, L. C.. Curso Básico de Língua Espanhola. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
Roberta Kolling Escalante ; DOMINGO, L. C. . A leitura dos meios de comunicação: que língua é essa?. 2003. (Oficina).

10.
DOMINGO, L. C.. Curso de Espanhol IV. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
DOMINGO, L. C.. Curso Básico de Língua Espanhola para a Comunidade de Pelotas/ RS. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
DOMINGO, L. C.. Curso Básico de Espanhol. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
BOHN, H. I.; GRIGOLETTI, L.; LEFFA, V.; MARINS, I. M.; DOMINGO, L. C.. Participação em banca de Luciana Specht. O ingresso na língua estrangeira: vínculos linguístico-culturais e identitários de professores de língua inglesa. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RIZZON, C.; Gonçalves, Talita; DOMINGO, L. C.. Participação em banca de Hugo Fabián Oxley Ferreira. La poesía gauchesca como cultura identitaria en aula de ELE en el contexto fronterizo a través de las TICS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do ensino de Línguas e Literatura) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - JAGUARÃ?O.

2.
RIZZON, C.; Gonçalves, Talita; DOMINGO, L. C.. Participação em banca de Deise Anne Terra Melgar. Propuestas didácticas para la enseñanza del español en una perspectiva intercultural: un relato de caso. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do ensino de Línguas e Literatura) - Universidade Federal do Pampa.

3.
RIZZON, C.; Gonçalves, Talita; DOMINGO, L. C.. Participação em banca de Carla Alves Lima. Literatics - Reflexión sobre propuesta intercultural en la enseñanza de E/LE. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do ensino de Línguas e Literatura) - Universidade Federal do Pampa.

4.
DOMINGO, L. C.; Coelho, J. S.. Participação em banca de Adriana dos Santos Teixeira Silva. Los cultismos con f- que están relacionados con palabras patrimoniales con h-. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Espanhola) - Universidade Federal da Bahia.

5.
DOMINGO, L. C.; Ruiz Martínez, A. M.. Participação em banca de Joilma Oliveira Sena. Rasgos dialectales hispanoamericanos en manuales de ELE usados en la Enseñanza Media brasileña. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Espanhola) - Universidade Federal da Bahia.

6.
DOMINGO, L. C.; Martí Sánchez, M.. Participação em banca de Laura Vázquez Pino. Nuestras clases, son como son, o como somos? Las creencias de los profesores: su papel en el proceso de enseñanza/aprendizaje comunicativo de ELE a estudiantes brasileños. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Espanhola) - Universidade Federal da Bahia.

7.
DOMINGO, L. C.; SOUZA, C. G. A.. Participação em banca de Maria Aparecida Agrícola Santos. Uma análise comparativa da Teoria da Cortesia mas revistas em quadrinhos da Truma da Mônica editadas em espanhol e em português. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Espanhola) - Universidade Federal da Bahia.

8.
DOMINGO, L. C.; Ruiz Martínez, A. M.. Participação em banca de Marisa Carreiro Faustino. Mafalda y el uso del voseo en las clases de ELE. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Espanhola) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BOESSIO, C. P. D.; DOMINGO, L. C.; Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida. Participação em banca de Ana Luisa Peil Bresque.El impacto del ingreso de alumnos fronterizos en la UNIPAMPA - campus Yaguarón por la visión de los alumnos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Pampa.

2.
DEBENEDETTI, F.; DOMINGO, L. C.; Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida. Participação em banca de Anderson.Estudios de frontera: recopilación de trabajos producidos en carreras públicas de posgrado stricto sensu en Rio Grande do Sul 2012-2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - JAGUARÃ?O.

3.
BOESSIO, C. P. D.; Marozo, Luís F.; DOMINGO, L. C.; GOULART, C. R. D.. Participação em banca de Carla Alves Lima.Textos literarios como motivadores en la enseñanza de E/LE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - JAGUARÃ?O.

4.
BOESSIO, C. P. D.; DOMINGO, L. C.; Mendes, Sandro M. C.. Participação em banca de Cinira Conteratto Furtado.Profesiones y oficios en clases de español en una perspectiva intercultural. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - JAGUARÃ?O.

5.
BOESSIO, C. P. D.; DOMINGO, L. C.; FERREIRA, D. N.. Participação em banca de Larissa da Silva Ramos.Motivación en clase de español para niños como Lengua Extranjera. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - JAGUARÃ?O.

6.
DOMINGO, L. C.; Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida; Gonçalves, Talita. Participação em banca de Débora Moreira Pimentel.O encontro de línguas no comércio da fronteira Jaguarão/ Rio Branco: capacitações necessárias?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - JAGUARÃ?O.

7.
BOESSIO, C. P. D.; DOMINGO, L. C.; Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida. Participação em banca de Nara Rejane Pinto Aquino.El léxico en la enseñanza de la lengua española para niños. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Pampa.

8.
Assis, Valdilene; DOMINGO, L. C.. Participação em banca de Adilson Santos de Souza.Comicidade no romance Trilogía sucia de La Habana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licencatura em Letras- Língua Espanhola e Lit.) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
OLIVEIRA, A.; DOMINGO, L. C.. Participação em banca de Abdon Mendes Borges Santana.A cultura no manual de Espanhol como Língua Estrangeira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licencatura em Letras- Língua Espanhola e Lit.) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Olimpio de Oliveira Silva, Mª Eugenia; Vita, F.; DOMINGO, L. C.. Professor Substituto. 2009. Universidade Federal da Bahia.

2.
Paraquett, Márcia; Vita, F.; DOMINGO, L. C.. Seleção para Professor Substituto de Espanhol. 2009. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Humanístico Multidisciplinar.GT Ensino de línguas e a construção de identidade. 2016. (Encontro).

2.
Simposio Internacional Lenguajes, Identidades, Corpo(reidades) y Culturas Fronterizas vv.Por um ensino de espanhol histórico e culturalmente situado: aportes do Grupo Modernidad/ Colonialidad. 2016. (Simpósio).

3.
I Seminário do Curso de Letras/ Língua Espanhola e Literaturas: Actualidades de la lengua del Quijote.La formación de mediadores interculturales en las clases de español: conversaciones com Don Quijote de la Manca. 2015. (Seminário).

4.
Minicurso Interculturalidad y transculturalidad. 2014. (Outra).

5.
XVII Congresso Internacional da ALFAL. Políticas linguísticas: fronteira, cultura e interculturalidade. 2014. (Congresso).

6.
VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. O ensino da cultura através dos livros didáticos. Que cultura ensinamos?. 2012. (Congresso).

7.
VII SENALE.O ensino da cultura através dos livros didáticos. Que cultura ensinamos?. 2012. (Seminário).

8.
I Seminário Nacional da COPESBRA.Ensino de ELE no Brasil: revisão de objetivos para a formação da competência comunicativa intercultural. 2010. (Seminário).

9.
El enfoque de acción: tareas para aprender lenguas. 2009. (Encontro).

10.
I Seminário de Línguas Estrangeiras do Colégio Militar. 2009. (Seminário).

11.
Seminario de Español y Turismo. 2009. (Seminário).

12.
Taller de Criterios en la elaboración de materiales didácticos para niños, adolescentes y adultos: el punto de vista del autor y profesor. 2008. (Oficina).

13.
Seminario de Formación de Examinadores de los Diplomas DELE. 2007. (Seminário).

14.
Taller IX Jornadas Didácticas de SGEL/ SBS para profesionales de la enseñanza/ aprendizaje de ELE en Brasil. 2007. (Oficina).

15.
IV Jornada de Lengua Española. 2006. (Encontro).

16.
5º Encontro sobre o Poder Escolar. 2005. (Seminário).

17.
IV SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 2005. (Seminário).

18.
Taller Didáctico de Enseñanza de Español. 2005. (Oficina).

19.
A escola que temos, a escola que queremos. 2004. (Seminário).

20.
Hispanistas. 2004. (Congresso).

21.
III Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras - FILE III. 2004. (Outra).

22.
Seminário Internacional de Linguística e Literatura - Diálogos no Sul. 2004. (Seminário).

23.
1º Seminário de Pesquisa Políticas da Subjetividade e Práticas de diferença em Educação. 2003. (Seminário).

24.
3º Encontro sobre o Poder Escolar. 2003. (Seminário).

25.
II Seminário Reinventando a Escola numa Construção Coletiva. 2003. (Seminário).

26.
I Seminário Nacional História da Literatura. 2003. (Seminário).

27.
II Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras - II FILE.Monitor. 2002. (Outra).

28.
Simpósio Simoniano Lendas do Sul. 2002. (Simpósio).

29.
VIII Jornada Pedagógica. 2002. (Outra).

30.
2º Encontro Regional de Estudantesde Letras - EREL. 1997. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Deise Anne Terra Melgar. Propuestas didácticas para la enseñanza del español en una perspectiva intercultural: un relato de caso. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do ensino de Línguas e Literatura) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Luciana Contreira Domingo.

2.
Larissa da Silva Ramos. Reflexión sobre el uso de la literatura como herramienta motivadora en la enseñanza de ELE. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do ensino de Línguas e Literatura) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - JAGUARÃ?O. Orientador: Luciana Contreira Domingo.

3.
Carla Alves Lima. Literatics - Reflexión sobre propuesta intercultural en la enseñanza de ELE. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do ensino de Línguas e Literatura) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Luciana Contreira Domingo.

4.
Ana Claudia Fellipe Barcelos. Mídias e autoria. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Continuada em Mídias na Educa) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Orientador: Luciana Contreira Domingo.

5.
Luciana Zanolla. Conhecer a dengue para evitá-la. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Continuada em Mídias na Educa) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Contreira Domingo.

6.
Aline Huppes Piana. Ajudar a salvar o planeta dos problemas do lixo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Continuada em Mídias na Educa) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Contreira Domingo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Clarice Regina de Souza Cabral. La cultura de frontera a los ojos de educadores fronterizos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - JAGUARÃ?O. Orientador: Luciana Contreira Domingo.

2.
Giane Dutra. Quitando muros y construyendo puentes hacia la interculturalidad. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - JAGUARÃ?O. Orientador: Luciana Contreira Domingo.

3.
Deise Anne Terra Melgar. Materiales didácticos y la enseñanza de ELE para niños. Priorizando la expresión oral. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - JAGUARÃ?O. Orientador: Luciana Contreira Domingo.

4.
Denise Cerqueira da Silva. O precalentamiento como importante ferramenta nas aulas de Língua Espanhola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licencatura em Letras- Língua Espanhola e Lit.) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luciana Contreira Domingo.

5.
Vania da Paz dos Santos. A importância da ludicidade no ensino-aprendizagem da Língua Espanhola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licencatura em Letras- Língua Espanhola e Lit.) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luciana Contreira Domingo.



Outras informações relevantes


Integrante da Comissão Organizadora do I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult, a ser realizado nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2017 na cidade de Foz do Iguaçu/ Paraná.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 6:27:31