Flávia Temponi Góes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4017174212241341
  • Última atualização do currículo em 10/07/2018


Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE/ MG, 2000). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE - 2013). Possui Mestrado com aprovação com distinção em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2010). Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Itaúna (2009). Especialização em Fisiologia e Biomecânica do Movimento pela Universidade Veiga de Almeida (2002) e em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência pela UFJF(2014). Árbitra de Atletismo CBAt 6346, atuou como técnica de natação para deficientes visuais na Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte/MG (ADEVIBEL). Nesta instituição prestou serviços como professora, treinadora e técnica de natação, coordenando atividade de reabilitação, recreação, ensino e aperfeiçoamento. Atuou como professora de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental e Médio na Rede Estadual de Belo Horizonte/MG (2001-2009), na Rede Municipal de Contagem/MG (2002-2008) e no Colégio Metodista Izabela Hendrix de Belo Horizonte/MG (2009-2011). ATUALMENTE desenvolve atividades de docência no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (Belo Horizonte/MG). Nesta Instituição é coordenadora do Projeto de Extensão Educação Física Inclusiva, realiza orientação de estágios curriculares obrigatórios, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC ? monografias) e ministra as disciplinas: Atletismo, Basquete, Didática, Ginásticas Esportivas, Práticas Pedagógicas: Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas: Educação Básica, Educação Física para Pessoas com Deficiência, Pedagogia do Movimento, Programa de Ação Social. Por fim é parecerista da Revista Formação@Docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flávia Temponi Góes
Nome em citações bibliográficas
GÓES, Flávia Temponi;GOÉS, Flávia T.;GOÉS, F. T.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
Rua da Bahia, 2020
Lourdes
30160012 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 32447240
URL da Homepage: www.izabelahendrix.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade de Itaúna, UIT, Brasil.
Título: A Educação Física na Proposta Curricular do Município de Contagem: Ciclo, Hierarquia e Interdisciplinaridade,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Dr. Cláudio Lúcio Mendes.
Palavras-chave: Curriculo; Educação Física; Relações de poder; ciclos de formação humana; Hierarquia dos saberes escolares; Interdisciplinaridade.
2008 - 2010
Mestrado profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local.
Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Título: Política Educativa municipal e promoção do desenvolvimento local: o caso do programa Educação Integral de Contagem/MG, Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Dra. Lucília Regina de Souza Machado.
Palavras-chave: Curriculo; Gestão; Tecnologias sociais; Políticas públicas; Educação em tempo integral; desenvolvimento local.
Grande área: Ciências Humanas
2013 - 2014
Especialização em Esportes e Atividades Físicas inclusivas PD. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Possibilidades de comunicação, comandos e adaptações necessárias para ministrar aulas para alunos com DA ou surdez: um estudo de caso.
Orientador: Ricardo Leopoldino.
2001 - 2002
Especialização em Fisiologia e Biomecânica de movimento. (Carga Horária: 375h).
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
2011 - 2013
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: a questão da inclusão para as Pessoas com Necessidades Especiais.
Orientador: LUCIA HELENA NUNES JUNQUEIRA.
1997 - 2000
Graduação em Licenciatura em Educação Física.
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Gestão e Empreendedorismo. (Carga horária: 14h).
SUNGDO - Liderança Organizacional - Caminho do Vencedor, SUNGDO, Brasil.
2009 - 2009
Clínica de capacitação em teoria e prática. (Carga horária: 24h).
Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
2008 - 2008
Planejamento e Gestão de projetos educacionais. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2007 - 2007
Desafios da escola em tempos de mudança. (Carga horária: 52h).
Prefeitura Municipal de Contagem, PMC, Brasil.
2006 - 2006
Desenv. Motor: Base para iniciação esportiva. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2006 - 2006
O campo do currículo na atualidade: avanços, tensõ. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2006 - 2006
Currículo e suas dimensões sócioculturais. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2006 - 2006
I Fórum do Ensino Fund.: Concepções Curriculares. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Educação Esportes Cultura de Contagem, SMEEC-CONTAGEM, Brasil.
2002 - 2003
Formação continuada p professores de Ed Física. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2002 - 2002
I Reunião anual do ProEFE - PQ Ed Física na Escola. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2002 - 2002
Os Rumos da Escola Pública no mundo globalizado. (Carga horária: 48h).
Interlocução-Assessoria e Consultoria Pedagógica., IA&CP, Brasil.
2001 - 2001
1° enc. de familias, profissionais e surdocegos. (Carga horária: 16h).
Escola Estadual São Rafel, EESR, Brasil.
2001 - 2001
Escola Sagarana: desdobramentos teóricos. (Carga horária: 68h).
Interlocução-Assessoria e Consultoria Pedagógica., IA&CP, Brasil.
1999 - 1999
Atividade Física em Cadeira de Rodas. (Carga horária: 16h).
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.
1998 - 1998
Esportes nas Escolas: Metodologia da iniciação. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1998 - 1998
A escola e o Portador de Necessidades especiais. (Carga horária: 16h).
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Metodista Izabela Hendrix, CMIH, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física - Ensino Básico, Carga horária: 18


Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, IMIH, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Orientação de estágios curriculares obrigatórios, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC ? monografias), Atletismo, Basquete, Didática, Ginásticas Esportivas, Práticas Pedagógicas: Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas: Educação Básica, Educação Física para Pessoas com Deficiência.

Atividades

02/2010 - Atual
Direção e administração, Curso de Educação Física, .

Cargo ou função
Membro Permanente do Colegiado de Curso.
02/2010 - Atual
Extensão universitária , Curso de Educação Física, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto de Práticas Corporais.
02/2009 - Atual
Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atletismo
Basquete
Educação Física para Pessoas com Necessidades Especiais
Eventos Escolares e Organização Esportiva
Ginásticas Esportivas

Fundação Helena Antipoff, FHA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Designada, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Estágio Supervisionado I, II, Metodologia de Pesquisa, Sociologia das práticas corporais, Educação Física para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE)

Atividades

08/2010 - Atual
Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado

Escola Estadual Maria do Socorro Andrade, ESMSA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física efetiva, Carga horária: 18

Atividades

02/2004 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado Escolar, .

Cargo ou função
Representante docente.
03/2004 - 12/2006
Treinamentos ministrados , Equipe esportiva de treinamento, .

Treinamentos ministrados
Treinamento técnico e tático dos fundamentos dos esportes de Handebol e Futsal com os alunos de 10 a 16 anos das categorias mirim, infantil, infanto e juvenil inscritos nas oficinas esportivas de Handebol e Futsal oferecidos pela escola. Participaram

Escola Municipal Dona Gabriela Leite Araújo, EMDGLA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física efetiva, Carga horária: 22


Associação de Deficientes de Belo Horizonte - MG, ADEVIBEL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, treinadora e técnica de natação, Carga horária: 10



Projetos de extensão


2015 - Atual
Educação Física Inclusiva
Descrição: O Projeto de Extensão Educação Física Inclusiva objetiva proporcionar atividades físico/esportivas às pessoas com deficiência intelectual independente do grau de severidade e comprometimento intelectual e/ou motor e/ou sensorial, considerando as dimensões de esporte educacional, de participação e de formação. Espera-se também que os alunos envolvidos (monitores e voluntários) tenham a oportunidade de associar e refletir sobre a relação da teoria e da prática, ampliar o conceito e aumentar o repertório de como ensinar as modalidades esportivas para pessoas com deficiência, tornar pessoas melhores, mais sensíveis e preocupados com a promoção da qualidade de vida do próximo, ter um contato mais próximo com a inclusão e aprender a criar situações facilitadoras da participação do deficiente nas aulas. Do aluno deficiente espera-se que por meio das práticas esportivas expressem seus sentimentos e emoções, melhorem sua autonomia, desenvolvam a coordenação motora, ampliem as possibilidades de relacionamento com o outro, diminuem os casos de obesidade e aprendam a ter hábitos saudáveis e uma vida ativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Flávia Temponi Góes - Coordenador.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Formação@Docente


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física Adaptada.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Gestão Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
PROFESSORA PATRONESSE 1º semestre de 2011, Curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
2010
PROFESSORA HOMENAGEDA 2º semestre de 2010, Curso de Educação Física do Cnetro Universitário Izabela Hendrix.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GÓES, Flávia Temponi2014GÓES, Flávia Temponi; VIEIRA JÚNIOR, Paulo Roberto ; Auxiliadora Monteiro Oliveira . REFLEXÕES NO CAMPO DO CURRÍCULO: A PROPOSTA CURRICULAR COMO INSTRUMENTO DA POLÍTICA CURRICULAR INTEGRADA A UMA POLÍTICA EDUCACIONAL. periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec, v. 7, p. 291, 2014.

2.
GÓES, Flávia Temponi2014GÓES, Flávia Temponi; VIEIRA JÚNIOR, Paulo Roberto ; OLIVEIRA, P. A. S. . ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO E O ENSINO DO ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte (Online), v. 13, p. 96, 2014.

3.
GÓES, Flávia Temponi2013GÓES, Flávia Temponi; MACHADO, Lucília . Políticas educativas, intersetorialidade e desenvolvimento local. Educação e Realidade, v. 38, p. 648, 2013.

4.
GÓES, Flávia Temponi2012GÓES, Flávia Temponi; MACHADO, Lucília . EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL. Presença Pedagógica, v. 103, p. 12-14, 2012.

5.
GÓES, Flávia Temponi2012GÓES, Flávia Temponi; ALVES, Ana Caroline ; VIEIRA JÚNIOR, Paulo Roberto . OS DEFICIENTES AUDITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: repensando as possibilidades de atividades pedagógicas inclusivas. FORMAÇÃO@DOCENTE, v. 4, p. 1-16, 2012.

6.
GÓES, Flávia Temponi2011GÓES, Flávia Temponi; MACHADO, Lucília . Políticas de educação em tempo integral, de intersetorialidade e de desenvolvimento local: um diálogo possível?. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, p. 28-33, 2011.

7.
GÓES, Flávia Temponi2011GÓES, Flávia Temponi; VIEIRA JÚNIOR, Paulo Roberto . Reflexões iniciais sobre a Educação Física e a interdisciplinaridade no currículo escolar: um estudo de caso. FORMAÇÃO@DOCENTE, v. 3, p. 1-14, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GÓES, Flávia Temponi; PINHEIRO, Marcos. F. G. . PRÁTICAS ESPORTIVAS E DEFICIENTES INTELECTUAIS: o Projeto de Extensão Educação Física Inclusiva em questão. In: II Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão, 2017, Belo Horizonte, Minas Gerais,. II Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão, 2017.

2.
GÓES, Flávia Temponi; VIEIRA JÚNIOR, Paulo Roberto ; SILVA, Agnaldo Antônio . RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR/ORIENTADOR NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF IBIRITÉ/MG. In: VII SEMINÁRIO DA ANPAE CENTRO-OESTE IX SEMINÁRIO DA ANPAE - SEÇÃO GOIÁS, 2012, GOIÂNIA. POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO CENTRO-OESTE DO BRASIL: PESQUISAS E PRÁTICAS, 2012.

3.
GÓES, Flávia Temponi; OLIVEIRA, Fabiana Júnia de ; ALVES, Emanuela . A INCLUSÃO DE ALUNOS DEFICIENTES AUDITIVOS E/OU SURDOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: dificuldades e possibilidades. In: VII SEMINÁRIO DA ANPAE CENTRO-OESTE IX SEMINÁRIO DA ANPAE - SEÇÃO GOIÁS, 2012, GOIÂNIA. POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO CENTRO-OESTE DO BRASIL: pesquisas e práticas, 2012.

4.
GÓES, Flávia Temponi; MENDES, Cláudio L. . Currículo e Hierarquia: onde está a educação física?. In: 32ª Reunião anual da ANPED, 2009, Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?. Timbaúba-PE: Espaço Livre, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GÓES, Flávia Temponi; MENDES, Cláudio L. . A política de ciclo de formação e a Educação Física na proposta curricular de Contagem/MG. In: III ENCONTRO NACIONAL DAS ESCOLAS EM CICLOS - VI ENCONTRO DAS ESCOLAS EM CICLOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO "POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO: POLÊMICAS NA 1ª DÉCADA DO SÉCULO XXI, 2011, Rio de Janeiro. III ENCONTRO NACIONAL DAS ESCOLAS EM CICLOS - VI ENCONTRO DAS ESCOLAS EM CICLOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2011.

2.
GÓES, Flávia Temponi; MENDES, Cláudio L. . A Educação Física na proposta curricular do município de Contagem: ciclo, hierarquia dos saberes escolares e interdisciplinariedade. In: VI Colóquio de Pesquisa em Educação- PUC Minas, 2008, Belo Horizonte. VI Colóquio de Pesquisa em Educação- PUC Minas, 2008.

3.
GÓES, Flávia Temponi. A GESTÃO EDUCACIONAL DA PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM (1997 a 2007): impactos e possibilidades. In: IV Simpósio Internacional, 2008, Uberlândia - MG. IV Simpósio Internacional, 2008. p. 130-131.

4.
GÓES, Flávia Temponi; MENDES, Cláudio L. . A posição da educação física na proposta curricular do terceiro ciclo de formação humana do município de Contagem. In: III ENCONTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE ITAÚNA, 2007, Itaúna. III ENCONTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE ITAÚNA. Itaúna: Universidade de Itaúna, 2007. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GÓES, Flávia Temponi; MARTINIANO, Nilton Cesar Costa . A PRÁTICA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE IBIRITÉ/MG. In: SEMANA DO CONHECIMENTO/2011, 2011, Ibirité/MG. SEMANA DO CONHECIMENTO/2011, 2011.

2.
GÓES, Flávia Temponi; MENDES, Cláudio L. . Currículo e Hierarquia: onde está a educação física?. In: 32ª Reunião Anual da ANPED, 2009, Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?. Timbaúba-PE: Espaço Livre, 2009.

3.
MENDES, Cláudio L. ; GÓES, Flávia Temponi . A EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM: ciclo, hierarquia dos saberes escolares e interdisciplinaridade. In: VI Colóquio de pesquisa em educação, 2008, Belo Horizonte. VI Colóquio de pesquisa em educação: desafios e perspectivas, 2008.

4.
PENNA, Camélia Vaz ; GÓES, Flávia Temponi ; MELO, Romário Vieira de . PROGRAMA VALORES DE MINAS: um caso de inovação social, educação e desenvolvimento local?. In: V Encontro Inter-institucional de pesquisa em pós-graduação & X Seminário de Progresso de pesquisa em pós-graduação da IV Semana da ciência & Tecnologia do CEFET_MG, 2008, Belo Horizonte. IV Semana C&T Semana de Ciência e Tecnologia: evolução e diversidade, 2008. p. 252.

5.
GÓES, Flávia Temponi; MENDES, Cláudio L. . A posição da Educação Física na Proposta curricular do 3º ciclo de formação humana das escolas municipais de Contagem. In: 30ª Reunião Anual da ANPEd, 2007, Caxambu. Pesquisa e compromisso social, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
GÓES, Flávia Temponi. ATLETISMO: estratégias pedagógicas para o ensino das CORRIDAS DE VELOCIDADE E RESISTÊNCIA nas aulas de Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
GÓES, Flávia Temponi. Análises da inclusão da CORRIDA DE REVEZAMENTO nas aulas de Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
GÓES, Flávia Temponi. Análises da inclusão das CORRIDAS DE VELOCIDADE E RESISTÊNCIA nas aulas de Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
GÓES, Flávia Temponi. ATLETISMO: estratégias pedagógicas para o ensino da CORRIDA DE REVEZAMENTO nas aulas de Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
GÓES, Flávia Temponi. Análises da inclusão da MARCHA ATLETICA nas aulas de Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
GÓES, Flávia Temponi. Análises da inclusão da CORRIDA COM BARREIRAS nas aulas de Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
GÓES, Flávia Temponi; MENDES, Cláudio L. . A POLÍTICA DE CICLO DE FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROPOSTA CURRICULAR DE CONTAGEM/MG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
GÓES, Flávia Temponi; MENDES, Cláudio L. . ANÁLISES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O PRINCÍPIO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
GÓES, Flávia Temponi; ALVES, Ana Caroline . REFLEXÕES INICIAIS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUIR OS DEFICIENTES AUDITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
GÓES, Flávia Temponi; MACHADO, Lucília . Política Educativa Municipal e Desenvolvimento Local. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GÓES, Flávia Temponi. A GESTÃO EDUCACIONAL DA PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM (1997 a 2007): impactos e possibilidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MENDES, Cláudio L. ; GÓES, Flávia Temponi . A EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM:ciclo, hierarquia dos saberes e interdisciplinaridade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GÓES, Flávia Temponi; MENDES, Cláudio L. . REFLEXÕES SOBRE O LUGAR OCUPADO PELA EDUCAÇÃO FÍSICA NA HIERARQUIA DOS SABERES ESCOLARES DA PROPOSTA CURRICULAR DE CONTAGEM. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GÓES, Flávia Temponi. A POLÍTICA DE CICLO COMO ORGANIZAÇÃO DE PROPOSTAS CURRICULARES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GÓES, Flávia Temponi. HIERARQUIA DOS SABERES ESCOLARES: a presença da Educação Física em uma proosta curricular. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PENNA, Camélia Vaz ; GÓES, Flávia Temponi ; MELO, Romário Vieira de . PROGRAMA VALORES DE MINAS: um caso de inovação social, aprendizagem e desenvolvimento local?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GÓES, Flávia Temponi; MENDES, Cláudio L. . A posição da Educação Física na proposta curricular do 3º ciclo de formação humana do Município de Contagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
GÓES, Flávia Temponi. A Posição da Educação Física na Proposta curricular do 3º Ciclo de Formação Humana das Escolas de Contagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GÓES, Flávia Temponi. Perfil Somatotípico de nadadores masculinos juvenis de clubes do vale do Aço e Minas Tênis Clube. Rio de Janeiro: VEIGA DE ALMEIDA, 2003 (Pós-graduação Lato Sensu - Fisiologia e Biomecânica do movimento).

2.
GÓES, Flávia Temponi. Perfil somatotipológico das equipes de handebol masculino das escolas de educação física de Minas Gerais. IPATINGA: UNILESTE-MG, 2000 (Monografia).


Demais tipos de produção técnica
1.
GÓES, Flávia Temponi; MACHADO, Lucília . Educação e desenvolvimento local. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Material Didático).

2.
GÓES, Flávia Temponi; MACHADO, Lucília . Programa Educação Integral do Município de Contagem/MG nos Educartes. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção materiais didáticos e sistematização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, Aílton Carlos; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Aílton Carlos Silva. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: um estudo de caso sobre a interação social de um aluno com deficiência física em uma escola de ensino regular. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Fundação Helena Antipoff.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GÓES, Flávia Temponi; CUNHA, F. C.. Participação em banca de Sabrina Kuroda Reis.Pole dance: objetivo estético ou lazer?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

2.
GÓES, Flávia Temponi; CUNHA, F. C.. Participação em banca de Nayara Sthefanie de Souza.Possibilidades de ensino da dança na escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

3.
GÓES, Flávia Temponi; BRETAS, T. L.. Participação em banca de Oswaldo Alves Ferreira Junior.A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

4.
GONCALVES, A. D.; LIMA, C. O. V.; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Ariosvaldo Dias Gonçalves.A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ENSINAR OS ALUNOS DE DIFERENTES PERSONALIDADES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

5.
CASSIA, Aryane Oliveira Gonçalves de; BRETAS, T. L.; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Aryane Oliveira Gonçalves de Cássia.O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

6.
PAIM, Eliane; SCHETINO, A. M.; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Eliane Paim.DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O PORTADOR DA SÍNDROME DE DOWN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

7.
PINTO, D. L. T.; MOREIRA, Carlos Henrique de Sampaio; GÓES, Flávia Temponi; FERNANDES, G. L.. Participação em banca de Diogo Leandro Teixeira Pinto.A capoeira na Educação Física escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

8.
MOREIRA, Carlos Henrique de Sampaio; GÓES, Flávia Temponi; FERNANDES, G. L.. Participação em banca de Adenilha Aparecida Ferreira Dias.A utilização da dança nas aulas de Educação Física escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

9.
MOREIRA, Carlos Henrique de Sampaio; GÓES, Flávia Temponi; FERNANDES, G. L.. Participação em banca de Amanda Aparecida Cruz.A importância de jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental II. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

10.
MOREIRA, Carlos Henrique de Sampaio; GÓES, Flávia Temponi; FERNANDES, G. L.. Participação em banca de Carolina Kelly Rosa Loria.A importância do professor de Educação Física no 1º ciclo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

11.
FERNANDES, G. L.; GÓES, Flávia Temponi; SARAIVA, W. M.. Participação em banca de Antônio Carlos Esteves de Souza.A importância do futsal para os alunos nas aulas de Educação Física escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

12.
SILVA, Isaias. F.; PINHEIRO, Marcos. F. G.; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Isaias Faustino da Silva.BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

13.
SANTOS, Jefferson. A. P.; PINHEIRO, Marcos. F. G.; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Jefferson Augusto Pessoa dos Santos.XADREZ E EDUCAÇÃO FÍSICA ? DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

14.
VASCONCELOS, Priscila.; PINHEIRO, Marcos. F. G.; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Priscila Vasconcelos.Os professores de Educação Física das séries iniciais do ensino fundamental e as principais dificuldades encontradas no processo de ensino aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

15.
ROCHA, Rogéria M.; SCHETINO, A. M.; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Rogéria Muniz Rocha.A importância da disciplina Educação Física nas séries iniciais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

16.
SA, Hermano H. G.; PINHEIRO, Marcos. F. G.; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Hermano Homero Gomes de Sá.EDUCAÇÃO FÍSICA: Expectativas e Saberes de jovens estudantes do Ensino Médio da Rede Pública em Araçuaí ? MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

17.
PEREIRA, Nayara de Sena; MACIEL, Marcos Gonçalves; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de PEREIRA, Nayara de Sena.?Acessibilidade dos alunos cadeirantes nas aulas de Educação Física nas escolas municipais de Ibirité ? MG.?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

18.
GOMES, Rithelle Brena Rodrigues; FERNANDES, Gounnersomn Luiz; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de GOMES, Rithelle Brena Rodrigues.Estudantes hemofílicos e a Educação Física escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

19.
CRUS, Luciano Silva; VIEIRA, Marcus Vinícius Gomes Cezar; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de CRUS, Luciano Silva.A Educação Física escolar: utilização da música como fator motivacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

20.
MORO, Edmar Luiz de; ALBUQUERQUE, Maicon Rodrigues; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de MORO, Edmar Luiz de.Motivação para as aulas Educação Física escolar de uma escola estadual da região do Barreiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

21.
MIRANDA, S. P.; JESUS, Leonardo Fernando de; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Sandro Pereira Miranda.Educação Física escolar e Deficiência Visual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

22.
LELIS, R. C. L.; JESUS, Leonardo Fernando de; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Rita de Cássia Lima Lelis.Educação Física escolar e Deficiência Auditiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

23.
PAULO, Kátia Rodrigues de; MADEIRA, A. D.; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Kátia Rodrigues de Paulo.Motivação nas aulas de Educação Física escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

24.
CASSIMIRO, Daniela.; CUPERTINO, Kátia; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Daniela Cassimiro.Preconceitos de gênero na Dança em meio escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

25.
OLIVEIRA, L. B.; CUPERTINO, Kátia; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Luiza Braga de Oliveira.A relevãncia da dança do ventre enquanto atividade física e seus benefícios. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

26.
SILVA, Carla R.; CUPERTINO, Kátia; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Carla Renata Silva.A forma que a dança ajuda a criança no processo de aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

27.
COTTA, Camila; CUPERTINO, Kátia; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Camila Cotta.A difícil jornada da inclusão da dança nas escolas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

28.
GUEDES, Deylor; LOPES, Fernando C.; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Deylor Guedes.Benefícios da prática do Judô para pessoa com deficiência visual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

29.
GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Eligiane Nascimento Alves.TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O COMPORTAMENTO DE UMA CRIANÇA EM AULAS INCLUSIVAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

30.
GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Elvia Nascimento Alves.A EDUCAÇÃO FÍSICA E O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDA/H): UM ESTUDO PARA ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

31.
GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de André Marques Medeiros.FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

32.
GÓES, Flávia Temponi; SILVA, Imara regina Pereira; CUPERTINO, Kátia. Participação em banca de Imara regina Pereira Silva.Corpo, expressão e movimento: semiótica pierciana no contexto da dança escolar.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

33.
GÓES, Flávia Temponi; MACIEL, Eduardo Lelis; LOPES, Fernando. Participação em banca de Eduardo Leles Maciel.Os benefícios da prática do futebol para deficientes mentais: uma visão dos pais dos alunos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

34.
SILVA, Helen; PENA, Mayara; SILVA, Sibele B.; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Helen G. da Silva.Educação Física Escolar: realidade do ensino médio fatores motivacionais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

35.
OLIVEIRA, Guilherme da S.; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Guilherme da S. Oliveira.O ensino das lutas na educação física escolar: métodos e aspectos didáticos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

36.
RODRIGUES, Cleusa C. S.; SANTOS, Mônica A.; MIRANDA,Wellington L.; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Cleusa C. S. Rodrigues.Análise dos aspectos motivacionais de educação física na EJA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

37.
DANIEL, Bruno; ANACLETO, Diego; VASCONCELLOS, Paulo de; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Bruno Daniel.Métodos global, funcional e analítico sintético no ensino do saque. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

38.
LIMA, Elmo; DIAS, Simone; HUDSON, Fabrício; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Elmo Lima.Manifestações folclóricas nas aulas de educação física. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.

39.
Silva, Bruno; GÓES, Flávia Temponi. Participação em banca de Bruno Silva.Estágio supervisionado: alunos e suas dificuldades para ministrar as aulas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GÓES, Flávia Temponi. Processo seletivo de professores para o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. 2010. Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II CONGRESSO CIENTÍFICO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO TRIÂNGULO MINEIRO - V CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: reflexões a partir das possibilidades. 2012. (Congresso).

2.
II CONGRESSO CIENTÍFICO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO TRIÂNGULO MINEIRO - V CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. INSERÇÃO DO BASQUETEBOL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTE/MG: facilidades e possibilidades. 2012. (Congresso).

3.
II JORNADA PARALÍMPICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.A INCLUSÃO DE ALUNOS DEFICIENTES AUDITIVOS E/OU SURDOS NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: dificuldades e possibilidades. 2012. (Seminário).

4.
II JORNADA PARALÍMPICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: a questão da Educação Física para as pessoas com deficiência. 2012. (Seminário).

5.
IV Seminário do Núcleo de Formação Docente - Práticas pedagógicas: desafios da escola comtemporânea.Análises da inclusão da CORRIDA DE REVEZAMENTO nas aulas de Educação Física. 2012. (Seminário).

6.
IV Seminário do Núcleo de Formação Docente - Práticas pedagógicas: desafios da escola comtemporânea.ATLETISMO: estratégias pedagógicas para o ensino da CORRIDA DE REVEZAMENTO nas aulas de Educação Física. 2012. (Seminário).

7.
IV Seminário do Núcleo de Formação Docente - Práticas pedagógicas: desafios da escola comtemporânea.Análises da inclusão da MARCHA ATLÉTICA nas aulas de Educação Física. 2012. (Seminário).

8.
IV Seminário do Núcleo de Formação Docente - Práticas pedagógicas: desafios da escola comtemporânea.Análises da inclusão das CORRIDAS DE VELOCIDADE E RESISTÊNCIA nas aulas de Educação Física. 2012. (Seminário).

9.
IV Seminário do Núcleo de Formação Docente - Práticas pedagógicas: desafios da escola comtemporânea.ATLETISMO: estratégias pedagógicas para o ensino das CORRIDAS DE VELOCIDADE E RESISTÊNCIA nas aulas de Educação Física. 2012. (Seminário).

10.
IV Seminário do Núcleo de Formação Docente - Práticas pedagógicas: desafios da escola comtemporânea.Análises da inclusão da CORRIDA COM BARREIRAS nas aulas de Educação Física. 2012. (Seminário).

11.
VII SEMINÁRIO DA ANPAE CENTRO-OESTE E IX SEMINÁRIO DA ANPAE-SEÇÃO GOIÁS.RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR/ORIENTADOR NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF IBIRITÉ/MG. 2012. (Seminário).

12.
VII SEMINÁRIO DA ANPAE CENTRO-OESTE E IX SEMINÁRIO DA ANPAE-SEÇÃO GOIÁS.A INCLUSÃO DE ALUNOS DEFICIENTES AUDITIVOS E/OU SURDOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: dificuldades e possibilidades. 2012. (Seminário).

13.
III ENCONTRO NACIONAL DAS ESCOLAS EM CICLOS - VI ENCONTRO DAS ESCOLAS EM CICLOS DO ESTADO RIO DE JANEIRO "POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO: POLÊMICAS NA 1ª DÉCADA DO SÉCULO XXI".A política de ciclo de formação e a Educação Física na proposta curricular de Contagem/MG. 2011. (Encontro).

14.
IV EDIPE - ENCONTRO DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO.REFLEXÕES INICIAIS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUIR OS DEFICIENTES AUDITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2011. (Encontro).

15.
IV EDIPE - ENCONTRO DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO.ANÁLISES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O PRINCÍPIO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR. 2011. (Encontro).

16.
III SEMANA DO CONHECIMENTO ISEAT.SABERES E SUJEITOS DA PRÁTICA DE FORMAÇÃO. 2010. (Seminário).

17.
XV ENDIPE.Política Educativa municipal e promoção do desenvolvimento local: o caso do programa Educarte de Contagem/MG. 2010. (Encontro).

18.
A perspectiva econômica da sustentabilidade. 2009. (Outra).

19.
A sustentabilidade na prática do dia-a-dia. 2008. (Outra).

20.
IV Encontro de pesquisa e iniciação científica da Universidade de Itaúna.Reflexões sobre o lugar ocupado pela Educação Física na hierarquia dos saberes escolares da proposta curricular de Contagem. 2008. (Encontro).

21.
IV Simpósio Internacional "O estado e as políticas educacionais no tempo presente".A GESTÃO EDUCACIONAL DA PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM (1997 a 2007): impactos e possibilidades. 2008. (Simpósio).

22.
V Encontro Inter-institucional de pesquisa em pós-graduação & X Seminário de progresso de pesquisa em pós-graduação da IV Semana de ciência & tecnologia do CEFET-MG.Programa Valores de Minas: um caso de inovação social, aprendizagem e desenvolvimento local?. 2008. (Encontro).

23.
V Encontro Nacional do Terceiro Setor de MG. 2008. (Encontro).

24.
V Encontro Nacional do Terceiro Setor de Minas Gerais. 2008. (Encontro).

25.
VI Colóquio de Pesquisa em Educação- PUC Minas.A Educação Física na proposta curricular do município de Contagem: ciclo, hierarquia dos saberes escolares e interdisciplinaridade. 2008. (Outra).

26.
VI SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente.Hierarquia dos saberes escolares: a presença da Educação Física em uma proposta curricular. 2008. (Simpósio).

27.
V Seminário Sociedade Inclusiva "Diversidade e sustentabilidade: do local ao global"."A política de ciclo como organização de propostas curriculares. 2008. (Seminário).

28.
III ENCONTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE ITAÚNA.A posição da educação física na proposta curricular do terceiro de formação humana do município de Contagem. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GÓES, Flávia Temponi. V FESTIVAL DE GINÁSTICA RÍTMICA. 2011. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rita de Cássia Toledo Almeida. Didática e Educação Física: análises iniciais do plano de ensino. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. (Orientador).

2.
Ana Caroline Alves. Esportes adaptados na Educação Física escolar. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. (Orientador).

3.
Pâmela Aparecida Silva. Atletismo na escola: possibilidades e desafios. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. (Orientador).

4.
Ingrid Débora G. Ribeiro. Ginástica Artística e Rítmica escolar: possibilidades e dificuldades no processo de ensino aprendizagem. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rebeca Damaris Silva Monteiro. A inserção da dança na educação física escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

2.
Renata Cristina Felipe dos Anjos. Possibilidades de inclusão do Tag Rugby na educação física escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

3.
Ademir Filipe Guimerães da Silva. Inclusão dos aliunos com síndrome de down nas aulas de EF do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

4.
Eduardo Augusto de Aredes. O papel do professor de Educação Física na Escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

5.
Matheus Filipe Gomes Paiva. O BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSCA: sugestões pedagógicas para minimizar suas manifestações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

6.
Ana Paula Cândido. A CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA DA DANÇA DO VENTRE PARA A CONSTITUIÇÃO DA IMAGEM CORPORAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

7.
Hélio Gomes Da Silva Júnior. DE ASPECTOS INERENTES À PROFISSÃO DOCENTE FRENTE À DETECÇÃO DE TALENTOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

8.
Raphael Soares Correia. O ENSINO DO VOLEIBOL NA ESCOLA: destrezas e impasses para os docentes em Educação Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

9.
Carina Rocha Meireles. A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE AOS ALUNOS PORTADORES DA SÍNDROME DE DOWN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff. Orientador: Flávia Temponi Góes.

10.
Emanuela Alves e Souza Santos. A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PONTO DE VISTA DO DEFICIENTE AUDITIVO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff. Orientador: Flávia Temponi Góes.

11.
Fabiana Júnia de Oliveira. AS DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS AULAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff. Orientador: Flávia Temponi Góes.

12.
Graziele Karine de Oliveira Cunha. A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: um estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff. Orientador: Flávia Temponi Góes.

13.
Jander Diniz Cassemiro. AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DOS DEFICIENTES AUDITIVOS NAS ATIVIDADES ESPORTIVAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff. Orientador: Flávia Temponi Góes.

14.
Cleubert Araujo das Graças Braga. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: a questão da Educação Física para pessoas com deficiência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

15.
Carla Pereira Vago Moreira. NATAÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS E FÍSICOS: fatores motivacionais que contribuem para seu ingresso e permanência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

16.
Angelina Moreira Cândida. A PRÁTICA DO ATLETISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOS UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

17.
Glenda Maria P. Cruz. A PRESENÇA DA DANÇA NA EDUCAÇAO INFANTIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

18.
Kênya de Souza Mendes. AS DANÇAS FOLCLÓRICAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

19.
Mônica Mainarte. FATORES MOTIVACIONAIS DE ADESÃO À PRÁTICA DA CORRIDA DE RUA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE/MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

20.
Ana Caroline Alves. REFLEXÕES INICIAIS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUIR OS DEFICIENTES AUDITIVOS E SURDOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

21.
Ingrid Débora G. Ribeiro. ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES E DIFICULDADES PARA ENSINAR A GINÁSTICA ARTÍSTICA E RÍTIMA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

22.
Rita de Cássia Toledo Almeida. A CONTRIBUIÇÃO DO PLANEJAMENTO PARA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

23.
Pâmela Aparecida Silva. ANÁLISES INICIAIS SOBRE A INSERÇÃO DO CONTEÚDO ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

24.
Nilton Cesar Costa Martiniano. A PRÁTICA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE IBIRITÉ/MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff. Orientador: Flávia Temponi Góes.

25.
Edilaine Regina de Araujo. A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM ALUNOS COM TRASNTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Fundação Helena Antipoff. Orientador: Flávia Temponi Góes.

26.
Washington Luiz Gonçalves. INSERÇÃO DO BASQUETEBOL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTE: FACILIDADES E DIFICULDADES.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

27.
Stephane Roberta Guimarães de Oliveira Firmo. AS CONTRIBUIÇÕES DO BALÉ CLÁSSICO PARA A GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA: análises a partir do aparelho solo.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

28.
Fabrícia Mesquita Assunção. OS DIFERENTES TIPOS DE MANIFESTAÇÕES DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

29.
Samir Sader. A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O PORTADOR DA SÍNDROME DE DOWN NO SALÃO DE MUSCULAÇÃO: um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

30.
Josiane Campos. OS RISCOS E OS CUIDADOS COM OS ACIDENTES E AS LESÕES QUE PODEM OCORRER NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

31.
Fernanda Pontes Silva. Políticas públicas inclusivas na prática do esporte adaptado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

32.
Pedro Bargas. A contribuição da Educação Física no processo de inclusão escolar para crianças com deficiencia auditiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

33.
Graciete Oliveira. Benefícios das atividades aquáticas para Portadores da Síndrome de Down. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

34.
Paulo Aguilar. A importancia da hidroginástica para gestantes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.

35.
Fábio Veridiano. Acessibilidade de cadeirantes em academias da região centro-sul de Belo Horizonte/MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Orientador: Flávia Temponi Góes.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GÓES, Flávia Temponi2011GÓES, Flávia Temponi; VIEIRA JÚNIOR, Paulo Roberto . Reflexões iniciais sobre a Educação Física e a interdisciplinaridade no currículo escolar: um estudo de caso. FORMAÇÃO@DOCENTE, v. 3, p. 1-14, 2011.

2.
GÓES, Flávia Temponi2013GÓES, Flávia Temponi; MACHADO, Lucília . Políticas educativas, intersetorialidade e desenvolvimento local. Educação e Realidade, v. 38, p. 648, 2013.

3.
GÓES, Flávia Temponi2012GÓES, Flávia Temponi; ALVES, Ana Caroline ; VIEIRA JÚNIOR, Paulo Roberto . OS DEFICIENTES AUDITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: repensando as possibilidades de atividades pedagógicas inclusivas. FORMAÇÃO@DOCENTE, v. 4, p. 1-16, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
GÓES, Flávia Temponi. ATLETISMO: estratégias pedagógicas para o ensino das CORRIDAS DE VELOCIDADE E RESISTÊNCIA nas aulas de Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
GÓES, Flávia Temponi. Análises da inclusão da CORRIDA DE REVEZAMENTO nas aulas de Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
GÓES, Flávia Temponi. Análises da inclusão das CORRIDAS DE VELOCIDADE E RESISTÊNCIA nas aulas de Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
GÓES, Flávia Temponi. ATLETISMO: estratégias pedagógicas para o ensino da CORRIDA DE REVEZAMENTO nas aulas de Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
GÓES, Flávia Temponi. Análises da inclusão da MARCHA ATLETICA nas aulas de Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
GÓES, Flávia Temponi. Análises da inclusão da CORRIDA COM BARREIRAS nas aulas de Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
GÓES, Flávia Temponi; MACHADO, Lucília . Programa Educação Integral do Município de Contagem/MG nos Educartes. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção materiais didáticos e sistematização).

2.
GÓES, Flávia Temponi; MACHADO, Lucília . Educação e desenvolvimento local. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Material Didático).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 1:20:54