Roselia Cilene Araújo Vianna

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3264144911618507
  • Última atualização do currículo em 03/05/2017


possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atua principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social corporativa, impacto social, leis de incentivo fiscal, comunicação, relações públicas, cidadania empresarial. Atualmente é Diretora da Gênese Social - Agência de Impacto, atuando com planejamento, execução, avaliação e capacitação de projetos de responsabilidade social. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roselia Cilene Araújo Vianna
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO VIANNA, R. C.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2008
Mestrado em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Relações públicas e ouvidoria: cidadania e poder dos públicos,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Roberto José Porto Simões.
Palavras-chave: comunicação; relações públicas; ouvidoria; poder; cidadania; públicos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda / Especialidade: Ouvidoria.
Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria Jurídica, Contábil, de Opinião Pública e Na Gestão de Empresas; Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
1987 - 1991
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Rela''cões Públicas Comunitárias.
Orientador: Eugênia da Silva Wendhausen.




Formação Complementar


2012 - 2012
Ombudsman Foundation - 101. (Carga horária: 24h).
International Ombudsman Association, IOA, Estados Unidos.
2011 - 2011
Redes Sociais e Novas Mídias no Contexto Organizac. (Carga horária: 16h).
Ass. Bras. de Pesquisadores de Comunicação Org. e de Relações Públicas, ABRAPCORP, Brasil.
2011 - 2011
Opinião Pública, Mídias Sociais e Comunicação Orga. (Carga horária: 16h).
Ass. Bras. de Pesquisadores de Comunicação Org. e de Relações Públicas, ABRAPCORP, Brasil.
2010 - 2010
Formação para Docentes. (Carga horária: 8h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2008 - 2008
Gerência de Projetos. (Carga horária: 40h).
PMTech Capacitação em Projetos, PMTECH, Brasil.
2007 - 2007
Gestão do desenvolvimento humano e organizacional.
Universidade Corporativa Concepa S.A., CONCEPA, Brasil.
2005 - 2005
Assessoria em órgãos públicos - adm de crises.
Comunique-se, COMUNIQUE-SE, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação e atualização técnica de Ouvidores. (Carga horária: 24h).
Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, ABO, Brasil.
2001 - 2002
MBA em Tecnologia da Informação.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Central de Atendimento ao Cliente.
Orientador: Roger Born.
1999 - 2002
MBA em Administração e marketing estratégico. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Cïencias Empresariales y Sociales, UCES, Argentina.
Título: Central de relacionamento com o cliente.
Orientador: Ruben Roberto Rico.
Palavras-chave: comunicação; centrais de atendimento; públicos.
2001 - 2001
Avaliação da satisfação de clientes. (Carga horária: 16h).
Bureau Veritas, BVQI, Brasil.
2001 - 2001
CIPA. (Carga horária: 20h).
Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
1998 - 1998
Introdução ao gerencimento pelas diretrizes. (Carga horária: 24h).
Associação Qualidade RS/PGQP, PGQP, Brasil.
1998 - 1998
Agentes de desenvolvimento II. (Carga horária: 24h).
Governo do Estado do Rio Grande do Sul, GOVERNO/RS, Brasil.
1998 - 1998
MASP/ método de análise e solução de problemas. (Carga horária: 16h).
Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, FDRH/RS, Brasil.
1998 - 1998
Implementando a série ISO 9000. (Carga horária: 16h).
Fundação Christiano Ottoni, FCO, Brasil.
1998 - 1998
Preparação para a banca examinadora do PNQ. (Carga horária: 24h).
Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, FPNQ, Brasil.
1998 - 1998
Formação de instrutores da qualidade. (Carga horária: 32h).
Governo do Estado do Rio Grande do Sul, GOVERNO/RS, Brasil.
1998 - 1998
Custeio ABC/ Gestão ABM. (Carga horária: 24h).
Associação Qualidade RS/PGQP, PGQP, Brasil.
1998 - 1998
Formação de auditores internos na ISO 9000. (Carga horária: 16h).
Fundação de Desenvolvimento Gerencial, FDG, Brasil.
1998 - 1998
Linguagem escrita. (Carga horária: 18h).
Governo do Estado do Rio Grande do Sul, GOVERNO/RS, Brasil.
1997 - 1997
Agentes de desenvolvimento.
Governo do Estado do Rio Grande do Sul, GOVERNO/RS, Brasil.
1997 - 1997
5S's - preparação do ambiente para a qualidade tot.
Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, FDRH/RS, Brasil.
1997 - 1997
Desenvolvimento gerencial.
Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, FDRH/RS, Brasil.
1997 - 1997
Gestão pela qualidade total.
Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, FDRH/RS, Brasil.
1997 - 1997
PDCA/ Padronização Aplicada. (Carga horária: 16h).
Fundação Christiano Ottoni, FCO, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Comunicação.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
1995 - 1995
Linguagem escrita. (Carga horária: 48h).
Governo do Estado do Rio Grande do Sul, GOVERNO/RS, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Economia y filosofia política. (Carga horária: 180h).
Escuela Superior de Economia y Administración de Empresas, ESEADE, Argentina.
1991 - 1991
Gerência para micro e pequenas empresas. (Carga horária: 12h).
Nestle Brasil - Matriz, NESTLE, Brasil.


Atuação Profissional



Gênese Social Agência de Impacto, GS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Empreendedora, Enquadramento Funcional: Diretora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Fundadora da empresa Gênese Social - Agência de Impacto.


Concessionária da Rodovia Osório-Porto Alegre S.A, CONCEPA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Ouvidora, Carga horária: 40
Outras informações
- Coordenação do atendimento ao cliente nas Casas Free Way (infra-estrutura e equipe). - Atendimento e encaminhamento de reclamações/sugestões dos clientes, atuando em processos de melhoria interna. - Planejamento e execução de eventos. - Emissão de relatórios de atendimento ao cliente ao Departamento Nacional de Estradas de Rodagem ? DNER, órgão fiscalizador da concessão. - Coordenação do Projeto e Implantação do ?Portal do Litoral? em parceria com o SHRBS Litoral Norte e Secretaria de Estado do Turismo. - Coordenação do Projeto e Implantação do ?Portal da Capital? em parceria com SHRBS Porto Alegre, Convention & Visitors Bureau e Escritório de Turismo de Porto Alegre. - Coordenação do Projeto Casa do Caminhoneiro em parceria com Federação dos Caminhoneiros Autônomos do RS. - Coordenação das ações de retomada da faixa de domínio da BR 290 no trecho concedido (equipe formada por escritório de advocacia, assistente social, departamentos de engenharia, operações e comunicação). - Responsável pelas Relações Institucionais da empresa (comunidade, órgãos do governo executivo e legislativo e entidades de classe). - Assessoria ao Diretor-Presidente no relacionamento com colaboradores e terceirizados - Coordenação da Assessoria de Comunicação, incluindo Assessoria de Imprensa, Radiovia Free Way e Agência de Publicidade.

Atividades

02/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria de Comunicação, .

Cargo ou função
Assessora de Comunicação.
01/2001 - 02/2002
Direção e administração, Assessoria de Comunicação, .

Cargo ou função
Assessora de Comunicação.
09/1999 - 01/2001
Direção e administração, Ouvidoria, .

Cargo ou função
Ouvidora.

High Contact Marketing de Relacionamento Ltda, HC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40
Outras informações
Empresa de consultoria e treinamento em Ouvidoria/Ombudsman. Site na internet www.portalouvidoria.com.br

Atividades

02/2002 - Atual
Direção e administração, Direção, .

Cargo ou função
Sócia-Diretora.

Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 8


Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul, JUCERGS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe de Gabinete, Carga horária: 40
Outras informações
Gerente de Atendimento - Coordenação da equipe de atendimento direto ao usuário; - Controle dos procedimentos de recepção e entrega de documentos mercantis; - Coordenação da equipe para a mudança operacional do sistema de informática. Comitê da Qualidade - Treinamento de novos colaboradores; - Coordenação da equipe de melhorias do atendimento ao usuário; - Avaliação interna da qualidade; - Planejamento estratégico 1998. Assessoria de Comunicação - Administração do sistema de murais; - Endomarketing; - Acompanhamento de house open; - Contatos junto a imprensa; - House organ via intranet; - Clipagem e taxação. Ouvidoria - Implantação da Ouvidoria - Atendimento as sugestões e reclamações dos usuários; - Atendimento aos grandes escritórios de contabilidade e advocacia.

Atividades

02/1997 - 07/1999
Direção e administração, Presidência, .

Cargo ou função
Chefe de Gabinete.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professos Substituto, Carga horária: 20

Atividades

09/2003 - 08/2005
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
BIB 2472 - Fundamentos de Relações Públicas
BIB 2452 - Redação e Expressão em Relações Públicas II
BIB 2451 - Redação e Expressão em Relações Públicas I
BIB 2242 - Técnicas de Comunicação Dirigida

Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 10
Outras informações
Curso de Comunicação Social



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Ouvidoria.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio Opinião Pública, Conselho Regional de Relações Públicas SP/PR.
2002
Prêmio Opinião Pública, Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas São Paulo/Paraná.
2001
Prêmio Opinião Pública, Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas São Paulo/Paraná.
2001
Relações Públicas que Fazem e Acontecem, Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas Rio Grande do Sul/Santa Catarina.
1997
Conselheira - Diretora Tesoureira, Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas - 4a Região.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Ouvidoria - Cidadania e Poder dos Públicos. 1. ed. São Paulo: Clube de Autores, 2012. v. 1. 185p .

Capítulos de livros publicados
1.
ARAÚJO VIANNA, R. C.; TRUSZ, A. D. . Uma travessia entre margens e vidas. In: Maria Cristina Wolff de Carvalho; Beatriz Blay. (Org.). A Ponte do Guaíba. 01ed.São Paulo - SP: Marcos Carrilho Arquitetos, 2007, v. 01, p. 62-73.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. A função estratégica da ouvidoria nas concessões de rodovias. In: III Congresso Brasileiro de Concessões de Rodovias, 2003, Gramado. Anais do III Congresso Brasileiro de Concessões de Rodovias. São Paulo: ABCR, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Conselho de Clientes Concepa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Implantação Ouvidoria ABE Colégio Farroupilha. 2009.

2.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Implantação da Ouvidoria Interna na Nortran Transportes Coletivos Ltda. 2007.

3.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Implantação de Ouvidoria na Concessionária da Rodovia Osório-Porto Alegre S.A.. 2001.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Capacitação e Certificação em Ouvidoria. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Capacitação e Certificação em Ouvidoria. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Capacitação e Certificação em Ouvidoria. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Aperfeiçoamento em Ouvidoria. 2011. .

5.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Capacitação e Cerificação em Ouvidoria. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Capacitação e Certificação em Ouvodoria. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ARAÚJO VIANNA, R. C.; PORTELA, V. P. ; Silveira, Maurício . Manual de Redação. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual impresso).

8.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Ouvidoria para Ouvidores. 2008. .

9.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Atendimento ao cliente com foco em Ouvidoria. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
GLUER, L. M. ; ARAÚJO VIANNA, R. C. . Comunicação Estratégica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Atendimento ao cliente com foco no Código de Defesa do Consumidor Brasileiro. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Ouvidoria como canal de comunicação e excelência. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Ouvidoria/Ombudsman. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Introdução a Ouvidoria. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Capacitação e Certificação em Ouvidoria. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Capacitação e Certificação em Ouvidoria. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Atendimento ao cliente com foco em Ouvidoria. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
DAMICO, A. L. ; ARAÚJO VIANNA, R. C. . Assessoria de Comunicação na Prática. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Introdução a Ouvidoria. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Implantando a ouvidoria/ombudsman. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Aperfeiçoamento em Ouvidoria. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Introdução a Ouvidoria. 2005. .

23.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Introdução a Ouvidoria. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Portal Ouvidoria. 2005. (site na internet).

25.
Cidade ; ARAÚJO VIANNA, R. C. . Manual Concepa de Relacionamento com a imprensa. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual impresso).

26.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Introdução a Ouvidoria. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Relações Púbicas na área de atendimento. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

28.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Ouvidoria - como recuperar clientes e incentivar a cidadania. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
Carvalho, Maria Cristina ; ARAÚJO VIANNA, R. C. . 50 Anos Ponte do Guaíba. 2009 (Exposição).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ZANIOL, C.; ATHAYDES, A. S.; ARAÚJO VIANNA, R. C.; NORONHA, F. R. K.. Participação em banca de Carolina Zaniol. Planejamento de Comunicação: o processo de construção na UNICRED Porto Alegre. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Estratégica) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS.

2.
ARAÚJO VIANNA, R. C.; ATHAYDES, A. S.; NORONHA, F. R. K.. Participação em banca de Mariana Lopes MAchado. Do fale conosco a ouvidoria> processo de implantação da Ouvidoria na UNIMED Porto Alegre. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Estratégica) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, Marta Oliveira dos; AZAMBUJA, Raul; ARAÚJO VIANNA, R. C.. Participação em banca de DIEGO PIRES CERVEIRA.A força da marca: estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Feevale.

2.
CARVALHO, C. S.; ARAÚJO VIANNA, R. C.; OLIVEIRA, C. B.. Participação em banca de Daiana de Leonço.Gestão de crises na extinção do Curso de Fonoaudiologia da Feevale. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públi) - Universidade Feevale.

3.
CARVALHO, C. S.; OLIVEIRA, C. B.; ARAÚJO VIANNA, R. C.. Participação em banca de DANIELA RITZEL.Relacionamento Digital: um estudo de site esportivo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públi) - Universidade Feevale.

4.
VALENTE, R.; FONSECA, Joaquim da; ARAÚJO VIANNA, R. C.. Participação em banca de Flávia de Paula Pires.Quem não é visto, não é comprado: estudo de caso da ação cooperada das marcas Azaléia, Dijean e Funny com a rede de lojas Di Santinni Calçados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas de Taquara.

5.
Gerzson, Vera; ARAÚJO VIANNA, R. C.. Participação em banca de Caroline Capitani.Alma, corpo e mente. Da integralidade do ser à comunicação integrada.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
LIEDKE, E. D.; ARAÚJO VIANNA, R. C.. Participação em banca de Jaqueline Prandini Silveira.Comunicação Interna: uma estratégia de divulgação da imagem institucional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CARVALHO, C. S.; ARAÚJO VIANNA, R. C.. Apresentação de Bancas Disciplina Estágio I. 2009. Universidade Feevale.

2.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Prêmio ABERJE Sul. 2006. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

3.
ARAÚJO VIANNA, R. C.; ATHAYDES, A. S.. XII Expocom - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. 2005. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

4.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Prêmio ABERJE Sul. 2005. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

5.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. XI Expocom - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. 2004. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

6.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. Prêmio ANTP de Qualidade. 1999. Associação Nacional dos Transportes Públicos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Opinião Pública, Midias Sociais e Comunicação Organizacional. 2011. (Outra).

2.
Redes Sociais e Novas Mídias no Contexto Organizacional. 2011. (Outra).

3.
I Congresso Internacional de Ouvidoria/ Ombudsman. Ombudsman no Canadá e nos Estados Unidos. 2010. (Congresso).

4.
INTERCOM SUL.Ouvidoria nas Organizações. 2010. (Encontro).

5.
6º Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões. Exposição Triunfo/Concepa na BRASVIAS. 2009. (Congresso).

6.
Encontros com o Mercado/ FAMECOS/PUCRS.Assessoria de Comunicação. 2009. (Encontro).

7.
Foco RH 2009. Comunicação Interna nas Organizações. 2009. (Congresso).

8.
1º Encontro Nacional de Ouvidorias das Concessionárias de Transportes Terrestres.Conselho de Clientes Concepa. 2008. (Encontro).

9.
4º RP em Evidência/ ULBRA.Comunicação Organizacional no Brasil. 2008. (Seminário).

10.
V Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões. 2007. (Congresso).

11.
Fórum de Ouvidoria. 2006. (Encontro).

12.
IV Congresso Brasileiro de Concessões de Rodovias. 2005. (Congresso).

13.
X Encontro Nacional de Ouvidores/ Ombudsman. 2005. (Encontro).

14.
IX Encontro Nacional de Ouvidores/Ombudsman. 2004. (Encontro).

15.
Semana de Relações Públicas - UFRGS. 2004. (Outra).

16.
33 Reunião da Qualidade.Marketing de relacionamento. 2003. (Encontro).

17.
I Encontro de Marketing e Vendas.A importância de Relações Públicas para a fidelização de clientes. 2003. (Encontro).

18.
III Congresso Brasileiro de Concessões de Rodovias. A função estratégica da ouvidoria nas concessões de rodovias. 2003. (Congresso).

19.
III Congresso Brasileiro de Regulação de Serviços Públicos Concedidos. 2003. (Congresso).

20.
II Oficina de Ouvidorias dos Prestadores de Serviço Públicos. 2003. (Oficina).

21.
Semana da Comunicação - FEEVALE.Ombudsman - um bom começo da gestão do relacionamento. 2003. (Outra).

22.
VIII Encontro Nacional de Ouvidores/Ombudsman. 2003. (Encontro).

23.
7 SEACOM - UNISC.Relações Institucionais - formas de relacionamento com públicos heterogêneos. 2002. (Outra).

24.
8 Semana da Comunicação - ULBRA.Ouvidoria nas organizações. 2002. (Outra).

25.
De caso com a comunicação.Oficina de Ouvidoria. 2001. (Oficina).

26.
Forum Regional de Turismo. 2001. (Encontro).

27.
II Congresso Brasileiro de Concessões de Rodovias. 2001. (Congresso).

28.
VI Encontro Nacional de Ouvidores/Ombudsman. 2001. (Encontro).

29.
New Directions in Management. 2000. (Seminário).

30.
I Congresso Internacional Qualidade RS. 1999. (Congresso).

31.
I Seminário Interno Circulista do COPA.Atendimento ao público. 1999. (Seminário).

32.
V Convencao Estrategica. 1999. (Encontro).

33.
Professional Mix.Relações Públicas como Profissão. 1998. (Encontro).

34.
II RP em Debate.A função social de Relações Públicas. 1991. (Encontro).

35.
Rumos da comunicação empresarial. 1991. (Encontro).

36.
Seminário de Pesquisa em Comunicação Social. 1991. (Seminário).

37.
VIII Congresso Nacional Universitário de Relações Públicas. 1991. (Congresso).

38.
Cerimonial, Protocolo e Estrutura de Eventos. 1990. (Encontro).

39.
III Encontro Regional de Relações Públicas. 1990. (Encontro).

40.
I Jornada Nacional - educação e consumo. 1990. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAÚJO VIANNA, R. C.. 50 anos da Ponte do Guaíba. 2008. (Outro).

2.
ATHAYDES, A. S. ; BENFICA, E. ; CARVALHO, C. S. ; DAMICO, A. L. ; ARAÚJO VIANNA, R. C. . 3 Forum Ibero-americano de Relações Públicas. 1999. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anderson Mueller. O PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS CULTURAIS: ESTUDO DE CASO ALDEIA SESC CAPILÉ SÃO LEOPOLDO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públi) - Universidade Feevale. Orientador: Roselia Cilene Araújo Vianna.

2.
Juliana Reich dos Santos. PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE CRISES SOB OS HOLOFOTES DA MÍDIA: A CRISE GERADA PELO ACIDENTE COM O VÔO 1907 DA GOL PELA ÓTICA DA REVISTA VEJA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públi) - Universidade Feevale. Orientador: Roselia Cilene Araújo Vianna.

3.
PÂMELA WASCHBURGER. AVALIAÇÃO DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO DA EMPRESA AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S/A.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão da Produção) - Universidade Feevale. Orientador: Roselia Cilene Araújo Vianna.

4.
Nauri Paulo Fernandes da Cunha Junior. RELATÓRIO ANUAL COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO DIRIGIDA:O CASO AES ELETROPAULO 2007.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas de Taquara. Orientador: Roselia Cilene Araújo Vianna.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 14:55:12