Vera Zunino Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7848043221469219
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Mestre em Gestão da Economia Criativa (ESPM RJ) em 2017, possui Especialização em Gestão de Negócios também pela ESPM RJ (2011), graduação em DESENHO INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e graduação em COMUNICAÇÃO VISUAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985). Faz parte do laboratório de pesquisa Lembrar da ESPM-RJ. Atualmente é professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing e da Associação Educacional Veiga de Almeida (UVA-Universidade Veiga de Almeida). Foi professora no curso de comunicação da faculdade CCAA. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Comunicação Visual atuando principalmente em criação de identidade visual e portifólio empresarial, criação de capas de livros, editoração de jornal e sistemas de sinalização. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vera Zunino Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, V. Z.;Rosa, Vera Z.;Rosa, V. Zunino

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro.
Rua do Rosário - 90
Centro
20041002 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21062000


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Marca Imperator: Memória, Cultura e Experiência, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Isabella Vicente Perrotta.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2011 - 2012
Especialização em pós graduação Gerência em Gestão Empresarial e. (Carga Horária: 361h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Rio Sport Center e a visão de Negócios.
Orientador: Vitor Pires.
2004 interrompida
Especialização interrompida em 2006 em Arte e Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Vik Muniz e a Estética da Ilusão.
Orientador: Edgar Lyra.
Ano de interrupção: 2006
1997 - 1997
Especialização em Docência Superior. (Carga Horária: 180h).
Escola Superior dePropaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: O Designer como negociador: uma questão que se aprende na história.
1979 - 1985
Graduação em DESENHO INDUSTRIAL.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: DISPENSER SELF SERVICE PARA PROJETOS DE QUIOSQUE.
Orientador: JOSE ABRAMOVICH.
1979 - 1985
Graduação em COMUNICAÇÃO VISUAL.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Sinalização de segurança para escritórios.




Formação Complementar


2018 - 2018
Semana do Educador. (Carga horária: 2h).
Centro Cultural Banco do Brasil - RJ Educativo, CCBB - RJ, Brasil.
2018 - 2018
Com o dedo no mercado - a história da ESPM-RJ. (Carga horária: 2h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2018 - 2018
Como orientar alunos a fazerem trabalhos em grupo com co-responsabilidade. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2018 - 2018
Como atualizar o seu curriculo Lattes. (Carga horária: 4h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2018 - 2018
A taxonomia de aprendizagem significativa de Fink. (Carga horária: 2h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2018 - 2018
Aplicativos que colaboram para a aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2018 - 2018
Bate-papo sobre finanças pessoais. (Carga horária: 2h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Gamificação na Educação. (Carga horária: 4h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor assistente 2, Carga horária: 12

Atividades

11/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro, .

03/1996 - Atual
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Comunicação I e II
Historia da Arte
Arte e DEsign

Associação Educacional Veiga de Almeida (UVA-Universidade Veiga de Almeida), AEVA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor auxiliar A, Carga horária: 9

Atividades

03/1996 - Atual
Ensino, Comunicação social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de Arte
Orientação ao Portifólio


Linhas de pesquisa


1.
Memória, história institucional


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Medalha de Mérito Acadêmico Gerhar Wilda., ESPM -RJ.
2003
Concurso público nacional para espaço vivencial de Mobilidade Urbana de Goiânia, Prefeitura de Goiânia e IAB regional Goiânia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Rosa, V. Zunino2018Rosa, V. Zunino. A Marca Imperator: memória e construção da imagem. PROJETICA, v. 9, p. 179-196, 2018.

2.
Rosa, V. Zunino2018Rosa, V. Zunino. A Marca Imperator: Memória e Construção de Imagem. PROJETICA, v. 9, p. 179-196, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Rosa, Vera Z.; CRUZ, L. S. ; TEIXEIRA, E. A. S. ; Fernando Morgado ; STRUNCK, G. ; BOSCHI, M. ; MIGLIARI, M. M. ; MERLINO, V. ; ERTHAL, A. A. ; RESCH, J. ; PERROTTA, I. . Marcas, memória e representação. 1. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 2017. v. 1. 192p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROSA, V. Z.. Paratodos, jornal da ESPM RJ. Paratodos, jornal da ESPM RJ, Rio de Janeiro, , v. 18, p. 8 - 8, 16 nov. 2005.

2.
ROSA, V. Z.. Paratodos, jornal da ESPM. Paratodos, jornal da ESPM, Rio de Janeiro, , v. 17, p. 8 - 8, 25 set. 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
Rosa, V. Zunino; PERROTTA, I. ; AMATO, Leonardo . Rio Cidade Criativa: arte, cultura e equipamentos urbanos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Rosa, V. Zunino; AMATO, Leonardo ; MACHADO, Marcos . Economia Criativa: As potencialidades do Rio como Cidade Criativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Rosa, V. Zunino. A marca Imperator: memória e construção de imagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Rosa, V. Zunino. Imperator: de cinema a centro cultural, mais uma história de ressignificação com a remodelação do espaço arquitetônico e criação de uma marca.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ROSA, V. Z.. A influência da arte na publicidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ROSA, V. Z.; Douglas da Conceição de Faria . Adaptação do Projeto de sinalização do Núcleo Babilônia no PE Desengano, RJ. 2016.

2.
ROSA, V. Z.; Douglas da Conceição de Faria . Sinalização do Parque do Desengano, Núcleo Babilônia. 2015.

3.
ROSA, V. Z.; Douglas da Conceição de Faria . Snalização turística para Búzios. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
Lourdes Zunino Rosa ; ROSA, V. Z. . Projeto de Comunicação Visual para concurso Estação Antártica Comandante Ferraz. 2013. (Projeto de Design Gráfico).

2.
ROSA, V. Z.. PRÊMIO ESCOLA DE RÁDIO 2009. 2009. (Projeto de Design Gráfico).

3.
ROSA, V. Z.. PARATODOS. 2007. (Editoração/Periódico).

4.
ROSA, V. Z.. Cadernos de Boas Práticas, volume 1. 2005. (Editoração/Outra).

5.
ROSA, V. Z.. Cadernos de Boas Práticas, volume 2. 2005. (Editoração/Outra).

6.
ROSA, V. Z.; Marcelo Miguez . Curso intensivo de Design e Produção Gráfica. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
ROSA, V. Z.; Marcelo Miguez . Design e Produção Gráfica. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para curso de Design e Produção Gráfica).

8.
ROSA, V. Z.; Douglas da Conceição de Faria . SIM. 2000. (portifólio de produto).

9.
ROSA, V. Z.; Douglas da Conceição de Faria . Cetip. 2000. (Projeto de Design Gráfico).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ROSA, V. Z.; Paulo Lopes . Premio Radialistas 2010. 2010. Programação Visual.

2.
ROSA, V. Z.. Projeto Lagoa. 2009. Programação Visual.

3.
ROSA, V. Z.; Paulo Lopes . Prêmio Escola de Rádio. 2009. Programação Visual.

4.
ROSA, V. Z.; Marcus Barros . Projeto TIM verão 2009. 2008. Programação Visual.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TEIXEIRA, E. A. S.; RAMOS, F. F.; ROSA, V. Z.; ROSA, V. Z.. Participação em banca de Aline Soares Almeida Tavares.All~in. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
ROSA, V. Z.; Eduardo Varela; Maria Isabella Muniz. Participação em banca de Maíra Tardivo Mendes.Lolla. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
Adriana Chammas; MEZONI, G.; ROSA, V. Z.. Participação em banca de Vera Zunino Rosa.Ciranda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design: Habilitação em Comunicação Visual e Ênfase) - Escola Superior de Propaganda e Marketing RJ.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13o Congresso Brasileiro Pesquisa & Desenvolvimento em Design. A Marca Imperator: Memória e Construção de Imagem. 2018. (Congresso).

2.
Café com Design.Rio Cidade Criativa: arte, cultura e equipamentos urbanos. 2018. (Encontro).

3.
Feira Literária.Economia Criativa: As potencialidades do Rio como Cidade Criativa. 2018. (Encontro).

4.
II Seminário Interno de Pesquisas do Mestradp Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-RJ.Pesquisas do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa. 2018. (Encontro).

5.
Seminário Anual do Núcleo de Pesquisas ESPM Rio. 2018. (Seminário).

6.
1o ENCONTRO NACIONAL MODOS DE VER: HISTÓRIAS DE CINEMAS, MODOS DE EXIBIÇÃO E PRÁTICAS DAS AUDIÊNCIAS.Imperator: de cinema a centro cultural, mais uma história de ressignificação com a remodelação do espaço arquitetônico e criação de uma marca.. 2017. (Encontro).

7.
Encontro de Pós-Graduação em Design: Cenários e Perspectivas. 2017. (Encontro).

8.
I Seminário Interprogramas ESPM/ECO.A Marca Imperator: Memória, Cultura e Experiência (resumo). 2016. (Seminário).

9.
A Terceira Cultura / Arte e Ciência. 2015. (Simpósio).

10.
24 Horas de Comunicação.Comunicação e Meio Ambiente. 2009. (Seminário).

11.
24 horas de Comunicação.A Evolução da Propaganda no Brasil. 2008. (Outra).

12.
Encontro Internacional de Arte Educação como Mediação. 2008. (Encontro).

13.
I Seminário da Preservação da Identidade: moda, joalheria e artesanato no Brasil Contemporâneo. 2006. (Seminário).

14.
XVII Ciclo de Comunicação Social.A influência da arte na publicidade. 2006. (Outra).

15.
Oficina de Propaganda.Portifólio e Marketing Pessoal. 2001. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alisson Filipe Nascimento da Silva. A TV é colorida: a representividade LGBT nos filmes publicitários do segmento de cosmético. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Vera Zunino Rosa.

2.
Gabriel Borges Sobreira Quaranta. A Webpublicidade atualmente nas redes sociais: análise da campanha "Sinta o Sabor", da Coca-Cola nas mídias sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Vera Zunino Rosa.

3.
Gabriella Halfeld Oliveira. O Futuro da Midia Impressa na era Digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Vera Zunino Rosa.

4.
Rachel Ferreira Moutinho Alvarenga. Humor Viral: análise dos vídeos promocionaisutilizados nas redes sociais da Neteflix Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Vera Zunino Rosa.

5.
Gabrielle Rolim. Ações de Branding: o caso da Farm. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Vera Zunino Rosa.

6.
Christiane Fraga Machado Ramos. Análise e força da comunicação visual dos anúncios das revistas femininas de 1920 e do inicio do século XXI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Vera Zunino Rosa.

7.
JULIANA FIUZA REIS. A IMPORTÂNCIA DA FINALIZAÇÃO GRÁFICA EM DETERMINADAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Vera Zunino Rosa.

8.
CAROLINA MACHADO. A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE MARCA NO SEGMENTO DE LUXO: O CASE H. STERN. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Vera Zunino Rosa.

9.
PATRÍCIA VAREJÃO BOURDOT. POR DENTRO DA EMBALAGEM: O POTENCIAL DA EMBALAGEM COMO FERRAMENTA DE VENDA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Vera Zunino Rosa.

10.
TAÍS SANTOS MOURA E SOUZA. CASE NOVA SCHIN. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Vera Zunino Rosa.

11.
RAQUEL DE SOUZA DAUMERIE. HAVAIANAS UM CASE DE BRANDING BEM SUCEDIDO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Vera Zunino Rosa.

12.
Juliana Almeida de Souza. A importância da marca no mercado consumidor: Assolan, o fenômeno x Bombril, mil e uma utilidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Vera Zunino Rosa.

13.
LÍVIA FREIRE CHIANCA LIRA. A FORÇA DA MASCOTE PARA A MARCA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Vera Zunino Rosa.

14.
ISNARD MANSO VIEIRA. PROPAGANDA E PUBLICIDADE: PASSADO, PRESENTE E FUTURO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Vera Zunino Rosa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Rosa, V. Zunino2018Rosa, V. Zunino. A Marca Imperator: Memória e Construção de Imagem. PROJETICA, v. 9, p. 179-196, 2018.



Outras informações relevantes


Desenvolveu projeto gráfico do jornal Paratodos, periódico da ESPM RJ, em agosto de 2001, atuando até o final de 2007 nas suas atualizações gráficas, diagramação, edição de imagens e artigos.

Em dezembro de 2014 recebi a Medalha de Mérito Acadêmico ESPM - Gerhar Wilda.

Em abril de 2015 paraninfa da formatura da turma de Comunicação, Publicidade, da UVA.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 14:54:13