Renato Marcone José de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8984902656508635
  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


Professor da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema. Doutor em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp, campus de Rio Claro-SP, sob a orientação do Prof. Dr. Ole Skovsmose. Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Unesp, campus de Rio Claro-SP, tendo sido orientado pela Profa. Dra. Miriam Godoy Penteado. Graduado em Matemática, Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem interesse em pesquisas na área de diferença e inclusão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renato Marcone José de Souza
Nome em citações bibliográficas
MARCONE, R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema.
Rua São Nicolau, 210
Centro
09920000 - Diadema, SP - Brasil
Telefone: (11) 40440500


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Educação Matemática e Inclusão/Exclusão, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Ole Skovsmose.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2009 - 2010
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Educação Matemática Inclusiva no Ensino Superior ? aprendendo a partilhar experiências,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Miriam Godoy Penteado.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Deficiência Visual; Educação Inclusiva; Educação Matemática; Ensino Superior.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2008
Graduação em Matemática.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
C. de Qual. de Prof. na Área da Deficiência Visual. (Carga horária: 520h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Introdução ao Grego Clássico. (Carga horária: 51h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Trabalhando o Des. Integral do Deficiente Visual. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2005 - 2005
LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais. (Carga horária: 90h).
Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais - Uberlândia, CEMEPE, Brasil.
2005 - 2005
BRAILLE. (Carga horária: 40h).
Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais - Uberlândia, CEMEPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto CLT, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio de docência na disciplina: História da Matemática.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 5
Outras informações
Estágio de docência na disciplina: Conteúdo, Metodologia e Prática do Ensino de Matemática. Faculdade de Educação.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio de docência na disciplina: Tópicos especiais em Educação Matemática: o ensino e a aprendizagem de matemática para estudantes com deficiência.

Atividades

08/2015 - 10/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Diferencial.
03/2015 - 07/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica.

Homi Bhabha Centre for Science Education, HBCSE, Índia.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Short Term Visit Ph.D. Student, Enquadramento Funcional: Doutorado Sanduíche, Carga horária: 40


Faculdade CBTA, CBTA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 10


CEPAE - UFU, CEPAE - UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Professor estagiário de Matemática selecionado pelo Programa de Extensão Integração UFU / Comunidade, Cursinho Alternativo para Surdos (CAS), realizado pelo CEPAE - Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial da Universidade Federal de Uberlândia.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor estagiário de Matemática selecionado pelo Programa de Extensão Integração UFU / Comunidade, Cursinho Alternativo para Surdos (CAS), realizado pelo CEPAE - Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial da Universidade Federal de Uberlândia.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor estagiário de Matemática selecionado pelo Programa de Extensão Integração UFU / Comunidade, Cursinho Alternativo para Surdos (CAS), realizado pelo CEPAE - Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial da Universidade Federal de Uberlândia.

Atividades

08/2005 - 12/2005
Estágios , CEPAE, .

Estágio realizado
Aulas de matemática para estudantes surdos, utilizando LIBRAS básica para ministrar tais aulas..

EEFM João Ruffino, EEFM JR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40


Escola Estadual Heloisa Lemenhe Marasca, EEHLM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de matemática, Carga horária: 40


Centro de Excelência Educacional de Uberlândia - Rede Pitágoras, CEEU, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6

Atividades

03/2008 - 12/2008
Estágios , Centro de Excelência Educacional de Uberlândia - Rede Pitágoras, .

Estágio realizado
Monitoria de Matemática, Níveis: Ensino Médio e Ensino Fundamental.
03/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Excelência Educacional de Uberlândia - Rede Pitágoras, .

Estágio realizado
Monitoria de Matemática, Níveis: Ensino Médio e Ensino Fundamental.

Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estatutário, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática IV (Geometria Analítica) Vespertino
Prática de Ensino de Ciências e Matemática a Distância Vespertino
Prática de Ensino de Ciências e Matemática a Distância Noturno
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Diadema, .

Cargo ou função
Coordenador da Comissão Local de Acessibilidade.
05/2017 - Atual
Direção e administração, Campus Diadema, .

Cargo ou função
Vice-chefe do Departamento de Ciências Exatas e da Terra.
12/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Diadema, .

Cargo ou função
Comissão de Apoio à Biblioteca.
01/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III - Matemática - Noturno
Estágio Supervisionado III - Matemática - Vespertino
Integração das Ciências I - Noturno
Integração das Ciências I - Vespertino
09/2016 - 05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Diadema, .

Cargo ou função
Membro Titular da Comissão de Curso - Licenciatura Plena em Ciências..
08/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica de Matemática I - Noturno
Estágio Supervisionado II - Matemática - Noturno
Estágio Supervisionado II - Matemática - Vespertino
Prática Pedagógica das Ciências à Distância - Noturno
Prática Pedagógica das Ciências à Distância - Vespertino
03/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I - Noturno
Estágio Supervisionado I - Vespertino
Prática Pedagógica de Matemática II - Noturno
Prática Pedagógica de Matemática II - Vespertino
Didática da Matemática - M - Noturno
Didática da Matemática - M - Vespertino
08/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática IV, Noturno e Vespertino.
06/2016 - 10/2016
Extensão universitária , Campus Diadema, .

Atividade de extensão realizada
II Fórum GEFOP A Prática Docente em Foco. I Jornada Educação Matemática..
03/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Matemática (Noturno e Vespertino). Prática de Ensino de Matemática (Noturno e Vespertino). Matemática V (Noturno e Vespertino).


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O papel do ledor do candidato com deficiência visual em provas de concursos e vestibulares
Descrição: Desde o ano 2000 já existem leis que garantem o direito das pessoas com deficiência a terem atendimento prioritário em diversos serviços. Em 2004, o Decreto nº 5.296/2004 regulamentou a legislação anterior, especificando os atendimentos aos quais pessoas com deficiência têm direito em várias situações, dentre elas a realização de provas de vestibulares. Diante disso, as instituições de ensino superior estão buscando se aperfeiçoar na tarefa de atender a este direito. Um dos meios que tem sido utilizado envolve a participação de uma pessoa, denominada de ledor, para ler as provas para o candidato. No entanto, pouco se sabe sobre a interferência que este ator exerce sobre a realização da prova do candidato. Diante disso, esta pesquisa buscará compreender de maneira mais aprofundada características desta interação, bem como pensar em modos de aprimorar este processo. Para tanto, foi firmada uma parceria entre a Unifesp - Campus Diadema, a Unesp - Campus de Rio Claro e a VUNESP, fundação que realiza provas de concursos e vestibulares em todos o Brasil, inclusive os vestibulares de toda a Unesp e de alguns cursos da Unifesp. O intuito desta parceria é que as universidades participantes contribuam com a experiência de seus pesquisadores e grupos de pesquisa dentro da temática da inclusão de pessoas com deficiência, enquanto a VUNESP contribuirá com sua experiência na realização de provas adaptadas para concurso e vestibulares, bem como dando acesso a estes dados para que os pesquisadores, em conjunto com a VUNESP, possam realizar a pesquisa aqui proposta..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
I Jornada de Educação Matemática
Descrição: O evento tem como objetivo trazer as discussões atuais da Educação Matemática para o contexto da Licenciatura em Ciências da Unifesp, Campus Diadema, através de palestras com pesquisadores experientes na área em diversas linhas de pesquisa, trazendo também a questão da multidisciplinariedade como foco, contribuindo assim para a formação de professores que ensinam matemática. Pretense-se também, com este evento, oportunizar a apresentação e discussão de trabalhos realizados por professores da rede estadual de ensino do estado de São Paulo e da rede municipal de ensino de Diadema que participam do GEFOP (Grupo de Extensão em Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Renato Marcone José de Souza - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Boletim de Educação Matemática. BOLEMA


Revisor de periódico


2009 - 2009
Periódico: Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Revista Latinoamericana de Etnomatemática: pers. sociocult. de la ed. mat.
2016 - Atual
Periódico: BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online)
2016 - Atual
Periódico: Benjamin Constant (Rio de Janeiro)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Silva, G.2017 Silva, G. ; MARCONE, R. ; BRIÃO, G. F. ; KISTEMANN, M. A. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E PREOCUPAÇÕES URGENTES: CENÁRIOS PROMOVEDORES DE EQUIDADE E JUSTIÇA SOCIAL. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 6, p. 130-157, 2017.

2.
MARCONE, R.2013 MARCONE, R.; PENTEADO, M. G. . Teaching Mathematics for blind students: a challenge at the university. International Journal for Research in Mathematics Education, v. 3, p. 23-35, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
MARCONE, R.. Desconstruindo Narrativas Normalizadoras. In: Fernanda Malinosky Coelho da Rosa; Ivete Maria Baraldi.. (Org.). Educação Matemática Inclusiva: estudos e percepções. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2018, v. 1, p. 17-36.

2.
MARCONE, R.; SKOVSMOSE, O. . Inclusion-Exclusion: An Explosive Problem. In: Ole Skovsmose. (Org.). Critique as Uncertainty. 1ed.Charlotte: Information Age Publishing, 2014, v. , p. 95-109.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARCONE, R.; ATWEH, B. . Who identifies a minority? A meta-research question about the lack of research in mathematics education concerning students with disability. In: Mathematics Education and Society 8 (MES-8), 2015, Portland, Oregon. Proceedings of the Eighth International Mathematics Education and Society Conference. Portland, Oregon: Ooligan Press, 2015. v. 3. p. 769-779.

2.
MARCONE, R.. Second Life: Precisa-se de professor de Matemática!. In: ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador: SBEM, 2010.

3.
MARCONE, R.. Narrativa do Caso de um Aluno Cego em um Curso de Graduação em Matemática. In: Seminário Internacional de Inclusão em Educação, 2010, Rio de Janeiro. Universidade e Participação, 2010.

4.
MARCONE, R.; PENTEADO, M. G. . Narrativa do Caso de um Aluno Cego em um Curso de Graduação em Matemática. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Educação Especial, 2010, São Carlos. IV CBEE e VI ENPEE. São Carlos: UFSCAR, 2010. v. Único. p. 4180-4192.

5.
MARCONE, R.. Narrativa do Caso de um Aluno Cego em um Curso de Graduação em Matemática. In: XIV EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), 2010, Campo Grande. Anais do XIV Ebrapem, 2010.

6.
MARCONE, R.. Estudo do caso de um aluno cego em um curso de graduação em Matemática. In: XIII EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática), 2009, Goiânia. Caderno de Resumos. Goiânia: Editora UFG, 2009. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARCONE, R.; BOSE, A. . Platform 3: Where Foreground Meets Background. In: Psychology of Mathematics Education (PME), 2014, Vancouver. PME 38 / PME-NA 36 Proceedings. Vancouver, Canada: PME, 2014. v. 6. p. 165-165.

2.
MARCONE, R.; PENTEADO, M. G. . A blind student at university: Challenges for mathematics teachers. In: 12th International Congress on Mathematical Education (ICME), 2012, Seoul. The Proceedings of the 12th International Congress on Mathematical Education (ICME). New York: Springer, 2012. v. Único. p. 398-399.

Apresentações de Trabalho
1.
MARCONE, R.. ?I DON?T WANNA TEACH THIS KIND OF STUDENTS? SILENCE IN MATHEMATICS EDUCATION AND DEFICIENCIALISM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BOSE, A. ; MARCONE, R. ; KUMAR, V. . NON-TYPICAL LEARNING SITES: A PLATFORM WHERE FOREGROUND INTERPLAYS WITH BACKGROUND. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARCONE, R.. Relato de Experiência de PDSE na Índia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARCONE, R.. A invenção da deficiência pela normalidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARCONE, R.. A Brief Report of my work in Mumbai. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MARCONE, R.. Mathematics Education, Inclusion and Post-Colonialism: the invention of 'disability' by the normality. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MARCONE, R.. Relato de uma experiência da pesquisa de campo: como o professor decide se o seu aluno é cego ou não?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MARCONE, R.; PENTEADO, M. G. . Teaching Mathematics for blind students: a challenge at the university. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MARCONE, R.. Transmissão Online do SMEM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MARCONE, R.; PENTEADO, M. G. ; SILVA, Lessandra Marcelly Sousa da . Educação Matemática e Inclusão: um desafio a muitas mãos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MARCONE, R.. Partilhando Experiências sobre Educação Matemática e Inclusão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MARCONE, R.. Educação Matemáitca Inclusiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MARCONE, R.. Second Life: Precisa-se de professor de Matemática!. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MARCONE, R.. Narrativa do Caso de um Aluno Cego em um Curso de Graduação em Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
MARCONE, R.. Estudo do Caso de um Aluno Cego em um Curso de Graduação em Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MARCONE, R.. Estudo do caso de um aluno cego em um curso de graduação em Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MARCONE, R.. Educação Matemática Possível. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARCONE, R.. Foregrounds: opaque stories about Learning. 2014. (Fotografia de capa de livro).

2.
PENTEADO, M. G. ; MARCONE, R. . O Ensino e a Aprendizagem para Estudantes com Necessidades Educativas Especiais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MARCONE, R.. III Colóquio de Educação Matemática. 2011. (Parecerista).

4.
MARCONE, R.; SILVA, Lessandra Marcelly Sousa da . Educação Matemática para deficientes visuais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PENTEADO, M. G. ; MARCONE, R. . O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática: ref. teórico metodológicas no Contexto da Formação de Professores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MARCONE, R.. Participação no Processo de Digitalização do Boletim de Educação Matemática - BOLEMA. 2009. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARCONE, R.; Silva, G.; G, Claudia. Participação em banca de Andiara Cristina de Souza. O uso de Tecnologias Digitais Educacionais na aprendizagem matemática de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas.

2.
FERNANDES, S. H. A. A.; Healy, L.; BOLITE, J.; TRALDI, A.; MARCONE, R.. Participação em banca de Claudio de Assis. A relevância dos gestos no discurso matemático do sujeito surdo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
SKOVSMOSE, O.; MARCONE, R.; MALTEMPI, M. V.; BARBOSA, G.; Silva, G.. Participação em banca de João Luiz Muzinatti. A ?VERDADE? APAZIGUADORA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: COMO A ARGUMENTAÇÃO DE ESTUDANTES DE CLASSE MÉDIA PODE REVELAR SUA VISÃO ACERCA DA INJUSTIÇA SOCIAL. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
PENTEADO, M. G.; MIARKA, R.; MARCONE, R.. Participação em banca de Íria Bonfim Gaviolli. Cenários para Investigação Matemática: um estudo de caso de uma criança com transtorno do espectro autista. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
KISTEMANN, M. A.; MARCONE, R.; SILVA, L. J. D.. Participação em banca de José Marcelo Guimarães Villar. Discalculia na sala de aula de matemática. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MORAIS, R.; MARCONE, R.; FERNANDES, F.. Participação em banca de Raquel Guimarães Medeiros. I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? UM OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA APRESENTADA NELA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA UAB) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

2.
MORAIS, R.; MARCONE, R.. Participação em banca de Cristina Gomes Prado. AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR PROFESSORES AO ENSINAR CONCEITOS MATEMÁTICOS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA UAB) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

3.
FÉLIX, N.; MARCONE, R.. Participação em banca de Patrícia Alves Rodrigues Leite. A educação lúdica nas aulas de matemática. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA UAB) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

4.
FÉLIX, N.; MARCONE, R.. Participação em banca de Luziane Paula Rodrigues. A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO MATEMÁTICA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA UAB) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LINARDI, P. R.; MARCONE, R.. Participação em banca de Jefferson Mendes do Nascimento.A utilização de softwares de Matemática para o ensino de Geometria,. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MILANI, R.; SILVA, M. C. L.; MARCONE, R.; TELES, R. S.. Processo Seletivo Simplificado Adjunto A Substituto Nível I Matemática. 2018. Universidade Federal de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9th Mathematics Education and Society (MES9). ?CRISIS? AND INTERFACE WITH MATHEMATICS EDUCATION RESEARCH AND PRACTICE: AN EVERYDAY ISSUE. 2017. (Congresso).

2.
13th International Congress on Mathematical Education. NON-TYPICAL LEARNING SITES: A PLATFORM WHERE FOREGROUND INTERPLAYS WITH BACKGROUND. 2016. (Congresso).

3.
13th International Congress on Mathematical Education. ?I don?t wanna teach this kind of students?: Silence in mathematics education and deficiencialism. 2016. (Congresso).

4.
I Colóquio em Educação Matemática Crítica.Aspectos do. 2016. (Outra).

5.
XIII Semana de Licenciatura, IV Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, Ia.Práticas Educativas Inclusivas no Contexto da Diversidade. 2016. (Seminário).

6.
III Colóquio de Educação Matemática Inclusiva. 2013. (Outra).

7.
A Pessoa com Deficiência no Rio de Janeiro: das questões legais ao processo administrativo. 2011. (Encontro).

8.
A pessoa com deficiência no Rio de janeiro: das questões legais ao processo educaucativo. 2011. (Outra).

9.
II Colóquio de Educação Matemátca inclusiva.Educação Matemática e Inclusão: perspectivas de um grupo de pesquisa. 2011. (Simpósio).

10.
Seminário de Educação Matemática.Partilhando Experiências sobre Educação Matemática e Inclusão. 2011. (Seminário).

11.
Atividade Inaugural do ano de 2010 do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática.Educação Matemática Inclusiva: estudo do caso de um aluno cego em um curso superior de Matemática. 2010. (Outra).

12.
Conferência Interna do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2010. (Outra).

13.
ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Second Life: Precisa-se de professor de Matemática!. 2010. (Encontro).

14.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. Narrativa do Caso de um Aluno Cego em um Curso de Graduação em Matemática. 2010. (Congresso).

15.
PME - 34th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. 2010. (Encontro).

16.
Seminário Internacional de Inclusão em Educação.Narrativa do Caso de um Aluno Cego em um Curso de Graduação em Matemática. 2010. (Seminário).

17.
VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2010. (Encontro).

18.
XIV EBRAPEM.Narrativa do Caso de um Aluno Cego em um Curso de Graduação em Matemática. 2010. (Encontro).

19.
II SIEMAT (Seminário Internacional de Educação Matemática).Estudo do caso de um aluno cego em um curso de graduação em Matemática. 2009. (Seminário).

20.
IV Encontro sobre o Aprendizado de Leitura e Escrita.Com a Chave na Mão. 2009. (Encontro).

21.
Jornada ?História oral em debate?. 2009. (Outra).

22.
I Colóquio de Educação Matemática Inclusiva. 2008. (Outra).

23.
I Colóquio Internacional Brasil e Itália: A realidade Educacional das pessoas com deficiências: Cruzando experiências e ampliando saberes. 2007. (Outra).

24.
Ciclo de Palestras do CEPAE - "Projeto Incluir: Discutindo o Paradigma". 2006. (Outra).

25.
III Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia.Educação de Surdos: Relatos de experiência no Cursinho Alternativo para Surdos (CAS). 2006. (Outra).

26.
Seminário de Educação Especial. 2005. (Seminário).

27.
II Semana da Matemática. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARCONE, R.. Atividade Inaugural. 2012. (Outro).

2.
MARCONE, R.. 34th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. 2010. (Congresso).

3.
MARCONE, R.. Conferência Interna do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2010. (Outro).

4.
PENTEADO, M. G. ; MARCONE, R. . 1º Colóquio de Educação Matemática Inclusiva. 2008. (Outro).

5.
MARCONE, R.. I Colóquio Internacional Brasil e Itália. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vagner Ramos Vasquez. Aplicação do Problema de Steiner da Educação. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Talita Mazzali Medeiros. O uso de materiais concretos e visuais no ensino de matemática com alunos com Síndrome de Down. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA UAB) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Renato Marcone José de Souza.

2.
Marcelo Aparecido Sartori. DESAFIOS SOBRE A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DE UM LICENCIADO EM MATEMÁTICA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA UAB) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Renato Marcone José de Souza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Larissa Pereira de Andrade. Questões Socioeconômicas que influenciam o Desempenho dos Candidatos no ENEM: correlações e reflexos da sociedade.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Renato Marcone José de Souza.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
PENTEADO, M. G. ; MARCONE, R. . O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática: ref. teórico metodológicas no Contexto da Formação de Professores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).





Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 21:39:35