Júlio Corrêa de Resende Dias Duarte

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  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Doutorando em Educação pela UFMT, Mestre em Turismo e Meio Ambiente pela UNA (2008), Graduado em Turismo pela PUC-MG (2005) e membro do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA). É professor efetivo do Curso Superior de Turismo do IFMT. É docente em diversos MBAs, ministrando disciplinas nas áreas de sustentabilidade, ética, liderança, responsabilidade socioambiental e gestão do turismo. Trabalha como consultor em Sustentabilidade, Escolas Sustentáveis, Educação Ambiental, Gestão do Turismo e Empresas Sustentáveis. É palestrante dos temas sustentabilidade, ética e gestão empresarial, além de ser escritor no Blog Bolinha de Gude: Educação para a Sustentabilidade. Desenvolve o Projeto Silêncio: Meditação para Desaceleração, com os estudantes, bem como o projeto Educação 2.0, de produção de vídeo aulas e documentários, em colaboração com os estudantes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Júlio Corrêa de Resende Dias Duarte
Nome em citações bibliográficas
RESENDE-DUARTE, J. C. D.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá.
Rua Zulmira Canavarros
Centro
78005-200 - Cuiaba, MT - Brasil
Telefone: (65) 33143619
URL da Homepage: www.cba.ifmt.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
com período sanduíche em Universidade da Coruña (Orientador: Araceli Serantes Pazos).
Título: Pedagogia da Travessia: Educação Ambiental do Caminhar,
Orientador: Michèlle Sato.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: fenomenologia; educação ambiental; percepção; travessias; caminhar.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
2006 - 2008
Mestrado em Turismo e Meio Ambiente.
Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Título: Cicloturistas e suas Percepções Ambientais: Um estudo na Estrada Real,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Nelson Antônio Quadros Vieira Filho.
Palavras-chave: Percepção Ambiental; Cicloturismo; Planejamento do Turismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2011 - 2011
Aperfeiçoamento em Coaching pessoal. (Carga Horária: 60h).
Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
Título: .. Ano de finalização: 2011.
2001 - 2005
Graduação em Turismo.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Planejamento turístico do Distrito Lapinha da Serra, Santana do Riacho-MG.
Orientador: Thaís Ribeiro.




Formação Complementar


2006
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2011 - 2011
Coaching Pessoal e Profissional. (Carga horária: 80h).
Universidade de Cuiabá, UNIC - CUIABÁ, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2004 - 2004
Educação Ambiental para educadores. (Carga horária: 30h).
Parque das Mangabeiras, P.MANGABEIRAS, Brasil.
2003 - 2003
Fotografia. (Carga horária: 60h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Educação, Ciências e Tecnologia, IFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Departamento de Serviços - Eventos, Turismo e Secretariado Disciplinas Ministradas: Planejamento e Organização de Eventos; Captação de Eventos; Cerimonial, Protocolo e Etiqueta; Empreendedorismo; Educação Ambiental.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso Superior em Turismo, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do Curso Superior Bacharel em Turismo e do Curso Técnico de Guia de Turismo

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Guia de Turismo, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Colegiado de Capacitação Docente, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão de Sustentabilidade, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão de PPC, Carga horária: 4
Outras informações
Comissão responsável pela elaboração do Projeto Pedagógico do Curso Superior em Turismo

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente Banca Avaliadora de Docentes, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão PPC, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento da Área de Serviços - DAS, .

Linhas de pesquisa
Sustentabilidade em Turismo
11/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento da Área de Serviços - DAS, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante - DAS.
09/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento da Área de Serviços - DAS, .

Cargo ou função
Comissão do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Turismo.
04/2012 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Captação de Eventos
Hospitalidade em Serviço de Eventos
Planejamento e Organização de Eventos I e II
Projetos de Negócios para Empresas de Eventos
Protocolo, Cerimonial e Etiqueta I e II
04/2012 - Atual
Ensino, Curso Técnico em Eventos, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Planejamento e Organização de Eventos I e II

Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8

Atividades

05/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, .


10 por Hora, 10/H, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestor do Projeto 10 por hora, Carga horária: 8
Outras informações
Gestor do Projeto 10 por Hora, cujo objetivo é fomentar a utilização da bicicleta como meio de transporte pacífico. www.dezporhora.org


Bolinha de Gude: Educação para a Sustentabilidade, BG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 1
Outras informações
Sala de Aula Virtual sobre Sustentabilidade www.bolinhadegude.wordpress.com


Kaa consultoria em Turismo e Empresas Sustentáveis, KAA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 8
Outras informações
Últimas Consultorias em Gestão do Turismo e Empresas Sustentáveis: - Desenvolvimento de um Plano de Negócios da Pousada Sustentável Ikoporã - Nobres - MT - Gestão Ambiental do 44o Batalhão do Exército Brasileiro - Cuiabá - MT

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 1
Outras informações
Palestras: - Sustentabilidade: Um despertar da humanidade - Empresas Sustentáveis


Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Docência: - Administração FGV (Fundação Getúlio Vargas): - Administração UNIC (Universidade de Cuiabá): Membro do Núcleo Docente Estruturante da Graduação em Administração Extensão: - Coordenação do Projeto de Extensão Turismo Solidário

Atividades

01/2012 - Atual
Ensino, MBA em Finanças Empresariais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sustentabilidade e Governança Corporativa
01/2012 - Atual
Ensino, MBA em Produção e Gestão da Qualidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sustentabilidade e Governança Corporativa
10/2011 - Atual
Ensino, MBA em Logística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Logística - Sustentabilidade aplicada à Logística
06/2011 - Atual
Ensino, MBA em Liderança e Coaching, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sustentabilidade e LIderança
07/2011 - 03/2014
Direção e administração, Faculdade de Administração, .

Cargo ou função
Coordenador do Blog da Faculdade de Administração.
07/2011 - 03/2014
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração e Planejamento do Serviço Social
07/2011 - 03/2014
Extensão universitária , Faculdade de Administração, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto Turismo Solidário Adm Unic (viagens técnicas em destinos turísticos para contribruir com a comunidade com atividades empreendedoras).
07/2010 - 03/2014
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Clínica e Hospitalar I (2010/2)
Gestão Clínica e Hospitalar II (2010/2)
03/2009 - 03/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Corporativo I (Introdução à Administração) (2009/2)
Desenvolvimento Corporativo II (TGA I) (2009/1)
Gestão Corporativa I (TGA 2) (2009/2)
Gestão de Empreendimentos Turísticos (2010/2)
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração (2009/1)
Responsabilidade Socioambiental (2010/1)
Simulação de Negócios (2009/1)
Teoria Geral da Administração (2011/1)
03/2009 - 03/2014
Ensino, Administração FGV, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia, Ética e Responsabilidade Socioambiental (2011/2)
Gestão de Empreendimentos Turísticos (2009/2)
Sustentabilidade (2011/1)
Teoria Geral da Administração (2011/2)
01/2011 - 07/2011
Ensino, CST em Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Empresas e Empreendedorismo
01/2010 - 07/2010
Ensino, CST Gestão em Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento
1/2009 - 07/2010
Extensão universitária , Coordenação de Eventos - FAAD, .

Atividade de extensão realizada
Equipe de Eventos da FAAD;.
07/2009 - 12/2009
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração (2009/2)
03/2009 - 07/2009
Ensino, CST em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Administração

Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura, ICEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Professor da Disciplina Fundamentos da Administração - Gestão Hospitalar


Oturismo - consultoria e projetos, OTURISMO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Co-proprietário, Enquadramento Funcional: Consultor em planejamento turístico, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tutor - EAD, Carga horária: 40
Outras informações
Planejamento, Criação, Tutoria e Moderação de Cursos para Formação Continuada do Servidor Público, na modalidade Educação à Distância.


UNIPRO, UNIPRO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15


Parque Municipal das Mangabeiras, PMM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria ambiental e Educação Ambiental


Belotur-empresa municipal de turismo, BELOTUR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Informações turísticas, Carga horária: 20
Outras informações
Informações turísticas nos aeroportos: Internacional de Confins e Pampulha



Linhas de pesquisa


1.
Sustentabilidade em Turismo
2.
Percepção Ambiental e Fenomenologia
3.
Educação Ambiental


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
REAJA - Rede Internacional de Pesquisadores em Educação Ambiental e Justiça Climática
Descrição: Sob coordenação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), interagimos com mais 12 entidades nacionais e estrangeiras, envolvendo o Brasil, México, Portugal e Espanha. Entre entidades governamentais e não-governamentais, as univrsidades são majoritárias, propono 5 linhas temáticas compõem a proposição investigativa: [1] JUSTIÇA CLIMÁTICA ? que transcende o debate da mudança climática, incidindo o foco no modelo insustentável de desenvolvimento e consequente geração de desigualdades. [2] CULTURA ? Uma vez identificados os grupos sociais, povos e comunidades tradicionais, damos foco nos meios de vida das comunidades e de que maneira as táticas de proteção são construídas. [3] FORMAÇÃO - em vários niveis, idades, dentro e fora da academia. Nos processos de formação de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, bem como na educação popular junto com as comunidades. [4] COMUNICAÇÃO ? Buscamos na poética comunicativa, a construção de meios que comuniquem as injustiças climáticas. [5] POLÍTICAS PÚBLICAS ? os estudos no campo das políticas públicas buscam compreender o significado lato da governança e da governabilidade, na exigência de que elas devam ser construídas em processos dialógicos entre governos e a sociedade civil. Uma dimensão internacional da Comunidade dos Países Falantes da Língua Portugesa (CPLP) e Ibero-americana se irradiam desta proposição, à construção de políticas internacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
Justiça climática e educação ambiental
Descrição: O presente projeto propõe a formação de um coletivo educador e pesquisador entre seis entidades, sendo 5 universidades e 1 entidade governamental: a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo o Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) na coordenação e mais 5 instituições parceiras ? o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que agrega a educação básica e o ensino superior em sua estrutura, a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a Universidade de São Paulo (USP) no campus em Piracicaba, especificamente pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) e o Centro de Controle e Monitoramento de Acidentes e Desastres Naturais (CEMADEN). Por meio de diálogos permanentes, este coletivo quer fortalecer as políticas públicas pela pesquisa, pela formação e pela comunicação. No tocante à pesquisa, 5 linhas temáticas compõem a proposição investigativa: [1] JUSTIÇA CLIMÁTICA ? que transcende o debate da mudança climática, incidindo o foco no modelo insustentável de desenvolvimento e consequente geração de desigualdades. Os efeitos drásticos desta alteração terão proporção, magnitude e escala de forma desigual e injusta, acometendo mais as camadas economicamente desprivilegiadas, os que vivem na periferia, aqueles que estão à margem da história ou de maneira inviabilizada pela sociedade competitiva e que ainda mantém o modelo de crescimento econômico como meta do bem-estar humano. Buscamos interpretar os conflitos socioambientais e os desastres naturais relacionados às mudanças climáticas, identificando os grupos sociais que são mais acometidos por estes agravos, estudando suas táticas de lutas, seus mecanismos de resistência e de que modo conseguem enxergar um futuro mais feliz. Um mapeamento dos conflitos, dos desastres naturais e a identificação dos grupos sociais é a proposta básica das pesquisas relacionadas com a justiça climática. [2] CULTURA ? Uma vez identificados os grupos sociais, povos e comunidades tradicionais, damos foco em 3 comunidades para os estudos culturais. Uma delas localiza-se em Campo Grande, MS, por meio da etnia indígena Terena e sob a responsabilidade da UCDB. Com foco na escola indígena, a proposta Terena consiste em interpretar a educação indígena à luz da territorialidade e sustentabilidade, e de que maneira as aprendizagens conseguem ser significativas para construção de um currículo fenomenológico, isto é, moldado na existência da cultura indígena, com as suas expressões e crenças étnicas. Em MT, escolhemos duas localidades para estudar algumas expressões etnográficas como a arte, a mitologia, festividades, as relações de gênero e as identidades construídas no âmbito da educação popular. São Pedro de Joselândia localiza-se no Pantanal de Barão de Melgaço, com típica fitofisionomia pantaneira de cheias e secas. Uma comunidade católica com identidade e expressões antropológicas muito singulares. A outra comunidade é o quilombo Mata Cavalo, no cerrado de Nossa Senhora do Livramento. É uma comunidade sofrida, com diversos conflitos socioambientais e que ainda enfrenta um campo de poder interno, no microcosmo das disputas foucaultianas inerentes à natureza humana. [3] FORMAÇÃO - Semelhante ao processo dos Terena, em MT estamos envolvendo as escolas de São Pedro de Joselândia no Pantanal e do Quilombo Mata Cavalo, no Cerrado à construção de Projetos Ambientais Escolares Comunitários (PAEC) que ressignifica o currículo e o projeto político pedagógico à luz da realidade de casa escola, na sua tessitura existencial. Examinaremos diversas possiblidades como as escolas sustentáveis e as ecotécnicas, o projeto ciência pés no chão do Cemaden, a pegada ecológica e outras boas propostas que somam oferecendo uma sinergia aos processos de aprendizagem escolar. No âmbito das comunidades, propomos a educação popular de inspiração totalmente Freirea.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
ESCOLAS SUSTENTÁVEIS NO QUILOMBO MATA CAVALO
Descrição: Financiamento: WWF · Período: 2015-16 · Coordenação: Michelle Jaber e Michèle Sato Pesquisadores: Regina Silva, Rosana Manfrinate, Giseli Dala-Nora, Júlio Resende-Duarte, Déborah Moreira, Priscilla Amorim, Elizete Gonçalves, Giselly Gomes, Rosana Manfrinate, PET conexões OBJETIVOS Geralmente, as pesquisas no campo das mudanças climáticas têm orientações de ?Resiliência, Adaptação e Mitigação (RAM)?, e que são importantes no marco das estratégias de sobrevivência. Contudo, aqueles grupos sociais mais vulneráveis às injustiças climáticas não são os causadores da mudança e as RAM acabam se configurando como orientações INSTITUÍDAS focadas na defesa. A premissa da pesquisa-ação é a de que o debate sobre justiça climática poderá gerar táticas que possibilitem incidir na formulação e implantação de políticas públicas e pedagogias de existência, por meio de uma resistência que consiga evidenciar o vigor político de uma educação ambiental INSTITUINTE. Palavras-chave: escolas sustentáveis * pegada ecológica * projetos ambientais escolares comunitários * justiça ambiental * conflitos socioambientais (racismo ambiental) · Compreender as percepções acerca da mudança climática, e com especial ênfase, fomentar a dimensão política da justiça climática; · Promover um curso de formação à comunidade escolar (professores, estudantes e moradores), com conceitos relacionados à educação ambiental, pegada ecológica, justiça climática, justiça ambiental, água, mulheres, mitologia, conflitos socioambientais e grupos sociais vulneráveis; · Estimular a construção de Projetos Ambientais Escolares Comunitários (PAEC), que possua um currículo ambientalizado à criação de técnicas sustentáveis, bem como processos de bioarquitetura, aproveitamento da água da chuva, horta escolar, alimentação segura e demais temas relacionados às políticas das escolas sustentáveis. METODOLOGIA Sociopoética Optamos pela sociopoética na metodologia, enfatizando os processos de participação observante (Fromm, 1960) que não enxerga os habitantes do Quilombo Mata Cavalo (Nossa Senhora do Livramento, MT) como meros objetos de pesquisa, mas consideramos que são sujeitos que formam um grupo pesquisador junto com o GPEA e que torna os próprios pesquisadores GPEA um ativo participante observador, jamais neutro, muito menos distante do cenário investigado...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Critérios de Sustentabilidade em Empresas de Eventos
Descrição: Pesquisar quais são as iniciativas sustentáveis em empresas ligadas ao setor de Eventos; buffet, decoração, espaço para eventos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Turismo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.2018 RESENDE-DUARTE, J. C. D.; SATO, M. T. . A meditação na educação e a ecologia profunda. AMBIENTALMENTE SUSTENTABLE, v. 25, p. 41-58, 2018.

2.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.2011 RESENDE-DUARTE, J. C. D.; VIEIRA FILHO, N. . Cicloturistas na Estrada Real: perfil, forma de viagem e implicações para o segmento. REVISTA TURISMO EM ANÁLISE, v. 22, p. 168-194, 2011.

3.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.2007RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Percepção da comunidade a respeito dos impactos sócio-culturais do turismo: o caso do povoado Lapinha da Serra, Santana do Riacho - MG. Anais - Encontro Nacional de Turismo com Base Local, v. 3, p. 772-781, 2007.

4.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.2007RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Planejamento do Cicloturismo: Uma análise das ações do Programa Estrada Real. Anais - Encontro Nacional de Turismo com Base Local, v. 2, p. 860-871, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Escolas Sustentáveis ou escolas em busca de sustentabilidade? uma travessia pantaneira. In: Glaucia Torres; Sonia Palma: Regina Silva. (Org.). Espaços Educadores Sustentáveis: percursos construídos na UFMT. 01ed.Cuiabá: UFMT, 2015, v. , p. 79-89.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.; SCARPELLI, B M. ; PESSOA, F. . Turismólogo in Foco. Turismólogo in Foco, Belo Horizonte - MG, p. 24 - 27, 01 out. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.; SATO, M. T. . As longas travessias a pé e a educação da presença. In: Semiedu, 2018, Cuiabá. 26º Seminário de Educação - SemiEdu 2018 - 30 anos do PPGE: diálogos entre Políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica, 2018.

2.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.; SATO, M. T. . Casa da Cultura Quilombola: interpretações e transformações na comunidade Mata Cavalo. In: 26º Seminário de Educação - SemiEdu 2018 - 30 anos do PPGE: diálogos entre Políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica, 2018, Cuiabá. 26º Seminário de Educação - SemiEdu 2018 - 30 anos do PPGE: diálogos entre Políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica, 2018.

3.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.; QUADROS, N. . O aprendizado nas viagens de bicicleta: um diálogo epistemologico entre Merleau-Ponty e Tim Ingold.. In: 25o Semiedu: educação, diversidades culturais, sujeitos e saberes, 2017, Cuiabá. 25o Semiedu: educação, diversidades culturais, sujeitos e saberes, 2017.

4.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.; MONLEVADE, A. P. B. ; CAMPOS, D. K. O. . A PERCEPÇÃO E PRÁTICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EM LOCADORAS DE VEÍCULOS DE PEQUENO PORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DE CUIABÁ/MT.. In: VI Congreso Latinoamericano de Investigación Turística, 2014, Neuquén. Libro de Actas VI Congreso Latinoamericano de Investigación Turística.. Neuquén: EDUCO, 2014.

5.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.; QUADROS, N. . CICLOTURISTAS NA ESTRADA REAL: PERFIL, FORMA DE VIAGEM E IMPLICAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO DO SEGMENTO. In: ANPTUR 2010, 2010, São Paulo. ANPTUR 2010. São Paulo: Alpeph, 2010.

6.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.; QUADROS, N. . CICLOTURISTAS E SUAS PERCEPÇÕES AMBIENTAIS: UM ESTUDO NA ESTRADA REAL. In: Seminário Internacional de Turismo, 2009, Curitiba. SIT 2009, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Identidades e Sostenibilidad. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Diversidad Cultural, Patrimonio y Turismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Inovação e Sustentabilidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Sustentabilidade e Agricultura Familiar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Escolas Sustentáveis na perspectiva das Mudanças Climáticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Educação e Sustentabilidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Sustentabilidade: Um despertar da humanidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Sustentabilidade: Um despertar da humanidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Sustentabilidade: Um despertar da humanidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Sustentabilidade: Um despertar da humanidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Sustentabilidade e o novo paradigma científica da física quântica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Sustentabilidade: Um despertar da humanidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Sustentabilidade: o despertar da humanidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Educação para a Sustentabilidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Carta da Terra e a Sustentabilidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Turismo e Patrimônio Cultura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Jovens Empreendedores do Turismo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Educación Ambiental y Cultura de Sostenibilidade. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Teoría de la Educación e Paulo Freire. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Sostenibilidad y Ética. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Sustentabilidade aplicada: bioconstrução e estilo de vida sustentável. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.; NASCIMENTO, F. C. ; PERA, A. . Sustentabilidade e o Poder Público. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Planejamento e Condução de Reuniões. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Escolas Sustentáveis e a Casa Tradicional Quilombola. 2016. Vídeo.

2.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Dia do Grafite IFMT. 2016. Vídeo.

3.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Frases de Paulo Freire com Professor Luiz Augusto Passos. 2016. Vídeo.

4.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. O que as montanhas ensinam?. 2016. Vídeo.

5.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Projeto Silêncio: Meditação na Universidade. 2016. Vídeo.

6.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Escolas Sustentáveis no Pantanal. 2014. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Participação em banca de Ester Aparecida da Silva. Resistência e Luta na ARPA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental Campesina) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Participação em banca de Fabiana Gonçalves da Costa. Produção de Hortaliças como espaço pedagógico: limites e potencialidades da experiência. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental Campesina) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Participação em banca de Matheus de Mesquita e Pontes. Das políticas neoliberais às reformas pontuais na educação de jovens e adultos: o caso do proeja FIC em Cáceres-MT. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada e PROEJA) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

4.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Participação em banca de Valéria Rosa Dezordi Polaquini. PROEJA e os desafios da multiculturalidade. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada e PROEJA) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Participação em banca de Leandro Nogueira da Silva; Vinícius Campos Mendes.O olhar de fora: Cuiabá na perspectiva dos residentes estrangeiros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Participação em banca de Maria da Glória Miranda e Roberto da Costa Vital.A inserção do Turismo no espaço rural pantaneiro: um estudo de caso na pousada piuval em poconé-MT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdades Integradas Cândido Rondon.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Temático: Justiça Climática e Educação Ambiental. 2016. (Seminário).

2.
III SEMASEC IFMT.Responsabilidade Socioambiental. 2014. (Encontro).

3.
Simpósio de Políticas Públicas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis.Escolas Sustentáveis na perspectiva das mudanças climáticas: uma experiência em São Pedro de Joselândia, Mato Grosso. 2014. (Simpósio).

4.
10o Encontro Matogrossensse de Pesquisadores em Turismo e Hotelaria. 2012. (Encontro).

5.
XXII Congresso Pan-americano de Escolas Superiores de Hotelaria, Gastronomia e Turismo. 2012. (Congresso).

6.
33o Seminário de Estudos Biológicos.Sustentabilidade: Um depertar da Humanidade. 2011. (Seminário).

7.
Katoomba Meeting 2009. 2009. (Congresso).

8.
Seminário Internacional de Turismo.CICLOTURISTAS E SUAS PERCEPÇÕES AMBIENTAIS: UM ESTUDO NA ESTRADA REAL. 2009. (Seminário).

9.
Cine Aberto - Cidades Digitais.Patrimônio Cultural e Turismo: a importância do inventário. 2008. (Oficina).

10.
I Worshop - Instrumentos de Proteção do Patrimônio Cultural.Turismo e Patrimonio Cultural: a diversidade em prol da comunidade. 2008. (Seminário).

11.
X Encontro Nacional de Turismo com Base Local. Planejamento do Cicloturismo: Uma análise das ações do Programa Estrada Real. 2007. (Congresso).

12.
Estrada Real Século xxI. 2005. (Seminário).

13.
XXIV Congresso brasileiro de Turismo. 2004. (Congresso).

14.
IV Congresso de Tecnologia e Mercadologia Turística. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Diálogos e Vivências na Educação Ambiental: outras epistemologias. 2016. (Outro).

2.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. 1o Festival Musical IFMT. 2014. (Concurso).

3.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Semana de Práticas Profissionais em eventos. 2013. (Outro).

4.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Seminário de Educação 2013. 2013. (Outro).

5.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. 2o Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos. 2013. (Outro).

6.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. 2a Jornada Integrada de Eventos. 2013. (Outro).

7.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. 1a Jornada Integrada de Eventos e Secretariado IFMT. 2012. (Outro).

8.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. VI Feira de Educação em Negócios - UNIC. 2009. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Valdilene Alves. A inteligência emocional como elemento de interferência na decisão Vocacional. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança e Coaching) - UNIC Educacional. Orientador: Júlio Corrêa de Resende Dias Duarte.

2.
Antonio Marcelino dos Santos Filho. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA: ANÁLISE DE FORNECEDORES. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Júlio Corrêa de Resende Dias Duarte.

3.
Rafael Guimarães. NTERFACE E DESDOBRAMENTOS ENTRE CULTURA E MEIO AMBIENTE ? UM ESTUDO DE CASO DO FESTIVAL LIXO E CIDADANIA DA ASMARE. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Produção Cultural) - Centro Universitário UNA. Orientador: Júlio Corrêa de Resende Dias Duarte.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Reginaldo Sioma da Silva. Qualidade no atendimento ao público interno: o caso do DABC, Campus Cuiabá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Júlio Corrêa de Resende Dias Duarte.

2.
Denize da Silva Mesquita. Atuação das Secretárias na Diretoria Executiva em uma federação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Júlio Corrêa de Resende Dias Duarte.

3.
Caroline Ribeiro Silva. O clima organizacional segundo a visão dos estagiários da sede do sebrae-mt. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Júlio Corrêa de Resende Dias Duarte.

4.
Rayssa Silva Martins. A importância da Comunicação interna e o relacionamento interpessoal: o caso da pizzato consultoria - Cuiabá MT. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Júlio Corrêa de Resende Dias Duarte.

5.
Talita Aparecida Barbosa Takahahi. Satisfação dos Clientes no Instituto Mato-Grossensse de Economia Agropecuária - IMEA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Júlio Corrêa de Resende Dias Duarte.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Escolas Sustentáveis ou escolas em busca de sustentabilidade? uma travessia pantaneira. In: Glaucia Torres; Sonia Palma: Regina Silva. (Org.). Espaços Educadores Sustentáveis: percursos construídos na UFMT. 01ed.Cuiabá: UFMT, 2015, v. , p. 79-89.


Apresentações de Trabalho
1.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Sustentabilidade: Um despertar da humanidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Sustentabilidade: o despertar da humanidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Educação para a Sustentabilidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Sustentabilidade: Um despertar da humanidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RESENDE-DUARTE, J. C. D.. Diálogos e Vivências na Educação Ambiental: outras epistemologias. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Experiência em grandes viagens: Litoral nordestino de bicicleta em seis meses. Intercâmbio Cultural de um ano na Nova Zelândia e Intercâmbio Cultural em Cuba de dois meses



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