Paulo Vinícius dos Santos Rebeque

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6406535733886284
  • Última atualização do currículo em 29/09/2018


Possui Graduação em Licenciatura em Física (2005 - 2008) e Mestrado em Ciência dos Materiais (2009 - 2011), ambos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP/FEIS). Possui Doutorado em Ensino de Física (2014 - 2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2013 é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Bento Gonçalves (IFRS - BG), onde ministra diversas disciplinas no curso superior de Licenciatura em Física e curso de Informática, nível técnico integrado ao Ensino Médio, e desenvolve investigações sobre políticas públicas para a formação docente e sobre os processos de elaboração, aplicação e avaliação de sequências didáticas no Ensino de Física. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Vinícius dos Santos Rebeque
Nome em citações bibliográficas
REBEQUE, P. V.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
Avenida Osvaldo Aranha - de 300 a 1028 - lado par
Juventude da Enologia
95700206 - Bento Gonçalves, RS - Brasil
Telefone: (54) 34553200


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Ensino de Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: Sofia Viseu).
Título: Políticas públicas de formação continuada de professores: investigações sobre o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Fernanda Ostermann.
Coorientador: Sofia Viseu.
Bolsista do(a): Projeto Observatório da Educação / CAPES, OBEDUC/CAPES, Brasil.
2009 - 2011
Mestrado em Ciência dos Materias.
FEIS-Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - Unesp., FEIS, Brasil.
Título: Síntese e caracterização elétrica de compósitos poliméricos condutores com o poliuretano derivado de óleo de mamona como matriz.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Darcy Hiroe F. Kanda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2005 - 2008
Graduação em Licenciatura em Física.
FEIS-Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - Unesp., FEIS, Brasil.
Título: A problematização do cotidiano dos alunos no ensino e aprendizagem de Física.
Orientador: Darcy Hiroe Fujii Kanda.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física para os três anos do curso técnico em informática integrado ao Ensino Médio
08/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Seminários de Pesquisa
03/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física - 1° Técnico em Informática
02/2017 - 07/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Geral IV
07/2015 - 12/2015
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Moderna e Contemporânea III
Práticas de Ensino de Física IV
03/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Moderna e Contemporânea II
Introdução à Física
08/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado IV
Física Moderna e Contemporânea III
02/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física - 2º Técnico em Informática
02/2014 - 07/2014
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Moderna Experimental
Introdução à Física
08/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Moderna e Contemporânea III
Óptica e Complementos de Termodinâmica
Prática de Ensino de Física IV
03/2013 - 07/2013
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Experimental I
Física Moderna e Contemporânea II
Física Moderna Experimental

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Aluno de pós-graduação, Carga horária: 20


Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Programa Intercalar de Doutoramento, Carga horária: 40


FEIS-Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - Unesp., FEIS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Aluno de Graduação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica

Atividades

08/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física II - Rotações, Oscilações, Mecânica dos Fluido e Termodinâmica.
08/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Física III - Experimentos sobre eletricidade
08/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Física III - Experimentos sobre eletricidade
03/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Física I - Teoria de Erros, Gráficos e Experimentos sobre mecânica.
03/2010 - 07/2010
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física II - Eletricidade e Magnetismo
03/2010 - 07/2010
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física II - Rotações, Oscilações, Mecânica dos Fluidos e Termodinâmica
08/2009 - 12/2009
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física II - Eletricidade e Magnetismo.
08/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Física I - Teoria de Erros, Gráficos e Experimentos sobre mecânica.
08/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Física I - Teoria de Erros, Gráficos e Experimentos sobre mecânica.
08/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitor da disciplina Laboratório de Estrutura da Matéria
08/2007 - 12/2008
Extensão universitária , FEIS-Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - Unesp., .

Atividade de extensão realizada
Pesquisa de Monografia - A problematização do cotidiano dos alunos no ensino e aprendizagem de Física..
2006 - 2007
Extensão universitária , FEIS-Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - Unesp., .

Atividade de extensão realizada
Iniciação Científica - Síntese e Caracterização de filmes finos ferroelétricos PMN e PMN-PT livres de fases pirocloro..


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Investigações sobre as licenciaturas em Física dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Descrição: No presente projeto de pesquisa temos como objetivo geral investigar os processos de criação e expansão da oferta de cursos presenciais de formação inicial de professores de Física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) de todo o país, dado que a lei de criação destas instituições estabelece o percentual de 20% de vagas para cursos de licenciatura (sobretudo nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática). O desenvolvimento de nossa pesquisa está fundamentado na articulação dos quadros conceituais da Sociologia da Ação Pública e da Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin. Nessa perspectiva, nosso esquema geral de investigação consiste na análise bakhtiniana de uma complexa cadeia de enunciados oriundos dos modos de regulação desses dispositivos de política pública, notadamente, a regulação de controle (o Estado e suas instâncias) e a regulação autônoma (atores sociais inseridos nos contextos locais). Com isso pretendemos, simultaneamente, mapear a oferta dos cursos presenciais de formação de professores em Física acima indicados, bem como analisar o contexto social, histórico e político que envolve todo esse processo de criação e expansão. Ainda, temos como objetivo específico fazer uma avaliação geral da oferta de cada um destes cursos, envolvendo indicadores como ano de criação, estudantes matriculados, estudantes concluintes, entre outros indicadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
A formação inicial de professores de Física: uma investigação sobre a autonomia docente
Descrição: A pesquisa tem como objetivo compreender qual modelo de profissionalidade docente o curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves (IFRS-BG), busca atingir em seu programa de formação inicial de professores. Nosso referencial teórico consiste nos modelos de professores de Contreras (2012) e sua visão sobre a autonomia de professores. Os dados serão constituídos por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos egressos do curso de Licenciatura em Física do IFRS-BG e documentos referentes ao curso. Para análise dos dados utilizaremos um dispositivo analítico bakhtiniano, proposto por Veneu, Ferraz e Rezende (2015), que consiste nas seguintes etapas: identificação do enunciado, leitura preliminar do enunciado, descrição do contexto extraverbal e análise do enunciado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Impacto dos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências na qualidade da Educação Científica
Descrição: Tem-se percebido uma expressiva expansão de mestrados profissionais na área de ensino desde a homologação pela Capes em 2001 de documento que afirma a necessidade de desenvolvimento da pós-graduação profissional e o ajustamento do sistema de avaliação às características desse segmento. Para além da avaliação oficial que vem sendo implementada pela CAPES, vemos como importante desdobramento dessa ação política, a avaliação do seu impacto na qualidade da educação básica. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é avaliar o impacto dos mestrados profissionais em ensino sobre a qualidade da educação científica, considerando-se a diversidade regional e cultural dos contextos educacionais de formação e atuação, tendo como referência a avaliação oficial medida pelo IDEB e ENEM. Esta proposta corresponde a um desdobramento do projeto desenvolvido pela rede proponente no âmbito do Edital do Observatório da Educação 2008 da CAPES/INEP, principalmente em relação à utilização de perspectivas teórico-metodológicas e resultados obtidos a respeito da qualidade do ensino de ciências no nível médio.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Despertando saberes: ensinando Física na educação infantil
Descrição: Esta ação visa o desenvolvimento de temas de Física com alunos do segundo ano das séries iniciais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fornasier. Com o objetivo de possibilitar aos estudantes o contato com esta ciência desde cedo e auxiliar na construção de uma imagem de ciência como algo feito pelo homem e com verdades que não são definitivas, são adotados como referencial teórico-metodológico a teoria da mediação de Vygotsky e a epistemologia de Laudan. Considerando que a criação da Zona de Desenvolvimento Proximal dos indivíduos em situação de aprendizagem ocorre a partir do contato com situações desafiadoras, com o trabalho a ser desenvolvido pretende-se contribuir para o processo de apropriação de novas linguagens por parte dos estudantes.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - 2017
Atividades experimentais nas aulas de Física do 1º ano curso técnico em informática para internet
Descrição: No presente projeto de ensino, temos como objetivo geral promover o desenvolvimento (elaboração e aplicação) de práticas pedagógicas pautadas em atividades experimentais nas aulas de Física do 1° ano do curso Técnico em Informática para Internet. Em nossa percepção, tal proposta surge da necessidade de estabelecimento de um elo entre o mundo dos conceitos, leis e teorias da Física e o mundo cotidiano, pautado na aplicação de alguns dos conteúdos estudados nas aulas de Física. Nesse contexto, fundamentamos nosso projeto na concepção problematizadora da educação para buscarmos uma constante articulação entre os conteúdos teóricos e atividades práticas nas aulas de Física. Para além, temos também como interesse promover uma integração entre os estudantes do curso de Licenciatura em Física com uma turma do 1° ano do curso Técnico em Informática para Internet..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Caderno Brasileiro de Ensino de Física
2018 - Atual
Periódico: EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, M. J.2018SILVA, M. J. ; REBEQUE, P. V. ; Sanches, A. O. ; Malmonge, J. A. ; NAGASHIMA, H. N. ; KANDA, D. H. F. . Influence of temperature on the electrical properties of conductive polymer composites. SPE PLASTICS RESEARCH ONLINE, v. 1, p. 1-3, 2018.

2.
REBEQUE, P. V.2018REBEQUE, P. V.; OSTERMANN, F. ; VISEU, S. . O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física: Investigando os Modos de Regulação em um Polo Regional do Programa. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, p. 339-428, 2018.

3.
REBEQUE, P. V.2017REBEQUE, P. V.; SILVA, M. J. ; CENA, C. R. ; NAGASHIMA, H. N. ; MALMONGE, J. A. ; KANDA, D. H. F. . Analysis of the electrical conduction in percolative nanocomposites based on castor-oil polyurethane with carbon black and activated carbon nanopowder. POLYMER COMPOSITES, v. 38, p. 1-9, 2017.

4.
SECCO, D.2017SECCO, D. ; REBEQUE, P. V. ; SOUZA, J. . Análise da evolução dos projetos pedagógicos de um curso de formação inicial de professores de Física.. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 6, p. 1, 2017.

5.
REBEQUE, P. V.2017REBEQUE, P. V.; OSTERMANN, F. ; VISEU, S. . Os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 10, p. 304-334, 2017.

6.
RIZZO, A. L.2014RIZZO, A. L. ; BORTOLINI, S. ; REBEQUE, P. V. . Ensino do Sistema Solar para alunos com e sem deficiência visual: proposta de um ensino inclusivo. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, p. 191-204, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZACARIA, E. G. D. ; REBEQUE, P. V. . Ensino de pressão atmosférica a partir da modelagem científica: uma proposta para o ensino superior. In: IV Encontro Regional de Ensino de Física, 2018, Foz do Iguaçu. IV Encontro Regional de Ensino de Física, 2018.

2.
MIKOASKI, G. ; REBEQUE, P. V. . Um relato sobre atividades prático-experimentais em aulas de Física do primeiro ano do Ensino Médio. In: IV Encontro Regional de Ensino de Física, 2018, Foz do Iguaçu. IV Encontro Regional de Ensino de Física, 2018.

3.
REBEQUE, P. V.; OSTERMANN, F. ; VISEU, S. . Políticas públicas para a formação de professores de Ciências e Matemática: proposta de um referencial teórcio-metodológico para futuras investigações. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.

4.
SECCO, D. ; REBEQUE, P. V. ; SOUZA, J. . As mudanças curriculares do curso de Licenciatura em Física e suas implicações para a formação docente. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.

5.
MACHADO, C. ; REBEQUE, P. V. . Investigação de potencialidades de inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio a partir do livro paradidático Alice no país do quantum. In: VI Encontro Estadual de Ensino de Física - RS, 2015, Porto Alegre. VI Encontro Estadual de Ensino de Física - RS, 2015.

6.
CAMPOS, H. E. S. ; REBEQUE, P. V. ; SARTURI, E. F. . A abordagem da antiga teoria quântica e sua história nos livros de Ensino Médio do Plano Nacional do Livro Didático 2015. In: VI Encontro Estadual de Ensino de Física - RS, 2015, Porto Alegre. VI Encontro Estadual de Ensino de Física - RS, 2015.

7.
SECCO, D. ; REBEQUE, P. V. . Uma revisão da literatura sobre a formação inicial de professores de Física. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

8.
ANTUNES JR, E. L. Q. ; REBEQUE, P. V. ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Sobre dissertações no contexto do Mestrado Profissional em Ensino de Física. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

9.
REBEQUE, P. V.; OSTERMANN, F. . Reflexões sobre o Mestrado Profissional Nacional em Ensino de Física. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

10.
REBEQUE, P. V.; SILVA, M. J. ; KANDA, D. H. F. ; NAGASHIMA, H. N. . Estudo do limiar de percolação em compósitos poliméricos condutores a base de poliuretano derivado de óleo de mamona. In: 12° CBPol - Congresso Brasileiro de Polímeros, 2013, Florianópolis. 12° CBPol - Congresso Brasileiro de Polímeros, 2013.

11.
REBEQUE, P. V.; SILVA, M. J. ; KANDA, D. H. F. . Análise de espectroscopia de impedância do compósito poliuretano/nano pó de carvão ativado. In: CBPol - Congresso Brasileiro de Polímeros, 2011, Campos do Jordão. 11º CBPol - Congresso Brasileiro de Polímeros, 2011.

12.
REBEQUE, P. V.; SILVA, M. J. ; NAGASHIMA, H. N. ; KANDA, D. H. F. . Dependência das propriedades elétricas do compósito poliuretano/negro de fumo com o método de síntese.. In: 19º CBECiMat ? Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2010, Campos do Jordão. 19º CBECiMat ? Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2010.

13.
REBEQUE, P. V.; SILVA, M. J. ; KANDA, D. H. F. . Estudo da dispersão de segunda fase do compósito poliuretano à base de óleo de mamona e negro de fumo (PUR/NF) por diferentes métodos de síntese.. In: 19º CBECiMat ? Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2010, Campos do Jordão. 19º CBECiMat ? Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2010.

14.
REBEQUE, P. V.; SILVA, D.A. ; KANDA, D. H. F. ; SUTIL, N. . Uma proposta de ensino e aprendizagem de Física por meio da problematização do cotidiano.. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2009.

15.
SILVA, D.A. ; ORQUIZA DE CARVALHO, L. M. ; NAGASHIMA, H. N. ; REBEQUE, P. V. ; SUTIL, N. . Interações discursivas em um curso de Eletromagnetismo problematizado a partir de uma usina hidrelétrica e do trabalho de Michael Faraday.. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2009.

16.
REBEQUE, P. V.; SILVA, M. J. ; SAKAMOTO, W. K. ; MALMONJE, J. A. ; KANDA, D. H. F. . Estudo da influência de eletrodo bloqueante e da quantidade da segunda fase na polarização de filmes de poliuretano/negro de fumo (PU/NF). In: 10° CBPOL - Congresso Brasileiro de Polímeros, 2009, Foz do Iguaçu. 10° CBPOL - Congresso Brasileiro de Polímeros, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ZACARIA, E. G. D. ; REBEQUE, P. V. . Investigando os conhecimentos prévios de estudantes do ensino médio a respeito do conceito de pressão atmosférica. In: VII Encontro Estadual de Ensino de Física, 2017, Porto Alegre. VII Encontro Estadual de Ensino de Física, 2017.

2.
BONOW, J. P. ; REBEQUE, P. V. . O Ensino de Física na perspectiva da inclusão: sobre as intervenções didáticas enunciadas nas pesquisas acadêmicas. In: VII Encontro Estadual de Ensino de Física, 2017, Porto Alegre. VII Encontro Estadual de Ensino de Física, 2017.

3.
REBEQUE, P. V.; OSTERMANN, F. ; VISEU, S. . Políticas de formação contínua de professores no Brasil: o caso do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. In: VII Fórum de Jovens Investigadores, 2016, Lisboa. VII Fórum de Jovens Investigadores, 2016.

4.
SECCO, D. ; SOUZA, J. ; REBEQUE, P. V. . Uma análise dos projetos pedagógicos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves. In: 4º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS, 2015, Bento Gonçalves. 4º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS, 2015.

5.
RIZZO, A. L. ; BORTOLINI, S. ; REBEQUE, P. V. . Astronomy's teaching to visually impaired students. In: 2d International Congress of Science Education, 2014, Foz do iguaçu. 2d International Congress of Science Education, 2014.

6.
SECCO, D. ; REBEQUE, P. V. . Ensino de Física para pessoas com deficiência visual: Levantamento das publicações nos principais eventos de ensino de física do Brasil.. In: VI Semana Acadêmica das Licenciaturas do IFRS, 2014, Bento Gonçalves. VI Semana Acadêmica das Licenciaturas do IFRS, 2014.

7.
SECCO, D. ; REBEQUE, P. V. . Estágio Supervisionado na Licenciatura em Física: Implicação na formação inicial. In: IX Encontro de Prática de Ensino de Física, 2013, Ilha Solteira. IX Encontro de Prática de Ensino de Física, 2013.

8.
SCARIOT, G. ; REBEQUE, P. V. . Avaliação como instrumento de inclusão. In: IX Encontro de Prática de Ensino de Física, 2013, Ilha Solteira. IX Encontro de Prática de Ensino de Física, 2013.

9.
REBEQUE, P. V.; SANTOS, L. F. ; PEREIRA, C. J. . Fabrication and characterization of thin-film field-effect transistors (TFTs) based on zinc oxide (ZnO) obteined by organic precursor solution process. In: XI Brazilian MRS Meeting, 2012, Florianópolis. XI Brazilian MRS Meeting, 2012.

10.
SILVA, M. J. ; REBEQUE, P. V. ; MALMONJE, J. A. ; NAGASHIMA, H. N. ; KANDA, D. H. F. . Analyses of thermally stimulated depolarization currents of film polyurethane and polyurethane/carbon black composite.. In: XXXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2009, Águas de Lindóia. XXXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2009.

11.
REBEQUE, P. V.; SILVA, M. J. ; KANDA, D. H. F. . Estudo qualitati vo da influência de eletrodo s em medidas de TSDC no compósito PU/NF. In: I EPCEM - Encontro de Pesquisadores de Ciência e Engenharia de Materiais, 2009, Ilha Solteira. I EPCEM - Encontro de Pesquisadores de Ciência e Engenharia de Materiais, 2009.

12.
SILVA, M. J. ; REBEQUE, P. V. ; MALMONJE, J. A. ; NAGASHIMA, H. N. ; KANDA, D. H. F. . Analysis of conductivity of the PUR/CB composites varying the amounts of polyol and carbon black. In: 11° ICAM - International Conference on Advanced Materials, 2009, Rio de Janeiro. 11° ICAM - International Conference on Advanced Materials, 2009.

13.
REBEQUE, P. V.; KANDA, D. H. F. ; SUTIL, N. . A problematização do cotidiano dos alunos no ensino-aprendizagem de Física. In: XVI Simpósio Internaciional de Iniciação Científica da USP, 2008, São Paulo. XVI Simpósio Internaciional de Iniciação Científica da USP, 2008.

14.
REBEQUE, P. V.; FELIX, A. A. ; ARAUJO, E. B. . Estudo da Síntese de Filmes Finos de PMN. In: SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2007, São Carlos. 15º SIICUSP, 2007.

15.
REBEQUE, P. V.; FELIX, A. A. ; ARAUJO, E. B. . Estudo da Síntese e Caracterização Estrutural de Filmes Finos de Pb(Mg1/3Nb2/3)O3 (PMN) Livres de Fases Pirocloro. In: XIX CIC Unesp - Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2007, Presidente Prudente. XIX CIC Unesp, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
REBEQUE, P. V.; OSTERMANN, F. ; VISEU, S. . Políticas de formação contínua de professores no Brasil: o caso do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
RIZZO, A. L. ; BORTOLINI, S. ; REBEQUE, P. V. . Astronomy's teaching to visually impaired students. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
REBEQUE, P. V.; PEREIRA, C. J. ; SANTOS, L. F. . Fabrication and characterization of thin-film field-effect transistors (TFTs) based on zinc oxide (ZnO) obteined by organic precursor solution process. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
REBEQUE, P. V.; SILVA, M. J. ; KANDA, D. H. F. . Análise de espectroscopia de impedância do compósito poliuretano/nano pó de carvão ativado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
REBEQUE, P. V.; SILVA, M. J. ; NAGASHIMA, H. N. ; KANDA, D. H. F. . Dependência das propriedades elétricas do compósito poliuretano/negro de fumo com o método de síntese.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
REBEQUE, P. V.; SILVA, M. J. ; KANDA, D. H. F. . Estudo da dispersão de segunda fase do compósito poliuretano à base de óleo de mamona e negro de fumo (PUR/NF) por diferentes métodos de síntese.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
REBEQUE, P. V.; SILVA, M. J. ; KANDA, D. H. F. . Estudo qualitati vo da influência de eletrodo s em medidas de TSDC no compósito PU/NF. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, M. J. ; REBEQUE, P. V. ; MALMONJE, J. A. ; NAGASHIMA, H. N. ; KANDA, D. H. F. . Analysis of Conductivity of the PUR/CB composites varying the amounts of polyol and carbon black. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
REBEQUE, P. V.; SILVA, M. J. ; SAKAMOTO, W. K. ; MALMONJE, J. A. ; KANDA, D. H. F. . Estudo da influência de eletrodo bloqueante e da quantidade da segunda fase na polarização de filmes de poliuretano/negro de fumo (PU/NF). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
REBEQUE, P. V.; FELIX, A. A. ; ARAUJO, E. B. . Estudo da Síntese e Caracterização Estrutural de Filmes Finos de Pb(Mg1/3Nb2/3)O3 (PMN) Livres de Fases Pirocloro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
REBEQUE, P. V.; FELIX, A. A. ; ARAUJO, E. B. . Estudo da Síntese de Filmes Finos de PMN. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OSTERMANN, F.; REBEQUE, P. V.; BRUNNET, L. G.; PAVANI, D. B.. Participação em banca de Estevão Luciano Quevedo Antunes Júnior. Formação continuada de professores em larga escala: um estudo sobre o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, A. M. M.; REBEQUE, P. V.; GONCALVES, M. F.. Participação em banca de Andreos Rizzo.Unidade de Ensino Potencialmente Significativa: introdução de Física Moderna e Contemporânea. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
NETO, J. S.; OLIVEIRA, A. M. M.; REBEQUE, P. V.. Participação em banca de Bruna Giuriatti.Termoluminescência em dosímetros usados em monitoração individual: uma discussão dos aspectos físicos envolvidos.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
NASCIMENTO, T. B.; REBEQUE, P. V.; OLIVEIRA, A. M. M.. Participação em banca de Jandrei Balestrini.Uma Proposta de atividades experimentais sobre eletromagnetismo para o estudo de componentes elétricos no ensino profissionalizante. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
MARTINAZZI, E.; OLIVEIRA, A. M. M.; REBEQUE, P. V.. Participação em banca de Cláudia Dias da Silva.Elaboração de um material potencialmente significativo de conceitos básicos da Física relacionados com a medicina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

5.
OLIVEIRA, A. M. M.; DEBOM, C. R.; REBEQUE, P. V.. Participação em banca de Jairo Antônio Wagner.As possibilidades e limitações do ensino de óptica geométrica com o uso de laboratório virtual em uma turma do ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

6.
CITOLIN, C. B.; NETO, J. S.; REBEQUE, P. V.. Participação em banca de Alessandra Daniela Buffon.Saberes docentes na formação de professores em Ensino de Ciências.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

7.
PALMA, G.; CITOLIN, C. B.; REBEQUE, P. V.. Participação em banca de Milene Rodrigues Martins.A Física Moderna Contemporânea e seus impactos na aprendizagem de um grupo de alunos do ensino médio: desafios e possibilidades.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

8.
ANDRADE, M. H.; NASCIMENTO, T. B.; REBEQUE, P. V.. Participação em banca de Robson Trevisan.A dualidade onda-partícula da radiação eletromagnética: uma proposta didático experimental.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

9.
LOPES JUNIOR, J.; CASTRO, M. R.; REBEQUE, P. V.. Participação em banca de Thalita Antoniassi Canassa.O tratamento do conteúdo físico no planejamento nas aulas de regência do curso de Licenciatura em Física de Ilha Solteira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - FEIS-Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - Unesp..




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Políticas públicas para a formação de professores de Ciências e Matemática: proposta de um referencial teórcio-metodológico para futuras investigações. 2017. (Congresso).

2.
VII Fórum de Jovens Investigadores.Apresentação oral. 2016. (Encontro).

3.
VI Encontro Estadual de Ensino de Física - RS. 2015. (Encontro).

4.
2d International Congress of Science Education. Astronomy's teaching to visually impaired students. 2014. (Congresso).

5.
I Escola Brasileira de Ensino de Física. 2014. (Outra).

6.
IX Encontro de Prática de Ensino de Física de Ilha Solteira.Sobre o curso de Licenciatura em Física do IFRS - Câmpus Bento Gonçalves. 2013. (Encontro).

7.
V Encontro Estadual de Ensino de Física. 2013. (Encontro).

8.
XI Brasilian MRS Meeting. Fabrication and characterization of thin-film field-effect transistors (TFTs) based on zinc oxide (ZnO) obteined by organic precursor solution process. 2012. (Congresso).

9.
11º CBPol - Congresso Brasileiro de Polímeros. Análise de espectroscopia de impedância do compósito poliuretano/nano pó de carvão ativado. 2011. (Congresso).

10.
19º CBECiMat ? Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Estudo da dispersão de segunda fase do compósito poliuretano à base de óleo de mamona e negro de fumo (PUR/NF) por diferentes métodos de síntese.. 2010. (Congresso).

11.
19º CBECiMat ? Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Dependência das propriedades elétricas do compósito poliuretano/negro de fumo com o método de síntese.. 2010. (Congresso).

12.
10° CBPOL - Congresso Brasileiro de Polímeros. Estudo da influência de eletrodo bloqueante e da quantidade da segunda fase na polarização de filmes de poliuretano/negro de fumo (PU/NF). 2009. (Congresso).

13.
11° ICAM - International Conference on Advanced Materials. Analysis of conductivity of the PUR/CB composites varying the amounts of polyol and carbon black. 2009. (Congresso).

14.
I EPCEM - Encontro de Pesquisadores de Ciência e Engenharia de Materiais. Estudo qualitati vo da influência de eletrodo s em medidas de TSDC no compósito PU/NF. 2009. (Congresso).

15.
V ENPEFIS - Encontro de Prática de Ensino de Física de Ilha Solteira. 2009. (Encontro).

16.
II - PRÉ-ENPEFIS.Uma Proposta de ensino e aprendizagem em Física por meio da problematização do cotidiano. 2008. (Encontro).

17.
IV Enpefis - Encontro de Prática de Ensino de Ilha Solteira.A Problematização do cotidiano dos alunos no ensino e aprendizagem de Física. 2008. (Encontro).

18.
15º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. Estudo da Síntese de Filmes Finos de PMN. 2007. (Congresso).

19.
III ENPEFIS - Encontro de Prática de Ensino de Física de Ilha Solteira. 2007. (Encontro).

20.
I PRÉ - ENPEFIS. 2007. (Encontro).

21.
V Semana da Física. 2007. (Outra).

22.
XIII Reunião de Iniciação Científica da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira.Estudo da Síntese e Caracterização Estrutural de Filmes Finos de Pb(Mg1/3Nb2/3)O3 (PMN) Livres de Fases Pirocloro. 2007. (Outra).

23.
XIX CIC - Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Estudo da Síntese e Caracterização Estrutural de Filmes Finos de Pb (Mg1/3Nb2/3)O3 (PMN) Livres de Fases Pirocloro. 2007. (Congresso).

24.
IV Semana da Física. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REBEQUE, P. V.; GABBI, A. C. ; LOCATELLI, T. ; BUFFON, A. D. ; PILATTI, C. ; LIMA, M. P. ; RONCATTO, K. ; CANAL, D. C. ; FRACASSO, D. S. ; CICHELERO, L. . V Semana Acadêmica das Licenciaturas do IFRS - Câmpus Bento Gonçalves. 2013. (Outro).

2.
REBEQUE, P. V.; SILVA, D.A. ; SANTIM, R.H. ; SILVA, R.C. ; Souza, E.J. ; Souza, G.A. ; ENCARNAÇÃO, D.S. ; RODRIGUES, V.D. ; SILVA, F.G. ; LIMA, M. P. ; GONÇALVES, E.C. . II PRÉ - ENPEFIS (Pré Encontro de Prática de Ensino de Física de Ilha Solteira). 2008. (Outro).

3.
REBEQUE, P. V.; RODRIGUES, V.D. ; SANTIM, R.H. ; SILVA, D.A. ; LIMA, M. P. ; GONÇALVES, E.C. ; ENCARNAÇÃO, D.S. ; SILVA, F.G. ; SILVA, R.C. ; SOUZA, E. J. ; SOUZA, G.A. . IV ENPEFIS (Encontro de Prática de Ensino de Física de Ilha Solteira). 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sandra Luiza Forest. Desenvolvimento de atividades prático-experimentais em aula de Física para o Ensino Médio.. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Paulo Vinícius dos Santos Rebeque.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anderson Barbosa Cassinelli. Análise e categorização dos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Física do IFRS - campus Bento Gonçalves. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Paulo Vinícius dos Santos Rebeque.

2.
Daiane Secco. A investigação dos modelos formativos docente em um curso de formação inicial de professores de Física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Paulo Vinícius dos Santos Rebeque.

3.
Higor Edmundo Silva de Campos. A abordagem da antiga teoria quântica e sua história nos livros de Ensino Médio do Plano Nacional do Livro Didático. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Paulo Vinícius dos Santos Rebeque.

4.
Caroline Machado. Investigação de potencialidades de inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio através do livro paradidático Alice no país do quantum. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Paulo Vinícius dos Santos Rebeque.

5.
Adrian Luiz Rizzo. Elaboração de uma oficina de astronomia para alunos com deficiência visual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Paulo Vinícius dos Santos Rebeque.

6.
Sandra Luiza Forest. As percepções dos alunos do NEEJACP - Metamorfose sobre a disciplina de Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Paulo Vinícius dos Santos Rebeque.

Iniciação científica
1.
Jamile Pich Bonow. O Ensino de Ciências e Matemática e a temática inclusão: uma revisão da literatura. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Paulo Vinícius dos Santos Rebeque.

2.
Daiane Secco. A formação inicial de professores de Física: uma investigação sobre a autonomia docente.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Paulo Vinícius dos Santos Rebeque.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 17:17:29