João Henrique de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5650691726216420
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizou estágio de doutorado no exterior na National University of Ireland - Maynooth (NUIM) na Irlanda. Trabalhou como Pesquisador Visitante na Ghent University (UGent), em Ghent na Bélgica. Atualmente é Professor Voluntário e bolsista Fapesp de pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), membro do Laboratório de Estudos do Comportamento Humano (LECH) e do Grupo de Pesquisa de Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico (CLiCS) e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Desenvolve pesquisa sobre processos comportamentais relacionados à linguagem e cognição humana especialmente pela perspectiva da Teoria das Molduras Relacionais (Relational Frame Theory-RFT), com foco em flexibilidade das redes relacionais, transformação e transferência de funções, investigação de vieses sociais e análogos experimentais de psicopatologias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Henrique de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, J. H.;ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE;DE ALMEIDA, J. H.;DE ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE;DE ALMEIDA, JOÃO H.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.
Rodovia Celso Garcia Cid, Secretaria Geral do Centro de Ciencias Biológicas, PGAC
Campus Universitário
13565905 - São Carlos, SP - Brasil
Telefone: (16) 33718492
URL da Homepage: http://www.ppgpsi.ufscar.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
com período sanduíche em National University of Ireland Maynooth (Orientador: Dermot Barnes-Holmes).
Título: Estudos experimentais sobre relações derivadas e transferência do significado, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Júlio César Coelho de Rose.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Análise do Comportamento.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Reorganização de classes de estímulos equivalentes: Análise do efeito do número de estímulos de comparação e do número de relações revertidas,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Verônica Bender Haydu.
Palavras-chave: equivalência de estímulos; reorganização de classes; relações de equivalência.
2001 - 2007
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
1998 - 2004
Curso técnico/profissionalizante.
Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, -, Brasil.
2000 - 2000
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Tiradentes de 1o e 2o Graus, -, Brasil.


Pós-doutorado


2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Formação Complementar


2017 - 2017
Process-based ACT: An intermediate ACT II Workshop. (Carga horária: 16h).
Association for Contextual Behavioral Science, ACBS, Estados Unidos.
2017 - 2017
Acceptance and Commitment Therapy (ACT): An Introduction. (Carga horária: 8h).
Ghent University, UGENT, Bélgica.
2011 - 2012
Visual Basic. (Carga horária: 40h).
National University of Ireland Maynooth, NUI, Irlanda.
2010 - 2010
Extensão universitária em Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2009 - 2009
Cognição animal e humana nos domínios núm.e tempo. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
A cultura sob perspectiva do Behaviorismo Radical. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Comportamento humano Variação e seleção. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009
O organismo em modificação:aspec.organicos aprend.. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em AC e o Paradigma da Equivalência de Estímulos. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Análise Experimental do Comportamento:Q.Teor.Exp.. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2008 - 2008
Compto do Consumidor Escolha entre Prod. e Marcas. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2008 - 2008
Análise de Generaliz. de Geração de Comptos Novos. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2007 - 2007
Análise do Comportamento Complexo. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2006 - 2006
Iniciação ao Coaching Comportamental. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2005 - 2005
Comportamentos Éticos na perspectiva Behaviorista. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2005 - 2005
O sintoma e o impasse posto a decifração. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2005 - 2005
Ansiedade e Fobia. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2005 - 2005
Integ. Psicologo/psiquiatra no atendimento clinico. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2005 - 2005
Comportamento Novo na abordagem Skinneriana. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2005 - 2005
Comportamento Verbal como controle de Estimulos. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2004 - 2004
Desenvolvimento Afetivo Fundamental. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2004 - 2004
Posição TeóricoVivencial:Apresentando o Psicodrama. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2003 - 2003
Diagnóstico x Doença: classificação em psiquiatria. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2003 - 2003
O sentido da morte e da vida:o que é Tantatologia. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 8
Outras informações
As disciplinas ministradas nessa instituição: Análise Experimental do Comportamento e Atuação em Análise Experimental da Cognição 2: Um olhar comportamental sobre a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT).

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador (Doutorado), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Ghent University, UGENT, Bélgica.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 40


Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
As disciplinas ministradas nesta instituição foram: Análise Experimental do Comportamento (prática e teórica), Processos Psicológicos Básicos 2, História da Psicologia, Teoria de Grupos, Entrevista e Observação do Comportamento.


Faculdade Arthur Thomas, FAAT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Psicólogo, Carga horária: 16
Outras informações
Atividades propostas para o enquadramento funcional Psicólogo são o acompanhamento e atendimento de alunos e funcionários com dificuldades acadêmicas e quaisquer problemas pessoais passíveis de receberem intervenção psicológica. As disciplinas ministradas nesta instituição foram Psicologia aplicada ao Direito, Psicologia aplicada à Administração, Psicologia aplicada aos Recursos Humanos.


National University of Ireland Maynooth, NUI, Irlanda.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador (estágio sanduíche), Carga horária: 40


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador (Mestrado), Carga horária: 40


Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 14
Outras informações
Avaliação comparativa de diferentes métodos de implatação de comportamento verbal. O foco do trabalho foi avaliar a eficácia da Escala ABLLS, que consiste numa escala de avaliação de linguagem e perícias de aprendizagem, que permite o treinamento e instalação do repertório de mandos; isoladamente ou em conjunto com outros instrumentos. Os outros instrumentos utilizados foram: sinais da Linguagem Brasileira de Sinais que foi utilizada com os participantes com maiores dificuldades de vocalização como um substituto da fala; e o método PECS que consiste em um sistema pictográfico, onde a apresentação de um cartão representativo de itens ou ações produz o seu correlato. As atividades de treinamento de mandos foram realizadas por uma equipe de seis membros e aconteciam diariamente com os seis residentes destacados para a instalação de comportamento verbal. Adicionalmente, foram realizadas reuniões de supervisão e reuniões de treinamento dos funcionários, produção de material científico e apresentação em congressos.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio em Assistência Didática. O objetivo desse trabalho foi auxilar o professor na disciplina Teorias e Técnicas Psicoterápicas C - Psicoterapia Comportamental a desenvolver atividades alternativas para o ensino do programa. Foram realizados grupos de estudos sob coordenação do assitente didático e aulas ministradas por ele sobre tópicos escolhidos pelo professor supervisor.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12
Outras informações
Atendimento em Psicologia Clinica Analítico Comportamental tendo como população alvo crianças e adultos. As principais atividades realizadas foram: entrevista clinica inicial com cliente e/ou os responsáveis, diagnóstico e identificação dos comportamentos alvo por meio de análise funcional, delimitação de estratégias e procedimentos de intervenção, análise periódica do andamento do caso e eficácia das intervenções implementadas, reuniões de supervisão em grupo com discussão dos casos atendidos pela equipe e observação de atendimentos com preenchimento de checklist em sala com espelho unidirecional.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 14
Outras informações
Implantação de comportamento verbal em portadores de autismo e quadros assemelhados na Clínica Helianto COTEI. As principais atividades realizadas foram: discussão de estudos sobre comportamento verbal, participação e observação em treinos de habilidades de vida diária, estabelecimento de rapport, elaboração de folhas de registro e planilhas de acompanhamento, delimitação do repertório inicial de comportamentos de imitação fono-articulatórios e demais operantes verbais (imitação vocal, tatos e mandos), implantação de habiliidades pré-requisito para emissão das verbalizações e implantação e ampliação do repertório verbal. Principais comportamentos trabalhados: Imitação motora grossa e fina, Imitação fono-articulatória (OFA) pareamentos identidade, singularidade e arbitrário, produção operante de ecóicos, produção operante de mandos, produção funcional de tatos, produção operante de intraverbais.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
ANÁLISE DO EFEITO DA NODALIDADE EM REDES RELACIONAIS DERIVADAS DE SIMILARIDADE, OPOSIÇÃO E COMPARAÇÃO.
Descrição: O projeto conta com o apoio de uma bolsa PD FAPESP.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Análise Exploratória e Fatorial de um Instrumento de Diferencial Semantico
Descrição: Projeto contou com o apoio de uma bolsa PD Capes.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Análise quantitativa da transferência de funções de estímulos em classes de estímulos equivalentes reorganizadas e em classes formadas por rejeição
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: João Henrique de Almeida - Coordenador / Júlio César Coelho de Rose - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2007 - 2008
Reorganização de Classes Equivalentes:o efeito do número de relações revertidas
Descrição: Comparação da influencia do número de relações condicionais revertidas na reorganização de classes equivalentes.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: João Henrique de Almeida - Integrante / Verônica Bender Haydu - Coordenador.
2006 - 2006
Implantação de comportamento verbal em pessoas autistas e portadoras de quadros assemelhados: Comparação de diferentes métodos
Descrição: Projeto que visa comparar diferentes métodos de implantação de comportamento verbal em pessoas autistas e portadoras de quadros assemelhados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: João Henrique de Almeida - Integrante / Heloísa Maria Cotta Pires de Carvalho - Integrante / Roosevelt Riston Starling - Coordenador / Kellen Alves Carvalho - Integrante / Gustavo Tozzi Martins - Integrante / Virgínia Cordeiro Amorim - Integrante.
2005 - 2006
Implantação de comportamento verbal em indivíduos autistas e portadores de quadros assemelhados
Descrição: Projeto que objetivava ampliar o repertório verbal de portadores de autismo e retardo mental severo utilizando de intervenções analítico-comportamentais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: João Henrique de Almeida - Integrante / Roosevelt Riston Starling - Coordenador / André Augusto Borges Varella - Integrante / Reginaldo Sakamoto - Integrante / Júlio César Dias Custódio - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - 2018
Periódico: REVISTA PSICOLOGIA E SAÚDE
2017 - Atual
Periódico: COMPORTAMENTO EM FOCO


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Comportamento em Foco
2013 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento
2014 - Atual
Periódico: Perspectivas em Análise do Comportamento
2014 - Atual
Periódico: Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)
2015 - Atual
Periódico: The Psychological Record
2016 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA (IMPRESSO)
2016 - Atual
Periódico: EUROPEAN JOURNAL OF BEHAVIOR ANALYSIS
2017 - Atual
Periódico: ACTA COMPORTAMENTALIA
2018 - Atual
Periódico: BEHAVIOURAL PROCESSES


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREZ, WILLIAM F.2018PEREZ, WILLIAM F. ; DE ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE ; DE ROSE, JULIO C. ; DORIGON, ANDREA H. ; DE VASCONCELLOS, EDUARDO L. ; DA SILVA, MARCO A. ; LIMA, NAJRA D. P. ; DE ALMEIDA, ROBERTA B. M. ; MONTAN, RODRIGO N. M. ; BARNES-HOLMES, DERMOT . Implicit and Explicit Measures of Transformation of Function from Facial Expressions of Fear and of Happiness via Equivalence Relations. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 68, p. 1, 2018.

2.
AMD, MICAH2017AMD, MICAH ; DE ALMEIDA, JOÃO H. ; DE ROSE, JÚLIO C. ; SILVEIRA, CAROLINA C. ; POMPERMAIER, HENRIQUE M. . Effects of orientation and differential reinforcement on transitive stimulus control. BEHAVIOURAL PROCESSES, v. 144, p. 58-65, 2017.

3.
PEREZ, WILLIAM F.2017 PEREZ, WILLIAM F. ; KOVAC, ROBERTA ; NICO, YARA C. ; CARO, DANIEL M. ; FIDALGO, ADRIANA P. ; LINARES, ILA ; DE ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE ; DE ROSE, JÚLIO C. . The transfer of C rel contextual control (same, opposite, less than, more than) through equivalence relations. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 108, p. 318-334, 2017.

4.
Santos, G. A. R.2017Santos, G. A. R. ; PEREZ, W. F. ; ALMEIDA, J. H. ; de Rose, J. C. . Transformação do significado de palavras sem sentido via relações arbitrárias de comparação com faces alegres. REVISTA PERSPECTIVAS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, v. 8, p. 269-285, 2017.

5.
PEREZ, WILLIAM F.2017PEREZ, WILLIAM F. ; KOVAC, ROBERTA ; NICO, YARA C. ; FIDALGO, ADRIANA P. ; CARO, DANIEL M. ; Boavista, RODRIGO R.C. ; BARBOSA, SARAH ; GOMES, C. ; Santos, G. A. R. ; DE ALMEIDA, JOÃO H. . Publication Preview Source Utilizando o Implicit Relational Assessment Procedure (IRAP) para avaliar relações verbais implicadas na esquiva experiencial: Um estudo piloto. REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA (IMPRESSO), v. 19, p. 77-91, 2017.

6.
PEREZ, WILLIAM F.2017PEREZ, WILLIAM F. ; KOVAC, ROBERTA ; LINARES, ILA ; BARBOSA, SARAH ; GOMES, C. ; Santos, G. A. R. ; DE ALMEIDA, JOÃO H. . Publication Preview Source Utilizando o AAQ-II e o IRAP para prever a ocorrência de esquiva experiencial. REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA (IMPRESSO), v. 19, p. 34-48, 2017.

7.
MIZAEL, TÁHCITA M.2016 MIZAEL, TÁHCITA M. ; DE ALMEIDA, JOÃO H. ; SILVEIRA, CAROLINA C. ; DE ROSE, JULIO C. . Changing Racial Bias by Transfer of Functions in Equivalence Classes. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 64, p. 527-536, 2016.

8.
DE ALMEIDA, JOÃO H.2015 DE ALMEIDA, JOÃO H.; DE ROSE, JULIO C. . Changing the Meaningfulness of Abstract Stimuli by the Reorganization of Equivalence Classes: Effects of Delayed Matching. The Psychological Record, v. 65, p. 451-461, 2015.

9.
AGGIO, N. M.2015AGGIO, N. M. ; DE ALMEIDA, J. H. ; CORTEZ, M. D. ; de Rose, J. C. . O Papel das emoções na aprendizagem do comportamento simbólico. Perspectivas em Análise do Comportamento, v. 5, p. 27-39, 2015.

10.
PEREZ, WILLIAM FERREIRA2015 PEREZ, WILLIAM FERREIRA ; DE ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE ; DE ROSE, JULIO C. . Transformation of Meaning Through Relations of Sameness and Opposition. The Psychological Record, v. x, p. z-w, 2015.

11.
ALMEIDA, J. H.;ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE;DE ALMEIDA, J. H.;DE ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE;DE ALMEIDA, JOÃO H.2014ALMEIDA, J. H.; BORTOLOTI, R. ; FERREIRA, P. R. S. ; SCHIELINI, P. W. ; DE ROSE, J. C. C. . Análise da validade e precisão de instrumento de diferencial semântico. Psicologia-Reflexao e Critica, v. 27, p. 272-281, 2014.

12.
ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE2011 ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE; HAYDU, VERÔNICA BENDER . Reorganization of equivalence classes: analysis of reversed baseline relations. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 24, p. 609-620, 2011.

13.
ALMEIDA, J. H.;ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE;DE ALMEIDA, J. H.;DE ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE;DE ALMEIDA, JOÃO H.2009ALMEIDA, J. H.; HAYDU, V. B. . Reorganização de classes de estímulos equivalentes: uma revisão crítica dos estudos experimentais. TEMAS EM PSICOLOGIA (RIBEIRÃO PRETO), v. 17, p. 449-462, 2009.

14.
ALMEIDA, J. H.;ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE;DE ALMEIDA, J. H.;DE ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE;DE ALMEIDA, JOÃO H.2009ALMEIDA, J. H.; HAYDU, V. B. . Reorganização de classes de estímulos equivalentes: análise do número de estímulos de comparação. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 5, p. 37-50, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOARES, P. G. (Org.) ; DE ALMEIDA, J. H. (Org.) ; CANCADO, C. R. X. (Org.) . Experimentos Clássicos em Análise do Comportamento. 1. ed. Brasília: Instituto Walden 4, 2016. v. 1. 336p .

Capítulos de livros publicados
1.
DE ALMEIDA, JOÃO H.; SILVEIRA, CAROLINA C. ; ARAN, J. . Tomada de Perspectiva como Responder Relacional Derivado: experimentos com indivíduos com desenvolvimento típico e atípico. In: Denise Vilas-Boas, Fernando Cassas, Helder Lima Gusso, Paulo César Morales Mayer. (Org.). Comportamento em Foco. 6ed.São Paulo: ABPMC, 2017, v. 6, p. 103-116.

2.
DE ALMEIDA, J. H.; PEREZ, WILLIAM FERREIRA . Paus e Pedras podem machucar, mas palavras... também! Teoria das Molduras Relacionais. In: Paulo Guerra Soares; João Henrique de Almeida; Carlos Renato Xavier Cançado. (Org.). Experimentos Clássicos em Análise do Comportamento. 1ed.Brasília: Instituto Walden 4, 2016, v. 1, p. 186-204.

3.
de Rose, J. C. ; PEREZ, W. F. ; DE ALMEIDA, J. H. . Transfer of meaning by relations of equivalence and opposition.. In: P. Moderato; G. Presti. (Org.). Behaviorism at 100, 2013, Parma. Cent'anni di comportamentismo. Dal manifesto di Watson alla teoria della mente, dalla BT all'ACT. 1ed.Milão: FrancoAngeli, 2013, v. 1, p. 84-86.

4.
ALMEIDA, J. H.; CARVALHO, H.M.C.P. ; GONGORA, M. A. N. . O comportamento de perceber na perspectiva behaviorista radical. In: Regina Cristina Wielenska. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição: Desafios, soluções e questionamentos. 1ed.Santo André: ESETec Editores Associados, 2009, v. 23, p. 470-479.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, J. H.; HAYDU, V. B. . Análise da relação entre a repetição do treino das relações condicionais e o desempenho em testes de reorganização de classes equivalentes. In: II Encontro Paranaense de Análise do Comportamento, 2008, Curitiba. Anais do II Encontro Paranaense de Análise do Comportamento, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DE ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE; PEREZ, W. F. ; DE ROSE, J. C. C. . O Procedimento de avaliação de Relações Implícitas (IRAP) aplicado comoo ferramenta na Pesquisa Básica. In: XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba. Anais do XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012.

2.
ALMEIDA, J. H.; CARVALHO, H.M.C.P. ; GONGORA, M. A. N. . O comportamento de Perceber na perspectiva Behaviorista Radical. In: XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas. Anais do XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008.

3.
ALMEIDA, J. H.; HAYDU, V. B. . Reorganização de Classes de Estímulos Equivalentes a partir da recombinação de uma das relações condicionais. In: XVII Encontro Brasileiro de Psicolterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas. Anais do XVII Encontro Brasileiro de Psicolterapia e Medicina Comportamental, 2008.

4.
ALMEIDA, J. H.; CARVALHO, H.M.C.P. ; CARVALHO, K.A. ; STARLING,R.R. . Eliminação de uma resposta supertreinada através de uma operação de controle de estímulos. In: XV Encontro Brasileiro de Psicolterapia e Medicina Comportamental, 2006, Brasília. XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006.

5.
MOURA, C.H.G. ; ALMEIDA, J. H. ; OLIVEIRA, C.L. ; VALE, J.G. ; BARBOSA, J.C. ; REZENDE, L.U. ; CARNEIRO, F.M. . A inserção do Psicólogo nas políticas materno infantis. In: XIV Encontro Mineiro de Psicologia Social, 2004, São João del Rei. XIV Encontro Mineiro de Psicologia Social, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
DE ALMEIDA, J. H.; MIZAEL, T. M. ; SANTOS, S. . O Estudo das atitudes com base na Transferência de Funções. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DE ALMEIDA, J. H.; ARAN, J. . Teoria das Molduras Relacionais: Integração de Fenômenos Complexos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DE ALMEIDA, J. H.; ARAN, J. . Teoria das Molduras Relacionais: Bases filosóficas e conceitos essenciais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CORTEZ, M. D. ; DE ALMEIDA, J. H. ; DONADELLI, J. . Introdução ao comportamento governado por regras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DE ALMEIDA, J. H.. O preconceito numa perspectiva comportamental: aprendizagem direta e derivada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DE ROSE, JULIO C. ; DE ALMEIDA, J. H. ; MIZAEL, TÁHCITA M. . Comportamento simbólico, atitudes e preconceito. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DE ALMEIDA, J. H.; ARAN, J. ; DE ROSE, JULIO C. . The effect of pre-experimental relations on establishing of equivalence classes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
DE ALMEIDA, JOÃO H.; DE ROSE, JULIO C. . Multiple contextual control on the transformation of emotional functions among stimuli related by comparison. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
DE ALMEIDA, J. H.; PEREZ, W. F. . Teoria das Molduras Relacionais (RFT): linguagem, relações derivadas e a integração de fenômenos psicológicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
DE ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE. Princípios e Pressupostos da Teoria Comportamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
DE ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE; PEREZ, W. F. . Teoria dos Quadros Relacionais: Formulações Essenciais e Achados Experimentais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
DE ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE. Bases Filosóficas e Princípios Básicos da Análise do Comportamento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ALMEIDA, J. H.; HAYDU, V. B. . Reorganização de classes de estímulos equivalentes: uma revisão crítica de estudos experimentais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
ALMEIDA, J. H.; HAYDU, V. B. . Reorganização de classes de estímulos equivalentes: efeito do número de relações de linha de base revertidas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ALMEIDA, J. H.; CARVALHO, H.M.C.P. ; GONGORA, M. A. N. . O Comportamento de Perceber na perspectiva Behaviorista Radical. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
ALMEIDA, J. H.; CARVALHO, H.M.C.P. ; STARLING,R.R. ; CARVALHO, K.A. . Eliminação de uma resposta supertreinada através de uma operação de controle de estímulos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
ALMEIDA, J. H.; CARVALHO, H.M.C.P. ; STARLING,R.R. ; CARVALHO, K.A. . V Congresso de Produção Científca da UFSJ. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ARAN, J. ; DE ALMEIDA, JOÃO H. . Um estudo de caso no método científico. Belém: Periódicos UFPA, 2016. (Tradução/Artigo).

2.
DE ALMEIDA, JOÃO H.; CANCADO, C. R. X. ; SOARES, P. G. . Como você se sente?. Brasilia: Instituto Walden 4, 2016. (Tradução/Outra).

3.
DE ALMEIDA, JOÃO H.; SOARES, P. G. ; CANCADO, C. R. X. . O cheque está no correio: investigando como o reforço atrasado afeta o desempenho.. Brasilia: Instituto Walden 4, 2016. (Tradução/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Vichi, C.; Sampaio, A. A. S.; DE ALMEIDA, JOÃO H.. Participação em banca de Sunna Prieto de Azevedo. Transferência e controle contextual de múltiplas funções em Classes de equivalência. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

2.
GOYOS, A. C. N.; MACHADO, A.; GAMBA, J. F.; SCHMIDT, A.; DE ALMEIDA, J. H.. Participação em banca de Rodrigo Dal Ben de Souza. Crianças falam conforme o modelo mesmo quando consequências seguem falas divergentes. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Teses de doutorado
1.
DE ROSE, JULIO C.; MELO, R. M.; BORTOLOTI, R.; POSTALLI, L. M. M.; DE ALMEIDA, J. H.. Participação em banca de Marcelo Vitor da Silveira. Consequências Específicas como nódulos para o estabelecimento de classes de equivalência e transferência de função. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Doutorado
1.
DE ROSE, J. C. C.; ARAUJO, L. B.; ELIAS, N. C.; DE ALMEIDA, JOÃO H.. Participação em banca de SILVANA LOPES DOS SANTOS. INVESTIGAÇÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DE PERSONAGENS NAS ESCOLHAS ALIMENTARES DE CRIANÇAS POR MEIO DO PARADIGMA DA EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
DE ROSE, J. C. C.; MELO, R. M.; DE ALMEIDA, JOÃO H.. Participação em banca de MARCELO VITOR DA SILVEIRA. TRANSFERÊNCIA DE FUNÇÃO ENTRE ESTÍMULOS EQUIVALENTES MEDIADA POR ESTÍMULOS REFORÇADORES ESPECÍFICOS. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHMIDT, A.; DE ALMEIDA, J. H.; STOQUE, F. M. V.. Participação em banca de Letícia Melo de Paulo.Leitura compartilhada de histórias e a influência do comportamento ecoico na aprendizagem de vocabulário de crianças de 5 anos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. O Procedimento de avaliação de Relações Implícitas (IRAP) aplicado comoo ferramenta na Pesquisa Básica. 2012. (Congresso).

2.
I Congrsso de Psicologia e Análise do Comportamento:Diversidade, Integração e Sustentabilidade. Reorganização de classes de estímulos equivalentes: uma revisão crítica de estudos experimentais. 2010. (Congresso).

3.
Jornada de Análise do Comportamento. 2010. (Encontro).

4.
Jornada de Análise do Comportamento - Universidade Federal de São Carlos. 2009. (Congresso).

5.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Reorganização de classes de estímulos equivalentes: efeito do número de relações de linha de base revertidas. 2009. (Congresso).

6.
II Encontro Paranaense de Análise do Comportamento.Análise da relação entre a repetição do treino das relações condicionais e o desempenho em testes de reorganização de classes equivalentes. 2008. (Encontro).

7.
XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. O comportamento de perceber na perspectiva Behaviorista Radical. 2008. (Congresso).

8.
V Congresso de Produção Científica da UFSL. Eliminação de uma resposta supertreinada através de uma operação de controle de estímulos. 2006. (Congresso).

9.
XV Encontro Brasileiro de Psicolterapia e Medicina Comportamental. Eliminação de uma resposta supertreinada através de uma operação de controle de estímulos. 2006. (Congresso).

10.
II Encontro de Psicologia Universidade Federal de São João del Rei Psicologia e Ética. 2005. (Encontro).

11.
VI Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. 2005. (Outra).

12.
XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2005. (Congresso).

13.
APAM - Posição teórico-vivencial apresentando o psicodrama. 2004. (Outra).

14.
V Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. 2004. (Outra).

15.
XIV Encontro Mineiro de Psicologia Social.A Inserção do Psicólogo nas Políticas Materno-Infantis. 2004. (Encontro).

16.
I Encontro de Psicologia Universidade Federal de São João del Rei Psicologia Possiveis diálogos. 2003. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 11:25:55