Leda Cecília Szabo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2360414890285905
  • Última atualização do currículo em 19/12/2015


Possui doutorado em Doutorado em Lingüistica pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora. da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: sintaxe, texto, análise do discurso, semântica e língua portuguesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leda Cecília Szabo
Nome em citações bibliográficas
SZABO, L. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo.
Rua Padre Saboya de Medeiros
Planalto
09890540 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil
Telefone: (11) 43665406
URL da Homepage: www.metodista.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2005
Doutorado em Doutorado em Lingüistica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Vocabulário da Periodontia: descrição e análise numa abordagem bilíngue, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Maria Aparecida Barbosa.
1982 - 1986
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: AQUISICAO DE PADROES SINTATICOS EM INGLES CORRESPONDENTES A ESTRUTURAS INICIADAS POR VERBO EM PORTUGUES,Ano de Obtenção: 1986.
Orientador: Mary A. Kato.
1971 - 1974
Graduação em Letras - Inglês.
Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - Atual
Vínculo: Celetista formal., Enquadramento Funcional: professora., Carga horária: 18



Membro de corpo editorial


1993 - 1993
Periódico: Educação & Linguagem


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SZABO, L. C.2006SZABO, L. C.. Relações de significação nas unidades terminológicas da Periodontia. Tradterm, v. 12, p. 293-307, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
SZABO, L. C.. Dominação cultural nos textos de Odontologia. In: Aparecida |Negri Isquerdo; Maria da Graça Krieger. (Org.). As Ciências do Léxico. Campo Grande: Editora da UFMS, 2004, v. 2, p. 301-310.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SZABO, L. C.. A elaboração de um vocabulário técnico-científico bilíngue: resultados preliminares. In: VI Encontro dos alunos de pós-graduação da Universidade de São Paulo, 2004, São Paulo. Português brasileiro: que língua é essa?. São Paulo: DL/FFLCH/USP, 2004. p. 115-124.

2.
SZABO, L. C.. A elaboração de um vocabulário técnico-científico: entre o sonho e a realidade. In: VI Encontro do salunos de pós-graduação em Linguística da Universidade de São Paulo, 2003, São Paulo. Língua: uma questão de regras ou de usos?. São Paulo: SDI/FFLCH/USP, 2003. p. 203-208.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SZABO, L. C.. O vocabulário da Periodontia. In: VIII Mini Enapol, 2005, São Paulo. Tratamentos do léxico: percursos transdisciplinares e recortes culturais, 2005.

2.
SZABO, L. C.. Padrões de variação das unidades terminológicas da Periodontia. In: VII Mini Enapol, 2004, São Paulo. Tratamentos do léxico: diálogos transdisciplinares. São Paulo: DL/FFLCH-USP, 2004.

3.
SZABO, L. C.. As relações de significação em um vocabulário bilíngue da Periodontia. In: VI Mini Enapol, 2003, São Paulo. Tratmentos do léxico: interdisciplinaridade, convergências, especificidades. São Paulo: DL/FFCHL-USP, 2003.

4.
SZABO, L. C.. A seleção e a organização das informações na construção de um vocabulário técnico-científico. In: V Mini Enapol, 2002, São Paulo. Tratamentos do léxico: processos de denominação e transcodificação. São Paulo: DL/ FFCHL-USP, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SZABO, L. C.. A fraseologia no discurso da Periodontia. In: 54o. Seminário do GEL, 2006, Araraquara. Caderno de resumos do 54o. Seminário do GEL, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
SZABO, L. C.. Vocabulário técnico-científico bilíngue (inglês-português) da Periodontia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SZABO, L. C.. O vocabulário da Periodontia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SZABO, L. C.. Fontes para a pesquisa terminológica: critérios de seleção. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SZABO, L. C.. Padrões de variação das unidades terminológicas da Periodontia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SZABO, L. C.. As relações conceituais na área de Periodontia: implicações na obra terminográfica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SZABO, L. C.. As relações de significação em um vocabulário bilíngue da Periodontia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SZABO, L. C.. Vocabulário da Periodontia: etapas percorridas, resultados preliminares. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SZABO, L. C.. Problemas comuns na seleção e coleta de termos em terminologia bilíngue. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SZABO, L. C.. A elaboração de um vocabulário técnico-científico bilíngue: resultados preliminares. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SZABO, L. C.. A seleção e a organização das informações na construção de um vocabulário técnico-científico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SZABO, L. C.. Ciência também se faz através do discurso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SZABO, L. C.. Dominação Cultural nos textos de Odontologia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SZABO, L. C.. Nova classificação das doenças periodontais como exemplo de reorganização dos sistemas conceitual e linguístico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SZABO, L. C.. Para um vocabulário técnico-científico bilíngue da Periodontia: entre o sonho e a realidade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SZABO, L. C.. A análise da situação discursiva como subsídio para a metodologia do trabalho em Terminologia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SZABO, L. C.. Medicina Periodontal: o pael da infecção periodontal no estresse sistêmico, na doença cardiovascular e nos resultados anormais da gestação, 2003. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SZABO, L. C.; SILVA, S. P. ; FURLIN, M. . Literatura e ensino. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SZABO, L. C.. Visão Reflexiva da Gramática. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula,atividadesinstrucionais).

2.
SZABO, L. C.. Teoria e prática de tradução e versão de língua espanhola. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula,atividadesinstrucionais).

3.
SZABO, L. C.. Análise do discurso. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

4.
SZABO, L. C.; CRUZES, K. . Literatura greco-latina. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

5.
SZABO, L. C.. O que é Análise do Discurso. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

6.
SZABO, L. C.; SILVA, S. P. . O texto em perspectiva. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

7.
SZABO, L. C.; PEREIRA, A. S. . Fundamentos da Linguística Estrutural. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

8.
SZABO, L. C.. O estudo do léxico. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

9.
SZABO, L. C.. Diacronia da língua portuguesa. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

10.
SZABO, L. C.. Linguística: teoria do texto e do discurso. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

11.
SZABO, L. C.; PERROTTI, E. M. B. . Linguística: estruturas sintático-semânticas e seus efeitos no texto. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

12.
SZABO, L. C.. Estilística. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

13.
SZABO, L. C.. Aspectos da Semântica. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

14.
SZABO, L. C.. Sintaxe: conceitos básicos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático, teleaula).

15.
SZABO, L. C.. Aspectos das conexões sintáticas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático, teleaula).

16.
SZABO, L. C.. Prática de ensino como prática social: conhecendo os desafios. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático, teleaula).

17.
SZABO, L. C.. Prática de ensino como prática social: um pouco de história. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático, teleaula).

18.
SZABO, L. C.. A língua portuguesa no contexto do currículo por competências. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático e teleaula).

19.
SZABO, L. C.. Princípios de análise das estruturas linguísticas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático, teleaula).

20.
SZABO, L. C.. Estruturas fonológicas da língua portuguesa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático, teleaula).

21.
SZABO, L. C.. Análise das estruturas morfológicas da língua portugesa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático, teleaula).

22.
SZABO, L. C.. Considerações sobre a produtividade lexical em língua portuguesa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático, teleaula).

23.
SZABO, L. C.. Aspectos históricos do ensino da língua portuguesa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático e teleaula).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
VILLAS, A. ; SZABO, L. C. ; ASSALIM, C. . Show +. 2009.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SZABO, L. C.; SALINAS, F.. Participação em banca de Eder Sergio Ribeiro. Aspectos Discursivos em As Bruxas de Salem: peça e filme. 2009.. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Teses de doutorado
1.
SZABO, L. C.; DIAS, M. P. L.; ALVES, I. M.; Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick. Participação em banca de MARIA DE LOURDES ROSSI REMENCHE. A TERMINOLOGIA E OS PROCESSOS DE RESSEMANTIZAÇÃO E RETEXTUALIZAÇÃO DO CÓDIGO PENAL - PARTE ESPECIAL.. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

2.
SZABO, L. C.; ALVAREZ, M. L. O.; ALVES, I. M.; Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick. Participação em banca de Rosiane Cristina Gonçalves Braga. Vocabulário sistemático do projeto Ecovale. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII Congresso Metodista, o XVI Seminário de Extensão da Metodista, XI Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa e I Seminário PIBITI/UMESP de Pesquisa,. Coordenador de sessão. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda do Prado Cuzziol; Maria Paula W. P. Quezada; Nádia. O heroi e a sociedade em Triste fim de Policarpo Quaresma, Macunaíma - o herói sem nenhum caráter e Contra Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.

2.
Karina Doreto Pires; Thaís Silva Pereira. Biografia e construção da personagem: a relação entre George Orwell e Winston Smith. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.

3.
Calebe Simões de Souza. A imagem e a hesitação na obra A invenção de Morel. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.

4.
Adriana F. Fontes et al. As contribuições de novas tecnologias no ensino de língua inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.

5.
Nathália Luiz Blanco. Língua inglesa na educação infantil: eem busca de bases teóricas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.

6.
BRAIDO, A. M.; OLIVEIRA, A. A. G.; KAWANO, R. F.. Humanização e desumanização das personagens no romance Ensaio sobre a cegueira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.

7.
Carolina P. Carro; Fernanda V. Araújo; Juliana A. Gabriel. Os desafios do aluno surdo na aprendizagem da modalidade escrita na língua portuguesa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.

8.
Ariana F. Marques; Camila Santiago; Patrícia S. Mello. As imagens da norma culta subjetiva circulantes no Curso de Letras - EAD da UMESP: uma análise linguístico-discursiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.

9.
CAESAR, Fernando; FRANHAN, Gabrielle; OZÓRIO, Valéria. O que há de real e fantástico no conto Casa Tomada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.

10.
ALMEIDA, A. S.; EGYDIO, C. D.; DUARTE, M. S. F.. Primo Basílio: qual foi o processo que levou Luísa ao adultério tornando o destino resultado de suas ações?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.

11.
DIAS, Vanessa ds Santos Tucci. A mulher na linguagem da publicidade e suas transformações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.

12.
STUBER, Jéssica. Aurélia Camargo, o amor e as idéias: uma análise. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.

13.
CONCEIÇÃO, A; SARTORI, C.; SILVA. R.; VIEIRA, S.. Luiz Vaz de Camões: o episódio do gigante Adamastor - canto V, Os lusíadas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.

14.
SOUZA, F. R.; SILVA, L. M.; UCELLA, S. F.; HOSAKA, V. R. L.. Elementos que comprovam a existência da literatura fantástica nos contos Sem olhos e A causa secreta, de Machado de Assis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.

15.
MARTINS, R. S.; SOUZA, J. P.; MELO, M. I.H. A argumentação no sermão da sexagésima. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.

16.
SANTOS, Tânia de Mello. A importância do herói mítico na obra Memorial do convento, de José Saramago. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.

17.
ABELLAN, C. F.; RODRIGUES, R.; SILVA, T. M.. Há marcas de influências inglesas nos contos Uma senhora e O relógio de ouro, de Machado de Assis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.

18.
SILVA; E. N.; SILVA, P. N.; SOUZAS, S. P.. Metodologia de ensino de língua inglesa: a provisão das metodologias das escolas de idiomas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Leda Cecília Szabo.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SZABO, L. C.. Sintaxe: conceitos básicos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático, teleaula).

2.
SZABO, L. C.. Aspectos das conexões sintáticas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático, teleaula).

3.
SZABO, L. C.. Prática de ensino como prática social: conhecendo os desafios. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático, teleaula).

4.
SZABO, L. C.. Prática de ensino como prática social: um pouco de história. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático, teleaula).

5.
SZABO, L. C.. A língua portuguesa no contexto do currículo por competências. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático e teleaula).

6.
SZABO, L. C.. Princípios de análise das estruturas linguísticas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático, teleaula).

7.
SZABO, L. C.. Estruturas fonológicas da língua portuguesa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático, teleaula).

8.
SZABO, L. C.. Análise das estruturas morfológicas da língua portugesa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático, teleaula).

9.
SZABO, L. C.. Considerações sobre a produtividade lexical em língua portuguesa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático, teleaula).

10.
SZABO, L. C.. Linguística: teoria do texto e do discurso. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

11.
SZABO, L. C.; PERROTTI, E. M. B. . Linguística: estruturas sintático-semânticas e seus efeitos no texto. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

12.
SZABO, L. C.. Estilística. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

13.
SZABO, L. C.. Aspectos da Semântica. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

14.
SZABO, L. C.; PEREIRA, A. S. . Fundamentos da Linguística Estrutural. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

15.
SZABO, L. C.. O estudo do léxico. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

16.
SZABO, L. C.. Diacronia da língua portuguesa. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

17.
SZABO, L. C.. Análise do discurso. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

18.
SZABO, L. C.; CRUZES, K. . Literatura greco-latina. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

19.
SZABO, L. C.. O que é Análise do Discurso. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

20.
SZABO, L. C.; SILVA, S. P. . O texto em perspectiva. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula, atividades instrucionais).

21.
SZABO, L. C.. Aspectos históricos do ensino da língua portuguesa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo de caderno didático e teleaula).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 7:29:02