Roni Cleber Dias de Menezes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2780596138885068
  • Última atualização do currículo em 14/08/2017


Professor Doutor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo / FEUSP (2011), tendo a respectiva pesquisa sido em parte desenvolvida no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, programa PDEE-CAPES. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo / FEUSP - 2006. Bacharelado (1998) e Licenciatura (2000) em História pela Universidade de São Paulo. Possui Pós-Doutorado no âmbito do Programa PAPD/CAPES-FAPERJ (2012-2014), junto ao Proped - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua principalmente na área de História da Educação, com ênfase nos seguintes temas: história dos intelectuais, circulação cultural e história comparada da educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roni Cleber Dias de Menezes
Nome em citações bibliográficas
MENEZES, Roni Cleber Dias de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação.
Avenida da Universidade, 308, Bloco A, sala 214
Butantã
05508040 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 22050002
Telefone: (11) 30918275
Fax: (11) 23340120


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: Rogério António Fernandes).
Título: Reverberações do debate decadência/atraso em Portugal e no Brasil em fins dos Oitocentos: histórias conectadas, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Maria Lúcia Spedo Hilsdorf.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Brasil; Portugal; circulação cultural; intelectuais; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O grupo do Almanaque Literário de São Paulo: paradigmas da sociabilidade republicana nos tempos da propaganda (1876-1885),Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Maria Lúcia Spedo Hilsdorf.
Palavras-chave: São Paulo; Alamanach Litterario de São Paulo; Segundo Reinado; Movimento republicano.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império.
Setores de atividade: Educação.
1994 - 1998
Graduação em História.
Universidade de São Paulo, FFLCH-USP, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2000 - 2000
Extensão universitária em Trabalho, Educação e Gênero. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Educação da USP, FEUSP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
4800703 ? Educação Comparada - turma 02
08/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDF0287 Introdução aos Estudos da Educação ? Enfoque Histórico - turma 23
07/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Vice-coordenador da CoC Pedagogia da FEUSP.
06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante suplente do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP (EDF-FEUSP) na Comissão de Graduação (CG) da FEUSP.
05/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante titular do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP (EDF-FEUSP) na CoC Pedagogia da FEUSP.
11/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante titular da Faculdade de Educação da USP no Conselho Deliberativo do Centro Interunidades História da Ciência da USP.
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação.

Cargo ou função
Representante titular dos Professores Doutores no Conselho do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP.
02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante suplente da FEUSP indicado para compor o Conselho Deliberativo das Ruínas do Engenho de São Jorge dos Erasmos.
11/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação.

04/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
? Representante titular do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação (EDF) no Conselho Curador da Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP (FAFE).
11/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação.

11/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação.

07/2017 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação.

Cargo ou função
Membro da Comissão Eleitoral que preside os trabalhos do processo de escolha da chefia e vice-chefia do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP (EDF-FEUSP), mandato 2017-2019.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDF0225 - História da escolarização elementar no Brasil - turma 02
EDF0225 - História da escolarização elementar no Brasil - turma 03
06/2017 - 06/2017
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, .

Serviço realizado
? Parecer a propósito do pedido de recredenciamento do Prof. Dr. Roberto da Silva junto à Comissão Especial de Regimes de Trabalho (CERT) da USP.
05/2017 - 06/2017
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, .

Serviço realizado
Participação na Banca de Realização da Prova de Transferência Externa para a Faculdade de Educação da USP - ano 2017.
05/2017 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação da Prova de Transferência Externa para o Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP ? Edital Processo de Transferência Externa 2017/2018.
05/2017 - 05/2017
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, .

Serviço realizado
Parecerista de Pedido de Revalidação de Diploma Estrangeiro de Mirna Youssef Garouje.
05/2017 - 05/2017
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, .

Serviço realizado
Parecer sobre Requerimento de Aproveitamento de Créditos Cursados no Exterior da aluna Thauany de Souza Gonçalves.
05/2017 - 05/2017
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, .

Serviço realizado
Parecer a propósito de Solicitação de Equivalência de Diploma Estrangeiro.
05/2017 - 05/2017
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, .

Serviço realizado
Parecer sobre Requerimento de Aproveitamento de Créditos Cursados no Exterior da aluna Thauany de Souza Gonçalves ? AARHUS University (Aarhus/Dinamarca).
05/2017 - 05/2017
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, .

Serviço realizado
? Parecer sobre Requerimento de Aproveitamento de Créditos Cursados no Exterior da aluna Rayssa Fernandes Rojas.
05/2016 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante suplente do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP (EDF-FEUSP) na CoC Pedagogia da FEUSP.
04/2016 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Aplicação, .

Cargo ou função
Representante suplente do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação (EDF) no Conselho da Escola de Aplicação ? FEUSP.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDF0726 - História do Ensino Superior no Brasil - turma 02
EDF0726 - História do Ensino Superior no Brasil - turma 03
02/2016 - 06/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDF0727 - História e Historiografia do Ensino Secundário e do Ensino Profissional no Brasil - turma 02
EDF0727 - História e Historiografia do Ensino Secundário e do Ensino Profissional no Brasil - turma 03
04/2014 - 04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Aplicação, .

Cargo ou função
Representante titular do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação (EDF) no Conselho da Escola de Aplicação ? FEUSP.
03/2014 - 03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação.

Cargo ou função
Representante suplente dos Professores Doutores no Conselho do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP.
08/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDF0225 - História da escolarização elementar no Brasil - turma 02
EDF0225 - História da escolarização elementar no Brasil - turma 03
02/2015 - 06/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDF0216 História da infância e da família - turma 03
EDF0216 História da infância e da família - turma 31
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDF0120 História da Educação II - turma 03
EDF0120 História da Educação II - turma 31
02/2014 - 06/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDF0287 Introdução aos Estudos da Educação: enfoque histórico - turma 23
EDF0119 História da Educação I - turma 03
04/2014 - 04/2014
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, .

Serviço realizado
Parecer para revalidação de diploma estrangeiro da candidata Alexandra Margarida Fernandes dos Santos Cunha.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado em ensino na pós-grad., Carga horária: 4
Outras informações
Estágio supervisionado na disciplina Estudos Avançados em História da Educação I e II, ministrada pela Profª Drª Lia Ciomar Macedo de Faria e pelo Prof. Dr. José Gonçalves Gondra, disciplina obrigatória da grade curricular do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ e oferecida aos alunos de mestrado e doutorado.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Programa PAPD/CAPES-FAPERJ (2012)

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor ensino superior, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina História da Profissão Docente, disciplina eletiva oferecida aos(as) alunos(as) do curso de Pedagogia e das licenciaturas da UERJ.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor no ensino superior, Carga horária: 4
Outras informações
Professor na disciplina História dos Processos de Escolarização, disciplina eletiva e oferecida aos(as) alunos(as) do curso de Pedagogia e das licenciaturas da UERJ.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado de ensino na graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Efetivação de reuniões de orientação ? individuais e coletivas (no âmbito de disciplinas de preparação pedagógica) ? junto a alunos e alunas do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com vistas à confecção, por estes(as) de seus respectivos projetos de monografia e, posteriormente, da própria monografia, além de textos para participação em eventos acadêmicos.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor na pós-graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Professor (juntamente com a Profª Drª Márcia Cabral da Silva) da disciplina Estudos Avançados em História da Educação I, disciplina obrigatória da grade curricular do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ e oferecida aos alunos de mestrado.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado de ensino na pós-grad., Carga horária: 4
Outras informações
Estágio supervisionado na disciplina Estudos Avançados em História da Educação II, ministrada pelo Prof. Dr. José Gonçalves Gondra, disciplina obrigatória da grade curricular do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ e oferecida aos alunos de doutorado.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado de ensino na pós-grad., Carga horária: 4
Outras informações
Estágio supervisionado na disciplina Foucault, Formas da História e História da Educação, ministrada pelo Prof. Dr. José Gonçalves Gondra, disciplina eletiva da grade curricular do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ e oferecida aos alunos de doutorado.

Atividades

09/2012 - 10/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Profissão Docente
História dos Processos de Escolarização
03/2012 - 10/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Educação, .

03/2012 - 10/2013
Estágios , Programa de Pós-graduação em Educação, .

Estágio realizado
Pós-doutoramento. PAPD/CAPES/FAPERJ.
10/2012 - 02/2013
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Avançados em História da Educação I

Faculdade de Educação da USP, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor em disciplinas de Graduação, Carga horária: 6
Outras informações
Monitor em disciplinas de Graduação na Faculdade de Educação da USP. PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino)

Atividades

08/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia e licenciaturas USP, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática docente no ensino superior na disciplina História de Educação Moderna e Contemporânea, ministrada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo sob supervisão da Profª. Drª. Maria Lúcia S. Hilsdorf. (2º Semestre de 2008)
02/2008 - 06/2008
Ensino, Pedagogia e licenciaturas USP, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática docente no ensino superior na disciplina Introdução aos Estudos da Educação: enfoque histórico, ministrada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo sob supervisão da Profª. Drª. Maria Lúcia S. Hilsdorf. (1º Semestre de 2008)
08/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia e licenciaturas USP, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática docente no ensino superior na disciplina Introdução aos Estudos da Educação: enfoque histórico, ministrada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo sob supervisão da Profª. Drª. Maria Lúcia S. Hilsdorf. (2º Semestre de 2007)
02/2004 - 06/2004
Ensino, Pedagogia e licenciaturas USP, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática docente no ensino superior na disciplina ?Política e Organização da Educação Básica no Brasil I?, ministrada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo sob a supervisão da Profª. Drª. Cláudia P. Vianna. (1º Semestre de 2004)
08/2003 - 12/2003
Ensino, Pedagogia e licenciaturas USP, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática docente no ensino superior na disciplina ?Política e Organização da Educação Básica no Brasil II?, ministrada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo sob a supervisão da Profª. Drª. Cláudia P. Vianna. (2º Semestre de 2003)

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: nenhum, Regime: Dedicação exclusiva.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista doutorado no exterior, Enquadramento Funcional: nenhum, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto, SECD, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de ensino fundamenta, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Rede São Paulo de Formação Docente, REDEFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Orientador de TCC à Distância, Enquadramento Funcional: nenhum, Carga horária: 10
Outras informações
Orientador de TCC?s do Curso de Gestão para Professores Coordenadores 2011, da Redefor ? Rede São Paulo de Formação Docente.


Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Tutor de Ensino a Distância, Enquadramento Funcional: nenhum, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor do curso a distância on-line Curso de Formação do Concurso Público para Provimento de Cargo PEB II 2011, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RJ, SENAC ARRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Tutor de Ensino a Distância, Enquadramento Funcional: nenhum, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor do curso a distância on-line Gestão Educacional Pública 2011, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro/RJ.


Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor de vídeo-conferência, Enquadramento Funcional: nenhum, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina Ministrada: História da Educação Brasileira


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Censitário Municipal, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Empresa Metropolitana de Águas e Energia, EMAE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operador de usina termoelétrica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, IE-UL, Portugal.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: nenhum



Linhas de pesquisa


1.
INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA
2.
Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias e ações

Objetivo: Ocupa-se de investigar os intelectuais da educação, ou seja, aqueles cujas ideias e ações na cena pública brasileira estiveram direta ou indiretamente relacionadas com os assuntos da instrução e da educação. As pesquisas históricas vinculadas a este projeto tem como objeto as instituições escolares e acadêmicas em que esses foram formados, os grupos e redes de relacionamento e sociabilidade de que fizeram parte, as associações profissionais e de caráter político-ideológico em torno das quais se agruparam, as instituições políticas e de poder direto com os quais estiveram envolvidos, os veículos de debate e disseminação pública de suas ideias e das ações que empreenderam com relação à educação e à cultura no país..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: História dos intelectuais; Intelectuais da Educação Brasileira; Elites culturais.
3.
História da Educação e Religião

Objetivo: Dedica-se ao estudo da História da Educação em suas interfaces com a religião a partir de duas vertentes: a história das instituições escolares confessionais no Brasil, em maior medida dos estabelecimentos vinculados à doutrina cristã, tanto das congregações católicas quanto das denominações protestantes, e a história dos sujeitos educadores cujas práticas estejam envolvidas com a temática da religião.
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: História da Educação; Religião; Instituições religiosas.
4.
Da comparação à conexão? A historiografia da educação brasileira e os estudos comparados em história da educação e as connected histories

Objetivo: O empreendimento de pesquisa visa a promover uma reflexão acerca das ferramentas de comparação usadas pela historiografia da educação brasileira mais recente ? particularmente desde a década de 1990 ?, procurando ao mesmo tempo historicizar a abordagem comparativa enquanto categoria analítica (no entrecruzamento dos estudos que focam a história, a educação e a história da educação) e levantar as contribuições trazidas por aportes metodológicos que tem estabelecido uma interlocução com o método comparativo, como as histórias conectadas, as histórias cruzadas, entre outras..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: História Comparada da Educação; Método comparativo; Histórias conectadas; Histórias cruzadas.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Da comparação à conexão? A historiografia da educação brasileira e os estudos comparados em história da educação e as connected histories
Descrição: Projeto que contempla as atividades a serem desenvolvidas entre 2013 e 2015 no Depto. de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e que integra parte dos requisitos do estágio probatório em docência a ser cumprido na instituição mencionada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Memórias de leituras
Descrição: O projeto tem por objetivo a constituição de um banco de depoimentos orais a ser disponibilizado na internet, a partir de entrevistas com pessoas cujas histórias de vida tenham pontos de contato qualificado e relevante com o universo dos livros e da leitura e cujos registos possam contribuir para o avanço das investigações acerca da leitura e da sua história em Portugal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação
Descrição: O Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE), fundado em 2001, se constitui em um espaço plural de debates, investigações e aprofundamento de questões acerca do fenômeno educacional na perspectiva histórica. Os pesquisadores envolvidos dedicam-se a diversas temáticas e questões, como por exemplo: cultura escolar, imprensa pedagógica, historiografia educacional, saberes escolares, políticas educacionais e questões relativas à infância e família. Além disso, a produção do grupo vem sendo disseminada por meio das atividades regulares desenvolvidas pela equipe de trabalho em suas universidades e, do ponto de vista coletivo, em produções conjuntas divulgadas em artigos publicados em anais de eventos e periódicos especializados, bem como livros e capítulos de livros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Roni Cleber Dias de Menezes - Integrante / José Gonçalves Gondra - Coordenador / Gisele dos Santos Oliveira - Integrante / Cintia Borges de Almeida - Integrante / Guaraci Fernandes Marques de Melo - Integrante / Márcio Mello Pessoa - Integrante / Aline de Morais Limeira - Integrante / Jailton Oliveira - Integrante / Graciane Daniela Sebrão - Integrante / Marta Regina Gimenez Favaro - Integrante / Inára de Almeida Garcia Pinto - Integrante / Marli de Souza Saraiva Cimino - Integrante / Paulo Rogério Marques Sily - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2012 - 2013
A força do presente:Sujeitos, instituições, problemas, fontes e abordagens na escrita da história da educação brasileira (1822-1889) - Fase II
Descrição: A pesquisa focaliza a reflexão historiográfica em torno do período da história da educação brasileira que corresponde ao aparecimento da escola como forma privilegiada de intervenção no curso da vida, no funcionamento da sociedade, na gestão da população e na constituição e individualização dos sujeitos. Trata-se, portanto, de privilegiar o estudo referente ao período que corresponde ao funcionamento do Estado Imperial e analisar as representações que vêm sendo forjadas a respeito deste período na historiografia da educação brasileira. Deste modo, pretende-se interrogar a presença dos sujeitos/instituições e as relações dos mesmos com a configuração de problemas, fontes e abordagens na escrita da história da educação brasileira, enfatizando, para tanto, o exame da escrita que recobre o período entre 1822 e 1889. De modo correlato, mas na direção invertida, trata-se de pensar o modo como as configurações referidas procuram instaurar determinadas tradições no que se refere às práticas de escrita e de ensino de história da educação no Brasil e seus efeitos na formação dos profissionais da educação. Na segunda fase dar-se-á sequência ao estudo de algumas experiências nacionais de escrita da história da educação procurando, contudo, observar suas articulações com práticas internacionais, sobretudo a de alguns países da Europa e das Américas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Roni Cleber Dias de Menezes - Integrante / José Gonçalves Gondra - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2011
Reverberações do debate decadência/atraso em Portugal e no Brasil em fins dos Oitocentos: histórias conectadas
Descrição: A projeto pretendeu investigar as conexões e trânsitos envolvendo indivíduos e objetos culturais entre Portugal e Brasil durante as três últimas décadas da centúria oitocentista e primeiros anos do século XX, no âmbito da produção discursiva e das intervenções públicas de intelectuais portugueses e brasileiros empenhados em criar/viabilizar alternativas para a superação dos estágios de decadência e atraso vivenciados, respectivamente, segundo esses mesmos homens de saberes, pelos dois países de língua portuguesa, em relação, sobretudo, às nações do norte da Europa. O trabalho se estruturou por intermédio da captação de três dimensões dos movimentos mencionados acima, a saber: a elaboração de discursos que apontavam para o ingresso na modernidade, num complexo equilíbrio entre a busca/evocação do espírito e dos valores genuinamente nacionais e a renovação dos campos cultural, intelectual e mental por intermédio do estreitamento do contato com as filosofias da história e as teorias científicas produzida na Europa de além-Pirineus; a propagação do método de ensino da leitura criado pelo poeta português João de Deus ? consubstanciado no compêndio Cartilha Maternal ou Arte de Leitura ? por Portugal, Brasil e possessões coloniais lusitanas em África. Aproveita-se para sopesar o alcance do plano de divulgação da obra pedagógica de João de Deus ? suas apropriações em solo brasileiro ? adicionando à análise a sensibilidade para outros aspectos do programa, como a questão do possível interesse mercantil veiculado junto à propaganda dos materiais relativos ao método de ensino de João de Deus; e o trabalho de intelecção a respeito dos itinerários de António Zeferino Cândido, português ex-professor de matemática da Universidade de Coimbra e primeiro divulgador do método de leitura de João de Deus no Brasil, atividade que compreende, além da propaganda do método de ensino realizada em território brasileiro, também a atuação do professor lusitano nas diversas instituições e loci de sociabilidade dos quais tomou parte no Brasil nos mais de vinte anos em que permaneceu no país e, ainda concernente a Zeferino Cândido, a realização de uma exegese de seus escritos mais importantes, buscando averiguar aí o modo o divulgador do método retrata o debate em torno dos temas da decadência e do atraso e quais respostas formula, tendo em vista as exigências de tradução, assimilação e mescla culturais a ele impostas pela vivência na capital do império brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Roni Cleber Dias de Menezes - Coordenador / Maria Lúcia S. Hilsdorf - Integrante.
2003 - 2006
O grupo do Almanaque Literário de São Paulo: paradigmas da sociabilidade republicana
Descrição: O projeto visou a recompor as trajetórias dos integrantes de um determinado grupo sócio-político-cultural, que se formou ao longo da segunda metade do século XIX, na então província de São Paulo, grupo esse que se constituiu pelo entrecruzamento de complexas redes de sociabilidade estruturadas no interior de diversos microclimas que abrigaram sua atuação pública. A percepção da existência de tal grupo, no qual se contavam importantes líderes da propaganda republicana paulista, deu-se por meio tanto da recuperação de itinerários individuais de seus integrantes (em que se misturam as redes responsáveis pela sua socialização), quanto da investigação a respeito do modo como eles se inseriam nesses microclimas, a saber: a Academia de Direito de São Paulo, os jornais Gazeta de Campinas e A Província de São Paulo, o Partido Republicano Paulista e o Almanaque Literário de São Paulo (ALSP). Dentre estes, destacamos sua participação no ALSP, publicação informativa do último quartel do século XIX editada pelo tipógrafo português José Maria Lisboa, um dos membros do grupo. A escolha desse locus como plataforma privilegiada de observação das redes de sociabilidade que dão forma ao grupo de republicanos se justifica em função de dois aspectos: em primeiro lugar, o ALSP se constituiu num verdadeiro campo de batalha em que se digladiavam as díspares correntes político-ideológicas que caracterizavam a sociedade brasileira do período, último quartel do século XIX; em segundo lugar, pois, na medida que o tomamos também enquanto principal fonte documental que embasa a persecução das redes de sociabilidade dos componentes do grupo, o ALSP nesta dimensão de fonte, pouco foi explorado no conjunto das produções acadêmicas em historia da educação no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Roni Cleber Dias de Menezes - Coordenador / Maria Lúcia S. Hilsdorf - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Pensar a Educação em Revista


Revisor de periódico


2014 - 2017
Periódico: Revista Brasileira de História da Educação
2012 - 2012
Periódico: Teias (Rio de Janeiro. Impresso)
2013 - 2014
Periódico: Revista Contemporânea de Educação
2014 - 2014
Periódico: Revista Linhas
2012 - 2012
Periódico: Anuario Argentino de Historia de la Educación
2014 - 2014
Periódico: EDUCAÇÃO E PESQUISA
2017 - 2017
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA
2016 - 2016
Periódico: REVISTA COMUNICAÇÕES
2016 - 2016
Periódico: Revista Educação e Filosofia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.


Prêmios e títulos


2011
Prêmio Jabuti - Indicação ao prêmio de melhor livro de Educação do ano (capítulo de livro), Câmara Brasileira do livro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENEZES, Roni Cleber Dias de2014MENEZES, Roni Cleber Dias de. América como ponto de inflexão e observação de experiências de escrita da História da Educação. Revista Brasileira de História da Educação, v. 14, p. 167-168, 2014.

2.
MENEZES, Roni Cleber Dias de2014MENEZES, Roni Cleber Dias de. Circuito e fronteiras da escrita da história da educação na Ibero-América: experiência de escrita de Lorenzo Luzuriaga na Espanha e na Argentina e sua apropriação no Brasil. Revista Brasileira de História da Educação, v. 14, p. 245-267, 2014.

3.
MENEZES, Roni Cleber Dias de2014MENEZES, Roni Cleber Dias de. Recepção a Lorenzo Luzuriaga no Brasil: reflexões acerca da introdução de Historia de la Educación y de la Pedagogía nos cursos de formação docente do país (1955-2000). Historia de la Educación, v. 15, p. 82-98, 2014.

4.
MENEZES, Roni Cleber Dias de2012MENEZES, Roni Cleber Dias de. ENSINO E ESCRITA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: Perspectivas historiográficas e contingenciamentos enfrentados pelo campo disciplinar. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 14, p. 325-333, 2012.

5.
MENEZES, Roni Cleber Dias de2010MENEZES, Roni Cleber Dias de. O problema do ensino da leitura no último quartel do século XIX: Portugal, Brasil e o debate sobre o par decadência/atraso. Revista Brasileira de História da Educação, v. 23, p. 41-69, 2010.

6.
HILSDORF, M. L. S.2010HILSDORF, M. L. S. ; MENEZES, Roni Cleber Dias de . Constituição dos espaços de educação feminina em São Paulo: poderes coercitivos e resistências. Revista de Cultura Artística, v. 3, p. 45-55, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GONDRA, J. G. (Org.) ; SILVA, M. L. (Org.) ; MENEZES, Roni Cleber Dias de (Org.) . HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO RIO DE JANEIRO INSTITUIÇÕES, SABERES E SUJEITOS. 1ª. ed. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2014. v. 1. 325p .

Capítulos de livros publicados
1.
GONDRA, J. G. ; MENEZES, Roni Cleber Dias de . ?Oficina na escola", de José Ricardo Pires de Almeida. In: LOPES, Ana Amélia Borges de Magalhães; MELO, Cleide Maria Maciel de. (Org.). Clássicos da Educação Brasileira, vol. 4. 1ªed.Belo Horizonte/MG: Mazza Edições, 2015, v. , p. 137-161.

2.
GONDRA, J. G. ; MENEZES, Roni Cleber Dias de ; SILVA, J. C. S. . Pesquisa, ensino e escrita da História da Educação: traços da experiência de Lorenzo Luzuriaga. In: ROCHA, Heloísa Helena Pimenta da; SALVADORI, Maria Ângela Borges. (Org.). Entre Brasil e Argentina: miradas sobre a história da educação. 1ªed.Belo Horizonte/MG: Fino Traço, 2015, v. , p. 151-178.

3.
GONDRA, J. G. ; MENEZES, Roni Cleber Dias de ; SILVA, M. L. . Ensino de História da Educação no Rio de Janeiro. In: GONDRA, José; MENEZES, Roni; SILVA, Maria de L.. (Org.). História da Educação no Rio de Janeiro: instituições, saberes e sujeitos. 1ªed.Rio de Janeiro/RJ: EDUERJ, 2014, v. , p. 9-24.

4.
GONDRA, J. G. ; MENEZES, Roni Cleber Dias de . NO PAÍS DOS BISONHOS: Um estudo da experiência de escrita da história da educação de Pinheiro Guimarães. In: Rosana Areal de Carvalho/Ilka Miglio de Mesquita. (Org.). Clássicos da Educação Brasileira - Vol. III. 1ªed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013, v. 3, p. 31-46.

5.
Hilsdorf, Maria Lúcia Spedo ; MENEZES, Roni Cleber Dias de . Constituição dos espaços de educação feminina em São Paulo: poderes coercitivos e resistências. In: HENNING, Leoni M. P.; ABBUD, Maria L. M.. (Org.). Violência, indisciplina e educação. 1ªed.Londrina/PR: Eduel, 2010, v. 1, p. 61-72.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Singelo painel de Lisboa. Pedaço da Vila, São Paulo, 08 jun. 2009.

2.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Viagem de um brasileiro a Porto/Portugal. Pedaço da Vila, São Paulo, 08 nov. 2008.

3.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. São Luís - Nova Orleans Brasileira. Pedaço da Vila, São Paulo.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENEZES, Roni Cleber Dias de; LIMA, A. S. ; ESTEVAN, F. A. . Estudos históricos comparados e o domínio da história da educação: uma reflexão acerca dos procedimentos de comparação utilizados pela historiografia da educação brasileira. In: XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2016, Porto/Portugal. INVESTIGAR, INTERVIR E PRESERVAR: CAMINHOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LUSO-BRASILEIRA, 2016. v. 1.

2.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Escola Normal da Corte e Escola Normal de São Paulo nos anos finais do Império: um exercício comparativo. In: XI CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACION LATINOAMERICANA, 2014, Toluca/MEX. Sujetos, poder y disputas por la educación, 2014.

3.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. A infância e o ensino da leitura no final dos Oitocentos: a circulação da Cartilha Maternal de João de Deus no espaço atlântico. In: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba/PR. Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira, 2014.

4.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. HISTÓRIA COMPARADA DA EDUCAÇÃO E HISTÓRIAS CONECTADAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS PROCEDIMENTOS DE COMPARAÇÃO UTILIZADOS PELA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DOS ANOS 1990. In: III Encontro de História da Educação no Estado do Rio de Janeiro, 2013, Rio de Janeiro/RJ. História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2013.

5.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. A difusão do método João de Deus no Brasil e o problema do ensino da leitura no cerne do debate decadência/atraso das sociedades portuguesa e brasileira. In: Anais do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação, 2010, São Luis/MA. Anais do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação. São Luis/MA: EDUFMA, 2010.

6.
CARUSO, Andrea ; MENEZES, Roni Cleber Dias de . ÉTICA DA DIVERSIDADE E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. In: VII Seminário do Trabalho ? Trabalho, Educação e Sociabilidade, 2010, Marília, São Paulo. Anais do VII Seminário do Trabalho ? Trabalho, Educação e Sociabilidade. Marília, São Paulo: EDUNESP, 2010.

7.
CARUSO, Andrea ; MENEZES, Roni Cleber Dias de . GESTÃO ÉTICA DA DIVERSIDADE NA EMPRESA: ENTRE OS CONSTRUCTOS SÓCIO-HISTÓRICOS DA DEFICIÊNCIA E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA INCLUSÃO.. In: XVIII Colóquio AFIRSE (Secção Potuguesa), 2010, Lisboa. Anais do XVIII Colóquio AFIRSE - Deontologia, ética e valores na educação - Utopia e realidade, 2010, 2010.

8.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. O ENSINO DA LEITURA E O DEBATE DECADÊNCIA/ATRASO NAS SOCIEDADES PORTUGUESA E BRASILEIRA: LETRADOS E A DIFUSÃO DO MÉTODO DE ENSINO JOÃO DE DEUS BRASIL. In: V Colóquio do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras - PPRLB, 2010, Rio de Janeiro/RJ. Atas do 5º Colóquio: Colóquio do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras, 2010.

9.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. A circulação cultural entre Brasil e Portugal em fins do Oitocentos: intelectuais, sociabilidade e educação. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2008, Porto/Portugal. Anais do VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Porto/Portugal: Porto Editora, 2008. v. 1. p. 236-236.

10.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Um guia introdutório para se pensar o Brasil: o Manual Bibliográfico de Estudos Brasileiros e a constituição de um veio interpretativo da história da educação nacional. In: VI Semana de Educação da FEUSP, 2008, São Paulo. Anais da VI Semana da Educação da Faculdade de Educação da USP. São Paulo, 2008.

11.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. O tema educacional num periódico paulista de fins dos Oitocentos: o Almanach Litterario de São Paulo e ação de republicanos, liberais, conservadores e católicos ultramontanos. In: IV Semana da Educação da Faculdade de Educação da USP, 2008, São Paulo. Anais da VI Semana da Educação da Faculdade de Educação da USP. São Paulo, 2008.

12.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Sociabilidade republicana dos propagandistas da ?geração de 1870?: um capítulo da história da educação paulista. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste, 2007, Vitória/ES. Desafios da educação básica: a pesquisa em educação. Vitória/ES: Ed. da Universidade Federal do Espírito Santo, 2007. v. I.

13.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Sociabilidade republicana paulista nos tempos da propaganda (1876-85): o caso do grupo do Almanach Litterario de São Paulo. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiânia-GO. Anais do IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006. v. I.

14.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Metáfora das luzes: a historiografia sobre a Escola Normal de São Paulo. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2004, Rio de Janeiro. Anais do VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2004.

15.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. A metáfora das luzes na historiografia da educação paulista. In: II Semana da Educação da Faculdade de Educação da USP, 2004, São Paulo. Anais da II Semana da Educação da Faculdade de Educação da USP, 2004.

16.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Um estudo sobre a Escola Normal de São Paulo: positivismo e relações de gênero. In: Semana da Educação da FEUSP, 2003, São Paulo. Anais da Semana da Educação da Faculdade de Educação da USP/2003, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. A PROPAGANDA DO MÉTODO DE LEITURA DE JOÃO DE DEUS NO ESPAÇO ATLÂNTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O PROGRESSO VISTO PELA LENTE DE UM PASSADOR CULTURAL. In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2012, Lisboa. Rituais, Espaços e Patrimônios Escolares. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. v. 1. p. 229-229.

2.
CARUSO, Andrea ; MENEZES, Roni Cleber Dias de . GESTÃO ÉTICA DA DIVERSIDADE NA EMPRESA: ENTRE OS CONSTRUCTOS SÓCIO-HISTÓRICOS DA DEFICIÊNCIA E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA INCLUSÃO.. In: XVIII Colóquio AFIRSE (Secção Potuguesa) - Deontologia, ética e valores na educação - Utopia e realidade, 2010, Lisboa - Portugal. Anais do XVIII Colóquio AFIRSE - Deontologia, ética e valores na educação - Utopia e realidade. Lisboa, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENEZES, Roni Cleber Dias de; LEANDRO, R. F. . História comparada da educação e histórias conectadas: uma reflexão acerca dos procedimentos de comparação observados nos periódicos científicos da área. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015, Maringá/PR. História da Educação: Matrizes interpretativas e Internacionalização, 2015.

2.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Imagens de América na obra de Célestin Hippeau: os relatórios sobre a instrução pública nos Estados Unidos e na Argentina e sua reverberação no Brasil. In: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba/PR. Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira, 2014.

3.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. ESTUDOS COMPARADOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E CONNECTED HISTORIES: UM OLHAR SOBRE A ESCRITA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E PORTUGUESA A PARTIR DO EXAME DA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO RECENTE. In: X Encontro Intergrupos de Pesquisa de História da Educação, 2012, São Paulo/SP. Anais do X Encontro Intergrupos de Pesquisa de História da Educação, 2012.

4.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. O método de ensino da leitura de João de Deus e a propaganda republicana em Portugal no último quartel do século XIX. In: VI Colóquio do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras - PPRLB, 2012, Rio de Janeiro/RJ. Atas do VI Colóquio do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras - PPRLB, 2012.

5.
CARUSO, Andrea ; MENEZES, Roni Cleber Dias de . ÉTICA DA DIVERSIDADE E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. In: VII Seminário do Trabalho ? Trabalho, Educação e Sociabilidade, 2010, Marília, São Paulo. Anais do VII Seminário do Trabalho ? Trabalho, Educação e Sociabilidade. Marília, São Paulo: EDUNESP, 2010.

6.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. A circulação cultural entre Brasil e Portugal em fins do Oitocentos: intelectuais, sociabilidade e educação.. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2008, Porto/Portugal. Anais do VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Porto/Portugal: Porto Editora, 2008. v. 1. p. 236-236.

7.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Sociabilidade republicana paulista nos tempos da propaganda (1876-85): o caso do grupo do Almanach Litterario de São Paulo. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiânia-GO. Anais do IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Pós-doutorado na ?tenra idade?: experiência em ensino e pesquisa num programa de fixação de jovens doutores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Escola Normal da Corte e Escola Normal de São Paulo nos anos finais do Império: um exercício comparativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Mediação cultural, mercado editorial e a composição dos currículos dos cursos de formação docente: a experiência de escrita de Lorenzo Luzuriaga. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. NARRATIVAS IBERO-AMERICANAS: TRÂNSITO E RECEPÇÃO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA DE LORENZO LUZURIAGA NO BRASIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Regimes de comparação nas escritas da História da Educação no Brasil e em Portugal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Regimes de comparação nas escritas da História da Educação no Brasil e em Portugal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. NARRATIVAS IBERO-AMERICANAS: TRÂNSITO E RECEPÇÃO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA DE LORENZO LUZURIAGA NO BRASIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. O Ensino de História da Educação no Brasil: problematizando os Manuais (1950-2000). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. HISTÓRIA COMPARADA DA EDUCAÇÃO E HISTÓRIAS CONECTADAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS PROCEDIMENTOS DE COMPARAÇÃO UTILIZADOS PELA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DOS ANOS 1990. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BASTOS, S. S. ; MENEZES, Roni Cleber Dias de . A infância no contexto da Escola Nova (1920-1930). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. 'Espelho do mundo e luzes do amanhã. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. A PROPAGANDA DO MÉTODO DE LEITURA DE JOÃO DE DEUS NO ESPAÇO ATLÂNTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O PROGRESSO VISTO PELA LENTE DE UM PASSADOR CULTURAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. A difusão do método João de Deus no Brasil e o problema do ensino da leitura no cerne do debate decadência/atraso das sociedades portuguesa e brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. O ensino da leitura e o debate decadência/atraso das sociedades portuguesa e brasileira: letrados e a difusão do método de ensino João de Deus no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CARUSO, Andrea ; MENEZES, Roni Cleber Dias de . GESTÃO ÉTICA DA DIVERSIDADE NA EMPRESA: ENTRE OS CONSTRUCTOS SÓCIO-HISTÓRICOS DA DEFICIÊNCIA E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA INCLUSÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. A difusão do método João de Deus no Brasil e o problema do ensino da leitura no cerne do debate decadência/atraso das sociedades portuguesa e brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Um guia introdutório para se pensar o Brasil: o Manual Bibliográfico de Estudos Brasileiros e a constituição de um veio interpretativo da história da educação nacional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. O tema educacional num periódico paulista de fins dos Oitocentos: o Almanach Litterario de São Paulo e ação de republicanos, liberais, conservadores e católicos ultramontanos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. A circulação cultural entre Brasil e Portugal em fins do Oitocentos: intelectuais, sociabilidade e educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Um guia introdutório para se pensar o Brasil: o Manual Bibliográfico de Estudos Brasileiros e a constituição de um veio interpretativo da história da educação nacional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. O tema educacional num periódico paulista de fins dos Oitocentos: o Almanach Litterario de São Paulo e ação de republicanos, liberais, conservadores e católicos ultramontanos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Sociabilidade republicana dos propagandistas da ?geração de 1870?: um capítulo da história da educação paulista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Metáfora das luzes: a historiografia sobre a Escola Normal de São Paulo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. A metáfora das luzes na historiografia da educação paulista. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. A "metáfora das luzes" na historiografia da educação paulista. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Um estudo sobre a Escola Normal de São Paulo: positivismo e relações de gênero. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Um estudo sobre a Escola Normal de São Paulo: positivismo e relações de gênero. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MENEZES, Roni Cleber Dias de; SILVA, R. . Parecer a propósito de Solicitação de Equivalência de Diploma Estrangeiro. 2017.

2.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Parecer sobre Requerimento de Aproveitamento de Créditos Cursados no Exterior. 2017.

3.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Parecer sobre Requerimento de Aproveitamento de Créditos Cursados no Exterior. 2017.

4.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP. 2015.

5.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP. 2015.

6.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da USP. 2015.

7.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da USP. 2015.

8.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da USP. 2015.

9.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da USP. 2015.

10.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. 22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2014.

11.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. IV Aprender com Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Parecerista ad hoc de projetos de pesquisa submetidos ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC, PIBIC?EM e PIBITI) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). 2017.

2.
MENEZES, Roni Cleber Dias de; SILVA, R. . Parecer a propósito de Solicitação de Equivalência de Diploma Estrangeiro. 2017.

3.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Parecer sobre Requerimento de Aproveitamento de Créditos Cursados no Exterior. 2017.

4.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Parecer sobre Requerimento de Aproveitamento de Créditos Cursados no Exterior. 2017.

5.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Parecer a propósito do pedido de recredenciamento do Prof. Dr. Roberto da Silva junto à Comissão Especial de Regimes de Trabalho (CERT) da USP. 2017.

6.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Parecerista ad hoc de projetos de pesquisa submetidos ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC, PIBIC?EM e PIBITI) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). 2016.

7.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Carta de recomendação no âmbito do Programa de Bolsas do Fundo Sasakawa ? Edital SYLFF 2017. 2016.

8.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Revista Brasileira de História da Educação. 2015.

9.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Programa Institucional de Iniciação Científica (sem concessão de bolsa) Faculdade de Educação da USP. 2015.

10.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Revista Educação & Pesquisa. 2014.

11.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Revista Contemporânea de Educação. 2014.

12.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Revista Linhas. 2014.

13.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2014.

14.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Programa Institucional de Iniciação Científica (sem concessão de bolsa) Faculdade de Educação da USP. 2014.

15.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. 22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (1ª fase). 2014.

16.
ALMEIDA, R. ; SEMEGHINI-SIQUEIRA, I. ; MENEZES, Roni Cleber Dias de . Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da USP. 2014.

17.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Revista Educação & Pesquisa. 2014.

18.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Avaliador do relatório: Manoel Bonfim: relações entre projetos nacionais de Educação e Saúde (1890-1922). 2013.

19.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Parecer técnico para a Revista Teias online (FE-UERJ). 2013.

20.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Revista Contemporânea de Educação. 2013.

21.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Anuario Argentino. 2013.

22.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. III Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Membro de Comitê Científico).

2.
Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores - EFP ; MENEZES, Roni Cleber Dias de . Curso de Formação do Concurso Público para Provimento de Cargo PEB II - 1ª Etapa. 2011. .

3.
Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores - EFP ; MENEZES, Roni Cleber Dias de . Curso de Formação do Concurso Público para Provimento de Cargo PEB II - 2ª Etapa. 2011. .

4.
Senac-Rio ; MENEZES, Roni Cleber Dias de . Gestão Educacional Pública 2011. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Os Esquecidos relembrados no Real. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Intelectuais, projetos modernizadores e circulação cultural Brasil-Portugal em fins dos Oitocentos. 2010. (Relatório de pesquisa).

7.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. A Geração de 1870 no Brasil e em Portugal: circulação cultural, intelectuais e educação. 2010. (Relatório de pesquisa).

8.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. A Geração de 1870 no Brasil e em Portugal: circulação cultural, intelectuais e educação. 2008. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PAGOTTO-EUZEBIO, M. S.; BOLZANI FILHO, R.; LIMA, A. C.; SEVERINO, A. J.; SEBASTIANI, B. B.; MENEZES, Roni Cleber Dias de. Participação em banca de Edson da Silva Afonso. O caráter formativo da noção socrática de ?cuidado da alma? no Alcebíades Primeiro de Platão. 2016 - Universidade de São Paulo.

2.
GONÇALVES, M. C.; CIAMPI, H.; BOTO, C.; CHIOZZINI, D. F.; MENEZES, Roni Cleber Dias de. Participação em banca de Tiago Donizete da Cunha. A situação de professores primários no Vale do Paraíba paulista (1889-1920). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
AGUIAR, T. B.; MIALHE, J. L.; MENEZES, Roni Cleber Dias de; VIEIRA, C. R. A.. Participação em banca de Carlos Lindenberg Ruiz Lanna. Teixeira de Freitas: um educador do direito no império brasileiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

4.
GONDRA, J. G.; SILVA, M. C.; MENEZES, Roni Cleber Dias de. Participação em banca de Gisele dos Santos Oliveira. Manoel Bomfim e formação de professores ? reflexões sobre "Lições de Pedagogia" (1915). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
GONÇALVES, M. C.; CHIOZZINI, D. F.; BITTENCOURT, C. M. F.; MENEZES, Roni Cleber Dias de; CASTRO, Celso. Participação em banca de Samuel Robes Loureiro. A invenção da Academia de Polícia Militar (1809-1958). 2017. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
PAGOTTO-EUZEBIO, M. S.; SEBASTIANI, B. B.; LORIERI, M. A.; RAMOS, T. A.; ALMEIDA, C. R. S.; LIMA, A. C.; SEVERINO, A. J.; MENEZES, Roni Cleber Dias de; JARDIM, F. A. A.; BOLZANI FILHO, R.. Participação em banca de Lupércio Aparecido Rezende. Filosofia: concepções e práticas docentes. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

3.
CARVALHO, M. M. C. de; CARVALHO, A. F. de; BICCAS, M. de S.; BONTEMPI JR., B.; SOUZA, S. L. de; MENDES, M.; Hilsdorf, Maria Lúcia Spedo; MENEZES, Roni Cleber Dias de; BARREIRA, L. C.; FERREIRA, J. C. L.. Participação em banca de Ivanílson Bezerra da Silva. A figura de Horace Lane: lutas de representações e formação da rede de Escolas Americanas no Brasil (1885-1912). 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

4.
BONTEMPI JR., B.; BITTENCOURT, C. M. F.; BOTO, C.; CARVALHO, J. S. F.; DALLABRIDA, N.; CHIOZZINI, D. F.; VIDAL, D, G.; MENEZES, Roni Cleber Dias de; CELESTE FILHO, M.; CAMPOS, N.. Participação em banca de Alexsandro Nascimento Santos. Origens da Faculdade de Educação da USP: o Departamento de Educação da FFCL (1962-1969). 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
BONTEMPI JR., B.; MENEZES, Roni Cleber Dias de; MOTA, A.. Participação em banca de Ana Beatriz Feltran Maia. Ernesto de Souza Campos e o ensino superior: modelos universitários entre Brasil e Estados Unidos (1920-1954). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
BICCAS, M. de S.; VIDAL, D, G.; CASTRO, C. A.; MENEZES, Roni Cleber Dias de. Participação em banca de Alexandra Naima Machado Rudakoff. Felipe Benício de Oliveira Conduru: a trajetória de um educador maranhense (1838-1850). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

3.
BONTEMPI JR., B.; SALVADORI, M. A. B.; PAULILO, A. L.; MENEZES, Roni Cleber Dias de. Participação em banca de Louisa Mathieson Campbell. A Reforma da Instrução Pública de São Paulo de 1920 na imprensa paulista: concepção político-pedagógica em disputa. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
AGUIAR, T. B.; MENEZES, Roni Cleber Dias de; MIALHE, J. L.. Participação em banca de Carlos Lindenberg Ruiz Lanna. Teixeira de freitas: um educador do direito no império brasileiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

2.
NEVES, F. M.; MENEZES, Roni Cleber Dias de; RODRIGUES, E.; ROSSI, E. R.. Participação em banca de Maria Cristina Almeida Dias. O Marquês de Pombal e as Reformas Pombalinas da Educação: leituras. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MENEZES, Roni Cleber Dias de; PONTES, Rosana Aparecida Ferreira. Participação em banca de MARA CRISTINA DE MOURA. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do currículo para professores coordenadores) - Rede São Paulo de Formação Docente.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
KRUPPA, S. M. P.; MENEZES, Roni Cleber Dias de; VICENTINI, P. P.. Processo Seletivo para contratação de professor temporário para o Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da USP. 2017. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Congresso Brasileiro de História da Educação. História da educação: global, nacional e regional. 2017. (Congresso).

2.
IX Congresso Brasileiro de História da Educação. Avaliador dos Resumos enviados ao IX Congresso Brasileiro de História da Educação. 2017. (Congresso).

3.
IX Seminário Internacional Redes Educativas UERJ.? Avaliador dos trabalhos submetidos ao IX Seminário Internacional Redes Educativas UERJ ? 2017. 2017. (Seminário).

4.
VII Simpósio de Pós-Doutorado da Faculdade de Educação da USP.Mesa 1. 2017. (Simpósio).

5.
24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Avaliador no 24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP ? SIICUSP 2016. 2016. (Simpósio).

6.
24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP ? SIICUSP.Educação e Pesquisa. 2016. (Simpósio).

7.
XIII Semana de Estudos Clássicos da FEUSP ? Os outros, os Mesmos. A alteridade no mundo antigo.As Artes. 2016. (Encontro).

8.
23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP ? SIICUSP.Avaliador na 2ª etapa do 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP ? SIICUSP 2015. 2015. (Simpósio).

9.
IV Encontro da Área de Filosofia da Edcação da Faculdade de Educação da USP.Moderador da Mesa 1. 2015. (Encontro).

10.
V Simpósio de Pós-doutorado da Faculdade de Educação da USP.Pós-doutorado na ?tenra idade?: experiência em ensino e pesquisa num programa de fixação de jovens doutores. 2015. (Simpósio).

11.
22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (1ª fase).Educação infantil. 2014. (Simpósio).

12.
22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (1ª fase).Educação especial. 2014. (Simpósio).

13.
III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro. Hi. 2013. (Congresso).

14.
III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).

15.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação. 2013. (Congresso).

16.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Coordenador de mesa coordenada de pesquisa. Experiências de escrita da História da Educação: produção, circulação e apropriação de saberes na América. 2013. (Congresso).

17.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Regimes de comparação nas escritas da História da Educação no Brasil e em Portugal. 2013. (Congresso).

18.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação. NARRATIVAS IBERO-AMERICANAS: TRÂNSITO E RECEPÇÃO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA DE LORENZO LUZURIAGA NO BRASIL. 2013. (Congresso).

19.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Coordenador de sessão individual de pesquisa. Eixo temático: Estado e políticas educacionais da História da Educação Brasileira. 2013. (Congresso).

20.
VII Seminário Internacional Redes ? As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade.História da educação e instituições / sessão 9. 2013. (Seminário).

21.
VII Seminário Internacional Redes ? As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade. 2013. (Seminário).

22.
VII Seminário Internacional Redes ? As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade.Infância no contexto da Escola Nova (1920-1930). 2013. (Seminário).

23.
VII Seminário Internacional Redes ? As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade.Realização da Oficina Filosofia com crianças. 2013. (Oficina).

24.
VI SEMINÁRIO REDES: AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO.Sessão 09 - História da Educação. 2013. (Seminário).

25.
20º SIICUSP - Simpósio de Iniciação Científica da USP.Educação, religião: análises históricas e críticas. 2012. (Simpósio).

26.
20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Educação, religião: análises históricas e críticas. 2012. (Simpósio).

27.
Ciclo de Palestras Ensino de História da Educação no Rio de Janeiro.O Ensino de História da Educação na Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo: algumas reflexões. 2012. (Seminário).

28.
Ciclo de Palestras Ensino de História da Educação no Rio de Janeiro - Palestra proferida pela Profª Drª Sônia de Oliveira Camara Rangel. 2012. (Seminário).

29.
Ciclo de Palestras sobre o Ensino de História da Educação do Rio de Janeiro - Palestra proferida pela Profª Drª Clarice Nunes. 2012. (Seminário).

30.
Ciclo de Palestras sobre o Ensino de História da Educação do Rio de Janeiro - Palestra proferida pela Profª Drª Gabriela Rizo. 2012. (Outra).

31.
Ciclo de Palestras sobre o Ensino de História da Educação do Rio de Janeiro - Palestra proferida pela Profª Drª Libânea Nacif Xavier. 2012. (Outra).

32.
Ciclo de Palestras sobre o Ensino de História da Educação do Rio de Janeiro - Palestra proferida pela Profª Drª Silvia Alicia Martínez. 2012. (Outra).

33.
IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. A PROPAGANDA DO MÉTODO DE LEITURA DE JOÃO DE DEUS NO ESPAÇO ATLÂNTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O PROGRESSO VISTO PELA LENTE DE UM PASSADOR CULTURAL. 2012. (Congresso).

34.
VI Colóquio do PPRLB.O método de ensino da leitura de João de Deus e a propaganda republicana em Portugal no último quartel do século XIX. 2012. (Outra).

35.
X Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação 2012.Estudos comparados em História da Educação e connected histories: um olhar sobre a escrita da História da Educação brasileira e portuguesa a partir do exame da historiografia da educação. 2012. (Encontro).

36.
1º Fórum Gestão Educacional ? Gestão da Escola Participativa. Senac-Rio. 2011. (Outra).

37.
Curso de extensão: "Os esquecidos relembrados no Real".Poesia e pedagogia em João de Deus. 2011. (Outra).

38.
Conferência História das Práticas de Avaliação de Alunos e Professores no Brasil. 2010. (Outra).

39.
V Colóquio do PPRLB, O Atlântico como ponte: a Europa e o espaço lusófono - II.O ensino da leitura e o debate decadência/atraso das sociedades portuguesa e brasileira: letrados e a difusão do método de ensino João de Deus no Brasil. 2010. (Outra).

40.
VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Produção de saberes e sujeitos da educação. 2010. (Congresso).

41.
VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação. A difusão do método João de Deus no Brasil e o problema do ensino da leitura no cerne do debate decadência/atraso das sociedades portuguesa e brasileira. 2010. (Congresso).

42.
VII Seminário do Trabalho Trabalho, Educação e Sociabilidade.ÉTICA DA DIVERSIDADE E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 2010. (Seminário).

43.
XVIII Colóquio AFIRSE (Secção Potuguesa). GESTÃO ÉTICA DA DIVERSIDADE NA EMPRESA: ENTRE OS CONSTRUCTOS SÓCIO-HISTÓRICOS DA DEFICIÊNCIA E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA INCLUSÃO. 2010. (Congresso).

44.
Estado e Educação em Portugal (1759-2009). 2009. (Seminário).

45.
Palestra "Socialização das elites femininas - O caso do Notre Dame de Sion". 2008. (Outra).

46.
Seminário Internacional Culturas Políticas, Memória e Historiografia. 2008. (Seminário).

47.
VI Encontro Intergrupos de Pesquisa de História da Educação.A circulação cultural entre Brasil e Portugal em fins do Oitocentos: intelectuais, sociabilidade e educação. 2008. (Encontro).

48.
VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. A circulação cultural entre Brasil e Portugal em fins do Oitocentos: intelectuais, sociabilidade e educação. 2008. (Congresso).

49.
VII Semana de Estudos Clássicos e Educação. 2008. (Outra).

50.
VI Semana da Educação da Faculdade de Educação.Um guia introdutório para se pensar o Brasil: o Manual Bibliográfico de Estudos Brasileiros e a constituição de um veio interpretativo da história da educação nacional. 2008. (Encontro).

51.
VI Semana da Educação da FEUSP.O tema educacional num periódico paulista de fins dos Oitocentos: o Almanach Litterario de São Paulo e ação de republicanos, liberais, conservadores e católicos ultramontanos. 2008. (Outra).

52.
VI Semana da Educação da FEUSP.Um guia introdutório para se pensar o Brasil: o Manual Bibliográfico de Estudos Brasileiros e a constituição de um veio interpretativo da história da educação nacional. 2008. (Outra).

53.
Pensamento alemão no século XX: grandes protagonistas e recepção no Brasil. 2007. (Outra).

54.
V Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação. 2007. (Encontro).

55.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste.Sociabilidade republicana dos propagandistas da ?geração de 1870?: um capítulo da história da educação paulista. 2007. (Encontro).

56.
IV Congresso Brasileiro de História da Educação. Sociabilidade republicana paulista nos tempos da propaganda (1876-85): o caso do grupo do Almanach Litterario de São Paulo. 2006. (Congresso).

57.
II Semana da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.A "metáfora das luzes" na historiografia da educação paulista. 2004. (Outra).

58.
Representações: uma categoria histórica em debate. 2004. (Outra).

59.
VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Metáfora das Luzes: a historiografia sobre a Escola Normal. 2004. (Encontro).

60.
As relações de gênero na escola: o papel dos(as) educadores(as) para uma educação não-sexista. 2003. (Seminário).

61.
Ciclo de debates: Imagens de Cuba. 2003. (Outra).

62.
I Semana da Educação da Faculdade de Educação da USP.Um estudo sobre a Escola Normal de São Paulo: positivismo e relações de gênero. 2003. (Outra).

63.
Seminários de preparação pedagógica. 2003. (Seminário).

64.
No cenário da educação: ética, gênero e afetividade. 2002. (Seminário).

65.
Curso de Difusão Cultural: "Trabalho, Educação e Gênero". 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENEZES, Roni Cleber Dias de; AGUIAR, T. B. ; SETTON, M. G. J. ; GOMES, E. E. ; COELHO, A. S. . IV Encontro História da Educação e Religião ? Juventude, Socialização e Religião. 2016. (Outro).

2.
BONTEMPI JR., B. ; GONÇALVES, M. C. ; CHIOZZINI, D. F. ; MENEZES, Roni Cleber Dias de . V Encontro anual do Grupo de Pesquisa Intelectuais da educação brasileira: formação, ideias e ações. 2016. (Outro).

3.
MENEZES, Roni Cleber Dias de; AGUIAR, T. B. ; LIMA, A. C. . II Encontro História da Educação e Religião ? Comemorar, Rememorar. 600 anos da morte de Jan Huss, 200 anos do nascimento de Dom Bosco, 100 anos do nascimento de Thomas Merton. 2015. (Outro).

4.
BONTEMPI JR., B. ; GONÇALVES, M. C. ; CHIOZZINI, D. F. ; MENEZES, Roni Cleber Dias de . IV Encontro anual do Grupo de Pesquisa Intelectuais da educação brasileira: formação, ideias e ações. 2015. (Outro).

5.
MENEZES, Roni Cleber Dias de; GONDRA, J. G. . XI Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Letícia Cristina Asbahr Freire. Escola Normal da Corte e Escola Normal de São Paulo nos anos finais do Império: um exercício comparativo. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FEUSP (FAFE). (Orientador).

2.
Flávia Alvarenga Estevan. Usos da ferramenta comparativa pela historiografia da educação brasileira: os estudos comparados em história da educação e as connected histories ? um olhar a respeito dos congressos científicos da área de História da Educação. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FEUSP (FAFE). (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Augusta Gonçalves Amengual. Plano de trabalho da disciplina História da Escolarização Elementar no Brasil. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mara Cristina de Moura. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Redefor - Curso de Gestão para Profº Coordenadores) - Universidade de São Paulo. Orientador: Roni Cleber Dias de Menezes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JONATHAN DOUGLAS PEREIRA. PROSELITISMO E EDUCAÇÃO: O JORNAL BAPTISTA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO INÍCIO DO SÉCULO XX. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roni Cleber Dias de Menezes.

2.
SAMARA SANTOS BASTOS. REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA INFÂNCIA E DA ESCOLA NOVA NO BRASIL (1920-1930). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roni Cleber Dias de Menezes.

3.
Marcela Conceição Cavalcante de Queiroz. CIVILIDADE IMPORTADA: Reflexões sobre a ligação entre civilidade e religião, no Brasil Império através da análise de impressos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Roni Cleber Dias de Menezes.

Iniciação científica
1.
Flávia Alvarenga Estevan. História comparada da educação no Brasil: uma abordagem historiográfica a partir dos Congressos em História da Educação. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FEUSP (FAFE). Orientador: Roni Cleber Dias de Menezes.

2.
Letícia Cristina Asbahr Freire. Escola Normal da Corte e Escola Normal de São Paulo nos anos finais do Império: um exercício comparativo. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FEUSP (FAFE). Orientador: Roni Cleber Dias de Menezes.

3.
Rafael Furlan Leandro. USOS DA FERRAMENTA COMPARATIVA PELA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: OS ESTUDOS COMPARADOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E AS CONNECTED HISTORIES ? UM OLHAR A RESPEITO DOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Roni Cleber Dias de Menezes.

4.
Armando Silva Lima. História comparada da educação no Brasil: um estudo historiográfico a partir dos Congressos em História da Educação. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FEUSP (FAFE). Orientador: Roni Cleber Dias de Menezes.

5.
Flávia Alvarenga Estevan. Usos da ferramenta comparativa pela historiografia da educação brasileira: os estudos comparados em história da educação e as connected histories ? um olhar a respeito dos congressos científicos da área de História da Educação. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FEUSP (FAFE). Orientador: Roni Cleber Dias de Menezes.

6.
Armando Silva Lima. Usos da ferramenta comparativa pela historiografia da educação brasileira: os estudos comparados em história da educação e as connected histories ? um olhar a respeito dos Congressos em História da Educação. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Roni Cleber Dias de Menezes.

7.
Bárbara Lopes Soares. Usos da ferramenta comparativa pela historiografia da educação brasileira: os estudos comparados em história da educação e as connected histories ? um olhar a respeito da produção editorial do campo de história da educação. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia e licenciaturas USP) - Universidade de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FEUSP (FAFE). Orientador: Roni Cleber Dias de Menezes.

Orientações de outra natureza
1.
Augusta Gonçalves Amengual. Supervisão de Estágio no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE-USP). 2015. Orientação de outra natureza. (PROLAM-USP) - Universidade de São Paulo. Orientador: Roni Cleber Dias de Menezes.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MENEZES, Roni Cleber Dias de. Mediação cultural, mercado editorial e a composição dos currículos dos cursos de formação docente: a experiência de escrita de Lorenzo Luzuriaga. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Aprovado em 2º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos da Universidade Federal de Juiz de Fora ? Edital 09/2012 (Classe: Adjunto 1); Concurso 03: Depto. de Educação; Área de conhecimento básica: Fundamentos da Educação; Processo nº 23071.003655/2012-43. Maio de 2012.

Aprovado em 3º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos da Universidade Federal do Paraná - Edital 242/2012 (Classe: Adjunto 1); Setor: Educação; Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação; Área de Conhecimento: História da Educação; Processo: 23075.025767/2012-15. Outubro de 2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 18:36:15