Rafael Vieira Coelho

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  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Programação de Computadores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Vieira Coelho
Nome em citações bibliográficas
COELHO, R. V.;COELHO, RAFAEL VIEIRA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
Av. São Vicente, 785.
Cinquentenário
95180000 - Farroupilha, RS - Brasil
Telefone: (54) 32602400
URL da Homepage: http://www.farroupilha.ifrs.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Biotecnologia.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Título: Redes Neurais Artificiais Aplicadas no Reconhecimento de Regiões Promotoras em Bactérias Gram-positivas, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Ana Paula Longaray Delamare.
Coorientador: Scheila de Avila e Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Redes.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2011
Mestrado em Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Prevenção contra Ataques de Poluição de Conteúdo em Sistemas P2P de Live Streaming,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Marinho Barcellos e Ingrid Jansch Porto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Redes; Streaming; Segurança.
2003 - 2007
Graduação em Engenharia de Computação.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Streaming de Vídeo e Áudio via Multicast: A FURGTV na Internet.
Orientador: Dr. Nelson Lopes Duarte Filho.
1999 - 2001
Curso técnico/profissionalizante em Informática.
Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati, CTI, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Técnicas de Computação Forense. (Carga horária: 42h).
4Linux Open Software Specialists, 4LINUX, Brasil.
2016 - 2016
Introdução à Programação Orientada a Objetos. (Carga horária: 30h).
Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.
2016 - 2016
Administração de Sistemas Linux. (Carga horária: 30h).
Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.
2006 - 2006
Mini-Curso de Shell Script.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Hardware. (Carga horária: 40h).
Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati, CTI, Brasil.
2004 - 2004
Mini-Curso de PHP.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2004 - 2004
Mini-Cursos de Clustering.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Teracom Telemática, DATACOM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Empregado CLT, Enquadramento Funcional: Projetista de Software, Carga horária: 40


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista Mestrado, Enquadramento Funcional: Integrante, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Descrição: Este projeto enquadra-se na área de live-streaming multicast em redes peer-to-peer. A idéia é aproveitar o espírito colaborativo de usuários que se vinculam através de redes peer-to-peer para compartilhar informações (tipicamente transmissões) em tempo real. Estas informações são geradas e difundidas a partir de um servidor, visam quantidade numerosa de usuários e devem chegar a estes dentro de condições adequadas para que o resultado recebido tenha qualidade de imagem e som, permitindo sua reprodução apenas com pequenos atrasos. A alta dinâmica encontrada na Internet, com a entrada e saída de nodos, e com variáveis nas intenções e possibilidades de cooperação dos usuários v~em sido modeladas como defeitos relacionados aos componentes do sistema. Como escopo, este projeto concentra-se em redes peer-to-peer com topologia de interconexão mesh (composição randômica), devido à sua robustez a ataques. São considerados participantes heterogêneas quanto à banda de conexão em sua ligação a Internet ou seja, com capacidades variadas no recebimento e principalmente quanto ao seu potencial de contribuição de informações à rede. Inicialmente foram considerados apenas nodos altruístas (plenamente cooperativos), com ênfase no tratamento da heterogeneidade através de uma abordagem topológica. Atualmente encontram-se em estudo: (1) a construção e manutenção de overlays dinâmicos; (2) a modelagem mais completa de participantes (com ênfase no modelo BAR, que inclui perfis de comportamento: bizantino, altruísta e racional) e sua potencialidade para descrição destes através da Teoria de Jogos. Os resultados destes trabalhos devem convergir para um ambiente adequado à simulação/experimentação de aplicações de live-streaming multicast cujas características sejam mais similares à dinâmica encontrado na Internet, com perfis diferenciados de comportamento e formas de conexão variadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 3) . Int



Projetos de pesquisa


2014 - 2018
Redes Neurais Artificiais Aplicadas no Reconhecimento de Regiões Promotoras em Bactérias Gram-positivas
Descrição: O processo de transcrição diz respeito à leitura da informação contida no DNA para geração do RNA correspondente. A informação contida nos genes envolve a produção de moléculas de RNA transcritas a partir do DNA molde, e no caso dos mRNAs, a sua tradução em moléculas proteicas. Pode-se definir a unidade de transcrição como todos os elementos que determinam a expressão de um gene. Para iniciar o processo de transcrição em um determinado gene, a RNA polimerase tem que localizar uma região promotora. Esta é constituída por uma sequência de nucleotídeos, específicos e conservados, que sinalizam e direcionam a transcrição do gene adjacente. Neste trabalho, pretende-se empregar o uso de Redes Neurais Artificiais para a solução deste problema. Sendo assim, propõe-se a extensão da aplicação BacPP (Bacterial Promoter Prediction) para predizer, reconhecer e caracterizar promotores em diferentes bactérias gram-positivas. Atualmente, o software analisa apenas bactérias gram-negativas. Trata-se de um trabalho inovador já que não existem informações relativas à sequência promotora, como estabilidade, curvatura e deformabilidade de bactérias gram-positivas na web. Inicialmente, serão coletadas informações sobre este tipo de bactéria e, na sequência, o banco de dados Intergenicdb será expandido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafael Vieira Coelho - Integrante / Scheila de Avila e Silva - Integrante / Ana Paula Delamare - Coordenador.
2014 - 2014
Desenvolvimento de Aplicativos para Android
Descrição: Android é uma plataforma aberta voltada para dispositivos móveis desenvolvida pela Google e atualmente é mantida pela Open Handset Alliance (OHA). A linguagem de programação utilizada é a Linguagem JAVA. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de duas aplicações para dispositivos móveis da Google (Android)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2014
Software para gerenciamento da proteção de redes de distribuição de energia elétrica
Descrição: Objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento de um software que auxilie os engenheiros de concessionárias de energia elétrica na realização de estudos de proteção em redes de distribuição de energia, determinando os melhores ajustes para as proteções já instaladas ou, quando necessário, recomendando sua substituição. Este software realizará os estudos de forma automática, por meio da execução de rotinas específicas a serem desenvolvidas, considerando os critérios e filosofias adotados pela concessionária..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rafael Vieira Coelho - Coordenador / Rafael Correa - Integrante.
2013 - 2013
Planjemaneto do Software para Distribuição de Disciplinas
Descrição: O problema de alocação de recursos é conhecido pelas instituições de ensino em geral. Trata-se de conciliar professores, disciplinas e turmas para formar uma grade horária curricular. Dependendo da quantidade de docentes ou de disciplinas envolvidas no processo, pode ser difícil uma solução que satisfaça todas as condições impostas pela instituição. O uso de uma solução manual para o problema pode demandar o esforço de muitas pessoas por muitos dias e, mesmo assim, não gerar uma solução satisfatória. Sendo assim, o presente projeto visa estudar as soluções existentes no mercado disponibilizadas como software livre e, caso não haja uma ideal para o Campus, planejar a construção de um software que resolva este problema de alocação de recursos do Campus Farroupilha..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rafael Vieira Coelho - Coordenador / Rodolfo Lima - Integrante.
2013 - 2013
Análise sobre o uso de Métodos Ágeis em Competições de Programação
Descrição: O presente projeto busca criar uma equipe com o objetivo de estudar detalhadamente os principais tópicos relacionados a programação de computadores. É inédita a análise das vantagens e desvantagens do uso de métodos ágeis [TOMAZ, 2009], com o intuito de resolver problemas computacionais em competições. Para isto, é necessário avaliar o impacto que tais tecnologias terão na capacidade de trabalho em equipe dos envolvidos e na rapidez de resolução dos problemas, algo primordial em maratonas de programação. Sendo assim, os participantes serão capazes de produzir trabalhos que elucidam tais questões..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rafael Vieira Coelho - Coordenador / Rodolfo Lima - Integrante.
2012 - 2012
Equipe de Estudo sobre Tópicos Avançados de Programação
Descrição: Este projeto procura criar um grupo para estudar os principais tópicos relacionados a programação de computadores, com o intuito de desenvolver a capacidade de resolução de problemas e a capacidade de trabalho em equipe dos envolvidos. Desta forma, os participantes serão capazes de participar de competições como a olimpiada de programação ou maratona de programação. Para isto, serão realizados encontros semanais para estudar problemas computacionais que podem ser resolvidos a partir de um software. A prova da modalidade Programação exige conhecimento em programação. É necessário prover computadores para os participantes, na ocasião da prova. A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, em um nível normalmente ensinado em bons colégios técnicos, ou no primeiro ano de cursos superiores de computação ou engenharia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rafael Vieira Coelho - Coordenador / Douglas Silveira - Integrante / Thais Koch - Integrante / Bryan Aislan Zinn - Integrante / Otávio Farinon - Integrante.
2008 - 2010
Aplicações live-streaming em redes P2P
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Treinamento de Participantes de Maratona de Programação
Descrição: A presente proposta busca envolver alunos do ensino médio e das Engenharias Mecânica e de Automação e Controle do Campus Farroupilha no estudo avançado em programação de computadores. Para isto, este projeto visa a criação de equipes para competir em Maratonas de Programação. Os participantes serão classificados em relação ao seu conhecimento prévio sobre programação de computadores. Os mais qualificados serão os líderes de equipes com os demais participantes e terão como responsabilidade o treinamento de sua equipe. Este treinamento será realizado através da apresentação de seminários, resolução de exercícios práticos e de competições locais entre as equipes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Manutenção do Software SIA: Sistema de Informações Acadêmicas
Descrição: O projeto visa trabalhar no desenvolvimento de novas funcionalidades, correção de problemas encontrados e elaboração de manuais do software SIA que tem por objetivo ser implantado em todos os campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Rafael Vieira Coelho - Coordenador / Aline Favretto - Integrante / Jean Carlos Ramos - Integrante / Alexandre Leite - Integrante.Número de orientações: 1
2012 - 2012
Auxílio no Desenvolvimento de software SIA
Descrição: Desenvolvimento do software SIA (Sistema de Informações Acadêmicas), utilizando a linguagem de programação PHP e banco de dados Postgres..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Rafael Vieira Coelho - Coordenador / Aline Favretto - Integrante / Jean Carlos Ramos - Integrante / Alexandre Leite - Integrante.
2011 - 2011
6ª COPA CRUZAMENTO - UCS
Descrição: No mês de setembro realiza-se na Vila Olímpica da Universidade de Caxias do Sul a VI edição da Copa Cruzamento. Competição, organizada em conjunto pela UCS e Cruzamento, com objetivo de criar um novo espaço de intercâmbio cultural e esportivo entre os estudantes universitários, no sentido de estimular a motivação pessoal e a superação. Participam estudantes de universidades brasileiras, uruguaias, argentinas e chilenas convidadas. A presente proposta diz respeito a participação do IFRS-Campus Farroupilha na Copa Cruzamento através de uma equipe de futsal formada por alunos e servidores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Rafael Vieira Coelho - Coordenador.
2011 - 2011
Torneio de Futsal do IFRS Farroupilha
Descrição: Será realizado um torneio de futsal no dia 17 de setembro de 2011 para os alunos e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul no Parque Cinqüentenário (Farroupilha / RS) como uma forma interessante de integração através de uma atividade esportiva..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Rafael Vieira Coelho - Coordenador.
2011 - 2011
Curso FIC de Introdução a Linguagem JAVA
Descrição: Este curso se propõe a iniciar o participante em Java e a ajudá-lo a desenvolver boas práticas que tornarão sua vida de programador mais fácil no futuro. Boas práticas como uso eficiente da documentação, estilo de codificação, técnicas de depuração e manutenção do código são estimuladas. Ao final deste curso o aluno será capaz de desenvolver aplicações simples em Java. Terá condições de analisar programas maiores, identificar seus componentes e compreender seu funcionamento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Rafael Vieira Coelho - Coordenador.
2011 - 2011
Curso FIC de Capacitação Docente para Informática Básica
Descrição: O curso pretende capacitar professores a serem capazes de ministrar aulas de informática básica. A partir deste curso, eles são capazes de ministrar aulas relativas à edição de textos, manipulação de planilhas e utilização de ferramentas da Internet, utilização de microcomputadores e principais softwares existentes no mercado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) .
Integrantes: Rafael Vieira Coelho - Coordenador.


Projetos de ensino


2018 - 2018
Monitoria para Disciplinas de Programação
Descrição: As disciplinas algoritmos e de programação de computadores normalmente são consideradas difíceis por parte dos alunos. Cada turma possui um grande número de alunos, em torno de trinta alunos, o que dificulta o atendimento individualizado de cada estudante. Tais disciplinas também contam com um elevado número de atividades práticas, tanto em sala de aula como extra-classe. Sendo assim, o trabalho de monitoria contribui para uma melhor compreensão dos conteúdos e, consequentemente, redução do número de alunos repetentes ou desistentes. Além disso, contribui para uma melhor experiência acadêmica por parte dos monitores, já que estes aprendem e praticam o conteúdo previamente aprendido. Por fim, o monitor adquire experiência didática, tendo que lidar com diferentes tipos de questionamentos que podem advir por parte dos alunos. O presente projeto visa a utilização de monitores nas disciplinas de programação dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Farroupilha, IFRS..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Objetivo Geral: Melhorar a experiência de aprendizagem e favorecer a participação dos alunos na execução de projetos de ensino e na vida acadêmica em disciplinas de algoritmos e programação. Objetivos Específicos: - Incentivar a melhoria do processo ensino-aprendizagem, promovendo a cooperação acadêmica entre alunos e professores; - minimizar os índices de reprovação, evasão e falta de motivação nas disciplinas; - proporcionar melhoria na qualidade do ensino; - oferecer ao aluno experiência nas atividades técnicas, didáticas e científicas em determinadas disciplinas; - oferecer oportunidade de interesse pela carreira docente; - aprofundar o conhecimento do monitor sobre o conteúdo da disciplina. 
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Alunos envolvidos: Ensino médio: (4) Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafael Vieira Coelho - Coordenador / Otávio Farinon - Integrante / Leonardo Bortolini - Integrante / Gabriel Muller - Integrante / Otavio Capovilla - Integrante / Leonardo Gasperin - Integrante / Júlio Cesar de Bona - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2018 - 2018
Desenvolvimento de Jogos 3D para Auxílio no Ensino-Aprendizagem de Algoritmos
Descrição: As disciplinas de programação de computadores são consideradas difíceis por parte dos alunos e apresentam alto número de reprovações e desistências. Cada turma possui um grande número de alunos, em torno de trinta alunos, o que dificulta o atendimento individualizado de cada estudante. Tais disciplinas também contam com um elevado grau de abstração e de raciocínio lógico. A utilização de jogos eletrônicos no ensino deste tipo de disciplinas pode motivar alunos de diferentes níveis de ensino a permanecer nos cursos através da melhoria da experiência na aprendizagem de algoritmos. Sendo assim, o presente trabalho visa a implementação de um jogo 3D de RPG (Role Playing Game) que use o tema de algoritmos como pano de fundo, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se fazer relação entre algoritmos e alguma época histórica, tornando assim o ensino lúdico e atrativo. O jogo será aplicado nas disciplinas introdutórias de programação dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Farroupilha, IFRS..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafael Vieira Coelho - Coordenador / Thais Koch - Integrante / Gabriel Muller - Integrante / Garrenlus de Souza - Integrante / Raiana Gaiardo - Integrante / Erick Cignachi - Integrante / Otavio Capovilla - Integrante.
2017 - 2018
IFTorrent: Compartilhando Arquivos e Ideias
Descrição: A representativa adesão obtida pela tecnologia do compartilhamento em rede nos últimos anos demonstra os benefícios que sua adoção pode proporcionar à instituição. Atualmente, o site institucional do Campus Farroupilha tem limitações como rigidez estrutural, baixa usabilidade e acessibilidade. Dados educacionais e pedagógicos são disponibilizados através da ferramenta Moodle, mas existem restrições de tamanho em seus arquivos e os dados ficam centralizados em apenas um servidor, criando assim um gargalo no acesso à rede. A tecnologia peer-to-peer (P2P) dispensa a necessidade da presença de uma entidade central, proporcionando assim tolerância a falhas. Além disso, torna-se possível o compartilhamento de arquivos diretamente por usuários comuns à partir de suas próprias plataformas, prescindindo qualquer investimento adicional em hardware no que se refere à coordenação e armazenamento dos dados compartilhados. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo a implementação do protocolo P2P chamado BitTorrent, de uma aplicação desktop cliente e de um site de busca para os arquivos educacionais e institucionais do Campus Farroupilha. Elas serão disponibilizadas aos usuários da rede (alunos e servidores) melhorando assim a experiência de aprendizagem e de divulgação de informações institucionais e educacionais. A equipe de trabalho do projeto é composta por técnicos administrativos da Tecnologia da Informação, alunos (bolsistas e voluntários) e o professor coordenador do projeto. Os membros da equipe fazem uso de metodologias ágeis de desenvolvimento como reuniões semanais de ciclo (que são utilizadas para a definição de tarefas e seus responsáveis), uso de planilha compartilhada (para a verificação do andamento das tarefas por parte do gestor), software Bugzilla para gerenciamento de erros encontrados durante o desenvolvimento, software Subversion svn para implementação colaborativa e centralizada, revisão periódica de código, micro-reuniões de SCRUM por parte dos bolsistas e voluntários para a resolução de dúvidas e descrição de dificuldades nas implementações. O processo de desenvolvimento tem oferecido aos alunos envolvidos excelentes oportunidades de contato com temáticas e conhecimentos relativas à área da Informática, inclusive algumas inéditas para eles como a área de redes de computadores. Até o presente momento, foram desenvolvidas 192 tarefas, podendo ser de planejamento, erro, implementação e melhorias. Como resultado delas, foram desenvolvidos documentos de padronização para a implementação seguindo padrões de projeto consolidados no mercado e protótipos das aplicações desktop e web. Por fim, pretende-se terminar a implementação do protocolo BitTorrent e disponibilizar a ferramenta aos alunos e servidores..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (6) Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rafael Vieira Coelho - Coordenador / Otávio Farinon - Integrante / Gustavo Tausendfreund - Integrante / Eduardo Toffolo - Integrante / Leonardo Bortolini - Integrante / Gabriel Muller - Integrante / Garrenlus de Souza - Integrante / Guilherme Giordani - Integrante / Eduardo Balbinot - Integrante / Sérgio Brunetta - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2017 - 2017
Monitoria para Disciplinas de Algoritmos e Programação
Descrição: As disciplinas que envolvem algoritmos e, de maneira mais restrita, programação de computadores normalmente são consideradas difíceis por parte dos alunos. Isso se dá por diversos motivos, sendo um deles o grande número de alunos em uma mesma turma, dificultando o atendimento individual. Desta maneira, ao se dividir o monitoramento dos alunos entre monitores acaba por acelerar o processo de compreensão de conteúdos, reduzindo o número de repetentes ou desistentes. Por outro lado, a monitoria também contribui para com o monitor através da obtenção de conhecimentos de maneira prévia e de experiência didática. De maneira objetiva, o projeto busca melhorar o processo de aprendizagem através da cooperação acadêmica entre alunos e professores, minimizando os índices de reprovação, evasão e falta de motivação. Além disso, proporciona ao monitor experiências nas atividades técnicas, didáticas e científicas em determinadas disciplinas e incita o interesse pela carreira docente. Para isso, adota-se uma metodologia que consiste na obtenção do conhecimento prévio por parte do monitor (em rotinas de estudos estabelecidas pelo orientador) para após aplicá-lo na sala de aula, juntamente com o professor, por meio de discussões com os alunos e de auxílio através do uso de softwares de programação, bem como pela busca de soluções em consulta a livros e artigos (ou qualquer outro meio de comunicação) para suprir as necessidades dos estudantes. Também se disponibiliza um laboratório em um horário fixo para atendimentos e, se porventura o aluno não puder participar, ainda se pode estabelecer outro horário diretamente com um monitor. Após um certo tempo em aplicação, evidenciou-se melhorias como na capacidade de pesquisa e independência voltada a conteúdos relacionados a programação, na compreensão das disciplinas em que houve a participação da monitoria e, de maneira indireta, em outras que também usam algoritmos, e auxiliou na resolução de dúvidas durante as aulas teóricas e práticas. Com isso, tem-se uma melhora no desempenho geral da turma e o cumprimento do objetivo geral do projeto, fazendo com que possivelmente o projeto seja posto novamente em execução nos próximos anos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rafael Vieira Coelho - Coordenador / Otávio Farinon - Integrante / Eduardo Toffolo - Integrante / Leonardo Bortolini - Integrante / Gabriel Muller - Integrante / Sérgio Brunetta - Integrante.
2015 - 2015
Monitoria para Disciplinas de Programação
Descrição: Normalmente, as disciplinas de programação são consideradas difíceis por parte dos alunos. Cada turma possui um grande número de alunos, em torno de trinta alunos, o que dificulta o atendimento individualizado de cada estudante. Por fim, tais disciplinas contam com um elevado número de atividades práticas, tanto em sala de aula como extra-classe. Sendo assim, o trabalho de monitoria contribui para uma melhor compreensão dos conteúdos e, consequentemente, redução do número de alunos repetentes ou desistentes. Alem disso, contribui para uma melhor experiência acadêmica por parte dos monitores, já que estes aprendem e praticam o conteúdo previamente aprendido. Por fim, o monitor adquire experiência didática, tendo que lidar com diferentes tipos de questionamentos que podem advir por parte dos alunos. O presente projeto visa a utilização de monitores nas disciplinas de programação do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Farroupilha, IFRS..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rafael Vieira Coelho - Coordenador / Otávio Farinon - Integrante / Everton Leno - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Streaming em Redes P2P.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Segurança em Redes.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Sistemas Distribuidos.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COELHO, RAFAEL VIEIRA2018 COELHO, RAFAEL VIEIRA; DE AVILA E SILVA, SCHEILA ; ECHEVERRIGARAY, SERGIO ; DELAMARE, ANA PAULA LONGARAY . Bacillus subtilis promoter sequences data set for promoter prediction in Gram-positive bacteria. DATA IN BRIEF, v. 19, p. 264-270, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COELHO, R. V.. Sra. Fantini. 1. ed. São Paulo: Madio Editorial, 2010. v. 1. 200p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, S. A. ; COELHO, R. V. ; PORTELA, P. ; PAZ, J. ; ECHEVERRIGARAY, S. . Comparação entre diferentes modelos de cálculo de curvatura do DNA como parâmetro de predição e reconhecimento in silico de promotores alternativos de Escherichia coli. In: XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), 2014, Brasília. CSBC, 2014.

2.
COELHO, R. V.; PASTRO, J. ; ANTUNES, R. ; MARINHO, P. ; JANSCH-PÔRTO, I. ; GASPARY, L. P. . Challenging the Feasibility of Authentication Mechanisms for P2P Live Streaming. In: ACM/IFIP Latin American Networking Conference, 2011, Quito. ACM/IFIP Latin American Networking Conference, 2011. p. 1-10.

3.
COELHO, R. V.; MARINHO, P. ; JANSCH-PÔRTO, I. ; GASPARY, L. P. . P2P Streaming de Alta Definição: Análise Quantitativa de Esquemas de Assinatura Digital para Autenticação de Conteúdo. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), 2010, Gramado. XXVIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC). Porto Alegre: SBC, 2010. v. 1. p. 3-16.

4.
COELHO, R. V.. PADRÕES DE MIDDLEWARE PARA TV DIGITAL. In: CRICTE 2007 - XXII CONGRESSO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA E VII FEIRA DE PROTÓTIPOS, 2007, Passo Fundo. PADRÕES DE MIDDLEWARE PARA TV DIGITAL, 2007.

5.
COELHO, R. V.; Filho, N. D. ; P. Marcelo ; Madruga, F. ; Hamerski, J. . Estimando Atrasos em Redes de Computadores através de Sistemas de Coordenadas - A Ferramenta Euclidiana. In: CRICTE 2007 - XXII CONGRESSO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA E VII FEIRA DE PROTÓTIPOS, 2007, Passo Fundo. Estimando Atrasos em Redes de Computadores através de Sistemas de Coordenadas - A Ferramenta Euclidiana, 2007.

6.
COELHO, R. V.; Filho, N. D. ; Madruga, F. ; P. Marcelo ; Hamerski, J. . Estimando Atrasos em Redes de Computadores através de Sistemas de Coordenadas - Uma Implementação Utilizando Java Web Services. In: V ERRC - Escola Regional de Redes de Computadores, 2007, Santa Maria. Estimando Atrasos em Redes de Computadores através de Sistemas de Coordenadas - Uma Implementação Utilizando Java Web Services, 2007.

7.
COELHO, R. V.; Filho, N. D. . Computação de Alto Desempenho. In: I Semana Interna da Engenharia de Computação ? SIECOMP, 2006, Rio Grande. Computação de Alto Desempenho, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
COELHO, R. V.; Filho, N. D. . TV na Internet. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
COELHO, R. V.; Madruga, F. ; P. Marcelo ; Filho, N. D. ; Hamerski, J. . Estimando Atrasos em Redes de Computadores através de Sistemas de Coordenadas - Uma Implementação Utilizando Java Web Services. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
COELHO, R. V.; Filho, N. D. . Computação de Alto Desempenho sobre Agregados de Computadores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
COELHO, R. V.; Madruga, F. ; P. Marcelo ; Filho, N. D. ; Hamerski, J. . Estimando Atrasos em Redes de Computadores através de Sistemas de Coordenadas - Uma Implementação Utilizando Java Web Services. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
LUVISON, M. ; COELHO, R. V. . Atuação no Departamento de Tecnologia da Informação IFRS ? Campus Sertão. 2012.

2.
COSTA, F. B. D. ; COELHO, R. V. . ATIVIDADES REALIZADAS JUNTO AO DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. 2012.

3.
COELHO, R. V.. FURGTV: STREAMING VIDEO VIA MULTICAST. 2007.

4.
COELHO, R. V.. Padrões de Middleware para TV Digital. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
COELHO, R. V.. Introdução à Linguagem Python. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
COELHO, R. V.. RELATÓRIO FINAL: Equipe de Estudo sobre Tópicos Avançados de Programação. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
COELHO, R. V.. Relatório Parcial Projeto de Pesquisa TAP (Tópicos Avançados de Programação). 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
COELHO, R. V.. Curso FIC de Capacitação Docente para Informática Básica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Filho, N. D. ; P. Marcelo ; COELHO, R. V. ; Madruga, F. . Relatório 4.3 - Estimando Atrasos em Redes de Computadores através de Sistemas de Coordenadas - Uma Implementação Utilizando Java Web Services. 2007. (Relatório de pesquisa).

6.
Filho, N. D. ; P. Marcelo ; COELHO, R. V. ; Madruga, F. . ¸? Relatório 4.2 - Serviço de estimativa de atrasos e criação de mapas topológicos de rede. 2006. (Relatório de pesquisa).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
BacSVM+: Predição de Promotes de Gram-positivas através de SVM. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR5020160004-0, data de registro: 05/04/2016, título: "BacSVM+: Predição de Promotes de Gram-positivas através de SVM" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COELHO, R. V.. Participação em banca de Felipe Gomes Kubiak.Desenvolvimento do Projeto UQuest. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
COELHO, R. V.. Participação em banca de Ricardo Fanton.Desenvolvimento de Sistema para Conscientização e Monitoramento de Questões Relacionadas ao Lixo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
COELHO, R. V.. Participação em banca de Danieli Mutzenberg.Referi: Uma Aplicação para o Gerenciamento de Referências Conforme as Normas ABNT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
COELHO, R. V.. Participação em banca de Danieli Mutzenberg.Referi: Uma Aplicação para o Gerenciamento de Referências Conforme as Normas ABNT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

5.
MACIEL, E.; COELHO, R. V.; KLAUCK, H.. Participação em banca de Marcial Torres Tesch.O Uso do Twitter como Ferramenta Estratégica de Marketing: O Caso da Lojas Colombo S/A. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRICTE 2007 - XXII CONGRESSO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA E VII FEIRA DE PROTÓTIPOS. Estimando Atrasos em Redes de Computadores através de Sistemas de Coordenadas - A Ferramenta Euclidiana. 2007. (Congresso).

2.
V ERRC - Escola Regional de Redes de Computadores. Estimando Atrasos em Redes de Computadores através de Sistemas de Coordenadas - Uma Implementação Utilizando Java Web Services. 2007. (Congresso).

3.
II Semana Integrada de Tecnologia em Computação. 2006. (Congresso).

4.
I Semana Interna da Engenharia de Computação ? SIECOMP.Computação de Alto Desempenho. 2006. (Outra).

5.
Semana Integrada de Tecnologia em Computação e Geomática. 2005. (Congresso).

6.
VII Semana Acadêmica de Engenharia de Computação. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Sampaio, F. ; Tausendfreund, G. ; COELHO, R. V. . XiX Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). 2017. .

2.
G. KUNZEL ; COELHO, R. V. . Desafio da Arena - PEnsE - 2a Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Farroupilha. 2016. (Outro).

3.
COELHO, R. V.. Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais - SBSEG. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Everton Saath. Auxílio ao Setor de TI do Câmpus Farroupilha. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Jean Carlos Ramos. Manutenção do Software SIA: Sistema de Informações Acadêmicas. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Raiana Gaiardo Girardi. Inteligência Artificial em Jogos: Uma Ferramenta na Aprendizagem de Programação de Computadores. 2018. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Rafael Vieira Coelho.

2.
Garrenlus de Souza. Coder_Rebirth & GOAP Framework: Extensão da Modelagem de Árvore de Comportamento à Arquitetura GOAP Aplicada no Desenvolvimento de um RPG. 2018. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Rafael Vieira Coelho.

3.
Gabriel Muller. Desenvolvimento e Gerenciamento da Engine em Jogo Voltado ao Ensino-aprendizagem de Programação. 2018. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Rafael Vieira Coelho.

4.
Erick Cignachi. Desenvolvimento e Gerenciamento do Design em Jogo Voltado ao Ensino-aprendizagem de Programação. 2018. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Rafael Vieira Coelho.

5.
Carolina Lenzi Leissmann. Sistema para Organização de Fontes de Informação Utilizando TAGs. 2018. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Rafael Vieira Coelho.

6.
Eloisa Rebelatto. Alinhamento de Sequências de DNA e Proteínas. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Rafael Vieira Coelho.

7.
Lucas Biasibetti de Pellegrini. Desenvolvimento de um Jogo Digital Aplicado ao Sistema Imunológico. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Rafael Vieira Coelho.

8.
Elisa Gajardo. CELESTISAR: Jogo Educativo para Dispositivos Android como Ferramenta de M-Learning em Astronomia. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Rafael Vieira Coelho.

9.
Bruna Dal Bello. Desenvolvimento de um Aplicativo Android para Simular o Consumo de Energia Elétrica Residencial. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Rafael Vieira Coelho.

10.
Bruna Canali. Sistema web para ONG dos Peludos. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Rafael Vieira Coelho.

11.
Mariana Sartori. Desenvolvimento de Software para Controle de Componentes Químicos do Solo Visando a Eficiência Produtiva e Ambiente de um Estabelecimento Rural. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Rafael Vieira Coelho.

12.
Aline Noronha Favretto. Auxílio no Desenvolvimento do Software SIA. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Redes de Computadores) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS. Orientador: Rafael Vieira Coelho.

13.
Márcio Luvison. Atuação no Departamento de Tecnologia da Informação IFRS ? Campus Sertão. 2012. Orientação de outra natureza. (Técnico em Redes de Computadores) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Rafael Vieira Coelho.

14.
Fernando Buligon Dalla Costa. Atividades Realizadas junto ao Departamento de Tecnologia da Informação. 2012. Orientação de outra natureza. (Técnico em Redes de Computadores) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Rafael Vieira Coelho.

15.
Fábio Zamboni Basso. Sistema Del Grano. 2011. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Rafael Vieira Coelho.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
BacSVM+: Predição de Promotes de Gram-positivas através de SVM. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR5020160004-0, data de registro: 05/04/2016, título: "BacSVM+: Predição de Promotes de Gram-positivas através de SVM" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
G. KUNZEL ; COELHO, R. V. . Desafio da Arena - PEnsE - 2a Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Farroupilha. 2016. (Outro).




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