Cleberson Eugenio Forte

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  • Última atualização do currículo em 16/01/2018


Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com estágio sanduíche pela Georgia Institute of Technology, tem experiência na área de Multimídia Computacional, com ênfase em Realidade Aumentada, Jogos Digitais e Visão Computacional. Atualmente é coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da FATEC Americana, no qual leciona as disciplinas de Computação Gráfica, Roteirização e Princípios de Jogos Digitais. Suas ultimas pesquisas focam na otimização dos sistemas de entretenimento que empregam a tecnologia de Realidade Aumentada com a proposição de algoritmos e metodologias para desenvolvimento destes sistemas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cleberson Eugenio Forte
Nome em citações bibliográficas
FORTE, C. E.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
com período sanduíche em Georgia Institute of Technology (Orientador: Jay Bolter).
Título: : Identificação de Pontos Robustos em Marcadores Naturais e Aplicação de Metodologia Baseada em Aprendizagem Situada no Desenvolvimento de Sistemas de Realidade Aumentada., Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Maurício Marengoni.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2009
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Título: Software Educacional Potencializado com Realidade Aumentada para Uso em Física e Matemática,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Cláudio Kirner.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Realidade Aumentada; Realidade Virtual; software educacional; Tecnologia e Educação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Realidade Aumentada.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Realidade Virtual.
2005 - 2007
Graduação em Multimídia Computacional.
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Título: Desenvolvimento de Jogo Educacional Adaptado Enriquecido com Realidade Aumentada.
Orientador: Cláudio Kirner.




Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia de Americana, FATEC AM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso - Jogos Digitais, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas: Princípios de Jogos Digitais; Roteirização para Jogos Digitais; Computação Gráfica. Curso: Jogos Digitais


Faculdade Anhanguera de Piracicaba, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7
Outras informações
Professor das disciplinas de Algoritmos e Programação, Teoria da Computação, Linguagens Formais e Autômatos, Multimídia Computacional e Computação Gráfica para os cursos de Ciclo Básico das Engenharias e Ciência da Computação.


Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: profesor horista, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 4
Outras informações
Docente da disciplina de Multimídia, para o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.


Serviço Social do Comércio de São Paulo, SESC SP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Servidor, Enquadramento Funcional: Instrutor de Internet e Multimídia, Carga horária: 20


Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara do Oeste, FAC SBO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 3
Outras informações
disciplina ministrada: Teoria da Computação. curso: ciência da computação



Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Tecnológica da Faculdade de Tecnologia de Americana


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Técnológica da Fatec Americana


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: realidade aumentada.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Informática na Educação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Interface Humano-Computador.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Realidade Virtual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Melhor Artigo na Modalidade Pôster, VIII Workshop de Visão Computacional.
2010
Melhor Docente 1s2010, Faculdade Anhanguera de Piracicaba.
2002
Prêmio Retalhos ? Melhores redações do ano de 2002, Colégios Salesianos Dom Bosco de Piracicaba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
oliveira2008oliveira ; KIRNER, C. ; FORTE, C. E. ; santin . Colaboração em Ambientes Educacionais com Realidade Aumentada. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 45, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
FORTE, C. E.; MARENGONI, M. ; BOLTER, J. ; JAFARINAIMI, N. . Projetando Jogos de Realidade Aumentada Móvel Baseados em Aprendizagem Situada: Integrando as Perspectivas Educacional e Tecnológica em um Framework Conceitual. In: Isabel H. Manssour, Elisa Boff. (Org.). Tutoriais do SBGAMES 2014. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014, v. 1, p. 10-.

2.
PEIXOTO, C. S. A. ; BOARATI, S. S. ; FORTE, C. E. . Heuristics for User Interface Design in the Context of Cognitive Styles of Learning and Attention Deficit Disorder. In: Petrica Vizureanu. (Org.). Advances in Expert Systems. 1ed.: InTech, 2012, v. 1, p. 85-100.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FORTE, C. E.; RIBANI, R ; SILVEIRA, B. ; MARENGONI, M. ; BOLTER, J. . A Comparative Study of Matching Algorithms for Natural Markers. In: Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2014, Salvador. Anais do XVI SVR, 2014.

2.
FORTE, C. E.; SILVA, S. L. ; PAZINI, C ; MARENGONI, M. . EyeBuy: Using Augmented Reality in Accessible Interfaces for Consumers with Reduced Visual Acuity. In: IEEE Virtual Reality, 2013, Orlando. Anais do IEEE VR 2013, 2013.

3.
BERTANHA, L ; FERREIRA, D ; BORTOLUCCI, J ; CARDOSO, M ; FERNANDES, G ; RIBANI, R ; FORTE, C. E. . Recognition of Brazilian Currency Notes via Feature Point Extraction. In: XI Workshop de Visão Computacional, 2013, Rio de Janeiro. Anais do WVC 2013, 2013.

4.
FORTE, C. E.; SILVA, S. L. ; MARENGONI, M. . Uso de Realidade Aumentada em Interface Acessível para Consumidores com Redução de Acuidade Visual. In: Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2012, Paranavaí/PR. Anais do WRVA 2012, 2012.

5.
LIMA, E. D. ; FORTE, C. E. . ICAR: Implementação de uma Ferramenta de Comunicação Alternativa e Remota para Pessoas com Dificuldades Motoras. In: VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2011, Uberaba - MG. Anais do WRVA 2011, 2011.

6.
FORTE, C. E.; KIRNER, C. . DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM DE FÍSICA E MATEMÁTICA POTENCIALIZADA COM REALIDADE AUMENTADA. In: VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2010, Recife, PB. Anais do VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2010.

7.
FORTE, C. E.. Usando a Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Software Educacional para Aprendizagem de Datilologia. In: 7º Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2010, São Paulo. Anais do 7º Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2010.

8.
FORTE, C. E.; KIRNER, C. . Usando Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Ferramenta para Aprendizagem de Física e Matemática. In: 6º Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2009, Santos-SP. Anais do 6º Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2009.

9.
FORTE, C. E.; oliveira ; santin ; KIRNER, C. . Implementação de Laboratórios Virtuais em Realidade Aumentada para Educação à Distância. In: WRA - Workshop de Realidade Virtual e Aumentada 2008, 2008, Bauru - SP. anais do WRA 2008, 2008.

10.
FORTE, C. E.; KIRNER, C. ; DAINESE, C. A. . Sistema de Realidade Aumentada para Portadores de Necessidades Especiais. In: 14º Congresso de Iniciação Científica, 2006, Piracicaba. Anais do 14º Congresso de Iniciação Científica da UNIMEP, 2006.

11.
FORTE, C. E.; DAINESE, C. A. ; KIRNER, C. . Universalização da Interface de Jogo Pedagógico para Deficientes Auditivos, Visuais e Não Deficientes Através do Uso da Realidade Aumentada.. In: III Workshop de Realidade Aumentada, 2006, Rio de Janeiro. anais o evento, 2006.

12.
FORTE, C. E.. Diferentes Suportes, Posturas Diferentes. In: III Mostra acadêmica da UNIMEP, 2005, Piracicaba. Anais da III Mostra acadêmica da UNIMEP, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIBANI, R ; BERTANHA, L ; FORTE, C. E. ; MARENGONI, M. . Proposal of a Hybrid Algorithm Based on SURF and ORB. In: XI Workshop de Visão Computacional, 2013, Rio de Janeiro. Anais do WVC 2013, 2013.

2.
FORTE, C. E.; MARENGONI, M. . Visão Computacional Aplicada à Contagem de Células em Imagens de Imuno-histoquímica. In: VIII Workshop de Visão Computacional (WVC), 2012, Goiânia. Anais do VIII Workshop de Visão Computaciona, 2012.

3.
LIMA, E. D. ; FORTE, C. E. . Aplicação de Realidade Aumentada na Construção de uma Ferramenta de Ensino e aprendizagem na Educação Especial. In: VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2011, Uberaba - MG. Anais do WRVA 2011, 2011.

4.
FORTE, C. E.; oliveira ; DAINESE, C. A. ; KIRNER, C. . UNIVERSALIZANDO A INTERFACE COMPUTACIONAL COM REALIDADE AUMENTADA PARA A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS E AUDITIVOS. In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, Brasília. anais do XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006.

5.
FORTE, C. E.; oliveira ; KIRNER, C. ; DAINESE, C. A. . LIDRA - LIVRO DIDÁTICO COM REALIDADE AUMENTADA. In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, Brasília. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FORTE, C. E.. Usando Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Software Educacional para Aprendizagem de Datilologia. In: SULCOMP - Congresso Sul Brasileiro de Computação, 2010, Criciuma. Anais SULCOMP, 2010, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
FORTE, C. E.. Realidade Virtual e Jogos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FORTE, C. E.. Identificação de pontos robustos em marcadores naturais para desenvolvimento de sistema de realidade aumentada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FORTE, C. E.. Projetando Aplicações de Realidade Aumentada Móvel Baseadas em Aprendizagem Situada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FORTE, C. E.. Ano Internacional de Alan Turing: as origens e o futuro da teoria da computação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FORTE, C. E.. Extração de Pontos de Interesse em Marcadores Naturais para Realidade Aumentada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FORTE, C. E.. Visão Computacional Aplicada ao Processo de Contagem de Células em Imagens de Imuno-Histoquímica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FORTE, C. E.. Realidade Aumentada e Computação Gráfica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
FORTE, C. E.; KIRNER, C. . ARTutor. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
FORTE, C. E.. Atividades Práticas Supervisionadas de Teoria da Computação. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

2.
FORTE, C. E.. Modelagem 3D e tópicos sobre aplicações de Realidade Aumentada. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FORTE, C. E.. Engenharia de Games. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
FORTE, C. E.. Realidade Aumentada e Computação Gráfica. 2010 (palestra) .

2.
FORTE, C. E.. Para além do Real - Realidade Aumentada para Computadores. 2009 (Mini Curso) .

3.
FORTE, C. E.. Virtual ou Aumentada ­ A Realidade das Aplicações na Educação (vivência para educadores). 2009 (Mini Curso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
lacerda, A.F.; Ignacio, F. J.; FORTE, C. E.. Participação em banca de William Roberto dos Santos.A Linguagem LUA no Desenvolvimento de Jogos Digitais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

2.
VIVACQUA, M. V. G.; FORTE, C. E.; GOMES, J. W.. Participação em banca de Jean Emanuel Rodrigues de Lima Porto.Motivando Através dos Videogames. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

3.
GOMES, J. W.; FORTE, C. E.; Ignacio, F. J.. Participação em banca de Gabriel Maciel Bueno Luna Freire.Scrum ou Kanban para Jogos?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

4.
ANDRADE, K. O.; FORTE, C. E.; ROCCIA, C. J.. Participação em banca de João Henrique de Oliveira Zanini.Scrumban para Serious Games na Área da Saúde. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

5.
GOMES, J. W.; FORTE, C. E.; ANDRADE, K. O.. Participação em banca de André Francisco Martins Rodrigues.WebGL para Jogos Digitais. 2012 - Faculdade de Tecnologia de Americana.

6.
ANDRADE, K. O.; FORTE, C. E.; ROCCIA, C. J.. Participação em banca de Lucas Vinicius Pimenta.Projeto de Software para Documentação de Jogos do Gênero RPG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

7.
FORTE, C. E.; GOMES, J. W.; ANDRADE, K. O.. Participação em banca de Marcelo Munhoz Pelos.Javascript para Desenvolvimento de Jogos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

8.
GOMES, J. W.; FORTE, C. E.; BALAN, D. S. L.. Participação em banca de Renan Siqueira Barradas.Narrativas em Jogos Digitais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

9.
GOMES, J. W.; FORTE, C. E.; MACETTI, T. G. V.. Participação em banca de Vinicius Francisco Gomes.Uso da Computação Gráfica no Atual Cenário de Jogos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

10.
ANDRADE, K. O.; FORTE, C. E.; GOMES, J. W.. Participação em banca de Luiz Henrique Durante da Silva.Práticas Ágeis para Desenvolvimento de Jogos Digitais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

11.
FORTE, C. E.. Participação em banca de Thiago Bortolotto.ascensão dos jogos casuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

12.
FORTE, C. E.. Participação em banca de Guilherme Augusto Kusano Schick.Inteligência Artificial nos Jogos de Estratégia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

13.
FORTE, C. E.. Participação em banca de Emerson Florencio Lobão.Desenvolvimento de Objetos 3D em Opengl para Android. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

14.
FORTE, C. E.. Participação em banca de Uberdan Agnello.Jogos em Browser. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

15.
FORTE, C. E.; GOMES, J. W.; vasquez, T.G. Participação em banca de Felipe Willian Costa.Jogos Educacionais no Desenvolvimento dos Alunos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

16.
FORTE, C. E.; GOMES, J. W.. Participação em banca de Dione Fabricio Ceconello.Benefícios do Uso de Video Game. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

17.
FORTE, C. E.. Participação em banca de Leandro Agizzio.Estímulo da Inteligência Artificial sobre o Jogador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

18.
FORTE, C. E.. Participação em banca de Bruno Ferrari.Processamento de Imagens e Visão Computacional em Jogos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.

19.
FORTE, C. E.. Participação em banca de Fernando Piardi.Jogos Educacionais com Uso de Realidade Aumentada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FORTE, C. E.. Concurso Publico de Provas e Títulos para Admissão Docente. 2012. Faculdade de Tecnologia de Americana.

2.
FORTE, C. E.. Concurso Público de Provas e Títulos para admissão de Docente. 2011. Faculdade de Tecnologia de Americana.

3.
FORTE, C. E.. Concurso Público de Provas e Títulos para admissão de Docente. 2010. Faculdade de Tecnologia de Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Projetando Jogos de Realidade Aumentada Móvel Baseados em Aprendizagem Situada: Integrando as Perspectivas Educacional e Tecnológica em um Framework Conceitual. 2014. (Simpósio).

2.
IEEE Virtual Reality. EyeBuy: Using Augmented Reality in Accessible Interfaces for Consumers with Reduced Visual Acuity. 2013. (Congresso).

3.
XI Workshop de Visão Computacional.Recognition of Brazilian Currency Notes via Feature Point Extraction. 2013. (Outra).

4.
Inglês sem Fronteiras - Foco: Ciência sem Fronteiras, TOEFL, IBT, IELTS. 2012. (Outra).

5.
VIII Workshop de Visão Computacional.Visão Computacional Aplicada ao Processo de Contagem de Células em Imagens de Imuno Histoquímica. 2012. (Outra).

6.
7º Workshop de Realidade Virtual e Aumentada.Usando a Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Software Educacional para Aprendizagem de Datilologia. 2010. (Outra).

7.
SULCOMP - Congresso Sul Brasileiro de Computação. Usando Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Software Educacional para Aprendizagem de Datilologia. 2010. (Congresso).

8.
6º Workshop de Realidade Virtual e Aumentada.Usando Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Ferramenta para Aprendizagem de Física e Matemática. 2009. (Outra).

9.
5º Workshop de Realidade Aumentada.Implementação de Laboratórios Virtuais em Realidade Aumentada para Educação à Distância. 2008. (Outra).

10.
14º Congresso de Iniciação Científica. Sistema de Realidade Aumentada para Portadores de Necessidades Especiais. 2006. (Congresso).

11.
XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.UNIVERSALIZANDO A INTERFACE COMPUTACIONAL COM REALIDADE AUMENTADA PARA A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS E AUDITIVOS. 2006. (Simpósio).

12.
CONISLI - Congresso Internacional de Software Livre. 2005. (Congresso).

13.
III Mostra acadêmica da UNIMEP.Diferentes Suportes, Posturas Diferentes. 2005. (Outra).

14.
II wra - workshop de realidade aumentada. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FORTE, C. E.. II Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos (II FAEL). 2015. (Congresso).

2.
FORTE, C. E.. Workshop de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso. 2006. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Denise Calsavara. Narrativa Interativa em Realidade Aumentada e Hipermidia. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
BRUNO SILVEIRA. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALGORITMOS PARA MATCHING DE MARCADORES NATURAIS EM SISTEMAS DE REALIDADE AUMENTADA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

2.
Fernando Rodrigues da Roza. Desenvolvimento de Aplicativo de Visão Computacional para Android Usando OpenCV. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

3.
Caio Vinicius Pazini. Aplicabilidade da Gamificação ao Contexto Educacional Brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

4.
Márcio de Almeida Bueno. Desenvolvimento de Espaços Interativos Utilizando Dispositivos de Interfaces Naturais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

5.
Vinicius Pavin Silva. Desenvolvimento de Plataforma para Manipulação Sonora. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

6.
Lucas Emmanoel Mascarenhas e Silva. Emprego de Dispositivos Móveis com Android e Realidade Aumentada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

7.
Willian Fuertes Batista. Desenvolvimento de Realidade Aumentada com OpenCV. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

8.
David Blanco. Audio 3D em Jogos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

9.
José Carrijo. Realidade Virtual Aplicada ao Tratamento de Fobias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

10.
Jonas Bodê. Metodologia de Teste de Games usando SCRUM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

11.
José Gabriel Grecco. Desenvolvimento de trilhas sonoras para jogos - estudo comparativo de ferramentas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

12.
Aline Bossi. Jogos em HTML5. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

13.
Fabricio Oliveira. Desenvolvimento de Apllicativos para Tablets - Um Estudo de Usabilidade.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

14.
Jacqueline Mitsunaga. Realidade Aumentada Aplicada ao Ensino de Geometria. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Processamento de Dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

15.
Rodolfo Costa. Uma proposta de uso da estereoscopia como elemento de jogabilidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

16.
Amaury Jun-Iti Kumagai. Uso dos Jogos Sociais como Ferramentas de Negócios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Processamento de Dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

17.
Gustavo Carvalho Gomes de Abreu. Jogos em Redes Sociais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ASTI - Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

Iniciação científica
1.
Luiz Lino Bertanha de Abreu. Desenvolvimento de Sistema de Realidade Aumentada com Marcadores Naturais. 2013. Iniciação Científica - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

2.
Douglas de Souza Ferreira. Desenvolvimento de Sistema de Realidade Aumentada com Marcadores Naturais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

3.
Jair Bortolucci Júnior. Desenvolvimento de Sistema de Realidade Aumentada com Marcadores Naturais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

4.
Gustavo Vinicius Fernandes. Desenvolvimento de Sistema de Realidade Aumentada com Marcadores Naturais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

5.
Marcos Paulo Cardoso de Almeida. Desenvolvimento de Sistema de Realidade Aumentada com Marcadores Naturais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em CST em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.

6.
Renan Andrade, Roosevelt Guedes, Marco Cavallar. Desenvolvimento de Ferramenta Educacional Usando Realidade Aumentada para a Aprendizagem de Datilologia. 2010. Iniciação Científica - Faculdade Anhanguera de Piracicaba. Orientador: Cleberson Eugenio Forte.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FORTE, C. E.. Ano Internacional de Alan Turing: as origens e o futuro da teoria da computação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FORTE, C. E.. II Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos (II FAEL). 2015. (Congresso).



Outras informações relevantes


Trabalhos Voluntários:
2000 ? 2002 ? Oratório Salesiano São Mário, em Piracicaba ? SP
	Cargo: Educador Social e Professor de reforço escolar.

2003 ? Oratório Salesiano Santa Edwirges, em Lorena - SP
	Cargo: Educador Social


2006 ? Associação Municipal Guarda Mirim, em Piracicaba - SP
	Cargo: Professor - Matéria: Comunicação e expressão
	Cargo: Autor de Processo Seletivo 2007.
	Cargo: Corretor de redações do processo seletivo 2007.

2007 - Associação Municipal Guarda Mirim, em Piracicaba - SP
	Cargo: Professor - Matéria: Comunicação e expressão



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