Daniele Cristine Silva Barreto

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  • Última atualização do currículo em 24/10/2018


é Professora efetiva da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Advogada, graduada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Direito do Estado pela Fundação Faculdade de Direito (Universidade Federal da Bahia - UFBA). Consultora Política e Especialista em Marketing Político pela Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP). Idealizadora e coordenadora da Mesa de Juventudes Partidárias da Virada Política Salvador. Foi apresentadora do webprograma Encontro Político, do PMDB/BA; coordenadora estadual do projeto "Encontro Bahia do Futuro", do Solidariedade da Bahia. É Parecerista em Direito Administrativo e Direito Eleitoral; colunista de jornais e sites pelo Brasil. Foi Procuradora-Geral do Município de Alagoinhas (BA); Assessora Jurídica da Câmara Municipal de Alagoinhas (BA); Assessora na Câmara dos Deputados (DF); Coordenadora de Comunicação e Estratégias Eleitorais do Diretório Estadual do PMDB/BA; Consultora Política e Assessora de Imagem do ex-ministro Geddel Vieira Lima e dos Deputados Federais Arthur Maia e Lúcio Vieira Lima; Consultora Política de Diretórios Estaduais (SD, PMDB, PPS) e Municipais (PTN, PP, PSDB, DEM, PMDB, SD, PPS) de vários Partidos Políticos; Assessora Jurídica e Coordenadora de Comunicação de mais de 300 Coligações Eleitorais; Assessora Jurídica de Comissões Provisórias de Partidos Políticos; Coordenadora de Campanhas Políticas na Bahia; elaborou dezenas de eventos educacionais e políticos; ex-Consultora Política e Analista de Pesquisas Eleitorais do Instituto de Pesquisas PLANTER. Estudou na Universidade de Coimbra (UC), estagiou no Ministério Público do Estado da Bahia. Possui cursos e estudos nas áreas: Direito Administrativo; Administração Pública; Direito Constitucional; Direito Tributário; Direito Internacional Público; Direito Eleitoral; Ciência Política; Sistema Político Brasileiro; Jornalismo Político e Econômico, Novas Mídias Digitais; Marketing Político e Eleitoral. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniele Cristine Silva Barreto
Nome em citações bibliográficas
BARRETO, D. C. S.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Especialização em Direito do Estado. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Transmissão de Governo no Poder Executivo Municipal após as Eleições 2008 na Bahia. Importância para o Estado Democrático de Direito..
2011 - 2011
Aperfeiçoamento em Marketing Político Eleitoral. (Carga Horária: 20h).
Associação Brasileira de Consultores Políticos, ABCOP, Brasil.
Título: Elaboração de um plano de Campanha. Ano de finalização: 2011.
Orientador: Carlos Manhanelli.
2000 - 2006
Graduação em Direito.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: Imunidade de Jurisdição Penal dos Agentes Diplomáticos.
Orientador: Flávia Pitta.




Formação Complementar


2017 - 2017
Versão Beta. (Carga horária: 2h).
FazInova (Bel Pesce), FAZINOVA, Brasil.
2016 - 2016
Introdução à Inovação. (Carga horária: 15h).
FazInova (Bel Pesce), FAZINOVA, Brasil.
2012 - 2012
Marketing Político Pós Eleitoral. (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira de Consultores Políticos, ABCOP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Investigação Social, com André Singer. (Carga horária: 22h).
USP Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Marketing Político e Opinião Pública. (Carga horária: 10h).
Oficina Municipal, OFICINA, Brasil.
2011 - 2011
Cidadania e Política: Partidos Políticos no Brasil. (Carga horária: 10h).
Oficina Municipal, OFICINA, Brasil.
2011 - 2011
Gerenciamento do Crise. (Carga horária: 3h).
Escola de Comunicação, COMUNIQUE-SE, Brasil.
2011 - 2011
Assessoria Digital - do release para a web 2.0. (Carga horária: 3h).
Escola de Comunicação, COMUNIQUE-SE, Brasil.
2011 - 2011
Jornalismo Cultural, com Daniel Pizza. (Carga horária: 18h).
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
2011 - 2011
Papel do Senado como Estrutura de Poder Político. (Carga horária: 15h).
Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal, ILB, Brasil.
2011 - 2011
Princípios Constitucionais do Poder Legislativo. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal, ILB, Brasil.
2011 - 2011
Política no Brasil. (Carga horária: 20h).
Oficina Municipal, OFICINA, Brasil.
2011 - 2011
Democracia e atualidade política brasileira. (Carga horária: 6h).
Fundação Mário Covas, FMC, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação/Atualização em Consultoria em MKT Pol. (Carga horária: 2011h).
Associação Brasileira de Consultores Políticos, ABCOP, Brasil.
2011 - 2011
Marketing Político e Eleitoral. (Carga horária: 16h).
Professor Gustavo Fleury, GUSTAVO FLEURY, Brasil.
2011 - 2011
Processo Legislativo. (Carga horária: 45h).
Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal, ILB, Brasil.
2010 - 2010
Básico de Teatro. (Carga horária: 90h).
Teatro Escola Macunaíma, MACU, Brasil.
2006 - 2006
Preparatório para Procurador do Município. (Carga horária: 160h).
JusPodium Centro Preparatório para Carreira Jurídica, JUSPODIUM, Brasil.
2004 - 2004
Direito Eleitoral "Eleições 2004". (Carga horária: 6h).
Instituto de Ensino Jurídico Luiz Flávio Gomes, IELF, Brasil.
2004 - 2004
Negócio Jurídico, Obrigações e Contratos. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Universitária Efetiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Câmara dos Deputados, CÂMARA FEDERAL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário Parlamentar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realiza atividades de assessoria e consultoria política, organização de Encontros Políticos com palestras do partido político do deputado (diretório estadual do Solidariedade/BA), organização de eventos do mandato, ações de comunicação e marketing político, assessoria jurídica eleitoral (Eleições 2014), procedimentos de organização de comissões provisórias partidárias, relação com lideranças políticos do interior do Estado, participação em reuniões do partido político. orientação jurídica para comissões provisórias do PPS e SD.


Partido Popular Socialista, PPS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Consultora Política e Jurídica, Enquadramento Funcional: Consultora Política e Jurídica, Carga horária: 2
Outras informações
Trabalhos realizados para o Diretório Estadual do Partido na Bahia. Organização do partido político no estado da Bahia. Orientações sobre filiações partidárias e orientações jurídicas para candidatos a vereadores - Eleições 2016. Cadastramento de comissões provisórias no PPS e TRE/BA. Organização do partido no interior do estado com orientações aos presidentes de Comissões Provisórias. Organização administrativa do PPS/Bahia. Organização e registro de todas as comissões provisórias do PPS na Bahia, no site do TRE.


Partido Solidariedade, SD, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Consultora Política e Jurídica, Enquadramento Funcional: Consultora Política e Jurídica, Carga horária: 2
Outras informações
Orientação jurídica e organização de documentação dos candidatos do Partido Solidariedade, nas eleições de 2014. Cadastramento de candidatos. Conferência de documentos e certidões. Consultoria Jurídica. Organização das comissões provisórias dos municípios da Bahia. Organização de eventos do partido no interior do estado, com ampla campanha de filiação e destaque na mídia.


Ex-ministro Geddel Vieira Lima, PMDB/BAHIA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Assessora, Enquadramento Funcional: Assessoria de Comunicação e Imagem, Carga horária: 40
Outras informações
Fui assessora do ex-ministro Geddel Vieira Lima, trabalhando em estratégias de imagem, gerenciamento de crise de imagem, estratégias de ampliação dos espaços em rádios na capital e interior do estado, elaboração de papers para entrevistas de rádios. Realizei dezenas de viagens acompanhando o ex-ministro pelo interior da Bahia durante as Eleições de 2012 e posteriormente. Realizei cobertura de eventos políticos dos quais o peemedebista participou e ampla divulgação na mídia. Implementação de rotinas de trabalho na equipe voltadas para: blitz em rádios da capital e interior da Bahia; estratégias de otimização das entrevistas; relacionamento com a imprensa; gerenciamento de imagem em regiões da Bahia.


Deputado Federal Lúcio Vieira Lima, PMDB/BA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Assessora, Enquadramento Funcional: Assessoria de Comunicação e Imagem, Carga horária: 40
Outras informações
Fui assessora do deputado federal e presidente do PMDB da Bahia Lúcio Vieira Lima, trabalhando em estratégias de imagem, gerenciamento de crise de imagem, estratégias de ampliação dos espaços em rádios na capital e interior do estado, elaboração de papers para entrevistas de rádios. Elaboraçaõ de papers para viagens e discursos no interior do estado da Bahia. Realizei dezenas de viagens acompanhando o deputado pelo interior da Bahia durante as Eleições de 2012 e posteriormente. Realizei cobertura de eventos políticos dos quais o peemedebista participou e ampla divulgação na mídia. Implementação de rotinas de trabalho na equipe voltadas para: blitz em rádios da capital e interior da Bahia; estratégias de otimização das entrevistas; relacionamento com a imprensa; gerenciamento de imagem em regiões da Bahia. Gerenciei o blog e Facebook do deputado durante o período do trabalho, quando as redes do parlamentar ganharam destaque na mídia e aumentaram significativamente a influência digital.


Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PMDB/BAHIA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora da Comunicação do PMDB/Bahia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenei a Assessoria de Comunicação do PMDB da Bahia: releases, relacionamento com a imprensa, roteiros para vídeos, estratégias de comunicação, elaboração e organização de campanhas de filiação, organização de coletivas de imprensa, manutenção de redes sociais e site. Reestruturei a comunicação do partido e elaborei rotinas de trabalho da Assessoria de Comunicação. Realizei orientação de comunicação e gestão de imagem para líderes municipais do partido. Realizada gestão de mídias sociais e site do Diretório Estadual do partido. Orientação de comunicação para 176 candidatos a prefeitos ligados ao grupo político.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Apresentadora de Web Programa, Enquadramento Funcional: Apresentadora do Web Programa do PMDB, Carga horária: 10
Outras informações
Fui apresentadora e roteirista do web programa do partido, no qual analisava as conjunturas locais e entrevistava grandes lideranças dos municípios baianos. Elaborei a estratégia de divulgação e mídias digitais do programa.


1. Prefeitura Municipal de Alagoinhas, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Procuradora Geral do Município, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assumi a Procuradoria Geral do Município como mais jovem ocupante do cargo na história do município, e como única mulher a ocupá-lo até hoje. Realizei levantamento da situação jurídica do município. Elaborei pareceres sobre Meio Ambiente, Licitações, Direito Administrativo, Direito Tributário, Patrimônio Histórico, Licenças e autorizações, arrecadação de direitos autorais. Fiz a defesa judicial do município. Fui responsável pela Reestruturação da Procuradoria Fiscal do Município (que aumentou em mais de 100% a arrecadação em 03 meses). Julgamento de Recursos Administrativos. Elaborei Minuta de Decretos, Projetos de Lei, Contratos, Editais Públicos. Orientava diariamente Secretários Municipais de todas as pastas. Orientava os Procuradores das autarquias municipais de abastecimento de água e saneamento, e de fiscalização de trânsito. Coordenei equipe com 14 Procuradores, 4 técnicos administrativos e 2 estagiários. Participei de reuniões com servidores públicos municipais e sindicatos para discutir o funcionalismo público; reuniões com autoridades municipais e estaduais. O trabalho a frente da Procuradoria rendeu matérias em jornais e sites estaduais na Bahia, como destaque em 2009.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Repres. do Prefeito Eleito, Enquadramento Funcional: Comissão de Transição de Gov Poder Executivo, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenei a Equipe de Transição de Governo do Poder Executivo, como Representante do Prefeito Eleito. Realizou fiscalização e análise de documentação de Secretarias Municipais e prestei Assessoria para os futuros Secretários Municipais (que tomaram posse em 01 de janeiro de 2009). Conhecimento sistêmico da Administração Pública, contratos e licitações, emendas federais, verbas federais. Os trabalhos desenvolvidos foram utilizados no trabalho de conclusão de curso da Especialização em Direito do Estado na Universidade Federal da Bahia.


Advocacia - Direito Administrativo e Constitucional, DB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Advocacia, Enquadramento Funcional: Advogada, Carga horária: 20
Outras informações
Advogada de políticos e partidos políticos no município de Alagoinhas, Bahia. Representante de vereadores, prefeito e presidentes de partidos políticos frente ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia. Análise de processo no Tribunal de Contas dos Municípios. Acompanhamento de agentes políticos ao Ministério Público do Estado da Bahia.


Coligação É A Vez do Povo, ELEIÇÕES 2008, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Advocacia Eleitoral, Enquadramento Funcional: Advogada da Coligação, Carga horária: 20
Outras informações
Realizei todos os trabalhos de advocacia da Coligação É A Vez do Povo (que elegeu prefeito Paulo Cezar Simões, majoritária) e Advocacia Eleitoral. Elaboração de contratos de compra de bens, prestação de serviços e aluguel de imóveis e veículos. Elaboração de atas. Defesa judicial da Coligação. Orientação jurídica e política ao candidato a prefeito. Orientação jurídica e política aos candidatos a vereadores da coligação. Elaboração do Manual de Fiscalização, para treinamento dos fiscais e delegados do partido e da coligação, credenciados junto à Justiça Eleitoral. Treinamento de fiscais e delegados. Realização da prestação de contas da Coligação nas eleições.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Assessoria Contábil, Enquadramento Funcional: Assessoria Contábil, Carga horária: 20
Outras informações
Realizei a prestação de contas da Coligação É A Vez do Povo, com aprovação contábil sem restrições pela Justiça Eleitoral. Orientei e assessorei candidatos a vereadores e o candidato a prefeito da coligação.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Palestras e Treinamento, Enquadramento Funcional: Palestras e Treinamento, Carga horária: 20
Outras informações
Elaborei Manual de Fiscalização, para treinamento dos fiscais e delegados do partido e da coligação, credenciados junto à Justiça Eleitoral. Treinamento de fiscais e delegados da coligação e de partidos políticos (DEM, PSDB, PTN, PP).


Câmara Municipal de Alagoinhas, CMA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coord. da Comissão de Transição de Governo, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenei a Equipe de Transição de Governo do Poder Legislativo, como Representante do Presidente da Câmara. Realizei a fiscalização e análise de documentação dos setores da Casa Legislativa, sendo necessário amplo conhecimento sistêmico da Administração Pública, contratos e licitações, emendas federais, verbas federais. Os trabalhos desenvolvidos foram utilizados no trabalho de conclusão de curso da Especialização em Direito do Estado na Universidade Federal da Bahia.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Procuradora da Câmara Municipal, Carga horária: 40
Outras informações
Elaborei de pareceres sobre Projetos de Lei, Licitações, Direito Administrativo, Direito Tributário e temas solicitados pelos edis. Defesa da Câmara Municipal perante o Ministério Público do Estado da Bahia (firmando TAC´s) e Poder Judiciário. Fui responsável pela Reestruturação Administrativa da Câmara. Responsável pela elaboração da Lei de Cargos e Salários da Câmara. Elaborei Minuta de Projetos de Lei, Contratos, Editais Públicos. Elaborei Justificativas de Projetos de Lei e de discursos. Realizei atendimento de orientação jurídica à população (na sede e zona rural). Participei de reuniões com servidores públicos municipais e sindicatos para discutir o funcionalismo público; reuniões com autoridades municipais e estaduais. Elaborei e coordenei a execução da Lei de Organização da Estrutura Administrativa da Câmara Municipal de Alagoinhas. Elaborei a minuta da Lei de Plano de Cargos e Salários.


Partido Progressista, PP/ALAGOINHAS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Assessoria Jurídica e Política, Enquadramento Funcional: Assessora Jurídica e Política, Carga horária: 10
Outras informações
Realizei orientação jurídica e política para a Comissão Provisória Municipal do Partido Progressista (PP), do município de Alagoinhas, Bahia. Elaborei minutas de contratos. Elaborei atas de eventos políticos e de convenções do partido no município. Organizei de eventos e treinamento de militância. realizei assessoria política e jurídica para vereador do partido no município e para pré-candidato a prefeito.


Partido da Social Democracia Brasileira, PSDB/ALAGOINHAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Assessoria Jurídica e Política, Enquadramento Funcional: Assessora Jurídica e Política, Carga horária: 10
Outras informações
Realizei orientação jurídica e política para a Comissão Provisória Municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do município de Alagoinhas, Bahia. Elaborei minutas de contratos. Elaborei atas de eventos políticos e de convenções do partido no município. Organizei de eventos e treinamento de militância. realizei assessoria política e jurídica para pré-candidato a prefeito.


Partido Trabalhista Nacional, PTN/ALAGOINHAS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Assessoria Jurídica e Política, Enquadramento Funcional: Assessora Jurídica e Política, Carga horária: 10
Outras informações
Realizei orientação jurídica e política para a Comissão Provisória Municipal do Partido Trabalhista Nacional (PTN), do município de Alagoinhas, Bahia. Elaborei minutas de contratos. Elaborei atas de eventos políticos e de convenções do partido no município. Organizei de eventos e treinamento de militância. realizei assessoria política e jurídica para vereador do partido no município.


Partido Democratas, DEM/ALAGOINHAS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Assessoria Jurídica e Política, Enquadramento Funcional: Assessora Jurídica e Política, Carga horária: 10
Outras informações
Realizei orientação jurídica e política para a Comissão Provisória Municipal do Partido Democratas (DEM), do município de Alagoinhas, Bahia. Elaborei minutas de contratos. Elaborei atas de eventos políticos e de convenções do partido no município. Organizei de eventos e treinamento de militância. Realizei assessoria política e jurídica para vereador do partido no município.


Faculdade Santo Antônio, FSA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Fui professora da Disciplina "Direito Empresarial e Tributário" para o Curso de Administração. Elaborei Módulos de Direito Tributário e Empresarial para estudo dos alunos, com amplo material didático, baseada na melhor doutrina e jurisprudência pátrias.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Fui professora da Disciplina "Direito Empresarial e Tributário" para o Curso de Ciências Contábeis. Elaborei Módulos de Direito Tributário e Empresarial para estudo dos alunos, com amplo material didático, baseada na melhor doutrina e jurisprudência pátrias.


Preparatório para Concurso Beta, PCB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrei aulas de Direito Administrativo e Direito Constitucional para alunos de curso preparatório para concurso. Elaborei os Módulos de Direito Administrativo e de Direito Constitucional para estudo dos alunos, desenvolvendo amplo material didático baseado na melhor doutrina e jurisprudência pátrias.


Campanha Vereador, ELEIÇÕES 2004, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Coordenadora de Campanha, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Campanha, Carga horária: 20
Outras informações
Realizei a Coordenação da campanha do candidato a vereador João Rabelo. Realizei orientação jurídica, contábil, elaboração de eventos políticos, treinamento de fiscais e delegados do partido político, representei o candidato em eventos, elaborei discursos, elaborei arte e conceito da campanha. Elaborei estratégias de campanha eleitoral e minuta de projetos de lei para o candidato.


Ministério Público do Estado da Bahia, MP/BA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Direito, concursada, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiei no Escritório Regional do Ministério Público em Feira de Santana, na Bahia. Elaborei petições iniciais, pareceres, recursos. Acompanhei Inquéritos Civis e Procedimentos Preparatórios de Inquéritos Civis. Realizei acompanhamento de ações nas áreas de Meio Ambiente, Direito do Consumidor, Improbidade Administrativa, Cidadania e Direitos Difusos e Coletivos. Participei de Júris. Elaborei relatórios de desempenho das promotorias. Realizei oitivas de prefeitos e gestores municipais em procedimentos preparatórios de inquérito civil.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Consolidação do Curso de Direito no campus Binacional do Oiapoque (UNIFAP): da implantação ao Regime Diferenciado de Oferta (RDO)
Descrição: No presente projeto de pesquisa, avaliaremos a implantação do curso de Direito no campus Binacional do Oiapoque (UNIFAP), analisando os fatores políticos e de estratégia de interiorização do ensino superior utilizados como critérios para a oferta do curso no município. Serão avaliadas as consequências da implantação do curso na melhoria de ensino e mentalidade local no tocante às demandas jurídicas, bem como as formas de oferta de disciplinas que culminaram na implantação do Regime Diferenciado de Oferta (RDO). No projeto, avaliaremos os dados estatísticos de evasão, disciplinas ofertadas, número de discentes formados, dentre outras avaliações necessárias à consecução do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO DO TRABALHO NO EXTREMO NORTE DO BRASIL
Descrição: O CONGRESSO É UMA PARCERIA ENTRE A UNIFAP E O TRIBUNAL DO TRABALHO DA 8 REGIÃO, ONDE A JUSTIÇA DO TRBALHO REALIZARÁ AS AUDIÊNCIAS E A UNIFAP ORGANIZARÁ O CONGRESSO, COM PALESTRA, MINI-CURSOS E APRESENTAÇÃO DE RESUMOS..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (20) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Daniele Cristine Silva Barreto - Coordenador / CINDI VERIDIANA DE ALMEIDA TELES - Integrante.
2018 - Atual
AÇÕES AFIRMATIVAS NO CAMPUS BINACIONAL OIAPOQUE/UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP) PARA A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS ORIUNDOS DO PROCESSO SELETIVO EXTRAORDINÁRIO 2018 (PSEIQ/2018)
Descrição: Este projeto de extensão consiste numa experiência ?piloto? no âmbito das ações afirmativas na Universidade Federal do Amapá e, sobretudo, no Campus Binacional Oiapoque, direcionada a desenvolver atividades pedagógicas e acadêmicas para a promoção da permanência dos 88 estudantes indígenas e quilombolas oriundos do Processo Seletivo Extraordinário para Indígenas e Quilombolas (PSEIQ) de 2018, durante o primeiro e o segundo semestres dos cursos de graduação do Campus Binacional Oiapoque: Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Geografia, História, Letras/Francês e Pedagogia. As ações deste projeto ?piloto? transcorrerão pelo período de 12 meses, a contar de setembro de 2018 a agosto de 2019, visam ofertar aos estudantes, que ingressaram pela modalidade de ?reservas de vagas? pelo referido Processo Seletivo, cursos de Língua Portuguesa, com ênfase em leitura, escrita e interpretação de textos, cursos de conhecimentos básicos de Matemática e raciocínio lógico e Monitoria Supervisionada por um docente e acompanhada por um discente veterano, ambos do respectivo curso do ingressante. Além da instância pedagógica de atuação, o projeto prevê também a acadêmica, que consiste na construção de diagnóstico sobre os estudantes ingressantes pela ?reserva de vagas? e de instrumentos de acompanhamento ao desenvolvimento destes. Ao longo desse processo serão realizadas reuniões individuais e/ou coletivas e, de forma mais abrangente, construtiva e dialogada, o projeto promoverá palestras e debates sobre o tema das ações afirmativas, propondo-se a encerrar suas atividades com a realização de um Seminário Local para apresentar e discutir os resultados até então alcançados pelo projeto. Os resultados esperados pelo projeto ?piloto? de extensão fornecerão a Universidade uma experiência empírica de ?política de permanência? das ações afirmativas que pondera sobre seus pontos exitosos e nevrálgicos, ao mesmo tempo em que contribuiu para a diminuição da evasão acadêmica nos cursos de graduação. Tais resultados permitem perspectivar e subsidiar outras experiências de ações afirmativas para a permanência enquanto políticas institucionais para toda a UNIFAP..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Daniele Cristine Silva Barreto - Coordenador / ELISSANDRA BARROS DA SILVA - Integrante / GELSAMA MARA FERREIRA DOS SANTOS - Integrante / CARINA SANTOS DE ALMEIDA - Integrante / LUCINEIA ALVES DOS SANTOS - Integrante / DORALICE VEIGA ALVES - Integrante.
2018 - Atual
Aulão de Resolução de Questões para o Exame da OAB - Direito Administrativo
Descrição: O projeto "Aulão de Resolução de Questões para o Exame da OAB - Direito Administrativo" visa realização de aulas destinadas à resolução de centenas de questões de exames anteriores da Ordem dos Advogados do Brasil, para treinamento e aprofundamento do conteúdo da disciplina com os discentes que se submeterão ao certame. Na aula, os acadêmicos responderão, junto com a docente, as questões sobre os principais assuntos do exame necessário para aquisição da carteira profissional; os assuntos serão revisados, os temas mais recorrentes explicitados de forma profunda, além de informações sobre como resolver as questões com mais eficiência e atenção plena..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Daniele Cristine Silva Barreto - Coordenador.
2018 - Atual
Palestra Aspectos Jurídicos da imigração na Fronteira da Venezuela com o Brasil (Roraima) e a Vulnerabilidade da Mulher Imigrante
Descrição: Devido à crise de imigração na fronteira brasileira com a Venezuela (Pacaraima/RR), pela qual, diariamente, estima-se a travessia de cerca de 500 pessoas, a palestrante visa apresentar à comunidade acadêmica e público externo a discussão acerca do tema da imigração, inserindo a abordagem de gênero, na qual se refletirá acerca da vulnerabilidade e riscos à mulher imigrante. Serão apresentados vídeos e imagens de documentários, com depoimentos das imigrantes venezuelanas na fronteira (disponibilizados na internet), com posterior abordagem sobre a Lei n° 13.445, de 24 de maio de 2017 (Lei de Imigração); e debate acerca dos aspectos jurídicos da imigração na Fronteira da Venezuela com o Brasil (Roraima) e a vulnerabilidade da Mulher Imigrante na região..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Projeto "Jovem Eleitor"
Descrição: Este projeto visa proporcionar aos alunos do ensino médio (a partir dos 15 anos de idade) informação política sobre cidadania e direitos do eleitor. Será aplicado questionário aos alunos, com avaliação dos dados e posterior palestra sobre cidadania e eleições 2018..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Palestra "Inserção da Mulher na Política Amapaense: Uma Avaliação das Eleições 2018"
Descrição: A Palestra "Inserção da Mulher na Política Amapaense: Uma Avaliação das Eleições 2018" visa apresentar ao público dados quantitativos das eleições de 2018 no Amapá, realizando uma abordagem de gênero e avaliando a participação de candidatas aos cargos de Governadora, Vice-Governadora, Senadoras, Deputadas Federais e Deputadas Estaduais. Será realizada comparação com os dados de participação da mulher na política nacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
I Curso de Organização e Coordenação de Campanha Eleitoral do Extremo Norte do Brasil
Descrição: Tendo por base a pesquisa bibliográfica, estudos de caso e experiência prática da docente em centenas de campanhas eleitorais na Bahia, será ofertado ao aluno amplo conhecimento acerca da logística de uma campanha eleitoral, material gráfico para campanha, normas jurídicas de propaganda eleitoral, custos e economia na campanha eleitoral, passo a passo da organização da campanha, cronograma da campanha eleitoral, briefing do candidato, gerenciamento de imagem, marketing digital e novas mídias. Serão convidados cunsultores políticos de reconhecida carreira para ministrar aulas em vídeos exclusivos pré-gravados. Os alunos terão a oportunidade de montar uma campanha eleitoral na prática, em sala. Com a profissionalização das campanhas eleitorais, faz-se mister que o profissional que possui atuação político partidária tenha conhecimento sobre todas as fases e trâmites de uma campanha eleitoral. Urge que a Universidade Federal do Amapá, com a excelência que lhe é marca, ofereça um curso de organização e coordenação de campanha política tendo como público alvo: 1) Cidadãos que visem conhecer a dinâmica de uma campanha eleitoral; 2) Filiados a partidos políticos; 3) Interessados em política em geral; 4) Coordenadores regionais e municipais de campanhas eleitorais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Cine Debate Batismo de Sangue
Descrição: Durante o Regime Militar no Brasil (1964-1985) muitos brasileiros foram presos e torturados pelo aparato repressivo implantado pelo Regime, dentre esses os Frades Dominicanos que se dispuseram a ajudar a sociedade quanto aos problemas sociais e o apoio que faltava do governo era encontrado no líder de esquerda Carlos Mariguella. A relação entre os religiosos e o líder esquerdista se estreitou colocando em risco a vida dos dominicanos. O resultado foi a prisão de Frades Dominicanos pelo aparato repressivo para que esses entregassem Carlos Mariguella e desse início ao processo de desmantelamento da Aliança Libertadora Nacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Daniele Cristine Silva Barreto - Coordenador / Márcia Fernandes - Integrante.
2017 - Atual
Cine Debate "Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade"
Descrição: O presente evento consiste na exibição do documentário "Cowspiracy - O Segredo da Sustentabilidade", com posterior debate acerca dos temas principais da obra: indústria da carne e seus efeitos no meio ambiente e direitos dos animais. A obra, coproduzida por Leonardo DiCaprio para a Netflix, expõe os segredos por trás da pecuária e indústria de laticínios, tratando, inclusive, das avaliações e gravações realizadas na floresta Amazônica - quando discute militância ambiental e desmatamento. Os produtores do documentário ampliam o debate sobre as negociações entre organismos não governamentais, financiadores de campanhas eleitorais (muitos deles pecuaristas), imprensa (que distorce e minimiza os impactos negativos do agronegócio ao meio ambiente) e políticos (que recebem doações milionárias dos pecuaristas para suas campanhas eleitorais). A exibição será realizada em sala no campus Binacional da Universidade Federal do Amapá, sob a coordenação da professora Daniele Cristine Silva Barreto (Colegiado de Direito), colaboração da professora Márcia Fernandes (Colegiado de História) e alunos monitores e voluntários que tenham interesse em discussões acerca do Direito Ambiental; com a utilização de data show da instituição, sem custos. Não serão cobradas inscrições. A exibição será gratuita, aberta ao publico em geral e com emissão de certificado de participação. Após exibição da obra, as professoras Márcia e Daniele realização exposição oral de alguns questionamentos mais relevantes e será oportunizada a participação dos presentes no debate..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Daniele Cristine Silva Barreto - Coordenador.
2017 - Atual
Cine Debate "As Sufragistas"
Descrição: Exibição do filme "As Sufragistas" e debate, para a comunidade acadêmica e geral na UNIFAP - Campus Binacional do Oiapoque (AP)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Daniele Cristine Silva Barreto - Coordenador.
2017 - Atual
Organização e Coordenação de Campanha Eleitoral - Eleições 2018
Descrição: Este curso visa proporcionar aos alunos amplo conhecimento sobre os processos de organização de uma campanha eleitoral, capacitando-os a coordenar campanhas em 2018, no município do Oiapoque e no estado do Amapá. Tendo por base a pesquisa bibliográfica, estudos de caso e experiência prática da professora em centenas de campanhas eleitorais na Bahia, será ofertado ao aluno amplo conhecimento acerca da logística de uma campanha eleitoral, material gráfico para campanha, normas jurídicas de propaganda eleitoral, custos e economia na campanha eleitoral, passo a passo da organização da campanha, cronograma da campanha eleitoral, briefing do candidato, gerenciamento de imagem, marketing digital e novas mídias. Com a profissionalização das campanhas eleitorais, faz-se mister que o profissional que possui atuação político partidária tenha conhecimento sobre todas as fases e trâmites de uma campanha eleitoral..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Radiografia do Congresso Nacional: inserção do Amapá no Parlamento Federal
Descrição: O presente projeto visa estudar profundamente a representatividade do povo amapaense na Câmara dos Deputados e do estado do Amapá no Senado Federal. Para tanto, avaliaremos as Eleições 2014 que convalidaram, através dos resultados das urnas, na atual Legislatura, a bancada na Câmara dos Deputados, e as eleições 2014 e 2010, nas quais foram eleitos os 3 senadores que hodiernamente representam o estado no Senado Federal. Tendo por base a pesquisa bibliográfica e conceitos constitucionais sobre Poder Legislativo, Presidencialismo de Coalizão e Representatividade, bem como a realização de pesquisas de campo, o projeto visa realizar levantamento sobre qual a atuação real dos parlamentares do Amapá no Congresso Nacional, inserindo-os e avaliando seu posicionamento nas bancadas formais e informais (bancadas temáticas) do Legislativo Federal. Objetivamos concluir um estudo ainda SEM PRECEDENTES no estado do Amapá (e na maioria dos estados brasileiros), no qual poderemos realizar a leitura clara de quais bandeiras os parlamentares defenderam na eleição, quais os "redutos eleitorais" nos quais adquiriram mais expressiva votação e qual o posicionamento defendido durante os 4 anos de mandato (2015 - 2019) no tocante aos discursos e às votações de projetos de lei na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Será avaliada a atuação dos parlamentares (deputados federais e senadores) na 55ª Legislatura da Câmara dos Deputados e Senado Federal. Tais sendo: 1. Senadores: - Dani Alcolumbre - Randolfe Rodrigues - João Capiberibe 2. Deputados Federais: - André Abdon - Cabuçu Borges - Janete Capiberibe - Jozi Araújo - Marcos Reategui - Professora Marcivânia - Roberto Góes - Vinícius Gurgel A importância do estudo é compreendermos a representatividade conferida aos parlamentares e a atuação no exercício do mandato, realizando, assim, uma "radiografia" do Amapá no Legislativo nacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Daniele Cristine Silva Barreto - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Administrativo, Direito Municipal.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Internacional Público.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Eleitoral e Partidos Políticos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Professora homenageada dos formandos do curso de Ciências Contábeis 2010.2, Faculdade Santo Antônio.
2010
Professora homenageada dos formandos do curso de Administração 2009.2, Faculdade Santo Antônio.
2009
Homenagem no Dia Internacional da Mulher (ocupava cargo de Procuradora Geral do Município), Câmara Municipal de Alagoinhas.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BARRETO, D. C. S.; Carvalho, L. ; Freitas. M. ; Patrocínio, M. . Possibilidades de ressocialização do detento. In: Ildes Ferreira de Oliveira. (Org.). Presídio Regional de Feira de Santana: Anatomia da exclusão. 01ed.Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2001, v. 01, p. 85-107.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARRETO, D. C. S.. Aécio Neves já cansou. Aécio Neves já cansou, Tribuna da Bahia, Salvador, BA, 17 dez. 2014.

2.
BARRETO, D. C. S.. Suplente de Senador: figura incógnita. Suplente de Senador: figura icógnita, Tribuna da Bahia, Salvador, BA, 26 set. 2014.

3.
BARRETO, D. C. S.. Vagão Rosa: segregação e reforço do machismo. Vagão Rosa: segregação e reforço do machismo, Tribuna da Bahia, Salvador, BA, 05 set. 2014.

4.
BARRETO, D. C. S.. Novo Código Comercial e sua influência no agronegócio. Novo Código Comercial e sua influência no agronegócio, A Tarde, Bahia, 28 maio 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
BARRETO, D. C. S.. Mostra de Youtubers do Seminário Amapaense de Audiovisual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARRETO, D. C. S.. Crítica ao Processo Legislativo Federal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BARRETO, D. C. S.. Os protestos no Brasil e o Momento Político Atual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BARRETO, D. C. S.. Eleições 2014 e participação dos jovens na política. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BARRETO, D. C. S.. O que nunca te falaram da política. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARRETO, D. C. S.. Entrevista sobre Consultoria Política e importância do jovem na política. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BARRETO, D. C. S.; Regina Echeverria . Entrevista sobre a biografia do Senador José Sarney. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARRETO, D. C. S.; Amauri Santos Barros . Manual de Fiscalização. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de Fiscalização de Eleições).

2.
BARRETO, D. C. S.. Apostila de Direito Administrativo. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático do Curso Beta para Curso Preparatório para o Concurso da Polícia Militar da Bahia).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARRETO, D. C. S.. Processo Seletivo para professor Substituto - Curso de Direito, UNIFAP. 2018. Universidade Federal do Amapá.

Outras participações
1.
BARRETO, D. C. S.; SILVA, E. B.; ALMEIDA, C. S.; FERNANDES, M.. Processo Seletivo Extraordinário de Ingresso de Indígenas e Quilombolas na Universidade Federal do Amapá - PSEIQ. 2018. Universidade Federal do Amapá.

2.
Alunos da Faculdade; BARRETO, D. C. S.. Feira de Empreendimento da Faculdade Santo Antônio / Alagoinhas. 2008. Faculdade Santo Antônio.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Dilemas da Democracia Brasileira ­? homenagem a Paul Singer, USP. 2018. (Encontro).

2.
Palestra "Fake News e Democracia", FGV / Escola de Direito de São Paulo (transmissão online). 2018. (Seminário).

3.
Palestra "Guerra Eleitoral na Internet: o Direito e a propaganda em tempo de fake news", na OAB/SP. 2018. (Seminário).

4.
Palestra "O Recrudescimento do autoritarismo político no mundo e as violações aos direitos humanos", na OAB/SP. 2018. (Simpósio).

5.
Palestra "Temas Atuais no Direito Digital", na OAB/SP. 2018. (Seminário).

6.
Virada Política de Salvador.Mesa de Juventudes Partidárias. 2018. (Encontro).

7.
1° Conferência Municipal da REDE Sustentabilidade no Oiapoque. 2017. (Outra).

8.
I Seminário Os Indígenas e a Universidade, na UNIFAP - Oiapoque/AP. 2017. (Congresso).

9.
Lançamento do livro "A Poesia em Movimento", na UNIFAP - Oiapoque/AP. 2017. (Outra).

10.
Lançamento do livro "Mama Cuca", sobre a história do estado do Amapá, na UNIFAP - Oiapoque/AP. 2017. (Outra).

11.
Lançamento do livro "Potencialidades dos mecanismos de desenvolvimento limpo e redução de emissões por desmatamento e degradação para pagamento de serviços ambientais no Estado do Amapá", do juiz Diego Moura, no Fórum, Oiapoque/AP. 2017. (Outra).

12.
MiniCurso "Imprensa: Representação Social do Esquadrão da Morte", na UNIFAP - Oiapoque. 2017. (Congresso).

13.
Curso para Blogueiras: Taciele Alcolea. 2015. (Outra).

14.
Plugcitários no Ar - Edição Salvador. 2015. (Encontro).

15.
Debate: "Copa do Munco e impactos sociais", Juca Kfouri e Maria Elisa. 2011. (Outra).

16.
Debate "Religião, Estado laico e Justiça", no IBCCRIM. 2011. (Outra).

17.
Oficina de Jornalismo Político (Oficinas Imprensa, com José Márcio Mendonça e Maria Inês Nassif). 2011. (Oficina).

18.
Oficina de Texto e Técnicas de Entrevistas (Oficinas Imprensa, com Jardel Sebba). 2011. (Oficina).

19.
Palestra: "Avanços e retrocessos na trajetória das políticas de combate à fome no Brasil".. 2011. (Seminário).

20.
Palestra: "O papel da mídia na atualidade", Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itacaré. 2011. (Seminário).

21.
Palestra "A importância da oratória para o operador de Direito", J. B. de Oliveira. 2011. (Seminário).

22.
Palestra "Atos Administrativos", Dr. Espedito Pinheiro de Souza. 2011. (Seminário).

23.
Palestra "Atuação do Advogado nos crimes do Tribunal do Júri", Dr. Celso Vendramini (OAB/SP). 2011. (Outra).

24.
Palestra "Direito Humano à educação e o crime de abandono intelectual", Dr. Evandro Fabiani Capano (OAB/SP). 2011. (Outra).

25.
Palestra "Inovações no Direito de Família", Dra. Carmen Lúcia Soares de Oliveira (OAB/SP). 2011. (Outra).

26.
Palestra "O Brasil tem Partidos Políticos demais?", com o Senador Álvaro Dias, na USP. 2011. (Outra).

27.
Palestra "Posse de Drogas", Dra. Eliana Passarelli. 2011. (Seminário).

28.
Palestra "Princípios da Administração Pública na Constituição Federal", Dr. Adib Kassouf Sad (OAB/SP). 2011. (Outra).

29.
Seminário: "Lulismo: raízes e consequências", André Singer. 2011. (Encontro).

30.
Seminário "Código Florestal e perspectivas para a proteção ao meio ambiente". 2011. (Seminário).

31.
Worshop Internacional: "Direito e Políticas Públicas de Saúde - The Social Impact of the Judicialization oh Health in Brazil", na USP.. 2011. (Outra).

32.
Bate-papo Poesia e poética de Hamilton Faria (Hamilton Faria, Sala Olido). 2010. (Encontro).

33.
Confraria da Leitura. Encontro para comentários dos contos:. 2010. (Encontro).

34.
Debate: "Ideologia Partidária, um debate imprescindível" (Senador Álvaro Dias, Deputado Federal Arlindo Chinaglia, jornalista Paulo Henrique Amorim, outros - USP). 2010. (Simpósio).

35.
Defesa de Dissertação de Mestrado "A juris eleitoral e seus reflexos no Estado Democrático de Direito" Milton Fernando Lamanauskas (USP). 2010. (Outra).

36.
Exibição do filme "Cristina quer casar" e debate com atriz Denise Fraga (Teatro Escola Macunaíma). 2010. (Encontro).

37.
Mesa-redonda "Direito à informação" (Eugênio Bucci, Luís Francisco Carvalho Filho e Matias Molina, na Biblioteca Mário de Andrade). 2010. (Outra).

38.
Oficina de Jornalismo Econômico (Oficinas Imprensa, com Luciano Feltrin e Luiz Silveira). 2010. (Oficina).

39.
Oficina de Leitura e Argumentação II (Márcia Arouca, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). 2010. (Oficina).

40.
Oficina de Redação Criativa I (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). 2010. (Oficina).

41.
Palestra "A Política Externa Brasileira e a Proteção dos Direitos Humanos", Ministro Sérgio Elias Couri (OAB/SP). 2010. (Seminário).

42.
Palestra "A responsabilidade das organizações e lideranças sociais" - 83º Fórum do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz (parceria UNESCO ? Palas Athena). 2010. (Encontro).

43.
Palestra "Cultura de Paz - uma década visionária" - 85º Fórum do Comitê Paulista para a Década da Cultura e Paz (Marlova Jovchelovitch Noleto, parceria UNESCO e Palas Athenas). 2010. (Outra).

44.
Palestra "Informar não é Comunicar" (Dominique Wolton, na Fundação Cásper Líbero). 2010. (Seminário).

45.
Palestra "Perspectivas da Economia Brasileira" (ex-Ministro Maílson da Nóbrega, FMU). 2010. (Seminário).

46.
Palestra "Processos Circulares e Justiça Restaurativa" - 84º Fórum do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz (instrutora Kay Pranis - Palas Athena e UNESCO). 2010. (Outra).

47.
Reunião da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP. 2010. (Encontro).

48.
Sarau de Leitura Liberdade e paz. (Sala Olido). 2010. (Encontro).

49.
1a. Conferência Municipal de Segurança Pública de Feira de Santana. 2009. (Encontro).

50.
Palestra "Aspectos relevantes do Estatuto do Idoso" (Prof. Clinton Guimarães - Curso Marcato). 2009. (Seminário).

51.
Palestra "Improbidade Administrativa" (Prof. Celso Spitzcovsky - Curso Damásio de Jesus). 2009. (Seminário).

52.
Palestra "Mandatos de Criminalização e a Lei de Drogas" (Prof. Antônio Carlos da Ponte). 2009. (Seminário).

53.
Palestra "Reforma do CPC"(Prof. Antônio Carlos Marcato - Curso Marcato). 2009. (Outra).

54.
Encontro de Prefeitos Eleitos - Desafios da Gestão Municipal Transparente e Inovadora (TCM/BA). 2008. (Encontro).

55.
Ciclo de Palestras sobre Gestão de Pessoas e Ambiental. 2007. (Simpósio).

56.
Curso preparatório para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - Bahia. 2006. (Outra).

57.
Atuação como conciliador voluntário no 2o Mutirão de Conciliação da Justiça de Primeiro Grau na cidade de Feira de Santana (TJ/BA).Realização de Conciliações. 2005. (Outra).

58.
Seminário Emenda Constitucional 45/2004 e suas implicações (JusPodium). 2005. (Seminário).

59.
Alternaju. Direito/UEFS: cinco anos depois, o que temos a dizer? (Universidade Estadual de Feira de Santana). 2004. (Simpósio).

60.
III Fórum Social de Direito na UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). 2004. (Congresso).

61.
Voluntária na 13a Ação Global.Assessoria Jurídica. 2004. (Outra).

62.
Código Civil: comemorações dos 35 anos do Código Civil (Universidade de Coimbra). 2003. (Congresso).

63.
II Congresso Brasileiro de Direito Constitucional Aplicado (JusPodium). 2003. (Congresso).

64.
II Encontro Brasil-Portugal de Direito Constitucional. 2003. (Encontro).

65.
IV Semana Jurídica da UEFS. Direito: instrumento de dominação ou resistência (Universidade Estadual de Feira de Santana). 2003. (Congresso).

66.
Seminário de Direito do Trabalho: transformações do Trabalho e futuro do Direito do Trabalho (Universidade de Coimbra). 2003. (Seminário).

67.
Seminário sobre Direito Constitucional à Educação (UFBA). 2003. (Seminário).

68.
A intervenção social através da pesquisa e da extensão nas Ciências Sociais Aplicadas (Universidade Estadual de Feira de Santana). 2002. (Seminário).

69.
III Fórum Brasil de Direito: As novas tendências do Direito Civil e do Direito Processual Civil (JusPodium). 2002. (Congresso).

70.
Seminário Virtual Âmbito Jurídico: o Novo Código Civil (Âmbito Jurídico)). 2002. (Seminário).

71.
Seminário Virtual Âmbito Jurídico: Temas atuais do Direito Penal e Processual Penal (Âmbito Jurídico). 2002. (Seminário).

72.
Universidade: Movimento Social (Universidade Estadual de Feira de Santana). 2002. (Seminário).

73.
A nova positivação do Direito em crítica (Universidade Estadual de Feira de Santana)). 2001. (Congresso).

74.
I Fórum Social: do racismo à prisão (Universidade Estadual de Feira de Santana). 2001. (Congresso).

75.
II Fórum Brasil de Direito: Atualidades, contradições e avanços no Direito brasileiro (JusPodium). 2001. (Congresso).

76.
I Fórum Brasil de Direito: Novas tendências do direito processual brasileiro (JusPodium). 2000. (Congresso).

77.
II Semana de estudos jurídicos: Direito e Novos Paradigmas (Universidade Estadual de Feira de Santana). 2000. (Encontro).

78.
Treinamento em primeiros socorros. 1998. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARRETO, D. C. S.. I Virada Política de Salvador. 2018. (Outro).

2.
BARRETO, D. C. S.. Workshop de Gestão e Estratégia Eleitoral. 2016. (Outro).

3.
BARRETO, D. C. S.. Encontro Bahia do Futuro. 2014. (Congresso).

4.
BARRETO, D. C. S.. Encontro Bahia do Futuro. 2014. (Congresso).

5.
BARRETO, D. C. S.. Coletiva de Imprensa do Vice Presidente da República Michel Temer. 2012. (Outro).

6.
BARRETO, D. C. S.. Coletiva de Imprensa de ACM Neto e Geddel Vieira Lima. 2012. (Outro).

7.
BARRETO, D. C. S.. Assessoria Jurídica à organização da Alafolia (Carnaval de Alagoinhas). 2009. (Festival).

8.
BARRETO, D. C. S.. Treinamento para fiscais e delegados de partidos políticos em eleições municipais.. 2008. (Outro).

9.
BARRETO, D. C. S.. Comícios, encontros, reuniões e palestras da Coligação É A Vez do Povo.. 2008. (Outro).

10.
BARRETO, D. C. S.. Sessão Especial para discutir o desenvolvimento econômico do município de Alagoinhas com os universitários das faculdades municipais.. 2007. (Outro).



Outras informações relevantes


O trabalho desenvolvido como advogada e professora universitária foi noticiado em inúmeras matérias em jornais e sites, na Bahia e nacionalmente.



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