Alessandra Fracaroli Perez

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2208750852826832
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção pela USP/São Carlos. Especialista em Direito Educacional e graduada em Pedagogia. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia-EAD, Coordenadora Acadêmica Administrativa da EaD, Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis (INEP/MEC). Membro do Colegiado de área-Humanas, membro do Grupo Gestor e membro do Conselho Universitário, na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Foi Coordenadora Institucional do PIBID/UNAERP. Tem experiência na área da Educação Superior com ênfase em Educação a Distância e Cursos Técnicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Fracaroli Perez
Nome em citações bibliográficas
PEREZ, A. F.;PEREZ, ALESSANDRA FRACAROLI

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Ribeirão Preto, Curso de Pedagogia EaD/UNAERP.
Avenida Costabile Romano, 2201
Ribeirania
14096900 - Ribeirão Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 36036808
URL da Homepage: www.unaerp.br/ead


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Doutorado em Linguística.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Uma análise discursiva sobre a concepção dos sujeitos na graduação da Educação a distância do Brasil,
Orientador: Luiz André Neves de Brito.
2012 - 2014
Mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Instrumento para mensurar presença social em cursos de graduação a distância,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: José Dutra de Oliveira Neto.
2007 - 2007
Especialização em Direito Educacional. (Carga Horária: 360h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: Implantação da Educação a Distância no Ensino Superior: Considerações sobre a Legislação Brasileira - Um estudo temporal entre a LDB e a Portaria Normativa nº. 02/07.
Orientador: Dyjalma Antonio Bassoli.
2004 - 2006
Graduação em Licenciatura em Pedagogia.
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: Educação a Distancia: Estudo do conceito dos aspectos historicos e dos principios da tutoria.
Orientador: Cristina Cinto Araujo Pedroso.
1996 - 1998
Curso técnico/profissionalizante em TECNICO EM CONTABILIDADE.
ASSOCIAÇÃO BATATAENSE DE ENSINO, ABE, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Capacitação Docente para Educação a Distância. (Carga horária: 60h).
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

08/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão Coordenadora de Adequação do Texto-Base do Plano Municipal de Educação (PME) da cidade de Ribeirão Preto/SP, como representante de Entidade de Ensino Superior Privado..
01/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Universitário.
04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, .

Cargo ou função
Membro do Grupo Gestor.
12/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Administração.
10/2015 - Atual
Direção e administração, Educação a Distância, .

Cargo ou função
Coordenadora Acadêmica Administrativa de EaD.
09/2012 - Atual
Direção e administração, Educação a Distância, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso Licenciatura em Pedagogia EaD.
06/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado da área de Humanas.
2009 - Atual
Ensino, Pedagogia EaD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Vivências Educativas
Estágio Supervisionado
6/2011 - 10/2015
Direção e administração, Colégio Técnico, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.
07/2008 - 02/2015
Outras atividades técnico-científicas , Educação a Distância, Educação a Distância.

Atividade realizada
Membro efetivo - EaD.
04/2011 - 06/2011
Ensino, Gestão em Saúde, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Mediada por Tecnologia
02/2010 - 05/2011
Direção e administração, Colégio Técnico, .

Cargo ou função
Diretora do Colégio Técnico.
12/2008 - 01/2010
Direção e administração, Colégio Técnico, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Institucional - PIBID, Carga horária: 10


Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Avaliadora Prêmio Itaú-UNICEF, Enquadramento Funcional: Avaliadora
Outras informações
Avaliadora da seleção dos projetos inscritos no Prêmio Itaú-Unicef 2011 e de processos de formação presenciais e a distância - sob a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), com carga horária de 66 horas.


Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Tutoria, Enquadramento Funcional: Tutoria EaD, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Assistente, Enquadramento Funcional: Assistente da Coordenação Geral - EaD, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Assistente, Enquadramento Funcional: Assistente da Coordenação - Pedagogia EaD, Carga horária: 44

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Brinquedoteca, Carga horária: 20


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP, Brasil., INEP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Membro Banco de Avaliadores, Enquadramento Funcional: Membro do Banco Único de Avaliadores Instituc



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Formação de Professores: desafios da docência em diferentes níveis de ensino.
Descrição: Objetivo: Investigar práticas pedagógicas docentes tanto em formação inicial quanto em formação continuada. Visa analisar quais os processos se referem ao fazer e saber docentes em diferentes níveis e modalidades de ensino. Quais habilidades e competências se esperam de professores dentro de uma sociedade da informação, bem como visa compreender a dicotomia existente entre teoria e prática, entre a formação universitária e o mercado de trabalho docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alessandra Fracaroli Perez - Coordenador / Claudinei de Souza - Integrante.Financiador(es): Universidade de Ribeirão Preto - Outra.
2007 - 2007
Implantação da Educação a Distância no Ensino Superior: Considerações sobre a Legislação Brasileira - Um estudo temporal entre a LDB e a Portaria Normativa nº. 02/07
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Educação a Distancia: Estudo do conceito dos aspectos históricos e dos princípios da tutoria
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alessandra Fracaroli Perez - Coordenador / Cristina Cinto Araujo Pedroso - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distancia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Melhor trabalho apresentado no COBENGE 2017 - XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, COBENGE.
2013
Paraninfa e Nome da Turma - 2ª Turma do curso de Pedagogia EaD Unaerp, Universidade de Ribeirão Preto.
2012
Paraninfa e Nome da Turma - 1ª Turma do curso de Pedagogia EaD Unaerp, Universidade de Ribeirão Preto.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, CARMEN SILVIA GONÇALVES2018LOPES, CARMEN SILVIA GONÇALVES ; CAZARINI, Edson Walmir ; BASSOLI, DYJALMA ANTONIO ; PEREZ, ALESSANDRA FRACAROLI . O uso de metodologias ativas de aprendizagem na disciplina Higiene e Seguranca Industrial e o desenvolvimento de competências. PRINCIPIA (JOÃO PESSOA), v. 1, p. 113-120, 2018.

2.
PEREZ, A. F.;PEREZ, ALESSANDRA FRACAROLI2014PEREZ, A. F.; BASSOLI, D. A. ; CAZARINI, E. W. ; OLIVEIRA NETO, J. D. . Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia. REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA, v. 13, p. 1-12, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, C. S. G. ; CAZARINI, E. W. ; BASSOLI, D. A. ; PEREZ, A. F. . O uso de metodologias ativas de aprendizagem na disciplina Higiene e Segurança Industrial e o desenvolvimento de competências. In: COBENGE 2017, 2017, Joinville. Anais do COBENGE 2017. Joinville: COBENGE, 2017. p. 1-10.

2.
SILVA, V. M. ; PEREZ, A. F. . A importância do papel do professor na mediação da aprendizagem. In: XII CONLAB - Congresso Luso Afro Brasileiro, 2015, Lisboa. 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Lisboa: Leading Congressos, 2015. v. 1. p. 7938-7953.

3.
PEREZ, A. F.; OLIVEIRA NETO, J. D. . Identificando presença social em um curso de graduação a distância como estratégia para retenção de estudantes. In: 10th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2013,, 2013, São Paulo. 10th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2013. p. 274-274., 2013.

4.
PEREZ, A. F.; OLIVEIRA NETO, J. D. ; MARQUES JUNIOR, E. ; SPRESSOLA, N. A. . Presença Social e o fórum de discussão - uma revisão sistemática da literatura. In: 18° CIAED Congresso Internacional ABED de EaD, 2012, São Luis do Maranhão. 18° CIAED Congresso Internacional ABED de EaD, 2012.

5.
PEREZ, A. F.; LOPES, C. S. G. ; BASSOLI, D. A. ; CAZARINI, E. W. ; OLIVEIRA NETO, J. D. . Identificação da Presença Social em curso a distância de Capacitação Docente para EAD. In: I Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2012, São Carlos. I Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, V. C. A. B. ; PEREZ, A. F. . A ludicidade na educação infantil: uma atitude pedagógica. In: 17º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2016, Ribeirão Preto. Anais do 17º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2016. v. 17. p. 335-335.

2.
PACELI, D. C. ; CAMPOS, S. C. Q. ; PEREZ, A. F. . A formação do professor para a Educação Inclusiva. In: 17º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2016, Ribeirão Preto. Anais do 17º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2016. v. 17. p. 338-338.

3.
MOURA, J. A. ; MOURA, N. A. ; PEREZ, A. F. . A importância da avaliação em sala de aula na educação básica: planejar, executar e avaliar. In: 17º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2016, Ribeirão Preto. Anais do 17º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2016. v. 17. p. 339-340.

4.
PEREZ, A. F.; CASADEY, P. R. ; CAMPOS, J. R. . A utilização de jogos no ensino matemático como auxílio na aprendizagem no ensino fundamental. In: 17º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2016, Ribeirão Preto. Anais do 17º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2016. v. 17. p. 341-342.

5.
CARLUCCIO, G. A. ; PEREZ, A. F. . Práticas criativas e o ensino de música na educação infantil. In: 17º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2016, Ribeirão Preto. Anais do 17º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2016. v. 17. p. 354.

6.
SOUZA, D. M. F. ; PEREZ, A. F. . Uma reflexão sobre a Educação Inclusiva e inserção da disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos currículos dos cursos de licenciatura presenciais e a distância. In: 17º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2016, Ribeirão Preto. Anais do 17º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2016. v. 17. p. 355.

7.
VINHAS, K. B. ; PEREZ, A. F. . A importância do brincar na educação infantil para desenvolver as inteligências múltiplas. In: 15º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2014, Ribeirão Preto. Anais do 15º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2014. v. 15. p. 460-460.

8.
NASCIMENTO, W. M. F. ; PEREZ, A. F. . O brincar e os jogos na educação infantil. In: 15º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2014, Ribeirão Preto. Anais do 15º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2014. v. 15. p. 462.

9.
LEHFELD, N. A. S. ; PEREZ, A. F. ; VALE, S. B. ; PACCAGNELLA, T. ; SILVA, E. A. . PIBID: articulação dos cursos de licenciatura da UNAERP. In: 15º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2014, Ribeirão Preto. Anais do 15º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2014. v. 15. p. 464-465.

10.
PEREZ, A. F.; LIMA, F. C. . Classe hospitalar: uma proposta de educação e humanização. In: 14º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2013. Anais do 14º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2013. v. 14. p. 361.

11.
PEREZ, A. F.; BASSOLI, D. A. ; LOPES, C. S. G. . Capacitação Docente para a modalidade a distânica. In: 13º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2012, Ribeirão Preto. Anais do 13º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2012.

12.
RODRIGUES, S. P. J. J. ; VERONEZ, M. S. ; PEREZ, A. F. . Brincando que se aprende. In: 13º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2012, Ribeirão Preto. Anais do 13º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2012. v. 12. p. 497.

13.
PEREZ, A. F.; SANTOS, C. M. . Teorias de aprendizagem: revisão em contexto de TD&E e pedagógico. In: 12º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2011, Ribeirão Preto. Anais do 12º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2011. v. 12. p. 504-504.

14.
ARAUJO, M. A. M. ; POMPEU, F. ; PEREZ, A. F. . O brinquedo e o desenvolvimento cognitivos em crianças da educação infantil. In: 12º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2011, Ribeirão Preto. Anais do 12º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC, 2011. v. 12. p. 548-548.

Artigos aceitos para publicação
1.
RAMOS, P. G. C. ; PLOTZE, R. O. ; PEREZ, A. F. . Contribuições do método de avaliação por rubricas para o desempenho discente em atividades desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem: uma percepção docente. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREZ, A. F.. Uma análise discursiva sobre a concepção de sujeito na graduação da Educação a Distância do Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PEREZ, A. F.. O diálogo com TICs nos cursos de graduação presenciais e a distância: desafios e possibilidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PEREZ, A. F.. Metodologias Ativas: Aprendizagem Invertida na Educação a Distância da Unaerp. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LOPES, C. S. G. ; CAZARINI, E. W. ; BASSOLI, D. A. ; PEREZ, A. F. . O uso de metodologias ativas de aprendizagem na disciplina Higiene e Seguranca Industrial e o desenvolvimento de competências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RAMOS, P. G. C. ; PEREZ, A. F. ; PLOTZE, R. O. . Contribuições do método de avaliação por rubricas para o desempenho discente em atividades desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem: uma percepção docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PACELI, D. C. ; CAMPOS, S. C. Q. ; PEREZ, A. F. . A formação do professor para a Educação Inclusiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MOURA, J. A. ; MOURA, N. A. ; PEREZ, A. F. . A importância da avaliação em sala de aula na educação básica: planejar, executar e avaliar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
PEREZ, A. F.; CASADEY, P. R. ; CAMPOS, J. R. . A utilização de jogos no ensino matemático como auxílio na aprendizagem no ensino fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CARLUCCIO, G. A. ; PEREZ, A. F. . Praticas criativas e o ensino de música na educação infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SOUZA, D. M. F. ; PEREZ, A. F. . Uma reflexão sobre a Educação Inclusiva e inserção da disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos currículos dos cursos de licenciatura presenciais e a distância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PEREZ, A. F.; VALE, S. B. ; SILVA, E. A. ; PACCAGNELLA, T. ; LEHFELD, N. A. S. . PIBID: articulação dos cursos de licenciatura/UNAERP através da extensão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
LEHFELD, N. A. S. ; PEREZ, A. F. ; VALE, S. B. ; PACCAGNELLA, T. ; SILVA, E. A. . PIBID: articulação dos cursos de licenciatura da UNAERP. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
PEREZ, A. F.; LOPES, C. S. G. ; BASSOLI, D. A. ; CAZARINI, E. W. ; OLIVEIRA NETO, J. D. . Identificação da presença social em curso a distância de capacitação docente para EaD. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ARAUJO, M. A. M. ; POMPEU, F. ; PEREZ, A. F. . O brinquedo e o desenvolvimento cognitivos em criança da educação infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
PEREZ, A. F.. EaD: vencendo barreiras e preconceitos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
PEREZ, A. F.; SANTOS, C. M. . Teorias de aprendizagem revisão em contexto de TD&E e pedagógico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
PEREZ, A. F.; ROMEIRO, A. E. . O Modelo de Educação a Distância do Centro Universitário Claretiano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PEREZ, A. F.. Currículos e Programas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
PEREZ, A. F.. Reflexões sobre a pesquisa científica: do senso comum ao conhecimento científico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PEREZ, A. F.. Educação a Distância - Case Centro Universitário Claretiano. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
PEREZ, A. F.. Avaliação Discente em Programa de Pós-graduação em EAD - Um estudo sobre as ofertas realizadas em 2004 e 2005 no CEUCLAR. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
PEREZ, A. F.. A importância dos documentos pessoais na vida de cada cidadão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
PEREZ, A. F.. Brinquedoteca Claretiana: um relato de experiência. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PEREZ, A. F.. Comitê Científico da área de Ciências Humanas e Sociais do 18º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC. 2017.

2.
PEREZ, A. F.. Parecer Técnico do Projeto de Pesquisa: A formação docente do Assistente Social. 2016.

3.
PEREZ, A. F.. Comitê Científico da área de Ciências Humanas e Sociais do 17º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC. 2016.

4.
PEREZ, A. F.. Elaboração do Regimento Interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade de Ribeirão preto - PIBID/UNAERP. 2014.

5.
PEREZ, A. F.. Comitê Científico da área de Ciências Humanas e Sociais do 15º Congresso de iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC. 2014.

6.
PEREZ, A. F.. Elaborou pareceres para UNAERP. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PEREZ, A. F.. Entrevista para Revista Revide sobre bullying. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PEREZ, A. F.. Entrevista para Revista Revide sobre como o estudante deve encarar a escola nos seus diferentes níveis de ensino. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PEREZ, A. F.. Entrevista para o Programa TVT sobre Informática na Educação. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREZ, A. F.. Curso: As contribuições dos recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA na mediação do processo ensino-aprendizagem. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PEREZ, A. F.; VALE, S. B. . Gestão da Educação em Espaços não Escolares. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Instrucional).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.. Participação em banca de Sônia Maria Suriano Alves.As Contribuições das Atividades Lúdicas no Ensino da Matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

2.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Andreia Cristina de Lima.Diversidade na escola: importância da participação da família nos diversos contextos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

3.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Suelen Talita da Silva.A importância do Método Montessori na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

4.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Wagner José Santos Oliveira.A contação de histórias na educação infantil como instrumento de formação e socialização da criança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

5.
PEREZ, A. F.; PUPIN, R. C.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Hellen Carla Girotto.Para além do acréscimo: uma reflexão sobre o ensino fundamental de 9 anos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

6.
PEREZ, A. F.; PUPIN, R. C.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Valéria Edna da Silva Sinastro.As dificuldades de aprendizagem na alfabetização em relação às crianças que cursam o 1º ano do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

7.
PEREZ, A. F.; PUPIN, R. C.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Karina Kátia da Silva.As dificuldades de aprendizagem dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental em relação a alfabetização e o letramento e a postura do professor nesta mediação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

8.
PEREZ, A. F.; PUPIN, R. C.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Elaine Cristina Roma.Educação inclusiva: legislação, postura do educador e suas dificuldades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

9.
PEREZ, A. F.; PUPIN, R. C.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Camila Roma Santana.A música no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

10.
PEREZ, A. F.; PUPIN, R. C.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Carolina Croisfelt Parreira.Bilinguismo na educação infantil, qual seu papel na aquisição de linguagem?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

11.
PEREZ, A. F.; MARASEA, D. C. C.. Participação em banca de Vivian Fernandes e Silva e Franciely Caroline Maria.Qualidade de vida no trabalho: Um estudo sobre a percepção dos empregados de uma empresa de peças para caminhões em Ribeirão Preto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Ribeirão Preto.

12.
PEREZ, A. F.; MARASEA, D. C. C.. Participação em banca de Tayna Leticia Bortini e Beatriz Cerezine Neves.Investimentos em gestão de pessoas de forma estratégica trazem resultados significativos para as empresas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Ribeirão Preto.

13.
PEREZ, A. F.. Participação em banca de Helen Regina Halario, Monica V. C. Montanher, Valéria Martin.Religando os saberes: por uma educação através de projetos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário.

14.
PEREZ, A. F.. Participação em banca de Maria Aparecida Leite da Silva.Hiperatividade X Disciplina. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário.

15.
PEREZ, A. F.. Participação em banca de Elaine Cristina Pereira, Neuza Helena Marcao, Sheila Cristin.Como vem sendo abordado o problema do lixo nas séries nas séries iniciais nas aulas de educação ambiental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário.

16.
PEREZ, A. F.. Participação em banca de Karina Karla Roldão Nascimento e Rita de Cássia dos Santos.TDAH é também um problema educaional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário.

17.
PEREZ, A. F.. Participação em banca de Katia Petraca Lencione e Larissa Ramos Lucas.O inicio da escolarização: o ensino da leitura sob um olhar crítico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário.

18.
PEREZ, A. F.. Participação em banca de Miriam B. Menossi, Renata C. S. Pedrosa e Ana Maria A. Ahad.A importancia do ensino de filosofia na séries iniciais do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PEREZ, A. F.; BASSOLI, D. A.; SILVA, V. M.; PRANDI-GONÇALVES, M. B. R.. Coordenadora científica e Avaliadora dos trabalhos submetidos ao 1º Congresso Internacional RCI de EaD e do 15º Workshop NPT de EaD. 2018. Rede de Cooperação Interinstitucional de EaD.

2.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; PRANDI, M. B. R.; VALE, S. B.. Avaliadora no 18º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC. 2017. Universidade de Ribeirão Preto.

3.
PEREZ, A. F.. Avaliadora no 17º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC. 2016. Universidade de Ribeirão Preto.

4.
PEREZ, A. F.. Comitê Técnico Regional - Projetos finalistas da 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef. 2015. Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária.

5.
PEREZ, A. F.. Avaliadora do processo seletivo de docentes e tutores EAD 2015/01 - UNAERP. 2015. Universidade de Ribeirão Preto.

6.
PEREZ, A. F.. Avaliadora do processo seletivo de docentes e tutores EAD 2014/01 - UNAERP. 2014. Universidade de Ribeirão Preto.

7.
PEREZ, A. F.. Avaliadora na apresentação dos trabalhos dos bolsistas de iniciação à docência (PIBID) na 8ª Semana da Música UNAERP. 2014. Universidade de Ribeirão Preto.

8.
PEREZ, A. F.. Comitê Técnico Regional - Projetos finalistas da 10ª edição do Prêmio Itaú-Unicef. 2013. Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária.

9.
PEREZ, A. F.. Avaliadora no 13º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC. 2012. Universidade de Ribeirão Preto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso in Company UNAERP: Como criar matrizes de referência e instrumentos de avaliação no Padrão ENADE. 2018. (Outra).

2.
De "Romeu e Julieta" aos "Treze Porquês": o jovem, a onipotência e a vulnerabilidade no mundo contemporâneo. 2018. (Outra).

3.
V Colóquio Internacional de Análise do Discurso (V CIAD).Uma análise discursiva sobre a concepção de sujeito na graduação da Educação a Distância do Brasil. 2018. (Outra).

4.
V Fórum de Extensão da Universidade de Ribeirão Preto. 2018. (Outra).

5.
Capacitação Pedagógica Docente - Projeto Pedagógico de Curso. 2017. (Outra).

6.
Encontro da Regional Sudeste da FAUBAI - A internacionalização nas Instituições de Ensino Superior: desafios e perspectivas. 2017. (Encontro).

7.
Os desafios e oportunidades do Novo Marco Regulatório da EaD. 2017. (Outra).

8.
22º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2016. (Congresso).

9.
2º Simposio Avaliação da Educação Superior. 2016. (Seminário).

10.
As novas leis sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência e Intimidação Sistemática (bullying). 2016. (Encontro).

11.
Capacitação Pedagógica Docente - Diretrizes Institucionais dos Projetos Pedagógicos dos Cursos tendo como referencia a Taxonomia de Bloom. 2016. (Oficina).

12.
Capacitação Pedagógica Docente - Metodologias Ativas no processo ensino aprendizagem. 2016. (Oficina).

13.
11º Jornadas Regionais - Análise econômica da região: cenários, mercados e projeções. 2015. (Outra).

14.
11º Jornadas Regionais - Inovação Acadêmica e a eficácia da aprendizagem ativa. 2015. (Outra).

15.
11º Jornadas Regionais - Mudanças na Regulamentação Educacional. 2015. (Outra).

16.
11º Jornadas Regionais - Planejamento Estratégico em tempos de crise. 2015. (Outra).

17.
V Workshop de Autoavaliação Institucional da Universidade de Ribeirão Preto. 2015. (Encontro).

18.
10ª Jornadas Regionais - Gestão Acadêmica Visando a Otimização dos Resultados no ENADE. 2014. (Encontro).

19.
4º Fórum de Extensão - UNAERP.PIBID: Articulação dos Cursos de Licenciatura/UNAERP através da extensão. 2014. (Encontro).

20.
A Escola, o Conhecimento, a Organização dos Tempos e Espaços: Desafios para o século XXI. 2013. (Outra).

21.
Educação para as relações étnico raciais e o nosso material didático de cada dia. 2013. (Outra).

22.
Workshop Gestão de empresas educacionais. 2013. (Outra).

23.
I Fórum Regional de Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial. 2012. (Outra).

24.
I Simpósio Internacional de Educação a Distância e I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.Identificação da Presença Social em curso a distância de capacitação docente para EAD. 2012. (Simpósio).

25.
IX Workshop NPT (10 anos) - Tecnologias para o futuro. 2012. (Outra).

26.
IV Workshop de Auto-avaliação Institucional da Universidade de Ribeirão Preto. 2011. (Encontro).

27.
Seminário Internacional de educação integral. 2011. (Seminário).

28.
VIII Workshop NTP Gestão em EAD. 2011. (Outra).

29.
Humanização na gestão do conhecimento. 2010. (Outra).

30.
VII Workshop NPT - O Impacto das Tecnologias no aprendizado. 2009. (Outra).

31.
I Congresso Brasileiro de Educadores Claretiano. O Modelo de Educação a Distância do Ceuclar. 2008. (Congresso).

32.
5º ENIC - Encontro de Iniciação Científica.Avaliação Discente em programa de Pós-graduação em EAD - Um estudo sobre as ofertas realizadas em 2004 e 2005 no CEUCLARr. 2006. (Encontro).

33.
Capacitação da ALFASOL.A importância dos documentos pessoais na vida de cada cidadão. 2005. (Outra).

34.
3° ENIC - Encontro de Iniciação Científica.Brinquedoteca Claretiana: um relato de experiência. 2004. (Encontro).

35.
Fórum Nacional de Pedagogia: formação, identidades e práticas. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREZ, A. F.. 18º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC. 2017. (Congresso).

2.
PEREZ, A. F.. 17º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC. 2016. (Congresso).

3.
PEREZ, A. F.. 15º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da UNAERP - CONIC. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Claudinei de Souza. Formação de Professores: desafios da docência em diferentes níveis de ensino. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabiana Cristina de Lima Ferreira. Classe Hospitalar: uma proposta de educação e humanização. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Alessandra Fracaroli Perez.

2.
Marcius Angelo de Araujo. Educação e Inclusão: a evolução da educação inclusiva no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Alessandra Fracaroli Perez.

3.
Rosemary Gomes de Souza. Atividades lúdicas como metodologia didático pedagógica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Alessandra Fracaroli Perez.

4.
Ana Maria Baptistella Ferreira Darcie. Brincadeira: uma ponte para a Realidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Alessandra Fracaroli Perez.

5.
Regina Lucia Junqueira. As Crianças e as Brinquedotecas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Alessandra Fracaroli Perez.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 8:41:20