Flávio Roberto dos Santos Coutinho

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  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Possui graduação em Computer Information Systems - University of the Incarnate Word (2009), graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é Professor efetivo do ensino básico, técnico e tecnológico no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Jogos, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, jogos, surdez, comunicabilidade e ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flávio Roberto dos Santos Coutinho
Nome em citações bibliográficas
COUTINHO, F.;COUTINHO, FL'VIO;COUTINHO, FLÁVIO;COUTINHO, FLÁVIO R.S.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Diretor Geral, Departamento de Computação.
Avenida Amazonas - de 5701/5702 a 8999/9000
Gameleira
30510000 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 33196870
URL da Homepage: http://www.decom.cefetmg.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Revisitando a Acessibilidade de Jogos para Jogadores Surdos ou com Deficiência Auditiva,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Raquel Oliveira Prates.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Jogos; Acessibilidade.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2009 - 2009
Graduação em Computer Information Systems.
University of the Incarnate Word, UIWTX, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Santander, SAN, Brasil.
2005 - 2009
Graduação em Sistemas de Informação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Desenvolvendo um jogo portável em JavaME.
Orientador: Luiz Chaimowicz.




Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Especialização em Bancos de Dados, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
NoSQL
08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Diretor Geral, Departamento de Computação.

08/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Laboratório de Fundamentos de Informática
08/2014 - Atual
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica
Desenvolvimento de Jogos
Programação para Web


Linhas de pesquisa


1.
Computação Gráfica
2.
Interação Humano-Computador
3.
Evolução e Manutenção de Software
4.
Desenvolvimento de Jogos


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Move2Play: Uma Plataforma para Jogos Fitness
Descrição: A prática regular de atividades físicas proporciona benefícios à saúde e ao bem estar das pessoas. Todavia, uma grande parcela da população leva um estilo de vida sedentário ? no Brasil, essa parcela é de 45,9%, segundo o IBGE. Hoje em dia, é possível encontrar nas academias de ginástica diferentes opções para se exercitar, entretanto, mesmo com as opções flexíveis de horários e com a variedade de atividades, ainda há bastante resistência e desistência por parte das pessoas. Elas justificam esse comportamento com fatores como falta de motivação e monotonia dos exercícios. Uma forma de reduzir a desistência, aumentando o interesse e o engajamento das pessoas com as atividades físicas, é por meio de jogos fitness, que são jogos que envolvem a interação por meio de movimentação do corpo como em um exercício físico. Com o objetivo de aumentar o engajamento das pessoas nessas atividades e, potencialmente, atrair pessoas que não se sentem motivadas a sequer começar a praticar exercícios, este projeto visa a criação e a disponibilização da Move2Play: uma plataforma eletrônica para jogos fitness que seja economicamente viável para academias e também para usuários individuais. Para que a Move2Play seja uma opção praticável, a plataforma fará uso de hardware de propósito geral como computadores pessoais e smartphones. Além da plataforma, alguns jogos fitness também serão desenvolvidos, fazendo uso de estratégias de colaboração como a competição e a cooperação em jogos. Outros jogos poderão ser incorporados à plataforma futuramente, uma vevz que ela será aberta e extensível..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Flávio Roberto dos Santos Coutinho - Coordenador / Glívia Angélica Rodrigues Barbosa - Integrante / Ismael Santana Silva - Integrante / Thiago Figueiredo Costa - Integrante / Pedro Henrique Cordeiro de Jesus - Integrante / Matheus Quintao Santiago - Integrante.Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Bolsa.
2017 - Atual
WikiOLAP: Plataforma Colaborativa para Análise de Dados Abertos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Evandrino Gomes Barros em 04/04/2017.
Descrição: Descrição: Os avanços tecnológicos têm favorecido o compartilhamento de dados e a geração de conhecimento em diversas áreas como, por exemplo, na economia, política, sociologia entre outras. Com o intuito de favorecer a extração de informação e a geração do conhecimento, diversos conjuntos de dados têm sido disponibilizados publicamente, dando origem ao conceito de dados abertos. Contudo, embora esses dados estejam disponíveis, o processamento, a visualização e análise dos mesmos, por parte da população em geral, podem ser considerados tarefas difíceis. Isso porque, os dados estão disponibilizados em grande volume, em arquivos distintos e em formatos diferentes, dificultando o cruzamento e análise para obtenção de informações relevantes sem o apoio de ferramentas adequadas. Motivado por esse cenário, este projeto visa propor o WikiOLAP, uma plataforma colaborativa capaz de processar, integrar e permitir a análise de dados abertos. O objetivo dessa ferramenta é prover uma infraestrutura base e técnicas de análise de dados, de modo a viabilizar o processamento, a visualização e o estudo de grandes volumes de dados, mesmo por pessoas sem conhecimento técnico na área de Computação. A plataforma proposta contribuirá para que os usuários, de diferentes áreas de conhecimento, possam explorar dados abertos de interesse. Além disso, o WikiOLAP poderá contribuir com a expansão da análise dos dados abertos, uma vez que permite um maior compartilhamento de informação e disseminação de conhecimento...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Flávio Roberto dos Santos Coutinho - Integrante / Glívia Angélica Rodrigues Barbosa - Integrante / Ismael Santana Silva - Integrante / Evandrino Gomes Barros - Coordenador / André Luís Borges de Oliveira - Integrante / Amanda Fernandes Pereira - Integrante.Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Bolsa.
2016 - Atual
Play(code): Uma Plataforma Gamificada para o Aprendizado Interativo de Lógica de Programação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Glivia Angélica Rodrigues Barbosa em 01/04/2017.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) .
Integrantes: Flávio Roberto dos Santos Coutinho - Integrante / Glívia Angélica Rodrigues Barbosa - Coordenador / Ismael Santana Silva - Integrante / Paula Mara Ribeiro - Integrante / Joao Pedro Rosa e Silva Renan - Integrante / Fernando Antonio Martins Vieira Junior - Integrante / Pedro Felipe Froes - Integrante / Pedro Henrique Lopes de Castro - Integrante / Felipe Santos Alves de Freitas - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento de Jogos.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Gráfica.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Melhor artigo completo:, SBGames 2011 - Trilha de Computação, Sociedade Brasileira de Computação.
2009
Melhor aluno do curso de Sistemas de Informação da turma de 2005/02, Universidade Federal de Minas Gerais.
2008
Melhor Artigo Resumido: "Belesminha: Um jogo educacional para apoio ao aprendizado de recursividade", SBGames 2008 - Trilha de Jogos e Cultura, Sociedade Brasileira de Computação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, AMANDA F.2018PEREIRA, AMANDA F. ; SILVA, JONATHAN ; HIDEKI, HENRIQUE ; RODRIGUES, MIGUEL ; SOUZA, LUIZA ; MARTINS, MICHEL ; SILVAMICHEL, ISMAEL S. ; BARBOSA, GLÍVIA A.R. ; COUTINHO, FLÁVIO R.S. . Game accessibility guidelines for people with sequelae from macular chorioretinitis. ENTERTAINMENT COMPUTING, v. 28, p. 49-58, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, T. A. S. ; BARBOSA, G. A. R. ; SILVA, ISMAEL S. ; COUTINHO, F. . Characterization of Sociability on Systems of Ephemeral Narratives: an Instagram Stories case study. In: 17th International Conference on WWW/Internet (ICWI), 2018, Budapest. 17th International Conference on WWW/Internet (ICWI), 2018.

2.
MEDINA, R. S. ; BARBOSA, G. A. R. ; SILVA, I. S. ; SILVA, T. A. S. ; COUTINHO, F. . Evaluation of Affectibility on Online Social Networks: a Facebook case study. In: 17th International Conference on WWW/Internet (ICWI), 2018, Budapest. 17th International Conference on WWW/Internet (ICWI), 2018.

3.
CAIXETA, P. ; SANTANA, I. ; BARBOSA, G. A. R. ; COUTINHO, F. ; MOURÃO, F. . Beyond the Stars: Towards a Novel Sentiment Rating to Evaluate Applications in Web Stores of Mobile Apps. In: WWW, 2017, Perth. Proc of World Wide Web Conference - Cognitive Track, 2017.

4.
SILVA, CRISTIANA S. ; BARBOSA, GLÍVIA A.R. ; SILVA, ISMAEL S. ; SILVA, TATIANE S. ; MOURÃO, FERNANDO ; COUTINHO, FLÁVIO . Privacy for Children and Teenagers on Social Networks from a Usability Perspective. In: the 2017 ACM, 2017, Troy. Proceedings of the 2017 ACM on Web Science Conference - WebSci '17, 2017. p. 63.

5.
SANTOS, F. ; SILVA, I. S. ; BARBOSA, G. A. R. ; COUTINHO, F. . THEM: Ferramenta colaborativa para suporte a avaliações de interfaces baseadas na Avaliação Heurística. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2017, São Paulo, SP. Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2017.

6.
MAGALHÃES, P. ; SILVA, I. S. ; BARBOSA, G. A. R. ; COUTINHO, F. ; BARROS, E. G. . WikiOlapBase: A collaborative tool for open data processing and integration. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2017, São Paulo, SP. Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2017.

7.
SALES, R. ; BARBOSA, G. A. R. ; ANDRADE, C. ; SILVA, I. S. ; COUTINHO, F. . Caracterização de Opressão de Gênero em Redes Sociais a partir de Violações dos Princípios de Afetibilidade: Um estudo de caso no Facebook. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2017, São Paulo, SP. Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2017.

8.
COELHO, T. ; BARBOSA, G. A. R. ; SILVA, I. S. ; COUTINHO, F. ; SILVA, F. R. . Panorama das Pesquisas em Acessibilidade Digital antes e depois dos Grandes Desafios da SBC 2006-2016: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2017, Joinville, SC. Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2017.

9.
PEREIRA, A. F. ; COUTINHO, F. . Game Accessibility Guidelines for People with Sequelae from Macular Chorioretinitis. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba, PR. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017.

10.
NEIVA, H. ; BARBOSA, G. A. R. ; SILVA, I. S. ; COUTINHO, F. . Diretrizes de User Experience para Avaliação do Modelo de Interface e Interação de Aplicativos Móveis. In: Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação, 2016, Belo Horizonte. Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação, 2016.

11.
DUARTE, L. ; MIRANDA, L. D. ; BARBOSA, G. A. R. ; SILVA, I. S. ; COUTINHO, F. ; BARROS, D. . Apreciação da Aplicabilidade de um Conjunto de Heurísticas para a Avaliação de Visualizações de Informação. In: Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação, 2016, Belo Horizonte. Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação, 2016.

12.
SALVADOR, V. C. ; COUTINHO, F. ; BARBOSA, G. A. R. ; SILVA, I. S. . Uma métrica de manutenibilidade de código CSS. In: Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação, 2016, Belo Horizonte. Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação, 2016.

13.
NOGUEIRA, D. ; COUTINHO, F. ; Junior, W. ; PRATES, R. O. ; CHAIMOWICZ, L. . Analyzing the Use of Sounds in FPS games and its Impact for Hearing Impaired Users. In: Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2012, Brasília. Proceedings of SBGames 2012, 2012.

14.
CORRÊA, LPD ; COUTINHO, F. ; PRATES, R. O. ; CHAIMOWICZ, L. . Uso do MIS para avaliar signos sonoros Quando um problema de comunicabilidade se torna um problema de acessibilidade. In: Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2012, Cuiabá. Proceedings of the 11th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing System, 2012. p. 47-56.

15.
CAPELAO, L. ; COUTINHO, F. ; PEREIRA, K. ; PRATES, R. O. . Avaliação de comunicabilidade do Moodle para usuários surdos e ouvintes. In: X Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais & V Conferência Latino-Americana de Interação Humano-Computador, 2011, Porto de Galinhas. Competição de Avaliação do IHC. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011.

16.
COUTINHO, FL'VIO; PRATES, RAQUEL O. ; CHAIMOWICZ, LUIZ . An Analysis of Information Conveyed through Audio in an FPS Game and Its Impact on Deaf Players Experience. In: 2011 Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment (SBGAMES), 2011, Salvador. 2011 Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. p. 53.

17.
CAPELAO, L. ; COUTINHO, F. ; FREITAS, L. ; PEREIRA, K. ; PRATES, R. O. . Uma avaliação da qualidade de uso do Moodle na UFMG. In: Moodle Moot, 2011, São Paulo. Anais do Moodle Moot, 2011. p. 209-220.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COUTINHO, F.; ALMEIDA, J. M. ; PRATES, R. O. ; CHAIMOWICZ, L. . Belesminha: Um jogo educacional para apoio ao aprendizado de recursividade. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2008, Belo Horizonte. Proceedings of the VII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment - Games and Culture Track, 2008. p. 171-175.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, T. F. ; SILVA, ISMAEL S. ; BARBOSA, G. A. R. ; COUTINHO, F. . An Architecture for Using Smartphones as Interfaces for Computer Games. In: SBGames, 2018, Foz do Iguaçu. XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2018.

2.
BARBOSA, G. A. R. ; SILVA, I. S. ; COUTINHO, F. ; FROES, P. F. ; BARBOSA, R. M. ; FREITAS, F. S. A. ; NASCIMENTO, V. M. P. ; BULGARELLI, M. ; MARQUES, G. H. ; RENAN, J. P. R. E. S. ; RIBEIRO, P. M. ; SENNA, J. ; FRANCO, D. . Play(code): uma proposta para estimular o aprendizado de Lógica de Programação. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018), 2018, Fortaleza. XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018), 2018.

3.
ASSUNÇÃO, V. M. ; BACELAR, T. ; COUTINHO, F. ; CRUZ, A. R. . O design de um jogo que expõe uma crítica bem-humorada à carga de trabalhos acadêmicos: Tá chovendo TP!. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba, PR. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017.

4.
MEDEIROS, L. C. ; COUTINHO, F. . Desenvolvendo um Jogo de Tecla Única Acessível para Jogadores com Deficiência Motora. In: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina. Proceedings of XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015.

5.
SILVA, M. ; COUTINHO, F. ; OLIVEIRA, A. P. . Marketing Communication Strategies for the Corporate Website of Promenade Champagnat: Using Mis at Tourism. In: Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do XIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2014.

6.
COUTINHO, F.; SILVA, M. ; PRATES, R. O. ; CHAIMOWICZ, L. . A Survey on Game Accessibility. In: X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2011, Salvador. Anais do X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
COUTINHO, F.. Acessibilidade em Jogos Digitais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
COUTINHO, F.; PRATES, R. O. ; CHAIMOWICZ, L. . Avaliando e Investigando Acessibilidade em Jogos para Jogadores Surdos com o Método de Inspeção Semiótica. Austin, TX: CHI Game User Interface Workshop, 2012 (Workshop).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
COUTINHO, F.; CASTRO, I. H. L. ; BERNARDES, A. ; RICELLI, F. ; SA, E. ; LANA, F. ; ABREU, P. ; REZENDE, T. . Ranch Wars. 2010.

2.
COUTINHO, F.; ALMEIDA, J. M. ; PRATES, R. O. ; CHAIMOWICZ, L. . A Belesminha. 2008.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SARUBBI, J. F. M.; COUTINHO, F.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Lincoln Gonçalves da Silva Pires. Desenvolvimento prático de um Data Warehouse sobre Filmes através de dados coletados na Web. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Bancos de Dados) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

2.
SILVA, E. M.; COUTINHO, F.; SARUBBI, J. F. M.. Participação em banca de Flávio Borges de Pinho Tavares. Otimização de uma Aplicação Desenvolvida em Access com a Migração da Base de Dados para SQL Server. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Bancos de Dados) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

3.
BARROS, E. G.; COUTINHO, F.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Samuel Morais. Persistência de Dados Georreferenciados em Bancos de Dados Relacionais e NoSQL. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Bancos de Dados) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

4.
ZAIDAN, F.; COUTINHO, F.; SILVA, I. S.. Participação em banca de Gabriel Campos Lages. Inteligência Competitiva e Business Intelligence: Instrumentos de Coleta, Transformação e Análise Estratégica dos Dados. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Bancos de Dados) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, K. A. M.; COUTINHO, F.; BARBOSA, G. A. R.. Participação em banca de Lucas Martins Felipe.Framework para aplicações MES na Plataforma Android. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

2.
PADUA, F. L. C.; SOUZA E LIMA, V. L.; COUTINHO, F.; BATISTA, N. C.. Participação em banca de Carlos Augusto Guerra Carneiro.Desenvolvimento de um Agente Virtual 3D para Sinalização de Termos em Línguas de Sinais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

3.
COUTINHO, F.; SILVA, I. S.; ALVARES, A. R.. Participação em banca de Acácio Fernando de Oliveira.Caracterização de Desempenho de Técnicas para Troca de Conteúdo na Web. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

4.
BARBOSA, G. A. R.; COUTINHO, F.; SILVA, I. S.. Participação em banca de Thaís Coelho.Panorama da Acessibilidade Digital no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

5.
SILVA, I. S.; BARBOSA, G. A. R.; COUTINHO, F.; OLIVEIRA, P. A. C.. Participação em banca de Lipie Souza.Sistema de Apoio à Decisão Baseado em Modelagem Multidimensional e Processamento Analítico de Dados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

6.
ANDRADE, F. V.; COUTINHO, F.; MAIA, L.. Participação em banca de Giovander Barrozo Marsaglia.Sistema de Segurança de Baixo Custo Contra Perda de Animais de Estimação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

7.
FERREIRA, K. A. M.; COUTINHO, F.; KUPSCH, D.. Participação em banca de Talita Santana Orfanó.Conhecimento de Software e o Modelo Little House: Uma Análise Experimental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

8.
SILVA, I. S.; BARBOSA, G. A. R.; COUTINHO, F.; BARROS, E. G.; SARUBBI, J. F. M.. Participação em banca de Pedro Magalhães Bernardo.Ferramenta para Processamento e Integração de Dados Governamentais Abertos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

9.
BARBOSA, G. A. R.; ANDRADE, C.; COUTINHO, F.; SILVA, I. S.. Participação em banca de Rafael Sales.Aplicabilidade dos principios de afetividade para identificar opressão em softwares sociais: Um estudo de caso do Facebook. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

10.
SILVA, I. S.; BARBOSA, G. A. R.; COUTINHO, F.; OLIVEIRA, P. A. C.. Participação em banca de Francis Henrique de Oliveira Santos.Ferramenta para suporte a aplicação e análise de avaliações por inspeção: Um estudo de caso com a Avaliação Heurística. 2016.

11.
BARBOSA, G. A. R.; COUTINHO, F.; SILVA, I. S.. Participação em banca de Hian Neiva.Diretrizes para o Projeto e Avaliação de Aplicativos Móveis com Foco na Melhoria da Experiência do Usuário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

12.
KUPSCH, D.; SILVA, I. S.; COUTINHO, F.. Participação em banca de Silas Tolentino de Campos.Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais Multiusuários. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

13.
BARBOSA, G. A. R.; COUTINHO, F.; SANTANA, I.. Participação em banca de Diego Fonseca Silva.Como as Interfaces das Redes Sociais Online Impactam na Inclusão Social dos Usuários Surdos do Brasil: Um Estudo de Caso no Facebook. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

14.
BARBOSA, G. A. R.; SILVA, I. S.; COUTINHO, F.. Participação em banca de Deborah D'carlo Rodrigues De Oliveira.Arcabouço de Heurísticas para Avaliação de Usabilidade de Aplicativos Móveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

15.
COUTINHO, F.; BARBOSA, G. A. R.; ALVARES, A. R.. Participação em banca de Lucas Cardoso Medeiros.Desenvolvimento de um Jogo Digital com Versão Acessível para Pessoas com Deficiência Motora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

16.
BARBOSA, G. A. R.; COUTINHO, F.; SILVA, I. S.. Participação em banca de Lorena Tomagnini.Identificação de Estratégicas Motivacionas para Uso Continuo de Aplicativos Móveis: Um Estudo de Caso dos Apps de GPS. 2015.

17.
SILVA, I. S.; BARBOSA, G. A. R.; COUTINHO, F.; LACERDA, A. M.. Participação em banca de Phillipe Caixeta Rodrigues.Apreciação da Aplicabilidade da Análise de Sentimento para Avaliação da Experiência do Usuário em Aplicativos Móveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

18.
BARBOSA, G. A. R.; COUTINHO, F.; SILVA, I. S.. Participação em banca de Leonardo Burkovski.Adequação do Processo de Desenvolvimento de Sotfware para atender as exigências do Mps.Br Nível F. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

19.
COUTINHO, F.; BARBOSA, G. A. R.; SILVA, I. S.. Participação em banca de Pedro Colen Cardoso.Revisitando a Otimização de Desempenho de Front-End de Websites para HTTP/2. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

20.
COUTINHO, F.; BARBOSA, G. A. R.; SILVA, I. S.. Participação em banca de Victor Carneiro Salvador.Em Direção a uma Métrica de Manutenibilidade de Código CSS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

21.
COUTINHO, F.; SILVA, I. S.; BARRIENTOS, A. Y. M.. Participação em banca de Rafael Starling Pessim Silva.AInfect: Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo Multijogador Utilizando Unity 3D. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

22.
COUTINHO, F.; KUPSCH, D.; BARBOSA, G. A. R.. Participação em banca de Daniel de Paula Alves Costa.Desenvolvimento de uma Aplicação para Compartilhamento de Promoções Georreferenciadas com Técnicas de Gamificação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.O design de um jogo que expõe uma crítica bem-humorada à carga de trabalhos acadêmicos: Tá chovendo TP!. 2017. (Simpósio).

2.
XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Game Accessibility Guidelines for People with Sequelae from Macular Chorioretinitis. 2017. (Simpósio).

3.
Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação. 2016. (Simpósio).

4.
Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. 2015. (Congresso).

5.
XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Developing an Accessible One-Switch Game for Motor Impaired Players. 2015. (Simpósio).

6.
X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital.A Survey on Game Accessibility. 2011. (Simpósio).

7.
X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital.An analysis of information conveyed through audio in an FPS game and its impact on deaf players experience. 2011. (Simpósio).

8.
Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames).Belesminha: Um jogo educacional para apoio ao aprendizado de recursividade. 2008. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Amanda Fernandes Pereira. Acessibilidade em jogos para pessoas com deficiência visual com coriorretinite macular. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Luis Gustavo Diniz de Carvalho. Console virtual para execução de exergames multijogador para a plataforma Move2Play. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Leonardo Rodrigues Lima de Souza Pinto. Criação de Jogos com Propósito para Anotação de Sentimento de Palavras. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Pedro Henrique Cordeiro de Jesus. Move2Play: Uma Plataforma para Jogos Fitness. Início: 2017 - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Felipe Santos Alves de Freitas. Play(code): Uma Plataforma Gamificada para o Aprendizado Interativo de Lógica de Programação. Início: 2017 - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Amanda Fernandes Pereira. WikiOLAP: Plataforma Colaborativa para Análise de Dados Abertos. Início: 2017 - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Paula Mara Ribeiro. Play(code): Uma Plataforma Gamificada para o Aprendizado Interativo de Lógica de Programação. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Técnico em Informática) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

5.
Fernando Antonio Martins Vieira Junior. Play(code): Uma Plataforma Gamificada para o Aprendizado Interativo de Lógica de Programação. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

6.
Joao Pedro Rosa e Silva Renan. Play(code): Uma Plataforma Gamificada para o Aprendizado Interativo de Lógica de Programação. Início: 2017 - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

7.
Matheus Quintao Santiago. Move2Play: Uma Plataforma para Jogos Fitness. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Técnico em Informática) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

8.
Fabrício Fraga. WikiOLAP: Plataforma Colaborativa para Análise de Dados Abertos. Início: 2017 - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

9.
Thiago Figueiredo Costa. Move2Play: Uma Plataforma para Jogos Fitness. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

10.
André Luís Borges de Oliveira. WikiOLAP: Plataforma Colaborativa para Análise de Dados Abertos. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Felipe Ribeiro Rodrigues Magalhães. WikiOLAP Android: Um Aplicativo para Visualização de Dados Abertos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho.

2.
Pedro Henrique Brandão Nogueira Prado. Filantrópico: Um Aplicativo Híbrido de Apoio à Caridade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho.

3.
Leonardo Dias Miranda. Um Portal para Visualização dos Dados do HTTP Archive. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho.

4.
Acácio Fernando de Oliveira. Caracterização do Desempenho de Técnicas para Troca de Conteúdo na Web. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho.

5.
Pedro Magalhães Bernardo. Plataforma para Processamento e Integração de Dados Abertos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho.

6.
Lucas Cardoso Medeiros. Desenvolvimento de um Jogo Digital com Versão Acessível para Pessoas Com Deficiência Motora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho.

7.
Daniel de Paula Alves Costa. Desenvolvimento de uma Aplicação para Compartilhamento de Promoções Georreferenciadas com Técnicas de Gamificação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho.

8.
Rafael Starling Pessim Silva. AInfect: Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo Multijogador Utilizando Unity3D. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho.

9.
Pedro Colen Cardoso. Revisitando a Otimização de Desempenho Front-End em Websites para HTTP/2. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho.

10.
Victor Carneiro Salvador. Em Direção a uma Métrica de Manutenibilidade de Código CSS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho.



Inovação



Projetos de pesquisa



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