Gleyce Kelly Maciel Heitor

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1564750357706406
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Educadora e pesquisadora. Tem licenciatura em História (UFPE), mestrado em Museologia e Patrimônio (Unirio-Mast) e experiência com projetos de mediação cultural, educação e programas públicos em museus e exposições de arte. Estão entre os seus principais temas de pesquisa: as relações entre os museus, a arte contemporânea e a educação; as interfaces entre a museologia e o pensamento social brasileiro e as relações entre os museus e os movimentos sociais. Atualmente é professora assistente substituta do Departamento de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Góias (UFG). Foi coordenadora de educação no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, integrou a equipe de implementação da Escola do Olhar ? Museu de Arte do Rio, onde foi assessora e coordenadora pedagógica (2012-2017) e atuou como pesquisadora/educadora do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM ? RJ (2011-2012). Em 2016 foi contemplada, através de concurso público, com a bolsa de Intercâmbio Acadêmico IBRAM ? Escola do Louvre, oferecida pelo Instituto Brasileiro de Museus, que viabilizou um período de estudos e estágio profissional, respectivamente na Escola do Louvre e na Diretoria de Mediação e Programação Cultural do Museu do Louvre (2016). Co-organizou, com Clarissa Diniz, o livro Gilberto Freyre (Coleção Pensamento Crítico. Rio de Janeiro: Funarte, 2010) e com Clarissa Diniz e Paulo Marcondes Soares o livro Crítica de arte em Pernambuco: escritos do século XX (Rio de Janeiro: Azougue, 2012) e com Mario Chagas o livro O pensamento museológico de Gilberto Freyre (Recife: Editora Massangana, 2017). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gleyce Kelly Maciel Heitor
Nome em citações bibliográficas
HEITOR, G. K.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: QUANDO O MUSEU É UMA LUTA! A criação do Museu da Beira da Linha do Coque (PE) e do Museu das Remoções (RJ),
Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Museu; Musealização; Movimentos Sociais; Direito à memória; Direito à moradia.
2015 interrompida
Doutorado interrompido em 2017 em Museologia e Patrimönio.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Orientador: Indefinido.
Ano de interrupção: 2017
2011 - 2013
Mestrado em Museologia e Patrimönio.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Museu a seu modo: o museu como dispositivo de validação da teoria social de Gilberto Freyre,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Mario de Souza Chagas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da Museologia no Brasil; Gilberto Freyre.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
2003 - 2007
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Relatório de Prática de Ensino na 6ª série do Colégio de Aplicação-UFPE.
Orientador: Vera Capucho.




Formação Complementar


2018 - 2018
Séminaire Conception et organisation d'exposition. (Carga horária: 70h).
Musée du Louvre, MUSEU DO LOUVRE, França.
2018 - 2018
Processus de patrimonialisation, usages et muséification du passé.. (Carga horária: 120h).
Ecole du Patrimoine Africain, EPA, Benin.
2017 - 2017
Workshop Inter Espaços de Memória e Cultura: Territórios de Conflito. (Carga horária: 52h).
Centro de Pesquisa e Formação SESC São Paulo, CPF SESC SP, Brasil.
2016 - 2016
Seminaire de recherce Arts et Sociétés. (Carga horária: 8h).
Institut d'Études Politique, Sciences-Po Toul, França.
2016 - 2016
Seminário Internacional de Verão de Museologia - Curadoria de Exposições. (Carga horária: 55h).
Ecole Du Musee Du Louvre, França.
2014 - 2014
Culturas do Passado Presente, com Andreas Huyssen (Columbia University). (Carga horária: 9h).
Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
2013 - 2013
A zona das imagens, com Marie-José Mondzain (CNRS-França). (Carga horária: 9h).
Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
2013 - 2013
Formation Courants du Monde - Séjours Culture arts plastiques. (Carga horária: 80h).
Ministere de La Culture Et de La Comunication, MCC*, França.
2008 - 2008
Sociomuseologia. (Carga horária: 9h).
III Fórum Nacional de Museus, III FNM, Brasil.
2008 - 2008
Curso de longa duração Arte e Educação. (Carga horária: 84h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2006 - 2006
Acessibilidade em Espaços Expositivos. (Carga horária: 20h).
Semana de Artes Visuais do Recife, SPA DAS ARTES, Brasil.
2005 - 2005
Curso de História da Arte Moderna e Contemporânea. (Carga horária: 75h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Museologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Museologia III
Comunicação Patrimonial III - Práticas de Educação Não-Formal Aplicadas a Museus
Tópicos de Museologia II
Salvaguarda Patrimonial IV - Laboratório de Conservação Preventiva
07/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Sociais, Departamento de Museologia.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Bacharelado em Museologia.
03/2018 - 07/2018
Ensino, Museologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Patrimonial II - Concepção e montagem de exposição
Comunicação Patrimonial IV- Expografia
Museologia e Arte Brasileira
08/2017 - 12/2017
Ensino, Museologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Avaliação de Museus
Legislação Patrimonial e Ética
Patrimônio Natural, Científico e Tecnológico

Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, CIEDS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Técnica, Carga horária: 30
Outras informações
Coordenadora de Educação do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, atuando nos projetos de arte, educação, experimentação, cuidado e convivência.

Atividades

04/2017 - 07/2017
Serviços técnicos especializados , Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, .

Serviço realizado
Coordenadora de Educação.

Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora Pedagógica, responsável pelos projetos Visitas Educativas, Formação com Professores, Ação Educativa, Acessibilidade e Formação Continuada de Equipes.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora Pleno Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Colabora com a Gerência de Educação, na definição de linhas conceituais para a relação do museu com seus públicos, através de processos educativos e de mediação cultural, desenvolvendo, executando e avaliando projetos, através do programa Escola do Olhar: Formação em Arte e Cultura Visual, Formação com Professores, Visitas Educativas, MAR na Academia e Vizinhos do MAR. Coordena as equipes de educadores supervisores, educadores, educadores estagiários e monitores. Concebe e coordena os processos de formação continuada da equipe de educação.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Atua como assessora da gerente de educação, desenvolvendo, executando e avaliando programas de arte e educação - que inclui a concepção de ações de acolhimento de público e dos programas de formação para a Escola do Olhar. Também faz parte do escopo de trabalho da assessoria pedagógica a coordenação das equipes de supervisores, educadores e monitores.

Atividades

08/2015 - 04/2017
Serviços técnicos especializados , Gerência de Educação, .

Serviço realizado
Coordenação do Programa Acessibilidade e Inclusão.
02/2013 - 04/2017
Treinamentos ministrados , Gerência de Educação, .

Treinamentos ministrados
Coordenação do Programa de Formação da Equipe de Educadores
12/2012 - 04/2017
Serviços técnicos especializados , Gerência de Educação, .

Serviço realizado
Colabora com a gerente de educação na definição de linhas conceituais do programa Escola do Olhar, projeto que articula a relação do museu com seus diferentes públicos, através de processos de mediação cultural e educação.; Coordena a área pedagógica, composta pelos projetos escola e museu, ação educativa e acessibilidade.; Coordena a equipe de educadores de projetos, educadores 1, educadores 2 e educadores estagiários ligados aos projetos da área pedagógica.; Coordena o Programa de Formação Continuada da Equipe de Educação do MAR.
12/2012 - 04/2017
Serviços técnicos especializados , Gerência de Educação, .

Serviço realizado
Coordenação do Programa de Formação com Professores.

Musée du Louvre, MUSEU DO LOUVRE, França.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Profissional, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio realizado na Diretoria de Mediação e Programação Cultural do Museu do Louvre/Subdireção de mediação de sala, graças a bolsa de Intercâmbio do Instituto Brasileiro de Museus, no quadro do projeto IBRAM/École du Louvre 2016.


Escola de Arte Visuais do Parque Lage, EAV PARQUE LAGE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3
Outras informações
Professora do Programa de Estudos Curatoriais

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Do que estamos falando, quando falamos em mediação cultural?, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Do que estamos falando, quando falamos em mediação cultural?

United Nations Educational, Scientific And Cultural Organization, UNESCO, França.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Consultoria especializada para o Ministério da Educação, no projeto intitulado Prodoc Curso de Mediação (914BRZ144.7). O projeto teve como produto o desenvolvimento de um processo de formação continuada nos temas da mediação, museologia e teoria do objeto para as equipes da coordenação de museus da Fundação Joaquim Nabuco, contemplando os mediadores do Museu do Homem do Nordeste e do Engenho Massangana, com vistas ao aperfeiçoamento de ações educativo-culturais para o público em geral e escolar, através da realização de formação destas equipes e de estudantes universitários ou demais interessados. O processo de formação aconteceu entre os meses de dezembro de 2014 e abril de 2015, com carga horária total de 60 h.

Atividades

04/2015 - 04/2015
Treinamentos ministrados , Coordenação de Museus da Fundação Joaquim Nabuco, .

Treinamentos ministrados
Laboratório de Mediação Cultural
01/2015 - 03/2015
Treinamentos ministrados , Coordenação de Museus da Fundação Joaquim Nabuco, .

Treinamentos ministrados
Formação das equipes do Museu do Homem do Nordeste e Engenho Massangana
12/2014 - 01/2015
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Museus da Fundação Joaquim Nabuco, .

Serviço realizado
Mapeamento de ações educativas realizadas pela equipe do Museu do Homem do Nordeste.

Fundacão Roberto Marinho, FRM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisa sobre os arquitetos e urbanistas Carlos Nelson Ferreira dos Santos e Jorge Jauregui para a exposição O Abrigo e o Terreno (uma das quatro exposições inaugurais do Museu de Arte do Rio de Janeiro-MAR). De acordo com as demandas apresentadas pela curadoria, foi efetuado o mapeamento de imagens, projetos, plantas, publicações assim como de outros documentos onde a relevância dos dois arquitetos e urbanistas estivessem expressa. A pesquisadora também negociou a possibilidade de empréstimo ou aquisição dos objetos frente às instituições responsáveis ou seus respectivos detentores.


Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: Educadora Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como pesquisadora-educadora no Núcleo Experimental de Educação e Arte, deesenvolvendo pesquisas e projetos de educação e arte no grupo de trabalho Museu/Escola, responsável pela articulação de projetos com as diversas redes de ensino e por realizar ações de relacionamento e formação de professores.

Atividades

07/2011 - 12/2012
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo Experimental de Educação e Arte, Núcleo Experimental de Educação e Arte.

Atividade realizada
Educadora Pesquisadora do Núcleo Experimental de Educação e Arte.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista DS-CAPES. Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio

Atividades

03/2012 - 08/2012
Estágios , Programa de Pós - Graduação em Museologia e Patrimônio, .

Estágio realizado
Estágio de Docência na Disciplina Museus e Memória dos Movimentos Sociais.

Dois mais dois e Fundação Roberto Marinho, 2+2 E FRM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisa de levantamento de acervo (objetos e memórias orais e escritas) para o Museu Paço do Frevo. O Paço do Frevo é um projeto da Fundação Roberto marinho, com concepção e curadoria de Bia Lessa para um museu que será sediado na cidade do Recife cujo intuito é construir um espaço de memória e estudos sobre o frevo.


Museu Murillo La Greca, MMLG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Arte educadora, Carga horária: 44
Outras informações
Coordenadora do Núcleo de Arte Educação.


Arte no Brasil:Textos Críticos do Século XX-Museum of Fine Arts-Houston, ARTE NO BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisadora local, em Pernambuco, do Projeto Arte no Brasil: textos críticos no século XX, componente brasileiro do programa Documents of 20th-century Latin American and Latino Art . A Digital Archive and Publications Project, do Museum of Fine Arts,Houston.


Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Coleta de dados sobre o cenário de produção, formação e fruição das artes visuais em Pernambuco para o Programa Rumos Itaú em Artes Visuais/ Base de dados do Observatório Itaú Cultural.


Instituto Ricardo Brennand, IRB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arte-educadora, Carga horária: 36

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Mediador Cultural, Carga horária: 20

Atividades

04/2006 - 03/2008
Estágios , Ação Educativa, .

Estágio realizado
Mediação cultural, pesquisa em História de Pernambuco e História Medieval, pesquisa sobre arte-educação, formação de professores sobre o percurso temático: "Referências Medievais no Castelo São João", assistente de produção do Projeto Peça a Peça..

Rede de Professores e Pesquisadores em Museologia, REDE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Coordenadora suplente, Carga horária: 4



Projetos de extensão


2018 - 2018
Palestra Curadoria e Educação
Descrição: Como as equipes de curadoria e educação podem atuar juntas na elaboração de programas voltados para os diferentes públicos de uma exposição? Para pensar nesta questão, o curador Marcio Harum foi convidado a apresentar experiências nas quais as intersecções entre arte e educação são exploradas. Nosso objetivo com a realização desta atividade foi criar um espaço de diálogos sobre como os públicos e sua participação em museus e exposições são pensados por diferentes profissionais e setores das instituições e/ou circuitos de arte..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gleyce Kelly Maciel Heitor - Coordenador / JUDIVAN ALVES FERREIRA - Integrante / Marcio Harum - Integrante.
2018 - Atual
Palestra Curadoria e Expografia
Descrição: Como curadoria e museologia atuam juntos na passagem do projeto para concretização de uma exposição? Para pensar nestas questões, o curador Raphael Fonseca (MAC-RJ) foi convidado a apresentar três exposições realizadas ao longo de sua trajetória, ressaltando os desafios e as escolhas técnicas e conceituais que envolvem a realização de uma exposição e as traduções necessárias quando passamos do projeto para a espacialização das ideias. Quando expomos. A palestra Curadoria e expografia foi uma atividade de extensão da disciplina Comunicação Patrimonial II - Expografia, do bacharelado em Museologia da FCS-UFG..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gleyce Kelly Maciel Heitor - Coordenador / Raphael do Sacramento Fonseca - Integrante / LUCIANA CHRISTINA CRUZ E SOUZA - Integrante / NATALY MENDES VITORIO - Integrante / GILSON DE SOUSA ANDRADE - Integrante.
2018 - Atual
É verdade? Expo-reflexão sobre Fake News
Descrição: Exposição curricular, realizada como resultado da disciplina Comunicação Patrimonial IV - Concepção e Montagem de Exposição, do curso de Bacharelado em Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. Foi realizada entre 04 de julho e 31 de agosto de 2018. A partir do conceito de expo-reflexão, levou para o Museu Antropológico da UFG o tema das notícias falsas, seus contextos históricos, midiáticos e culturais, criando um espaço de diálogo com o público sobre os usos políticos das notícias falsas e ampliando o debate público sobre este fenômeno e a interferência das fake news nas nossas concepções de verdade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Gleyce Kelly Maciel Heitor - Coordenador / Milena de Souza - Integrante / Isac Ferreira de Sousa - Integrante / MAURICIO GONÇALVES DO NASCIMENTO RODRIGUES LIMA - Integrante / CAMILA BEATRIZ FARIA - Integrante / KETHELYN SILVA MOURA - Integrante / BENEDITO JOSE FERREIRA DA SILVA - Integrante / JUDIVAN ALVES FERREIRA - Integrante / CLÉCIA SANTANA DOS SANTOS - Integrante / MARA LUCIA DE PAIVA NAJAR - Integrante / Andreia Chavier - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social da Cultura.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Museologia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: História da Museologia no Brasil.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: História do Museu.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Educação em museus.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Mediação Cultural.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Prêmios e títulos


2017
Aprovação em 1º Lugar - Concurso para Professor Substituto, Universidade Federal de Goiás.
2016
Edital Ibram - École du Louvre 2016 (Bolsa de Estudos e Estágio em Museus Franceses), Instituto Brasileiro de Museus.
2010
Rede Nacional Funarte Artes Visuais - Prêmio para realização do seminário ?Mapeando o campo artístico: o lugar do educador e outros lugares?., Funarte.
2008
47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco - Pesquisa e Produção em Artes Plásticas - Programa de Intercâmbio em Arte/Educação, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernamabuco - FUNDARPE.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
HEITOR, G. K.; CHAGAS, M. S. (Org.) . O Pensamento Museológico de Gilberto Freyre. 1. ed. Recife: Massangana, 2017. v. 1000. 220p .

2.
DINIZ, C. (Org.) ; HEITOR, G. K. (Org.) ; SOARES, P. M. F. (Org.) . Crítica de Arte em Pernambuco: Escritos do século XX. 1. ed. Rio de Janeiro: Azougue, 2012. 277p .

3.
HEITOR, G. K.; DINIZ, C. (Org.) . O Pensamento Crítico de Gilberto Freyre. 1. ed. Rio de Janeiro: Edições Funarte, 2010. v. 1. 275p .

Capítulos de livros publicados
1.
HEITOR, G. K.. Museu plebeu: digressões sobre o Museu da Beira da Linha do Coque (Recife-PE). In: SOARES, Bruno Brulon; BROWN, Karen; NAZOR, Olga.. (Org.). Defining museums of the 21st century: plural experiences. 1ed.Paris: ICOM/ICOFOM, 2018, v. 1, p. 99-104.

2.
HEITOR, G. K.. Gilberto Freyre e o museu por vir. In: HEITOR, Gleyce; CHAGAS, Mario.. (Org.). O pensamento museológico de Gilberto Freyre. 1ed.Recife: Massangana, 2017, v. , p. 173-185.

3.
CHAGAS, M. S. ; HEITOR, G. K. . Museu e Empatia em Gilberto Freyre. In: Yussef Daibert Salomão de Campos. (Org.). Patrimônio Cultural Plural. 1ed.Belo Horizonte: Arraes, 2015, v. , p. 93-106.

4.
HEITOR, G. K.. Carlos Mélo. In: PEDROSA, Sebastião. (Org.). O artista contemporâneo em Pernambuco e o ensino de arte. 1ed.Recife: Editora Universitária, 2011, v. 1, p. 105-114.

5.
HEITOR, G. K.. Paulo Meira:artista em fuga. In: PEDROSA, Sebastião. (Org.). O artista contemporâneo em Pernambuco e o ensino de arte. 1ed.Recife: Editora Universitária, 2011, v. 1, p. 247-255.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HEITOR, G. K.; BOING, M. C. B. . Do Things Exist Unseen?* Creation and Experimentation in Continuing Education with Educators at Rio Art Museum. Wrong Wrong, Lisboa, 10 jun. 2017.

2.
ARCHANJO,W.R. ; HEITOR, G. K. . Qual a função da arte hoje?. Mundo Jovem:Um Jornal de Idéias, Rio Grande do Sul, p. 21, 01 mar. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HEITOR, G. K.. O museu como estratégia na luta por moradia no bairro do Coque (Recife-PE): a experiência do Museu da Beira da Linha do Coque. In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. Brasília: Anpuh, 2017. v. 1. p. 1-15.

2.
HEITOR, G. K.. Que Homem, que Nordeste? O sujeito e a região do museu de Gilberto Freyre. In: 2º Seminário Brasileiro de Museologia, 2015, Recife. Pesquisa em Museologia e perspectivas disciplinares. Recife: II SEBRAMUS, 2015. v. 1. p. 622-646.

3.
HEITOR, G. K.; CHAGAS, M. S. . Museu como lugar de tornar-se: o conceito de empatia em Gilberto Freyre. In: IV SEMINÁRIO DE PESQUISA EM MUSEOLOGIA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOLA, 2013, Petrópolis. Museologia e Interculturalidade: Narrativas Plurais. Rio de Janeiro: IV SIAM, 2012. v. 1. p. 10-25.

Apresentações de Trabalho
1.
HEITOR, G. K.; MAUES, P. ; CONRADO, L. . Mesa redonda: Perspectivas para a educação em museus. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
HEITOR, G. K.; HONORATO, C. ; BITTENCOURT, R. . Mesa redonda: Perspectivas para a educação em museus. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
HEITOR, G. K.. As mulheres presentes no Seminário Regional da Unesco: biografias necessárias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
HEITOR, G. K.. Intersecções entre práticas educativas e práticas artísticas nas relações entre escolas e instituições culturais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BOING, M. C. B. ; HEITOR, G. K. . 'Do things exist unseen? Criticism, creation and experimentation in continuing education with educators, at the Museu de Arte do Rio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
HEITOR, G. K.. O MUSEU COMO ESTRATÉGIA NA LUTA POR MORADIA NO BAIRRO DO COQUE (RECIFE-PE): A EXPERIÊNCIA DO MUSEU DA BEIRA DA LINHA DO COQUE.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
HEITOR, G. K.. Educação em museus como mediação cultural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RUOSO, C. ; HEITOR, G. K. ; CURY, M. X. . Curadoria, Mediação e Estudo de Público: Perspectivas Críticas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SEGALLA, L. ; TEIXEIRA, S. M. ; HEITOR, G. K. ; BROWN, J. . Definir o Museu do século XXI: experiências latino-americana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
HEITOR, G. K.. O Museu da Beira da Linha do Coque como Contrapúblico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
HEITOR, G. K.. Arte, Política e Direitos Humanos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
HEITOR, G. K.. Mediadora leitora. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FREITAS, A. ; OLIVEIRA, B. S. ; SILVA, E. A. ; GONCALVES, G. M. ; HEITOR, G. K. . Encontro de Saberes na Relação Educador, Professor e Alunos nas Visitas Inclusivas ao Museu de Arte do Rio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
HEITOR, G. K.. Seminário Políticas da Mediação: Playgrounds. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
HEITOR, G. K.. Moradias e diferenças sociais na interpretação de Gilberto Freyre (Casa Grande & Senazala e Sobrados e Mucambos). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
HEITOR, G. K.. O Museu em Gilberto Freyre. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
HEITOR, G. K.. Que Homem, que Nordeste? O sujeito e a região do museu de Gilberto Freyre. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
HEITOR, G. K.. Museu é lugar de.... 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
HEITOR, G. K.. Museu pra quê? Práticas educativas em instituições museológicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
HEITOR, G. K.. O olhar do gestor sobre a organização em rede. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
HEITOR, G. K.; MELO, A. C. . Museu/Escola aprendizagens em rede: processo aberto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
HEITOR, G. K.; CHAGAS, M. S. . Introdução. Recife - PE, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

2.
DINIZ, C. ; HEITOR, G. K. . Engajar corpos alheios, alhear corpos engajados. Recife - PE: Projeto Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos, 2016 (Texto curatorial).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
HEITOR, G. K.. Ocupação Sendo Criança - Oi Futuro. 2016.

2.
HEITOR, G. K.. Ocupação Sendo Criança - Oi Futuro. 2015.

Processos ou técnicas
1.
HEITOR, G. K.; BITU CASSUNDÉ, C. E. . Coordenação pedagógica de edição de material educativo - Convite à ativação - Ex-África. 2018.

2.
HEITOR, G. K.. Coordenação pedagógica de edição de material educativo - Convite à ativação - Construções sensíveis. 2018.

3.
HEITOR, G. K.; BITU CASSUNDÉ, C. E. . Coordenação pedagógica de edição de material educativo - Convite à ativação - Jean-Michel Basquiat: obras da coleção Mugrabi. 2018.

4.
HEITOR, G. K.; BITU CASSUNDÉ, C. E. . Coordenação pedagógica de edição de material educativo - Convite à ativação - 100 anos de Athos Bulcão. 2018.

5.
HEITOR, G. K.; MELO, J. ; BOING, M. C. B. . Concepção e coordenação geral do V Curso de Formação de Mediadores: Mediação e processos participativos. 2017.

6.
HEITOR, G. K.. Elaboração e coordenação do programa Artes, Cultura e Pensamento Social Brasileiro para o Curso de Extensão Universidade das Quebradas. 2016.

7.
HEITOR, G. K.. Coordenção pedagógica de edição de Material Educativo: Escola do Olhar - Práticas Educativas do Museu de Arte do Rio - 2013 - 2015. 2016.

8.
HEITOR, G. K.; AQUINI, K. ; MELO, J. . Concepção e coordenação geral o IV Curso de Formação de Mediadores: a mediação como questão. 2016.

9.
HEITOR, G. K.. Concepção de programação e acompanhamento pedagógico dos participantes do Curso de Especialização em Arte e Cultura Visual - Universidade das Quebradas. 2015.

10.
HEITOR, G. K.; SARNAGLIA, M. A. . Concepção e coordenação geral o III Curso de Formação de Mediadores: Eu, a cidade e outro. 2015.

11.
HEITOR, G. K.; MELO, J. ; SARNAGLIA, M. A. . Concepção e coordenação geral do II Curso de Formação de Mediadores: Como a educação pode acontecer nos museus?. 2014.

12.
HEITOR, G. K.. Coordenação da Equipe de Arte Educadores - Exposição/TR3S V3Z3S/CUBA - Félix Farfan. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
HEITOR, G. K.; Francisca Caporali ; MOREIRA, S. ; RICHARDS, T. . Projeto Pedagógico Programa Educativo 2019 - Centro Cultural Banco do Brasil. 2018.

2.
Francisca Caporali ; HEITOR, G. K. ; BITU CASSUNDÉ, C. E. ; MOREIRA, S. . Projeto Pedagógico do Programa Educativo 2018 - Centro Cultural Banco do Brasil. 2017.

3.
HEITOR, G. K.. Relatório sobre Formação Continuada em Mediação - Prodoc Fundaj Unesco. 2015.

4.
HEITOR, G. K.. Mapeando o campo artístico:o lugar do educador e outros lugares. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HEITOR, G. K.. História, Memória e o Brasil de 2018. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
HEITOR, G. K.. Exposição É verdade? Uma expo-reflexão sobre fake news. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
HEITOR, G. K.. Museus garantem acessibilidade para o público. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
HEITOR, G. K.. Em acerto com o presente. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
HEITOR, G. K.; ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M. ; ANDRADE, J. ; CHAGAS, M. S. ; RUOSO, C. . Conversa entre museus - Debate sobre a exposição Museu do Homem do Nordeste, de Jonathas de Andrade. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
HEITOR, G. K.. Um espaço para formação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
HEITOR, G. K.; ZABALAGA, B. . Blog do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM-RJ. 2011; Tema: O que estamos fazendo aqui? Insisto!. (Blog).

2.
HEITOR, G. K.. Blog do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM-RJ. 2011; Tema: Território descoberto (e ampliado). (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
HEITOR, G. K.. Oficina Interfaces entre práticas educativas e práticas artísticas na contemporaneidade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
HEITOR, G. K.. Oficina Interfaces entre práticas educativas e práticas artísticas na contemporaneidade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
HEITOR, G. K.; BITU CASSUNDÉ, C. E. . Oficina Interfaces entre práticas educativas e práticas artísticas na contemporaneidade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
HEITOR, G. K.. Paulo Freire e a Relação entre Arte e Educação: Influências e Traduções. 2017. .

5.
HEITOR, G. K.. Paulo Freire e a Relação entre Arte e Educação: Influências e Traduções. 2017. .

6.
HEITOR, G. K.. Mediação cultural: uma introdução. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
HEITOR, G. K.; CHAGAS, M. S. . O pensamento Museológico de Gilberto Freyre. 2017. (Editoração/Livro).

8.
HEITOR, G. K.. Curso Propostas Educativas para Espaços Expositivos. 2017. (Curso de Média Duração - 60h).

9.
HEITOR, G. K.. Oficina Pensando as relações entre a escola e o museu. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
HEITOR, G. K.. Mediação Cultural e Práticas Artísticas Contemporâneas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
HEITOR, G. K.. II Curso de Formação de Mediadores do mBrac - Cartografias Nômades. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
HEITOR, G. K.. Educação e Arte Contemporânea-(re)pensando a mediação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
HEITOR, G. K.. O Potencial do Museu como Recurso Didático. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
LIMA, Joana D' Arc de Sousa ; HEITOR, G. K. . Murillo La Greca:uma escrita de si. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pesquisa histórica e elaboração de legendas para catálogo e exposição).

15.
ARCHANJO,W.R. ; HEITOR, G. K. . Arte contemporânea: Um olhar sobre o cotidiano. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
QUINTELLA, J. P. ; SANTOS, S. ; HEITOR, G. K. ; VIDOR, I. . O Futuro da Memória - Projeto Céu Aberto. 2017 (Curadoria).

2.
DINIZ, C. ; HEITOR, G. K. . Convocatória artística do projeto: O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos. 2016 (Curadoria).

3.
HEITOR, G. K.. Exposição Marc Riboud:fotógrafo. 2010 (Produção Cultural).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FABIAO, A. C.; HEITOR, G. K.; CORREA, P.. Participação em banca de Érika Lemos Pereira.Mediação como experiência estética e prática artística. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
LIMA, G.; JUNQUEIRA, I.; HEITOR, G. K.. Participação em banca de Thalita Lorrany.Atuação em Rede: Análise do processo de gestão da Rede de Educadores em Museus do Estado de Goiás (REM­Goiás). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
WICHERS, C. A. M.; HEITOR, G. K.; SOUZA, R. B.. Seleção para monitor da disciplina Introdução à Museologia - Faculdade de Ciências Sociais - Departamento de Museologia. 2018.

2.
HEITOR, G. K.; Francisca Caporali; Galciane Neves. Comissão de Seleção do Laboratório de Artes Visuais. 2018. Escola Porto Iracema das Artes.

3.
HEITOR, G. K.; GOUVEIA, I. C.; VIEIRA NETO, J. P.. Comissão Julgadora Edital Funcultura - Espírito Santo - 2018 / Seleção de Projetos Culturais Setoriais e Concessão de Prêmios para Pontos de Memória. 2018. Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

4.
HEITOR, G. K.; SILVA, P. H.; CARDOSO, A. B.; AMARAL, A.; PACHECO, G.; PLANTINO, H.; XAVIER, I.; GRAEBER, M.; PAIVA, R. M.. Programa de Exposições 2017/2018 - Galeria da Faculdade de Artes Visuais da UFG - Espaço Antônio Henrique Péclat. 2017. Universidade Federal de Goiás.

5.
LEITAO, A. C. M.; RESENDE, R.; VITORIANO, G. C.; CARVALHO, A.; SANTIAGO, C. T.; HEITOR, G. K.; BEUQUE, K. M. S. V.; CARVALHO, L. G. S.; COSTA, M. H. C.; MANESCHY, O. F.. Comissão de Avaliação e Seleção do XI Edital de Incentivo às Artes - Antônio Bandeiras de Artes Visuais - SECULT-CE. 2017. Secretária da Cultura do Estado do Ceará.

6.
HEITOR, G. K.; Barreto, S.P.; da Matta, B.. Amplificadores de Artes Visuais e Amplificadores de Pesquisa sobre o Pintor Vicente Murilo La Greca. 2010. Museu Murillo La Greca|Fundação de Cultura da Cidade do Recife.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro de Museus Casas Literários na cidade de Goiás. 2018. (Encontro).

2.
Teia da Memória da Região Sudeste. 2018. (Encontro).

3.
El museo reimaginado - Encuentro de profesionales de museos de América. 2017. (Seminário).

4.
III Seminário Brasileiro de Museologia.O Museu da Beira da Linha do Coque como Contrapúblico. 2017. (Seminário).

5.
XXIX Simpósio Nacional de História.O museu como estratégia na luta por moradia no bairro do Coque (Recife-PE): a experiência do Museu da Beira da Linha do Coque. 2017. (Simpósio).

6.
Encontros com a Pós-Graduação - Departamento de História da PUC-RJ.Museus, memórias e lutas por moradia no Bairro do Coque (PE) e na Vila Autódromo (RJ). 2016. (Encontro).

7.
El museo reimaginado - Encuentro de profesionales de museos de América. 2015. (Encontro).

8.
6º Fórum Nacional de Museus. 2014. (Encontro).

9.
Ciclo de conferências Pensar a Arte: Mundos alternados e álibis com Anne Cauquellin (FRA). 2010. (Outra).

10.
Colóquio Internacional de Arte Contemporânea:Transversalidades Poéticas e Políticas. 2010. (Outra).

11.
IV Fórum Nacional de Museus. 2010. (Outra).

12.
Depois do Muro: A Geopolítica da Arte. 2009. (Seminário).

13.
III Simpósio Internacional de Arte Contemporânea do Paço das Artes. 2009. (Simpósio).

14.
III Fórum Nacional de Museus: Museus como Agentes de Mudança Social e Desenvolvimento.. 2008. (Encontro).

15.
Ciclo de Conferências Desvios e Invenções da História da Arte Brasileira. 2007. (Outra).

16.
IV Colóquio Internacional Michel Foucault. 2007. (Outra).

17.
V Encontro Anual ICOM Brasil. 2007. (Encontro).

18.
XLI Congresso Mundial da AICA-Associação Internacional de Críticos de Arte. 2007. (Congresso).

19.
XVI Congresso Nacional de Museus. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, V. ; HEITOR, G. K. . Sala Interativa do Curso de Museologia - Espaço das Profissões - UFG - 25 e 26 de junho. 2018. (Exposição).

2.
HEITOR, G. K.; FERREIRA, J. A. ; FARIA, C. B. ; SOUSA, I. F. ; LIMA, M. G. N. R. ; SANTOS, C. S. ; MOURA, K. S. ; SOUZA, M. ; SILVA, B. J. F. ; CHAVIER, A. ; NAJAR, M. L. P. . É verdade? Expo-reflexão sobre fake news. 2018. (Exposição).

3.
HEITOR, G. K.. Seminário Mapeando o campo artístico: o lugar do educador e outros lugares. 2010. (Outro).

4.
LIMA,Joana D'Arc de sousa ; COELHO,Hugo ; HEITOR, G. K. ; INÊS, Tarcila ; MARTINS, Tacianne . Curso de Extensão Para Ler - Deleuze. 2008. (Outro).

5.
HEITOR, G. K.. Ciclo de Palestras (Des) encontros com a Modernidade. 2008. (Outro).

6.
HEITOR, G. K.. Minicurso De Olho no Objeto: Provocações Conceituais para Museus, com Carolina Ruoso. 2008. (Outro).

7.
HEITOR, G. K.; COELHO,Hugo . Curso de Extensão Para Ler - Foucault. 2007. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, V. ; HEITOR, G. K. . Sala Interativa do Curso de Museologia - Espaço das Profissões - UFG - 25 e 26 de junho. 2018. (Exposição).



Outras informações relevantes


1. Fundadora e articuladora da Rede de Educadores em Museus e Instituições Culturais - REMIC_PE (2008-2010). 2. APROVAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS: 2.1. Seleção para Professor Substituto do Departamento de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG) - 2016 Área: Museologia Colocação: 1º lugar. 3. APROVAÇÃO EM EDITAL PÚBLICO: 3.1. Seleção para comissão de seleção do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo. Área V - Patrimônio Cultural: SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS SETORIAIS E CONCESSÃO DE PRÊMIO PARA PONTOS DE MEMÓRIA.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 8:40:12