Lavina Lúcia Vieira Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6753386906668221
  • Última atualização do currículo em 13/07/2018


Mestre em Educação Brasileira pela UFC, na linha "Educação, Currículo e Ensino", área de "Tecnologias Digitais na Educação". Desenvolveu projetos envolvendo o uso de tecnologias na escola vinculados ao trabalho com diversidade cultural. Participou do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem [PROATIVA] e da equipe de Formação do Projeto UCA no Ceará, acompanhando o projeto UCA nas escolas do estado de 2006 a 2014. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica da E.M.E.F. Genciano Guerreiro de Brito, vinculada à Secretaria de Educação de Maracanaú, Ceará. Também atua no Ensino Superior privado e na tutoria à distância de disciplinas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) esporadicamente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lavina Lúcia Vieira Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, Lavina. L. V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação.
Av. Humberto Monte, s/n, bloco 901, 1o andar.
Pici
60455-760 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 33669457
URL da Homepage: www.proativa.virtual.ufc.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Diversidade Cultural e mídias digitais na educação: uma experiência de encontro intercultural em um contexto escolar de Fortaleza.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Alcides Fernando Gussi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais na Educação; Interculturalidade; Diversidade Cultural.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2008
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Bolsista do(a): Secretaria de Ensino Superior, SESU, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Formação de Tutores. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2006 - 2009
Extensão universitária em Inglês Básico e Intermediário. (Carga horária: 420h).
Casa de Cultura Britânica - UFC, CCB - UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdades de Tecnologia do Nordeste (Campus Fortaleza - CE), FATENE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 80
Outras informações
Professora da disciplina Avaliação de Qualidade de Software Educacional III, do curso de graduação tecnológica em Informática Educativa. Semestre 2009-2.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora da disciplina Metodologia de Desenvolvimento de Software Educacional, do curso de graduação tecnológica em Informática Educativa. Semestre 2009-2.


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Tutoria à Distância, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 12
Outras informações
Tutora à distância UAB da disciplina INFORMÁTICA EDUCATIVA, do Curso de Física, graduação à distância da Universidade Federal do Ceará (UFC). Carga horária: 64h/a.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Tutoria à Distância, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 12
Outras informações
Tutora à distância UAB da disciplina EDUCAÇÃO E CIDADANIA, do Curso de Química, graduação à distância da Universidade Federal do Ceará (UFC). Carga horária: 32h/a.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Tutoria à distância, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora à distância UAB da disciplina EDUCAÇÃO A DISTANCIA, do Curso de Física, graduação à distância da Universidade Federal do Ceará (UFC). Carga horária: 64h/a.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Tutoria à distância, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora à distância UAB da disciplina EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO, do Curso de Pedagogia, graduação à distância da Universidade Federal do Ceará (UFC). Carga horária: 64h/a.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 16
Outras informações
O Projeto Um Computador por Aluno (UCA) se consituiu em projeto piloto do Ministério da Educação com o objetivo de desenvolver ações de inclusão tecnológica de alunos e professores de escolas publicas do país através da disponibilização de laptops educacionais e de formação para professores e gestores sobre a melhor forma de se utilizar as ferramentas digitais no contexto escolar. No Ceará, essa formação, com carga horária de 180h/a foi ministrada por uma equipe de professores e colaboradores da Universidade Federal do Ceará. A partir de 2013, o projeto teve vi e surgiu o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), agora uma parceria entre prefeituras e MEC. A formação seguiu os mesmos moldes do projeto piloto.

Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem ? PROATIVA - do Instituto UFC Virtual.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Tutora, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 60
Outras informações
Disciplina: Educação à Distância (64h/a). Curso: Letras-Inglês. Pólo: Camocim - CE. Projeto Universidade Aberta do Brasil.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
O curso Informática Educativa teve duração total de 64h/aula, sendo 36 à distância, pelo ambiente Sócrates, e 28 presenciais. Seu público-alvo foram os professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Fortaleza e visou capacitar esses professores para o uso das ferramentas computacionais no cotidiano escolar. O curso foi ministrado duas vezes no ano de 2010: a primeira, de 11 de agosto a 29 de setembro, turma com 22 alunos, e a segunda, de 22 de outubro a 10 de dezembro, turma com 24 alunos.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Tutora
Outras informações
Disciplina: Informática Educativa (64h/a). Curso: Letras/Português. Pólo: Aracati - CE. Projeto Universidade Aberta do Brasil.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto Banco Internacional de Objetos Educacionais - MEC.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora Turora, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 64
Outras informações
Disciplina: Aprednizagem Mediada pelo Computador (64h/a). Curso: Letras/Inglês. Pólo: Caucaia - CE. Projeto Universidade Aberta do Brasil.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora Turora, Enquadramento Funcional: Professora Tutora
Outras informações
Disciplina: Informática Educativa (64h/a). Curso: Química. Pólo: Brejo Santo - CE. Projeto Universidade Aberta do Brasil.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina Informática Educativa, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria voluntária da Discplina Informática Educativa, da FACED - UFC, ministrada pelo prof. José Aires de Castro Filho, nos semestres 2007.2, 2008.1, 2008.2 e 2009.1.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora Tutora
Outras informações
Disciplina: Educação à Distância (64h/a). Curso: Letras/Inglês. Pólo: Brejo Santoi - CE. Projeto Universidade Aberta do Brasil.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista Graduando, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq, na área de Informática na Educação, com orientação do Prof. Dr. José Aires de Castro Filho.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista Graduando, Enquadramento Funcional: Bolsista PET, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Programa de Educação Tutoral do curso de Pedagogia (PET-Pedagogia).

Atividades

08/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Tecnologia, .

08/2005 - 06/2007
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Acessibilidade e Inclusão: Abrindo portas para a educação de cegos através do Dosvox..

Prefeitura Municipal de Maracanaú, PM/Maracanaú, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Através de seleção pública interna, assumi a Coordenação Pedagógica da E.M.E.F. Genciano Guerreiro de Brito para mandato de quatro anos a partir do mês de julho de 2017.

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Laboratório de Informática Educ, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Educação Básica, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Informática na Educação - Objetos de Aprendizagem


Projetos de pesquisa


2010 - 2010
Projeto Manipulativos Digitais na Escola
Descrição: O projeto objetivou o uso de um material digital americano (onde é chamado de manipulativo) no Ensino Fundamental para auxiliar a aprendizagem de conteúdos de de gráficos de barra e setores. Resultados mostram que o uso dessa ferramenta, vinculada a outras que contextualizaram o trabalho (blogs e pesquisas), ajudou os alunos na compreensão da importância e aprendizagem do conteúdo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
Projeto Me perdi e me achei no Brasil
Descrição: O projeto Me perdi e me achei no Brasil tem como principal objetivo realizar um projeto colaborativo e estabelecer trocas culturais entre alunos de diferentes realidades (alunos do 4] ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza e alunos da mesma faixa etária de uma escola da cidade de Villejuif, próximo a Paris, França), utilizando-se de tecnologias de comunicação existentes em ambientes colaborativos. O projeto culmina com a cração de uma história colaborativamente entre os dois grupos de alunos, com trocas de idéias através de videoconferência, e um video com desenhos dos alunos ilustrando a história..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
Preparando Especialistas Multidisciplinares no Design e Uso de Objetos de Aprendizagem com Saliências Culturais
Descrição: O Projeto visa a investigação acerca do desenvolvimento e uso de objetos de aprendizagem com saliências culturais. O termo saliências culturais está sendo proposto para significar características específicas de um objeto ou artefato que realcem seus aspectos culturais. Por analogia, podemos nos referir a objetos livres de culturas como superfícies planas, ou seja, nas quais não é possível perceber nenhuma saliência ou reentrância. Já os objetos com saliências culturais são análogos a superfícies com leves rugas (ou saliências) que podem ser percebidas e que realcem determinadas características desses objetos. A escolha da palavra saliência originou-se da tentativa de traduzir affordance, um termo proposto por Gibson (1977, 1979) em um esforço de descrever uma estrutura ecológica de referência para objetos no ambiente de um organismo. Os designers e tecnólogos instrucionais têm adaptado esse termo para significar um aspecto de design de um objeto que sugere como ele deve ser utilizado (McGrenere & Ho, 2000). Uma caneta geralmente é segura de forma mais confortável quando suas características físicas de comprimento, largura, altura e textura estão relacionadas com o tamanho, a musculatura e a configuração da mão. Essas considerações ergonômicas são baseadas nas affordances (ou saliências) do objeto. Uma affordance (saliência) pode ser real ou legitima, percebida ou ancorada na história e cultura do usuário. O projeto visa permitir a adaptação de objetos de aprendizagem de acordo com a cultura local envolvida. O Projeto está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Consórcios em Educação Superior Brasil - Estados Unidos (CAPES/FIPSE)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Objetos de Aprendizagem com Saliências Multiculturais
Descrição: Aplicação e análise de objetos de aprendizagem com saliências multiculturais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Aplicação de Objetos de Aprendizagem nas Escolas
Descrição: Aplicação de objetos de aprendizagem no contexto de sala de aula de escolas públicas da cidade de Fortaleza. Esse projeto é fixo com o objetivo de levar para as escolas os materiais produzidos no Proativa, tanto para os alunos quanto para os professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Inclusão Social de Pessoas com Deficiência Visual no Projeto Acessibilidade
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Discuro X Prática:uma análise dos conceitos de criança a partir das práticas pedagógicas de professores de Pré-escola.
Descrição: Ao longo dos tempos, a concepção de criança vem mudando. ?Para a filosofia clássica, a criança é desprovida da capacidade de pensar e interpretar.? (CRUZ, 2000). Já no século XX, ela passa a ser considerada como uma pessoa, sujeito de direitos, que está em desenvolvimento. Atualmente, dois conceitos de criança, se destacam em nossa sociedade, que são: a criança como sujeito de direitos e a criança como um ser competente. De acordo com Zabalza (1998), essas idéias têm influenciado de forma positiva os postulados curriculares para a educação de crianças pequenas. Diante destas constatações e baseadas numa concepção construtivista que vê a criança como um ser sócio-histórico, produtor de cultura e nela inserido, sentimos o interesse de investigar e analisar como se expressa, no contexto de sala de aula, a concepção que o professor tem de criança. Teremos como sujeitos da nossa pesquisa duas professoras da rede pública municipal de Fortaleza que lecionem em turmas de Jardim II. Iniciaremos as investigações ampliando e aprofundando nossos conhecimentos sobre o tema, através da pesquisa bibliográfica. O trabalho de campo será centrado basicamente na observação das salas de aula, registradas em diário de campo e sempre feitas em dupla. Também serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com estas professoras, que devem ser gravadas, a fim de colher informações sobre a formação e trajetória profissional, e captar o seu conceito de criança..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Lavina Lúcia Vieira Lima - Integrante / Lady Daiana Oliveira Inácio - Integrante / Norma Costa de Moura - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2006 - Atual
PROATIVA
Descrição: Produção e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2012 - 2012
Minha Terra na Web
Descrição: Resumo: Atividades presenciais e virtuais de contato e interação entre os participantes sobre suas cidades, com foco nos patrimônios históricos e turísticos das mesmas. Objetivos: Promover a interação entre os alunos e professores da escola de Quixadá, com os estudantes norte-americamos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2012
A gente faz história
Descrição: Resumo: Atividades presenciais e virtuais de contato e interação entre os participantes sobre suas localidades (cidades, estados, regiões), com foco nas personalidades das regiões. Objetivos: Promover a interação entre os alunos e professores da escola com os estudantes norte-americamos para a construção de conhecimento sobre a cultura dos colegas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - 2011
Vizinhança Americana
Descrição: Resumo: Utilizando ferramentas digitais de elaboração de materiais sobre suas culturas (como vídeos e slides), as turmas participantes conheceram as culturas dos colegas de outro país e puderam mostrar também as suas. Os alunos também participaram de webconferencias nas quais apresentavam, eles próprios, os materiais construídos. Objetivos: Desenvolver aprendizagens acerca das culturas dos participantes e valorização de suas próprias, para a construção de uma convivência com a diversidade cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lavina Lúcia Vieira Lima - Coordenador / José Aires de Castro Filho - Integrante / Jaiane Ramos Barbosa - Integrante / Mixilene Sales Santos Lima - Integrante.
2011 - 2011
Nossos Lugares no Mundo
Descrição: Resumo: Através de atividades presenciais e virtuais, o projeto visa o contato e interação entre alunos das escolas cearenses, acerca de suas culturas locais e do contato presencial com os dois alunos americanos. O contato e interação entre os alunos de Fortaleza e Barreira é feito apenas através do Blog. Objetivos: Desenvolver aprendizagens acerca das culturas dos participantes e valorização de suas próprias, para a construção de uma convivência com a diversidade cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lavina Lúcia Vieira Lima - Coordenador / Alisandra Cavalcante Fernandes - Integrante / Raquel Santiago Freire - Integrante / José Aires de Castro Filho - Integrante / Jaiane Ramos Barbosa - Integrante / Mixilene Sales Santos Lima - Integrante.Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Outra.
2010 - 2010
Projeto Brincando no Brasil
Descrição: O projeto Brincando no Brasil foi desenvolvido em uma escola da Rede Pública Municipal de Fortaleza juntamente com participantes de um projeto de intercâmbio dos EUA e República Dominicana, em convênio entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Utah State University (USU). As atividades do projeto foram desenvolvidas a partir do tema Brincadeiras, e durou dois meses, tendo englobado aproximadamente 20 alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. Os encontros eram realizados duas vezes por semana no contra turno dos alunos e quando necessário no próprio turno. Num desses encontros os alunos brasileiros participaram numa Web-conferência na qual puderam entrar em contato com crianças americanas e conhecer um pouco mais sobre a sua cultura e brincadeiras. A comunicação entre as crianças brasileiras e americanas era intermediada pelos alunos do intercambio O projeto teve como objetivo construir um conto digital através das trocas culturais estabelecidas entre o trabalho colaborativo desenvolvido entre alunos brasileiros e dois alunos de diferentes nacionalidades participantes do intercambio..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - Atual
Projeto Preparando Especialistas Multidisciplinares para o design e o uso de Objeto de Aprendizagem com Saliências Culturais
Descrição: O projeto de Intercâmbio Preparando Especialistas Multidisciplinares No Design e Uso De Objetos De Aprendizagem Com Saliências Culturais do convênio FIPSE-CAPES, é desenvolvido pelo Proativa (Grupo De Pesquisa E Produção De Ambientes Interativos E Objetos De Aprendizagem), do Instituto UFC Virtual em parceria com a Universidade do Estado de Utah (USU) e a Universidade da Geórgia (UGA), ambas nos Estados Unidos, e a Universidade de Campinas (UNICAMP). O intercâmbio tem duração de um semestre e é realizado em uma das universidades norte-americanas. Os alunos desenvolvem também atividades de pesquisa junto ao PROATIVA, nos projetos que envolvem a interação entre culturas, totalizando aproximadamente um ano de participação (metade no Brasil e metade nos Estados Unidos). Cerca de 16 alunos de diferentes cursos da Universidade Federal do Ceará já participaram do programa, realizando atividades nos EUA, e outros, estudantes das universidades norte-americanas participaram das atividades no Brasil. O programa visa capacitar estudantes na produção de recursos educacionais abertos para uso dentro das escolas, bem como sua atuação em atividades de contato entre culturas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2008 - 2008
Projeto Interligando Mundos
Descrição: O projeto Interligando Mundos é uma iniciativa de professoras-pesquisadores das cidades de Fortaleza e São Paulo para colocar em contato estudantes de três comunidades de culturas e hábitos diferentes (Fortaleza, São Paulo e Japão - ver cidade) a fim de gerar debates e discussões a cerca de variados assuntos tais como: meio ambiente, saúde, habitação, educação, esportes; além de assuntos do interesse dos estudantes, como filmes, música, programas de televisão, etc.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lavina Lúcia Vieira Lima - Integrante / Alisandra Cavalcante Fernandes - Integrante / Raquel Santiago Freire - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Jaiane Ramos Barbosa - Integrante / Licia Maria Q. de Lima - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
Silva, Fco. Aderlan F. da ; LIMA, Lavina. L. V. ; Magalhães, Ruth . Saberes Pedagógicos em Perspectivas. 1. ed. Baturité: Edições Faculdade Maciço de Baturité, 2018. 218p .

2.
MAIA, Dennys L. ; CASTRO FILHO, J. A. ; LIMA, Lavina. L. V. ; SILVA, Maria Auricelia ; LIMA, M.ixilene S. S. . Lições do Projeto Um Computador por Aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública.. 1. ed. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará - EdUECE, 2015. v. 1. 331p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M.ixilene S. S. ; LIMA, Lavina. L. V. ; Lima-Neto, Clodomir S. ; CASTRO FILHO, J. A. . Experiência de aprendizagem móvel: o uso do WhatsApp no Ensino Fundamental. In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016), 2016, Uberlândia. Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016), 2016. p. 820-829.

2.
LIMA, Lavina. L. V.; MUNIZ, Rita de F. ; Lima, Demetrius A. de ; MAIA, Dennys L. ; LIMA, M.ixilene S. S. ; BARBOSA, Jaiane Ramos ; FERNANDES, Alisandra. C. ; CASTRO FILHO, J. A. . A gente faz história: tecnologias digitais e trocas culturais entre alunos brasileiros e americanos em uma escola UCA. In: XVIII Workshop de Informática na Escola, 2012, Rio de Janeiro - RJ. Anais do XVIII WIE, 2012. v. 1.

3.
LIMA, M.ixilene S. S. ; Osmundo, Maria L. F. ; LIMA, Lavina. L. V. ; FREIRE, R. S. ; BARBOSA, Jaiane Ramos ; FERNANDES, Alisandra. C. ; CASTRO FILHO, J. A. . Aprendizagem em Projetos de Trocas Culturais com Uso de Laptops Educacionais. In: XVIII Workshop de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro - RJ. Anais do XVIII WIE, 2012. v. 1.

4.
MUNIZ, Rita de F. ; MUNIZ, Sheila M. ; LIMA, Lavina. L. V. ; SILVA, Maria Auricelia ; CASTRO FILHO, J. A. . Raízes do Nordeste: a experiência do uso dos laptops educacionais no trabalho com projeto multidisciplinar. In: Workshop sobre formação e experiências educacionais no programa Um Computador por Aluno, 2012, Rio de Janeiro - RJ. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012. v. 1.

5.
BARBOSA, Jaiane Ramos ; FERNANDES, Alisandra. C. ; LIMA, Lavina. L. V. ; FREIRE, R. S. ; CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. . Objetos de Aprendizagem: análise de seu uso em uma sala de aula do ensino fundamental.. In: XVI Workshop Sobre Informática na Escola - WIE - TICs e educação para inclusão social e tecnológica e promoção da cidadania, 2010, Belo Horizonte - MG. Anais do XVI Workshop Sobre Informática na Escola - WIE,, 2010.

6.
LIMA, Lavina. L. V.; BARBOSA, Jaiane Ramos ; FERNANDES, Alisandra. C. ; FREIRE, R. S. ; CASTRO FILHO, J. A. ; PEQUENO, Mauro C. . Me perdi e me achei no Brasil: Multiculturalismo e produção colaborativa de conteúdos digitais na escola.. In: XVI Workshop Sobre Informática na Escola - WIE - TICs e educação para inclusão social e tecnológica e promoção da cidadania,, 2010, Belo Horizonte - MG. Anais do XVI Workshop Sobre Informática na Escola - WIE, 2010.

7.
FERNANDES, Alisandra. C. ; FREIRE, R. S. ; LIMA, Lavina. L. V. ; BARBOSA, Jaiane Ramos ; LIMA, Licia Maria Q. de ; CASTRO FILHO, J. A. ; SOUZA, Shirliane Matos de . Interligando Mundos, Conhecimento e Cultura: Uma experiência on line entre alunos do Ensino Fundamental do Brasil x Japão. In: X Encuentro Internacional Virtual Educa, 2009, Buenos Aires - Argentina. Anais do X Encuentro Internacional Anual Virtual Educa Argentina 2009, 2009.

8.
LIMA, Lavina. L. V.; BARBOSA, Jaiane Ramos . Por uma vírgula: aplicação de um objeto de aprendizagem de língua portuguesa na escola.. In: 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2008, Recife - PE. Anais Eletrônicos, 2008.

9.
FERNANDES, Alisandra. C. ; FREIRE, R. S. ; LIMA, Lavina. L. V. ; BARBOSA, Jaiane Ramos ; LIMA, Licia Maria Q. de ; Matos, Cicero Jorge . Informática Educativa: Estudo de um Modelo de Implementação. In: XIII Simposio de Informática e VIII Mostra de Software Academico - SIMS, 2008, Uruguaiana - RS. Hífen (Uruguaiana. Online). Uruguaiana: Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008. v. 32.

10.
FERNANDES, Alisandra. C. ; FREIRE, R. S. ; LIMA, Lavina. L. V. ; CASTRO FILHO, J. A. ; SIQUEIRA, R. A. F. . Implementação e observação de práticas pedagógicas com o uso de objetos de aprendizagem na escola. In: XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - WIE-Workshop sobre Informática na Escola, 2008, Belém - PA. Anais do XXVIII Congresso da SBP, 2008. p. 127-136.

11.
LIMA, Lavina. L. V.; INACIO, Lady. Daiana. O. . O Projeto Acessibilidade como Mediador da Inclusão Social de Pessoas com Deficiência Visual.. In: XXVI ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA - UFC, 2007, Fortaleza. XXVI ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, Alisandra. C. ; FREIRE, R. S. ; LIMA, Lavina. L. V. . Objetos de Aprendizagem na Escola: Estudo de um Modelo de Implementação. In: Simposio Brasileiro de Informática Educativa - SBIE, 2008, Fortaleza - CE. XIX Simposio Brasileiro de Informatica Educativa, 2008.

2.
LIMA, Lavina. L. V.. Pintura Espontânea: Prática Lúdica e Diversão para o Desenvolvimento da Imaginação e Expressão. In: Encontro de Praticas Docentes 2007, 2007, Fortaleza. Encontro de Práticas Docentes 2007, 2007. v. 1.

3.
LIMA, Lavina. L. V.. Pintura Espontânea: Prática Lúdica e Diversão para o Desenvolvimento da Imaginação e Expressão. In: Encontro de Práticas Docentes - UFC, 2007, Fortaleza. Encontro de Práticas Lúdicas UFC, 2007.

4.
LIMA, Lavina. L. V.; INACIO, Lady. Daiana. O. . PARTICIPAÇÃO NO PROJETO ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. In: V Encontro Norte e Nordeste de Estudantes de Pedagogia, 2007, Salvador - BA. V Encontro Norte e Nordeste de Estudantes de Pedagogia, 2007.

5.
LIMA, Lavina. L. V.; INACIO, Lady. Daiana. O. . INCLUSÃO SOCIAL NO PROJETO ACESSIBILIDADE. In: XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, 2006, Fortaleza. XXV ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2006.

6.
LIMA, Lavina. L. V.; INACIO, Lady. Daiana. O. ; MOURA, Norma. C. . Projeto Acessibilidade e Inclusão: abrindo janelas para a educação de pessoas cegas através do Dosvox. In: X Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial - X ENAPET, 2005, Fortaleza. X Encontro Nacional de Grupos PET, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, Jaiane Ramos ; LIMA, Lavina. L. V. ; CASTRO FILHO, J. A. . OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇÃO DE UM OA DE LINGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, Lavina. L. V.; BARBOSA, Jaiane Ramos ; CASTRO FILHO, J. A. . OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA NOVA FERRAMENTA DE AUXILIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
LIMA, Lavina. L. V.; CASTRO FILHO, J. A. ; LIMA, Licia Maria Q. de ; Matos, Cicero Jorge ; Normandi, Diego ; RODRIGUES, Gabriela Vasconcelos . HISTÓRIAS FANTÁSTICAS. 2009.

2.
LIMA, Lavina. L. V.; RODRIGUES, Gabriela Vasconcelos ; Amaral, Lucas Lopes do ; Soeiro, Daniel ; Matos, Cicero Jorge ; Normandi, Diego . POR UMA VÍRGULA. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTRO FILHO, J. A. ; LIMA, Lavina. L. V. . Informática Educativa. 2010. .

2.
LIMA, Lavina. L. V.; MOURA, Norma. C. ; INACIO, Lady. Daiana. O. . Mini-curso Qualidade na Educação Infantil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º SIMPOSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.Por uma vírgula: aplicação de um objeto de aprendizagem de língua portuguesa na escola.. 2008. (Simpósio).

2.
XIX Simposio Brasileiro de Informática na Educação.Objetos de Aprendizagem na Escola: Estudo de um Modelo de Implementação.. 2008. (Simpósio).

3.
Encontro de Práticas Docentes - UFC.Pintura Espontânea: Prática Lúdica e Diversão para o Desenvolvimento da Imaginação e Expressão. 2007. (Encontro).

4.
I Encontro Estadual de Educação Popular. 2007. (Encontro).

5.
V Encontro Norte e Nordeste de Estudantes de Pedagogia.PARTICIPAÇÃO NO PROJETO ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2007. (Encontro).

6.
XXVI ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA - UFC.O Projeto Acessibilidade como Mediador da Inclusão Social de Pessoas com Deficiência Visual.. 2007. (Encontro).

7.
58ª Reunião Anual da SBPC. 2006. (Outra).

8.
Pensar o Mundo Amanhã - Educação. 2006. (Outra).

9.
Seminário Filosofia do Conhecimento e Teoria Política. 2006. (Seminário).

10.
XI ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET. 2006. (Encontro).

11.
XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Universidade Federal do Ceará.Inclusão Social de Pessoas com Deficiência Visual no Projeto Acessibilidade. 2006. (Encontro).

12.
X ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET. 2005. (Encontro).

13.
XIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFC.Perfil dos usuários do Projeto Acessibilidade. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO FILHO, J. A. ; BARBOSA, Jaiane Ramos ; LIMA, Lavina. L. V. ; BRAGA, J. de C. ; LIMA, M.ixilene S. S. ; SILVA, Maria Auricelia ; FERNANDES, Alisandra. C. . I Seminário UCA Ceará -. 2012. (Outro).

2.
LIMA, Lavina. L. V.. XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.. 2008. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MAIA, Dennys L. ; CASTRO FILHO, J. A. ; LIMA, Lavina. L. V. ; SILVA, Maria Auricelia ; LIMA, M.ixilene S. S. . Lições do Projeto Um Computador por Aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública.. 1. ed. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará - EdUECE, 2015. v. 1. 331p .

2.
Silva, Fco. Aderlan F. da ; LIMA, Lavina. L. V. ; Magalhães, Ruth . Saberes Pedagógicos em Perspectivas. 1. ed. Baturité: Edições Faculdade Maciço de Baturité, 2018. 218p .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO FILHO, J. A. ; BARBOSA, Jaiane Ramos ; LIMA, Lavina. L. V. ; BRAGA, J. de C. ; LIMA, M.ixilene S. S. ; SILVA, Maria Auricelia ; FERNANDES, Alisandra. C. . I Seminário UCA Ceará -. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 10:01:50