Daniel Lemos Cerqueira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2805074334017394
  • Última atualização do currículo em 04/01/2018


Pianista e professor de Música atuante desde 1994. Apresentou-se como solista e acompanhador em teatros e salas no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e Maranhão. Participou de festivais e concursos de piano no Brasil, sendo agraciado no V Concurso de Interpretação Instrumental de Francisco Beltrão (PR) e no V Concurso Cora Pavan Capparelli (MG), ambos em 2006. Formou-se com os pianistas Maria Luísa Lundberg, Miguel Rosselini, Maurício Veloso e Ana Cláudia Assis, tendo participado de masterclasses com Luiz Senise, Flávio Augusto, Fernando Corvisier, Ricardo Castro, Berenice Menegale, Ney Fialkow, Celina Szrvinsk, John Rink, Fany Solter e Michael Uhde, entre outros. Foi professor de piano na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em 2009, ingressando nesse mesmo ano no Departamento de Artes (DEART) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ocupa atualmente o cargo de Professor Adjunto II no Departamento de Música (DEMUS). Tem se dedicado à produção artística e pesquisa em Performance Musical, Pedagogia do Piano, Musicologia História no Maranhão, Metodologia da Pesquisa Artística, Administração Musical e Políticas Públicas de Cultura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Lemos Cerqueira
Nome em citações bibliográficas
CERQUEIRA, D. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Artes (DEART).
Avenida dos Portugueses, 1966. Centro de Ciências Humanas, Departamento de Artes
Vila Bacanga
65080805 - São Luís, MA - Brasil
Telefone: (98) 32728323
URL da Homepage: http://musica.ufma.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Pesquisa Artística sobre o Piano no Maranhão,
Orientador: Prof. Dr. Marco Túlio de Paula Pinto.
Coorientador: Prof. Dr. João Berchmans de Carvalho Sobrinho (UFPI).
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil.
Palavras-chave: Práticas Interpretativas; Performance Musical; Musicologia Histórica; Pesquisa Artística; Políticas Públicas de Cultura; Piano.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2007 - 2009
Mestrado em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Estudo das Ressonâncias na Sequenza IV de Luciano Berio,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Prof.ª Drª. Ana Cláudia de Assis.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Piano; Análise Musical; Luciano Berio; Análise Espectral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Performance Musical.
2000 - 2006
Graduação em Música Bacharelado em Piano.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Orientador: Miguel Rosselini.
1997 - 1999
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Instrumento Musical / Piano.
Academia de Música Lorenzo Fernandes, ALF, Brasil.
1997 - 1999
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Nossa Senhora da Glória, INSG, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Master-class com o pianista Ney Fialkow. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Master-class com o pianista John Rink. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2007 - 2007
Master-class com o pianista Michael Uhde. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2007 - 2007
Master-class com a pianista Fany Solter. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2006 - 2006
Master-class com o pianista Flávio Augusto. (Carga horária: 4h).
Festival de Música de Santa Catarina, FEMUSC, Brasil.
2006 - 2006
Master-class com o pianista Ricardo Castro. (Carga horária: 4h).
Festival de Música de Santa Catarina, FEMUSC, Brasil.
2006 - 2006
Master-class com o pianista Sérgio Monteiro. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2006 - 2006
Master-class com a pianista Berenice Menegale. (Carga horária: 4h).
Fundação de Educação Artística, FEA, Brasil.
2006 - 2006
Master-class com o pianista Luiz Senise. (Carga horária: 4h).
Festival de Música de Santa Catarina, FEMUSC, Brasil.
2005 - 2005
Master-class com a pianista Celina Szrvinsk. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
Master-class com a cravista Christine Daxenhöfen. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2001 - 2001
Master-class com o pianista Fernando Corvisier. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2000 - 2000
Master-class com o pianista Luiz Senise. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
1999 - 1999
Master-class com o pianista Luiz Senise. (Carga horária: 4h).
Academia de Música Lorenzo Fernandez, AMLF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente lotado no Departamento de Música (criado em 2018). Away due to licensing.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor lotado no Departamento de Artes. Afastado em virtude de licença-capacitação.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Afastado em virtude de licença-capacitação.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Funções assumidas: coordenador do curso de Música (jan/2013-mar/2015), coordenador dos cursos de Educação Artística e Artes Visuais (fev/2014), chefe do Departamento de Artes (jan/2014-fev/2014, jan/2015-mar/2015), membro do Colegiado de Música (set/2009-mar/2015), suplente dos Colegiados Superiores CONSEPE e CONSUN (jan/2013-mar/2015). Disciplinas ministradas: Instrumento Auxiliar Piano I (2013/2, 2014/1), Instrumento Auxiliar Piano II (2013/2, 2014/1, 2014/2), Piano Complementar I (2014/1), Harmonia e Análise II (2013/2), Harmonia e Análise III (2014/1) e Administração Musical (2013/2, 2014/2 férias).

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Rebaixado para Professor Assistente I em virtude da Lei n.º 12.272/2012. Funções assumidas: coordenador do curso de Música (jan/2013-mar/2015), chefe do Departamento de Artes (mai/2013), membro do Colegiado de Música (set/2009-mar/2015), membro da Comissão Permanente de Vestibular (set/2011-ago/2013), suplente dos Colegiados Superiores CONSEPE e CONSUN (jan/2013-mar/2015). Disciplinas ministradas: Técnica Informática Aplicada à Música (2012/2 férias), Instrumento Auxiliar Piano I (2013/1), Instrumento Auxiliar Piano II (2013/1), Harmonia e Análise I (2013/1).

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Funções assumidas: membro do Colegiado de Música (set/2009-mar/2015), membro da Comissão Permanente de Vestibular (set/2011-ago/2013). Disciplinas ministradas: Instrumento Auxiliar Piano I (2011/2, 2012/1, 2012/2), Instrumento Auxiliar Piano II (2011/2, 2012/1, 2012/2), Metodologia do Ensino da Música (2011/2), Laboratório de Criação Musical I (2011/2 férias, 2012/1).

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Funções assumidas: coordenador do Curso de Música (jan/2010-jul/2010, jun/2011-jul/2011), membro do Colegiado de Música (set/2009-mar/2015). Disciplinas ministradas: Instrumento Auxiliar Piano I (2009/1 férias, 2009/2, 2010/1, 2010/2, 2011/1), Instrumento Auxiliar Piano II (2009/1 férias, 2009/2, 2010/1, 2010/2, 2011/1), Técnica Informática Aplicada à Música (2010/1), Metodologia do Ensino da Música (2010/2).


Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista, Carga horária: 4
Outras informações
Professor Formador/Conteudista do Curso de Licenciatura em Música à distância (EaD). Disciplinas: Métodos e Técnicas de Pesquisa em Música (2017/2), Música Maranhense (2019/1).

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Prática de Instrumento Complementar - Piano Elementar (2009/1) Prática de Instrumento Complementar - Piano Básico (2009/1).


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Piano Complementar, Carga horária: 1
Outras informações
Monitor da matéria Piano Complementar a nível de Graduação na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor de Piano do Curso de Extensão, Carga horária: 1
Outras informações
Professor de Piano do Centro de Extensão Musical

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Pianista Acompanhador de Coral, Carga horária: 4
Outras informações
Pianista acompanhador do Coral do Centro de Extensão Musical da UFMG, sob regência da prof.ª Maria do Carmo Campara



Projetos de pesquisa


2013 - 2013
Princípios Educacionais do Piano
Descrição: O presente projeto trata da elaboração do método Princípios Educacionais do Piano, criado em 2010 e adotado desde então no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em constante revisão, o método tem apresentado relativa eficiência no uso do tempo para aprendizagem do Teclado Eletrônico e do Piano, tendo em vista o desenvolvimento dos alunos diante das restritas condições de aplicação ? muitos deles não possuem instrumento para praticar, estudando somente uma vez por semana durante cinquenta minutos, em contexto de ensino coletivo . Um relato desta experiência foi publicado recentemente na Revista do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (CERQUEIRA, 2012), descrevendo o processo de elaboração do método e os resultados esperados. Cabe ainda ressaltar que o presente trabalho está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Performance Musical (ENSAIO), vinculado ao Departamento de Artes e ao Curso de Licenciatura em Música da UFMA. O projeto está desativado por falta de apoio financeiro..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Daniel Lemos Cerqueira - Coordenador / KÜESTNER, Cristoph - Integrante / Paula Figueirêdo da Silva - Integrante / Heitor Marques Marangoni - Integrante / Helen Regina Soares Benvenuto - Integrante / Calabe Vidal Nunes Alves - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2012 - 2012
Editoração Digital do Inventário João Mohana
Descrição: A presente proposta se baseia no Projeto de Extensão intitulado Digitalização da Música Maranhense, vinculado ao Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Dezembro de 2009. A meta original deste projeto é associar atividades de ensino da disciplina Informática Musical com a pesquisa em Performance Musical e Musicologia. Como forma de desenvolver habilidades em editoração musical, os alunos transcreveriam obras do Acervo Pe. João Mohana no programa MuseScore, editor de partituras gratuito. Em seguida, as mesmas seriam revistas e disponibilizadas na página do Curso de Música da UFMA, para acesso irrestrito ao patrimônio musical maranhense de outrora. O projeto está atualmente desativado devido à falta de apoio financeiro..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Daniel Lemos Cerqueira - Coordenador.Financiador(es): Serviço Social do Comércio - Maranhão (MA) - Auxílio financeiro.
2010 - 2014
Pedagogia do Piano no Brasil: aspectos e mobilizações
Descrição: O presente projeto visa à definição de um corpo de conhecimentos que possam ser aplicados como fundamentos para o Ensino da Performance Musical. Com a definição destes saberes, haverá elaboração de material didático e aplicação prática dos conceitos desenvolvidos. Em seguida, haverá a oferta de cursos de capacitação em Pedagogia do Piano, destinada a Instituições de ensino musical que apresentarem interesse..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Daniel Lemos Cerqueira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 41 / Número de orientações: 1
2007 - 2009
Estudo das Ressonâncias na Sequenza IV de Luciano Berio
Descrição: Projeto de Dissertação que visa a um estudo sobre as ressonâncias produzida pela articulação dos pedais do piano, compreendendo-as como parte estruturante da obra..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Grupo Musical
Descrição: O projeto visa à formação de um grupo musical permanente no Curso de Música da UFMA, com formação vocal e/ou instrumental flexível. Todo o trabalho de pesquisa musicológica, editoração, adaptação, ensaios e produção musical é realizado dentro do curso. O projeto foi apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) com duas bolsas, tendo sido finalizado em Novembro de 2014. Página oficial: http://musica.ufma.br/grupomusical.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Daniel Lemos Cerqueira - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Maranhão - Bolsa.
2011 - 2011
Curso de Extensão em Piano
Descrição: Projeto baseado na realização de master-classes mensais de Piano na Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (EMEM), realizado no ano de 2011..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Daniel Lemos Cerqueira - Coordenador.


Outros Projetos


2014 - 2014
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Descrição: Coordenador do Subprojeto do PIBID de Música entre Fevereiro e Dezembro de 2014. Página do subprojeto: http://musica.ufma.br/pibid..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Daniel Lemos Cerqueira - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
2013 - 2014
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Descrição: Coordenador do Subprojeto de Artes de Janeiro de 2013 a Fevereiro de 2014. Temática central do subprojeto: "Cultura Afro-Brasileira", em interface com o ensino de Artes Visuais e Música. Página do subprojeto: http://musica.ufma.br/pibidartes..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Daniel Lemos Cerqueira - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: Per Musi (UFMG)
2016 - 2016
Periódico: Journal of Global Research in Education and Social Science


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Performance Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pesquisa Artística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pedagogia da Performance Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musicologia Histórica.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Administração Musical.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Políticas Públicas de Cultura.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Processo Seletivo para Doutoramento em Performance Musical - 9º lugar, Universidade de Aveiro (UA).
2015
Processo Seletivo para Doutoramento em Ciências Musicais - 9º lugar, Universidade Nova de Lisboa (UNL).
2009
Processo Seletivo para Professor Substituto de Piano - 1º Lugar, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
2009
Concurso Público para Professor Assistente de Piano - 1º Lugar, Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
2008
Concurso para Técnico Músico - 17º Lugar, Fundação Cultural de Belo Horizonte (MG).
2008
Processo Seletivo para Professor de Musicalização / Teclado - 9º Lugar, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG).
2008
Processo Seletivo para Doutorado em Educação Musical - 1º Lugar, Universidade Federal da Bahia (UFBA).
2007
Processo Seletivo para Professor de Piano - 3º Lugar, Fundação Cultural de Joinville (SC).
2006
V Concurso de Interpretação Instrumental de Francisco Beltrão (PR) - 1º Lugar, Arte & Som Escola de Música - Francisco Beltrão (PR).
2006
Concurso Jovem Músico BDMG - Vencedor, Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais.
2006
Concurso Segunda Musical - Classificado, Série de Concertos Segunda Musical - Belo Horizonte (MG).
2006
V Concurso de Piano Cora Pavan Capparelli - 2º Lugar, Conservatório Estadual Cora Pavan Capparelli - Uberlândia (MG).
2000
Vestibular UFMG 2000 Bacharelado em Piano - 1º Lugar, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORGDORFF, H.2017BORGDORFF, H. ; CERQUEIRA, D. L. . O conflito das faculdades: sobre teoria, prática e pesquisa em academias profissionais de artes. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 23, p. 314-323, 2017.

2.
CERQUEIRA, D. L.2017CERQUEIRA, D. L.. Pibid: Subprojeto de Música da Universidade Federal do Maranhão em 2014. REVISTA INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE, v. 3, p. 103-123, 2017.

3.
CERQUEIRA, D. L.2017CERQUEIRA, D. L.. Bumba-meu-boi do Maranhão: uma releitura de seus primeiros registros sonoros. Revista Nupeart, v. 16, p. 81-98, 2017.

4.
CERQUEIRA, D. L.2017CERQUEIRA, D. L.. Políticas Públicas de Cultura: ferramentas de apoio ao músico profissional em Estados brasileiros. SONORA, v. 6, p. 1, 2017.

5.
CERQUEIRA, D. L.2016CERQUEIRA, D. L.. Uma edição diplomática do Hymno (1826) de Raimundo José Marinho. Debates, v. 17, p. 137-171, 2016.

6.
CERQUEIRA, D. L.2016 CERQUEIRA, D. L.. O professor artista na universidade brasileira: questões e desafios. Música em Perspectiva, v. 9, p. 165-185, 2016.

7.
CERQUEIRA, D. L.2015CERQUEIRA, D. L.. Pibid: Subprojeto de Artes da Universidade Federal do Maranhão. Modus: Revista da Escola de Música da UEMG, v. 16, p. 1, 2015.

8.
CERQUEIRA, D. L.2015CERQUEIRA, D. L.. Teste de Habilidades Específicas em Música: um relato de experiência. Música e Linguagem - Revista do Curso de Música da Universidade Federal do Espírito Santo, v. 4, p. 17-36, 2015.

9.
CERQUEIRA, D. L.2013CERQUEIRA, D. L.; ASSIS, Ana Cláudia . Contrapontos musicais: Luciano e o contexto pós-guerra. Revista a tempo, v. 3, p. 63-72, 2013.

10.
CERQUEIRA, D. L.2012CERQUEIRA, D. L.; ZORZAL, R. C. ; AVILA, G. A. . Considerações sobre a aprendizagem da Performance Musical. Per Musi (UFMG), v. 26, p. 94-109, 2012.

11.
CERQUEIRA, D. L.2012CERQUEIRA, D. L.; AVILA, G. A. . 'Quinta Paralela Não Pode': uma reflexão sobre o ensino musical a partir de regras. Música e Linguagem, v. 1, p. 37-58, 2012.

12.
CERQUEIRA, D. L.2012CERQUEIRA, D. L.. Considerações sobre a elaboração de um método de Piano para Ensino Individual e Coletivo. Revista do Conservatório de Música (Online), v. 5, p. 98-125, 2012.

13.
CERQUEIRA, D. L.2010CERQUEIRA, D. L.. Perspectivas Profissionais dos Bacharéis em Piano. Revista Eletrônica de Musicologia, v. XIII, p. 6, 2010.

14.
CERQUEIRA, D. L.2010CERQUEIRA, D. L.. Teoria da Performance Musical. Musifal: revista eletrônica de música da Universidade Federal de Alagoas, v. 2, p. 48-65, 2010.

15.
CERQUEIRA, D. L.2009CERQUEIRA, D. L.. O arranjo como ferramenta pedagógica no Ensino Coletivo de Piano. Música Hodie, v. 8, p. 129-140, 2009.

16.
CERQUEIRA, D. L.2009CERQUEIRA, D. L.. Proposta de um modelo de ensino e aprendizagem da Performance Musical. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 15, p. 105-124, 2009.

17.
CERQUEIRA, D. L.2009CERQUEIRA, D. L.. Semana da Pedagogia Musical: Reflexões sobre ensino de instrumentos musicais na Escola de Música do Estado do Maranhão. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 10, p. 37-44, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CERQUEIRA, D. L.. Audio-Arte: Memórias de um blog musical. 1. ed. Rio de Janeiro: Edição do autor, 2017. v. 1. 495p .

2.
CERQUEIRA, D. L.. Informática Musical Livre. 1. ed. São Luís: EDUFMA, 2013. 74p .

3.
CERQUEIRA, D. L.. Compêndio de Pedagogia da Performance Musical. 1. ed. São Luís: Edição do Autor, 2011. v. 1. 70p .

Capítulos de livros publicados
1.
CERQUEIRA, D. L.; OLIVEIRA, C. B. . Transmissão de Conhecimentos no Ensino da Performance Musical. In: Ricieri Carlini Zorzal; Cristina Tourinho. (Org.). Aspectos práticos e teóricos para o ensino e aprendizagem da performance musical. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2014, v. 1, p. 170-219.

2.
CERQUEIRA, D. L.. Ensino e Aprendizagem do Piano. In: Ricieri Carlini Zorzal; Cristina Tourinho. (Org.). Aspectos práticos e teóricos para o ensino e aprendizagem da performance musical. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2014, v. 1, p. 220-261.

3.
CERQUEIRA, D. L.. Administração Musical no Brasil: uma necessidade iminente. In: Heloísa Valente; Rosália Prados; Cristina Schmidt (org.). (Org.). A Música como Negócio. 1ed.Osasco: Leonardo da Vinci Editora, 2014, v. 1, p. 77-93.

4.
CERQUEIRA, D. L.. Implementação do Bacharelado em Música na Universidade Federal do Maranhão. In: CARVALHO SOBRINHO, J. O.. (Org.). Pautas de investigação musical: um contributo ao estudos do texto e contexto. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2012, v. 1, p. 79-104.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CERQUEIRA, D. L.. Música Experimental em São Luís: Identidades. Linda: Revista sobre Cultura Eletroacústica, 08 set. 2014.

2.
CERQUEIRA, D. L.. A Colaboração na Música. Portal Zap Músico, 06 ago. 2013.

3.
CERQUEIRA, D. L.. Música na Educação Básica: um percurso histórico. Portal Zap Músico, 07 jul. 2013.

4.
CERQUEIRA, D. L.. Sobre o Erudito e o Popular. Instituto de Cultura e Arte Organística, 14 jul. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CERQUEIRA, D. L.. Políticas Públicas de Cultura para a Música em Estados brasileiros: um estudo comparativo. In: VIII Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2017, RIo de Janeiro. Anais do VIII Seminário Internacional de Políticas Culturais. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2017. p. 1-11.

2.
CERQUEIRA, D. L.. Introdução e Thema com Variações para Pianoforte de Antonio Luiz Miró (1805-1853). In: IX Semana de Música da Uema, 2017, São Luís. Anais da IX Semana de Música da Uema, 2017. v. 1. p. 1-29.

3.
CERQUEIRA, D. L.. Nótulas Artísticas de Adelman Corrêa (1884-1947): uma fonte valiosa para a história musical do Maranhão. In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2016, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Belo Horizonte: UEMG, 2016. v. 1. p. 1-7.

4.
CERQUEIRA, D. L.. Cadeia produtiva da música como referência para a inclusão profissional do músico. In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2016, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Belo Horizonte: UEMG, 2016. v. 1. p. 1-7.

5.
CERQUEIRA, D. L.. Desafios do professor artista na universidade brasileira. In: IV Congresso da Associação Brasileira de Perfomance Musical (ABRAPEM), 2016, Campinas. Anais do IV Congresso da Associação Brasileira de Perfomance Musical (ABRAPEM). Campinas: UNICAMP, 2016. v. 1. p. 1-8.

6.
CERQUEIRA, D. L.. Políticas Culturais para a Música no Maranhão: um breve estudo. In: IV Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura (EBPC), 2016, Manaus. Anais do IV Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura (EBPC). Manaus: UFAM, 2016. v. 1. p. 1-12.

7.
CERQUEIRA, D. L.. Não podemos nos esquecer dos professores de instrumento!. In: Encontro Nacional do Fórum Latino-Americano de Educação Musical (FLADEM) Brasil 2016, 2016, Parnaíba. Anais do Encontro Nacional do Fórum Latino-Americano de Educação Musical (FLADEM) Brasil 2016. Teresina: UFPI, 2016. v. 1. p. 1-8.

8.
CERQUEIRA, D. L.. Administração Musical: proposta de eixo temático para a área de Música. In: II Congresso Nacional da Associação Brasileira de Performance Musical, 2014, Vitória. Anais do II Congresso Nacional da ABRAPEM. Vitória: UFES, 2014. v. 1. p. 45-52.

9.
CERQUEIRA, D. L.. O músico frente às Políticas Públicas de Cultura no Brasil. In: VI Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2013, São Luís. Anais da VI Jornada Internacional de Políticas Públicas. São Luís: EDUFMA, 2013.

10.
CERQUEIRA, D. L.. O curso de Bacharelado em Música na Universidade Federal do Maranhão: desafios de uma nova proposta. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2013, Natal. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM, 2013.

11.
CERQUEIRA, D. L.. Elaboração de um método de Piano para prática individual no Ensino Coletivo. In: V Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais, 2012, Goiânia. Anais do V ENECIM, 2012.

12.
CERQUEIRA, D. L.. Estratégias para elaboração do Teste de Habilidade Específica em Música. In: XI Encontro Regional da ABEM Nordeste, 2012, Fortaleza. Anais do XI Encontro Regional da ABEM Nordeste. Fortaleza: EDUFC, 2012. v. 1. p. 465-473.

13.
CERQUEIRA, D. L.; AVILA, G. A. . Arranjo no Ensino Coletivo da Performance Musical: experiência com violão em grupo na cidade de São Luís/MA. In: X Encontro Regional da ABEM Nordeste 2011, 2011, Recife. Anais do X Encontro Regional da ABEM Nordeste 2011, 2011. p. 83-91.

14.
CERQUEIRA, D. L.. Ensino de Música para Portadores de Necessidades Especiais: sugestões de estratégias pedagógicas elementares baseadas em Fisher (2010). In: VII Encontro Regional da ABEM Sudeste 2011, 2011, Montes Claros. Anais do VII Encontro Regional da ABEM Sudeste 2011, 2011. p. 191-195.

15.
CERQUEIRA, D. L.; ZORZAL, R. C. ; AVILA, G. A. . Music Performance Learning Model. In: International Symposium on Performance Science, 2011, Toronto. Proceedins of the International Symposium on Performance Science 2011. Utrecht: European Association of Conservatoires (AEC), 2011. v. 1. p. 457-462.

16.
CERQUEIRA, D. L.. Categorização do Ensino de Instrumentos Musicais e Canto. In: V Encontro da ABEM Norte, 2010, Manaus. Anais do V Encontro da ABEM Norte. Manaus, 2010.

17.
CERQUEIRA, D. L.. Considerações sobre o Teste de Aptidão Musical e o Sistema de Seleção Unificado na Universidade Federal do Maranhão. In: IX Encontro da ABEM Nordeste, 2010, Natal. Anais do IX Encontro da ABEM Nordeste. Natal, 2010.

18.
CERQUEIRA, D. L.. Reflexões sobre o Ensino de Instrumentos Musicais na Escola de Música do Estado do Maranhão. In: XX Congresso da ANPPOM, 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010. p. 328-333.

19.
CERQUEIRA, D. L.. O Lado 'B' da Indústria Musical: tendências da mídia e possíveis reflexões no meio musical. In: XIX Congresso Nacional da ABEM, 2010, Goiânia. Anais do XIX Congresso Nacional da ABEM, 2010. p. 1603-1607.

20.
AVILA, G. A. ; CERQUEIRA, D. L. . Uma Proposta para o Ensino de Contraponto. In: XIX Congresso Nacional da ANPPOM, 2009, Curitiba. Anais do XIX Congresso da ANPPOM, 2009. p. 854-855.

21.
CERQUEIRA, D. L.. Um Enfoque Musical sobre a Música na Mídia. In: I Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular, 2009, São Luís. Anais do I Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular. São Luís, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CERQUEIRA, D. L.. O Arranjo no Ensino Coletivo de Piano. In: IX Encontro Humanístico, 2009, São Luís. Anais do IX Encontro Humanístico. São Luís: EDUFMA, 2009.

2.
CERQUEIRA, D. L.; ASSIS, Ana Cláudia . Estudo das Ressonâncias na Sequenza IV de Luciano Berio. In: IV Simpósio de Música da Faculdade de Artes do Paraná, 2008, Curitiba. IV Simpósio de Música da FAP, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
CERQUEIRA, D. L.; COSTA NETO, R. J. M. . História da Música no Maranhão (EMEM). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CERQUEIRA, D. L.. História da Música no Maranhão (FLADEM Brasil Nordeste 2017). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CERQUEIRA, D. L.. Introdução e Thema com Variações para Pianoforte de Antonio Luiz Miró (1805-1853). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CERQUEIRA, D. L.. Metodologia da Pesquisa em Música. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CERQUEIRA, D. L.. Pedagogia da Performance Musical. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CERQUEIRA, D. L.; SALOMÃO, K. ; SOARES, H. B. . Palestra sobre a reforma do Projeto Político-Pedagógico da EMEM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CERQUEIRA, D. L.. Categorização do Ensino de Instrumentos e Canto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CERQUEIRA, D. L.. Reflexões sobre o ensino de Instrumentos Musicais na Escola de Música do Estado do Maranhão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CERQUEIRA, D. L.. Pedagogia da Performance Musical. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
AVILA, G. A. ; CERQUEIRA, D. L. . Uma proposta para o ensino de Contraponto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CERQUEIRA, D. L.; VEBER,A. . Música e Políticas Públicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CERQUEIRA, D. L.. Um enfoque musical da Música na Mídia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CERQUEIRA, D. L.. Fazendo Música no Computador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
CERQUEIRA, D. L.. Um enfoque musical sobre a Música na mídia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CERQUEIRA, D. L.. O arranjo como ferramenta pedagógica no ensino coletivo de Piano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CERQUEIRA, D. L.. Música na Escola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CERQUEIRA, D. L.; ASSIS, Ana Cláudia . Estudo das Ressonâncias na Sequenza IV de Luciano Berio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
CERQUEIRA, D. L.; ASSIS, Ana Cláudia . Estudo das Ressonâncias na Sequenza IV de Luciano Berio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CERQUEIRA, D. L.. Master-Class. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
PEIXOTO, M. ; CERQUEIRA, D. L. . Análise Comparativa do Lied Gretchen und Spinnrade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CERQUEIRA, D. L.. Três Dansas Romenas de Bártok: Uma Análise Fenomenológica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CERQUEIRA, D. L.. Projeto Pedagógico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CERQUEIRA, D. L.. As canções de Franz Schubert. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CERQUEIRA, D. L.. Prelúdios e Fugas de Bach e Shostakovich: uma breve análise. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BORGDORFF, H. ; CERQUEIRA, D. L. . Pesquisa Artística nos campos da Ciência. Rio de Janeiro: Edição do autor, 2016. (Tradução/Outra).

2.
CERQUEIRA, D. L.. Vivendo. São Luís: Edição do Autor, 2013. (Partitura Musical/Outro).

3.
CERQUEIRA, D. L.. Scherzo. São Luís: Edição do Autor, 2013. (Partitura Musical/Outro).

4.
CERQUEIRA, D. L.. Novilho Brasileiro. São Luís: Edição do Autor, 2013. (Partitura Musical/Outro).

5.
BORGDORFF, H. ; CERQUEIRA, D. L. . O Conflito das Faculdades: sobre teoria, prática e pesquisa em academias profissionais de artes. Rio de Janeiro: Edição do autor, 2012. (Tradução/Outra).

6.
CERQUEIRA, D. L.. Levantamento de Teses e Dissertações sobre o Ensino da Performance Musical no Brasil. São Luís: Edição do autor, 2011 (Autônomo).

7.
CERQUEIRA, D. L.. Método de Cifragem Popular. Belo Horizonte: Autônomo, 2006 (Autônomo).

8.
CERQUEIRA, D. L.. Prelúdio Opus 87 no. 12. não publicado, 2005. (Partitura Musical/Orquestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CERQUEIRA, D. L.. Análise do Projeto Arquitetônico do Centro de Música do SESC/SP de Guarulhos. 2012.

2.
CERQUEIRA, D. L.. Estruturação da página do XI Encontro Humanístico. 2011.

3.
CERQUEIRA, D. L.; SALOMÃO, K. ; SOARES, H. R. B. . Revisão do Projeto Político-Pedagógico da Escola de Música do Estado do Maranhão (EMEM). 2010.

4.
CERQUEIRA, D. L.. Análise do Projeto Arquitetônico do Núcleo de Artes da UFMA. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
CERQUEIRA, D. L.. Gravação do II Festival de Violão da UFMA. 2013.

2.
CERQUEIRA, D. L.. Gravação do I Festival de Violão da UFMA. 2012.

3.
CERQUEIRA, D. L.; DIAS, R. L. . Produção Musical. 2008.

4.
CERQUEIRA, D. L.. Elaboração de partituras para músicos sem formação acadêmica. 1998.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CERQUEIRA, D. L.; DEOLINO, D. . Departamento de Artes lança página virtual, hospedada no site da UFMA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CERQUEIRA, D. L.; SANTOS NETO, J. . Aumenta a demanda por professores de Música licenciados. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CERQUEIRA, D. L.; SANTOS NETO, J. . Carreira de professor se torna atrativo para quem trabalha com Música. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CERQUEIRA, D. L.. Elaboração da página virtual do Colóquio do PPGM/UNIRIO. 2017; Tema: Colóquio dos Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. (Site).

2.
CERQUEIRA, D. L.. Elaboração da página virtual do Departamento de Artes. 2015; Tema: Página Virtual do Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão. (Site).

3.
CERQUEIRA, D. L.. Elaboração da Página do Subprojeto de Música do PIBID/UFMA. 2014; Tema: Página do Subprojeto de Música do PIBID/UFMA. (Site).

4.
CERQUEIRA, D. L.. Elaboração da Página 'Piano em Grupo Brasil'. 2014; Tema: Página "Piano em Grupo Brasil". (Site).

5.
CERQUEIRA, D. L.; OLIVEIRA, P. R. C. . Elaboração da Página dos Anais do MUSICOM. 2013; Tema: Anais dos eventos do MUSICOM - Rede de Pesquisadores em Comunicação e Música. (Site).

6.
CERQUEIRA, D. L.. Elaboração da Página Virtual do PIBID de Artes. 2013; Tema: PIBID de Artes. (Site).

7.
CERQUEIRA, D. L.. Elaboração da Página Virtual do II Festival de Violão da UFMA. 2013; Tema: II Festival de Violão da UFMA. (Site).

8.
CERQUEIRA, D. L.. Elaboração da página virtual do I Festival de Violão da UFMA. 2012; Tema: I Festival de Violão da UFMA. (Site).

9.
CERQUEIRA, D. L.. Elaboração da página virtual do ENSAIO - Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Performance Musical. 2012; Tema: ENSAIO - Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Performance Musical. (Site).

10.
CERQUEIRA, D. L.. Blog 'AUDIO ARTE'. 2011; Tema: Blog sobre assuntos musicais variados, com discussões mais espontâneas. (Blog).

11.
CERQUEIRA, D. L.. Elaboração da página virtual do I Seminário de Educação Musical e Antropologia da UFMA. 2011; Tema: I Seminário de Educação Musical e Antropologia da UFMA. (Site).

12.
CERQUEIRA, D. L.. Elaboração da página virtual do II MUSICOM. 2010; Tema: II MUSICOM - Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular. (Site).

13.
CERQUEIRA, D. L.. Elaboração e manutenção da página Curso de Música da UFMA. 2010; Tema: Curso de Música da UFMA. (Site).

14.
CERQUEIRA, D. L.. Elaboração da página virtual do Curso de Música da UEMA. 2010; Tema: Curso de Música da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CERQUEIRA, D. L.. Palestra 'Metodologia da Pesquisa em Música. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CERQUEIRA, D. L.. Apostila de Metodologia da Pesquisa em Música. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

3.
CERQUEIRA, D. L.. Oficina de Instrumentos Musicais Alternativos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CERQUEIRA, D. L.. Performance Musical com Instrumentos Alternativos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CERQUEIRA, D. L.. Minicurso de Instrumentos Musicais Alternativos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CERQUEIRA, D. L.. Método 'Princípios Educacionais do Piano' - Seção de Iniciação Musical. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

7.
CERQUEIRA, D. L.. Curso de Extensão em Piano. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CERQUEIRA, D. L.. Curso de Ensino de Instrumentos Musicais. 2011. .

9.
CERQUEIRA, D. L.. Oficina de Instrumentos Musicais Alternativos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
CERQUEIRA, D. L.. Método 'Princípios Educacionais do Piano'. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

11.
CERQUEIRA, D. L.. Fundamentos Pedagógicos da Performance Musical. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
CERQUEIRA, D. L.. Apostila e CD-ROM de Pedagogia do Instrumento Musical. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática do Piano).

13.
CERQUEIRA, D. L.. Apostila de Fundamentos Pedagógicos da Performance Musical. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pedagogia da Performance Musical).

14.
CERQUEIRA, D. L.. Apostila e DVD-Rom da disciplina Iniciação à Informática Musical. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Computação Musical).

15.
CERQUEIRA, D. L.. CD-ROM da disciplina Piano. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática do Piano).

16.
CERQUEIRA, D. L.. Oficina de Teclado. 2009. .

17.
CERQUEIRA, D. L.. Oficina de Pedagogia do Piano. 2009. .

18.
CERQUEIRA, D. L.. Oficina de Arranjo. 2009. .

19.
CERQUEIRA, D. L.. Master-class. 2009. .

20.
CERQUEIRA, D. L.. Seis peças brasileiras para iniciantes. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática do Piano).

21.
CERQUEIRA, D. L.. Método de Cifragem Universal. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Música Popular).


Produção artística/cultural
Música
1.
CERQUEIRA, D. L.. Recital em casa. Repertório: Introdução e Thema Com Variações (Antonio Luiz Miró), Minuête, Marcha Rio Branco (Leocádio Rayol), Dois Romances Sem Palavras, Três Danças Brasileiras (Elpídio Pereira), Barcarola, Cinq Pièces Drôles (João Nunes), Elixir de Carnaúba (Ignácio Cunha). 2017. Interpretação.

2.
CERQUEIRA, D. L.. Introdução e Thema com Variações para Pianoforte de Antonio Luiz Miró (1805-1853). 2017. Interpretação.

3.
CERQUEIRA, D. L.. Recital Beneficente da Orquestra de Violões da EMEM/UEMA. Repertório: Elixir de Carnaúba (Ignácio Cunha), Barcarola (João Nunes), Três Danças Brasileiras: 1. Dolente (Elpídio Pereira). 2017. Interpretação.

4.
CERQUEIRA, D. L.. MaraDub: música eletrônica dançante. 2016. Composição (estréia).

5.
CERQUEIRA, D. L.. Recital de Piano solo. Repertório: Prelúdio e Fuga em Si menor do Livro 2 (J. S. Bach), Sonata Opus 27 nº 1 (L. van Beethoven), Balada nº 1 (F. Chopin), Suíte nº 2 (A. Piazzolla), Tango (Marlos Nobre). 2015. Interpretação.

6.
CERQUEIRA, D. L.; FERREIRA, E. M. C. ; CORREIA, G. S. . Concerto do Projeto de Extensão 'Grupo Musical'. Repertório: Scherzo, Vivendo (Daniel Lemos), Gisele (José Ursicino da Silva), Cantata 'Amigos e Amores' (Gustavo Correia). 2014. Interpretação.

7.
CERQUEIRA, D. L.; MOTA, M. C. S. . Concerto Comemorativo dos 38 anos da Escola de Música do Estado do Maranhão. Repertório: Melodia (Ignácio Cunha). 2012. Interpretação.

8.
CERQUEIRA, D. L.. Recital Chopin. Repertório: Balada n.º 1 (F. Chopin). 2010. Interpretação.

9.
CERQUEIRA, D. L.. Recital de Mestrado. Repertório: Suíte Francesa n.º BWV 813 (J. S. Bach), Sonata Opus 27 n.º 1 (L. van Beethoven), Sposalizio (F. Liszt), Suíte Bergamasque (C. Debussy), Tango (Marlos Nobre). 2009. Interpretação.

10.
CERQUEIRA, D. L.. Recital pela Escola de Música do Maranhão. Repertório: Prelúdio e Fuga BWV 884 em Sol maior (J. S. Bach), Sonata Opus 27 n.º 1 (L. van Beethoven), Sposalizio (F. Liszt), 'Claire de Lune' da Suíte Bergamasque (C. Debussy), Suíte n.º 2 (A. Piazzolla), Tango (Marlos Nobre). 2009. Interpretação.

11.
CERQUEIRA, D. L.. Master-Class no Festival Brasil-Alemanha (UNIRIO). Repertório: 1º movimento da Sonata Opus 27 n.º 1 (L. van Beethoven), Sposalizio (F. Liszt). 2008. Interpretação.

12.
CERQUEIRA, D. L.; Franz Liszt . Prova de Doutorado em Educação Musical. Repertório: Sposalizio (F. Liszt). 2008. Interpretação.

13.
DIAS, R. L. ; CERQUEIRA, D. L. . Recital na Formatura de Ricardo Luiz Dias. Repertório: Concerto para Fagote K191 (W. A. Mozart). 2007. Interpretação.

14.
PEIXOTO, M. ; CERQUEIRA, D. L. . Apresentação no trabalho da matéria "Análise Musical aplicada na Interpretação". 2007. Interpretação.

15.
CERQUEIRA, D. L.. Apresentação pelo I Festival de Música de Santa Catarina. Repertório: Intermezzos Opus 118 nº 1 e 2 (J. Brahms). 2006. Interpretação.

16.
CERQUEIRA, D. L.. Concerto pela Sociedade Musical Macaense. Repertório: Sonata Opus 2 n.º 2 (L. van Beethoven), Klavierstücke Opus 118 (J. Brahms), Prelúdio e Fuga em Sol maior do Cravo Bem Temperado livro 2 (J. S. Bach), Prelúdio e Fuga Opus 87 em Ré bemol maior (D. Shostakovich). 2006. Interpretação.

17.
JÚNIOR, L. C. ; CERQUEIRA, D. L. . Acompanhamento no Concurso Jovens Solistas UFMG. Repertório: (W. A. MozaConcerto n.º 4 K495 para Trompart). 2006. Interpretação.

18.
CERQUEIRA, D. L.. Recital pela série Jovem Músico BDMG. Repertório: Klavierstücke Opus 118 n.º 1, 2 e 3 (J. Brahms). 2006. Interpretação.

19.
CERQUEIRA, D. L.. Apresentação no V Concurso de Interpretação Instrumental de Francisco Beltrão. Repertório: Prelúdio e Fuga em Sol maior do Cravo Bem Temperado livro 2 (J. S. Bach), Intermezzo Opus 118 n.º 2 (J. Brahms). 2006. Interpretação.

20.
CERQUEIRA, D. L.. Apresentação no V Concurso de Piano Cora Pavan Capparelli. Repertório: Noturno Opus 6 n.º 2 (H. Oswald), 1º movimento da Sonata Opus 2 n.º 2 (L. van Beethoven). 2006. Interpretação.

21.
CERQUEIRA, D. L.. Recital de Formatura. Repertório: Sonata Opus 2 nº 2 (L. van Beethoven), Klavierstücke Opus 118 (J. Brahms), Dansa Negra (M. Camargo Guarnieri), Paulistana n.º 1 (C. Santoro). 2005. Interpretação.

22.
CERQUEIRA, D. L.. Recital de 6º Período. Repertório: Sonatina Opus 79 (L. van Beethoven), Improviso Opus 90 n.º 2 (F. Schubert), Três Canções Sem Palavras Opus 17 (G. Fauré), Noturno Opus 6 n.º 2 (H. Oswald), Prelúdio e Fuga Opus 87 em Ré bemol maior (D. Shostakovich). 2004. Interpretação.

23.
CERQUEIRA, D. L.. Recital de 4º período. Repertório: Tocata e Fuga em Mi menor BWV 914 (J. S. Bach), Sonata KV 280 (W. A. Mozart), Noturno para a mão esquerda (A. Nepomuceno), Sarcasmo n.º 1 (S. Prokofiev). 2003. Interpretação.

24.
CERQUEIRA, D. L.. Recital de 2º período. Repertório: Prelúdio e Fuga em Sol maior do Cravo Bem Temperado livro 2 (J. S. Bach), Sonata Hob.XVI/9 (J. Haydn), Canções Sem Palavras Opus 19 n.º 2 e Opus 67 n.º 6 (F. Mendelssohn-Bartholdy), Sonatina Opus 13 (D. Kabalevsky). 2002. Interpretação.

25.
CERQUEIRA, D. L.. Recital beneficente para crianças da periferia de Macaé. Repertório: Brasileirinho (W. Silva). 1999. Interpretação.

26.
CERQUEIRA, D. L.. Sarau da Escola de Música Clara Schumann em Agosto de 1999. Repertório: Sinfonia n.º 8 BWV 794 (J. S. Bach). 1999. Interpretação.

27.
CERQUEIRA, D. L.. Sarau da Escola de Música Clara Schumann em Dezembro de 1999. Repertório: Estudo Opus 10 n.º 12 'Revolucionário' (F. Chopin). 1999. Interpretação.

28.
CERQUEIRA, D. L.. Apresentação no Concurso Art Livre. Repertório: Sinfonia n.º 8 BWV 794 (J. S. Bach), Dansa do Índio Branco (H. Villa-Lobos), 3º movimento da Sonata Opus 82 (S. Prokofiev). 1999. Interpretação.

29.
CERQUEIRA, D. L.. Sarau da Escola de Música Clara Schumann em Maio de 1999. Repertório: Estudo Opus 10 n.º 12 'Revolucionário' (F. Chopin). 1999. Interpretação.

30.
CERQUEIRA, D. L.. Sarau da Escola de Música Clara Schumann em Dezembro de 1998. Repertório: 'Un sospiro' dos Três Estudos de Concerto (F. Liszt). 1998. Interpretação.

31.
CERQUEIRA, D. L.. Audição na Academia de Música Lorenzo Fernandez. Repertório: Suíte Espanhola Opus 47 n.º 5 'Asturias' (I. Albéniz), 3º movimento da Sonata Opus 82 (S. Prokofiev). 1998. Interpretação.

32.
CERQUEIRA, D. L.. Sarau da Escola de Música Clara Schumann em Setembro de 1998. Repertório: 1º movimento da Sonata Opus 13 'Patética' (L. van Beethoven). 1998. Interpretação.

33.
CERQUEIRA, D. L.. Sarau da Escola de Música Clara Schumann em Julho de 1998. Repertório: Asturias (I. Albéniz), Un Sospiro (F. Liszt). 1998. Interpretação.

34.
CERQUEIRA, D. L.. Recital 'Jovens Pianistas'. Repertório: Asturias (I. Albéniz), 3º movimento da Sonata Opus 82 (S. Prokofiev). 1998. Interpretação.

35.
CERQUEIRA, D. L.. Sarau da Escola de Música Clara Schumann em Junho de 1998. Repertório: Asturias (I. Albéniz), 3º movimento da Sonata Opus 82 (S. Prokofiev). 1998. Interpretação.

36.
CERQUEIRA, D. L.. Audição na Academia de Música Lorenzo Fernandez. Repertório: Odeon (E. Nazareth), Tico-tico no Fubá (Z. Abreu), Dansa do Índio Branco (H. Villa-Lobos). 1997. Interpretação.

37.
CERQUEIRA, D. L.. Audição dos alunos da prof.ª Maria Luísa Urquiza Lundberg. Repertório: Odeon (E. Nazareth), Dansa do Índio Branco (H. Villa-Lobos). 1997. Interpretação.

38.
CERQUEIRA, D. L.. Recital 'Talentos Macaenses'. Repertório: Bambino (E. Nazareth), Dansa do Índio Branco (H. Villa-Lobos). 1997. Interpretação.

39.
CERQUEIRA, D. L.. Sarau da Escola de Música Clara Schumann em Setembro de 1997. Repertório: Bambino (E. Nazareth), Dansa do Índio Branco (H. Villa-Lobos). 1997. Interpretação.

40.
CERQUEIRA, D. L.. 1º Sarau dos alunos da prof.ª Maria Luíza Urquiza Lundberg em 1997. Repertório: Invenção n.º 9 BWV 870 (J. S. Bach), Estudo n.º 1 (J. B. Cramer), 1º movimento da Sonata Opus 27 n.º 2 (L. van Beethoven). 1997. Interpretação.

41.
CERQUEIRA, D. L.. 1º Sarau dos alunos da Prof.ª Maria Luísa Urquiza Lundberg, em abril de 1996. Repertório: Invenção n.º 13 BWV 784 (J. S. Bach), Marcha da ópera 'O Amor das Três Laranjas' adaptada para piano (S. Prokofiev). 1996. Interpretação.

42.
CERQUEIRA, D. L.; RANGEL, Bruna R. . 3º Sarau dos alunos da Prof.ª Maria Luísa Urquiza Lundberg, em setembro de 1996. Repertório: 1º movimento da Sonata KV 183 (W. A. Mozart), Pintinhos no Terreiro (Z. Abreu), Eine Kleine Nachtmusik para piano a 4 mãos (W. A. Mozart). 1996. Interpretação.

43.
CERQUEIRA, D. L.. Audição dos alunos da Prof.ª Maria Luísa Urquiza Lundberg. Repertório: Ameno-Resedá (E. Nazareth), Garota de Ipanema (A. C. Jobim). 1996. Interpretação.

44.
CERQUEIRA, D. L.. 4º Sarau dos alunos da Prof.ª Maria Luísa Urquiza Lundberg em 1996. Repertório: Invenção n.º 15 BWV 786 (J. S. Bach), Valsa Opus 70 n.º 2 (F. Chopin), Galhofeira (A. Nepomuceno). 1996. Interpretação.

45.
CERQUEIRA, D. L.. 2º Sarau dos alunos da Prof.ª Maria Luísa Urquiza Lundberg, em Julho de 1995. Repertório: Minueto em Sol maior BWV Anh 114 (J. S. Bach), Odeon (E. Nazareth). 1995. Interpretação.

46.
CERQUEIRA, D. L.. 4º Sarau dos alunos da Prof.ª Maria Luísa Urquiza Lundberg, em Dezembro de 1995. Repertório: Prelúdio n.º 1 do Cravo Bem Temperado livro 1, Courante da Suíte Francesa n.º 2 (J. S. Bach), Confidências (E. Nazareth). 1995. Interpretação.

47.
CERQUEIRA, D. L.. Recital de Piano dos alunos da Prof.ª Maria Luísa Urquiza Lundberg. Repertório: Prelúdio n.º 1 do Cravo Bem Temperado livro 1, Courante da Suíte Francesa n.º 2 (J. S. Bach), Serenata (F. Schubert/F. Liszt), Odeon, Fon-fon, Confidências (E. Nazareth), Tico-tico no Fubá (Z. Abreu). 1995. Interpretação.

48.
CERQUEIRA, D. L.. Recital de Piano dos alunos da Prof.ª Maria Luísa Urquiza Lundberg. Repertório: Alegre Matinada (V. S. Fiuza), Miniatura em Jazz (M. Nevin), Tagarela (J. F. F. Burgmüller), Saltos de Mãos (M. Nevin), Ecossaise em Sol maior WoO 23 (L. van Beethoven), Tarantelle (H. van Gael), Le Lac de Come (G. Galos). 1994. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CERQUEIRA, D. L.. Trilha sonora do jogo Final NeoDoom. 2015 (Autônomo).

2.
CERQUEIRA, D. L.. Trilha Sonora do jogo NeoDoom. 2006.

3.
CERQUEIRA, D. L.. Elaboração de Programas de Rádio. 2005 (Autônomo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ZORZAL, R. C.; AVILA, G. A.; CERQUEIRA, D. L.. Participação em banca de Sérgio Ricardo Galvão de Carvalho.Uma proposta de Musicalização para crianças de 04 a 07 anos através do Calendário Cívico Anual. 2015.

2.
CERQUEIRA, D. L.; ZORZAL, R. C.; AVILA, G. A.. Participação em banca de Victor Manuel de Sousa Castro.Performance Violonísica: reflexões sobre métodos de ensino aplicadas ao desempenho e repertório. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
CERQUEIRA, D. L.; AVILA, G. A.; PEREIRA, L. C. B.. Participação em banca de Wilson Pereira Almendra Júnior.As bandas de música na formação do músico instrumentista profissional de São Luís/MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

4.
CERQUEIRA, D. L.; PADILHA, A. F. S.; PEREIRA, L. C. B.. Participação em banca de Márcio Kley de Alencar Ribeiro.Da Música na Capoeira: ensino e aprendizagem musical no grupo musical Giramundo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

5.
AVILA, G. A.; CERQUEIRA, D. L.; SILVA, N. N.. Participação em banca de Gioanni Neiva Pacheco.Licenciatura em Música: Perfil do Ingressante. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

6.
ZORZAL, R. C.; CERQUEIRA, D. L.; AMORIM, Q. P. B. S.. Participação em banca de Heitor Marques Marangoni.Processos de ensino aprendizagem musical dentro da temática história e cultura afro-brasileira: um relato de experiência no PIBID de Artes/Música em escolas públicas de São Luís/MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

7.
ZORZAL, R. C.; CERQUEIRA, D. L.; LIMA, M. E. A.. Participação em banca de Joaquim Antônio dos Santos Neto.Percepção Musical em Foco: relato de experiência de um projeto pedagógico em fase de elaboração para a Escola Municipal de Música de São Luís do Maranhão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

8.
ZORZAL, R. C.; CERQUEIRA, D. L.; COSTA, J. A.. Participação em banca de Raimundo João Matos Costa Neto.Um panorama histórico-cultural sobre vida e obra de compositores de choro da Baixada Maranhense: breve análise musicológica de obras já editadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

9.
CERQUEIRA, D. L.; CORREIA, J. C.; AMORIM, Q. P. B. S.. Participação em banca de Antônio Lisboa da Silva.Educação Musical de Jovens e Adultos: políticas, desafios e proposta de metodologia para o ensino de Música. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

10.
CERQUEIRA, D. L.; OLIVEIRA, C. B.; AVILA, G. A.. Participação em banca de Raimundo Luiz Ribeiro.Inclusão através do projeto Música no Munim: musicalizando crianças e jovens. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

11.
CERQUEIRA, D. L.; OLIVEIRA, C. B.; ZORZAL, R. C.. Participação em banca de Raimundo Nonato Soeiro Silveira.Método de Pandeiro para ensino individual e coletivo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

12.
CERQUEIRA, D. L.; KÜESTNER, C.; CAVALCANTI, M. G.. Participação em banca de Andréa Lúcia dos Santos Ferreira Rodrigues.O Curso Básico de Piano da Escola de Música do Estado do Maranhão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Estadual do Maranhão.

13.
CERQUEIRA, D. L.; AVILA, G. A.; ZORZAL, R. C.. Participação em banca de Diórgenes Terciano Torres.Princípios de Criação de Frases Cromáticas para Improvisação Jazzística. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura) - Universidade Federal do Maranhão.

14.
CERQUEIRA, D. L.; AVILA, G. A.; BENETTI, G. F.. Participação em banca de Flávia Maria de Souza Correia.Educação Musical através de software: utilização do GNU Solfege em escola regular. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Licenciatura) - Universidade Federal do Maranhão.

15.
SANTANA, A. P.; RABELO, A. T. D.; CERQUEIRA, D. L.. Participação em banca de Raimunda Pinheiro de Souza Frazão.Contribuição do Moversarte no Desenvolvimento Cultural da Comunidade de São José dos Índios-MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Maranhão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CERQUEIRA, D. L.; AVILA, G. A.. Seletivo de Educação Musical para o COLUN/UFMA (Edital PROEN 007/2014). 2014. Universidade Federal do Maranhão.

2.
CERQUEIRA, D. L.; ZORZAL, R. C.; COSTA, J. R. F.. Seletivo de Composição, Musicologia e Etnomusicologia (Edital PROEN 197/2012). 2013. Universidade Federal do Maranhão.

3.
CERQUEIRA, D. L.; OLIVEIRA, C. B.; KÜESTNER, C.. Concurso para Professor Assistente de Música de São Bernardo (Edital PROEN 025/2013). 2013. Universidade Federal do Maranhão.

4.
ZORZAL, R. C.; CERQUEIRA, D. L.; AVILA, G. A.. Seletivo de Canto e Prática Coral (Edital PROEN 197/2012). 2013. Universidade Federal do Maranhão.

5.
FONSECA, L. M. P. O.; OLIVEIRA, F. A.; CERQUEIRA, D. L.. Seletivo de Artes Visuais, subárea Novas Tecnologias (Edital PROEN 057/2013). 2013. Universidade Federal do Maranhão.

6.
BENETTI, G. F.; CERQUEIRA, D. L.; ZORZAL, R. C.. Seletivo de Canto e Regência (Edital PROEN 095/2011). 2011. Universidade Federal do Maranhão.

7.
BENETTI, G. F.; CERQUEIRA, D. L.; ZORZAL, R. C.. Seletivo de Composição e Educação Musical (Edital PROEN 095/2011). 2011. Universidade Federal do Maranhão.

8.
CERQUEIRA, D. L.; AVILA, G. A.; SILVA, M. A. A.; SANTOS FILHO, J. A.. Seletivo de Educação Musical (Edital PROEN 259/2009). 2010. Universidade Federal do Maranhão.

9.
CERQUEIRA, D. L.; CASTRO, V. M. S.; CASTRO, C.; KÜESTNER, C.; PASCUCCI, M. A.; VERAS, I.. Prova de Habilidades Específicas PAES 2010. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.

10.
CERQUEIRA, D. L.. Concurso para Professor Assistente - Piano (Edital PROG 101/2010). 2010. Universidade Estadual do Maranhão.

11.
CERQUEIRA, D. L.. Concurso para Professor Assistente - Folclore Musical (Edital PROG 101/2010). 2010. Universidade Estadual do Maranhão.

12.
CERQUEIRA, D. L.. Concurso para Professor Assistente - História da Música (Edital PROG 101/2010). 2010. Universidade Estadual do Maranhão.

13.
CERQUEIRA, D. L.; CASTRO, V. M. S.. Seletivo de Contraponto e Fuga (Edital PROG 035/2009). 2009. Universidade Estadual do Maranhão.

14.
CARVALHO, M. G. C.; CASTRO, C.; CERQUEIRA, D. L.. Seletivo de Piano (Edital PROG 102/2009). 2009. Universidade Estadual do Maranhão.

15.
CARVALHO, M. G. C.; CERQUEIRA, D. L.; CASTRO, C.. Seletivo de Instrumentação e Regência (Edital PROG 154/2009). 2009. Universidade Estadual do Maranhão.

Outras participações
1.
CERQUEIRA, D. L.; PEREIRA, L. C. B.; AMORIM, Q. P. B. S.; CORDEIRO, R. J. A. M.; QUADROS JÚNIOR, J. F. S.; BORDINI, R. M.. Teste de Habilidades Específicas em Música - 2014.2. 2014. Universidade Federal do Maranhão.

2.
CERQUEIRA, D. L.; CORDEIRO, R. J. A. M.; BORDINI, R. M.; AVILA, G. A.; PADILHA, A. F. S.; PEREIRA, L. C. B.. Teste de Habilidades Específicas em Música - 2015.1. 2014. Universidade Federal do Maranhão.

3.
CERQUEIRA, D. L.; AVILA, G. A.; COSTA NETO, J. B.. Concurso de Música Carnavalesca de Pedreiras/MA. 2013.

4.
CERQUEIRA, D. L.; ZORZAL, R. C.; OLIVEIRA, C. B.. Teste de Habilidades Específicas em Música - 2012.2. 2012. Universidade Federal do Maranhão.

5.
CERQUEIRA, D. L.; ZORZAL, R. C.. Teste de Habilidades Específicas em Música - 2013.1. 2012. Universidade Federal do Maranhão.

6.
CERQUEIRA, D. L.. Concurso de Escolas de Samba de São Luís/MA. 2011. Fundação Municipal de Cultura de São Luís/MA.

7.
CERQUEIRA, D. L.; AVILA, G. A.; ZORZAL, R. C.; THIESEN, R.; PASCUCCI, M. A.. Teste de Aptidão Musical - 2011/2º. 2011. Universidade Federal do Maranhão.

8.
CERQUEIRA, D. L.; AVILA, G. A.; THIESEN, R.; PASCUCCI, M. A.; ZORZAL, R. C.. Teste de Aptidão Musical - 2012/1º. 2011. Universidade Federal do Maranhão.

9.
CERQUEIRA, D. L.; CASTRO, C.; KÜSTNER, Christoph Clemens; ARAÚJO, A. N.. Prova de Habilidades Específicas PAES 2012. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.

10.
CERQUEIRA, D. L.; AVILA, G. A.; ZORZAL, R. C.; BENETTI, G. F.. Teste de Aptidão - 2010/2º. 2010. Universidade Federal do Maranhão.

11.
CERQUEIRA, D. L.; AVILA, G. A.; ZORZAL, R. C.; THIESEN, R.. Teste de Aptidão Musical - 2011/1º. 2010. Universidade Federal do Maranhão.

12.
CERQUEIRA, D. L.; CASTRO, C.; CASTRO, V. M. S.; CARVALHO, M. G. C.; ARAÚJO, A. N.; KÜSTNER, Christoph Clemens. Prova de Habilidades Específicas PAES 2011. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.

13.
CERQUEIRA, D. L.; SOUSA, Victor Manuel de; REGO, T.; SANTOS NETO, J.; NETO, O.. I Festival de Música de Bacabal. 2009. Prefeitura de Bacabal (MA).

14.
AVILA, G. A.; SILVA, M. A. A.; CERQUEIRA, D. L.. I Festival de Música Som na Cuca. 2009. Universidade Federal do Maranhão.

15.
CERQUEIRA, D. L.; AVILA, G. A.; ZORZAL, R. C.; THIESEN, R.; SILVA, M. A. A.; SANTOS FILHO, J. A.. Teste de Aptidão - 2010/1º. 2009. Universidade Federal do Maranhão.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Semana de Música da Uema.Introdução e Thema com Variações para Pianoforte de Antonio Luiz Miró (1805-1853). 2017. (Encontro).

2.
VIII Seminário Internacional de Políticas Culturais.Políticas Públicas de Cultura para a Música em Estados Brasileiros: um estudo comparativo. 2017. (Seminário).

3.
VII MUSICOM.Parecerista do VII MUSICOM. 2017. (Encontro).

4.
I Ciclo de Palestras e Debates Acadêmicos ? Música, Educação e Cultura.Metodologia da Pesquisa em Música. 2016. (Outra).

5.
I Encontro de Professores de Piano da UNIRIO. 2015. (Encontro).

6.
XII Encontro Regional da ABEM Nordeste / I Encontro Regional Nordeste do PIBID de Música.Minicurso de Piano Coletivo. 2014. (Oficina).

7.
XII Encontro Regional da ABEM Nordeste / I Encontro Regional Nordeste do PIBID de Música.O PIBID na formação do licenciado em música. 2014. (Encontro).

8.
III Semana de Linguagens e Códigos da UFMA.Composição e Improvisação no ensino de Música. 2013. (Encontro).

9.
XIII Encontro Humanístico.Música: da paixão à profissão. 2013. (Encontro).

10.
XIII Encontro Humanístico.Cultura Afro-brasileira: aspectos sociológicos e artísticos. 2013. (Encontro).

11.
II Semana de Linguagens e Códigos da UFMA.A formação do professor de Música. 2012. (Encontro).

12.
XII Encontro Humanístico.Patrimônio Cultural: políticas públicas de gestão da Cultura na Música. 2012. (Encontro).

13.
III Semana de Música da UEMA.Pedagogia da Performance Musical. 2011. (Outra).

14.
I Seminário Interdisciplinar de Educação Musical e Antropologia.Palestra sobre o projeto de pesquisa "Pedagogia da Performance Musical no Brasil". 2011. (Seminário).

15.
XI Encontro Humanístico.Grupo de Trabalho - Artes. 2011. (Encontro).

16.
Jornada Pedagógica da EMEM.Acessoria em Pedagogia dos Instrumentos Musicais. 2010. (Outra).

17.
V Encontro da ABEM Norte.Categorização do Ensino de Instrumentos Musicais e Canto. 2010. (Encontro).

18.
X Encontro Humanístico.O processo de ensino e aprendizagem nas liguagens artísticas: aspectos cognitivos, culturais e sociais. 2010. (Encontro).

19.
XX Congresso da ANPPOM. Reflexões sobre o ensino de instrumentos musicais na Escola de Música do Estado do Maranhão. 2010. (Congresso).

20.
III Semana de Piano da EMEM.Master Class e Curso de Pedagogia do Piano. 2009. (Oficina).

21.
I MUSICOM.Um enfoque musical sobre a Música na mídia. 2009. (Encontro).

22.
I Semana de Música da UEMA.Palestra sobre Música e Políticas Públicas e Oficina de Teclado. 2009. (Oficina).

23.
IX Encontro Humanístico.O Arranjo no Ensino Coletivo de Piano. 2009. (Encontro).

24.
XIX Congresso da ANPPOM. Uma proposta para o ensino de Contraponto. 2009. (Congresso).

25.
Festival de Música Brasil-Alemanha (UNIRIO).Master-Class. 2008. (Oficina).

26.
IV Simpósio de Música da FAP.IV Simpósio de Música da FAP. 2008. (Simpósio).

27.
I Festival de Música de Santa Catarina.Recital. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CERQUEIRA, D. L.; SOUSA, E. J. . Encontro de Músicos. 2014. (Outro).

2.
CERQUEIRA, D. L.. Concurso para Soldado Músico da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar (Edital 03/2012). 2013. (Concurso).

3.
CERQUEIRA, D. L.. III Mostra do PIBID de Artes. 2013. (Outro).

4.
ZORZAL, R. C. ; OLIVEIRA, C. B. ; AVILA, G. A. ; CERQUEIRA, D. L. . II Festival de Violão da UFMA. 2013. (Festival).

5.
CERQUEIRA, D. L.. Assessoria Cultural do Fórum de Graduação da UFMA 2013. 2013. (Outro).

6.
CERQUEIRA, D. L.. II Festival de Música Barroca de Alcântara. 2012. (Festival).

7.
OLIVEIRA, C. B. ; AVILA, G. A. ; ZORZAL, R. C. ; CERQUEIRA, D. L. . I Festival de Violão da UFMA. 2012. (Festival).

8.
CERQUEIRA, D. L.. I Festival de Música Barroca de Alcântara. 2011. (Festival).

9.
CERQUEIRA, D. L.; DIAS, R. L. . Oficina de Madeiras. 2011. (Outro).

10.
THIESEN, R. ; CERQUEIRA, D. L. . I Seminário de Educação Musical e Antropologia da UFMA (SEMA). 2011. (Outro).

11.
CERQUEIRA, D. L.. Recital de Joana Boechat. 2010. (Concerto).

12.
OLIVEIRA, P. R. C. ; AVILA, G. A. ; CERQUEIRA, D. L. . II MUSICOM - Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Luís Lopes. Aprendizado Musical nas Igrejas Evangélicas: A Igreja Assembléia de Deus de Madureira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Daniel Lemos Cerqueira.

2.
Cecília Moraes Cruz. Ensino e Aprendizagem Musical em uma Oficina de Percussão de Maracatu: Tambores de Olokun. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Daniel Lemos Cerqueira.

3.
Marluce de Souza Ferreira Oliveira. Ensino de Música Infanto-Juvenil com Violino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Daniel Lemos Cerqueira.

4.
Theodoro Secchin de Moura. Ensino de Música: Salas Adequadas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Daniel Lemos Cerqueira.

5.
Victor Manuel de Sousa Castro. Performance Violonísica: reflexões sobre métodos de ensino aplicadas ao desempenho e repertório. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Daniel Lemos Cerqueira.

6.
Wilson Pereira Almendra Júnior. As bandas de música na formação do músico instrumentista profissional de São Luís/MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Daniel Lemos Cerqueira.

7.
Márcio Kley de Alencar Ribeiro. Da Música na Capoeira: ensino e aprendizagem musical no grupo musical Giramundo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Daniel Lemos Cerqueira.

8.
Antônio Lisboa da Silva. Educação Musical de Jovens e Adultos: políticas, desafios e proposta de metodologia para o ensino de Música. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Daniel Lemos Cerqueira.

9.
Raimundo Luiz Ribeiro. Inclusão através do projeto Música no Munim: musicalizando crianças e jovens. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Daniel Lemos Cerqueira.

10.
Raimundo Nonato Soeiro Silveira. Método de Pandeiro para ensino individual e coletivo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Daniel Lemos Cerqueira.

11.
Andréa Lúcia dos Santos Ferreira Rodrigues. O Curso Básico de Piano da Escola de Música do Estado do Maranhão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Daniel Lemos Cerqueira.

12.
Flávia Maria de Souza Correia. Educação Musical através de software: utilização do GNU Solfege em escola regular. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Licenciatura) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Daniel Lemos Cerqueira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 10:14:36