Laércio Bento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6968503920810447
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Graduação em Administração de Empresas, e pós-graduação em e-Business e Gestão Empresarial, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Em março de 2008, iniciou o doutorado - como aluno especial - em Comunicação Social, na Universidade Metodista de São Paulo. Em outubro do mesmo ano, após aprovação em Processo Seletivo, passou a pertencer ao corpo de alunos regulares do doutorado. A conclusão do doutorado ocorreu com apresentação de tese em 11/12/2012. Foi coordenador do curso de Processos Gerenciais, e do Curso Superior de Tecnologia em Marketing (2015/2018), presencial, além de ser professor na Universidade Metodista de São Paulo, em disciplinas presenciais e a distância, na área de Marketing. Membro do NDE - Nucleo Docente Estruturante dos cursos de Marketing, Logística, Gestão de Seguros (EaD) e Recursos Humanos da EGD - Escola de Gestão e Direito/UMESP. Membro da Comissão Editorial (2017) EGD. Foi professor-tutor do curso online, da Fundação Getúlio Vargas - RJ, na mesma área. Desenvolve pesquisas em Redes Sociais, Mídia Social e Comunidades Online.Membro convidado do Comité Científico de la Colección Koiné de Comunicación y Ciencias Sociales extensible también para el «Consejo asesor científico» de la revista científica Communico, publicada pela USJ - Universidad San Jorge, Zaragoza, Espanha, para onde, acompanhou turma de alunos em intercâmbio, em 2017. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laércio Bento
Nome em citações bibliográficas
BENTO, L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Metodista de São Paulo, FCA.
Rua Alfeu Tavares, 149
Rudge Ramos
09641000 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil
Telefone: (11) 43665600
URL da Homepage: www.metodista.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Comunicação mercadológica em mídias sociais online ? análises estruturais para relacionamentos em redes virtuais, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Daniel dos Santos Galindo.
Bolsista do(a): Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Administração.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: DESCONSTRUÇÃO DO PARADIGMA DO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE METACRÍTICA DOS FATORES HISTÓRIO-ECONÔMICO-POLÍTICOS QUE INFLUENCIARAM E DETERMINARAM A IDEOLOGIA EDUCACIONAL BRASILEIRA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Profa. Dra. Marly Cavalcanti.
Palavras-chave: Administração; Paradigma; Autor nacional; política; Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Educação; Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.
2004 - 2005
Especialização em Gestão Empresarial e E-Business.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: A Relação entre o E-Business e o Conceito On-Demand.
Orientador: Prof. Dr. Roberto Gardesani.
1998 - 2004
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: O Empreendedorismo e o Ensino Universitário.
Orientador: Prof. Dr. Luiz Carlos Jacob Perera.




Formação Complementar


2017 - 2017
Design Thinking para Educadores. (Carga horária: 16h).
Instituto Educadigital, IE, Brasil.
2015 - 2015
Modelo de Excelência em Gestão - MEG. (Carga horária: 4h).
Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Introdutório docência de disciplinas semipresencia. (Carga horária: 6h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2007 - 2007
Novo SIGA - Programa Metodista de Educ. e Desenvol. (Carga horária: 4h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Introdução `Educação à Distância. (Carga horária: 20h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Tutoria em EAD. (Carga horária: 8h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em EAD Docência. (Carga horária: 90h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em EAD Tutorial de Professores. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2004 - 2004
Encontro Mackenzie de e-business.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2003 - 2003
Mkt Editorial. Campanhas, estrat. e comunicação. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. Assistente, Carga horária: 18
Outras informações
Tendo atuado anteriormente como Professor-Voluntário, passei a integrar o quadro de docentes da UMESP, em janeiro/2007. No primeiro semestre/2006 - orientação para projeto de Plano de Negócios; No segundo semestre nas disciplinas: Liderança Empresarial (semi-presencial); Marketing Avançado: Gestão de Marketing; em nível de Graduação.

Atividades

01/2007 - Atual
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Administração
Trade Marketing
Ambiente de Mercado
Marketing de Serviços
Gestão de Marketing
Liderança Empresarial - semipresencial
Plano de Negócios
08/2007 - 10/2007
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing de Serviços

Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Cooperativado, Enquadramento Funcional: Professor-Tutor
Outras informações
Tutoria em cursos EAD, nas disciplinas (já tutoradas): Marketing de Serviços (curso Livre): Gestão de Marketing I (MBA); Gestão de Marketing II (MBA).

Atividades

07/2006 - Atual
Ensino, MBA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing de Serviços
Gestão de Marketing I
Gestão de Marketing II


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: REGS Revista Eletrônica de Gestão e Serviços
2009 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica de Gestão e Serviços
2008 - 2008
Periódico: Revista DiCA - Dialogar, Conhecer e Aprender
2008 - Atual
Periódico: Revista DiCA - Dialogar, Conhecer e Aprender


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: REGS Revista Eletrônica de Gestão e Serviços
2017 - Atual
Periódico: REVCOMMUNICO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Social.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Professor Homenageado, Curso Tecnólogo em Marketing - Universidade Metodista de São Paulo.
2013
Professor Homenageado, Universidade Metodista de São Paulo - curso Tecnólogo em Marketing.
2012
Patrono turma Professor Mestre Laércio Bento - Turma Tecnólogo em Marketing 2011/2, Universidade Metodista de São Paulo/Faculdade de Gestão e Serviços.
2012
Patrono e Paraninfo da Turma Prof. Mestre Laércio Bento - concluintes junho/2012 Tecnólogo em Marketing EaD, UMESP universidade Metodista de São Paulo.
2012
Professor Homenageado, Universidade Metodista de São Paulo - FAGES - Tec. Marketing - Turma junho/2012.
2010
Paraninfo da "Turma Professor Mestre Cleibson Gonçalves Batista" Curso Tecnólogo em Marketing FAGES jun/2010, FAGES Fac. Gestão e Serviços - UMESP.
2008
Professor Homenageado da Turma Prof. Marcelo dos Santos, UMESP - Universidade Metodista de Sao Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
GALINDO, D. ; GONCALVES, E. M. ; MARQUESI, A. C. ; SQUIRRA, S. ; CRUZ, M. A. ; PEREZ-MARTINEZ, V. M. ; TOLOSANA, E. A. ; BENTO, L. ; BENTO, L. . Análise de redes sociais virtuais: da estrutura aos relacionamentos. In: Daniel dos Santos Galindo. (Org.). A Comunicação de Mercado em Redes Virtuais. 1ed.Chapecó: Argos, 2015, v. 1, p. 171-218.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BENTO, L.. Análise de redes sociais: uma expectativa de integração estratégica dos processos comunicacionais. In: II ECOM - Conferência Brasileira deEstudos em Comunicação e Mercado, 2012, São Paulo. O re-pensar e o re-fazer da comunicação com o mercado, 2012.

2.
BENTO, L.. Análise de redes sociais UMA EXPECTATIVA DE INTEGRAÇÃO ESTRATÉGICA DOS PROCESSOS COMUNICACIONAIS. In: II ECOM - Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação Mercadológica, 2012, São Paulo. Anais do II ECOM, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PERERA, L.C.J. ; NASSIF, V.M.J. ; BENTO, L. ; NEGRO, A.C.M. ; ONO, L. ; PRAMIO, H.S. . Revitalizando a Relação Ensino-Aprendizagem em Administraç~~ao por meio de Recursos Estéticos. In: EnANPAD 2004, 2004, Curitiba. XXVII Encontro da ANPAD, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
BENTO, L.. Análise de redes sociais UMA EXPECTATIVA DE INTEGRAÇÃO ESTRATÉGICA DOS PROCESSOS COMUNICACIONAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BENTO, L.. Contribuições e imbricações: um olhar multidisciplinar sobre os possíveis ângulos para uma melhor analise dos processos comunicacionais presentes nas redes sociais na internet. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BENTO, L.. Redes Sociais em Comunidades de Marcas - potencialidades para fluxos comunicacionais mercadológicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BENTO, L.. O setor editorial: uma análise da rpodutção especializada e as transformações impostas por adquirentes internacionais de organizações brasileiras nos anos recentes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BENTO, L.. O Setor editorial: uma análise da produção especializada a partirdas transformações impostas por adquirentes internacionais de organizações brasileiras nos anos recentes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PERERA, L.C.J. ; NASSIF, V.M.J. ; BENTO, L. ; NEGRO, A.C.M. ; PRAMIO, H.S. ; ONO, L. . ENANPAD. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BENTO, L.. The social media bible. São Bernardo do Campo, SP: Metodista, 2009 (Resenha bibliográfica - Revista Comunicação & Sociedade).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Victor Hugo Felix ; BENTO, L. . ABC ganha shopping só para noivas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BENTO, L.. Guia de Estudo de Marketing, vol. 3 - Coleção Cadernos Didáticos (4 capítulos). 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Estudos - Cadernos Didáticos Metodista).

2.
CAMARGO, R.D. ; BENTO, L. . Marketing: como consolidar uma marca no mercado. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Estudos - Cadernos Didáticos Metodista).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BENTO, L.. Tecnologia da Informação - Transportes Giglio. 2008. Universidade Metodista de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Internacional.Netnografia. 2017. (Oficina).

2.
Formatura turma Prof. Angelo Baroni Netto.Paraninfo da turma. 2016. (Outra).

3.
II ECOM - Conferência Brasileira deEstudos em Comunicação e Mercado.Análise de redes sociais UMA EXPECTATIVA DE INTEGRAÇÃO ESTRATÉGICA DOS PROCESSOS COMUNICACIONAIS. 2012. (Outra).

4.
Palestra 'Comunicação mercadol´gica em Mídias Sociais'.Comunicação Mercadológica em Mídias Sociais. 2012. (Oficina).

5.
XV Congresso Metodista. Análise de redes sociais - da estrutura aos relacionamentos. 2012. (Congresso).

6.
XV Congresso Metodista. XV Congresso Metodista - Logística. 2012. (Congresso).

7.
Workshop de Ferramentas Digitais/IBGE. 2011. (Outra).

8.
XIV Congresso Científico da Universidade Metodista de São Paulo. Contribuições e imbricações: um olhar multidisciplinar sobre os possíveis ângulos para uma melhor analise dos processos comunicacionais presentes nas redes sociais na internet. 2011. (Congresso).

9.
4ª Conferência Brasileira de Comunicação e Tecnologias Digitais.A imagem da política brasileira nas mídias digitais registradas por comunidades no Orkut. 2010. (Outra).

10.
XIII Congresso Científico Metodista.Comunicação, Instituições e Mercado - Comunidades de Marcas em Redes Sociais. 2010. (Outra).

11.
Social Media Brasil. 2009. (Encontro).

12.
XII Congresso de Iniciação e Produção Científica, no XI Seminário de Extensão e no VI Seminjário PIBIC/UMESP de Pesquisa da Univ. Metodista de São Paulo. Geral. 2009. (Congresso).

13.
XIV Regiocom - Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Redes Sociais: ameaça ou oportunidade dependendo da força ou da fraqueza empresariais para estabelecer fluxos comunicacionais com as comunidades de marca. 2009. (Congresso).

14.
XII CELACOM - Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação. 2008. (Outra).

15.
3º Encontro Nacional de Tutores FGV Online 2007. 2007. (Encontro).

16.
5th International Conference of the Iberoamerican Academy of Management.O Setor Editorial: uma análise da Produção especializada e as transformações impostas por adquirentes internacionais de organizações brasileiras nos anos recentes. 2007. (Outra).

17.
fevest 2007.Orientações. 2007. (Outra).

18.
II CONTEXTO Conferência Internacional de Organizações Trabalho e Excelência Empreendedora. GESTÃO DO CONHECIMENTO VERSUS TURNOVER - A MAIS VALIA DO TRABALHADOR COMO PATRIMÔNIO ORGANIZACIONAL. 2006. (Congresso).

19.
II CONTEXTO - Conferência Internacional de Organizações Trabalho e excelência Empreendedora.O SETOR EDITORIAL:UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESPECIALIZADA A PARTIR DAS TRANSFORMAÇÕES IMPOSTAS POR ADQUIRENTES INTERNACIONAIS DE ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS NOS ANOS RECENTES. 2006. (Simpósio).

20.
I CONTEXTO - Conferência Internacional de Organizações, Trabalho e ExceLencia Empreendedora. 2005. (Congresso).

21.
EnANPAD 2004.Revitalizando a relação ensino-aprendizagem em administração por meio de recursos estéticos. 2004. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luara Martins Rogante e Matheus Pereira Graciano. Hospedagem de baixo custo para jovens. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

2.
Matheus Pereira Graciano. Ensino técnico integrado ao ensino médio - uma visão baseada em proposta de valor. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola de Gestão e Direito - Universidade Metodista de São Paulo) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

3.
Claudio Eleno Mouta Rodrigues. Gestão e plano de marketing para operadoras de plano de saúde. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

4.
Priscila de Fatima Sucadolnik. Conhecer melhor o seu mercado e desenvolver as melhores estratégias de relacionamento com seus consumidores. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alexander Ferreira, Alexandre de Almeida, Carlos Eduardo Per. Responsabilidade Social na Indústria Química - a análise do programa de responsabilidade social com os padrões Henkel de qualidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Logística) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

Iniciação científica
1.
Adriana Tomaz dos Santos, Amabilina Bertelli Bueno, Eliane C. Implantação de AGV's a partir de fio condutor indutivo na linha de montagem de eixos da Mercedes Benz. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Logística) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

2.
Juliana Cristine Manoel, Luiz Henrique C de Miranda, Mathias. PAP - Projeto de Ação Profissional - Plano de Negócio "Onda Artificial". 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

3.
Adriana Quartero, Auxiliadora de Paula Santana, Camila Alves. Plano de Negócios - Produto Gózzi Preservativo. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

4.
Edson Gerônimo, Jonathan Beluzzi, Juliana Manzuchi, Luana Ca. PAP - Projeto de Ação Profissional - Bamboo's Bar ME. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

Orientações de outra natureza
1.
Grupo de Trabalho. Projeto de identificação por código de barras na empresa ISRINGHAUSEN MOLAS e assentos automotivos. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Logística) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

2.
Grupo de Trabalho. Transporte de rpodutos perigosos - Viabilização técnica e econômica de segregação de produtos incompatíveis durante o transporte. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Logística) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

3.
Grupo de Trabalho. Studio Arte Sana Tattoo. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

4.
Grupo. Oxi-biodegradáveis. 2009. Orientação de outra natureza - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

5.
Grupo. Instituto Eloah. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

6.
Grupo. Comunicação Integrada Paulicon Corretora de Seguros. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

7.
Grupo. Pesquisa de Marketing: Desenvolvimento de um Plano de Comunicação e Melhorias Estruturaisna Doceira Cristal. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

8.
Grupo. Plano de Comunicação para o produto Esponja de Aço Perfumada. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

9.
Grupo. Estratégias promocionais do IBCO. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

10.
Grupo. Promoção - Produtos Ceratti. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

11.
Grupo. Parque Escola do Conhecimento Sabina. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

12.
Grupo. Absoluto Bar. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

13.
Grupo. Hillis. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

14.
Grupo. PAP - Orix. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

15.
Grupo. CD Palmas. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Logística) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

16.
Grupo. PAP - FOCO Logistica. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Logística) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

17.
Grupo: Ana Paula L Ribeiro; Debora C. Silva; Eric R. Silva;. Controle de Estoques pelo ERP. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Logística) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

18.
Grupo PAP. Transporte e Movimentação. 2009. Orientação de outra natureza. (Logística) - Faculdade de Gestão e Serviços. Orientador: Laércio Bento.

19.
Grupo PAP. Administração Organizacional/Provedor Logistico. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogos em Logística) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

20.
Grupo PAP. Gestao Mkt aplicado ao SAC da empresa Caltabiano. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

21.
Grupo PAP. Gestão Logística da empresa Goorila.com. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogos em Logística) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

22.
Grupo PAP. Rocha Forte Cadeia de Suprimentos. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogos em Logística) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

23.
Grupo PAP. Styllo Esportivo. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

24.
Grupo PAP. C&C Serviços. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogos em Logística) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

25.
Grupo PAP. Agres Embalagens. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

26.
Grupo PAP:. SEAC Etiquetas. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

27.
Grupo PAP. Escola de Cabeleireiro Saturno. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

28.
Grupo PAP. Lojas Renner S/A. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

29.
Grupo PAP. Salão Oficina de Beleza. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

30.
Grupo PAP. Moto Remaza - Restruturação Atendimento e Expansão do PDV. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

31.
Grupo PAP. Cowpots. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

32.
Grupo PAP. JC Tavares Com de Rações Ltda ME. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

33.
Grupo PAP. Petshop Quirino. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

34.
Grupo PAP. Quaruo Editorial Ltda. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

35.
Grupo PAP. Wizard - Unidade Pq das Nações - Sto. André. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

36.
Grupo PAP. Comunicação Integrada Paulicon Corretora Seguros. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

37.
Grupo PAP. Pesquisa de Marketing: desenvolvimento de um plano de comunicação e melhorias estruturais na Doceira Cristal. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

38.
Grupo PAP. Esponja de Aço Perfumada. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

39.
Grupo PAP. Estratégias promocionais do IBCO. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

40.
Grupo PAP. Promoção - Produtos Ceratti. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnólogo em Marketing) - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

41.
Grupo PAP. Parque Escola do Conhecimento Sabina. 2009. Orientação de outra natureza - Fac. Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

42.
Grupo de Trabalho. Implantação do sistema 5S em armazenagem. 2009. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Logística) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

43.
Thaiz. Reestruturação do Ponto de Venda - Estudo de Caso do Center Castilho. 2008. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

44.
Renata. CEVALogístics. 2008. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Logística) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

45.
R. Rodovias. 2008. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Logística) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

46.
R. Logística - Tertraz (PAP). 2008. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Logística) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

47.
R. PAP - Desenvolvimento de uma empresa L.S. Logística. 2008. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Logística) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

48.
Renan Moreno. PAP - Adega Tonel do Rudge - Expansão. 2008. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

49.
R. PAP - Supermercado Fenícia - Expansão. 2008. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

50.
R. Enternet Informática - Expansão. 2008. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

51.
R. Como ampliar o número de assinantes num nicho de mercado. 2008. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

52.
R. Expansão - Implementação de uma clínica cirúrgica. 2008. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

53.
Leonardo. PAP - Relocalização da Adera Raro Vinhos. 2008. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

54.
Marcos. PAP - Expansão Implantação de filial. 2008. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.

55.
grupo. PAP - Expansão de Call Center. 2008. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Marketing) - Universidade Metodista de São Paulo. Orientador: Laércio Bento.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
GALINDO, D. ; GONCALVES, E. M. ; MARQUESI, A. C. ; SQUIRRA, S. ; CRUZ, M. A. ; PEREZ-MARTINEZ, V. M. ; TOLOSANA, E. A. ; BENTO, L. ; BENTO, L. . Análise de redes sociais virtuais: da estrutura aos relacionamentos. In: Daniel dos Santos Galindo. (Org.). A Comunicação de Mercado em Redes Virtuais. 1ed.Chapecó: Argos, 2015, v. 1, p. 171-218.



Outras informações relevantes


Tenho trabalhado no Setor Editorial voltado para o Nível Superior, há mais de 25 anos. 
No curso de doutorado em Comunicação Social da UMESP, desenvolvi pesquisas voltadas para a área de Consumo, para a qual elaborei minha tese, com foco em COMUNIDADES DE MARCAS e REDES SOCIAIS.
Gostaria muito de compartilhar conhecimentos com colegas. Outras áreas de muito interesse são: Groundswell, Redes Sociais, Buzzmarketing,Valor Estratégico da Integração Comunicacional, Comunicação e Consumo, Consumo Conspícuo, Pesquisa de Marketing.
Prof. Homenageado da turma 'Professor Mestre Klaus Haake Suppion', do curso de Tecnólogo em Marketing dos concluintes de dezembro de 2013 da Univ. Metodista de SP
Patrono e Paraninfo da 'Turma Professor Mestre Laércio Bento', dos concluintes de junho de 2012 curso de Tecnólogo em Marketing EaD Univ. Metodista
Patrono da turma 'Professor Mestre Laércio Bento', curso Tecnólogo em Marketing dos concluintes de dezembro de 2011, Univ. Metodista
Prof. Homenageado da turma 'Professor Mestre Marco Aurélio Bernardes1 curso Tecn. Marketing, Univ. Metodista
Professor Homenageado turma 'Profa. Angelita Aparecida Nogueira de Mattos Silva', curso Tecnólogo em Marketing, Univ. Metodista



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 22:41:59