Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4151590837429118
  • Última atualização do currículo em 06/02/2019


Possui graduação em letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). É Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2008), com o estudo de efeitos de inibição inconsciente na aquisição da Segunda Língua e, atualmente, é doutoranda em Linguística no Programa de Pós-graduação do Departamento de Letras da UFPE. Trabalhou com o ensino de Língua Francesa durante dez anos na Aliança Francesa de Recife, onde foi também coordenadora pedagógica. Realizou cursos de aperfeiçoamento no BELC/CIEP ? Centre International d?Études Pédagogiques, da Université de Nantes. É membro da Associação Aliança Francesa de Recife e da Associação dos Professores de Francês de Pernambuco. Foi Coordenadora do curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa na modalidade a Distância da Universidade Federal de Pernambuco, na qual é Professora Adjunto do curso de Licenciatura em Letras-Língua Francesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes
Nome em citações bibliográficas
FERNANDES, O. P. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação.
Universidade Federal de Pernambuco UF/PE
Iputinga
50670901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21267752
URL da Homepage: https://www.ufpe.br/letraslf/


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Pos-Grduação em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O ESTUDO DE GÊNEROS NO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA: PERSPECTIVAS E ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE),
Orientador: Maria Virgínia Leal.
Palavras-chave: Análise do Discurso; Ensino; Língua Francesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Título: Efeitos de inibições inconscientes na aquisição da segunda língua,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Maria de Fátima Vilar de Melo.
Palavras-chave: Segunda Língua; Língua Materna; Psicanálise; Análise de Discurso de Michel Pêcheux; inibição.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2003
Especialização em Psicologia da Educação. (Carga Horária: 390h).
Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Título: Recursos extra-lingüísticos no ensino de segunda língua: a análise de uma aula de francês.
Orientador: Rosane Maria Alencar da Silva.
1997 - 2001
Graduação em letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Stage d'été. (Carga horária: 128h).
Centre international d'études pédagogiques, CIEP, França.
2007 - 2007
correcteurs et examinateurs du DELF et du DALF. (Carga horária: 128h).
Centre international d'études pédagogiques, CIEP, França.
2006 - 2006
Tout va bien. (Carga horária: 15h).
Aliança Francesa de Recife, AF-REC, Brasil.
2002 - 2006
Enseigner aux enfants... Oui, mais comment?. (Carga horária: 30h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2005 - 2005
Certificat pratique de langue française (3 degré). (Carga horária: 128h).
Universite de Nancy Ii, U.N. II, França.
2004 - 2004
diplôme d'études françaises (2 degré). (Carga horária: 128h).
Universite de Nancy Ii, U.N. II, França.
2003 - 2003
enseigner par la vidéo. (Carga horária: 12h).
Aliança Francesa de Recife, AF-REC, Brasil.
2003 - 2003
Une nouvelle méthode pour l'Alliance Française. (Carga horária: 21h).
Aliança Francesa de Recife, AF-REC, Brasil.
2003 - 2003
intégration utilisation des ressources multimédias. (Carga horária: 6h).
alinaça francesa de recife, AF-REC, Brasil.
2003 - 2003
certificat pratique de langue française (1 degré). (Carga horária: 128h).
Universite de Nancy Ii, U.N. II, França.
2002 - 2002
l'autonomisation de l'enseignat dans un univ. mult. (Carga horária: 6h).
Aliança Francesa, AF-REC, Brasil.
2002 - 2002
L'évaluation de l'écrit dans les épreuves du DELF. (Carga horária: 12h).
Aliança Francesa de Recife, AF-REC, Brasil.
1998 - 1998
Estudos de francês prático 1. (Carga horária: 120h).
Alliance Française de Paris, AF, França.
1998 - 1998
Estudos de Francês prático 2. (Carga horária: 120h).
Alliance Française de Paris, AF, França.
1998 - 1998
avancé de langue et civilisation française. (Carga horária: 256h).
Alliance Française de Paris, AF-PARIS, França.
1997 - 1997
I círculo de estudos do nurc-recife. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
De 31 de Março a 30 de Outubro de 2016, foi Vice-coordenadora do Curso de Licenciatura de Língua Portuguesa a Distância; De 01 de Novembro até os dias atuais, é coordenadora do Curso de Língua Portuguesa a Distância. É membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Língua Francesa; É membro do NDE do Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa; É membro do colegiado do Curso de Licenciatura de Língua Portuguesa - EAD; É membro do NDE do Curso de Licenciatura de Língua Portuguesa - EAD.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

06/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante?NDE do Curso de Licenciatura em Letras- Francês.
02/2015 - Atual
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenação de Tutoria do Curso de Garduação de Licenciatura em Letras/ Habilitação em Língua Portuguesa - Modalidade a Distância.
12/2014 - Atual
Extensão universitária , Centro de Artes e Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Projeto:Site do Leitorado de Francês: um espaço para a tradução.
07/2014 - Atual
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, .

Cargo ou função
Vice-Coordenação do Curso de Graduação de Licenciatura em Letras/Habilitação em Língua Portuguesa - Modalidade a Distância, do Departamento de Letras.
07/2014 - Atual
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, .

Cargo ou função
Vice-Coordenadora do Curso de Graduação de Licenciatura em Letras / Habilitação em Língua Portuguesa - Modalidade a Distância.
11/2016 - 02/2018
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de graduação de Licenciatura em Letras/Habilitação em Língua Portuguesa - Modalidade a Distância.
03/2016 - 07/2016
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LE774 - ESTÁGIO CURRICULAR EM FRANCÊS I
LE017 - FRANCES INSTRUMENTAL
LE782 - FRANCÊS V - SINTAXE II
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO CURRICULAR EM FRANCÊS II TT 90 horas 2015.2
ESTÁGIO CURRICULAR EM FRANCÊS IV TT 90 horas 2015.2
FRANCÊS IV - SINTAXE 1 TT 60 horas 2015.2
LITERATURA DE LÍNGUA FRANCESA I - SÉCULO XVI TT 60 horas 2015.2
01/2015 - 12/2015
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenadora de Turoria do Curso de Graduação de Licenciatura em Letras/ Habilitação em Língua Portuguesa - Modalidade a Distância.
02/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FRANCÊS III - MORFOLOGIA TT 60 horas 2015.1
FRANCÊS V - SINTAXE II TT 60 horas 2015.1
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I TT 30 horas 2015.1
07/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FRANCES INSTRUMENTAL PP 90 horas 2014.2
FRANCÊS IV - SINTAXE 1 TT 60 horas 2014.2
LITERATURA DE LÍNGUA FRANCESA I - SÉCULO XVI TT 60 horas 2014.2
LITERATURAS DE LINGUA FRANCESA 4 AN 60 horas 2014.2
LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL I - FRANCÊS TT 60 horas 2014.2
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FRANCÊS I- FONÉTICA E FONOLOGIA TT 60 horas 2014.1
LITERATURA EM LÍNGUA FRANCESA II - SÉCULO XVI E XVII TT 60 horas 2014.1
LITERATURAS DE LINGUA FRANCESA 3 LA 60 horas 2014.1
LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL II - FRANCÊS EL 60 horas 2014.1
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL I - FRANCÊS - PEAD 30 horas 2014.1
03/2013 - 07/2013
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FRANCES INSTRUMENTAL JN 90 horas 2013.1
FRANCÊS I- FONÉTICA E FONOLOGIA TT 60 horas 2013.1
LITERATURA EM LÍNGUA FRANCESA II - SÉCULO XVI E XVII TT 60 horas 2013.1
LITERATURAS DE LINGUA FRANCESA 4 CO 60 horas 2013.1
12/2012 - 02/2013
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FRANCES INSTRUMENTAL PP 90 horas 2012.2
LITERATURAS LINGUA FRANCESA 5 TB 60 horas 2012.2
LINGUA FRANCESA 7 CO 60 horas 2012.2
FRANCÊS IV - SINTAXE 1 TT 60 horas 2012.2

Aliança Francesa de Recife, AFREC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 29

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: coordenadora, Carga horária: 12


Faculdade dos Guararapes, FG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Centro universitário Maurício de Nassau - Recife, UNINASSAU, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20
Outras informações
Cursos vinculados à secretaria de Educação do Recife e ministrados nos centros de capacitação: "Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato" e "Escola Municipal de Ensino Profissional Anexa ao Centro Comunitário Salesiano do Recife".


Colégio São Paulo, CSP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Prestadora de serviço, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Grupo de Estudos Franceses de Aquisição de Língua e Literatura - GEFALL
Descrição: Refletir sobre as teorias atuais da aquisição da linguagem. Investigar os processos subjetivos da leitura em língua estrangeira. Verificar os eixos no ensino/aprendizagem da compreensão oral em língua estrangeira. Desenvolver os aspectos segmentais e suprassegmentais da língua francesa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .

Integrantes: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes - Coordenador / Oussama Naouar - Integrante / Simone Aubin - Integrante / Rosiane Maria Soares da Silva Xypas - Integrante / Rosária Cristina Costa Ribeiro - Integrante.
2013 - Atual
LitArEd
Descrição: A articulação dos temas da arte, da literatura e da educação é um foco de pesquisa que traz cada vez mais atenção dos pesquisadores. Numa perspectiva franco-brasileira, esta pesquisa se propõe a fornecer uma estrutura que seja ampla, geograficamente e do ponto de vista temático, para acompanhar academicamente este movimento contemporâneo em suas expressões brasileiras e francesas. Esta pesquisa faz parte das atividades científicas do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Devido à sua especificidade, e as teorias que ela convocá, ela se constituirá na intersecção dos estudos literários e da filosofia, chamando também abordagens antropológicas e a história das idéias para esclarecer um tema extenso e obscuro. Ela é dirigida pelo Prof Dr. Oussama Naouar que é o iniciador e o incentivador do projeto. Esta pesquisa é co-coordenada pela Profa Otavia Pedrosa. O grupo de pesquisa é realizado sob a presidência de honra do Prof. Dr. Alain Kerlan, filósofo e especialista reconhecido internacionalmente nesta área de pesquisa. O estabelecimento do grupo de investigação projetado é dividido em cinco eixos de pesquisa que se sobrepõem, se cruzam e se justapõem buscando trazer luzes ao problema de pesquisa. (Em processo de certificação). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes - Integrante / Oussama Naouar - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - 2015
Site do Leitorado de Francês: um espaço para a tradução
Descrição: Este projeto visa, não só criar e implementar uma página de web do Leitorado de Francês da UFPE, com o propósito de divulgar os trabalhos e as pesquisas de sua equipe de docentes e discentes, mas, especialmente, socializar a história deste espaço de trocas acadêmicas relacionadas com a língua francesa, dando oportunidade ao corpo discente da experiência em tradução..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes - Coordenador / Oussama Naouar - Integrante / Simone Aubin - Integrante.
2013 - Atual
La Fabrique Littéraire - Oficina de fabricação literária
Descrição: O projeto de extensão La Fabrique Littéraire propõe, a partir do trabalho com textos literários, que alunos da licenciatura em Letras-Francês desenvolvam práticas diversificadas de escritas. Visto a grande inibição dos alunos em escrever, neste projeto objetivamos tratar o texto como algo próximo e manipulável pelos graduandos. Ao unir as práticas de escrita e de leitura, os estudantes poderão manipular, colar, transformar, torcer e fundir as palavras de maneira lúdica e criativa a fim de motivá-los para essas duas práticasEste projeto surgiu a partir da demanda dos alunos, que demonstravam um bom nível oral de francês, entretanto se sentiam muito inseguros em relação às práticas escritas nessa mesma língua. La Fabrique Littéraire surgiu, então, para suplantar essa dificuldade apresentada por eles. Acreditamos que a partir do projeto eles poderão tornar o processo da escrita algo menos doloroso..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes - Integrante / Oussama Naouar - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Mestre em Ciências da Linguagem, Universidade Católica de Pernambuco.
2007
Corretora e examinadora do DELF e DALF, CIEP (Centre international d?études pédagogiques).
2005
Especialista em Psicologia da Educação, FAFIRE.
1999
Test d'accès au diplôme approfondi de langue française, Commission nationale du DELF et du DALF.
1998
Certificat d'études de français pratique (deuxième degré), Alliance Française de Paris.
1998
Certificat d'études de français pratique (premier degré), Alliance Française de Paris.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
FERNANDES, O. P. P.; SAILLER, R. . Atividades. In: Dilma Tavares Luciano e Carolina Leal Pires. (Org.). Atividades. 23ed.Recife: UFPE, 2014, v. 1, p. 77-79.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, O. P. P.. Efeitos de inibições inconscientes na aprendizagem de língua estrangeira. In: VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2015, Garanhuns/PE. Ensino de Língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Anais eletrônico do vi encontro das ciências da linguagem aplicadas ao ensino. Recife: Pipa comunicação, 2015. v. 1. p. 101-122.

Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, O. P. P.. Bakthin: uma visão diferenciada para o ensino de língua estrangeira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERNANDES, O. P. P.. O valor da língua / cultura no discurso político: uma análise crítica das representações sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FERNANDES, O. P. P.. Efeitos de Inibições Inconsciente no Aprendizado da Língua Estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FERNANDES, O. P. P.. Percurso histórico da Francofonia no Leitorado de Francês da UFPE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
FERNANDES, O. P. P.. Leitorado de Francês - Departamento de Letras. 2016; Tema: Divulgação das ações do Leitorado de Francês do Departamento de Letras da UFPE. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERNANDES, O. P. P.; LUCIANO, D. T.. Participação em banca de Roseany Guedes dos Reis.A tecnologia como recurso metodológico na Língua Portuguesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
FERNANDES, O. P. P.; LUCIANO, D. T.. Participação em banca de Jeniffer de Souza Nascimento.Os gêneros digitais nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
FERNANDES, O. P. P.; LUCIANO, D. T.. Participação em banca de Lara Carvalho Assunção e Souza.A transversalidade dos direitos humanos e o ensino de Língua Portuguesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
FERNANDES, O. P. P.; GOES, S.; HENRIQUES, E.. Participação em banca de Braz Dias da Silva.Gêneros Discursivos como objeto de ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa a Distãncia) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
FERNANDES, O. P. P.; LUCIANO, D. T.. Participação em banca de Vinícius Fernandes da Costa.A aplicação dos temas transversais e a temática meio ambiente através da educação invertida com o uso da plataforma REA nas aulas de Língua Portuguesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
XYPAS, R. M. S. S.; FERNANDES, O. P. P.. Participação em banca de Érica Simone das Neves Oliveira.Enseignement/Aprentissage de vocabulaire en Français Langue Étrangère au niveau débutant: le cas des parties du corps, des vêtements, des jours de la semaine et l'orientation dans l'espace. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
SAILLER, R.; FERNANDES, O. P. P.. Participação em banca de Marcelo Marques Cavalcanti Júnior.La place de la phonetique dans Saison A1 (2014) et Tendance A1 (2016) methodes de Français Langue Étrangère (FLE): le cas de la yoyelle nasale [ã], des voyelles orales arrondies [Y], [o],[e], [OE] et la semi-voyelles [u]. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
LUCIANO, D. T.; FERNANDES, O. P. P.. Participação em banca de João Alberto Barbosa de Gusmão.Texto verbal e música: em defesa do gênero crítica musical. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
LUCIANO, D. T.; FERNANDES, O. P. P.. Participação em banca de Daniel Santos da Silva.O texto jornalístico e sua influência na formação do leitor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa a Distãncia) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
LUCIANO, D. T.; FERNANDES, O. P. P.. Participação em banca de Maria Eduarda Souza Gonçalves.Letramentos digitais: um convite às práticas caleidoscópicas de educação. 2015.

11.
LUCIANO, D. T.; FERNANDES, O. P. P.. Participação em banca de Flávio Alves Gomes.Práticas de leitura nas aulas de Língua Portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
LUCIANO, D. T.; FERNANDES, O. P. P.. Participação em banca de Monique Maria Alves de Souza.A variação linguística no ensino público do sertão do Moxotó: um olhar de professores do ensino médio.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
LUCIANO, D. T.; FERNANDES, O. P. P.. Participação em banca de Alexandre Feliciano da Silva.Os professores de língua portuguesa do 9º ano do Ensino fundamental trabalhando a variação linguística em sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
LUCIANO, D. T.; FERNANDES, O. P. P.. Participação em banca de Celso José Moura do Rêgo.A variação linguística e o ensino de língua materna. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
LUCIANO, D. T.; FERNANDES, O. P. P.. Participação em banca de Lorena de Assis Rodrigues Martins.Redação: um estudo de caso sobre o gênero no ensino fundamental II. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

16.
LUCIANO, D. T.; FERNANDES, O. P. P.. Participação em banca de Ericson de Melo Santos.A metodologia do ensino de língua portuguesa: um diagnóstico e uma proposição. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

17.
LUCIANO, D. T.; FERNANDES, O. P. P.. Participação em banca de Amanda Souza Moraes e Silva.Da oralidade à escrita: o fenômeno da preservação das faces no jornal AQUI PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

18.
GALLI, J. A.; FERNANDES, O. P. P.. Participação em banca de Jaqueline O. Rocha dos Santos e Simone Vieira Nunes.Le français langue étrangère sur le regard des documents authentiques: un survol historique et une réflexion didactique. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco.

19.
LUCIANO, D. T.; FERNANDES, O. P. P.. Participação em banca de Rosany Cristina Vasconcelos Ramos.O ensino da leitura na zona da mata e agreste pernambucanos: algumas reflexões sobre o ensino básico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
POSTAL, R.; FERNANDES, O. P. P.. Seleção Simplificada para Tutor do Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa - EAD. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
GALLI, J. A.; FERNANDES, O. P. P.; KUNZE, D.. Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto do Departamento de Letras, na área de Língua Francesa. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
FERNANDES, O. P. P.; NASCIMENTO, G.; GOMES, I. R.. Seleção Pública Simplificada deTutores para o Curso de Letras - Língua Portuguesa na modalidade a distância do Departamento de letras. 2017.

4.
NAOUAR, O.; FREIRE, M.; FERNANDES, O. P. P.. Seleção simplificada para Professor Substituto do Curso de Licenciatura em Língua Francesa. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

5.
LUCIANO, D. T.; LIMA, A.; FERNANDES, O. P. P.. Professor Substituto EAD. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

6.
GALLI, J. A.; AUBIN, S.; FERNANDES, O. P. P.. Professor Substituto do Departamento de Letras. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI Semana de estudos linguísticos e literários.Bakthin: uma visão diferenciada para o ensino de língua estrangeira. 2018. (Encontro).

2.
Seminário: Aspectos da análise enunciativa da linguagem. 2017. (Seminário).

3.
VIII SEAD. 2017. (Seminário).

4.
IV Jornada Francófona da UFPE:. IV Jornada Francófona da UFPE - La valeur de la langue/culture dans un discours politique: analyse critique des représentations sociales. 2016. (Congresso).

5.
Seminário Linguística de Texto e Ensino. 2016. (Seminário).

6.
Sentido, memória e emoção nos gêneros da imprensa: sobre a crise dos imigrantes na Europa. 2016. (Outra).

7.
Conferência: As novas formas de divulgação científica na internet: uma análise do discurso em mutação,. 2015. (Outra).

8.
III Jornada Francófona da UFPE.III Jornada Francófona da UFPE - Percurso histórico da Francofonia no Leitorado de Francês da UFPE. 2015. (Seminário).

9.
VI ECLAE. Efeitos de Inibições inconsciente no aprendizado da Língua Estrangeira. 2015. (Congresso).

10.
VI ECLAE. 2015. (Congresso).

11.
IX JP Linguagem, Identidade e Memória. 2014. (Encontro).

12.
V Encontro Nacional sobre Língua Falada e Escrita - ELFE. Traços de oralidade na escrita do surdo em mensagens eletrônicas. 2006. (Congresso).

13.
V Encontro Nacional sobre Língua Falada e Escrita- ELFE.Organização discursiva do parkinsoniano: fatores paralinguísticos - o caso da repetição.. 2006. (Encontro).

14.
III seminário Norte-Nordeste de Educação. 2001. (Oficina).

15.
II Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco. 2000. (Congresso).

16.
I conferência latino-anericana e caribenha de ciências sociais. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERNANDES, O. P. P.; ABREU, T. . Elementos para abordar Negrinha(Lobato) em sala de aula. 2017. (Outro).

2.
FERNANDES, O. P. P.. IV semana de Letras da UFPE. 2016. (Outro).

3.
FERNANDES, O. P. P.; NAOUAR, O. . Repensando a literatura em um curso de FLE. 2014. (Outro).

4.
GALLI, J. A. ; AUBIN, S. ; NAOUAR, O. ; FERNANDES, O. P. P. . Jornada de Francês Língua Estrangeira - FLE/AUF. 2013. (Outro).

5.
NAOUAR, O. ; FERNANDES, O. P. P. . L''ecrivain comme conscience éclairée: en hommage à Albert Camus (à l'occasion du centenaire de sa naissance). 2013. (Outro).

6.
NAOUAR, O. ; FERNANDES, O. P. P. . Représentations, textes et idées en voyage entre le Brésil et la France.. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Tereza Alves da Silva. A importância da prática da leitura em sala de aula para o desenvolvimento cognitivo e sociocultural. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa a Distãncia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
Márcio José de Souza. Paradigmas e esteriótipos entre os gêneros textuais e os gêneros digitais: a contribuição do fórum virtual para as aulas de língua portuguesa. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa a Distãncia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

3.
Cristiane Nascimento da Silva. O processo de avaliação no ensino do português como língua materna. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa a Distãncia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

4.
José Edmilson dos Santos. O fenômeno da variação linguística no ensino do português como língua materna. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa a Distãncia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariana Fernandes Lira. Dialogismo em Armandinho: uma leitura dialógica do gênero. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes.

2.
Fabiano José da França Nascimento. Ensino de língua portuguesa para alunos estrangeiros durante o Ensino Médio na Rede Pública de Pernambuco - Uma análise da Variação Linguística nas provas de Celpe-Bras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa a Distãncia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes.

3.
Eduardo Marques da Silva. O hábito da leitura: um desafio aos professores de Língua Portuguesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa a Distãncia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes.

4.
Weliessander da Silva Cruz. Manuel Bandeira, Ariano Suassuna e João Cabral de Melo Neto: três vertentes que podem aproximar a perspectiva de conhecimento de mundo ao aluno do Ensino Fundamental II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa a Distãncia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes.

5.
Ednaldo Bezerra. Estudos das técnicas literárias e leitura atenta: Aspectos relevantes na formação do leitor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa a Distãncia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes.

6.
Roberleide Pereira da Silva. O ensino da literatura no ensino médio como recurso humanizador na formação do cidadão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa a Distãncia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes.

7.
Deyse Maria da Silva Barbosa. Um estudo exploratório dos objetos de leitura no âmbito escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa a Distãncia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes.

8.
Alex Siqueira da Silva. O Letramento nas séries finais do ensino fundamental de escolas da Rede Pública e Privada em Arcoverde/PE e sua importância na formação de alunos como leitores críticos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes.

9.
Daphane Ingrid Mendes Pires Nascimento. O Letramento nas séries finais do ensino fundamental de escolas da Rede Pública e Privada em Arcoverde/PE e sua importância na formação de alunos como leitores críticos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa a Distãncia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes.

Orientações de outra natureza
1.
Iandê dos Santos Gomes de Moura. Site do Leitorado de Francês: um espaço para a tradução. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes.

2.
Sandro Rodrigues de Aguiar. Site do Leitorado de Francês: um espaço para a tradução. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco, Ministério da Educação. Orientador: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes.

3.
Marcos André da Silva Rodrigues. Site do Leitorado de Francês: um espaço para a tradução. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco, Ministério da Educação. Orientador: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes.

4.
Érica Simone das Neves Oliveira. Site do Leitorado de Francês: um espaço para a tradução. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes.

5.
Anderson José de Andrade. Site do Leitorado de Francês: um espaço para a tradução. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes.

6.
Érica Simone das Neves Oliveira. Monitoria da disciplina de Francês Instrumental. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
FERNANDES, O. P. P.. Leitorado de Francês - Departamento de Letras. 2016; Tema: Divulgação das ações do Leitorado de Francês do Departamento de Letras da UFPE. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 6:22:49