Renata Barreto Malta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1997474001152725
  • Última atualização do currículo em 16/09/2018


Professora efetiva do Departamento de Comunicação Social da UFS (Universidade Federal do Sergipe). Professora Permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Sergipe vinculada à linha de pesquisa 1 - Produtos, Processos e Discursos Midiáticos. Coordenadora no Brasil do grupo de pesquisa CHISGAP (Critical, Historical and international Studies on Gender and Press) - grupo de pesquisa que tem como foco o estudo de gênero na mídia impressa sob uma perspectiva crítica. Doutora em COMUNICAÇÃO SOCIAL pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2013); Doutorado-Sanduíche (PDSE) concluído e realizado em Carleton University, Ottawa, Canadá (2012); Mestre em COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2009); Possui graduação em COMUNICAÇÃO SOCIALcom habilitação em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Gênero e mídia, cultura, publicidade, consumo e pós-modernidade, representação social. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Barreto Malta
Nome em citações bibliográficas
MALTA, R. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.
Marechal rondon s/n
Rosa elze
49100000 - São Cristóvão, SE - Brasil
Telefone: (79) 31946919


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2013
Doutorado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
com período sanduíche em Carleton University (Orientador: Michèle Martin).
Título: A Comunicação no Mercado do Imaterial: tensões e distensões da produção simbólica em uma era pós-material., Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Daniel dos Santos Galindo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2013
Doutorado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: A Comunicação no Mercado do Imaterial: Tensões e Distensões da Produção Simbólica em uma Era Pós-Material, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Daniel dos Santos Galindo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Publicidade; Pós-modernidade; Consumo; Cultura; Mercado do Imaterial.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2007 - 2009
Mestrado em Comunicação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O Espetáculo Midiático: da era da Informação à Sociedade dos Sonhos pelos caminhos do Fantástico,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Prof. Dr. Adenil Alfeu Domingos.
Palavras-chave: MÍDIA; ESPETÁCULO; Fantástico.
1997 - 2000
Graduação em COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM JORNALISMO.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Francês. (Carga horária: 56h).
Alliance Française, AF, Canadá.
2012 - 2012
Communication and Globalization. (Carga horária: 45h).
Carleton University, C.U., Canadá.
2012 - 2012
Communication, Technology and Society. (Carga horária: 45h).
Carleton University, C.U., Canadá.
2012 - 2012
Doctoral Seminar in Communication Studies. (Carga horária: 45h).
Carleton University, C.U., Canadá.
2005 - 2005
FULL-TIME PROGRAMME - ADVANCED LEVEL. (Carga horária: 400h).
INTENSIVE SCHOOL OF ENGLISH AND BUSINESS COMMUNICATION, ISE, Inglaterra.
2001 - 2001
ESPANHOL PARA EXTRANJEROS - NIVEL 5 (AVANZADO). (Carga horária: 400h).
CENTRO DE ESPAÑOL PARA EXTRANJEROS, C.E.E. IDIOMAS, Espanha.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor permante
Outras informações
professora permanente - PPGCOM

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Efetiva do Departamento de Comunicação Social, curso Publicidade e Propaganda, da UFS.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 4
Outras informações
Professor substituto aprovado em concurso público para ministrar no primeiro semestre de 2014 a seguinte disciplina: ?MARKETING" para o 5º semestre do curso de "Comunicação Social: Radialismo

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 4
Outras informações
Professor substituto aprovado em concurso público para ministrar no primeiro semestre de 2014 a seguinte disciplina: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO I para o 1º semestre do curso de Relações Públicas.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 2
Outras informações
Professor substituto aprovado em concurso público para ministrar no primeiro semestre de 2014 a seguinte disciplina: ÉTICA PROFISSIONAL EM RADIALISMO para o 1º semestre do curso de Comunicação Social: Radialismo.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da graduação da disciplina "Técnica Redacional III - Texto digital" para o 7º período do curso de Relações Públicas da UNESP - Bauru-SP

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 2
Outras informações
Professor da graduação na Disciplina ?Língua Inglesa I?, 5º Período do Curso de Jornalismo. UNESP Bauru-SP

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 2
Outras informações
Professor da graduação na Disciplina ?Língua Inglesa III? - 7º Período do Curso de Relações Públicas. UNESP Bauru-SP

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da graduação da disciplina Planejamento Gráfico Editorial II, para o quarto período de jornalismo. UNESP Bauru-SP

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 24
Outras informações
professor substituto da disciplina "Planejamento Gráfico-Editorial I" para o Terceiro Período do curso de jornalismo. UNESP - Bauru-SP

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio-docência, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio Docência Curso: 5º Semestre de Radialismo - UNESP - Bauru-SP Disciplina: História e Estética da Televisão Professor responsável: Dra. Ana Silvia Lopes Davi Médola


Faculdades Integradas de Bauru, FIB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora contratada do curso de Publicidade e Propaganda. No primeiro semestre ministro as seguintes disciplinas: "Comportamento do consumidor e tendências do Consumo" (2º ano); "Comunicação Integrada de Marketing" (4º ano) e "Teorias da Comunicação" (1º ano).

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professora contratada do curso "Superior Tecnológico em Produção Audiovisual" das disciplinas: "Cinema internacional e TV" (2º ano) e "Audiovisual e Sociedade" (3º ano)


Faculdade Cruz Azul, FCA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 2
Outras informações
Professor da disciplina Projetos e Produção em Educação da Vida do curso de extensão em Educação da Vida Baseado na Filosofia da Seicho-No-IE ? Duração: 180 horas.


Colégio Dinâmico, BALÃO AZUL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


EASY IDIOMAS, EASY, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: PROFESSOR DE IDIOMAS, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMO, Carga horária: 15


CCI IDIOMAS, CCI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: ESCOLA DE IDIOMAS, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE IDIOMAS, Carga horária: 20


EXCELENT GLOBAL, EXCELENT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: PROFESSOR DE IDIOMAS, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMA, Carga horária: 8


HILTON BRIGHTON METROPOLE, HILTON, Inglaterra.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: SUPERVISORA DE EVENTOS, Enquadramento Funcional: FUNCIONÁRIA, Carga horária: 36


REVISTA MUVUCA, MUVUCA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: JORNALISTA RESPONSÁVEL, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMA, Carga horária: 20


TV MATÃO CANAL 58, TVM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: FUNCIONÁRIA, Carga horária: 30
Outras informações
Como jornalista, desempenhava as funções de produtora do programa TV Cidadão, gravado e apresentado semanalmente; editora e apresentadora do programa Matão Agora, apresentado diariamente às 12:00 (ao vivo) e reapresentado às 18:00; além de ser repórter e editora de programas especiais (documentários) apresentados semanalmente no Jornal TVM.


GUIA MATÃO, GM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: REDATORA, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMA, Carga horária: 15


EPTV - EMPRESA PIONEIRA DE TELEVISÃO S/A, EPTV, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: FUNCIONÁRIA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Como jornalista, exercia a função de produtora do Jornal Regional e cobria repórteres em período de férias.


A&Z IDIOMAS, A&Z, Espanha.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: PROFESSORA DE PORTUGUÊS, Enquadramento Funcional: FUNCIONÁRIA, Carga horária: 30


RÁDIO ABC- SANTO ANDRÉ, ABC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: ESTAGIÁRIA, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Como jornalista, desempenhava a função de repórter de campo e editora das reportagens por mim realizadas, as quais eram apresentadas durante a programação da Rádio.


TVA CAMBRÁS, TVA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: ESTAGIÁRIA, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Como estagiária, realizava reportagens e edições jornalísticas orientadas por professores da Universidade Metodista de São Paulo



Projetos de pesquisa


2017 - 2018
A Representação do parto em telenovelas da Rede Globo: Uma análise quantitativa e qualitativa.
Descrição: O objetivo geral da presente pesquisa é analisar de que forma o parto é representado no corpus, composto por cenas de 37 telenovelas produzidas e veiculadas pela Rede Globo, criteriosamente selecionadas. Os objetivos específicos são verificar, a partir de resultados quantitativos e qualitativos, em que medida a abordagem apresentada do parto no corpus corrobora ou questiona a situação atual das práticas obstétricas no Brasil; de forma comparativa, compreender em que medida a representação do parto se alterou ao longo das décadas; identificar quais os valores sociais associados ao momento do parto representados no corpus; discutir representação midiática, especificamente a influência da telenovela brasileira na construção de sentidos e formação do imaginário coletivo acerca do parto na sociedade brasileira por meio de sua narrativa; apresentar resultados de pesquisas científicas na área da saúde, assim como as orientações da OMS e verificar em que medida elas encontram simetria com o discurso midiático presente no corpus..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Renata Barreto Malta - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Bolsa.
2017 - Atual
Cooperação científica interinstitucional para o estudo das transformações em processos e produtos comunicacionais decorrentes da expansão das tecnologias digitais, convergências de mídia e contextos de regionalização
Descrição: O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Sergipe, responsável pelo Mestrado Acadêmico em Comunicação, busca, por meio deste projeto, estabelecer uma cooperação acadêmica interinstitucional com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal da Bahia. O objetivo desta parceria é realizar e qualificar estudos sobre as transformações em processos e produtos comunicacionais decorrentes da expansão das tecnologias digitais, convergências de mídia e contextos de regionalização, com base em quatro eixos temáticos: a) tecnologias digitais aplicadas ao jornalismo: inovação, qualidade e produção jornalística e suas repercussões sobre as teorias do jornalismo; b) transformações no jornalismo regional em um cenário de convergência e tecnologias digitais; c) especificidades do consumo midiático em contextos de regionalização e convergência de oferta; e d) economia Política da Comunicação, Internet e jornalismo digital. Estima-se que, com essa cooperação, haja um fortalecimento dos grupos e linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação envolvidos, bem como um aumento da produção científica qualificada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (36) .
Integrantes: Renata Barreto Malta - Integrante / Greice Schneider - Integrante / Carlos Eduardo Franciscato - Coordenador / Josenildo Luiz Guerra - Integrante / César Ricardo Siqueira Bolaño - Integrante / Verlane Aragão Santos - Integrante / Matheus Pereira Mattos Felizola - Integrante / Sonia Aguiar Lopes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
Projeto de Consolidação e Melhoria da Efetividade do PPGCOM/UFS
Descrição: O projeto de Consolidação e Melhoria da Efetividade do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) visa atuar principalmente na elevação e qualificação da produção científica de seu corpo docente e discente. Para tanto, vai se valer de quatro estratégias básicas: a) apoio direto à publicação de artigos científicos em periódicos internacionais, com Qualis B1 ou superior, com apoio à tradução e taxas de publicação (quando necessário), ou capítulos de livros com conselho editorial (com perfil extrato Qualis L4 e L 3); b) apoio à participação em eventos, cuja contrapartida do beneficiário será a publicação do artigo apresentado em periódico B1 ou superior e, eventualmente, em capítulo de livro com conselho editorial (com perfil extrato Qualis L4 e L3); c) convite para participação em bancas, com vistas a elevar a inserção e diálogo nacional das equipes do PPGCOM, visando a construção ou consolidação de parcerias que resultem em elevação da produção científica; d) organização de eventos, nacionais e internacionais, capazes de reunir pesquisadores de alto nível de interesse do PPGCOM, que visem a construção e consolidação de parcerias que resultem em elevação da produção científica. As ações a e b são de curto prazo; as ações c e d são de médio/longo prazo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (36) .
Integrantes: Renata Barreto Malta - Integrante / Raquel Marques Carriço Ferreira - Integrante / Lilian Cristina Monteiro Franca - Integrante / Maria Emilia de Rodat de Aguiar Barreto Barros - Integrante / Greice Schneider - Integrante / Carlos Eduardo Franciscato - Integrante / Josenildo Luiz Guerra - Integrante / César Ricardo Siqueira Bolaño - Integrante / Verlane Aragão Santos - Integrante / Matheus Pereira Mattos Felizola - Integrante / Sonia Aguiar Lopes - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2016 - 2017
Estudo Comparativo do Nível de Internacionalização e Uniformização de Aspectos Étnicos da Mulher na Mídia Impressa Feminina nos Continentes Americanos, Europeu e Asiático
Descrição: Objetivo Geral Apresentamos como objetivo geral a compreensão global acerca do nível de internacionalização e uniformização do conteúdo apresentado pela mídia impressa feminina, especificamente no que se refere à representação de aspectos étnicos da mulher, sob um ponto de vista analítico-comparativo nos países parceiros desta pesquisa. Objetivos específicos 1. Observar em que medida aspectos étnicos estão representados, considerando sua pluralidade, no conteúdo do corpus ? conteúdo imagético e verbal, jornalístico e publicitário das edições de agosto a dezembro de 2016 das revistas Elle e Vogue, especificamente aquele anunciado na capa destas publicações - nos países parceiros da pesquisa, representativos de quatro continentes, promovendo problematização e discussão dos resultados. 2. Compreender por meio da pesquisa empírica, realizada em duas etapas, quais categorias étnicas estão presentes no conteúdo do corpus, nos quatro continentes onde a pesquisa se estende e, em uma segunda instância, investigar as forma como o poder opera nesses discursos e quão intrínsecas elas são às práticas sociais e instituições as quais as estruturam. 3. Comparar os resultados obtidos no Brasil com aqueles encontrados nos países parceiros deste projeto, traçando um panorama abrangente e global acerca do nível de internacionalização e padronização da imprensa feminina. 4. Por meio da pesquisa de recepção, verificar as percepções e intepretações de leitoras brasileiras das revistas estudadas sobre a pluralidade e/ou uniformização de aspectos étnicos visando apontar o impacto dessas publicações na sociedade brasileira. 5. Promover um debate acerca dos resultados obtidos, evidenciando a importância de uma representatividade plural, a qual respeite diferenças étnicas, assim como o da conscientização acerca da influência que a mídia exerce sobre a percepção da autoimagem feminina e performatividade de gênero. 6. Apontar caminhos em direção à pluralidade étnica de representações junto aos veículos de comunicação, especificamente as revistas femininas internacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Renata Barreto Malta - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2015 - 2016
A representatividade de Gênero na mídia como fenômeno sociocultural
Descrição: O projeto visa um entendimento macro acerca da representação de gênero na mídia, especificamente em produções publicitárias, sob a perspectiva dos Estudos Culturais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Renata Barreto Malta - Coordenador / Erika Acsa de Souza SANTOS - Integrante / Tassia Azevedo Santos SOUZA - Integrante / Kívia Monique Rodrigues da Silva - Integrante / Laila Oliveira - Integrante.
2015 - 2016
A Propaganda na Mídia Impressa Feminina: Em Busca pela Identidade Cultural da Mulher Brasileira em suas Representações
Descrição: Apresentamos como objetivo geral a compreensão acerca do nível de internacionalização e uniformização da representatividade de gênero na mídia brasileira, especificamente da publicidade direcionada ao segmento feminino da mídia impressa, sob um ponto de vista comparativo com aquele presente nos outros países parceiros desta pesquisa. Objetivos específicos 1. Observar em que medida a mulher brasileira está retratada, considerando sua pluralidade representativa, em produções publicitárias veiculadas nas revistas Elle Brasil e Vogue Brasil de forma comparativa, desde suas primeiras edições até os dias atuais. 2. Comparar os resultados obtidos no Brasil com aqueles encontrados nos países colaboradores deste projeto, traçando um panorama abrangente acerca da internacionalização e padronização da imprensa feminina. 3. Compreender em que nível a chegada das revistas internacionais no Brasil (Elle e Vogue) influenciaram revistas femininas originalmente brasileiras no que se refere à representatividade de gênero, partindo dos discursos publicitários como fonte de análise. 4. Promover um debate acerca dos resultados obtidos, evidenciando a importância de uma representatividade plural, de imagens técnicas aproximadas do real, assim como o da conscientização acerca da influência que a mídia exerce na percepção da autoimagem feminina, distorcendo-a a ponto de colocar a saúde física e mental da mulher em risco..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Renata Barreto Malta - Integrante / Raquel Marques Carriço Ferreira - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Bolsa.
2015 - Atual
Comparative Study of the Level of Internationalization and Standardization of Woman?s Ethnic Aspects and Fashion in Women?s Press in American, European and Asian Continents
Descrição: Projeto em parceria com Professores pesquisadores : Karine TAVEAUX-GRANDPIERRE (France), Sophie KURKDJIAN (France), Michèle MARTIN, Reisa KLEIN (Canada), Nuria Aragones (Espanha), Tadashi Nakamura (Japão) acerca da internacionalização da imprensa feminina em um cenário globalizado. Em 2017 foi realizado um workshop na MSH - Paris Nord com verba do financiamento para apresentação dos primeiros resultados da pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Renata Barreto Malta - Coordenador / Michèle martin - Integrante / Karine TAVEAUX-GRANDPIERRE - Integrante / Sophie KURKDJIAN - Integrante / Reisa KLEIN - Integrante / Nuria Aragones - Integrante / Tadashi Nakamura - Integrante.Financiador(es): Maison des Sciences de l`Homme Paris Nord - Auxílio financeiro / Laboratoire des Sciences de l'Information et de la Communication - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
O Espetáculo Midiático: da era da Informação à Sociedade dos Sonhos pelos caminhos do Fantástico
Descrição: Dissertação de Mestrado defendida em agosto de 2009 sob a orientação do Prof. Dr. Adenil Alfeu Domingos. Banca Examinadora: Dr. Adenil Alfeu Domingos; Dra. Ana Silvia Lopes Davi Médola e Dra. Rosangela Marçolla. Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista de Bauru-SP (UNESP) Resumo:A presente dissertação tem como objetivo demonstrar a transição da Sociedade da Informação à ?Sociedade dos Sonhos?, denominada assim por Jensen (1999), que já começa a deixar suas marcas. Para tanto, utilizamos como corpus e objeto de estudo o programa Fantástico, da Rede Globo. Pareceu-nos pertinente acompanhar a trajetória desse programa televisivo para entendermos como o espetáculo da mídia televisiva se faz presente. Através da observação e análise do corpus percebemos as características mais relevantes desse espetáculo, e, consideramos a demanda pela interatividade e a busca pela visibilidade de suma importância no processo comunicacional midiático. Observamos, ainda, que, como qualquer outra empresa, as emissoras televisivas e seus produtos midiáticos também buscam adequar-se à realidade que desponta. Estamos diante de um cenário voltado à emoção das histórias e deixando paulatinamente a lógica da Sociedade da Informação, cujas raízes estão voltadas à propria informação. Para tanto, a mídia busca seduzir o público através de narrativas construídas em que o ?como? prepondera em detrimento de ?o quê? se informa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
III Semana da Visibilidade Trans de Aracaju: Mídia e Representação
Descrição: A III Semana da Visibilidade Trans de Aracaju: Mídia e Representação acontece em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. 29 de Janeiro marca a data na qual questionamos a histórica invisibilidade que as pessoas trans, em seus múltiplos modos de vida, enfrentam no Brasil em relação aos direitos humanos e a proteção de sua dignidade nas diversas esferas da sociedade civil e do Estado. A realização desse evento tem por objetivo refletir e questionar o tratamento que a mídia, de modo geral, frequentemente destina à transexualidade e travestilidade, de forma estereotipada e pejorativa, contribuindo para uma maior exclusão social dessa comunidade já tão marginalizada e excluída compulsoriamente do convício familiar, escolar e profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Renata Barreto Malta - Coordenador / Linda Brasil - Integrante / Jessica Taylor - Integrante / Sofia Favero - Integrante / Geovana Soares - Integrante / Mario Leony - Integrante.
2017 - 2017
III Semana da Visibilidade Trans de Aracaju: Mídia e Representação
Descrição: A III Semana da Visibilidade Trans de Aracaju: Mídia e Representação acontece em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. 29 de Janeiro marca a data na qual questionamos a histórica invisibilidade que as pessoas trans, em seus múltiplos modos de vida, enfrentam no Brasil em relação aos direitos humanos e a proteção de sua dignidade nas diversas esferas da sociedade civil e do Estado. A realização desse evento tem por objetivo refletir e questionar o tratamento que a mídia, de modo geral, frequentemente destina à transexualidade e travestilidade, de forma estereotipada e pejorativa, contribuindo para uma maior exclusão social dessa comunidade já tão marginalizada e excluída compulsoriamente do convício familiar, escolar e profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Renata Barreto Malta - Coordenador / Linda Brasil - Integrante / Jessica Taylor - Integrante / Sofia Favero - Integrante / Geovana Soares - Integrante / Mario Leony - Integrante.
2014 - 2014
FIB Produz
Descrição: O Programa FIB PRODUZ é produzido e exibido pela TV FIB. E um programa destinado exclusivamente para a exibição de materiais e de produções realizadas pelos estudantes do Curso de Publicidade e Propaganda e da Produção Audiovisual. Ele é dirigido pelo Curso de Produção Audiovisual, por docentes responsáveis pelo Projeto (entre os quais faço parte) e produzido e editado por discentes e pelo monitor da agencia de comunicação. E gravado semanalmente, as segundas-feiras e tem como apresentadora a docente do curso Profa. Dra. Renata Mata. O Programa é formatado inicialmente por uma entrevista com os estudantes acerca da produção, das curiosidades e dos bastidores do trabalho a ser apresentado e, na sequencia, a exibição dos trabalhos aos telespectadores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2003 - 2004
Periódico: REVISTA MUVUCA


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Comunicação & Sociedade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio Guigó Professora UFS do ano (Prêmio Sergipano de Propaganda), TV Atalaia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MALTA, R. B.2018MALTA, R. B.; SANTOS, C. J. L. ; PINTO, M. N. S. . A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS CAPAS DA ELLE BRASIL: UMA HISTÓRIA DE AUSÊNCIAS. ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), v. 17, p. 173-193, 2018.

2.
MALTA, R. B.2018MALTA, R. B.; ANDRADE, W. S. ; CORDEIRO, G. S. ; ALVES, L. R. S. S. . A Publicidade e a Construção da Masculinidade: As Representações de Gênero em Malvino Salvador.. Revista Ártemis - Estudos de Gênero, Feminismo e Sexualidades, v. 25, p. 260-273, 2018.

3.
MALTA, R. B.2017MALTA, R. B.; SILVA, A. ; COSTA, L. F. F. ; COSTA, Y. N. . Humor ou sexismo? Uma análise crítica das narrativas publicitárias nos filmes do Porta dos Fundos. INTERthesis (Florianópolis), v. 14, p. 98-116, 2017.

4.
MALTA, R. B.2017MALTA, R. B.; SANTOS, R. V. O. ; REIS, A. A. C. . Close de Garota: A Representação da Mulher Transexual em Campanhas de Beleza. COMUNICAÇÃO & INFORMAÇÃO (UFG), v. 20, p. 73-91, 2017.

5.
MALTA, R. B.2017MALTA, R. B.; SANTOS, S. C. . BELA, RECATADA E ?DO LAR?: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DA MATÉRIA QUE PAUTOU O DEBATE DE GÊNERO NAS REDES SOCIAS. CONTEMPORANEA (UFBA. ONLINE), v. 15, p. 446-462, 2017.

6.
MALTA, R. B.2016MALTA, R. B.; SILVA, K. M. R. . A Atual Representação da Mulher em Comercias de Cerveja: Relações Socioculturais e Mercadológicas. Verso e Reverso (Unisinos. Online), v. 30, p. 50-57, 2016.

7.
MALTA, R. B.2016MALTA, R. B.; REIS, A. A. C. . Análise do Discurso Publicitário Direcionado à Criança: Uma Visão Crítica. Revista Comunicação Midiática (Online), v. 11, p. 167-193, 2016.

8.
MALTA, R. B.2016MALTA, R. B.; OLIVEIRA, L. . Enegrecendo as redes: o ativismo de mulheres negras no espaço virtual. Revista Gênero, v. 16, p. 55-69, 2016.

9.
MALTA, R. B.2015 MALTA, R. B.; Galindo, D. . Comunicação de mercado em um ambiente pós-moderno: a imaterialidade em cena. Signos do Consumo, v. 06, p. 216-236, 2015.

10.
SANTOS, E. A. S.2015SANTOS, E. A. S. ; SOUZA, T. A. S. ; SANTOS, A. R. R. ; MALTA, R. B. . A REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NOS COMERCIAIS DA ?OI?: REFLEXOS DE UM RACISMO VELADO. Cambiassú (UFMA), v. 15, p. 06-20, 2015.

11.
MALTA, R. B.2014MALTA, R. B.; Galindo, D. . ?Entrevista ou bate papo? Apenas, momentos de reflexões com Derrick de Kerckchove?. Comunicação & Sociedade, v. 35, p. 383-397, 2014.

12.
MALTA, R. B.2014 MALTA, R. B.. A Representação de Gênero na Publicidade brasileira: reflexos da hegemonia patriarcal.. Razón y Palabra, v. 86, p. 01-16, 2014.

13.
MALTA, R. B.2012MALTA, R. B.. A SOCIEDADE DOS SONHOS: EM BUSCA DE NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O DISCURSO PUBLICITÁRIO DIANTE DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL. Tecer (Belo Horizonte), v. 05, p. 18-28, 2012.

14.
MALTA, R. B.2012MALTA, R. B.; Galindo, D. . La propaganda política en la democracia mediática y la búsqueda por la simetría onírica. TecCom Studies, v. 3, p. 74-86, 2012.

15.
MALTA, R. B.2011MALTA, R. B.; FOLLIS, R. . Por Que Falar de Sustentabilidade na Publicidade?. Acta Científica. Ciências Humanas, v. 20, p. 01, 2011.

16.
MALTA, R. B.2011 MALTA, R. B.. A interatividade como protagonista na Current TV: uma nova forma de fazer televisão. Rumores (USP), v. 5, p. 204-219, 2011.

17.
MALTA, R. B.2010 MALTA, R. B.. A Sociedade dos Sonhos: Uma Nova Lógica que Rege os Espetáculos Midiáticos. Eco (UFRJ), v. 12, p. 03, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, R. V. O. ; MALTA, R. B. . O PESSOAL É POLÍTICO: O ATIVISMO NA ERA DIGITAL. In: Denis Renó; Vicente Gosciola; Luciana Renó. (Org.). Nova Ecologia dos Meios e Tecnologia. 1ed.Aveiro: Ria Editorial, 2018, v. , p. 05-146.

2.
MALTA, R. B.. A narrativa publicitária como fonte para compreensão sociocultural: uma proposta teórico-metodológica. In: Denis Renó; Alfredo Caminos. (Org.). Imagens, Narrativas e Meios. 1ed.Aveiro: Ria Editorial, 2018, v. , p. 07-130.

3.
MALTA, R. B.; Galindo, D. . Vicissitude e alteridades na comunicação de mercado pós-moderna. In: Daniel Galindo; Martin Kuhn. (Org.). Comunicação com o mercado: evidências humanas e tecnológicas. 01ed.Engenheiro Coelho: UNASP, 2014, v. , p. 15-32.

4.
MALTA, R. B.; Galindo, D. . A tecnologia, o humano e a visão de kerckhove sobre a contemporaneidade. In: Daniel Galindo; Martin Kuhn. (Org.). Comunicação com o mercado: evidências humanas e tecnológicas. 01ed.Engenheiro Coelho: UNASP, 2014, v. , p. 33-42.

5.
MALTA, R. B.. O mercado do imaterial: a natureza simbólica como base para uma proposta insólita.. In: Giacomini-Filho, Gino Moraes; Gonçalves, Elizabeth. (Org.). Comunicação organizacional: externa, responsável, multidisciplinar.. 01ed.São Caetano do Sul: USCS, 2014, v. 03, p. 04-134.

6.
MALTA, R. B.; Galindo, D. . A Propaganda Política e a Busca pela Simetria Narrativa frente a Democracia da Emoção. In: Elizabeth Moraes Gonçalves. (Org.). Estudos de Comunicação e Linguagem : Múltiplas Experiências. 1ed.São Caetano do Sul: Editora Virgo, 2011, v. 01, p. 03-230.

7.
MALTA, R. B.; Adenil Alfeu Domingos . Vida Digital: A Imagem Virtual e o Espetáculo Midiático. In: Célia Maria Retz Godoy dos Santos. (Org.). Opinião Pública e Imagem. Bauru - SP: EDITORA FAAC - UNESP, 2008, v. 03, p. 09-292.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MALTA, R. B.; SANTOS, S. C. . BELA, RECATADA E ?DO LAR?: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DA MATÉRIA QUE PAUTOU O DEBATE DE GÊNERO NAS REDES SOCIAIS. In: XV Congresso Internacional Ibercom, 2018, Lisboa. IBERCOM 2017 - Livro de Anais. São Paulo/Lisboa: ECA-USP/ FCH-UCP, 2017. p. 3384-3400.

2.
MALTA, R. B.; SANTOS, S. C. . BELA, RECATADA E ?DO LAR?: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DA MATÉRIA QUE PAUTOU O DEBATE DE GÊNERO NAS REDES SOCIAS. In: XIX REDOR, 2016, São Cristóvão. E-book XIX REDOR. Campina Grande: Editora Realize, 2016. p. 3520-3533.

3.
SILVA, H. C. I. ; MALTA, R. B. . A PLURALIDADE DE GÊNEROS NA PUBLICIDADE: O COMERCIAL ?BE TRUE TO YOUR PLEASURE?. In: XIX REDOR, 2016, São Cristóvão. E-book XIX REDOR. Campina Grande: Editora Realize, 2016. p. 3455-2468.

4.
SANTOS, N. ; RODRIGUES, L. A. ; OLIVEIRA, C. V. R. P. A. ; SANTOS, D. R. V. ; COSTA, Y. N. ; COSTA, L. F. F. ; MALTA, F. D. G. ; MALTA, R. B. . A Magia da Cultura Afro-Brasileira. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXII Prêmio Expocom 2015, 2015, Natal. Anais 2015, 2015.

5.
SANTOS, C. J. L. ; COSTA, C. A. ; SANDE, J. V. O. ; MENESES, L. M. ; ARAGAO, M. S. M. ; PINTO, M. N. S. ; JESUS, T. F. S. ; MALTA, R. B. . Absolut Woman - Única Como Toda Mulher. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXII Prêmio Expocom 2015 ?, 2015, Natal. Anais 2015, 2015.

6.
SANTOS, A. M. ; VAZ, I. T. L. ; SILVA JUNIOR, M. S. ; SILVA, M. E. C. ; GUERRA, M. H. ; LUZ, P. S. ; SANTANA, T. M. ; MALTA, R. B. . VT Spotify: A Música Que Marca1. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXII Prêmio Expocom 2015, 2015, Natal. Anais 2015, 2015.

7.
SANTOS, L. F. L. ; SANTOS, E. A. S. ; OLIVEIRA, G. S. ; SANTOS, J. D. ; CORREIA, J. D. ; DIAZ, N. ; FONTES, P. M. B. ; FERREIRA, R. M. C. ; MALTA, R. B. . Surge a Lenda do Serigy. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXII Prêmio Expocom 2015, 2015, Natal. Anais 2015, 2015.

8.
YRKE, A. C. A. ; SOARES, B. A. ; MALTA, R. B. . Chanel 5: Uma Nova Perspectiva de Representação da Mulher. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2015, Natal. Anais 2015, 2015.

9.
SANTOS, E. A. S. ; SOUZA, T. A. S. ; SANTOS, A. R. R. ; MALTA, R. B. . A REPRESENTAÇÃO DAS CRIANÇAS NEGRAS NOS COMERCIAIS DA ?OI?1. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2015, Natal. Anais 2015, 2015.

10.
SANTOS, J. D. ; CORREIA, J. D. ; JESUS, L. A. ; MALTA, R. B. . ?Prazer Seguro?: Analise Comparativa da Linguagem Utilizada no VT Publicitário da Marca Jontex1. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2015, Natal. Anais 2015, 2015.

11.
ARAGAO, M. S. M. ; JESUS, T. F. S. ; MALTA, R. B. . Análise do vídeo ?Most Shocking Second A Day?: em busca de potenciais efeitos na construção do plot. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2015, Natal. Anais 2015, 2015.

12.
MENESES, L. M. ; MALTA, R. B. . Videoclipes: Uma Das Abordagens do Merchandising Editorial. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2015, Natal. Anais 2015, 2015.

13.
COSTA, Y. N. ; COSTA, L. F. F. ; ANDRADE, E. ; SILVA, A. ; MALTA, R. B. . Estudo de Caso: Gerenciamento de Crise da Petrobras em Meios Digitais após A Deflagração Da Operação Lava-Jato. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste ?, 2015, Natal. Anais 2015. Natal: Intercom, 2015.

14.
MALTA, R. B.. Celebrating body diversity: Elle Brasil special edition. In: 70 Ans Elle, 2015, Paris. 70 Ans Elle. Paris: IHTP/CNRS, 2015. v. 1. p. 34-46.

15.
MALTA, R. B.; Galindo, D. . A comunicação de mercado e suas imbricações pós-modernas. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste - INTERCOM SUDESTE, 2013, Bauru-SP. ANAIS INTERCOM SUDESTE 2013, 2013.

16.
MALTA, R. B.. A Representação de Gênero na Publicidade: o Estudo empírico de um setor protagonizado por homens. In: ECOM - III Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado, 2013, Engenheiro Coelho. Anais do ECOM. São Bernardo do Campo: Cátedra UNESCO, 2013. p. 01-507.

17.
MALTA, R. B.. Uma leitura do Contexto Social Pós-Moderno e seus Agentes Consumidores: O Porquê da Busca de Novas Formas de Comunicação Publicitária. In: CELACOM ? Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação, 2012, Bauru-SP. Celacom ... Endicom (UMESP), 2012.

18.
MALTA, R. B.. A busca pela compreensão social por meio de suas obras: uma proposta metodológica aplicada à publicidade.. In: II Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado, 2012, São Paulo. ANAIS DO II E- COM. São Bernardo do Campo: Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação, 2012.

19.
MALTA, R. B.. A Sociedade dos Sonhos: Em Busca de Novas Estratégias para o Discurso Publicitário. In: XV Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação ? CELACOM, 2011, Araraquara-SP. CELACOM 2011. Araraquara: UNESP Araraquara, 2011.

20.
MALTA, R. B.; FOLLIS, R. . Um Fenômeno Sócio-Cultural: Por que a Publicidade Fala Tanto Sobre Sustentabilidade?. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2011, Recife - PE. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

21.
MALTA, R. B.; Galindo, D. . A Propaganda Política na Democracia Midiática e a Busca pela Simetria Onírica.. In: I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, CONFIBERCOM, 2011, São Paulo. Anais CONFIBERCOM 2011, 2011.

22.
MALTA, R. B.. O Espetáculo Midiático: da produção unilateral de conteúdo à comunicação 360º.. In: Celacom, 2010, São Paulo. Celacom ... Endicom (UMESP), 2010.

23.
MALTA, R. B.. A Interatividade Como Protagonista na Current TV: Uma Nova Forma de Fazer Televisão. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul - RS. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

24.
MALTA, R. B.. O Mercado das Emoções: O Poder nas Mãos do Neoconsumidor. In: ECOM - Comunicação de Mercado: Conceitos e Preconceitos, 2010, São Bernardo do campo. ECOM - Anuário 2010 - Comunicação de Mercado: Conceitos e Preconceitos. São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco/ Metodista de Comunicação, 2010.

25.
MALTA, R. B.. A Sociedade dos Sonhos: uma nova lógica que rege os espetáculos midiáticos. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba, 2009.

26.
MALTA, R. B.. O Viver a Notícia na Era do Espetáculo. In: III Seminário Intermestrandos em Comunicação, 2008, São Paulo. III Seminário Intermestrandos em Comunicação, 2008.

27.
MALTA, R. B.. O Fantástico Storytelling de 'Como Adestrar o Marido' no Fantástico.. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2008, Natal - RN. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008.

28.
Adenil Alfeu Domingos ; MALTA, R. B. . A Mídia Narrada: Fantástico Espetáculo do Storytelling no Fantástico. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal - RN. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008.

29.
MALTA, R. B.. SEMIÓTICA, MÍDIA E VIRTUAL (VIDA DIGITAL: O ESPETÁCULO MIDIÁTICO). In: INTERCOM, 2007, SANTOS. ANAIS DO XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. SÃO PAULO: INTERCOM, 2007. v. 01.

30.
MALTA, R. B.; Adenil Alfeu Domingos . Novos Olhares: a Mídia como agente educacional. In: Fórum da Diversidadee Igualdade, 2007, Bauru. Diversidadee igualdade na comunicação - coletânea de textos do Fórum da Diversidadee Igualdade: cultura, educação e mídia.. Bauru: FAAC/Unesp, 2007. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MALTA, R. B.. The homosexuality and transexuality represented in advertising films of massive brands: a current communication phenomenon. In: 11th CGC Conference, 2016, Ottawa. CGC Conference book, 2016.

2.
MALTA, R. B.. Gender Representation in Brazilian advertisement: reflections of a patriarchal hegemony. In: Carleton Communication Graduate Caucus - 10th annual conference, 2015, Ottawa, Canada. Carleton Communication Graduate Caucus 10th Conference. Ottawa: Carleton University, 2015. p. 01-115.

3.
MALTA, R. B.. Advertising in the Brazilian Women?s press: searching for the cultural identity of Brazilian women in the magazines Vogue Brasil and Elle Brasil. In: Consuming/Culture: Women and Girls in Print and Pixels, 2015, Oxford - Inglaterra. PRINTPIXELS. Oxford: Oxford Bookes University, 2015.

4.
MALTA, R. B.. The brands as storytellers in digital media: a critical analysis. In: ADDA Conference (Approaches to Digital Discourse Analysis, 2015, Valencia. ADDA Conference E-Book. Valencia: Universitat de Valencia, 2015.

5.
MALTA, R. B.. A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA?: DISCURSO PUBLICITÁRIO ESTRATEGICAMENTE CONSTRUÍDO PARA PERSUADIR E VENDER UMA IMAGEM POSITIVA. In: XV JORNADA MULTIDISCIPLINAR ?A Linguagem nas Mídias na Era da Convergência?, 2013, Bauru-SP. Caderno de Resumos. Bauru-SP: UNESP, 2013.

6.
MALTA, R. B.. A Busca por Novos Paradigmas na Comunicação Midiática e a Inserção do Público como Agente Comunicacional. In: XIV Jornada Multidisciplinar:, 2012, Bauru-SP. Cadernos de Resumos, 2012. p. 104-104.

7.
MALTA, R. B.. A crônica do futebol no Fantástico: a busca por uma narrativa além do factual.. In: XIII Jornada Multidisciplinar Futebol, Comunicação e Cultura, 2011, Bauru-SP. Caderno de Resumos:XIII Jornada Multidisciplinar Futebol, Comunicação e Cultura, 2011.

8.
MALTA, R. B.. A Sociedade Fluida na Era Pós-Moderna. In: X Jornada Multidisciplinar: as Múltiplas Faces da Constituição Cidadã., 2008, Bauru-SP. Anais da IX Jornada Multidisciplinar, 2008.

9.
MALTA, R. B.. A TELEVISÃO EM TRANSIÇÃO: O TEXTO NA MÍDIA TELEVISIVA. In: IX JORNADA MULTIDISCIPLINAR: PENSAMENTO E LINGUAGEM, 2007, BAURU-SP. A TELEVISÃO EM TRANSIÇÃO: O TEXTO NA MÍDIA TELEVISIVA. BAURU-SP: UNESP FAAC, 2007. v. 1. p. 22-22.

Apresentações de Trabalho
1.
MALTA, R. B.; SANTOS, S. C. . BELA, RECATADA E ?DO LAR?: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DA MATÉRIA QUE PAUTOU O DEBATE DE GÊNERO NAS REDES SOCIAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MALTA, R. B.. Women Representation in Elle and Vogue Brasil covers: The absence of Plurality.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MALTA, R. B.. The homosexuality and transexuality represented in advertising films of massive brands: a current communication phenomenon. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MALTA, R. B.; SANTOS, S. C. . BELA, RECATADA E ?DO LAR?: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DA MATÉRIA QUE PAUTOU O DEBATE DE GÊNERO NAS REDES SOCIAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, H. C. I. ; MALTA, R. B. . A PLURALIDADE DE GÊNEROS NA PUBLICIDADE: O COMERCIAL 'BE TRUE TO YOUR PLEASURE'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MALTA, R. B.. A Pluralidade da Representação de Gênero: Um fenômeno social e mercadológico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MALTA, R. B.. Gender Representation in Brazilian advertisement: reflections of a patriarchal hegemony. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MALTA, R. B.. The brands as storytellers in digital media: a critical analysis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MALTA, R. B.. Celebrating body diversity: Elle Brasil special edition. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MALTA, R. B.. O material e o imaterial na praxis publicitária contemporânea. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MALTA, R. B.. A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA?: DISCURSO PUBLICITÁRIO ESTRATEGICAMENTE CONSTRUÍDO PARA PERSUADIR E VENDER UMA IMAGEM POSITIVA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MALTA, R. B.; Galindo, D. . A comunicação de mercado e suas imbricações pós-modernas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MALTA, R. B.. A Representação de Gênero na Publicidade: o Estudo empírico de um setor protagonizado por homens. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MALTA, R. B.. A Busca por Novos Paradigmas na Comunicação Midiática e a Inserção do Público como Agente Comunicacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MALTA, R. B.. A busca pela compreensão social por meio de suas obras: uma proposta metodológica aplicada à publicidade.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MALTA, R. B.. Uma leitura do contexto social pós-moderno e seus agentes consumidores: o porquê da busca de novas formas de comunicação publicitária.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
MALTA, R. B.. A Crônica do Futebol no Fantástico: A Busca por uma Narrativa além do factual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MALTA, R. B.. ? A Sociedade dos Sonhos: Em Busca de Novas Estratégias para o Discurso Publicitário.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MALTA, R. B.; Galindo, D. . A propaganda política na democracia midiática e a busca pela simetria onírica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
MALTA, R. B.; FOLLIS, R. . Um Fenômeno Sócio-Cultural: Por que a Publicidade Fala Tanto Sobre Sustentabilidade?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
MALTA, R. B.. O Espetáculo Midiático: da produção unilateral de conteúdo à comunicação 360º. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
MALTA, R. B.. O Mercado das Emoções: o poder nas mãos do neoconsumidor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
MALTA, R. B.. A Interatividade Como Protagonista na Current TV: Uma Nova Forma de Fazer Televisão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
MALTA, R. B.; Galindo, D. . O paradoxo da publicidade contemporânea: ofereça sonhos e venda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
MALTA, R. B.. A Sociedade dos Sonhos: Uma Nova Lógica que Rege os Espetáculos Midiáticos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
MALTA, R. B.. O Viver a Notícia na Era do Espetáculo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
MALTA, R. B.. A Sociedade Fluida da Era Pós-Moderna. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
MALTA, R. B.. O Viver a Notícia na Era do Espetáculo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
Adenil Alfeu Domingos ; MALTA, R. B. . A Mídia Narrada: Fantástico Espetáculo do Storytelling no Fantástico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
MALTA, R. B.. O Fantástico Storytelling de 'Como Adestrar o Marido' no Fantástico.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
MALTA, R. B.. Estratégias Discursivas e Televisão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
MALTA, R. B.. Vida Digital: O espetáculo midiático. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
MALTA, R. B.. Vida Digital: A mídia como agente educacional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
MALTA, R. B.. IX JORNADA MULTIDISCIPLINAR: PENSAMENTO E LINGUAGEM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MALTA, R. B.. El Consumidor Postmoderno, una persona relacional? Anclajes conceptuales. Madrid: Editorial Fragua, 2012. (Tradução/Livro).

2.
MALTA, R. B.; Galindo, D. . Entre cultura(s) e cibercultur@(s) -Incursões e outras rotas não lineares. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2012. (Tradução/Livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
MALTA, R. B.; ESTAGIARIOS, A. ; AURANI, G. ; MESTRINELLI, A. . FIB Produz - A Mágica Final. 2014. (Programa que apresenta a produção dos alunos da FIB).

2.
MALTA, R. B.; ESTAGIARIOS, A. ; FERRARI, L. . FIB Produz - REP!. 2014. (Programa que apresenta a produção dos alunos da FIB).

3.
MALTA, R. B.; ESTAGIARIOS, A. ; RAZUK, A. ; SOUZA, A. . FIB Produz - Nerd Hard. 2014. (Programa que apresenta a produção dos alunos da FIB).

4.
MALTA, R. B.; ESTAGIARIOS, A. ; MARQUEZIN, L. F. ; BERETA, M. . FIB Produz - Incriminados. 2014. (Programa que apresenta a produção dos alunos da FIB).

5.
MALTA, R. B.; ESTAGIARIOS, A. ; CAMPBELL, R. ; MARQUEZIN, L. F. . FIB Produz - O Virgem. 2014. (Programa que apresenta a produção dos alunos da FIB).

6.
MALTA, R. B.; ESTAGIARIOS, A. ; FIGUEIRA, D. ; LAZZARI, N. . FIB Produz - Prato Cultural. 2014. (Programa que apresenta a produção dos alunos da FIB).

7.
MALTA, R. B.. Propaganda e Marketing na Gestão de Marcas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
MALTA, R. B.. Fundamentos da diagramação e do planejamento gráfico em um contexto social. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MALTA, R. B.. A Interatividade Como Protagonista na Current TV: Uma Nova Forma de Fazer Televisão. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
MALTA, R. B.. Assentados. 2003. (Série jornalística).

11.
MALTA, R. B.. Ferrovia. 2003. (Série jornalística).

12.
MALTA, R. B.. Eternos namorados. 2003. (Série jornalística).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MALTA, R. B.; FERREIRA, R. M. C.; MELO, M.. Participação em banca de ANA ALINNY CRUZ REIS. O papel da mulher como mulher no papel: Representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanos. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
FERREIRA, R. M. C.; MALTA, R. B.; CORREIA, L. G. P. S.. Participação em banca de EVERTON DE ALMEIDA NUNES. Da Cozinha ou da Sala? "Que horas ela volta?" Estudo de Recepção com domésticas e patroas. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

3.
MALTA, R. B.; FRANCA, L. C. M.; JESUS, J. G.. Participação em banca de RUHAN VICTOR OLIVEIRA DOS SANTOS. O GÊNERO À MARGEM: A representação da travestilidade na página do Facebook Travesti Reflexiva. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

4.
MALTA, R. B.; SILVA, A.; SCHNEIDER, G.. Participação em banca de Suyene Correia Santos. Saindo do Armário: representação do personagem gay nos filmes de animação. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

5.
FERREIRA, R. M. C.; MALTA, R. B.; CARVALHO, M. L. G. C.. Participação em banca de Aguimario Pimentel Silva. Entre a Paráfrase e a Polissemia: O discurso da educação feminina no Jornal das Senhoras (1852-1855). 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

6.
PETRARCA, F. R.; MALTA, R. B.; COUTO, M. A. S.. Participação em banca de Bárbara Nascimento de Oliveira. Além dos Boletins de Ocorrência: análise das narrativas midiáticas sobre a violência contra a mulher nos impressos Super Popular e Jornal da Cidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

7.
MALTA, R. B.; SOUZA, E. P.; SCHNEIDER, G.. Participação em banca de LAILA THAISE BATISTA DE OLIVEIRA. A Mulher Negra na Primeira pessoa: uma construção de raça e gênero nas personagens de Taís Araújo. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

8.
FRANCA, L. C. M.; BARROS, M. E. R. A. B.; CASTRO, A. A. C.; BRUNO, F. G.; MALTA, R. B.. Participação em banca de Diego Lima Ferreira. "Que obra fez Deus": O lifecasting entre a vigilância e o espetáculo na sociedade conectada 24/7. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTOS, C.; FRANCA, L. C. M.; MALTA, R. B.. Participação em banca de PLYNIO THALISON ALVES NAVA. ESTÉTICA E POLÍTICA DA ABJEÇÃO NO CINEMA DE BRUCE LABRUCE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM CINEMA) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
MALTA, R. B.; GUENAGA, T. A.; MELO, M.. Participação em banca de ANA ALINNY CRUZ REIS. O Papel da Mulher como Mulher no Papel: Uma Análise da Representação da Mulher Sergipana em Anúncios Publicitários Impressos.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

3.
MALTA, R. B.; SCHNEIDER, G.; ROSSINI, M. S.. Participação em banca de Jonatas Breno Silva Santos. Perto do fim: os desfechos dos personagens gays no cinema brasileiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

4.
BARROS, M. E. R. A. B.; SANTOS, E. F.; MALTA, R. B.. Participação em banca de Yasmin Barreto Deda Chagas. Discurso Midiático como cristalizador da imagem da mulher: uma análise da coluna Retratos Femininos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

5.
MALTA, R. B.; FRANCA, L. C. M.; JESUS, J. G.. Participação em banca de RUHAN VICTOR OLIVEIRA DOS SANTOS. O TORNAR-SE GÊNERO: A representação transexual feminina na página do Facebook Travesti Reflexiva. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

6.
PETRARCA, F. R.; MALTA, R. B.; CORREIA, L. G. P. S.. Participação em banca de Bárbara Nascimento de Oliveira. Além dos Boletins de Ocorrência: uma análise das narrativas midiáticas sobre a violência contra a mulher nos impressos Super Popular e Jornal da Cidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

7.
MALTA, R. B.; SCHNEIDER, G.; SILVA, A.. Participação em banca de Suyene Correia Santos. Saindo do Armário: Representação do Personagem Gay nos Filmes de Animação "Mary e Max" e "Paranorman". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

8.
MALTA, R. B.; SCHNEIDER, G.; SOUZA, E. P.. Participação em banca de Laila Thaise Batista de Oliveira. Preta, Negra, Neguinha: Uma construção da Raça na Telenovela "Da cor do Pecado". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MALTA, R. B.; SANTOS, S. C.; SALMERON, F.. Participação em banca de Gardênia Santana de Oliveira e Nylson Dias Bezzera Netto.A Representação de Pessoas Trans na Publicidade: Significado da Narrativa e Estudo de Recepção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
FLEXOR, C.; GUENAGA, T. A.; MALTA, R. B.. Participação em banca de Carolina Oliveira; Damarys Santos; José Silva, Natália Santo.Movi, uma possibilidade de inclusão dos idosos na era digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

3.
MALTA, R. B.; SALMERON, F.; SILVA, A. L.. Participação em banca de Crislayne Alves Santos; Erika Acsa de Souza Santos.A Representação da Mulher nos Catálogos da Avon e Natura: Uma Análise de Conteúdo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

4.
MALTA, R. B.; OLIVEIRA, M. C. P.; RODRIGUES, C. B.. Participação em banca de Túlio Silva Farias.Senta que lá vem História: Storytelling, Tensões entre o Tangível e o Intangível nas Produções Publicitárias Sergipanas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

5.
OLIVEIRA, M. C. P.; FLEXOR, C.; MALTA, R. B.. Participação em banca de SEBASTIÃO BRITO COSTA OLIVEIRA.TCC ? Trabalho de Criação Colaborativa Experimento de criação colaborativa de websérie em rede social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

6.
FERREIRA, R. M. C.; AZEVEDO, D.; MALTA, R. B.. Participação em banca de Jackson de Sousa.Vendendo Sergipe: Considerações estratégicas para a promoção do turismo sergipano através de um comparativo com os estado da Bahia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

7.
TAVORA, B.; MALTA, R. B.; OLIVEIRA, L.. Participação em banca de Ana Flavia Siqueira Chagas.Debaixo dos caracóis dos seus cabelos: Uma análise das propagandas para cabelos crespos e cacheados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

8.
MALTA, R. B.; GUENAGA, T. A.; OLIVEIRA, L.. Participação em banca de Carla Jullyene Lima Santos e Maria Nayane de Sousa Pinto.Identidade e Representação da Mulher Brasileira nas Capas da Elle Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

9.
MALTA, R. B.; FERREIRA, R. M. C.; TAVORA, B.. Participação em banca de Kívia Monique Rodrigues Da Silva.A Atual Representação da Mulher em Comerciais de Cerveja: Análise de conteúdo e Estudo de Recepção. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

10.
SILVA, A. L.; VELASCO, D. C.; MALTA, R. B.. Participação em banca de ELIONARDO DA SILVA SANTOS.REPRESENTAÇÃO HOMOSSEXUAL NO CINEMA BRASILEIRO: ANÁLISE DAS PERSONAGENS CLÉCIO E FININHA DO FILME TATUAGEM (2013). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

11.
FEIZOLA, M.; MALTA, R. B.; GUENAGA, T. A.. Participação em banca de Flávia Santos Rocha e Willisissy Passos Matos.O Trabalho nos faz acreditar: Campanha Publicitária para o projeto "Começar de novo" do Conselho da Comunidade na execução penal de Aracaaju, em Sergipe". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

12.
FERREIRA, R. M. C.; FEIZOLA, M.; MALTA, R. B.. Participação em banca de Rodolfo Samir Jesus da Silva.Só é bom quando os dois querem: estudo e criação de campanha publicitária ao combate da violência sexual feminina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

13.
MALTA, R. B.; OLIVEIRA, M. C. P.; FLEXOR, C.. Participação em banca de Marcelo dos Santos Sousa e Milton Pereira de Matos.Clube Desportivo Confiança: Um estudo sobre os aspectos que levaram à sua ascensão e a torná-lo referência do futebol sergipano no cenário nacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

14.
MALTA, R. B.; FERREIRA, R. M. C.; GUENAGA, T. A.. Participação em banca de Ana Alinny Cruz Reis.TURMA DA MÔNICA NO PAÍS DAS PROPAGANDAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE CONSUMO E INFÂNCIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

15.
MALTA, R. B.; RENO, D. P.; MACHADO FILHO, F.. Participação em banca de Alexandre Cristovão de Souza.Dois pesos duas medidas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.

16.
MALTA, R. B.; SCHENEIDER, A.; GONCALVES, E.. Participação em banca de Suellen Massolino.Comunicação Mercadológica, relacionamento e Interação: a inserção das marcas nas redes sociais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

17.
MALTA, R. B.; SCHENEIDER, A.; GONCALVES, E.. Participação em banca de Ana Carolina Rodrigues Spadin.O Uso do Apelo Emocional da Propaganda: um estudo dos cinco sentidos como influência de consumo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MALTA, R. B.; GUENAGA, T. A.; OLIVEIRA, M. C. P.. Produção Audiovisual. 2016. Universidade Federal de Sergipe.

2.
GUENAGA, T. A.; MALTA, R. B.; AZEVEDO JUNIOR, A. C.. Criação Publicitária em Mídias Digitais. 2015. Universidade Federal de Sergipe.

3.
OLIVEIRA, M. C. P.; GUENAGA, T. A.; MALTA, R. B.. FOTOGRAFIA E ILUMINAÇÃO, FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA, FOTOGRAFIA DIGITAL. 2015. Universidade Federal de Sergipe.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM 2017. BELA, RECATADA E ?DO LAR?: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DA MATÉRIA QUE PAUTOU O DEBATE DE GÊNERO NAS REDES SOCIAIS. 2017. (Congresso).

2.
XIX REDOR. BELA, RECATADA E ?DO LAR?: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DA MATÉRIA QUE PAUTOU O DEBATE DE GÊNERO NAS REDES SOCIAIS. 2016. (Congresso).

3.
70 Ans Elle.Celebrating Body Diversity: Elle Brasil Special Edition. 2015. (Simpósio).

4.
ADDA Conference (Approaches to Digital Discourse Analysis. The brands as storytellers in digital media: a critical analysis. 2015. (Congresso).

5.
Carleton Communication Graduate Caucus - 10th Annual Conference. Gender Representation in Brazilian advertisement: reflections of a patriarchal hegemony. 2015. (Congresso).

6.
ECOM - III Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado. A Representação de Gênero na Publicidade: o Estudo empírico de um setor protagonizado por homens. 2013. (Congresso).

7.
VIII Colóquio Internacional de Comunicação: O Humano e as Interfaces Tecnológicas ? Psicotecnologia e Persona Digital ? O Surgimento do Eu Online.. 2013. (Outra).

8.
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste - INTERCOM SUDESTE. A comunicação de mercado e suas imbricações pós-modernas. 2013. (Congresso).

9.
XV JORNADA MULTIDISCIPLINAR ?A Linguagem nas Mídias na Era da Convergência?. A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA?: DISCURSO PUBLICITÁRIO ESTRATEGICAMENTE CONSTRUÍDO PARA PERSUADIR E VENDER UMA IMAGEM POSITIVA. 2013. (Congresso).

10.
II Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado.A busca pela compreensão social por meio de suas obras: uma proposta metodológica aplicada à publicidade.. 2012. (Outra).

11.
XIV Jornada Multidisciplinar:. A Busca por Novos Paradigmas na Comunicação Midiática e a Inserção do Público como Agente Comunicacional. 2012. (Congresso).

12.
XVI Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação ? CELACOM. Uma leitura do contexto social pós-moderno e seus agentes consumidores: o porquê da busca de novas formas de comunicação publicitária.. 2012. (Congresso).

13.
XIII Jornada Multidisciplinar. A crônica do futebol no Fantástico: a busca por uma narrativa além do factual.. 2011. (Congresso).

14.
XV Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação ? CELACOM. ? A Sociedade dos Sonhos: Em Busca de Novas Estratégias para o Discurso Publicitário. 2011. (Congresso).

15.
Celacom - Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação.O Espetáculo Midiático: da produção inilateral de conteúdo à comunicação 360º. 2010. (Outra).

16.
Conferência Brasileira de Estudos de Comunicação e Mercado. O mercado das emoções: o poder nas mãos do neoconsumidor.. 2010. (Congresso).

17.
do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Interatividade Como Protagonista na Current TV: Uma Nova Forma de Fazer Televisão. 2010. (Congresso).

18.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Sociedade dos Sonhos: uma nova lógica que rege os espetáculos midiáticos. 2009. (Congresso).

19.
II Encontro da Ulepicc Brasil.O Viver a Notícia na Era do Espetáculo. 2008. (Encontro).

20.
III Seminário Intermestrandos em Comunicação.O Viver a Notícia na Era do Espetáculo. 2008. (Seminário).

21.
X Jornada Multidisciplinar.A Sociedade Fluida da Era Pós-Moderna. 2008. (Seminário).

22.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Midía Narrada: Fantástico Espetáculo do Storytelling no Fantástico. 2008. (Congresso).

23.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - PUBLICOM. Opinião Pública e Imagem. 2008. (Congresso).

24.
FÓRUM DA DIVERSIDADE E IGUALDADE: CULTURA, EDUCAÇÃO E MÍDIA.Vida Digital: a mídia como agente educacional. 2007. (Outra).

25.
IX JORNADA MULTIDISCIPLINAR: PENSAMENTO E LINGUAGEM. A TELEVISÃO EM TRANSIÇÃO: O TEXTO NA MÍDIA TELEVISIVA. 2007. (Congresso).

26.
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Vida Digital: O espetáculo midiático. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MALTA, R. B.; Galindo, D. . ECOM - III Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado. 2013. (Congresso).

2.
MALTA, R. B.. CELACOM - XVI Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Nayara de Arêdes Oliveira. Representação feminina no colunismo social: uma análise do caderno Thaïs Bezerra. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe. (Orientador).

2.
Jônatas Breno Silva Santos. ANÁLISE DO CINEMA QUEER E SUAS REPRESENTAÇÕES NOS FILMES LGBTQ SEM HAPPY ENDING. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
RUHAN VICTOR OLIVEIRA DOS SANTOS. O GÊNERO À MARGEM: A representação da travestilidade na página do Facebook Travesti Reflexiva. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

2.
ANA ALINNY CRUZ REIS. O papel da mulher como mulher no papel: Representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanos. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, . Orientador: Renata Barreto Malta.

3.
LAILA THAISE BATISTA DE OLIVEIRA. A Mulher Negra na Primeira pessoa: uma construção de raça e gênero nas personagens de Taís Araújo. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

4.
Suyene Correia Santos. Saindo do Armário: representação do personagem gay nos filmes de animação. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gardênia Santana de Oliveira. A Representação de Pessoas Trans na Publicidade: Significado da Narrativa e Estudo de Recepção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

2.
Nylson Dias Bezzera Netto. A Representação de Pessoas Trans na Publicidade: Significado da Narrativa e Estudo de Recepção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

3.
Túlio Silva Farias. SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA: STORYTELLING, TENSÕES ENTRE O TANGÍVEL E O INTANGÍVEL NAS PRODUÇÕES PUBLICITÁRIAS SERGIPANAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

4.
Crislayne Alves Santos. A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NOS CATÁLOGOS DA AVON E NATURA: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

5.
Erika Acsa de Souza Santos. A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NOS CATÁLOGOS DA AVON E NATURA: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

6.
CARLA JULLYENE LIMA SANTOS. Identidade e Representação da Mulher Brasileira nas Capas da Elle Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

7.
MARIA NAYANE DE SOUSA PINTO. Identidade e Representação da Mulher Brasileira nas Capas da Elle Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

8.
KIVIA MONIQUE RODRIGUES DA SILVA. A Atual Representação da Mulher em Comerciais de Cerveja: Análise de conteúdo e Estudo de Recepção. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

9.
MARCELO DOS SANTOS SOUSA. Clube Desportivo Confiança: Um estudo sobre os aspectos que levaram à sua ascensão e a torná-lo referência do futebol sergipano no cenário nacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

10.
Ana Alinny Cruz Reis. Turma da Mônica no país das propagandas: uma análise crítica sobre o consumo e a infância. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

11.
Milton Pereira de Matos. Clube Desportivo Confiança: Um estudo sobre os aspectos que levaram à sua ascensão e a torná-lo referência do futebol sergipano no cenário nacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

12.
Agência Giga comunicação. Projeto Experimental de Propaganda (PREX). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru. Orientador: Renata Barreto Malta.

13.
Agência Eureka. Projeto Experimental de Propaganda (PREX). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru. Orientador: Renata Barreto Malta.

14.
Agência Contra Fluxo. Projeto Experimental de Propaganda (PREX). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru. Orientador: Renata Barreto Malta.

15.
Agência Maximus Criação. Projeto Experimental de Propaganda (PREX). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru. Orientador: Renata Barreto Malta.

16.
Agência Carretel. Projeto Experimental de Propaganda (PREX). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru. Orientador: Renata Barreto Malta.

Iniciação científica
1.
Aldo Luiz dos Anjos Santos. A Representação do parto em telenovelas da Rede Globo: Uma análise quantitativa e qualitativa.. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

2.
Gabriel dos Santos Cordeiro. A Representação do parto em telenovelas da Rede Globo: Uma análise quantitativa e qualitativa.. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

3.
Wesley Silva Andrade. A Representação do parto em telenovelas da Rede Globo: Uma análise quantitativa e qualitativa.. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

4.
Jhonatan Batista. A Propaganda na Mídia Impressa Feminina: Em Busca pela Identidade Cultural da Mulher Brasileira em suas Representações. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

5.
Jhonatan Batista. Estudo Comparativo do Nível de Internacionalização e Uniformização de Aspectos Étnicos da Mulher na Mídia Impressa Feminina nos Continentes Americanos, Europeu e Asiático. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata Barreto Malta.

6.
Heloísa Costa Idalido da Silva. Estudo Comparativo do Nível de Internacionalização e Uniformização de Aspectos Étnicos da Mulher na Mídia Impressa Feminina nos Continentes Americanos, Europeu e Asiático. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

7.
Jhonatan Batista. Estudo Comparativo do Nível de Internacionalização e Uniformização de Aspectos Étnicos da Mulher na Mídia Impressa Feminina nos Continentes Americanos, Europeu e Asiático. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renata Barreto Malta.

8.
Heloísa Costa Idalido da Silva. Estudo Comparativo do Nível de Internacionalização e Uniformização de Aspectos Étnicos da Mulher na Mídia Impressa Feminina nos Continentes Americanos, Europeu e Asiático. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Renata Barreto Malta.

Orientações de outra natureza
1.
Grupo de alunos do 4º semestre de Jornalismo. Suplemento - Festas & Confraternizações. 2011. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Renata Barreto Malta.

2.
Grupo de alunos do 4º semestre de Jornalismo. Suplemento - Olhar Político. 2011. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Renata Barreto Malta.

3.
Grupo de alunos do 4º semestre de Jornalismo. Suplemento - Tribos Urbanas. 2011. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Renata Barreto Malta.

4.
Grupo de alunos do 4º semestre de Jornalismo. Suplemento - Compasso: o jovem e o mercado de trabalho. 2011. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Renata Barreto Malta.

5.
Grupo de alunos do 4º semestre de Jornalismo. Suplemento - Ecos. 2011. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Renata Barreto Malta.

6.
Grupo de alunos do 4º semestre de Jornalismo. Suplemento - Vida nos Bairros. 2011. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Renata Barreto Malta.

7.
Grupo de alunos do 4º semestre de Jornalismo. Suplemento - Big Bang. 2011. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Renata Barreto Malta.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Aprovada em concurso público e classificada em 1º lugar por comissão Examinadora da UNESP de Bauru para ministrar a disciplina "Planejamento Gráfico-Editorial em Jornalismo I? (24 horas semanais) 3º Período do Curso de Jornalismo. 2011.
 
Aprovada em concurso público e classificada em 1º lugar por comissão Examinadora da UNESP de Bauru para ministrar as disciplinas ?MARKETING; TEORIAS DA COMUNICAÇÃO I; ÉTICA PROFISSIONAL EM RADIALISMO?. 2014.

Atualmente Membro do ECOM - Grupo de Pesquisa cuja temática central é a Comunicação de Mercado - Coordenado pelo Prof. Dr. Daniel Galindo

Realização do programa Doutorado-sanduíche financiado pela CAPES no período de setembro de 2012 a Janeiro de 2013 na Carleton University, Ottawa, Canadá. O programa foi orientado pela Prof. Dr. Michèle Martin.

Aprovada no exame de qualificação do doutorado em março de 2012

Membro do GETESP - Grupo de Estudos de textos Semióticos Peirceanos em 2006 - Coordenado pelo Prof. Dr.Adenil Alfeu Domingos, titular da disciplina de Semiótica da FAAC (Unesp).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 6:20:17