Fábio Rogerio Batista Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6085377627640104
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista FFC, Campus de Marília. Trabalha, principalmente, nos seguintes temas: Metadados, Padrões de metadados aplicado ao universo museológico, Representação de recursos informacionais imagéticos, Web Museu de arte, Patrimônio cultural. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa Tecnologia em Ambientes informacionais e Inovação GPTAI/UFSCar, linha de pesquisa: Patrimônio, memória e identidade cultural. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fábio Rogerio Batista Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, F. R. B.;LIMA, FÁBIO ROGÉRIO BATISTA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.
Unesp - Campus de Marilia
Mirante
17525900 - Marília, SP - Brasil
Telefone: (014) 34021300


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Ciência da Informação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O GRAFFITI COMO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos.
2011 - 2012
Mestrado em Ciência da Informação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: IMAGEM & TECNOLOGIA: intersemioses em webmuseu de arte,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Informação e Tecnologia. Webmuseus. Intersemioses..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia / Especialidade: Intersemiose Digital.
Setores de atividade: Outras atividades de serviços.
2006 - 2009
Graduação em Biblioteconomia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Imagem e Tecnologia: novas possibilidades de criação.
Orientador: Placida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Programa de Treinamento "Documentação em Museus". (Carga horária: 40h).
Comitê Internacional de Documentação do ICOM, CIDOC - ICOM, Brasil.
2015 - 2015
CDD 23. ed.(2011): com exercícios extraídos de con. (Carga horária: 30h).
Content Mind - Educação Continuada para Profissionais da Informação, CONTENT MIND, Brasil.
2014 - 2014
Catalogação: conceitos, práticas, atualidades e te. (Carga horária: 120h).
Content Mind - Educação Continuada para Profissionais da Informação, CONTENT MIND, Brasil.
2012 - 2012
Representação de imagens fotograficas. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Elaboração de Proj. Cult. e Captação de Recursos. (Carga horária: 6h).
Oficinas Culturais Tarsila do Amaral, OC, Brasil.
2006 - 2006
INDEXAÇÃO. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.


Atuação Profissional



Grupo de Amparo ao Doente de AIDS, GADA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico (Regional), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio de Docência, Carga horária: 30
Outras informações
Realizou Estágio de Docência junto à disciplina "Preservação Digital", Departamento de Ciência da Informação, oferecida ao Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - Campus de Marília.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Apoio Técnico nível superior - CNPQ, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsa de Apoio Técnico nível superior - CNPQ TÍTULO: Avaliação da produção cientifica dos ENANCIBs do período de 2003 a 2009 -Processo: 374054/2012-6


Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPESP - TT2, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participação no Projeto da Biblioteca Histórica da Escola Normal de Piracicaba, Coordenado pela Profa. Dra. Ana Clara Bortoleto Nery (UNESP). Realização de atividades de tratamento e organização da informação. O trabalho visou a organização de parte do acervo da Biblioteca Histórica da Escola Normal de Piracicaba. O processo de tombamento e catalogação do acervo bibliográfico, o qual foi implantado através do uso de software livre e instalado num servidor (UNESP) que o disponibilizou através da internet.


Coordenadoria Geral de Bibliotecas - CGB - Unesp/Marília, CGB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estágio curricular obrigatório, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio Curricular obrigatório de Biblioteconomia realizado na Coordenadoria Geral de Bibliotecas - CGB - UNESP/Marília e Instituto de Física Teórica - IFT.


Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot, BPM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagio curricular obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 20


Instituto de Estudos Brasileiros - USP/SP., IEB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagio Acadêmico., Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
As atividades devenvolvidas nesse periodo de estagio no Instituto de Estudos Brasileiro - USP, foram relacionadas a produção e gerenciamento do acervo digital dentro do IEB. Constituiu especialmente de obras raras e antigas o qual possibilitou a visao do conjunto de processos e suas etapas.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Docente no curso profissionalizante de ASSISTENTE COMERCIAL EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS, englobando três competências: Recepcionista, Assistente Administrativo e Assistente de Pessoal.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente no curso profissionalizante de HOTELARIA



Projetos de pesquisa


2014 - 2018
O GRAFFITI COMO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL
Descrição: A importância da preservação da memória artística para as futuras gerações tem mudado e o grande avanço nas tecnologias de reprodução e exposição às massas, obras de arte se disseminam com a facilidade de circulação das imagens. Essas manifestações estão nos muros da cidade, locais esses que têm suas superfícies alteradas e apagadas diariamente. Diante disso, questiona-se como se dá o tratamento documental do graffiti como manifestação de arte efêmera? Em decorrência, a pesquisa apontou que o tratamento documental do graffiti, convertido em recurso digital, apresentará elementos para sua consolidação como patrimônio cultural material. Delimitou-se como objetivo propor como se dá o tratamento documental do graffiti, convertido em recurso imagético, considerando a ubiquidade, os aspectos da informação líquida e da ecologia da informação e as novas formas de disponibilizar o acesso. O estudo apresentou abordagem qualitativa, de natureza descritivo-exploratória tendo como universo de pesquisa projetos de exposições digitais de arte urbana....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
IMAGEM & TECNOLOGIA: intersemioses em webmuseu de arte
Descrição: Com o Ciberespaço surgiram os webmuseus, que se caracterizam como ambientes informacionais com exposições de obras de arte apresentadas virtualmente, afetando o uso da imagem. A partir de um dispositivo de acesso à rede Internet, qualquer pessoa pode visitar obras de artistas consagrados sem sair do lugar em que está, uma característica da ubiquidade (estar presente em vários lugares ao mesmo tempo) oferecida pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), o que era possível apenas com o deslocamento geográfico para visitas presenciais. A transformação formal e dos conteúdos das obras de arte na sua transposição para ambientes digitais é uma consequência da passagem de uma estrutura semiótica para outra, o que ocasiona mudanças na qualidade estética da obra produzida em suporte diferente daquele que está sendo apresentado no ambiente digital para a construção de informação imagética (tamanho, cor, forma, etc.) nos museus digitais. A digitalização e a transposição das obras de arte para catálogos digitais (versão digital dos catálogos tradicionais) e/ou nos webmuseus, criam simulacros das obras originais e sua forma material e orgânica transforma-se em linguagem computacional de bits e bites. Nesse contexto, a pesquisa apresentou como proposta identificar as características que indicam as transformações da estrutura de apresentação da obra de arte na sua transposição para ambientes virtuais quando digitalizadas, uma vez que, a mudança de um sistema semiótico para outro ocasiona rupturas e mutações na qualidade estética da obra de arte produzida sobre um suporte e transferida para outro. Com uso do método bibliográfico descritivo, o objetivo foi verificar as características dos catálogos impressos de obras de arte, dos sites de museus e de webmuseus demonstrando suas semelhanças e diferenças na apresentação das informações das obras....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
ESTUDO SEMIÓTICO DE IMAGENS DIGITAIS E SEU PROCESSO CRIATIVO-ESTÉTICO
Descrição: A sociedade em que vivemos está inserida em um sistema em que as transformações decorrentes do avanço tecnológico afetam diretamente as estruturas social e cultural e essas igualmente influenciam nas transformações tecnológicas. Com isso o agir, o pensar e o construir são afetados, pois o uso de tecnologias requer novas habilidades e formas de cognição. No campo das imagens, a utilização de aparatos tecnológicos como computadores, máquinas fotográficas digitais, softwares e canetas eletrônicas presta-se a construção de imagens digitais e oferece uma maleabilidade próxima a dos instrumentos utilizados nos métodos tradicionais do fazer pictórico. Se antes as imagens eram pintadas nas cavernas, depois em telas de tecidos, agora, são construídas diretamente em ambiente digital. Com isso observa-se um aumento na utilização das linguagens visuais na rede Internet para denotar conceitos e significados que antes eram expressos verbalmente, levando a necessidade do estudo dos princípios cognitivos da semiótica Peirciana para o entendimento e a extração de informações contidas nessa exponencial quantidade de símbolos, signos e imagens que estão cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. Para tanto, e com base nos fundamentos semióticos e nas metodologias da Biblioteconomia para o tratamento e a recuperação da informação, estudou-se o processo criativo-estético de imagens, analisando-se sua inserção na World Wide Web, tendo por objeto a criação do caderno de artista digital....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Tecnologias da Informação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Intersemiose Digital.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Preservação do acervo - semana da Biblioteca FFC/ Marília, Biblioteca - Unesp - Campus de Marília.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, FÁBIO ROGÉRIO BATISTA2018LIMA, FÁBIO ROGÉRIO BATISTA; SANTOS, PLÁCIDA LEOPOLDINA VENTURA AMORIM DA COSTA . A ubiquidade das artes nos ambientes virtuais de contemplação: imergindo na Pinacoteca do estado de São Paulo. EM QUESTÃO (UFRGS. IMPRESSO), v. 24, p. 174-193, 2018.

2.
LIMA, F. R. B.;LIMA, FÁBIO ROGÉRIO BATISTA2016LIMA, F. R. B.; SANTOS, P. L. V. A. C. ; SEGUNDO, J. E. S. . PADRÃO DE METADADOS NO DOMÍNIO MUSEOLÓGICO. Perspectivas em Ciência da Informação (Online), v. 21, p. 50-69, 2016.

3.
LIMA, F. R. B.;LIMA, FÁBIO ROGÉRIO BATISTA2016LIMA, F. R. B.; SANTOS, P. L. V. A. C. ; FRANCISCO, J. B. . MUSEUS E VIRTUALIDADES: uma relação para o século XXI. Informação@Profissões, v. 5, p. 102-121, 2016.

4.
LIMA, F. R. B.;LIMA, FÁBIO ROGÉRIO BATISTA2014LIMA, F. R. B.; SANTOS, P. L. V. A. C. . MUSEU E SUAS TIPOLOGIAS: o webmuseu em destaque. Informação & Sociedade (UFPB. Online), v. 24, p. 57-68, 2014.

5.
LIMA, F. R. B.;LIMA, FÁBIO ROGÉRIO BATISTA2011LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. . Caderno de esboço digital: estudo semiótico do processo criativo estético de informação imagética. Revista EDICIC, v. 1, p. 233-243, 2011.

6.
LIMA, F. R. B.;LIMA, FÁBIO ROGÉRIO BATISTA2009LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. . Caderno de artista em ambiente digital. Baleia na rede (UNESP. Marília), v. 1, p. 402-415, 2009.

7.
LIMA, F. R. B.;LIMA, FÁBIO ROGÉRIO BATISTA2008LIMA, F. R. B.. Cidade do Caos. Baleia na rede (UNESP. Marília), v. 1, p. 359-363, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. . Imagem & Tecnologia: webmuseu de arte. 1. ed. Saarbrücken, Germany: Novas Edições Acadêmicas - NEA (OmniScriptum GmbH & Co. KG), 2015. 112p .

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, F. R. B.; ZAFALON, Z. R. ; GONCALEZ, P. R. V. A. ; DAL?EVEDOVE, P. R. . Representação documental de graffiti como patrimônio cultural: proposta metodológico-conceitual.. In: IMÕES, M. G.; BORGES, M. M.. (Org.). Tendências atuais e perspetivas futuras em organização do conhecimento: atas do III Congresso ISKO Espanha e Portugal - XIII Congresso ISKO Espanha.. 1eded.Coimbra: Universidade de Coimbra, 2017, v. , p. 1151-1160.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, F. R. B.; SANTOS, P. L. V. A. C. ; FRANCISCO, J. B. . MUSAS DIGITAIS: novas interfaces expositivas para o acesso ao conhecimento e a interação com as artes. In: XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB), 2016, Salvador-Bahia. GT 09 - Museu, patrimônio e informação, 2016, Salvador-Bahia. Descobrimentos da Ciência da Informação: desafios da Multi, Inter e Transdisciplinaridade (MIT), 2016. p. 4035-4052.

2.
LIMA, F. R. B.; SANTOS, P. L. V. A. C. ; ARAKAKI, A. ; GONCALEZ, P. R. V. A. . INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA NO ENANCIB: percurso do GT 08 no período de 2008 ? 2015. In: XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB), 2016, Salvador-Bahia. GT 08 - Informação e Tecnologia, 2016, Salvador-Bahia. Descobrimentos da Ciência da Informação: desafios da Multi, Inter e Transdisciplinaridade (MIT), 2016. p. 3644-3665.

3.
LIMA, F. R. B.; SANTOS, P. L. V. A. C. ; FRANCISCO, J. B. . SUPERFICIES ALTERADAS: a condição dos grafites nos espaços urbanos de São Paulo. In: XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB), Salvador-Bahia. GT 09 - Museu, patrimônio e informação, 2016, Salvador-Bahia. Descobrimentos da Ciência da Informação: desafios da Multi, Inter e Transdisciplinaridade (MIT), 2016. p. 4086-4101.

4.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. . Imagem&Tecnologia em catálogos de museu de arte: intersemiose em questão. In: XV Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação - ENANCIB, 2014, Belo Horizonte, GT8. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação : além das nuvens, expandindo as fronteiras da Ciência da Informação, 2014. v. 15. p. 3105-3123.

5.
LIMA, F. R. B.. Da imaginação à imagem digital: a intersemioticidade da construção da imagem para a Web. In: III Seminário em Ciência da Informação da UEL ( SECIN ), 2009, Londrina. III Seminário em Ciência da Informação. Londrina, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. . Caderno de artista em ambientes virtuais: um estudo semiótico de imagens digitais. In: 1º Seminário Científico ARQUIVOLOGIA E BIBLIOTECONOMIA, 2010, Marília. Jornada de Arquivologia e Biblioteconomia., 2010.

2.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. . Estudo intersemiótico da construção do caderno de artista em ambientes virtuais.. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2009, São José do Rio Preto. XXI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. . A natureza da imagem: entre o real e o fractal. In: VII International Meeting on Information, Knowledge and Action., 2011, Marília/SP. "Information, Self-Organization and Etthical Action".. Marília: Encontro Internacional de Informação Conhecimento e Ação Marília, 2011. p. 18-19.

2.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. . Caderno de Artista Digital. In: 17 Simpósio Internacional de Iniciação Cientìfica da Usp ( SIICUSP ), 2009, São Paulo. 17 Simpósio Internacional de Iniciação Cientìfica, 2009.

3.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. . Estudo semiótico do processo criativo estético do caderno de artista em ambiente digital. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar durante a 8ª Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica., 2009, São Carlos/ S.P. Anais de Eventos da UFSCar, 2009. v. 5. p. 64-64.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, F. R. B.; ZAFALON, Z. R. ; GONCALEZ, P. R. V. A. ; DAL?EVEDOVE, P. R. . Representação documental de graffiti como patrimônio cultural: proposta metodológico-conceitual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. ; FRANCISCO, J. B. . SUPERFICIES ALTERADAS: a condição dos grafites nos espaços urbanos de São Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. ; FRANCISCO, J. B. . MUSAS DIGITAIS: novas interfaces expositivas para o acesso ao conhecimento e a interação com as artes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. ; GONCALEZ, P. R. V. A. ; ARAKAKI, F. A. . INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA NO ENANCIB: PERCURSO DO GT 08 NO PERÍODO DE 2008 ? 2015. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LIMA, F. R. B.. Imagem&Tecnologia: webmuseu de artes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. . Caderno de esboço digital: estudo semiótico do processo criativo estético de informação imagética. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. . A natureza da imagem: entre o real e o fractal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. . CADERNO DE ARTISTA EM AMBIENTES VIRTUAIS: um estudo semiótico de imagens digitais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
LIMA, F. R. B.. Estudo semiótico do processo criativo estético do caderno de artista em ambiente digital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. . Estudo semiótico do processo criativo estético do caderno de artista em ambiente digital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
LIMA, F. R. B.. Caderno de Artista Digital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
LIMA, F. R. B.. Da imaginação à imagem digital: a intersemioticidade da construção da imagem para a Web. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
LIMA, F. R. B.. ESTUDO INTERSEMIÓTICO DA CONSTRUÇÃO DO CADERNO DE ARTISTA EM AMBIENTES VIRTUAIS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
LIMA, F. R. B.. Estudo Semiótico de Imagens digitais e seu processo de criação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. . Estudo semiótico de imagens digitais: novas possibilidades criativo-estéticas na sociedade tecnológica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
LIMA, F. R. B.. Análise e Resgate das Imagens Iconográficas em Benefício da Organização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, F. R. B.. Participação como avaliador de trabalhos da Comissão Científica referente ao XXVII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação.. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, F. R. B.. Arte urbana: oficina de graffiti. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LIMA, F. R. B.. Oficina de Desenho Artístico nivel II. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LIMA, F. R. B.. Sintaxe da Imagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
LIMA, F. R. B.. Técnicas de Pintura a Nanquim. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
LIMA, F. R. B.. III FIO Encontro de Artes. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
LIMA, F. R. B.. Oficina de Desenho Artístico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
LIMA, F. R. B.. História da imagem. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. . IMAGEM & TECNOLOGIA: intersemioses em webmuseus de arte.. 2011. (Relatório de pesquisa).

9.
LIMA, F. R. B.; NERY, A. B. . Catalogo da Biblioteca Normal de Piracicaba. 2010. (Relatório de pesquisa).

10.
LIMA, F. R. B.. Imagem, criação e arte figurativa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
LIMA, F. R. B.. Desenho artístico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
LIMA, F. R. B.. Desenho a giz. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
LIMA, F. R. B.. Gramática da imagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. . Estudo semiótico de imagens digitais e seu processo criativo estético. 2009. (Relatório de pesquisa).

15.
LIMA, F. R. B.; Santos, Plácida L. V. A. . Estudo semiótico de imagens digitais e seu processo criativo estético. 2009. (Relatório de pesquisa).

16.
LIMA, F. R. B.. Como Fazer História em Quadrinhos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
LIMA, F. R. B.. Projeto DINO MARÍLIA. 2013. Escultura.

2.
LIMA, F. R. B.. "O que nasceu na árvore do martírio": coisas ditas pela literatura latino-americana dos anos 2000. 2011. Desenho.

3.
LIMA, F. R. B.. Logotipo. 2008. Desenho.

4.
LIMA, F. R. B.. Baleia na Rede vol. 1 n° 5. 2008. Desenho.

5.
LIMA, F. R. B.. A Arte Robal:viva rápido e morra jovem. 2006. Pintura.

Outras produções artísticas/culturais
1.
LIMA, F. R. B.. Projeto DINO MARÍLIA. 2013 (Esculturas).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB). 2016. (Encontro).

2.
" Olhares da gestão cultural".. 2015. (Seminário).

3.
1º Encontro de Pesquisa em Informação e Tecnologia - EPIT. 2014. (Encontro).

4.
2° Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação - DTI II.Padrão de metadados para objetos museológicos no ambiente Web. 2014. (Encontro).

5.
XV ENANCIB, realzado no período de 27 a 31 de outubro de 2014, na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.IMAGEM & TECNOLOGIA EM CATÁLOGOS DE MUSEUS DE ARTE: Intersemiose em questão. 2014. (Encontro).

6.
Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação - DTI. 2013. (Encontro).

7.
III FIO Encontro de Arte. 2013. (Encontro).

8.
? VII Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação (EIICA), realizado de 31 de Novembro a 03 de Dezembro. A natureza da imagem: entre o real e o fractal. 2011. (Congresso).

9.
IX Encontro da Associação de Educação e investigação em Ciência da Informação da Iberoamerica e Caribe (IX EDICIC).Caderno de esboço digital: estudo semiótico do processo criativo estético de informação imagética. 2011. (Encontro).

10.
1º Seminário Científico ARQUIVOLOGIA E BIBLIOTECONOMIA: Desafios e Perspectivas de Interlocução.CADERNO DE ARTISTA EM AMBIENTES VIRTUAIS: um estudo semiótico de imagens digitais. 2010. (Seminário).

11.
O artista é o traidor: Reflexões sobre a experiência estética a partir da fenomenologia do espírito, proferida pela Dr. Giorgia Cecchinato - Pesquisadora da Universidade de Pádova, Itália.. 2010. (Oficina).

12.
17 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Usp ( SIICUSP ).Caderno de Artista Digital. 2009. (Simpósio).

13.
Ciclo de estudos formas de representação: dos catálagos tradicionais aos repositórios informacionais digitais.. 2009. (Oficina).

14.
III Seminário em Ciência da Informação da UEL ( SECIN ).Da imaginação à imagem digital: a intersemioticidade da construção da imagem para a Web. 2009. (Seminário).

15.
Jornada de Arquivologia e Biblioteconomia.Estudo semiótico de imágens digitais. 2009. (Seminário).

16.
Oficina de Creative Commons.. 2009. (Oficina).

17.
Oficina de EDITOR DE IMAGENS ON-LINE( PICASA, FLICKR E PICNIK).. 2009. (Oficina).

18.
Oficina Utilidades da Web 2.0. 2009. (Oficina).

19.
O uso de redes sociais, blogs e microblogs em unidades de informação: uma visão prática para profissionais da informação.. 2009. (Oficina).

20.
Palestra Ciência da Informação na Espanha e Portugal. 2009. (Outra).

21.
XVII Congresso de Iniciação Científica durante a 8º Jornada de Ciência e Tecnológica da UFSCar. Estudo semiótico do processo criativo estético do caderno de artista em ambiente digital. 2009. (Congresso).

22.
Oficina de Comunicação oral e escrita no XX cic da Unesp. 2008. (Oficina).

23.
Palestra " Conversa ao pé da estante ". 2008. (Outra).

24.
Palestra sobre TV digital. 2008. (Outra).

25.
Psico-cine " Poéticas da Vertígem ". 2008. (Encontro).

26.
XVI congresso de Iniciação Científica da UFCAR. Estudo Semiótico de Imagens Digitais: novas possibiblidades criativo-estéticas na sociedade tecnológica. 2008. (Congresso).

27.
XX Congresso de Iniciação Científica. Estudo Semiótico de Imagens digitais e seu Processo de criação. 2008. (Congresso).

28.
" Marxismo no século XX ". 2007. (Outra).

29.
Atuação do profissional Bibliotecário. 2007. (Outra).

30.
Elaboração de Projetos de Iniciação Científica. 2007. (Oficina).

31.
I Encontro Nacional de Estudo da Imagem. 2007. (Congresso).

32.
Marxismo no século XX : Sujeito da Ação Política. 2007. (Simpósio).

33.
Palestra " A atuação do Profissional Bibliotecário ". 2007. (Outra).

34.
Análise Crítica da Construção do conhecimento na perspectiva do Filme "O Enigma de Kasper Hauser. 2006. (Outra).

35.
Fluxo Informacional e a importância da Atuação do Profissional da Informação. 2006. (Outra).

36.
Oficina de Ergonomia. 2006. (Outra).

37.
Palestra: ?Mediação da Informação?. 2006. (Outra).

38.
Palestra: ?Seminário Temático das Linhas de Pesquisa do Departamento de Ciência da Informação?. 2006. (Seminário).

39.
Palestra: ?Sistema de Informação em Saúde?. 2006. (Outra).

40.
Palestra " USO DA VOZ ". 2006. (Oficina).

41.
Psico-cine " O rosto e o abismo ". 2006. (Encontro).

42.
Psicocine (Tema Anual: O Rosto e o Abismo) Filme 2 ?Nosferatu?. 2006. (Oficina).

43.
Psicocine (Tema Anual: O Rosto e o Abismo) Filme 3 ?Saraband?. 2006. (Oficina).

44.
Semana Cultural da Unesp.A arte Robal. 2006. (Oficina).

45.
Vl Fórum de Análise de Conjuntura. 2006. (Simpósio).

46.
XVIII Congresso de Iniciação Científica. Análise e Resgate das Imagens Iconográficas em Benefício da Organização. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, F. R. B.. 2º Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação - II DTI.. 2014. (Outro).

2.
LIMA, F. R. B.. Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação - DTI.. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
LIMA, F. R. B.. Oficina de Desenho Artístico nivel II. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LIMA, F. R. B.. Sintaxe da Imagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


- Realizou intercâmbio (Mestrado Sanduiche) pelo PROCAD/NF-2009 CAPES UNESP/UFPB, em João Pessoa/PB, durante os meses de Novembro e Dezembro de 2011, onde teve participação na disciplina ?Fundamentos Teóricos Aplicado a Ciência da Informação? ministrado pela professora Dr. Isa Maria Freire.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 15:48:21