Carolina Mattar Julien de Toledo Piza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7153748685527312
  • Última atualização do currículo em 26/08/2014


Graduada em psicologia. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-Dept. de Psicobiologia - 2009).Especialista em Neuropsicologia e Terapia Cognitiva. É Coordenadora Técnica do Instituto ABCD. Pesquisadora do Grupo de Cognição do Dept. de Psicobiologia-UNIFESP. Atua como pesquisadora e coordenadora do ambulatório de Distúrbio de Aprendizagem, do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar (CPN/NANI). Trabalhou como psicóloga do setor ambulatorial da APAE de São Paulo, realizando psicodiagnóstico em bebês, crianças, adultos e idosos. Tem experiência na área de Neuropsicologia Cognitiva e Clínica e Psicologia Clínica. Atua em consultório particular e como docente em cursos de especialização. Principais áreas de interesse: Memória Operacional, Avaliação Neuropsicológica, Avaliação de Leitura e Escrita, Psicopedagogia, Deficiência Intelectual e Distúrbios do Desenvolvimento, dentre os quais Distúrbios de Aprendizagem, Dislexia e TDAH, etc. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carolina Mattar Julien de Toledo Piza
Nome em citações bibliográficas
PIZA, C. M. J. T.;Piza, Carolina Mattar Julien de Toledo;TOLEDO-PIZA, C. M. J.;Carolina M. J. Toledo Piza;Toledo Piza, Carolina M. J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Psicobiologia.
R. Embaú, 54
Vla. Clementino
04039060 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 55496899


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Psicobiologia.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Habilidade de Leitura e Escrita em Crianças Disléxicas e Leitores Competentes - Uma Análise de Grupos Contrastantes na Bateria de Leitura e Escrita Computadorizada (BALE-Computadorizada),Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Orlando Francisco Amodeo Bueno.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Dislexia; bateria computadorizada; avaliação de leitura e escrita; transtorno de aprendizagem; modelo da dupla rota.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2011 - 2013
Especialização em Curso de Especialização em Terapia Cognitiva. (Carga Horária: 510h).
Centro de Terapia Cognitiva Veda.
Título: RELATO DE CASO CLÍNICO: COMO ESTRATÉGIAS COMPENSATÓRIAS DISFUNCIONAIS ATUAM NA ATIVAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM QUADRO DE ANSIEDADE.
Orientador: Tatiana S. Paula.
2006 - 2008
Especialização em Medicina Preventiva.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: -.
Orientador: -.
1999 - 2004
Graduação em psicologia.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Efeito do Treino de Consciência Fonológica sobre a habilidade de leitura em Adultos Não-Alfabetizados. Apresentação em painel..
Orientador: Elizeu Coutinho de Macedo.
1995 - 1998
Ensino Médio (2º grau).
St. Paul's School.
1987 - 1995
Ensino Fundamental (1º grau).
St. Paul's School.




Formação Complementar


2011 - 2011
Workshop - Metas e Resultados em Reabilitação. (Carga horária: 8h).
Centro Paulista de Neuropsicologia.
2010 - 2010
Intervenção Precoce em crianças com atraso no dese. (Carga horária: 48h).
Núcleo Paradigma - Análise do Comportamento.
2010 - 2010
Treinamento da Escala Bayley III.
Clinica Neuro-Psi - Dra. Beatriz Shayer.
2010 - 2010
Curso Intensivo de Introdução a Terapia Cognitiva. (Carga horária: 20h).
Centro de Terapia Cognitiva Veda.
2009 - 2009
Introdução a análise de dados com uso do SPSS.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2006 - 2006
Título de Especialista em Neuropsicologia.
Conselho Regional de Psicologia.
2003 - 2003
III Curso de Verão em Psicobiologia.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto ABCD, IABCD, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: coordenadora técnica, Enquadramento Funcional: coordenadora técnica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: comitê de educação


Centro Paulista de Neuropsicologia, CPN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: voluntária do NANI, Enquadramento Funcional: coordenadora ambulatório Dist. Aprendizagem


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: estagiária de neuropsicologia, Enquadramento Funcional: estagiaria do CPN/NANI - UNIFESP, Carga horária: 20

Atividades

03/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psicobiologia, Disciplina de Psicobiologia.


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Pós Grad. em Psicopedagogia, Carga horária: 3

Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora colaboradora


Consultório Particular, -, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: autonoma, Enquadramento Funcional: -


Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: psicóloga, Carga horária: 30
Outras informações
Psicóloga do Serviço Ambulatorial


Universidade Ibirapuera, UNIB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Pós grad. em psicopedagogia, Carga horária: 7


Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Colaboradora - voluntaria, Enquadramento Funcional: Neuropsicóloga do Amb de Psiquiatria Infantil, Carga horária: 4

Atividades

08/2006 - 02/2009
Outras atividades técnico-científicas , -, .

Atividade realizada
Neuropsicologa do Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência.

Hospital das Clinicas, HC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: pesquisadora voluntaria, Enquadramento Funcional: colaboradora de neuropsicologia, Carga horária: 5

Atividades

03/2005 - 09/2008
Pesquisa e desenvolvimento , HC-FMUSP, .


Instituto Sedes Sapientae, SEDES, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: estagiario do CNRVV

Atividades

09/2001 - 12/2002
Estágios , Instituto Sedes Sapientae, .

Estágio realizado
no Centro de Referencia a Vitimas da Violencia (CNRVV).


Linhas de pesquisa


1.
Disturbios de Aprendizagem
2.
Working Memory
3.
Distúrbios do Desenvolvimento
4.
Alteraçao Neuropsicologica e acompanhamento multidisciplinar de idosos com alteraões cognitivas


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Desenvolvimento de um Programa de Formação em Desenvolvimento Cognitivo para Profissionais da Educação Infantil: O modelo de Resposta à Intervenção.

Descrição: O presente estudo propõe o desenvolvimento de um Programa de Formação em Desenvolvimento Cognitivo, com base neuropsicológica, para profissionais da Educação Infantil na Cidade de São Paulo, utilizando o modelo da Resposta à Intervenção (RTI) como fundamentação teórica e prática. Serão realizados 2 estudos em fases sucessivas, sendo que no estudo 1 será desenvolvido um Programa de Formação em Desenvolvimento Cognitivo. Participarão desse estudo 100 professores da educação infantil do município de São Paulo (50 de creches e 50 de EMEIs). Serão realizados 10 encontros (aulas teóricas, debates) com temas relativos à necessidade formativa do profissional da educação infantil acerca do desenvolvimento cognitivo, os quais serão semanais e com duração de 4 horas. O estudo 2 implementará o modelo K- RTI (do inglês Response to Intervention) que é a promoção da reestruturação didática das aulas, com vistas a novas práticas pedagógicas, embasadas cientificamente. Assim haverá a reestruturação das atividades pedagógicas a fim de estimular os processos de desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente aqueles relacionados à alfabetização. Participarão desse estudo 10 profissionais de EMEIs e 10 de Creches num total de 20 professores. A aplicação do Modelo K-RTI em sala de aula ocorrerá durante três vezes por semana, com duração média de 20 a 30 minutos por dia, ao longo de 16 semanas. Os resultados do presente estudo podem mostrar um modelo adequado de formação de profissionais da educação infantil que tem como foco o desenvolvimento cognitivo da criança e a relação com os processos de aprendizagem...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carolina Mattar Julien de Toledo Piza - Coordenador / BUENO, O.F.A - Integrante / Cláudia Berlim de Mello - Integrante / Carolina Nikaedo - Integrante / monica carolina miranda - Integrante / Juliana C. N. Ferreira - Integrante / Andre Luiz de Sousa - Integrante / Daniele Perreira de Souza - Integrante / MAria Cristina de A. C. Rodrigues Oliveira - Integrante / Tatiane Góes Freitas - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2003
Melhor trabalho na área de Ciências Humanas do VII INIC, Universidade do Vale do Paraíba.
2002
Melhor trabalho completo na área de Ciências da Saúde - VI Encontro de Iniciação Científica, Universidade do Vale do Paraiba., UNIVAP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Affonso, Maria José Cicero Oger2010Affonso, Maria José Cicero Oger ; PIZA, C. M. J. T. ; Barbosa, Anna Carolina Cassiano ; Macedo, Elizeu Coutinho de . Avaliação de escrita na dislexia do desenvolvimento: tipos de erros ortográficos em prova de nomeação de figuras por escrita. Revista CEFAC (Impresso), p. 0/0-0/0, 2010.

2.
LUKASOVA, K2003LUKASOVA, K ; PIZA, C. M. J. T. ; COVRE, P ; ROCHA, E.F ; MACEDO, E.C. . Processos Fonológicos e lexicais em leitura e escrita de uma criança com disartria.. Boletim de Iniciação Científica em Psicologia, v. 4, p. 69-76, 2003.

3.
COVRE, P2002COVRE, P ; PIZA, C. M. J. T. ; LUKASOVA, K ; MACEDO, E.C. . Diferenças de gênero na capacidade de rotação mental de objetos. Boletim de Iniciação Científica em Psicologia, v. 3, p. 19-26, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
BARBOSA, T. ; Toledo Piza, Carolina M. J. . Dislexia do Desenvolvimento. In: Miranda, M.C., Muszkat, M., Mello, C.B.. (Org.). Neuropsicologia do Desenvolvimento:Transtornos do Neurodesenvolvimento. 1ed.São paulo: Editora Rubio LTDA, 2013, v. 1, p. 164-185.

2.
PIZA, C. M. J. T. ; BUENO, O.F.A ; MACEDO, E.C. . Perspectivas atuais acerca da dislexia do desenvolvimento: da avaliação ao diagnóstico. In: Montiel, J.M.; Capovilla, F.C.. (Org.). Atualização em Transtornos de Aprendizagem. 1ed.Sao Paulo: Artes Medicas, 2009, v. , p. 153-166.

3.
BARBOSA, T. ; RODRIGUES, C.C. ; PIZA, C. M. J. T. ; MELLO, C. B. . Implementação e Caracterização de um Serviço de Assistência e Pesquisa em Distúrbios de Aprendizagem: O Modelo NANI/CPN. In: Barbosa, T.; Rodrigues. (Org.). Temas em Dislexia. Sao Paulo: Artes Medicas, 2009, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIZA, C. M. J. T. ; ORSATI, F.T. ; MACEDO, E.C. . Habilidades de Visuo-Construção e Memória Espacial em Adolescentes com Hidrocefalia. In: VII Encontro de Iniciação Científica/ III Encontro de pós-graduação na Universidade do Vale do Paraíba, 2003, São José dos Campos. Anais do VII Encontro de Iniciação Científica/ III Encontro de pós-graduação na Universidade do Vale do Paraíba. São José dos Campos: Ed. da UNIVAP, 2003. v. 1.

2.
ORSATI, F.T. ; PIZA, C. M. J. T. ; MACEDO, E.C. . Avaliação de Habilidades Visuo-construtiva e memória espacial em jovens com hidrocefalia.. In: IV Encontro de Iniciãção Científica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2003, São Paulo. Anais do IV Encontro de Iniciãção Científica da Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo: Mackenzie, 2003. v. 1. p. 251.

3.
ROCHA, E.F ; COVRE, P ; PIZA, C. M. J. T. ; LUKASOVA, K ; OVANESSIAN, V. ; MACEDO, E.C. . Processos Lexicais e fonológicos em leitura e escrita em função de intervenção psicopedagógica. In: VI INIC, Encontro de Iniciação Científica da UNIVAP, 2002, São José dos Campos. IV INIC - Anais de Trabalhos Completos, 2002. v. 1.

4.
LUKASOVA, K ; COVRE, P ; PIZA, C. M. J. T. ; MACEDO, E.C. . Imaginação e diferenças de sexo na capacidade de rotação mental de objetos. In: IV INIC - VI Encontro de Iniciacao Científica., 2002, São José dos Campos. IV INIC - Anais de Trabalhos Completos, 2002. v. 1. p. 673-675.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PIZA, C. M. J. T. ; MACEDO, E.C. ; BARBOSA, T. ; RODRIGUES, C.C. ; PINHEIRO, E. C. M. ; ZANINI, G. A. V. ; BUENO, O.F.A . PROVAS DE COMPREENSÃO DE LEITURA E SENTENÇA EM CRIANÇAS DISLÉXICAS: UM INSTRUMENTO DE DIAGNOSTICO DIFERENCIAL. In: II Congresso Internacional de Dislexia, 2009, Sao Paulo. Revista CEFAC, 2009.

2.
PIZA, C. M. J. T. ; MACEDO, E.C. . Efeito do Treino de Consciência Fonológica sobre a habilidade de leitura em Adultos Não-Alfabetizados. In: XI AMOSTRA DE TGI DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE, 2004, São Paulo. XI AMOSTRA DE TGI DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. São Paulo: Mackpesquisa, 2004.

3.
ROCHA, E.F ; COVRE, P ; PIZA, C. M. J. T. ; FURLANI, C. ; OVANESSIAN, V. ; MACEDO, E.C. . Processos Lexicais e Fonológicos em Leitura e Escrita. In: II Encontro de Iniciação Científica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2001, São Paulo. Anais do II Encontro de Iniciação Científica da UPM, 2001.

4.
DIAS,F.Z. ; COVRE, P ; PIZA, C. M. J. T. ; FURLANI, C. ; BUENO, V. ; MACEDO, E.C. . Incluindo o Método Integral em um sistema computadorizado de comunicação alternativa. In: II Encontro de Iniciação Científica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2001, São Paulo. Anais do II Encontro de Iniciação Científica da UPM, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIZA, C. M. J. T. ; RODRIGUES, C.C. ; BARBOSA, B. ; SOARES, T.B. ; ROSSETTO, A. C, ; MUSKAT, M. ; BUENO, O.F.A . Verbal and Visual-Spatial Working Memory Abilities in Dyslexic Children. In: 2007 INS (International Neuropsychology Meeting) - Mid-Year Meeting, 2007, Bilbao. "Advances in Basic and Clinical Neuropsychology", 2007.

2.
RODRIGUES, C.C. ; PIZA, C. M. J. T. ; BARBOSA, B. ; SOARES, T.B. ; ROSSETTO, A. C, ; MUSKAT, M. ; BUENO, O.F.A . The influence of verbal and performance abilities. In: 2007 International Neuropsychology Society Mid-Year Meeting, 2007, Bilbao. "Advances in Basic and Clinical Neuropsychology", 2007.

3.
RODRIGUES, C.C. ; BARBOSA, B. ; PIZA, C. M. J. T. ; SOARES, T.B. ; ROSSETTO, A. C, ; MUSKAT, M. ; BUENO, O.F.A . Perfil Neuropsicológico dos Distúrbios de Aprendizagem. In: X Congresso dda Sociedade Latino Americana de Neuropsicologia, 2007, Buenos Aires. X Congresso da Sociedade Latino Americana de Neuropsicologia, 2007.

4.
BARBOSA, B. ; RODRIGUES, C.C. ; PIZA, C. M. J. T. ; SOARES, T.B. ; ROSSETTO, A. C, ; MUSKAT, M. ; BUENO, O.F.A . Perfil Neuropsicológico e Fonoaudiológico da Dislexia. In: X Congresso da Sociedade Latino Americana de Neuropsicologia, 2007, Buenos Aires. X Congresso da Sociedade Latino Americana de Neuropsicologia, 2007.

5.
RODRIGUES, C.C. ; BARBOSA, B. ; PIZA, C. M. J. T. ; ROSSETTO, A. C, ; BUENO, O.F.A . Desempenho de Crianças com Dislexia nos testes de Fluência Semântica e Fluência Fonológica. In: III Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções, do 2 Simpósio Brasileiro de Doenças Degenerativas e do Encontro de Neuropsiquiatria Geriátrica, 2007, Bento Gonçalves. III Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções, do 2 Simpósio Brasileiro de Doenças Degenerativas e do Encontro de Neuropsiquiatria Geriátrica, 2007.

6.
Palma, S. M. M ; OSORIO, C.A.M. ; ELIAS, R. ; PIZA, C. M. J. T. ; NUNES, M.C.V. ; PINHEIRO, D.A.S ; DUALIB, K . Implantação do Ambulatório Multidisciplinar de Psiquiatria da Liga da Infância e Adolescência da Universidade de Santo Amaro Amplia/Unisa São Paulo. In: I Congresso Internacional de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, 2007, São Paulo. I Congresso Internacional de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, 2007.

7.
BARBOSA, B. ; RODRIGUES, C.C. ; PIZA, C. M. J. T. ; SOARES, T.B. ; ROSSETTO, A. C, ; MUSKAT, M. ; BUENO, O.F.A . Descrição e Caracterização da População Atendida no Ambulatório de Distúrbios de Aprendizagem do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar (Nani Departamento de Psicobiologia/Unifesp). In: I Congresso Internacional de Dislexia, 2007, Rio de Janeiro. I Congresso Internacional de Dislexia, 2007.

8.
FUNARI, R. M. R. ; Mansur, L.L. ; CAMPANHA, A.C. ; PIZA, C. M. J. T. ; JACOB FILHO, W. . Prevalência de comorbidades clínicas conforme o tipo e a gravidade do quadro demencial: Análise de uma amostra do Ambulatório de Geriatria Cognitiva da FMUSP. In: X Simpósio de Atualização em Psiquiatria Geriátrica: Lesões Vasculares e seu Impacto sobre os Transtornos Neropsiquiátricos do Idoso, 2006, São Paulo. -, 2006.

9.
FUNARI, R. M. R. ; Mansur, L.L. ; CAMPANHA, A.C. ; PIZA, C. M. J. T. ; JACOB FILHO, W. . Prevalência de comorbidades clínicas conforme o tipo e a gravidade do quadro demencial: Análise de uma amostra do Ambulató. In: X Simpósio de Atualização em Psiquiatria Geriátrica: Lesões Vasculares e seu Impacto sobre os Transtornos Neuropsiquiátricos do Idoso, 2006. X Simpósio de Atualização em Psiquiatria Geriátrica: Lesões Vasculares e seu Impacto sobre os Transtornos Neuropsiquiátricos do Idoso.

10.
PIZA, C. M. J. T. ; CAMPANHA, A.C. ; GRECCO, L.L. ; DAMUS, M.K. ; ZORIKI, C.S. ; WAJMAN, J.R. ; OSORIO, C.A.M. ; Mansur, L.L. ; FUNARI, R. M. R. ; VARANDAS, P.R.B ; GRUPPI, E.R. . Implementation of a neuropsychological service in the public health system and preliminary presentation of a sample in the cognitive geriatrics service, of the HC - FMUSP. In: V Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas, 2005, Ribeirão Preto. . Arquivos de Neuropsiquiatria, 2005. v. 63. p. 121-121.

11.
BARBOSA, B. ; PIZA, C. M. J. T. ; RODRIGUES, C.C. ; ROSSETTO, A. C, ; MUSKAT, M. . Um estudo de caso de lesão cerebral direita associada à dificuldade de leitura e escrita. In: VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 2005, São Paulo. VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 2005.

12.
PIZA, C. M. J. T. ; LUKASOVA, K ; NATALLE, L. ; MACEDO, E.C. . Desempenho de pacientes disléxicos na bateria BALS: Análise do padrão de respostas.. In: VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia promovido pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, 2005, São Paulo. VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
Toledo Piza, Carolina M. J. ; DE MACEDO, ELIZEU C. ; MIRANDA, MONICA C. ; BUENO, ORLANDO F. A. . Contrasting group analysis of Brazilian students with dyslexia and good readers using the computerized reading and writing assessment battery â BALEâ . Frontiers in Psychology, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
TOLEDO-PIZA, C. M. J. ; ALMEIDA, R. P. . Construção de redes públicas para apoiar os alunos com dislexia no Brasil Programa TODOS APRENDEM (apresentado em português): Instituto ABCD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
RODRIGUES, C.C. ; TOLEDO-PIZA, C. M. J. ; BARBOSA, T. ; ALMEIDA, J. S. ; Orlando Francisco Amodeo Bueno . Word Lists Acheivement in Brazilian Children with Dyslexia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Carolina M. J. Toledo Piza . Quando suspeitar e como ajudar crianças com dificuldade de Memória Operacional?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
TOLEDO-PIZA, C. M. J. . ABCD Institute - Building Public Networks with the teacher trainig programme 'Learning is for all'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TOLEDO-PIZA, C. M. J. . Dislexia e Pensamento Colateral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PIZA, C. M. J. T. ; MACEDO, E.C. ; RODRIGUES, C.C. ; BARBOSA, T. ; BUENO, O.F.A . Reading skills in dyslexics and good readers: an analysis based on the brazilian reading and writing battery - BALE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PIZA, C. M. J. T. ; BARBOSA, B. ; RODRIGUES, C.C. ; SOARES, T.B. ; ROSSETTO, A. C, ; MUSKAT, M. ; BUENO, O.F.A . Perfil Neuropsicológico da Dislexia: Achados Prelimianares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BARBOSA, B. ; SOARES, T.B. ; RODRIGUES, C.C. ; PIZA, C. M. J. T. ; ROSSETTO, A. C, ; BUENO, O.F.A . Performance of Dyslexic Children in Pseudoword Repetition. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
WEINSTEIN, M. C. A. ; TOLEDO-PIZA, C. M. J. ; ALMEIDA, R. P. ; NIKAEDO, C. C. ; GABANINI, A. P. ; RHEINGATZ, A. ; VALE, T. L. . programa TODOS APRENDER 2012 (Material complementar para formação de professorres).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
TOLEDO-PIZA, C. M. J. . Corpo Humano: O Cérebro e as emoções. in Bahia, Brasil: Vida Natureza e Sociedade. 2014.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TOLEDO-PIZA, C. M. J. . Sete Sinais de que seu filho pode ter dislexia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
TOLEDO-PIZA, C. M. J. . Mapa da Dislexia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
TOLEDO-PIZA, C. M. J. . Neuropsicologia Infantil. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
TOLEDO-PIZA, C. M. J. . Neuropsicologia Pediátrica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
TOLEDO-PIZA, C. M. J. . Funções neuropsicológicas II: Neuropsicologia dos distúrbios da aprendizagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
WEINSTEIN, M. C. A. ; NAVAS, A. L. ; TOLEDO-PIZA, C. M. J. ; ALMEIDA, R. P. ; NIKAEDO, C. C. ; RHEINGATZ, A. ; GABANINI, A. P. ; VALE, T. L. ; AMORINA, J. P. . Todos Aprendem. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

5.
TOLEDO-PIZA, C. M. J. . Princípios de Reabilitação Neuropsicológica Infantil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
PIZA, C. M. J. T. . Distúrbios de Aprendizagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
NIKAEDO, C. C. ; PIZA, C. M. J. T. . Treino Cognitivo com ênfase em Memória Operacional e Funções Executivas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
PIZA, C. M. J. T. . Supervisão de Casos Clínicos em Reabilitação Neuropsicologica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
PIZA, C. M. J. T. ; NIKAEDO, C. C. . Treino Cognitivo com ênfase em Memória Operacional e Funções Executivas. 2010. (Aula em Curso de Especialização).

10.
PIZA, C. M. J. T. ; LUKASOVA, K ; NIKAEDO, C. C. . Curso de Introdução a Neuropsicologia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
PIZA, C. M. J. T. ; RIVERO, T.S. . Módulo de Neuropsicologia - IX Curso de Verão em Psicobiologia -UNIFESP. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
PIZA, C. M. J. T. ; RIVERO, T.S. ; RODRIGUES, C.C. ; ZANINOTTO, A. L. ; TUDESCO, I. S. S. ; SILVA, R. ; DUARTE, V. L. . Capítulo de Neuropsicologia. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Neuropsicologia da Apostila Teórica do Curso de IX Verão em Psicobiologia - UNIFESP).

13.
FREITAS, L. I. ; PIZA, C. M. J. T. . Curso de Capacitação em Distúrbio de Aprendizagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
PIZA, C. M. J. T. . Memória e Aprendizagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
PIZA, C. M. J. T. ; Ginani, G. ; TUDESCO, I. S. S. ; SILVA, R. ; COVRE, P . Módulo de Memória - VIII Curso de Verão em Psicobiologia -UNIFESP. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
International Neuropsychological Society (INS) Mid-Year Meeting. Reading skills in dyslexics and good readers: an analysis based on the brazilian reading and writing battery - BALE. 2010. (Congresso).

2.
Simpósio Internacional sobre TDAH e Transtornos de Aprendizagem. 2010. (Simpósio).

3.
Society for the Scientific Society of Reading Conference (SSSR). 2010. (Outra).

4.
7th Satelite Symposium on Neuropsychologial Rehabilitation. 2010. (Outra).

5.
II Congresso Internacional de Dislexia. PROVAS DE COMPREENSÃO DE LEITURA E SENTENÇA EM CRIANÇAS DISLÉXICAS: UM INSTRUMENTO DE DIAGNOSTICO DIFERENCIAL. 2009. (Congresso).

6.
II Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação. Padrão de Resposta de Disléxicos na Bateria de Leitura e Escrita. 2009. (Congresso).

7.
INS - International Neuropsychology Society - Mid-year Meeting. 2008. (Congresso).

8.
II International Symposium on Circadian Rhythms, Sleep and Memory. 2008. (Simpósio).

9.
Simpósio de Transtorno de Aprendizagem - Intersecção entre Medicina, Psicologia e Pedagogia.Validade e Aplicabilidade das Escalas de Avaliação dos Exames Neuropsicológicos e Testes Psicológicos para o Diagnóstico Precoce.. 2008. (Simpósio).

10.
8o. Simpósio Internacional de Dislexia - Dislexia, Cognição e Aprendizagem. (ABD). 2008. (Simpósio).

11.
Continuing Education Course do Midyear INS Meeting: Evidence Based Strategies for Cognitive Remediation with Children. 2008. (Oficina).

12.
Continuing Education Course do Midyear INS Meeting: Prefrontal Cortex Dysfunction in Developmental Neuropsychological Disorders. 2008. (Oficina).

13.
As Ferramentas de Busca da Base de Dados PsycINFO e Coleção da Revista da APA - PsycArticles. 2008. (Outra).

14.
As Ferramentas de Busca do Portal de Periódicos Capes. 2008. (Outra).

15.
I Congesso Internacional de Dislexia. Perfil Neuropsicológico da Dislexia: Achados Preliminares. 2007. (Congresso).

16.
Cérebro e Pensamento e Curso de Introdução à Neurobiologia. 2007. (Congresso).

17.
International Neuropsychology Society Mid-year Meeting -. Verbal and Visual-Spatial Working Memory Abilities in Dyslexic Children. 2007. (Congresso).

18.
Desafios em Neuropsiquiatria - NANI -UNIFESP. 2007. (Seminário).

19.
4th Symposium on Neuropsychological Rehabilitation. 2007. (Simpósio).

20.
Working Memory and its relationship with other memories.. 2007. (Encontro).

21.
"Linguagem, apraxia da fala e memória: ressonância magnética funcional e interrelação de funções cognitivas. XXV Jornada da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. 2006. (Seminário).

22.
V Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas. Implementation of a neuropsychological service in the public health system and preliminary presentation of a sample in the cognitive geriatrics service, of the HC - FMUSP. 2005. (Congresso).

23.
VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia promovido pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. 1)Desempenho de pacientes disléxicos na bateria BALS: Análise do padrão de respostas. e 2) Um estudo de caso de Lesão Cerebral Direita, associado à Dificuldade de Leitura e Escrita.. 2005. (Congresso).

24.
Seminário de Lesões Cerebrais na Infância promovido pelo NANI (Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar)-Dept. de Psicobiologia UNIFESP. 2005. (Seminário).

25.
III Fórum de Educadores do Centro de Ensino São Jose: Conexões: a escola como campo de Interdisciplinaridade .. O FENÔMENO TDAH . 2005. (Simpósio).

26.
VIII Simpósio Nacional de Dislexia: Uma Visão Multidisciplinar - ABD. 2005. (Simpósio).

27.
Jornada de Neuropsicologia promovida pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia Cérebro e Linguagem ,. 2005. (Simpósio).

28.
II Encontro em Educação Especial e Inclusão, realizado pelo NANI (Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar)-Dept. de Psicobiologia UNIFESP. 2005. (Encontro).

29.
Jornada de Neuropsicologia, realizada na Divisão de Medicina de Reabilitação- HC-FMUSP. 2004. (Seminário).

30.
BNS Meeting (British Neuropsychology Society). 2004. (Encontro).

31.
VII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia- I Simpósio Brasileiro de Traumatismo Craniencefálico. 2003. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Carolina M. J. Toledo Piza . Quando suspeitar e como ajudar crianças com dificuldade de Memória Operacional?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Título de Especialista em Neuropsicologia - Concurso CRP-06 (agosto de 2006)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 01/11/2014 às 11:13:42