Wanessa Aparecida Trevizan de Lima
- Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2726546184420258
- Última atualização do currículo em 22/11/2016
Mestre em Ciências pelo programa de Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Atualmente, cursando o doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP. (Texto informado pelo autor)
Identificação
Nome
Wanessa Aparecida Trevizan de Lima
Nome em citações bibliográficas
TREVIZAN, W. A.;Lima, Wanessa Aparecida Trevizan
Endereço
Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Suzano.
Av. Mogi das Cruzes, 1501
Parque Suzano
05508090 - Suzano, SP - Brasil
Telefone: (11) 21461806
URL da Homepage: www.ime.usp.br
Av. Mogi das Cruzes, 1501
Parque Suzano
05508090 - Suzano, SP - Brasil
Telefone: (11) 21461806
URL da Homepage: www.ime.usp.br
Formação acadêmica/titulação
2015
2012 - 2015
Mestrado profissional em Ensino de Matemática.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Ensinando Matemática por meio de situações potencialmente adidáticas: estudo de casos envolvendo Análise Combinatória, Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Palavras-chave: Situação adidática; Ensino de Matemática; Análise Combinatória.
Grande área: Ciências Humanas
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Ensinando Matemática por meio de situações potencialmente adidáticas: estudo de casos envolvendo Análise Combinatória, Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Antonio Carlos Brolezzi.
Palavras-chave: Situação adidática; Ensino de Matemática; Análise Combinatória.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2008
Graduação em matemática licenciatura.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Uso do Livro Paradidático no Ensino de Matemática.
Orientador: Nilson José Machado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Uso do Livro Paradidático no Ensino de Matemática.
Orientador: Nilson José Machado.
2002 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
CEFAM, CEFAM, Brasil.
CEFAM, CEFAM, Brasil.
2000 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Helena Loureiro Rossi, EEHLR, Brasil.
Escola Estadual Helena Loureiro Rossi, EEHLR, Brasil.
1997 - 1999
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Helena Loureiro Rossi, EEHLR, Brasil.
Escola Estadual Helena Loureiro Rossi, EEHLR, Brasil.
1992 - 1996
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Walquíria Jannoni Vieira, EEPSG, Brasil.
Escola Estadual Walquíria Jannoni Vieira, EEPSG, Brasil.
Formação Complementar
2014 - 2014
Como Falar em Público e Fazer Apresentações de Sucesso. (Carga horária: 16h).
Fundação Getúlio Vargas (SP), FGV, Brasil.
Fundação Getúlio Vargas (SP), FGV, Brasil.
2012 - 2012
Formação continuada de professores de Matemática do 6o ao 9o ano do SESI. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2007
Inglês básico e intermediário. (Carga horária: 324h).
Centro de estudos e pesquisas em ensino de linguas, CEPEL, Brasil.
Centro de estudos e pesquisas em ensino de linguas, CEPEL, Brasil.
Atuação Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional
2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica II, Carga horária: 28
Colégio CPV, CPV, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Plantonista de Matemática, Carga horária: 12
Estação Ciência, EC, Brasil.
Vínculo institucional
2007 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Projetos de pesquisa
2015 - Atual
Contextualização para uma aprendizagem relevante e significativa
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Wanessa Aparecida Trevizan de Lima - Coordenador.
Integrantes: Wanessa Aparecida Trevizan de Lima - Coordenador.
2010 - 2015
Situações Potencialmente Adidáticas: Pesquisa-ação envolvendo Análise Combinatória
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Wanessa Aparecida Trevizan de Lima - Coordenador.
Integrantes: Wanessa Aparecida Trevizan de Lima - Coordenador.
2007 - 2008
Uso do livro paradidático no Ensino de Matemática
Descrição: O objetivo do projeto foi investigar as características do livro paradidático, situando seu uso em sintonia com o dos recursos impressos e manuscritos que predominam no ensino de matemática: o livro didático e caderno de anotações do aluno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Wanessa Aparecida Trevizan de Lima - Coordenador.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Wanessa Aparecida Trevizan de Lima - Coordenador.
Projetos de extensão
2015 - 2015
Cursinho Pré-Vestibular
Descrição: Curso preparatório para o vestibular, com professores voluntários, destinado à comunidade carente de Suzano e Região: estudantes ou ex-estudantes de escola pública..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Wanessa Aparecida Trevizan de Lima - Coordenador / Nathalia Leite Ferraz - Integrante.
Financiador(es): Instituto Federal de São Paulo - Bolsa.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Wanessa Aparecida Trevizan de Lima - Coordenador / Nathalia Leite Ferraz - Integrante.
Financiador(es): Instituto Federal de São Paulo - Bolsa.
Produções
Produção bibliográfica
1.

1.
TREVIZAN, W. A.; BROLEZZI, A. C. ; VALERIO, B. C. . O PIBID entre a pesquisa e a prática: situações potencialmente adidáticas em análise combinatória na Escola de Aplicação da USP. In: Emerson de Pietri...[et all]. (Org.). A cooperação universidade-escola para a formação inicial de professores: o PIBID na Universidade de São Paulo (2011-2014). 1ed.São Paulo: Editora da Livraria da Física, 2015, v. , p. 257-272.
1.

2.
KIKUCHI, L. M. ; Lima, Wanessa Aparecida Trevizan . CONCEPÇÕES DE ERRO E CONTRATO DIDÁTICO NA ESCOLA: EM QUE A TEORIA E A TECNOLOGIA PODEM AJUDAR?. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do 12o Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016.
1.

1.

2.

1.
Lima, Wanessa Aparecida Trevizan. Avaliação de 5 artigos para o II Congresso de Logística- IFLOG 2016 (Avaliação de artigos).
Eventos
Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias y la Matemática. MATEMÁTICA E MOTIVAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE PARA O ENSINO. 2016. (Congresso).
2.
Encontro Nacional de Educação Matemática. CONCEPÇÕES DE ERRO E CONTRATO DIDÁTICO NA ESCOLA: EM QUE A TEORIA E A TECNOLOGIA PODEM AJUDAR?. 2016. (Congresso).
3.
Palestra MPEM- IME/USP.Situações Potencialmente Adidáticas em Análise Combinatória.
2016. (Encontro).
4.
Semana da Licenciatura em Ciências da Natureza EACH/USP.Funções matemáticas e contextualização em Ciências da Natureza.
2016. (Encontro).
5.
Palestra TRI e a comparabilidade de resultados em avaliações. 2013. (Seminário).
6.
EBRAPEM. Obstáculos Epistemológicos na Aprendizagem de Grandezas e Medidas na Educação Básica. 2010. (Congresso).
7.
Defesa de Projeto de Ensino.Uso do Livro Paradidático no Ensino de Matemática. 2008. (Outra).
8.
Palestra em disciplina do IME-USP.Uso do livro paradidático no ensino de matemática. 2008. (Seminário).
9.
Semana da Educação.Uso do livro paradidático no ensino de matemática. 2008. (Seminário).
10.
Seminário de Ensino de Matemática. 2008. (Seminário).
11.
SIICUSP.Uso do Livro Paradidático no Ensino de Matemática.
2008. (Simpósio).
12.
Mostra do CAEM. 2007. (Oficina).
13.
Semana da Educação. 2005. (Congresso).
Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TREVIZAN, W. A.. I Congresso de Logística e operações - IFLOG. 2015. (Congresso).
Educação e Popularização de C & T
Livros e capítulos
1.

1.
TREVIZAN, W. A.; BROLEZZI, A. C. ; VALERIO, B. C. . O PIBID entre a pesquisa e a prática: situações potencialmente adidáticas em análise combinatória na Escola de Aplicação da USP. In: Emerson de Pietri...[et all]. (Org.). A cooperação universidade-escola para a formação inicial de professores: o PIBID na Universidade de São Paulo (2011-2014). 1ed.São Paulo: Editora da Livraria da Física, 2015, v. , p. 257-272.
Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TREVIZAN, W. A.. I Congresso de Logística e operações - IFLOG. 2015. (Congresso).
Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 8:03:45