Luciana Ferreira Furtado de Mendonça

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6305880310376446
  • Última atualização do currículo em 24/07/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Atuou como docente da Faculdade CCAA no curso de Letras, atuou como tutora a distância nos cursos de Licenciaturas (Ciências Biológicas. Matemática, Física. Química e História) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro pelo Consórcio CEDERJ/CECIERJ. Atualmente é orientadora de Trabalho Final na Pós Graduação de Gestão de Educação a Distância, no Laboratório de Novas Tecnologias no Ensino, na Universidade Federal Fluminense. Na Universidade Castelo Branco coordenou o curso de Pedagogia e coordenou pedagogicamente os cursos oferecidos na modalidade a distância pelas Escolas de Formação de Professores e Superior de Gestão e Tecnologia, participou da Comissão Própria de Avaliação (CPA); do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE); Atuou como membro do Comitê do Programa de Iniciação Científica & Tecnologia; membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico e Pedagogia;coordenou a Cátedra da Unesco em Educação a Distância;foi professora dos cursos presenciais da Escola de Formação de Professores. Em cursos de Pós Graduação atuou como docente das disciplinas: Educação & Tecnologia; Ética e Responsabilidade Social, Educação Corporativa, Metodologia da Pesquisa, Midias e Cibercultura. Na Universidade do Grande Rio Profo. José de Souza Herdy (UNIGRANRIO) atuei como Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância, como Assistente de Coordenação do Curso de Pedagogia na modalidade a Distância nos anos de 2015/2016 e como docente no curso de Pedagogia . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação e comunicação, ambiente virtual de aprendizagem, formação docente, prática de ensino e prática docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Ferreira Furtado de Mendonça
Nome em citações bibliográficas
MENDONÇA, L.;Mendonça, Luciana


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Mestrado em Educação em Ciências e Saúde.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Percepções Docentes sobre o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas práticas de ensino,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Miriam Struchiner.
Palavras-chave: Formação Docente; Prática Docente; Tecnologia da infomação e comunicação; Percepções Docentes.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
2000 - 2004
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Quem canta seus males espanta.
Orientador: Márcia Cabral da Silva.




Atuação Profissional



Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor Externo, Carga horária: 4


Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do Curso Presencial de Pedagogia da Disciplina "Planejamento e Organização em Espaços Educacionais " no Campus Caxias. Professora Coordenadora das disciplinas Educação nas Creches e Legislação e Políticas Públicas Nacionais do curso de Pedagogia na Modalidade a distância. Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Coordenação de Pedagogia, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto
Outras informações
Professor do Curso Presencial de Pedagogia da disciplina " Investigação e Prática Pedagógica IV" no campus Caxias.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 10
Outras informações
Professora Coordenadora da disciplina "Educação nas Creches" do curso de Pedagogia, na modalidade a distância.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto
Outras informações
Professora do Curso Presencial de Pedagogia da Disciplina "Investigação e Prática Pedagógica III".

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 8
Outras informações
Professora presencial e coordenadora da disciplina a distância do curso de Pedagogia " Legislação e Políticas Públicas Nacionais".


Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Centro de Educação a Distância, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Assistente
Outras informações
Professora Assistente do Curso de Pedagogia presente na Escola de Formação de Professores; Professora do Curso de Matemática nas disciplinas: Metodologia da Pesquisa em Matemática; Estágios 1, 2 e 3; Trabalho Final de Curso de Matemática.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso de Pós Graduação
Outras informações
Coordenadora Geral dos Cursos de Pós Graduação em Educação e Coordenadora do Curso de Pedagogia Empresarial

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora na Pós Graduação em Educação
Outras informações
Professora responsável pelas disciplinas de Metodologia da Pesquisa 1 e 2; Educação, Mídias e Cibercultura nos cursos de Psicopedagogia, Gestão Escolar, Educação Matemática e Pedagogia Empresarial.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Central de Estágios
Outras informações
Coordenadora Acadêmica da Central de Estágios e Oportunidades dos cursos presenciais e a distância

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria Pedagogica, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora do MBA em RH e Gestão Empresarial
Outras informações
Professora da Disciplina Ética e Responsabilidade Social e Educação Corporativa dos cursos em MBA de Recursos Humanos, Gestão Empresarial e Logística.

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica da Graduação EaD, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação a Distância da Universidade Castelo Branco dos seguintes cursos presentes nas Escolas de Formação de Professores e Superior de Gestão e Tecnologia.

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Centro de Educação a Distância, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora da Pos Grad em Edu Matemática
Outras informações
Professora da Disciplina Educação e Tecnologia da Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Castelo Branco.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 20

Atividades

09/2008 - 06/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural
Atenção a saúde infantil
Filosofia
Filosofia da Educação
História da Educação 1 e 2
Psicologia Elementar
Sociologia
Sociologia da Educação

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação nas seguintes disciplinas pedagógicas: Fundamentos da Educação 1 e 2; Estágio Supervisionado 1 e 4.

Atividades

08/2008 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação 2
08/2004 - Atual
Ensino, Ciencias Biologicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação 2
08/2004 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação 2
08/2004 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação 2
08/2006 - 06/2008
Ensino, Ciencias Biologicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado 3
08/2006 - 06/2008
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado 3
08/2006 - 06/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado 3
02/2005 - 06/2008
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado 1
02/2005 - 06/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado 1
02/2005 - 06/2008
Ensino, Ciencias Biologicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado 1
02/2007 - 12/2007
Ensino, Ciencias Biologicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação 1
02/2007 - 12/2007
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação 1
02/2007 - 12/2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação 1
02/2007 - 12/2007
Ensino, Ciencias Biologicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado 4
02/2007 - 12/2007
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado 4

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsita, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora Orientadora no Curso de Pós Graduação em Gestão de Educação a Distância pelo Laboratório de Novas Tecnologias no Ensino.


AVM EDUCACIONAL LTDA., AE_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Visitante no Curso de Pós Graduação em Tecnologia Educacional na disciplina Fundamentos Tecnológicos.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente on line, Carga horária: 15
Outras informações
Sistema de Tutoria em Cursos a Distância com carga horária de 60 horas provomido pela Núcleo de Educação a Distância do Campus Nilo Peçanha-Pinheiral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil) da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Aluna

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância e pesquisadora, Carga horária: 20

Atividades

09/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Laboratório de Tecnologias Cognitivas, .

Atividade de extensão realizada
Curso - A Internet na Educação: Recursos e Aplicações.

Faculdade CCAA, Faculdade CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 5

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática 2

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC - RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20

Atividades

03/2008 - 10/2008
Treinamentos ministrados , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, .

Treinamentos ministrados
Docente conteudista e dinamizadora da Formação Continuada dos Professores do Ensino Fundamental do Município Engenheiro Paulo de Frontin.
08/2007 - 10/2007
Ensino, Curso Especial e Superior da Polícia Federal, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação e Avaliação do TCC
04/2007 - 05/2007
Ensino, Curso Especial e Superior da Polícia Federal, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa

Curso Progressão, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10

Atividades

09/2005 - 12/2005
Ensino, Curso Progressão, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Didática
Estrutura e Fundamentos da Educação

Centro de Ensino Faria Brito - Oficina da Criança, CEB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20


Creche Escola Bilingue Studio da Criança, CEBSC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40


Centro Educacional Vila Valqueire, CEV, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2007 - 2010
Apreciação Analítica de Ambientes Construtivistas de Aprendizagem baseados nas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação na Área das Ciências da Saúde
Descrição: Objetiva aprofundar o conhecimento sobre a aplicação e o uso de programas baseados em hiperdocumentos e em modelos de educação a distância mediados pelo uso da Internet, para construir um corpo teórico que permita uma compreensão mais sólida sobre os processos envolvidos, tanto na construção (concepção) como na aprendizagem, a partir destes sistemas. Inclui, em linhas gerais, dois tipos de estudo: a análise qualitativa destes sistemas a partir da avaliação por alunos, especialistas de conteúdo e em tecnologia educacional e a investigação sobre formas de utilização, influências das estruturas dos diferentes conteúdos e as formas de busca, consulta e troca de informações no processo de construção do conhecimento. A finalidade destes estudos é compreender como os alunos de graduação (formação profissional) e profissionais em serviço (educação continuada) interagem e associam conceitos ao aprenderem com sistemas onde as informações são estruturadas de forma não linear e os ambientes de aprendizagem são diversificados, múltiplos e integrados (presenciais e a distância; integrando teoria e prática; levando em conta as necessidades individuais dos alunos e a natureza cooperativa da apredizagem e da construção do conhecimento). Inclui vários subprojetos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Docente para o uso das TICs.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Medalha Jornalista José Costa, Universidade Castelo Branco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MENDONÇA, L.. Pedagogia Empresarial. , 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Mendonça, Luciana. Criando Redes de Significações e Saberes no Curso de Pedagogia: A construção de um modelo de ensino que propicie o protagonismo dos participantes.. In: 21o. Congresso Internacional da ABED em EAD, 2015, Bento Gonçalves. 21o. Congresso Internacional da ABED em EAD, 2015.

2.
MARQUES, Monica Baeta ; MENDONÇA, L. . Vamos Brincar de Ping Pong? O Jogo como Alternativa na Prática Educativa Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. In: III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2010, Rio de Janeiro. III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, 2010.

3.
MENDONÇA, L.. O que pensam os docentes sobre o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Práticas de Ensino? Um estudo de caso com profissionais participantes do curso " A Internet na Educação: Recursos e Aplicações". In: 16o. Congresso Internacional de Educação a Distância, 2010, Foz do Iguaçu. Conteúdo, Apoio ao Aprendiz e Certificação - Os Ingredientes Centrais para a Eficácia em EaD, 2010.

4.
MENDONÇA, L.; MARQUES, Monica Baeta . A Avaliação de uma Proposta de Formação Continuada on line: A perspectiva do participante. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Superior, 2009, São Luís - MA. A Avaliação de uma Proposta de Formação Continuada on line: A perspectiva do participante, 2009.

5.
MENDONÇA, L.; STRUCHINER, M. . Construção de Materiais Educativos com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação: uma análise da prática de docentes de ciências e matemática. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2009. v. 01. p. 61-61.

6.
Maia, F. ; MENDONÇA, L. ; S, Miriam. . Blogs e ensino de ciências: um estudo exploratório. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2007, Santa Catarina. Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LOYOLA, A. V. S. F. ; MENDONÇA, L. ; SILVA, I. C. M. . Professor autor: estimulando a escrita autoral em mídias digitais. In: V Seminário Web Currículo: educação e cultura digital, 2017, Sao Paulo. V Seminário Web Currículo: educação e cultura digital. São Paulo: PUC-SP, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENDONÇA, L.; S, Miriam. ; RAMOS, P. ; Espíndola, Marina . Barreiras de Primeira e de Segunda Ordem para o Uso da Internet nas Práticas Educativa: A Perspectiva Docente. In: CREAD - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E CIDADANIA: UM CAMINHO PARA A JUSTIÇA SOCIAL, 2008, Rio de Janeiro. Barreiras de Primeira e de Segunda Ordem para o Uso da Internet nas Práticas Educativa: A Perspectiva Docente, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
Mendonça, Luciana; LOYOLA, A. V. S. F. ; SILVA, J. S. ; DUARTE, M. F. S. . ?Autoria, narrativas e colaboração: o uso da ferramenta PADLET no Ensino Superior?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MENDONÇA, L.. Aspectos Identitários do Estudante de Pedagogia na Educação a Distância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
Mendonça, Luciana. Criando Redes de Significações e Saberes no Curso de Pedagogia: A construção de um modelo de ensino que propicie o protagonismo dos participantes.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MENDONÇA, L.. Políticas e Programas de Formação Continuada Docente no Contexto Brasileiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MENDONÇA, L.. O que pensam os docentes sobre o uso das TICs nas práticas de ensino? Um estudo de caso com profissionais participantes do curso " A Internet na Educação: Recursos e Aplicações". 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MENDONÇA, L.; S, Miriam. . Construção de Materiais Educativos com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação: uma análise da prática de docentes de ciências e matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Zudio, P. ; Wardenski, R. ; MENDONÇA, L. ; S, Miriam. . Barreiras de Primeira e Segunda Ordem para o Uso da Internet na Educação na Perspectiva do Professor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
S, Miriam. ; GIANNELLA, T. R. ; MENDONÇA, L. ; RAMOS, P. ; Espíndola, Marina ; Maia, F. . A Internet na Educação Recursos e Aplicações. 2007.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MENDONÇA, L.. Ensino a Distância. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Mendonça, Luciana. Overview sobre o uso do Hangout. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Mendonça, Luciana. Como gravar vídeos e disponibilizá-los em sala de aula virtual. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Mendonça, Luciana. O uso do VirtualClassroom para a mediação on-line. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Mendonça, Luciana. Sistema de Gestão de Provas: Starline. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Mendonça, Luciana. Cadastro e Revisão de Bancos de Questões Objetivas e Discursivas (SGP e Starline). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Mendonça, Luciana. O uso do Blackboard para Docentes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Mendonça, Luciana; LOBATO, L. . Como usar o 'fique ligado'em sua sala de aula. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MENDONÇA, L.. Sistema de Tutoria em Cursos a Distância. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MENDONÇA, L.. Pedagogia na Empresa. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
KRATOCHWILL, S.; MENDONÇA, L.; BRAGA, Denise. Participação em banca de Eduardo Costa Nunes Ferreira. PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA FUNDAÇÃO OSÓRIO. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas em Multimídia) - Faculdade CCAA.

2.
KRATOCHWILL, S.; BRAGA, Denise; MENDONÇA, L.. Participação em banca de DÉBORA DE SOUZA ROSA. A AVALIAÇÃO AVALIA?. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Educação Superior) - Faculdade CCAA.

3.
KRATOCHWILL, S.; MENDONÇA, L.; BRAGA, Denise. Participação em banca de EDGARD CHATEAUBRIAND JARDIM. A aplicabilidade e as vantagens da utilização dos Blogs na educação de alunos do Ensino Médio.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas em Multimídia) - Faculdade CCAA.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, A. S.; MENDONÇA, L.. Participação em banca de Diogo Gomes Marinho.Sistema Automatizado de Irrigação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Grande Rio.

2.
OLIVEIRA, A. S.; MENDONÇA, L.. Participação em banca de Guilherme Henrique Moreira Silva - Thales Mendes Calandrini.Um jogo virtual como ferramenta de Entretenimento Educativo para apoio aos estudos dos discentes do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Grande Rio.

3.
OLIVEIRA, A. S.; MENDONÇA, L.. Participação em banca de Diego Nascimento da Silva - Michel José Oliveira dos Santos.Moodle como ferramenta para apoio ao ensino em um ambiente corporativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Grande Rio.

4.
LINS, A. S.; MENDONÇA, L.. Participação em banca de Luana Máximo da Silva - Raquel Gomes de Sousa.Processo de Formação Continuada dos Professores da EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio.

5.
LINS, A. S.; MENDONÇA, L.. Participação em banca de Cristiane Ferreira L. da Silva - Marcia Regina do C. Silva.Papel da Família e da Escola na inclusão de Pessoa Com Síndrome de Down no Mercado de Trabalho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Desenho do Curriculo por competências. 2017. (Seminário).

2.
Dimensão Estética na Prática Docente. 2017. (Outra).

3.
Jornada Virtual ABED de EaD:Metodologias para Ensino, aprendizagem em EaD.Autoria, narrativas e colaboração: o uso da ferramenta PADLET no Ensino Superior. 2017. (Oficina).

4.
Oficina de Storyboard. 2017. (Oficina).

5.
Sala de Aula Invertida - Seus Benefícios e Casos de Sucesso. 2017. (Oficina).

6.
Capacitação para utilização das Unidades Curriculares SAGAH. 2016. (Oficina).

7.
Capacitar professores na disciplina de Empreendedorismo SEBRAE. 2016. (Outra).

8.
Desenho Pedagógico para a Produção de Material Didático. 2016. (Oficina).

9.
Mediação On-line e Prátricas Educacionais Inovadoras. 2016. (Oficina).

10.
Metodologias Ativas e Peer Instruction. 2016. (Oficina).

11.
Oficina GMAIL. 2016. (Oficina).

12.
O Novo Modelo de Ensino da Unigranrio. 2016. (Oficina).

13.
VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos.Aspectos Identitários do Estudante de Pedagogia na Educação a Distância. 2016. (Simpósio).

14.
Liderança com Propósito II. 2015. (Oficina).

15.
Treinamento AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2015. (Oficina).

16.
21o. Congresso Internacional de Educação a Distância. 2014. (Congresso).

17.
2o. Ciclo de Palestras do Núcleo Integrador da Universidade Castelo Branco.Invenção do Telescópio e o Advento da Filosofia Moderna. 2014. (Oficina).

18.
Dia Nacional da EaD - Identidade, Memória e Perspectivas em Educação a Distância.Identidade, Memória e Perspectivas em Educação a Distância. 2014. (Encontro).

19.
Semana do Curso de Matemática da Universidade Castelo Branco.Caminhos da Educação Matemática: Reflexões sobre a prática docente e os desafios para o futuro. 2013. (Encontro).

20.
X Fórum de Atualização Docente da Universidade Castelo Branco.A Iniciação Científica no Contexto da Formação do Aluno e a Responsabilidade do Profesoressor. 2012. (Outra).

21.
XI Fórum de Atualização Docente da Universidade Castelo Branco.Documentação Interativa: Google Docs e Drop Box. 2012. (Oficina).

22.
XI Fórum de Atualização Docente da Universidade Castelo Branco.Educação Inclusiva: Abordagens Jurídicas e Pedagógicas. 2012. (Encontro).

23.
Semana do Professor - AVM Faculdade Integranda.O Papel da Creche no Desenvolvimento da Criança. 2011. (Encontro).

24.
Seminário sobre a Consolidação da Portaria no. 40 de 2007 e seus reflexos na natureza regulatória da avaliação. 2011. (Seminário).

25.
16o. Congresso de Educação a Distância - Conteúdo, Apoio ao Aprendiz e Certificação - Os Ingredientes Centrais para a Eficácia em EaD. O que pensam os docentes sobre o uso das TICs nas práticas de ensino? Um estudo de caso com profissionais participantes do curso " A Internet na Educação: Recursos e Aplicações". 2010. (Congresso).

26.
21o. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2010. (Simpósio).

27.
III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. Vamos Brincar de Ping Pong? O Jogo como Alternativa na Prática Educativa Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2010. (Congresso).

28.
Semana da Licenciatura da Universidade Castelo Branco.Integrando e (Re) Construindo conhecimento. 2010. (Outra).

29.
Seminário de Pesquisa do Laboratório de Tecnologias Cognitivas do NUTES /UFRJ.Políticas e Programas de Formação Continuada Docente no Contexto Brasileiro. 2010. (Seminário).

30.
VI Fórum de Atualização Docente da Universidade Castelo Branco.Exemplos e Vivências das Novas Tecnologias no Ensino. 2010. (Outra).

31.
Formação Docente: O projeto Pedagógico e sua Implementação.O Diálogo do Conhecimento Pedagógico. 2009. (Seminário).

32.
IV Congresso Brasileiro Superior de Educação a Distância. A Avaliação de uma Proposta de Formação Continuada on line: A perspectiva do participante. 2009. (Congresso).

33.
IV Fórum de Atualização Docente - Práticas Investigativas: Vivências Cotidianas Construindo o aprendizado.Didática para os Ensinos Presencial e a Distância. 2009. (Oficina).

34.
Princípios da Educação a Distância - Universidade Castelo Branco.Interatividade e Afetividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem e suas ferramentas. 2009. (Encontro).

35.
Princípios da Educação a Distância - Universidade Castelo Branco. 2009. (Encontro).

36.
Seminário: Regulação e Supervisão em Educação a Distância. 2009. (Seminário).

37.
VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências.Construção de Materiais Educativos com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação: uma análise da prática de docentes de ciências e matemática. 2009. (Encontro).

38.
40 º Seminário de Tecnologia Educacional. 2008. (Seminário).

39.
CREAD - Educação a Distância e Cidadania: Um caminho para a justiça social. BARREIRAS DE PRIMEIRA E DE SEGUNDA ORDEM PARA O USO DA INTERNET NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE. 2008. (Congresso).

40.
Criando uma metodologia de Ensino para TICs na Disciplina dede Prática de Ensino em Matérias Pedagógicas. 2008. (Exposição).

41.
III Congresso de Educação a Distância dos Países de Lingua Portuguesa. 2008. (Congresso).

42.
JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ARTÍSTICA E CULTURAL: AUTORIA E ORIENTAÇÃO.Barreiras de Primeira e Segunda Ordem para o Uso da Internet na Educação na Perspectiva do Professor. 2008. (Outra).

43.
O mundo virtual e a Educação: Uma parceria Promissora. 2008. (Exposição).

44.
O Trabalho de Mediação no Curso de Pedagogia a Distäncia. 2008. (Exposição).

45.
Bloco de Prática de Ensino do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia do Instituto de Bioquimica Médica.Consultora Temática para Educação Básica. 2007. (Oficina).

46.
Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências.Blogs e ensino de ciências: um estudo exploratório. 2007. (Encontro).

47.
II Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências UFSC. 2007. (Encontro).

48.
Seminário de Integração Acadêmica NUTES/USP: Diálogo pela internet-algumas considerações teóricas e metodológicas e suas contribuições para a pesquisa em Educação em Ciências.. 2007. (Seminário).

49.
Seminário de Integração Acadêmica NUTES - Seminário de Etnometodologia e Grupo Focal. Palestrante: Daniele Groleau ? Health Antropologist. 2007. (Encontro).

50.
4º Encontro de Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação ? E- TIC IV. 2006. (Encontro).

51.
Encontro de Pedagógico: Aprendizagem e conhecimento em Estágio - Supervisionado da EAD UERJ/ Consórcio CEDERJ /.A experiência da Licenciatura no Estágio Supervisionado. 2006. (Encontro).

52.
1º Encontro de Pedagogia/EAD-UERJ/EAD-Diferentes vozes construindo a EAD:um diálogo entre teoria e prática..Formação docente na EAD. 2005. (Seminário).

53.
1º Encontro de Pedagogica-Fundação CEDERJ/CECIERJ.Estágio Supervisionado - Formação docente na EAD. 2005. (Seminário).

54.
Caminhos alternativos em sala de aula. 2004. (Oficina).

55.
Projetos de Trabalho e Aprendizagem Colaborativa.Projetos de Trabalho e Aprendizagem Colaborativa. 2002. (Oficina).

56.
1º Fórum de Articulação Pedagógica- A escola do Século XXI: um modo de ver, ser e contribuir. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mendonça, Luciana. Aprendizagem Baseada em Projetos no Curso de Pedagogia. 2016. (Outro).

2.
MENDONÇA, L.. Dia Nacional da Educação a Distância:Identidade, Memória e Perspectivas em EaD. 2014. (Outro).

3.
MENDONÇA, L.; FREITAS, S. ; Maia, F. . Integrando e Re-Integrando Saberes - Semana das Licenciaturas (Cursos: Matemática, Pedagogia,Letras, História e Geografia). 2010. (Outro).

4.
GOMES, P. A. ; PACHECO, M. ; SIANO, L. ; FREITAS, S. ; MENDONÇA, L. ; PACHECO, R. . V Fórum de Atualização Docente - Práticas Investigativas: Vivências Cotidianas Construindo o aprendizado. 2009. (Outro).

5.
ARROYO, M. ; GOMES, P. A. ; PACHECO, M. ; SIANO, L. ; MENDONÇA, L. . Que professores queremos formar?. 2009. (Outro).

6.
GOMES, P. A. ; PACHECO, M. ; SIANO, L. ; FREITAS, S. ; MATOS, D. ; CUNHA, L. ; MENDONÇA, L. ; KRATOCHWILL, S. . Princípios da Educação a Distância. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Nilma Aparecida Reis Carvalho. Elaboração e Construção de Material Didático para Educação Distância. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

2.
Ana Paula Nascimento Gonçalves. Produção de Material Didático para a Educação a Distância. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

3.
Pablo da Silva Nunes. Produção de Material Impresso para a Educação a Distância. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Iasminy Rosa, Ana Caroline Bandeira, Viviane Souza. Pedagogia Hospitalar: A contribuição do trabalho pedagógico no tratamento da criança hospitalizada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

2.
Thays Carioca, Thais Boni, Suzane Muniz. A relação professor aluno refletida na aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

3.
Giselle Cantharino Rodrigues. Discalculia: O papel desempenhado pela escola no atendimento aos alunos discalcúlicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

4.
Adriele de Oliveira e Silva ; Juraci Oliveira da Silva. A inclusão do aluno com síndrome de down na Rede Pública de Ension. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

5.
Marcela Novaes de Araújo; Jessica Pereira de Lima. A Influência da mídia televisionada no desenvolvimento da criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

6.
Maria Martha Silveira Mendes. Conselho Tutelar e a Escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

7.
Raquel Terração Jardim. Fatores que influenciam a qualidade do trabalho docente no município de São João de Meriti. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

8.
Markérly Tureta de Souza; Raquel Cunha Chaves. Brincando em diferentes contextos: A Brinquedoteca na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

9.
Sara Vieira de Olveira. Neoliberalismo e Educação A percepção dos professores da escola pública acerca das ações neoliberais no campo educacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

10.
Jeanne André Rodrigues de Lisboa, Nicole Pavão Santos. Percepções Docentes acerca dos resquícios da ditadura militar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

11.
Selma Lourenço Viana. Genero e Sexualidade: Como a escola lida com as questões de gênero e sexualidade nos livros didáticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

12.
Simone Mendes Lúcio. Práticas Pedagógicas Inovadores no contexto brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

13.
Andreia Ferreira de Deus;Andreia Cardoso de Oliveira. Saberes e Fazeres em Formação sobre a Importância do Lúdico nas práticas de ensino da Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

14.
Andrea da Cruz Valença; Maria Arlete Santos Knopp. A inclusão do autista na classe comum: um desafio atual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

15.
Loraine Gomes de Souza;Jessica Cristina Costa Conceição. O Brincar no espaço escolar: Caminho da Aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

16.
Rogério Maia Weinstein. O uso de Jogos na Formação de Professores de Matemáica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

17.
Eduardo Araújo de Oliveira. O método de Resolução de Problemas na Aplicação de Equações do Sistema do 1o. Grau. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

18.
Rodrigo Montezuma de Camargo Toscano. Conhecendo a Geometria a partir do 5o ano do Ensino Fundamental utilizando a Teoria de Van Hiele. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

19.
Isabella Gomes e Piter Aguiar Diniz. As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação para a Educação Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

20.
Henriette M.E.F. Carvalho; Livia N.Zanetti; Michele J Coelho. A Importância do Conhecimento dos Significados de Frações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.

21.
Marta Rebeca Gonçalves de Jesus e Vanessa de Oliveira Ribeir. Para quê serve isso? Um estudo sobre a importância da História da Matemática no Ensino Fundamental II. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Luciana Ferreira Furtado de Mendonça.



Outras informações relevantes


Participação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Castelo Branco, Integrante do Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Castelo Branco e Membro do Comitê do PIBIC&T da Universidade Castelo Branco.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 19:00:46