Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9001789262348526
  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero é Doutora em Letras - Políticas Linguísticas - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde desenvolveu a tese " Por que (não) ensinar espanhol no Brasil? As Políticas Linguísticas e a Gramatização no Ensino do Espanhol a partir da Glotopolítica" (2017), com estágio realizado na Faculdade de Filosofia e Letras (FILO) da Universidade de Buenos Aires (UBA) como bolsista da CAPES/PDSE (2015-2016), sob orientação da Profa. Dra. Elvira Arnoux. Realizou o Mestrado em Letras na Universidade Católica de Pelotas (2005), na área de Análise do Discurso - como bolsista da CAPES. Após a finalização do Mestrado desenvolveu duas disciplinas de doutorado como aluna especial: Paradigmas de Investigação em Linguística Aplicada, no Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel, com o Prof. Dr. Hilário Bohn e a Profa. Dra. Márcia Zimmer (2008); e Oficinas Virtuais de Aprendizagem, no Programa de Pós-Graduação da UFRGS - Educação e Informática na Educação, com a Profa. Dra. Patrícia Alejandra Bear (2009). É graduada em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2003), onde é professora adjunta na área de Língua Espanhola e Linguística Aplicada, desde 2009. Atua no Curso de Formação de Professores de Espanhol a distância, como bolsista da CAPES / UFPel / UAB, desde 2008, como professora pesquisadora. Atualmente é pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa "Geopolíticas e ensino de línguas estrangeiras no Brasil" (CNPq). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero
Nome em citações bibliográficas
RECUERO, Ana Pederzolli C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas, Centro de Letras e Comunicação.
Rua Gomes Carneiro, nº 1
Porto
96010610 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 32224318
URL da Homepage: www.letras.ufpel.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Letras.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
com período sanduíche em Universidad de Buenos Aires (Orientador: Elvira de Narvaja Arnoux).
Título: Por que (não) ensinar espanhol no Brasil? As Políticas Linguísticas e a Gramatização no Ensino do Espanhol a partir da Glotopolítica, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Eliana Rosa Sturza.
Coorientador: Elvira de Narvaja Arnoux.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ensino/aprendizagem de língua espanhola.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Glotopolítica.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Espanhol como Língua Estrangeira.
2003 - 2005
Mestrado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Representações da Língua Española: no imaginário dos professores, o amor à língua materna,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Aracy Ernst Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: discurso; língua espanhola; imaginário.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
1999 - 2003
Graduação em Hab. em Líng. Espanhola e Literatura. de Ling. Esp.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Geopolítica de la lengua y enseñanza de español. (Carga horária: 20h).
IFEC Conicet Universidade Nacional de Córdoba, IFEC, Argentina.
2012 - 2012
Curso de Atctualización para profesores de español. (Carga horária: 20h).
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
2011 - 2011
PROGRAMA DE FORMAÇÃO/INTEGRAÇÃO DO PROFESSOR INGRE. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2010 - 2010
Informática na Educação. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Sem. de Linha de Pesq - aluna especial - doutorado. (Carga horária: 40h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2007 - 2007
V Curso de Actualización en Lengua Española. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Lingüística Aplicada e Ensino do Espanhol I, Lingüística Aplicada e Ensino do Espanhol IV, Lingua Espanhola IV, Língua Espanhola II

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: ministrante, Carga horária: 12
Outras informações
Projeto promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel

Atividades

08/2017 - Atual
Extensão universitária , Centro de Letras e Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Projeto "Dicionários Bilíngues de Expressões da Fronteira Sul".
07/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Comunicação, .

04/2017 - Atual
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol V
Linguística Aplicada I
Linguística Aplicada II
Estágio de Regencia
08/2012 - 12/2012
Ensino, Curso de Pós-Graduação em Letras ? Especialização, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gêneros textuais e ensino de língua
3/2012 - 12/2012
Ensino, Habilitação em Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de Intervanção Comunitária (Espanhol)
Estágio de Observação (Espanhol)
Lingüística Aplicada e Ensino do Espanhol I
11/2011 - 12/2012
Direção e administração, Programa Laboratórios de Informática na Graduação - LIG da UFPel, .

Cargo ou função
Coordenadora do Laboratório de Informática do Centro de Letras e Comunicação da UFPel.
05/2011 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estágios dos Cursos de Licenciatura em Letras do Centro de Letras e Comunicação - UFPel.
02/2010 - 12/2012
Direção e administração, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Site do Centro de Letras e Comunicação (Portal do Centro de Letras e Comunicação).
12/2009 - 12/2012
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - UFPel, .

Atividade de extensão realizada
Programa Vizinhança - colaboradora.
03/2011 - 09/2012
Extensão universitária , Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora da Extensão da Área de Língua Espanhola.
06/2011 - 06/2012
Direção e administração, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenadora da Área de Espanhol do Centro de Letras e Comunicação.
03/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura em Letras, Português e Espanhol e res, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de Observação; Estágio de Intervenção Comunitária; Estágio de Docência; Língua Espanhola
04/2008 - 08/2011
Extensão universitária , Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coodenadora dos Cursos de Extensão de Espanhol Básico I, II, III, IV e Conversação.
03/2009 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Departamental - CD - do Centro de Letras e Comunicação.

Universidade Aberta do Brasil - UAB / UFPel, UAB - UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador 1, Carga horária: 20
Outras informações
O Curso de Formação de Professores de Espanhol - FPELE - da Universidade Aberta do Brasil - UAB / UFPel propõe a formação de professores habilitados no domínio dos princípios técnico-metodológicos de ensino da língua espanhola na modalidade presencial e a distância, ampliando suas perspectivas de atuação num mercado de trabalho cada vez mais baseado nas novas tecnologias da informação e da comunicação. O curso de FPELE, na modalidade a distância, está estruturado em três áreas de estudos: Estudos de Cultura e de Aquisição da Língua Estrangeira; Estudos de Educação Presencial e a Distância; Estudos Individuais Coloborativos e Formativos. Incluídos Estágios Supervisionados, O Trabalho de Conclusão do Curso e as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.

Atividades

01/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFPel - UAB (Universidade Aberta do Brasil), .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estágios do Curso de Letras Espanhol a Distância.

Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua Espanhola Literatura e Cultura Espanhola Literatura e Cultura Hispanoamericana


Americanbras Instituto de Idiomas Ltda., IDIOMAS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor titular de língua espanhola
Outras informações
Disciplinas ministradas: Espanhol para Conversação; Espanhol Instrumental; Espanhol Básico I, II; Espanhol Intermediário I, II; Espanhol Avanzado I, II



Linhas de pesquisa


1.
Políticas Linguísticas e políticas públicas para o ensino de espanhol no Brasil

Objetivo: Esta linha de pesquisa, vinculada ao Grupo de Pesquisa (CNPQ) "Geopolíticas e ensino de línguas estrangeiras no Brasil", explora as Políticas Linguísticas e Públicas que tem conduzido o ensino de espanhol no Brasil, e seus resultados. Aborda questões como as Políticas propostas para línguas-culturas em contato e arquivística, tomando como corpus um conjunto variado de instrumentos: documentos jurídicos, oficiais, e do âmbito educacional, dicionários, gramáticas, livros didáticos e manuais escolares, jornais, relatórios, mapas, atlas, cartografias, diários de viagem, textos literários, etc...
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: Geopolíticas; politicas linguísticas; Políticas públicas; Ensino de Espanhol.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O espanhol em contato nas fronteiras sul-americanas
Descrição: Os objetivo central desta pesquisa é fazer um levantamento das Políticas Linguísticas de ensino de línguas que estão sendo planejadas e implementadas em zonas de fronteira do Brasil com países sul-americanos hispano-falantes e, de forma subsidiária, elucidar o lugar outorgado ao elemento cultural dentro destas políticas. Entre as metas que se delineiam para esta investigação está o próprio desdobramento da temática das línguas em contato, visando à construção de uma ?cartografia geopolítica-linguística-cultural?, de acordo com os seguintes interesses: (1) descrever questões linguísticas e culturais em zonas de fronteira onde o espanhol e o português se encontram em contato, as Políticas Linguísticas estabelecidas para o ensino de línguas e seus possíveis reflexos sobre o ensino do espanhol no Brasil (e sobre o ensino do português no país fronteiriço). (2) descrever questões linguísticas e culturais das faixas de fronteira (internas a cada país hispano falante que faz fronteira com o Brasil, assim como do Brasil) onde o espanhol se encontra em contato com outras línguas ameríndias, destacando as Políticas Linguísticas referentes ao ensino de línguas estabelecidas para estes espaços de grandes hibridismos linguísticos-culturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero - Coordenador / Ana Lourdes da Rosa Nieves Fernández - Integrante / Aline Coelho da Silva - Integrante / CAMILA ALEJANDRA LOAYZA VILLENA - Integrante / JÉSSICA PORCIUNCULA IUNG DA SILVA - Integrante / VIVIAN RECUERO RODRIGUES - Integrante / Gisele Oliveira Dias - Integrante / Deiviti Rodrigues Barcelos - Integrante / Elizangila Gonçalves Caetano - Integrante / Javier Luzardo - Integrante.
2011 - 2012
A aquisição das vogais do espanhol por falantes nativos de português brasileiro: contrastando o desempenho de alunos do ensino presencial e a distância
Descrição: No cenário atual, em que contamos com cursos de graduação a distância, além dos presenciais, faz-se necessário o estudo e avaliação do desempenho dos estudantes matriculados em ambas as modalidades de ensino, para que se tenha uma ideia das diferenças que possam existir na aquisição de uma L2, de acordo com o tipo de ensino ao qual o aluno esteja inscrito. Neste estudo, propõem-se a análise e estudo das vogais da língua espanhola aprendidas por falantes nativos do português brasileiro, estudantes universitários da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nos contextos presencial e a distância. Pretende-se, com isso, investigar se existem diferenças qualitativas quanto ao desempenho desses alunos ao produzir as vogais da língua alvo, considerando o semestre e nível de proficiência de cada aluno. Esta pesquisa será norteada por um referencial teórico advindo das Teorias dos Sistemas Dinâmicos aplicada ao estudo da cognição (Van Gelder; Port, 1995)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero - Integrante / Cíntia Blank - Coordenador / João Luis Paixão Côrtes - Integrante.
2009 - 2010
Histórias de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: o foco nos afetos
Descrição: O projeto de pesquisa tem como principais objetivos ?produzir uma modalidade de estudos em Lingüística Aplicada que promova a reflexão do aprendiz sobre si mesmo, visando sua auto-formação permanente como aprendiz e futuro profissional?, bem como a motivação discente para a pesquisa sobre ?questões que privilegiem a subjetividade do aprendiz de línguas estrangeiras?. A questão norteadora ?O que é ser um aprendiz de língua estrangeira?, será respondida a partir da subjetividade do aprendiz, a quem será proposta a escritura das experiências. O exercício com as narrativas pretende provocar que o sujeito aprendiz e pesquisador observe suas relações de afeto, seus desejos, suas expectativas e suas memórias, reflita e reconstrua as narrativas do eu, auxiliando em sua condição de aprendiz e colaborando em sua formação como professor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero - Coordenador / Adriana Barboza Cardoso - Integrante / Lucia Moreira Pereira - Integrante / Cintía Azambuja - Integrante.
2006 - 2007
Literatura para quê? A Comunicação Estética como Recurso no Ensino do Espanhol como Língua estrangeira
Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivos integrar os alunos dos cursos de Letras da Universidades Federal de Pelotas e da Universidade da Região da Campanha (Bagé) e verificar a integração das literaturas de língua espanhola nas aulas de espanhol nas escolas públicas de ensino fundamental e médio das duas cidades para, apartir da apropriação dos resultados, direcionar a pesquisa para o estudo de estratégias de intervenção que fomentem o desenvolvimento da competência literária e da leitura criativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero - Coordenador / Márcia Nunes Goulart - Integrante / María Pia Mendoza-Sassi - Integrante / Mônica Isabel Machado - Integrante / Ada Maria Machado Guimarães - Integrante / Patrícia Bersch Barbosa - Integrante / Juan Carlos Lozano Guzmán - Integrante / Gabrielle da Silva Forster - Integrante / Tomás Moreira Cazartelli - Integrante / Tiago de Lima Gomes - Integrante / Uruguay Cortazzo - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2017 - Atual
Dicionários Bilíngues de Expressões da Fronteira Sul
Descrição: No que se refere ao ensino e à aprendizagem de línguas estrangeiras ou adicionais, considerando que as práticas escolares tradicionalmente envolvem a utilização de dicionários bilíngues ? e que este é um instrumento que, ao lado das gramáticas, historicamente marca os arquivos de registro e a gramatização das línguas ? o projeto Dicionários Bilíngues de Expressões da Fronteira Sul se empenha em dar subsídios para que os alunos de escolas brasileiras de ensino fundamental das regiões de fronteira entre o Brasil e o Uruguai (Santana do Livramento e Jaguarão) venham a ser protagonistas no registro de suas histórias de vida, que passa pela língua e pela cultura compartilhada na fronteira. Estas línguas e culturas, ao mesmo tempo ?tão somente suas?, pelas demarcações geopolíticas e políticas de estado, mas também ?tão compartilhadas?, pela linha imaginária que define a fronteira, este "linguajar comum" e este espaço intercultural é justamente o que o projeto busca resgatar e fazer valorizar, materializando-o nos dicionários bilíngues de expressões da fronteira. A iniciativa, que se desenvolve como um Projeto de Aprendizagem intercultural, é uma ação paralela ao Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF), do qual a UFPel é representante da fronteira Santana do Livramento-Rivera, e se empenhará na elaboração de dicionários bilíngues em diferentes municípios que unem o Brasil ao Uruguai. Desta forma, a elaboração de cada dicionário, respectivo a cada fronteira selecionada, desenvolver-se-á no bojo do projeto aqui proposto e, posteriormente, a editoração dos mesmos se dará como ações extensionistas vinculadas. Cumprindo com os princípios que norteiam o projeto institucional da UFPel, de vincular pesquisa, ensino e extensão, o projeto busca fomentar e colocar em prática a integração entre os saberes da universidade e da escola, entre professores e alunos, entre cidades gêmeas de países fronteiriços, enfim, entre línguas e culturas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero - Coordenador / Ana Lourdes da Rosa Nieves Fernández - Integrante / Paulo Ricardo Silveira Borges - Integrante / VIVIAN RECUERO RODRIGUES - Integrante / Gisele Oliveira Dias - Integrante / LUCIANA CONTREIRA DOMINGO - Integrante / Carla Serrana Soares de Lima Pages - Integrante / Carla Cristina Garcia Montejo Costa - Integrante / Priscila da Luz Leal - Integrante / Vanessa Boettge da Silva - Integrante / Patricia Fernandes Cavalheiro - Integrante.
2012 - 2012
Oficinas de Ensino de Língua Espanhola (formação continuada para professores da rede pública)
Descrição: O Projeto visa à atender as demandas das escolas públicas do Capão do Leão oferecendo aos professores do Ensino Fundamental oficinas de atualização relativas às suas práticas docentes na disciplina de língua espanhola..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero - Coordenador.
2011 - 2013
Curso de Espanhol para Alunos do Ensino Fundamental da Comunidade do Anglo
Descrição: O curso objetiva oferecer aulas de espanhol, através de projetos interdisciplinares, para alunos das escolas públicas da comunidade do Anglo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero - Coordenador.
2011 - 2013
Desenvolvendo a oralidade em Espanhol como L2 na modalidade a distância: da prática controlada à fala espontânea
Descrição: Este projeto de extensão tem por finalidade desenvolver a habilidade oral em L2 (Espanhol) dos alunos do curso de Espanhol a Distância da UFPel. O curso objetivará complementar o trabalho já desenvolvido na graduação, contudo, fornecerá uma carga horária específica para o contato e desenvolvimento da oralidade em L2..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Língua, Câmera, Imaginação: o espanhol através de oficinas de vídeo-reportagem (Ação vinculada ao Projeto de Extensão Curso de Espanhol para alunos do ensino fundamental da comunidade do Anglo)
Descrição: A ação integra docentes e discentes dos Cursos de Jornalismo e Letras ? Português/Espanhol, através de um trabalho interdisciplinar que oferece às crianças e jovens participantes do Projeto de Extensão Curso de Espanhol para alunos do ensino fundamental da comunidade do Anglo a oportunidade de participação em oficinas de roteiro, elaboração de vídeo-reportagem sobre o bairro onde vivem e exercícios de tradução de sua língua materna para o espanhol como língua estrangeira..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero - Coordenador / Ricardo Fiegenbaum - Integrante.
2011 - 2011
Explorando o AVA nos cursos Básicos de Extensão
Descrição: O Projeto tem como objetivos fomentar o uso do Moodle - Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFPel, nos cursos de línguas estrangeiras oferecidos à comunidade pelo Centro de Letras e Comunicação, possibilitanto aos professores orientadores e alunos ministrantes dos Cursos Básicos de Extensão conhecimentos e habilidades necessárias para desenvolver atividades no AVA / Moodle..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero - Coordenador / Natália Medeiros Oliveira - Integrante / Patrícia Mussi Escobar - Integrante.
2011 - 2011
Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira - TCLLE
Descrição: Testes oferecidos à comunidade em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2012
Portal do Centro de Letras e Comunicação
Descrição: Este projeto refere-se à coordenação e implementação do Portal (site) do Centro de Letras e Comunicação da UFPel. Tem como objetivos a divulgação e publicação de notícias, editais e informações gerais do Centro de Letras e Comunicação da UFPel sobre os Cursos oferecidos, bem sobre as atividades de pesquisa e extensão universitária..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero - Coordenador.
2010 - 2010
Curso de Espanhol para Leitura
Descrição: O desenvolvimento da competência leitora básica em língua espanhola com professores e funcionários da comunidade escolar do Campus Porto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero - Coordenador.
2010 - 2010
Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira - TCLLE
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Visita de professores do Ce.R.P. à Faculdade de Letras: intercâmbio didático-cultural sobre o ensino de Língua Portuguesa no Uruguai
Descrição: Projeto: Constituição de convênio de cooperação e intercâmbio didático-cultural entre a UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (BRASIL/PELOTAS - UFPEL) e o CENTRO REGIONAL DE PROFESORES DEL NORTE (URUGUAi / RIVERA - Ce.R.P.), com apoio do CONSULADO DO BRASIL EM RIVERA. O Convênio tem como objetivo geral a cooperação mútua entre a UFPel e o Ce.R.P., primeiramente na área de Letras, no sentido de proporcionar: (a) o intercâmbio docente e discente entre as duas Instituições. (b) troca de materiais didáticopedagógicos. (c) troca de periódicos científicos e culturais. (d) ofertas de cursos de formação,nas áreas do ensino,da extensão e da pós-graduação. (e) desenvolvimento de pesquisa conjunta. (f) realização de atividades de estágio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero - Coordenador / Uruguay Cortazzo - Integrante / Paulo Ricardo Silveira Borges - Integrante.
2009 - 2009
Espanhol e Tecnologias
Descrição: O projeto de extensão Espanhol e Tecnologias foi oferecido às escolas do Bairro Porto como atividade de Estágio dos alunos do Curso de Letras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero - Coordenador.
2009 - 2009
Jugando al español - o ensino através do lúdico:
Descrição: Projeto de Extensão oferecido a escolas de Ensino Fundamental como atividades de Estágio dos alunos do Curso de Letras, com foco no ensino do espanhol através de atividades lúdicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero - Coordenador.
2009 - 2009
Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira - TCLLE
Descrição: Testes oferecidos à comunidade em geral, para avaliar proficiência em leitura em espanhol..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2010
Espanhol Básico I, II, III, IV e Conversação
Descrição: Cursos de línguas estrangeiras oferecidos à comunidade em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Espanhol - Conversação
Descrição: Curso de Espanhol oferecido aos alunos do Curso de Letras da UFPel e à comunidade em geral, voltado à conversação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - 2012
Projeto de Ensino: ?De Hispania a América Latina: curso de historia hispánica
Descrição: O Projeto de ensino ?De Hispania a América Latina: curso de historia hispánica é um curso ministrado pelos acadêmicos do 8º semestre do curso de Letras Português-Espanhol e Respectivas Literaturas, Khigler Ramos Corrêa e Juliana Terra Morosino, orientados pelos professores Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro e Uruguay Cortazzo. O curso, oferecido a todos os acadêmicos do Curso de Português-Espanhol, teve um total de 20 (vinte) horas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero - Coordenador / Uruguay Cortazzo - Integrante.
2011 - 2011
Projeto de Ensino: Produção de Materiais Didáticos para o Ensino do Espanhol com Design
Descrição: O objetivo deste Projeto de Ensino é oferecer aos alunos do Curso de Letras da UFPel ? Licenciatura em Português e Espanhol / 7º semestre ? subsídios teóricos necessários e experiências práticas para a produção e adaptação de materiais para o ensino do espanhol com o uso de diferentes suportes e noções de Design visando a elaboração de um Manual de Ensino de Espanhol para ser utilizado nas práticas de estágio..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero - Coordenador.
2009 - 2009
Projeto de Ensino - Palestra: ?O olhar da escola-campo na Formação Inicial do Professor em Estágio Curricular Supervisionado?
Descrição: A palestra proferida pela Profª Cândida Maria Sousa Custódio apresentou reflexões desenvolvidas em sua pesquisa (Dissertação) de Mestrado, defendida em 2010, pela FAE - UFPel, através da qual "buscou conhecer, via Estágio Curricular, se a escola-campo de estágio, na perspectiva da equipe diretiva, dos professores e dos próprios estagiários, contribui para a formação inicial do professor oriundo de Instituições de Educação Superior"..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2010 - 2011
Periódico: Periódico ? Revista Click: EAD ? UFPel.
2018 - Atual
Periódico: LINGUAGEM & ENSINO (UCPEL. IMPRESSO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Formação de professores de espanhol.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Educação a Distância - EaD.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Nome de Turma de Formandos do Curso de Letras da Universidade da Região da Campanha - URCAMP, URCAMP.
2008
Aprovação em 2º lugar no processo seletivo para professor Titular (Assistente) da UFPel, no Curso de Letras, para Língua Espanhola e Lingüística Aplicada, Universidade Federal de Pelotas.
2007
Aprovação em 2° lugar no processo seletivo para professor substituto de Língua Espanhola e Lingüística Aplicada, na UFPel., UFPel.
2006
Aprovação em 2º lugar no Concurso Público para Professor de Língua Espanhola do CEFET, CEFET - Pelotas.
2005
Aprovação em 1º lugar no Concurso Público Regional para o Quadro do Magistério Público do RS para a disciplina Língua Espanhola (Capão do Leão), Secretária da Educação - 5ª Coordenadoria Regional da Educação.
2005
Indicação da Dissertação de Mestrado para publicação pela Banca Examinadora da dissertação pela EDUCAT - Editora da UCPel, UCPel.
2003
Premiação com Bolsa de Estudos da CAPES, no processo seletivo para realização do Curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras - Lingüísticada Aplicada - UCPel, CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
CAVALHEIRO, Ana ; IRALA, Valesca. O imaginário da língua espanhola: da sala de aula ao ciberespaço. Pelotas: EDUCAT, 2007.  Data: 23/12/2008

Artigos completos publicados em periódicos

1.
RECUERO, Ana Pederzolli C.2014RECUERO, Ana Pederzolli C.. O SURGIMENTO DA CIÊNCIA POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E O ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL. SOCIODIALETO, v. 5, p. 294-304, 2014.

2.
RECUERO, Ana Pederzolli C.2013RECUERO, Ana Pederzolli C.. ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL: O POLÍTICO E O LINGUÍSTICO NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO. REVISTA DIGITAL DE POLITICAS LINGUISTICAS, v. 5, p. 71-85, 2013.

3.
RECUERO, Ana Pederzolli C.2008RECUERO, Ana Pederzolli C.. Que exílio é este \. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), v. 11, p. 2, 2008.

4.
RECUERO, Ana Pederzolli C.2007 RECUERO, Ana Pederzolli C.. Afeto e História (re)moldando o imaginário da língua espanhola. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 46, p. 139-304, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; IRALA, Valesca B. . O Imaginário da Língua Espanhola: da sala de aula ao ciberespaço. 1. ed. Pelotas: EDUCAT - Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2007. v. 300. 212p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. O Ensino do Espanhol 'entre línguas' no Rio Grande do Sul: língua obrigatória ou língua optativa. In: VII Encuentro Internacional de Investigadores de Políticas Lingüísticas, 2015, Córdoba. Actas del VII Encuentro Internacional de Investigadores de Políticas Lingüísticas. Córdoba: Editora da Universidad Nacional de Córdoba, 2015. p. 346-354.

2.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; DINEGRI, S. L. . Língua, Câmera, Imaginação: espanhol e oficinas de vídeo-reportagem no bairro. In: XI Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria, 2011, Santa Fé. XI Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria. Santa Fé: UNL, 2011.

3.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; GOMES, H. M. . Uma aula de espanhol na EaD: construindo o story board com base no enfoque por tarefas. In: I Congresso Internacional de Educação a Distância da UFPel: desafios metodológicos, 2010, Pelotas. I Congresso Internacional de Educação a Distância da UFPel: desafios metodológicos, 2010.

4.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Falar na língua do outro: regressão ao infans ou desconstrução do sujeito de língua materna. In: IV Senale - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2005, Pelotas. Oralidade e Ensino: questões e perspectivas. Pelotas: EDUCAT, 2005.

5.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Espanhol língua de hermanos: aspectos afetivos e ideológicos. In: IV Senale - Seminário nacional de linguagem e ensino, 2005, Pelotas. Oralidade e Ensino: questões e perspectivas. Pelotas: EDUCAT, 2005.

6.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Representações e Identidades do Professor de Espanhol. In: FILE III - Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras, 2004, Pelotas. FILE III. Pelotas: EDUCAT, 2004.

7.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Do Latim ao espanhol: um estudo diacrônico da problemática "v" e "b". In: Ciência e Consciência, 2003, Pelotas. Ciência e Cosnciência 2003. Pelotas: EDUCAT, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. AS PRIMEIRAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA A INCLUSÃO DO ESPANHOL NA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO MEDIO: ?ENTRE LETRAS E ARMAS?, OS DISCURSOS FUNDADORES. In: VIII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (VIII SENALE), 2016, Pelotas. VIII SENALE LINGUAGEM, IDENTIDADE E PRÁTICAS SOCIAIS - Caderno de Resumos, 2016. p. 94.

2.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; OLIVEIRA, Rodrigo de Paula . Políticas Linguísticas e Preconceito Linguístico na Fronteira Brasil / Uruguai. In: XV Congreso Brasileño de Profesores de Español, 2013, Recife. Caderno de Resumos: XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol., 2013. p. 24.

3.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; GOMES, H. M. . ENFOQUE POR TAREFAS E DESIGN INSTRUCIONAL NA CONSTRUÇÃO DE AULAS DE ESPANHOL PARA A EAD. In: XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2013, Recife. Caderno de Resumos - XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2013. p. 25.

4.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; CORTES, J. L. P. . Formación de profesores de Español en Brasil: un relato de experiencia en la educación a distancia. In: Congreso Internacional Investigación e Innovación en ELE: construyendo el SICELE, 2012, Porto Rico. Títulos y Resúmenes de Ponencias. Porto Rico, 2012.

5.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Formación de profesores de Español: la lengua como inclusió social a través de proyectos de extensión. In: XVI Congresso Internacional da ALFAL ? Asociación de Lingüística y Filología de la Amárica Latina, 2011, Alcalá de Henares - Espanha. XVI Congreso Internacional de la ALFAL. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, 2011.

6.
CARDOSO, Adriana B. ; RECUERO, Ana Pederzolli C. . HISTÓRIAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: O FOCO NOS AFETOS. In: IV Seminário de Estudos em Análise do Discurso ? IV SEAD, 2009, Porto Alegre. Anais do IV SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso [recurso eletrônico]. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

7.
AZAMBUJA, C. ; PEREIRA, Lucia M. ; RECUERO, Ana Pederzolli C. . SOBRE NÓS MESMOS: AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NO DISCURSO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM FORMAÇÃO. In: IV Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2009, Porto Alegre. Anais do IV SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso [recurso eletrônico]. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. El (anti) castellanismo - lusitanismo ibérico como antecedente histórico en la enseñanza de español en Brasil. Circula Revue d' idéologies Linguistiques, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. A história do ensino do espanhol no Brasil relatada a partir das geopolíticas sul-americanas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. As Primeiras Políticas Linguísticas para a Inclusão do Espanhol na Escola Brasileira de Ensino Médio: 'entre letras e armas', os discursos fundadores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Los Mitos del Monolingüismo en el Nacionalismo en Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. O Ensino do Espanhol 'entre línguas' no Rio Grande do Sul: língua obrigatória ou língua optativa?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; DINEGRI, S. L. . O Ensino do Espanhol através de Projetos Interdisciplinares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. PROPOSTAS E EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS PARA AS PRÁTICAS DE ESTÁGIO DE LÍNGUA ESPANHOLA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Propostas Inovadoras para as Práticas de Estágio de Espanhol. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; DINEGRI, S. L. . Língua, Câmera, Imaginação: espanhol e oficinas de vídeo-reportagem no bairro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; GOMES, H. M. . AULA DE ESPANHOL NA EAD: CONSTRUINDO O STORY BOARD COM BASE NO ENFOQUE POR TAREFAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. O uso do livro didático no ensino das línguas estrangeiras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Espanhol como Língua Estrangeira: entre a ideologia e a afetividade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; BLANK, Cíntia ; MENDOZA-SASSI,Mª Pía . Ensino de língua espanhola na educação a distância: da abordagem implícita à explícita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. O que deseja o sujeito na língua estrangeira?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Ensino de língua estrangeira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CARDOSO, Adriana B. ; SANTOS, Luciene S. ; RECUERO, Ana Pederzolli C. . Poster: Histórias de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: o foco nos afetos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
AZAMBUJA, C. ; PEREIRA, Lucia M. ; RECUERO, Ana Pederzolli C. . Poster: Sobre nós mesmos: as concepções de linguagem no discurso de professores de língua estrangeira em formação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Entrando na Casa Tomada: os efeitos de sentido do "texto casa" de Julio Cortázar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Literatura para quê? A comunicação estética como recurso didático para o ensino de espanhol como língua estrangeira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. No hay que "poner las barbas en remojo". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Espanhol Língua de Hermanos: Aspectos Afetivos e Ideológicos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Falar na Língua do Outro: Regressão ao infans ou desconstrução do sujeito de língua materna. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Ca[b]allu ~ Ca[v]allu ~ Ca[B]allu: Variações Fonético/Fonológicas de V e B. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; PEREIRA, Aracy E. . Representações e Identidades do Professor de Espanhol. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; MATZENAUER, C. L. . XII Congresso de Iniciação Científica - CIC. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; BLANK, Cíntia . Aspectos Cognitivos e Discursivos da Aquisição de L2: um olhar sobre a Língua Espanhola. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Oficinas de Ensino de Língua Espanhola. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Projetos de Espanhol Interdisciplinares. 2012. .

3.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; BLANK, Cíntia ; MONTEIRO, C. ; DUTRA, J. . Estágio 1 - Espanhol. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional: Elaboração de Disciplina para Educação a Distância - AVA).

4.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; BLANK, Cíntia . Manual de Espanhol III - UFPel - UAB. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Educação a Distância).

5.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; BLANK, Cíntia . Espanhol III - Elaboração de Disciplina para EAD (Educação a Distância). 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional: Elaboração de Disciplina para Educação a Distância - AVA).

6.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; BLANK, Cíntia . Espanhol I - Elaboração de Disciplina para EAD (Educação a Distância). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional: Disciplina para Educação a Distância - AVA).

7.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; BLANK, Cíntia ; PASSOS, Cristiane ; LACERDA, Denise P. ; LUZARDO, Javier E. . Manual de Espanhol I - UFPel - UAB. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para a Educação a Distância).

8.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. No hay que. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Literatura para quê? A comunicação estética como recurso didático para o ensino do espanhol como língua estranjera. 2007. (Relatório de pesquisa).

10.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Oficina de Língua Espanhola: As Variantes Fonéticas do Espanhol. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Curso de Espanhol Instrumental - projeto de capacitação e desenvolvimento de pessoal - UFPel. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; BLANK, Cíntia; FACIN, H.. Participação em banca de Fabiana Vera Cruz dos Santos. A Aquisição das Vogais da Língua Espanhola na Educação a Distância: um estudo de caso. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras ? Especialização) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; FERNANDEZ, A. L. R. N.; CORTES, J. L. P.. Participação em banca de Valquiria Rosler Zschornack. O Rol dos Materiais Didáticos no Ensino da Língua Espanhola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras ? Especialização) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; CORTES, J. L. P.; FERNANDEZ, A. L. R. N.. Participação em banca de Débora Medeiros da Rosa. Uma abordagem qualitativa para o ensino do léxico em língua espanhola. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras ? Especialização) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; BALDO, A.; WITTKE, C. I.. Participação em banca de Michele Duarte. As Crenças de alunos e professores e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem da leitura em L1 e L2. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Letras - Especialização) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; SASSI, M. Pía; SILVA, A. C.; CORTAZZO, Uruguay. Concurso de Professor ASSISTENTE para a Área de Língua Espanhola - Portaria nº 1238 / 2010. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

Concurso público
1.
FERNANDEZ, A. L. R. N.; CORTES, J. L. P.; SILVA, A. C.; RECUERO, Ana Pederzolli C.. Concurso para Professor Substituto para a Área de Língua Espanhola. 2012. Universidade Federal de Pelotas.

2.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; CORTAZZO, Uruguay; FERNANDEZ, A. L. R. N.. Seleção para professor temporário da Área de Língua Espanhola. 2011. Universidade Federal de Pelotas.

3.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; BLANK, Cíntia; CORTES, J. L. P.. Processo Seletivo para Professor Pesquisador II do Curso de Formação de Professores de Espanhol - FPELE - Portaria 03/2011. 2011. Universidade Aberta do Brasil - UAB / UFPel.

4.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; SILVA, A. C.; FERNANDEZ, A. L. R. N.; CORTAZZO, Uruguay. Concurso para Professor Substituto para a Área de Língua Espanhola - Portaria 05/2010. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

5.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Concurso Público para Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2009. Conjunto Agrotécnico "Visconde da Graça".

6.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; SILVA, A. C.; CORTAZZO, Uruguay. Concurso de Professor Substituto para a Área de Língua Espanhola - Portaria 11/2009. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

7.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; NUNES, Elton Vergara; SASSI, M. Pía. Concurso para Professor Substituto da Área de Língua Espanhola - Portaria 06/2009. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

8.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; VERGARA, E. N.; SASSI, M. Pía. Concurso de Professor Substituto para a Área de Língua Espanhola - Edital CES nº 18/2009. 2009. Universidade Federal de Pelotas.

Outras participações
1.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; SILVA, A. C.; CORTAZZO, Uruguay. Realização e correção de testes de nivelamento em Língua Espanhola - Portaria 09/2010. 2010. Universidade Federal de Pelotas.

2.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; CORTAZZO, Uruguay. Processo Seletivo para Bosista da Extensão Universitária. 2008. Universidade Federal de Pelotas.

3.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Seleção de bolsista para o Programa de Bolsas de Graduação - PBG. 2008. Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminario Geopolítica de la Lengua y Enseñanza de Español. 2016. (Seminário).

2.
Primer Congreso Latinoamericano de Glotopolítica. Los mitos del monolinguismo en el nacionalismo en Brasil. 2015. (Congresso).

3.
VII Coloquio Pelse - II Enportu - II Eupele. ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL: O POLÍTICO E O LINGUÍSTICO NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO. 2014. (Congresso).

4.
XVI Encontro de Pós-Graduação - ENPOS.A (des)construção do monolinguismo na história linguística do Brasil: do Diretório dos Índios à lei de 2005. 2014. (Encontro).

5.
II ENCONTRO SUL LETRAS.Políticas linguísticas para a desestrangeirização e compreensão da fronteira como espaço híbrido. 2013. (Encontro).

6.
Seminário de Formação Continuada das Escolas Interculturais da Fronteira. 2012. (Seminário).

7.
Reunião Técnica: Inst. de Línguas Românicas de zu Kiel.Reunião Técnica de Trabalho. 2011. (Encontro).

8.
I CIED ?Congresso Internacional de Educação a Distância. AULA DE ESPANHOL NA EAD: CONSTRUINDO O STORY BOARD COM BASE NO ENFOQUE POR TAREFAS. 2010. (Congresso).

9.
Encontro de professores de espanhol: mesa-redonda. 2009. (Encontro).

10.
I Capacitação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.Mesa-redonda: Aspectos cognitivos e discursivos da aquisição de L2: um olhar sobre a língua espanhola. 2009. (Encontro).

11.
Semana Acadêmica de Letras 2009 e II Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas.Ensino de Língua Estrangeira. 2009. (Seminário).

12.
Semana Acadêmica do Curso de Letras 2008. 2008. (Outra).

13.
35ª Feira do Livro de Pelotas.Lançamento do livro: O Imaginário da Língua Espanhola: da sala de aula ao ciberespaço. 2007. (Outra).

14.
I Smell - I Seminário de metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas. 2007. (Simpósio).

15.
IV Feira do Livro de Bagé.Lançamento do livro: O Imaginário da Língua Espanhola: da sala de aula ao ciberespaço. 2007. (Outra).

16.
VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Literatura para quê? A comunicação estética como recurso didático no ensino de espanhol como língua estrangeira. 2007. (Congresso).

17.
V SENALE - Seminário Nacional de Linguagem e Ensino. 2007. (Seminário).

18.
I Encuentro de Profesores de Español de Rio Grande do Sul. 2006. (Encontro).

19.
II Seminário de Estudos em Análise do Discurso. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STURZA, E. ; RECUERO, Ana Pederzolli C. . SIMPÓSIO: ESPAÇO DE ENUNCIAÇÃO FRONTEIRIÇO: a língua, a escola e o político1. 2016. (Congresso).

2.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; BICCA, Marcelo M. ; BASTOS, Gina A. . VI Taller Didático de Espanhol e I Ensur. 2010. (Outro).

3.
RECUERO, Ana Pederzolli C.. Seminario de Línguas em Contato: Espanhol e Português. 2010. (Outro).

4.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; CUSTÓDIO, Cândida M. S. . Palestra: ?O olhar da escola-campo na Formação Inicial do Professor em Estágio Curricular Supervisionado?. 2009. (Outro).

5.
RECUERO, Ana Pederzolli C.; VERGARA, E. N. . V Taller Didáctico de Enseñanza de Lengua Española: Lengua y Cultura frente a las tecnologías de información y comunicación. 2008. (Outro).

6.
GOULART, Márcia N. ; MENDOZA-SASSI,Mª Pía ; MACHADO, Mônica ; GUZMAN, Juan C. L. ; RECUERO, Ana Pederzolli C. ; VERGARA, E. N. . IV Taller Didáctico de Español como lengua extranjera: diversidade lingüística e riqueza cultural. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Laís Soares. Portal do Centro de letras e Comunicação. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pelotas. Universidade Federal de Pelotas - PROBEC. (Orientador).

2.
Silvana Lucero Dinegri. Curso de Espanhol para Alunos do Ensino Fundamental da Comunidade do Anglo. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pelotas. Universidade Federal de Pelotas - PROBEC. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Valquiria Rosler Zschornack. O Rol dos Materiais Didáticos para o Ensino da Língua Espanhola. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras ? Especialização) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

2.
Débora Medeiros da Rosa. Uma abordagem qualitativa para o ensino do léxico em língua espanhola. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Letras ? Especialização) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Judielene Álvares. Leitura e Produção Textual: uma reflexão pedagógica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade da Região da Campanha. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

2.
Valdomiro Santos Martins. As Metáforas do Corpo na Poesia de Pablo Neruda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade da Região da Campanha. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

Iniciação científica
1.
Tomás Moreira Cazartelli. Literatura para quê? A comunicação estética como recurso didático no ensino de espanhol como língua estrangeira. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade da Região da Campanha. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

2.
Tiago de Lima Gomes. (Tiago de Lima Gomes) Literatura para quê? A comunicação estética como recurso didático para o ensino do Esánhol como língua estrangeira. 2007. Iniciação Científica - Universidade da Região da Campanha. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

Orientações de outra natureza
1.
Mônica Oliveira Ramos Bandeira. Portal do Centro de letras e Comunicação. 2011. Orientação de outra natureza. (Jornalismo) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas - PROBEC. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

2.
Pâmela Drose Mendes Lautenschlager. Língua, Câmera, Imaginação: o ensino do espanhol através de vídeo-reportagem. 2011. Orientação de outra natureza. (Jornalismo) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas - PROBEC. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

3.
Antoniela Rodriguez Martins. Língua, Câmera, Imaginação: o ensino do espanhol através de vídeo-reportagem. 2011. Orientação de outra natureza. (Jornalismo) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas - PROBEC. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

4.
Silvana Lucero Dinegri. Curso de Espanhol para Alunos do Ensino Fundamental da Comunidade do Anglo. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas - PROBEC. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

5.
Silvana Lucero Dinegri. 28º Seminário de Extensão Universitária - SEURS - CURSO DE ESPANHOL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras, Português e Espanhol e res) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

6.
Ariane Martisns Piriz. CURSO DE ESPANHOL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA COMUNIDADE DO ANGLO. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras, Português e Espanhol e res) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas - PROBEC. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

7.
Lisiane Costa dos Santos. CURSO DE ESPANHOL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA COMUNIDADE DO ANGLO. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras, Português e Espanhol e res) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas - PROBEC. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

8.
Carolina da Silva Lautenschläger. CURSO DE ESPANHOL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA COMUNIDADE DO ANGLO. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras, Português e Espanhol e res) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas - PROBEC. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

9.
Camila Costa; Riceli Silva. Comunicação oral: Jugando al español: Ensino de língua estrangeira através do lúdico. 2009. Orientação de outra natureza. (Hab. em Líng. Espanhola e Literatura. de Ling. Esp) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

10.
Rafael Fúculo Porciúncula. Comunicação oral: Espanhol e Tecnologias: a língua estrangeira mediando a concientização de proteção ao meio ambiente. 2009. Orientação de outra natureza. (Hab. em Líng. Espanhola e Literatura. de Ling. Esp) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

11.
Márcio Pereira Correa, Simone Schwade, Kélen Ávila Santos. Comunicação oral: O lúdico na sala de aula: relato de experiências de professores em formação. 2009. Orientação de outra natureza. (Hab. em Líng. Espanhola e Literatura. de Ling. Esp) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

12.
Silvana de Matos Bandeira. Comunicação oral: Relato de experiência de estágio no Ensino Fundamental: o foco na interação. 2009. Orientação de outra natureza. (Hab. em Líng. Espanhola e Literatura. de Ling. Esp) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

13.
Carolina da Silva Lautensschläger. Comunicação oral: O ensino do espanhol como língua estrangeira mediado por tecnologias: criação e utilização do site http://www.espanholparaprincipiantes.weebly.com. 2009. Orientação de outra natureza. (Hab. em Líng. Espanhola e Literatura. de Ling. Esp) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

14.
Guilherme Neves Piegas. Curso de Espanhol Básico II - Extensão. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras, Português e Espanhol e res) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

15.
Josiane Pozzedin. Curso de Espanhol Básico III - Extensão. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras, Português e Espanhol e res) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

16.
Débora Medeiros da Rosa. Curso de Espanhol Básico IV - Extensão. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras, Português e Espanhol e res) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

17.
Marco Antônio Teles Cardoso. Curso de Espanhol Básico I - Extensão. 2008. Orientação de outra natureza. (Hab. em Líng. Espanhola e Literatura. de Ling. Esp) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

18.
Débora Medeiros da Rosa. Curso de Espanhol - Básico I - Extensão Universitária. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras, Português e Espanhol e res) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

19.
Sabrina Rieckel Ramalho. Curso de Espanhol - Básico II - Extensão Universitária. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras, Português e Espanhol e res) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

20.
Guilherme Neves Piegas. Curso de Espanhol - Básico III - Extensão Universitaria. 2008. Orientação de outra natureza. (Hab. em Líng. Espanhola e Literatura. de Ling. Esp) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

21.
Josiane Teixeira Pozzedin. Curso de Espanhol - Básico IV - Extensão Universitária. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras, Português e Espanhol e res) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.

22.
Juan Carlos Lozano Guzmán. Grupo de Conversação em Língua Espanhola. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras, Português e Espanhol e res) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro Recuero.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 24:42:26