Monica Aparecida de Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3081184942260930
  • Última atualização do currículo em 29/09/2017


Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), 2009, realizando estagio no Departamento de Fitopatologia durante a graduação, 2006 a 2009, sob orientação do prof. Reginaldo da Silva Romeiro (in memoriam); Mestre em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), 2011; Doutora em Fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), 2015, com pós doutorado em Entomologia/ com ênfase em Fitopatologia pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), 2016. E atualmente aluna de pós graduação em Fitotecnia (Produção, Beneficiamento e Análise de Sementes). Possuindo experiencia nas subáreas da bacteriologia, nematologia, micologia, controle/biocontrole de fitopatogenos e biofortificação de plantas. Em especial no biocontrole de doenças de planta nas culturas da soja, café, milho, cana de açúcar, arroz, feijão e biofortificação, biocontrole e melhoramento na cultura da mandioca. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Monica Aparecida de Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, M. A.;FREITAS, MÔNICA A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Lavras.
Campus universitario
UFLA
37200000 - Lavras, MG - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Agronomia (Fitopatologia).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: Bacillus subtilis E BACTERIAS ENDOFITICA AUTÓCTONES COMO AGENTES DE BIOCONTROLE PARA Fusarium solani E NO BIOACUMULO NUTRICIONAL NA CULTURA DA MANDIOCA1, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Flavio Henrique Vasconcelos de Medeiros.
Coorientador: Paul W. Pare e Samuel Pereira de Carvalho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2009 - 2011
Mestrado em Fitopatologia.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: Busca e seleção de potênciais agentes de biocontrole para Meloidogyne incognita na cultura da cana de açúcar,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Elvira Maria Regis Pedrosa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2009 interrompida
Mestrado interrompido em 2009 em Agronomia (Fitopatologia).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Potenciais agentes de biocontrole contra Phakopsora pachyrhizi na cultura da soja,Orientador: Reginaldo da Silva Romeiro.
Ano de interrupção: 2009
2003 - 2008
Graduação em agronomia.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Busca e seleção de rizobactérias com agentes de biocontrole de Phakopsora pachyrhizi (Ferrugem asiática) na cultura da soja.
Orientador: Reginaldo da Silva Romeiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Entomologia Agrícola.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia.


Atuação Profissional



Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estudante Nao vinculado, Enquadramento Funcional: Aluna especial, mestrado em fitopatologia, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Fitopatologia-Departamento de fitopatologia-UFV

Atividades

08/2007 - 02/2009
Estágios , Universidade Federal de Viçosa, .

Estágio realizado
Estagio em fitopatologia. Depatamento de fitopatologia. Fitobacteriologia, bolsista IC, porjeto: Bacterias resisdentes de filoplanos como agentes de biocontrole de enfermidades da parte aerea do feijoeio.
12/2006 - 07/2007
Estágios , UFV, .

Estágio realizado
Treinamento sobre metodologia básica de pesquisa com bactérias que causam doenças em plantas..
12/2006 - 07/2007
Estágios , Universidade Federal de Viçosa, .

Estágio realizado
Estagio em fitopatologia, Laboratorio de fitobacteriologia e controle biologico, bolsista IC, Projeto: Procariotas residentes de filoplano como agentes de biocontrole de enfermidades da parte aerea do feijoeiro.
01/2006 - 12/2006
Estágios , Universidade Federal de Viçosa, .

Estágio realizado
Estagio, desenvolvido no laboratorio de fisiologia vegetal e pós colheita de frutas e hortaliças.Departamento de Biologia. Participação no projeto: Pocessamento organico de cenoura e morango.

Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Bolsista-Mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante pós graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estudante de Mestrado em fitopatoloia, Bolsista CNPq.



Projetos de pesquisa


2009 - 2011
FITONEMATOLOGIA
Descrição: A criação do grupo de pesquisa de Fitonematologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco trará vantagens para os setores acadêmicos, de pesquisa e de extensão. No setor acadêmico, o grupo se fortalecerá em suas ações na graduação e pós-graduação, neste caso, no mestrado e doutorado do Programa Fitossanidade/Fitopatologia. No que concerne à pesquisa, o fortalecimento do grupo irá impor uma maior dinâmica em projetos relativos à etiologia, epidemiologia e controle dos fitonematóides no Nordeste. Culturas como a cana-de-açúcar, inhame, bananeira, hortaliças, frutíferas, entre outras, o uso de resíduos industriais como elemento de controle, e técnicas modernas de microscopia eletrônica e cromatografia receberão maior impulso de pesquisas que serão dinamizadas. Finalmente, a permanente interação agricultor-Laboratório de Fitonematologia terá, consequentemente, uma maior dinâmica, com benefícios para ambas as partes. O grupo de pesquisa em Fitonematologia terá como unidade de pesquisa um maior poder de negociação visando a obtenção de recursos externos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: Monica Aparecida de Freitas - Coordenador / Elvira Maria Regis Pedrosa - Integrante / Lílian Margarete Paes Guimarães - Integrante / Jeane Emili de Medeiros - Integrante / Patrícia Ângelo de Barros - Integrante / Thais Fernanda da Silva Vicente - Integrante / Andréa Cristina Baltar Barros - Integrante.
2008 - 2011
ETIOLOGIA E CONTROLE DE DOENÇAS DE PLANTAS INCITADAS POR BACTÉRIAS
Descrição: O Grupo de Pesquisa intitulado "Etiologia e controle de doenças de plantas incitadas por bactérias" teve sua gênese e tem sua sede no Laboratório de Bacteriologia de Plantas e Controle Biológico (LBPCB) da Universidade Federal de Viçosa, laboratório este que existe como tal desde 1980, como um setor do Departamento de Fitopatologia. Atualmente, o LBPCB situa-se no Edifício Sílvio S. Brandão, no campus da UFV e é coordenado pelo Prof. Reginaldo da Silva Romeiro. O Laboratório é dotado de boas facilidades, como espaço físico, equipamentos, casa de vegetação, infectário, área experimental de campo e reagentes, adquiridos ao longo dos anos, em grande parte, graças a dezenas de convênios firmados com, ou a projetos de pesquisa financiados por, entidades como CNPq, FINEP e FAPEMIG, Fundação Volgswagen, etc. Os integrantes do laboratório mantêm laços de cooperação recíproca com entidades de pesquisa nacionais (EMBRAPA, PESAGRO, EPAMIG, IBSP, Universidades Federais) e internacionais como Universidade de Missouri (USA), Istituto Sperimentale per la Patologia Vegetale (Itália), Auburn University (USA), Utrecht University (Holanda), USDA, University of Fribourg (Suiça), etc. No momento, o LBPCB possui vários projetos de pesquisa sendo implementados e conduzidos por estudantes de doutorado, mestrado e iniciação científica. Os projetos, com controle biológico de enfermidades de tomateiro, feijoeiro e soja, enfocam, principalmente, procariotas endofitas, rizobactérias e residentes de filoplano. Outras importantes linhas de pesquisa são a diagnose, identificação de bactérias e descrição de novas doenças, controle de bacteriores de plantas, patologia de sementes, indução de resistência em plantas por indutores procariotas, etc..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Monica Aparecida de Freitas - Integrante / Reginaldo da Silva Romeiro - Coordenador / Thaís Ribeiro Santiago - Integrante / Marcio Tadeu Godinho - Integrante / Larissa Castro de Rezende - Integrante / Lívio da Silva Amaral - Integrante / Antonio Gomes Moreira Neto - Integrante / José Rogério de Oliveira - Integrante.
2007 - 2010
Bacterias residentes de filoplano como agentes de biocontrole de enfermidades da parte aerea do feijoeiro
Descrição: Isolar, de plantas sadias de feijoeiro, procariotas residentes de filoplano, estabelecendo-se um universo de culturas; testar cada isolamento obtido, tanto 'in vitro" como "in vivo", quanto a sua potencialidade antagonista contra patógenos da parte aérea, em vários ciclos de seleção massal; selecionar uma ou algumas culturas de antagonistas mais promissoras; investigar a capacidade de sobrevivência e estabelecimento, em termos de dinâmica populacional, dos antagonistas selecionados; procurar determinar por qual ou quais mecanismos o residente de filoplano selecionado estaria promovendo o controle da doença - se antagonismo direto, indução de resistência ou ambos; verificar a real efetividade dos residenes de filoplano selecionados como agentes de biocontrole em condições de campo.. proc. CNPq 500904/2007-3, edital MCT/CNPq numero 01/2007.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Monica Aparecida de Freitas - Integrante / Flavio Augusto de Oliveira Garcia - Integrante / Reginaldo da Silva Romeiro - Coordenador.
2005 - 2009
Procariotas residentes de filoplano como agentes de biocontrole de enfermidades da parte aérea do feijoeiro
Descrição: O projeto intitulado, "Procariotas residentes de filoplano como agentes de biocontrole de enfermidades da parte aérea do feijoeiro", aprovado e financiado pelo CNPq e registrado sob o número 500727/2004-0 naquele órgão. Visa pesquisar formas alternativas de controle de doenças da parte aérea da cultura, minimizando os impactos ao meio ambiente...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Monica Aparecida de Freitas - Integrante / Hélvio Gledson Maciel Ferraz - Integrante / Flavio Augusto de Oliveira Garcia - Coordenador / Reginaldo da Silva Romeiro - Integrante / Roberto Lanna Filho - Integrante / Karina Bonon - Integrante.
2005 - 2008
Produção e processamento orgânico de cenoura e morango
Descrição: Montagem e coleta de dados no laboratorio de fisiologia pos colheita de frutas e hortaliças, na produção e processamento organico de cenouras e morango, em adicional desenvolvimento de processamento minimo de aboboras, cebolinha, cenoura, couve salsinha e repolho..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Monica Aparecida de Freitas - Integrante / Franciscleudo Bezerra da Costa - Integrante / Adriano do Nascimento simões - Coordenador / Silvino Intra Moreira - Integrante / Rolf Puschamann - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2014 - Atual
Enhanced Plant Performance Induced by the Beneficial Soil Bacteria Bacillus subtilis GB03 in Arugula (Erica sativa): a Mechanistic Approach
Descrição: Entomologia: Aumento do desempenho da planta induzida pela bactéria edáfica benéfica Bacillus subtilis GB03 em rúcula(Erica sativa): uma abordagem mecanística Fitopatologia: Bioacumulo nutricional e biocontrole de enfermidades de plantas na cultura da mandioca.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitopatologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, MÔNICA A.2015FREITAS, MÔNICA A.; MEDEIROS, FLAVIO H. V. ; CARVALHO, SAMUEL P. ; GUILHERME, LUIZ R. G. ; TEIXEIRA, WILLIAM D. ; ZHANG, HUIMING ; PARÉ, PAUL W. . Augmenting iron accumulation in cassava by the beneficial soil bacterium Bacillus subtilis (GBO3). Frontiers in Plant Science, v. 6, p. 01-07, 2015.

2.
FREITAS, MÔNICA A.2012FREITAS, MÔNICA A.; Pedrosa, E. M. P. ; MARIANO, R. L. ; MARANHAO, S. S. R. V. . SCREENING TRICHODERMA SPP. AS POTENTIAL AGENTS FOR BIOCONTROL OF MELOIDOGYNE INCOGNITA IN SUGARCANE. Nematropica, v. 42, p. 115-122, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
MEDEIROS, FLAVIO H. V. ; MONTEIRO, F. P. ; FREITAS, M. A. ; MARTINS, S. J. ; RODRIGUEZ, G. A. ; LABORDE, M. C. F. ; FARIA, M. R. ; PEREIRA, P. F. ; NOGUEIRA, C. C. A. . Ganho de Função em plantas mediadas por bactérias e fungos. In: Kátia Regina Freitas Schwan-Estrada; Cristiane Mendes da Silva; Aline José Maia; Cacilda Márcia Duarte Rios Faria; Júlio César T. Colella.. (Org.). Indução de resistência em plantas a patógenos. 1ed.Maringá: UEM:/MPA, 2014, v. 1, p. 93-120.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Barbosa, N. M. R. ; Guimaraes, J.F.R. ; FREITAS, M. A. ; SILVA, T. H. C. A. ; Souza, M. A. L. M. ; Pedrosa, E. M. P. . Caracterização bioquímica através dos fenótipos de esterase de populações de Meloidogyne spp. em canaviais a zona Da mata norte do estado de Pernambuco.. In: XI Jornada de ensino, Pesquisa e Extensao-Semana Nacional de Ciencia e tecnologia, 2011, Recife-PE. JEPEX. UFRPE, 2011. v. 11.

2.
SANTIAGO, T. R. ; GARCIA, F. A. O. ; FERRAZ, H. G. M. ; FREITAS, M. A. ; SOUZA, A. N. ; GODINHO, M. T. ; Romeiro, R. S. . Prospecção da potencialidade de rizobactérias autóctones em arroz para produção de crescimento e biocontrole de enfermidades da cultura. In: FertBio: Desafios para o uso do solo com eficiêcia e qualidade ambiental., 2008, Londrina-PR.. FertBio 2008, 2008.

3.
FREITAS, M. A.; PUSCHAMANN, R. ; SOUZA, D. D. ; SIMOES, A. N. ; MOREIRA, S. I. . Processamento mínimo de morango cultivado organicamente. In: I Simpósio Ibero-Americano de Vegetais Frescos Cortados, 2006, São Pedro - SP. I Simpósio Ibero-Americano de Vegetais Frescos. Piracicaba - SP: Divisão de Biblioteca e documentação, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, M. A.; Pedrosa, E. M. P. ; LARANJEIRA, D. . SELEÇÃO DE Trichoderma spp. COMO POTENCIAIS AGENTES DE BIOCONTROLE PARA Meloidogyne incognita EM CANA-DE-AÇÚCAR.. In: XLV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2012, Manaus. Tropical Plant Pathology, 2012. v. 37.

2.
FREITAS, M. A.; Pedrosa, E. M. P. ; MARIANO, R. L. . PROSPECÇÃO DE RIZOBACTÉRIAS PARA BIOCONTROLE DE Meloidogyne incognita EM CANA-DE-AÇÚCAR.. In: XLV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2012, Manaus. Tropical Plant Pathology, 2012. v. 37.

3.
SILVA, A. P. ; Pedrosa, E. M. P. ; MARANHAO, S. S. R. V. ; Guimarães, L. M. P. ; FREITAS, M. A. . Parasitismo de Meloidogyne enterolobii em cana-de-açúcar.. In: XLV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2012, Manaus. Tropical Plant Pathology, 2012. v. 37. p. 343.

4.
SOUZA, A. N. ; FERRAZ, H. G. M. ; FREITAS, M. A. ; GAMES, P. D. ; ANTUNES, P. W. P. ; GARCIA, F. A. O. ; Baracat-Pereira, M.C. ; Romeiro, R. S. . A importância da composição de meios de cultura em trabalhos sobre a indução de resistência em plantas com patógeno.. In: XXI Congresso Paulista de Fitopatologia, 2008, Campinas ? SP. XXI Congresso Paulista de Fitopatologia. Botucatu- SP: Summa Phytopathologica, 2008. v. 32. p. 86-86.

5.
FERRAZ, H. G. M. ; SOUZA, A. N. ; GARCIA, F. A. O. ; SANTIAGO, T. R. ; GODINHO, M. T. ; FREITAS, M. A. ; LANNA FILHO, R. ; Romeiro, R. S. . Efetividade de fungicida cúprico no controle de pinta bacteriana e mancha bacteriana do tomateiro.. In: XXXI Congresso Paulista de Fitopatologia, 2008, Campinas - SP. Summa Phytopathologica. Botucatu - SP: Summa Phytopathologica, 2008. v. 34. p. 86-86.

6.
FREITAS, M. A.; GARCIA, F. A. O. ; SOUZA, A. N. ; GODINHO, M. T. ; LANNA FILHO, R. ; FERRAZ, H. G. M. ; Romeiro, R. S. . Indução de síntese de gliceolina em cotilédones de soja por metabólitos e extratos de células de procariotas residentes de filoplano de soja.. In: XXXI Congresso Paulista de Fitopatologia, 2008, Campinas - SP. Summa Phytopathologica. Botucatu - SP: Summa Phytopathologica, 2008. v. 34. p. 85-86.

7.
FREITAS, M. A.; GARCIA, F. A. O. ; SOUZA, A. N. ; GODINHO, M. T. ; LANNA FILHO, R. ; FERRAZ, H. G. M. ; Romeiro, R. S. . Inibição de germinação de esporos de Phakopsora pachyrhizi por procariotos residente de filoplano da soja. In: XXXI Congresso Paulista de Fitopatologia, 2008, Campinas - SP. Summa Phytopathologica. Botucatu - SP: Summa Phytopathologica, 2008. v. 34. p. 87-87.

8.
FERRAZ, H. G. M. ; SOUZA, A. N. ; GARCIA, F. A. O. ; GODINHO, M. T. ; FREITAS, M. A. ; LANNA FILHO, R. ; Romeiro, R. S. . Podridão mole do Lírio (Lilium sp.) causada por Pectobacterium sp. (sin. erwinia sp.). In: XXXI Congresso Paulista de Fitopatologia, 2008, Campinas - SP. XXXI Congresso Paulista de Fitopatologia. Botucatu - SP: Summa Phytopathologica, 2008. v. 34. p. 101-101.

9.
FERRAZ, H. G. M. ; SOUZA, A. N. ; Mendonça, H.L ; GARCIA, F. A. O. ; SANTIAGO, T. R. ; FREITAS, M. A. ; LANNA FILHO, R. ; Romeiro, R. S. . Uma espécie de Xanthomonas . incitando doença em rúcula (Euruca sativa), no estado de Minas Gerais. In: XXXI Congresso Paulista de Fitopatologia, 2008, Campinas - SP. Summa Phytopathologica. Botucatu - SP: Summa Phytopathologica, 2008. v. 34. p. 87-87.

10.
GODINHO, M. T. ; FREITAS, M. A. ; BRAINER, R. ; SOUSA, L. O., ; FERRAZ, H. G. M. ; Romeiro, R. S. . Seleção de procariotas residentes de filoplano para o biocontrole da ferrugem do cafeeiro por sua atividade de indução de resistência. In: XXXI Congresso Paulista de Fitopatologia, 2008, Campinas ? SP. Summa Phytopathologic. Botucatu-SP: Summa Phytopathologic, 2008. v. 34.

11.
FREITAS, M. A.; GARCIA, F. A. O. ; GODINHO, M. T. ; SOUZA, A. N. ; SANTIAGO, T. R. . Resposta diferencial de cultivares de soja quanto a sintese de gliceolina apos exposição de cotiledones a eliciadores bioticos e abioticos. In: XLI Congresso brasileiro de fitopatologia, 2008, Belo Horizoente. Tropical plant patthology, 2008. v. 33. p. 141-141.

12.
FREITAS, M. A.; GARCIA, F. A. O. ; GODINHO, M. T. ; SOUZA, A. N. ; FERRAZ, H. G. M. ; SANTIAGO, T. R. . Antagonismo Microbiano detectado em procariotas residentes de filoplano de soja contra dois patogenos bacterianos da cultura. In: XLI Congresso brasileiro de fitopatologia, 2008, Belo Horizonete. Tropica plant pathology. v. 33. p. 141-141.

13.
FERRAZ, H. G. M. ; SOUZA, A. N. ; FREITAS, M. A. ; GODINHO, M. T. ; SANTIAGO, T. R. ; Romeiro, R. S. . Controle biologico promovido pelo residente de filoplano Pseudomonas putida contra doenças da parte aerea do tomateiro, I-Biocontrole experimental do mildio pulveruleto. In: Controle biologico promovido pelo residente de filoplano Pseudomonas putida contra doença da parte aerea do tomateiro, II-Biocontrole experimental da pinta preta, 2008, Belo horizonte. Tropical plant pathology. Botucatu, 2008. v. 33. p. 141-141.

14.
FERRAZ, H. G. M. ; SOUZA, A. N. ; GARCIA, F. A. O. ; FREITAS, M. A. ; GODINHO, M. T. ; SANTIAGO, T. R. ; Romeiro, R. S. . Controle biologico promovido pelo residente de filoplano Pseudomonas putida contra doenças da parte aerea do tomateiro, III- Biocontrole experimental da requeima. In: XLI congresso brasileiro de fitopatologia, 2008, Belo Horizonte. Tropica Plant pathology, 2008. v. 33. p. 141-141.

15.
SANTIAGO, T. R. ; GARCIA, F. A. O. ; FERRAZ, H. G. M. ; FREITAS, M. A. ; SOUZA, A. N. ; Romeiro, R. S. . Antagonismo direto detectado em rizobacterias isoladas de rizosfera de arroz contra Bipolaris oryzae. In: XLI congresso brasileiro de fitopatologia, 2008, Belo Horizonte. Tropical plant pathology, 2008. v. 33. p. 133-133.

16.
SOUZA, A. N. ; FERRAZ, H. G. M. ; GARCIA, F. A. O. ; FREITAS, M. A. ; GODINHO, M. T. ; SANTIAGO, T. R. . Tendencia populacional de Pseudomonas putida (UFV-0073) no filoplano de plantas de tomate, em condiçoes de campo. In: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 2008, Belo Horizonte. Tropical Plant Patology, 2008. v. 33. p. 92-92.

17.
SANTIAGO, T. R. ; GARCIA, F. A. O. ; FERRAZ, H. G. M. ; FREITAS, M. A. ; SOUZA, A. N. ; GODINHO, M. T. . Seleção massal de rizobacterias autoctones em arroz para promoção de crescimento. In: XLI Congresso brasileiro de fitopatologia, 2008, Belo Horizonte. Tropica Plant patology, 2008. v. 33. p. 90-90.

18.
SOUZA, A. N. ; GARCIA, F. A. O. ; FREITAS, M. A. ; FERRAZ, H. G. M. ; LANNA FILHO, R. ; Romeiro, R. S. . Ausência da promoção de crescimento em feijoeiro pela dispensa de cinco residentes de filoplano pré-selecionados em seu filoplano. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá - PR. Fitopatologia Brasileira. Brasília - DF: Fitopatologia Brasileira, 2007. v. 32. p. 168-168.

19.
BARRA,V.R. ; REGINALDO, ; FERRAZ, H. G. M. ; LANNA FILHO, R. ; GARCIA, F. A. O. ; FREITAS, M. A. ; SOUZA, A. N. ; Bittencourt, A.B. ; Mendonça, H.L ; HALFELD-VIEIRA, B. A. . Biocontrole experimental da podridão mole do tomateiro pelo uso de procariotas previamente selecionados. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá - PR. Fitopatologia Brasileira. Brasília - DF: Fitopatologia Brasileira, 2007. v. 32. p. 254-254.

20.
GARCIA, F. A. O. ; Romeiro, R. S. ; FREITAS, M. A. ; SOUZA, A. N. ; FERRAZ, H. G. M. ; LANNA FILHO, R. . Controle biológico do crestamento bacteriano do feijoeiro por duas rizobactérias quando dispensadas no filoplano de plantas da cultura. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá - PR.. Fitopatologia Brasileira. Brasília - DF: Fitopatologia Brasileira, 2007. v. 32. p. 160-160.

21.
GARCIA, F. A. O. ; Romeiro, R. S. ; FREITAS, M. A. ; SOUZA, A. N. ; FERRAZ, H. G. M. ; LANNA FILHO, R. . Controle biológico do crestamento bacteriano em dois cultivares de feijoeiro, pelo uso de procariotas residentes de filoplano. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá - PR. Fitopatologia Brasileira. Brasília - DF: Fitopatologia Brasileira, 2007. v. 32. p. 159-160.

22.
FREITAS, M. A.; GARCIA, F. A. O. ; SOUZA, A. N. ; LANNA FILHO, R. ; VIEIRA JUNIOR, J.R. ; FERRAZ, H. G. M. ; Romeiro, R. S. . Indução de síntese de gliceolina em cotilédones de soja por metabólitos e extratos de células de procariotas residentes de filoplano selecionadas como agentes de controle biológico. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá - PR. Fitopatologia Brasileira. Brasília - DF: Fitopatologia Brasileira, 2007. v. 32. p. 168-168.

23.
FREITAS, M. A.; Romeiro, R. S. ; SOUZA, A. N. ; GARCIA, F. A. O. ; LANNA FILHO, R. ; FERRAZ, H. G. M. . Indução de síntese de gliceolina em cotilédones de soja por metabólitos e extratos de células de procariotas residentes de filoplano selecionadas como agentes de controle biológico. In: XVII Simpósio de Iniciação Científica, 2007, Viçosa - MG. XVII Simpósio de Iniciação Científica, 2007.

24.
BARRA,V.R. ; FERRAZ, H. G. M. ; GARCIA, F. A. O. ; Romeiro, R. S. ; OLIVARES, F. ; VIEIRA JUNIOR, J.R. ; BARBOSA, A.M.C. ; FREITAS, M. A. ; SOUZA, A. N. . Potencialidade para fixação não-simbióticas de nitrogênio por procariota agentes de biocontrole. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá - PR. Fitopatologia Brasileira. Brasília - DF: Fitopatologia Brasileira, 2007. v. 32. p. 209-210.

25.
LANNA FILHO, R. ; FERRAZ, H. G. M. ; Romeiro, R. S. ; FREITAS, M. A. ; SOUZA, A. N. ; GARCIA, F. A. O. . Seleção de procariotas residentes de filoplano para o biocontrole da mancha bacteriana. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá - PR. Fitopatologia Brasileira. Brasília - DF: Fitopatologia Brasileira, 2007. v. 32. p. 119-119.

26.
SOUZA, A. N. ; FERRAZ, H. G. M. ; Romeiro, R. S. ; FREITAS, M. A. ; GARCIA, F. A. O. ; LANNA FILHO, R. . Sobrenadante de cultura de Pseudomonas putida (UFV-0073) promove biocontrole experimental do crestamento bacteriano do tomateiro. In: XVII Simpósio de Iniciação Científica, 2007, Viçosa - MG. XVII Simpósio de Iniciação Científica, 2007.

27.
FERRAZ, H. G. M. ; LANNA FILHO, R. ; SOUZA, A. N. ; GARCIA, F. A. O. ; FREITAS, M. A. ; Romeiro, R. S. . Sobrenadante de cultura de Pseudomonas putida (UFV-0073) promove o biocontrole experimental do crestamento bacteriano do tomateiro. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá - PR. Fitopatologia Brasileira. Brasília - DF: Fitopatologia Brasileira, 2007. v. 32. p. 254-254.

28.
LANNA FILHO, R. ; FERRAZ, H. G. M. ; Romeiro, R. S. ; REGINALDO, ; FREITAS, M. A. ; SOUZA, A. N. ; GARCIA, F. A. O. . Um meio semi-seletivo para Xanthomonas campestris pv. vesicatoria com base em resistência múltipla constitutiva a antibióticos e testes de sua represividade. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá - PR. Fitopatologia Brasileira. Brasília - DF: Fitopatologia Brasileira, 2007. v. 32. p. 254-254.

29.
FREITAS, M. A.; Romeiro, R. S. ; OLIVARES, F. ; SOUZA, A. N. ; GARCIA, F. A. O. ; LANNA FILHO, R. ; FERRAZ, H. G. M. . Um método simples para detectar a potencialidade de microrganismos e produtos químicos para indução de resistência em plantas a patógenos. In: XVII Simpósio de Iniciação Científica, 2007, viçosa-MG. XVII Simpósio de Iniciação Científica. Viçosa-MG: XVII Simpósio de Iniciação Científica, 2007.

30.
FREITAS, M. A.; GARCIA, F. A. O. ; SOUZA, A. N. ; LANNA FILHO, R. ; FERRAZ, H. G. M. ; Romeiro, R. S. . Um método simples para detectar a potencialidade de microrganismos e produtos químicos para indução de resistência em plantas a patógenos. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá - PR. Fitopatologia Brasileira. Brasília - DF: Fitopatologia Brasileira, 2007. v. 32. p. 167-168.

31.
FERRAZ, H. G. M. ; BARRA,V.R. ; BARBOSA, A.M.C. ; GARCIA, F. A. O. ; FREITAS, M. A. ; LANNA FILHO, R. ; Romeiro, R. S. ; BONON, K. ; HALFELD-VIEIRA, B.A . DESENVOLVIMENTO E TESTE DE UM MEIO SELETIVO PARA O AGENTE DE BIOCONTROLE Pseudomonas. putida COM BASE NA RESISTÊNCIA MÚLTIPLA CONSTITUTIVA A ANTIBIÓTICOS. In: XXX Congresso Paulista de Fitopatologia, 2007, Jaboticabal. SUMMA. Botucatu- SP: SUMMA, 2007. v. 33. p. 18-18.

32.
FERRAZ, H. G. M. ; GARCIA, F. A. O. ; BARRA,V.R. ; Romeiro, R. S. ; BARBOSA, A.M.C. ; FREITAS, M. A. ; BONON, K. ; LANNA FILHO, R. ; HALFELD-VIEIRA, B.A . Pseudomonas putida EM FILOPLANO DE TOMATEIRO, I - Método in vitro. In: XXX Congresso Paulista de Fitopatologia., 2007, Jaboticabal. summa. Botucatu-SP: summa, 2007. v. 33. p. 18-19.

33.
FERRAZ, H. G. M. ; Romeiro, R. S. ; GARCIA, F. A. O. ; LANNA FILHO, R. ; BARRA,V.R. ; BARBOSA, A.M.C. ; BONON, K. ; FREITAS, M. A. ; HALFELD-VIEIRA, B. A. . Pseudomonas putida EM FILOPLANO DE TOMATEIRO, II - Método in vivo. In: XXX Congresso Paulista de Fitopatologia., 2007, Jaboticabal. SUMMA. Botucatu-SP: SUMMA, 2007. v. 33. p. 19-19.

34.
FREITAS, M. A.; GARCIA, F. A. O. ; BONON, K. ; BARBOSA, A.M.C. ; FERRAZ, H. G. M. ; LANNA FILHO, R. ; Romeiro, R. S. . UM RESIDENTE DE FILOPLANO, SEUS EXTRATOS E METABÓLITOS, NO CONTROLE BIOLÓGICO EXPERIMENTAL DO CRESTAMENTO BACTERIANO DO FEIJOEIRO. In: XXX Congresso Paulista de Fitopatologia., 2007, Jaboticabal. SUMMA. Botucatu-SP: summa, 2007. v. 33. p. 83-83.

35.
FREITAS, M. A.; PUSCHAMANN, R. ; SIMOES, A. N. ; MOREIRA, S. I. . Tempo de Torneamento de cnoura para obtenção de minicenoura. In: XVI Simpósio de Iniciação Científica,, 2007, Viçosa-MG. VI SIMPÓS-Mostra Científica da Pós-Graduação. Viçosa-MG, 2007.

36.
FREITAS, M. A.; BONON, K. ; GARCIA, F. A. O. ; Romeiro, R. S. . Promoção de crescimento de feijoeiro por tres residentes de filoplano previamente selecionados como agentes de biocontrole. In: XVI SIMPOSIO DE INICIAÇAO CIENTIFICA, VI SIMPOS-MOSTRA CIENTIFICA DA POS GRADUAÇAO E IV SIMPOSIO DE EXTENSAO UNIVERSITARIA, 2007. sic, 2007.

37.
SOUZA, A. N. ; FERRAZ, H. G. M. ; Romeiro, R. S. ; FREITAS, M. A. ; GARCIA, F. A. O. ; LANNA FILHO, R. . Sobrenadante de culturas de Pseudomonas putida (UFV-0073) Promove biocontrole experimental do crestamento bacteriano do tomateiro. In: XVII SIMPOSIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, VII SIMPOS-MOSTRA CIENTIFICA DA POS GRADUAÇÃO, V SIMPOSIO DE EXTENÇÃO UNIVERSITARIA E I Sen-SIMPOSIO DE ENSINO, 2007, Viçosa. Sic, 2007.

38.
FERRAZ, H. G. M. ; Romeiro, R. S. ; GARCIA, F. A. O. ; LANNA FILHO, R. ; BARRA,V.R. ; BONON, K. ; FREITAS, M. A. ; HALFELD-VIEIRA, B. A. . Monitoramento das tendencias populacionais do agente de biocontrole Pseudomonas putida em filoplano de tomateiro. In: XXX Congresso Paulista de fitopatologia, 2007, Jaboticabal. Summa Phythol.. Botucatu, 2007. v. 33. p. 19-19.

Artigos aceitos para publicação
1.
FREITAS, M. A.; MEDEIROS, FLAVIO H. V. ; PARE, P. W. ; PEREIRA, P. F. . Cassava Inoculation with Beneficial Bacteria Reduces Pathogenesity of Fusarium solani. Tropical Plant Pathology, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, M. A.; Pedrosa, E. M. P. ; LARANJEIRA, D. ; MARIANO, R. L. . Potenciais agentes de biocontrole para Meloidogyne incognita em cana-de-açúcar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FREITAS, M. A.; Pedrosa, E. M. P. ; LARANJEIRA, D. ; SILVA, A. P. . Prospecção de rizobacterias para o biocontrole de Meloidogyne incognita em cana de açucar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FREITAS, M. A.; Pedrosa, E. M. P. ; LARANJEIRA, D. ; SILVA, A. P. . Seleção de Trichoderma spp como potenciais agentes de biocontrole para Meloidogyne incognita em cana de açucar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Barbosa, N. M. R. ; Guimaraes, J.F.R. ; FREITAS, M. A. ; SILVA, T. H. C. A. ; Souza, M. A. L. M. ; Pedrosa, E. M. P. . Caracterização bioquímica através dos fenótipos de esterase de populações de Meloidogyne spp. em canaviais a zona Da mata norte do estado de Pernambuco.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
FREITAS, M. A.; GARCIA, F. A. O. ; SOUZA, A. N. ; GODINHO, M. T. ; LANNA FILHO, R. ; FERRAZ, H. G. M. ; Romeiro, R. S. . Indução de sintese de gliceolina em cotiledones de soja por metabolitos e extratos de celulas de procariotas residentes de filoplano de soja. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FREITAS, M. A.; GARCIA, F. A. O. ; SOUZA, A. N. ; FERRAZ, H. G. M. ; GODINHO, M. T. ; SANTIAGO, T. R. ; Romeiro, R. S. . Inibição de germinação de de uredosporos de Phakopsora pachyrhyzi por procariotas residentes de filoplano de soja. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FREITAS, M. A.; GARCIA, F. A. O. ; GODINHO, M. T. ; SOUZA, A. N. ; SANTIAGO, T. R. . Antagonismo microbiano detectado em procariotas residentes de filoplano de soja contra dois patogenos bacterianos da cultura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FREITAS, M. A.; GARCIA, F. A. O. ; GODINHO, M. T. ; SOUZA, A. N. ; SANTIAGO, T. R. . Resposta diferencial de cultivares de soja quanto a sintese de gliceolina apos exposição de cotiledones de soja a eliciadores bioticos e abioticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FREITAS, M. A.; REGINALDO, ; SOUZA, A. N. ; GARCIA, F. A. O. ; LANNA FILHO, R. ; FERRAZ, H. G. M. . Indução de sintese de gliceolina em cotiledones de soja por metabolitos e extratos de celulas de procariotas residentes de filoplano selecionadas como agentes de controle biologico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SOUZA, A. N. ; FERRAZ, H. G. M. ; Romeiro, R. S. ; FREITAS, M. A. ; GARCIA, F. A. O. ; LANNA FILHO, R. . Sobrenadante de culturas de Pseudomonas putida (UFV-0073) promove biocontrole experimental do crestamento bacteriano do tomateiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
FREITAS, M. A.; Romeiro, R. S. ; SOUZA, A. N. ; GARCIA, F. A. O. ; LANNA FILHO, R. ; MOREIRA, S. I. ; FERRAZ, H. G. M. . Um metodo simples para detectar a potencialidade de microrganismos e produtos quimicos para indução de resistencia em plantas a patogenos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
FREITAS, M. A.; GARCIA, F. A. O. ; BONON, K. ; BARBOSA, A.M.C. ; FERRAZ, H. G. M. ; LANNA FILHO, R. ; Romeiro, R. S. . Um ativador quimico e um residente de filoplano no controle experimental doc restamento bacteriano comum em feijoeio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FREITAS, M. A.; BONON, K. ; GARCIA, F. A. O. ; Romeiro, R. S. . Promoção de crescimento de feijoeiro por tres residentes de filoplano previamente selecionados como agentes de biocontrole. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
COSTA, F. B. ; SIMOES, A. N. ; MOREIRA, S. I. ; SOUZA, D. D. ; FREITAS, M. A. ; SANTOS, R. H. S. ; PUSCHAMANN, R. . IV Encontro Nacional sobre processamento mínimo de Frutas e Hortaliças. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PARÉ, PAUL W.; FREITAS, M. A.; Delalibera I J. Participação em banca de Rafaela Cristina dos Santos. Interação entre Rúcula (Eruca sativa Miller) e rizobacteria (Bacillus subtilis GBO3): Efeitos na oviposição e desenvolvimento larval da traça das cruciferas, Plutella xylostella (L.). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Entomologia) - Escola Superoir Agricultura Luiz de QueiroZ.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
?International Workshop on Chemical Ecology of Multitrophic Interactions. 2016. (Simpósio).

2.
46 Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Potenciais agentes de biocontrole para Meloidogyne incognita em cana-de-açúcar. 2013. (Congresso).

3.
II Encontro de atualizações em Fitopatologia : Milho. 2013. (Encontro).

4.
VI Reunião brasileira sobre indução de resistência em plantas a patogenos. 2012. (Outra).

5.
XII SIMPÓSIO DE MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS. 2012. (Simpósio).

6.
XLV Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2012. (Congresso).

7.
XI Jornada de ensino, Pesquisa e Extensão-Semana Nacional de ciência e tecnologia (JEPEX 2011).Caracterização bioquímica através dos fenótipos de esterase de populações de Meloidogyne spp. em canaviais a zona Da mata norte do estado de Pernambuco.. 2011. (Simpósio).

8.
XLI Congresso brasileiro de fitopatologia. 2008. (Congresso).

9.
XXXI Congresso paulista de fitopatologia. 2008. (Congresso).

10.
III Reuniao brasileira de induçao de resistencia em plantas a Patogenos. 2007. (Encontro).

11.
XL Congresso brasileiro de fitopatologia. 2007. (Congresso).

12.
XVII SIMPOSIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, VII SIMPOS-MOSTRA CIENTIFICA DA POS GRADUAÇÃO, VSIMPOSIO DE EXTENSAO UNIVERSITARIA E I Sen-SIMPOSIO DE ENSINO.Sobrenadante de cultura de Pseudomonas putida (UFV-0073) promove biocontrole experimental do crestamento bacteriano do tomateiro. 2007. (Simpósio).

13.
XVI SIMPOSIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, VI SIMPOS-MOSTRA CIENTIFICA DA POS GRADUAÇÃO E IV SIMPOSIO DE EXTENÇÃO UNIVERSITARIA.Promoção de crescimento de feijoeiro por tres residentes de filoplano previamente selecionados como agentes de biocontrole. 2007. (Simpósio).

14.
XXX Congresso paulista de fitopatologia. 2007. (Congresso).

15.
8 Encontro Sobre Manejo Integrado: Ferrugem da soja e Doenças Quarentenarias dos citros. 2006. (Simpósio).

16.
II Workshop sobre controle alternativo de pragas e doenças. 2006. (Outra).

17.
I Simposio Ibero-americano de vegetais frescos cortados.Processamento minimo de morango cultivado organicamente. 2006. (Simpósio).

18.
IV Encontro Nacional sobre Processamento mínimo de Frutas e Hortaliças.Processamento mínimo de morango cultivado organicamente. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, M. A.. XII SIMPÓSIO DE MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS. 2012. (Outro).

2.
FREITAS, M. A.. III Reuniao brasileira de indução de resistência em plantas a patógenos. 2007. (Congresso).



Outras informações relevantes


Artigos submetidos: 

Artigo 1: PROSPECÇÃO DE RIZOBACTÉRIAS PARA BIOCONTROLE DE Meloidogyne incognita EM CANA-DE-AÇÚCAR

Artigo 2: Augmenting Iron Accumulation in Cassava by the Beneficial Soil Bacterium Bacillus subtilis 

Artigo 3: Cassava Inoculation with Beneficial Bacteria Reduces Pathogenesity of Fusarium solani 

Trabalhos a serem submetidos:

Trabalho 1: POTENCIAL DE BACTERIAS ENDOFITICA AUTÓCTONES NOBIOCUMULO NUTRICIONAL DE FERRO NA CULTURA DA MANDIOCA

Trabalho 2: PROSPECÇÃO DE Bacillus metilotrophicus COMO PROMOTOR DE CRESCIMENTO E BIOCUMULO NUTRICIONAL NA CULTURA DA MANDIOCA



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 10:08:58