Rosemeire dos Santos Amaral

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8651722778279146
  • Última atualização do currículo em 27/11/2018


Doutoranda em Educação - Universidade Federal de Sergipe - UFS (2016). Mestra em Educação - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2015). Possui Licenciatura Plena em História (1998) e três especializações "Memória, História e Historiografia" (2006) - UESB, "Gestão Escolar"(2011) - Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (FAC) e, "Educação a Distância" (2012) - UNEB/UAB. Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia, lotada no Colégio Estadual Dr. Orlando Leite em Vitória da Conquista (Ba) com Ensino Fundamental II e Ensino Médio. No entanto, em processo de licença sem vencimentos ou interesse particular. Trabalhou como docente do curso de especialização Mídias na Educação (UESB). É membro do Programa de extensão ACCE (Ações Colaborativas e Cooperativas em Educação) e GEEM (Grupo de Estudos em Educação Matemática) - UESB desde o ano de 2012. Tem experiência na área de História Geral e Regional com enfoque na História cultural, Ensino a Distância, História da Educação, Educação em Vitória da Conquista nas décadas 1960-80, História da Educação Matemática, Educação Matemática, História do Ensino, Cultura Escolar. O projeto do Mestrado intitulou-se A CULTURA ESCOLAR DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: Um panorama nos Grupos Escolares em Anagé, Brumado e Guanambi ? Bahia (1938-2000), inserindo-se nos projetos sobre a História da Educação na Bahia do século XX, tendo por foco os Grupos Escolares, Educação Matemática e Ensino Primário. Para o Doutorado, o trânsito de intelectuais da Educação e a análise dos discursos pedagógicos sob a perspectiva de Michel Foucault, em especial, na Bahia, são os principais interesses. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosemeire dos Santos Amaral
Nome em citações bibliográficas
AMARAL, R. S.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Orientador: Maria Neide Sobral.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: A CULTURA ESCOLAR DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: um panorama nos Grupos Escolares em Anagé, Brumado e Guanambi ? Bahia (1938-2000),Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Claudinei de Camargo Sant'ana.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cultura Escolar; Ensino de Matemática; Grupos Escolares; Bahia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História do Ensino de Matemática.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Especialização em Especialização em Educação à Distância. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: ?PRÉ-VESTIBULAR DE HISTÓRIA NO AVA (AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM): INSTRUMENTALIZANDO O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NA RESSIGNIFICAÇÃO DO PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BAHIA?..
Orientador: ERIC MAHEU.
Bolsista do(a): UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, UAB, Brasil.
2010 - 2011
Especialização em Especialização em Gestão Educacional. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias, FAC, Brasil.
Título: O Projeto Político Pedagógico: uma construção processual.
Orientador: MARIA MADALENA.
2004 - 2006
Especialização em Memória, história e historiografia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: As Cantigas de trabalho da década de 1970 no municipio de Anagé.
Orientador: Ana Cláudia R. T. Igurrola.
1994 - 1998
Graduação em LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: Vitória da Conquista sob um olhar fotográfico.
Orientador: Rosalvo Lemos.
1990 - 1992
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Diocesano de Conquista, CDC, Brasil.




Formação Complementar


2010
PRODUÇÃO AUDIO VISUAL - COMPARTILHANDO CONHECIMENT. (Carga horária: 160h).
INSTITUTO ANÍSIO TEIXEIRA, IAT, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em projeto de extensão atividades colaborativas e cooperativas em Educação. (Carga horária: 462h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Encontros Pedagógicos - Projeto Universidade Para Todos - Ação 2. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2010 - 2011
Programa de capacitação para Gestores Escolares - PROGESTÃO. (Carga horária: 300h).
Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
2007 - 2007
Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras. (Carga horária: 120h).
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, MEC-UNIAFRO/UFBA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em História em Debate: fórum p. de debates sobre trabalho, cultura e poder. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2006 - 2006
Oficinas na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEC - BA, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Filosofia e Cinema: estética e racionalidade da imagem. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Mundo Infantil, EMI, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE 1ª A 4ª SÉRIE, Carga horária: 20


Atacadão de Alimentos O Bonzão LTDA, O BONZÃO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: RECEPCIONISTA, Enquadramento Funcional: RECEOCIONISTA, PABX E OUTROS, Carga horária: 40


Armarinho JK, AJK, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: Vendedora, Atacado e Varejo, Repositora, Carga horária: 40


Colégio Estadual José de Sá Nunes, CEJSA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE HISTÓRIA, Carga horária: 40
Outras informações
Professor do ensino fundamental e médio


Governo do Estado da Bahia, GOVERNO/BA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40

Atividades

04/2002 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
geografia
história

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: DOCENTE / TUTOR PRESENCIAL
Outras informações
Professora/tutora bolsista junto ao Curso de Especialização em Mídias Educacionais - 3ª oferta - UESB. A turma era constituída por professores da Rede Estadual do Ensino Básico do estado da Bahia e oriundos do Sul do estado, em sua maioria, pedagogos, contando com a participação de pessoas com formação inicial em outras áreas como História e Matemática. Visto isso, houve o exercício da docência on line, bem como encontros presenciais em Itabuna-Bahia, no ano de 2013.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: PROFESSOR MONITOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE HISTÓRIA, Carga horária: 6
Outras informações
Cursinho Pré-vestibular, atendendo a três turmas, Centro Integrado de Educação Navarro de Brito - CIENB, Centro Social Urbano- CSU e Instituto de Educação Euclides Dantas - IEED, no total de 426 alunos, ministrando a disciplina história.

Atividades

06/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de História - DH, .


Escola Estadual Dr. Orlando Leite, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Embora seja lotada no Colégio Estadual Dr. Orlando Leite, está em processo de licença sem vencimentos para cursar o Mestrado em Educação.


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: aluno de especialização, Enquadramento Funcional: aluno


Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: DOUTORANDA, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, .



Linhas de pesquisa


1.
História Social do Trabalho
2.
História da Educação Matemática

Objetivo: Investigar e Analisar aspectos referentes à História da Educação Matemática, ensino de Matemática no Curso Primário na Bahia, em especial, nos Grupos Escolares..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação Matemática.
Palavras-chave: História da Educação Matemática; Ensino de Matemática; Curso Primário; Grupos Escolares; Bahia.
3.
História da Educação nos anos 1960 e 1970 em Vitória da Conquista

Objetivo: Analisar a compsição histórica e historiográfica da Educação em Vitória da Coqnuista, em especial nas décadas de 60 e 70; Estudar as implicações do PPP para a realização educacional e sua condução política como elementos de manutenção do sistema capitalista, enfocando o surgimento do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito, visto que fora centro de formação de classe operariada nos anos 60 e 70..
Palavras-chave: Educação, História da Educação, Centro Intergrado.
4.
História, Sociedade e Pensamento Educacional


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
A CULTURA ESCOLAR DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: um panorama nos Grupos Escolares em Anagé, Brumado e Guanambi ? Bahia (1938-2000)
Descrição: O presente trabalho tem por objetivo analisar a Cultura Escolar do Ensino de Matemática nos anos iniciais a partir de um panorama nos Grupos Escolares em Anagé, Brumado e Guanambi ? Bahia no período entre os anos de 1938 e 2000. O recorte temporal refere-se ao período compreendido entre o estabelecimento dos Grupos Escolares e anos finais do século XX. Uma investigação à respeito do percurso histórico das três cidades, da implantação e funcionamento dos Grupos Escolares, caracterização da Cultura Escolar do Ensino de Matemática, tomando como base fontes documentais e relatos, como proposta para o conhecimento/compreensão da relação presente /passado. As narrativas compostas por fontes imagéticas (fotos, documentos institucionais e pessoais) e depoimentos de indivíduos (ex-professores/ex-alunos/funcionários/agentes comunitários) correlacionados ao Ensino de Matemática, currículo e práticas escolares no Curso Primário direcionaram-nos à Designação/extinção/substituição dos Grupos Escolares sob as perspectivas das determinações legais (Leis e Decretos do Estado), indicativos das mudanças sociais no sistema de ensino baiano, suas relações e adaptações/transgressões nas cidades Anagé, Brumado e Guanambi e os relaciona aos parâmetros da História da Educação do Estado da Bahia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rosemeire dos Santos Amaral - Coordenador / claudinei Camargo Santana - Integrante.
2013 - 2016
A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES MATEMÁTICOS NA ESCOLA PRIMÁRIA DO ESTADO DA BAHIA, SÉCULO XIX-XX
Descrição: A constituição dos saberes elementares matemáticos no curso primário no estado da Bahia. O presente trabalho compõe um projeto de investigação mais amplo intitulado A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970 que envolve pesquisadores do Brasil e também do exterior, cujo propósito é analisar a trajetória de constituição do ensino dos saberes elementares da matemática (aritmética, geometria e desenho) que foram componentes do então chamado grupo escolar , modelo de instituição escolar presente em todo o país. Nosso foco se aterá ao estado da Bahia, principalmente no período de 1890 a 1970.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rosemeire dos Santos Amaral - Coordenador / Irani Parolin Santana - Integrante / Diogo Franco Rios - Integrante / Tatiana Silva Santos - Integrante / Ivanete Batista dos Santos - Integrante / Aparecida Rodrigues Silva Duarte - Integrante / Ana Karine Dias Caires Brandão - Integrante / Márcio de Oliveira D'esquivel - Integrante / Tarcísio Luiz Leão e Souza - Integrante / Claudinei de Camargo Sant'ana - Integrante.
2012 - 2013
HISTÓRIA ORAL & EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INVESTIGAÇÕES COTIDIANAS NO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO NAVARRO DE BRITO ENTRE OS ANOS 1968 E 1979 EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA.
Descrição: Traçar de um paralelo do cenário Educacional entre o século XX e XXI, contribuindo para o estudo das relações em Educação Matemática, os seus efeitos no processo de formação da Educação Conquistense e complexidade de seu funcionamento como parte relevante para a construção da História Regional, organização, conservação e disponibilização de acervos historiográficos para a pesquisa e patrimônio cultural no âmbito da Educação, em especial, a Educação Matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Rosemeire dos Santos Amaral - Integrante / claudinei Camargo Santana - Coordenador / Irani Parolin Santana - Integrante.
2012 - 2013
?EDUCAÇÃO NO BRASIL: da Colônia ao Projeto Político Pedagógico nas Escolas Estaduais de Vitória da Conquista-Bahia?
Descrição: Discutir a importância do PPP (Projeto Político Pedagógico) para a qualificação da educação básica na conjuntura brasileira atual, bem como os pressupostos fundamentais que levaram ao seu surgimento, suas contribuições diretas para as melhorias do processo ensino, aprendizagem e desenvolvimento educacional com base na Gestão Democrática. Em um estudo de caso, procurar-se-á perceber a produção do PPP e sua participação na qualificação do ensino em escolas da rede pública estadual em Vitória da Conquista-Bahia em meio à memória, discursos e narrativas dos envolvidos nos processos de formação historiográfica da ideologia capitalista e sua manutenção no cenário sóciopolíticoeducacional..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
?EAD: HISTÓRIA, MEMÓRIA E PERSPECTIVAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA?
Descrição: Elaborar meios para estudar e catalogar a ?história, memória e perspectivas da EAD em Vitória da Conquista?, por se entender que há a necessidade da pesquisa deste aspecto na sociedade conquistense, traçando parâmetros em diferentes épocas, realizar registros sobre o mesmo para fins de pesquisa e acervo tornando acessível aos profissionais da área e/ou interessados de diferentes níveis/instituições.Qual o histórico da EAD em Vitória da Conquista? Que instituição inaugurou essa modalidade de ensino na região? Que registros possui? Que eram os alunos da EAD inicialmente? Onde e como se encontra o alunado dos primeiros módulos à distância? Estão inseridos no mercado de trabalho referente à graduação escolhida? O que mudou nos últimos anos no processo da EAD em Vitória da Conquista? Quantas e quais são as instituições de EAD na cidade? Como se caracteriza o alunado da EAD conquistense? Quais as perspectivas que os profissionais da área e os estudantes têm sobre o futuro da EAD e de suas próprias vidas?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
?Da trajetória africana às terras anageenses: um estudo de caso nas Comunidades Remanescentes Quilombolas da Lagoa Torta dos Pretos, Mandacarú e Água Doce -Bahia?.
Descrição: Pensar na trajetória africana às terras anageenses, referendando as Comunidades Remanescentes Quilombolas da Lagoa Torta dos Pretos, Mandacarú e Água Doce - Bahia - traçar uma retrospectiva de afro-brasileiros na atualidade, lançar um novo olhar sobre a História da África, seus habitantes, suas relações sociais e econômicas internas e externas, bem como suas manifestações culturais que estão marcadas por permanências e rupturas à luz do mundo dito globalizado, um percurso histórico-temporal-espacial em uma análise do período anterior ao século XV até os dias atuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
As Cantigas de Trabalho da década de 1970 no Município de Anagé
Descrição: O projeto As cantigas de trabalho na década de 1970, no município de Anagé tem por objetivo analisar a história de vida do povo anageense, na zona rural, onde a população estava mais concentrada na época. Através de uma rede de entrevistados, espera-se contribuir para o entendimento do processo de surgimento de costumes regionais, em especial, as cantigas de trabalho, bem como a complexidade de seu funcionamento, a transmissão entre gerações e a decadência dessa prática social, despertando para o registro e reconhecimento da tradição cultural, tornando-a parte irrelevante para a história memorialística regional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Atividades Colaborativas e Cooperativas em Educação
Descrição: Participação e organização de eventos científicos, orientações de pesquisas na graduação, especialização e mestrado. Publicação de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (7) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rosemeire dos Santos Amaral - Integrante / Irani Parolin Santana - Integrante / Claudinei de Camargo Sant'ana - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: COM A PALAVRA O PROFESSOR


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO SUPERIOR
2018 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO EM FOCO
2015 - Atual
Periódico: COM A PALAVRA, O PROFESSOR
2018 - 2018
Periódico: REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação no Brasil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação Matemática.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Regional e Local.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2005
certificação ocupacional, Fundação Luís Eduardo Magalhães.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMARAL, R. S.2018AMARAL, R. S.; SOBRAL, M. N. . AS VIAGENS PEDAGÓGICAS E OS DISCURSOS JORNALÍSTICOS: A EXPERIÊNCIA DA PROFESSORA MERCEDES DANTAS - BRASIL, 1930. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E INOVAÇÃO, v. 4, p. 139-139, 2018.

2.
AMARAL, R. S.2017AMARAL, R. S.; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. C. . UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA BAHIA: uma análise do ensino de Aritmética nas Revistas do Ensino Primário (1892-1893). EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. 8, p. 1-25, 2017.

3.
AMARAL, R. S.2015AMARAL, R. S.; SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. . LIVROS DIDÁTICOS E MANUAIS PEDAGÓGICOS: O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO DOS ANOS DE 1960. Interfaces Científicas - Educação, v. 3, p. 77-86-86, 2015.

4.
AMARAL, R. S.2015AMARAL, R. S.; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. C. . O ENSINO DE MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO FEMININA: ARITMÉTICA E GEOMETRIA NO CURSO PRIMÁRIO DA BAHIA IMPÉRIO-REPÚBLICA (1827-1939). Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 107-127, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AMARAL, R. S.. A CULTURA ESCOLAR DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA BAHIA: (Re)visitando os Grupos Escolares (1938-2000). 1. ed. Curitiba: APPRIS, 2018. v. 1. 145p .

2.
SANTANA, C. C. (Org.) ; SANTANA, I. P. (Org.) ; AMARAL, R. S. (Org.) . Ações colaborativas e cooperativas em educação: entre História, Ensino e Formação de professores. 1. ed. São Carlos: Pedro&João Editores, 2016. v. 1. 348p .

3.
SANTANA, C. C. (Org.) ; SANTANA, I. P. (Org.) ; AMARAL, R. S. (Org.) . Grupo de Estudos em Educação Matemática: Ações cooperativas e colaborativas constituídas por várias vozes.. 1ª. ed. Pedro & João Editores, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
AMARAL, R. S.; SOBRAL, M. N. . Mercedes Dantas e a Escola Ativa:Discursos Pedagógicos e Revista de Ensino, Alagoas, 1930. In: João Paulo de Souza da Silva. (Org.). Intelectuais, instituições e reformas na educação brasileira (Séc. XX). 1ªed.Rio de Janeiro: Mares Editores, 2017, v. 1, p. 277-307.

2.
AMARAL, R. S.; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. C. . O Centro de Estudos Educacionais e Aperfeiçoamento do Professorado (CEEAP) e os possíveis caminhos da formação de professores: reflexões, saberes e práticas - Bahia (1960). In: PEREIRA, Ana Lúcia; GABRIEL, Fábio Antonio; FREIRE, Leila Inês Follmann; MENDES, Thamiris Christine.. (Org.). Possíveis caminhos na formação de professores: articulando reflexões, práticas e saberes. 1ªed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2017, v. 1, p. 113-136.

3.
AMARAL, R. S.; SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. . Menina, Mulher e Professora na Escola Primária:história e memória da feminização do magistério no Brasil. In: BERTONI, Luci Mara; ALMEIDA, José Rubens Mascarenhas. (Org.). Crise, conflitos e conhecimentos no mundo contemporâneo. 1ed.Campinas: Librum Editora, 2017, v. 1, p. 145-157.

4.
AMARAL, R. S.; SANTANA, C. C. . A Escola Normal & os Grupos Escolares: o processo formativo-profissional docente na Bahia republicana. In: SANT'ANA, Claudinei de Camargo; SANTANA, Irani Parolin; AMARAL, Rosemeire dos Santos. (Org.). Ações colaborativas e cooperativas em educação: entre História, Ensino e Formação de Professores. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2016, v. 1, p. 103-124.

5.
D'ESQUIVEL, M. O. ; AMARAL, R. S. ; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. C. . Saberes Elementares de Matemática na Bahia: Currículos e Programas de Ensino (1895-1925). In: COSTA, David Antonio; VALENTE, Wagner Rodrigues.. (Org.). Saberes Matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar? Estudos histórico-comparartivos a partir da documentação oficial escolar. 1ªed.SÃO PAULO: Editora Livraria da Física, 2014, v. 1, p. 1-269.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, R. S.; SANTANA, C. C. . Revista Práxis Educacional/PPGEd/Uesb: O que, Como e Por que se tem pesquisado?. In: V Seminário Nacional e I Seminário Internacional Gepráxis/ PPGED e II Simpósio Internacional de Pós-Graduação em Educação: Cooperação entre América do Norte e América do Sul, 2015, Vitória da Conquista. V Seminário Nacional e I Seminário Internacional Gepráxis/ PPGED e II Simpósio Internacional de Pós-Graduação em Educação: Cooperação entre América do Norte e América do Sul. Vitória da Conquista: UESB, 2015.

2.
AMARAL, R. S.; SANTANA, C. C. . INTERAÇÃO E AFETIVIDADE EM CURSO LATO SENSU: TRAÇANDO VÍNCULOS PARA UMA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. In: I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos ? I Jornada de Estudos do Geem: 10 Anos, 2014, Vitória da Conquista. I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos ? I Jornada de Estudos do Geem: 10 Anos. Vitória da Conquista: UESB, 2014. v. 1.

3.
AMARAL, R. S.; SOUZA, E. G. ; SANTANA, C. C. . LÁGRIMAS E ESPERANÇA NA LAGOA DAS BATEIAS: sentimentos de um homem que viu o seu sonho ruir esgoto abaixo. In: I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos ? I Jornada de Estudos do Geem: 10 Anos, 2014, Vitória da Conquista. I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos ? I Jornada de Estudos do Geem: 10 Anos. Vitória da Conquista: UESB, 2014.

4.
AMARAL, R. S.; RIBEIRO, A. S. . "Raízes: o papel do negro na perspectiva histórica anageense". In: Curso à distância de formação para o Ensino de HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS, 2007, Vitória da Conquista/Salvador. PROJETOS PEDAGÓGICOS. SALVADOR: UNIAFRO (SESU / MEC), 2007. v. CD.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. C. ; AMARAL, R. S. . EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E DIREITOS HUMANOS: LEITURAS E RELATOS EM CÁRCERE ? CPVC ? BAHIA. In: V Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos - ALFAeEJA, 2018, Salvador. ANAIS ALFAEEJA SALVADOR 2018. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2018. p. 32-40.

2.
AMARAL, R. S.; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. C. . ?A Escola Estadual do Sexo Feminino de Monte Alto: um estudo do ensino de aritmética e geometria no curso primário da Bahia de 1939?. In: XI Seminário Temático A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970, 2014, Florianópolis. XI Seminário Temático A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970, 2014.

3.
AMARAL, R. S.; SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. . História Oral & Educação Matemática: investigações cotidianas no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito entre os anos de 1968 e 1979 em Vitória da Conquista- Bahia. In: I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012, VITÓRIA DA CONQUISTA. I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. Vitória da Conquista: UESB, 2012. v. 1. p. 59-61.

4.
AMARAL, R. S.. "As cantigas de Trabalho na década de 1970 no município de Anagé". In: Fórum Permanente de Debates sobre Trabalho, Cultura e Poder, 2006, Vitória da Conquista. II Fórum Permanente de Debates sobre Trabalho, Cultura e Poder. VITÓRIA DA CONQUISTA: UESB, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, R. S.; SANTANA, C. C. . COMO ENSINAR FRAÇÕES ORDINÁRIAS PELO MÉTODO MODERNO PARA AS 3ª E 4ª SÉRIES DO CURSO PRIMÁRIO: DOS LIVROS DIDÁTICOS AOS MANUAIS PEDAGÓGICOS NOS ANOS DE 1960. In: XXII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE - EPENN, 2014, NATAL. XXII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE - EPENN, 2014. p. 593-593.

Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL, R. S.; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. C. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ENTRE UNIVERSIDADES, GRUPOS DE PESQUISA E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. C. ; AMARAL, R. S. . GRUPOS COLABORATIVOS/COOPERATIVOS NO IV SIMPÓSIO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
AMARAL, R. S.; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. C. . ENTRE AS CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DE INSTRUÇÃO PÚBLICA, A COLTED E O ENSINO DE MATEMÁTICA (1934-1970): sobre o que trata O livro didático - sua utilização em classe?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
AMARAL, R. S.; SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. . OS PROGRAMAS DE ENSINO E OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NO CURSO PRIMÁRIO DA BAHIA DE 1940: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA EXPERIMENTAL DO ENSINO (PRÉ-PRIMÁRIO E ELEMENTAR). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, M. R. ; AMARAL, R. S. ; SANTANA, C. C. . ENSINANDO À CRIANÇA?: uma análise dos saberes elementares matemáticos no guia para o professor primário - 1968.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
AMARAL, R. S.; SOBRAL, M. N. . DOS MODELOS PEDAGÓGICOS EUROPEUS E NORTE-AMERICANOS NA ESCOLA PRIMÁRIA DA PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL: PRÁTICAS ESCOLARES DE LEITURA E ESCRITA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
AMARAL, R. S.; SANTANA, C. C. . Revista Práxis Educacional/PPGEd/Uesb: O que, Como e Por que se tem pesquisado?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
AMARAL, R. S.; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. C. . AS REVISTAS PEDAGÓGICAS E OS GRUPOS ESCOLARES: indícios para uma análise do ensino de Geometria nos anos iniciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SOARES, T.S.S. ; AMARAL, R. S. . A ARITMÉTICA NAS REVISTAS DE ENSINO (1902-1906): um breve mapeamento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SILVA, E.S. ; AMARAL, R. S. . O ENSINO DE DESENHO NAS REVISTAS PEDAGÓGICAS (1907-1913): um instrumento entre teoria e prática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
AMARAL, R. S.; SANTANA, C. C. . A Escola Normal & os Grupos Escolares : o processor formativo-profissional docente na Bahia republicana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
AMARAL, R. S.; SANTOS, E. M. . DIREITOS HUMANOS: VIDA E MORADIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. ; D'ESQUIVEL, M. O. ; AMARAL, R. S. ; SOARES, T.S.S. . A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES MATEMÁTICOS NA ESCOLA PRIMÁRIA DO ESTADO DA BAHIA, SÉCULO XIX-XX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
AMARAL, R. S.. A Educação Matemática nos Grupos Escolares de Anagé, Brumado e Guanambi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
AMARAL, R. S.. Os saberes elementares no ensino primário da Bahia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
AMARAL, R. S.; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. C. . A Escola Estadual do Sexo Feminino de Monte Alto: um estudo do ensino de aritmética e geometria no curso primário da Bahia de 1939. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
AMARAL, R. S.; SANTANA, C. C. . COMO ENSINAR FRAÇÕES ORDINÁRIAS PELO MÉTODO MODERNO PARA AS 3ª E 4ª SÉRIES DO CURSO PRIMÁRIO: DOS LIVROS DIDÁTICOS AOS MANUAIS PEDAGÓGICOS NOS ANOS DE 1960. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
AMARAL, R. S.; SOUZA, E. G. ; SANTANA, C. C. . LÁGRIMAS E ESPERANÇA NA LAGOA DAS BATEIAS: sentimentos de um homem que viu o seu sonho ruir esgoto abaixo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
AMARAL, R. S.; SANTANA, C. C. . INTERAÇÃO E AFETIVIDADE EM CURSO LATO SENSU: TRAÇANDO VÍNCULOS PARA UMA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
AMARAL, R. S.; SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. . História Oral & Educação Matemática: investigações cotidianas no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito entre os anos de 1968 e 1979 em Vitória da Conquista- Bahia.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
AMARAL, R. S.. As Cantigas de Trabalho da Década de 1970 no Município de Anagé. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, J. F. ; AMARAL, R. S. ; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. C. . Editorial. Vitória da Conquista, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. ; AMARAL, R. S. . GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: AÇÕES COOPERATIVAS E COLABORATIVAS CONSTITUÍDAS POR VÁRIAS VOZES. SÃO CARLOS: PEDRO & JOÃO EDITORES, 2015 (ORGANIZAÇÃO DE LIVRO).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AMARAL, R. S.. XI CONNEPI ? Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
AMARAL, R. S.. Astronomia e sua narrativa: uma experiência no Ensino Médio. 2016.

2.
AMARAL, R. S.. Construção social do mito do amor materno: contribuições para um debate. 2016.

3.
AMARAL, R. S.. Culinária de Currais Novos/RN: uma mistura de tradição e modernidade. 2016.

4.
AMARAL, R. S.. História na Matemática: estratégia no processo de ensino. 2016.

5.
AMARAL, R. S.. Jaguncismo na senzala: o caso dos escravos José, Manoel e Jorge no Terno de Penedo (1875). 2016.

6.
AMARAL, R. S.. Mudanças metodológicas para o ensino de Ciências, na perspectiva de professores atuantes em diferentes décadas da História do Brasil. 2016.

7.
AMARAL, R. S.. Resgate histórico de Murici a partir da enchente de 2010. 2016.

8.
AMARAL, R. S.. Site educacional 'Maishistória': uma nova forma de aprendizagem em História. 2016.

9.
AMARAL, R. S.. O método experimental de Galileu Galilei e a sua importância para a Ciência Moderna. 2016.

10.
AMARAL, R. S.. II SIMPÓSIO DE GRUPOS COLABORATIVOS. 2015.

11.
AMARAL, R. S.; RIBEIRO, A. S. . " Raízes: o papel do negro na perspectiva histórica anageense".. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AMARAL, R. S.. ?IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática/IV Jornada de Estudos do GEEM?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
AMARAL, R. S.; SANTANA, I. P. ; SOARES, T.S.S. ; D'ESQUIVEL, M. O. . História do Ensino de Matemática na Bahia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMARAL, R. S.; SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. A. S. C. . MATEMÁTICA EM VÍDEO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
AMARAL, R. S.; SILVA, E.S. ; SANTOS, T. S. . FONTES HISTÓRICAS: O QUE, COMO E ONDE UTILIZÁ-LAS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AMARAL, R. S.; NUNES, C. P.; MOREIRA, N. R.; AMARAL, R. S.. Participação em banca de Domiciana Luana Jesus Ferreira. Sentidos atribuídos por professores da educação básica ao trabalho docente no contexto das atuais políticas de formação de professores. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

2.
AMARAL, R. S.; NUNES, C. P.; MOREIRA, N. R.. Participação em banca de João Paulo Lopes dos Santos. Violência escolar: um olhar sobre as práticas educativas no município de Cândido Sales. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

3.
AMARAL, R. S.; NUNES, C. P.; MOREIRA, N. R.. Participação em banca de Lilian Santos Lima Rocha. Concepções teóricas de educação e atividade docente do enfermeiro. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

4.
AMARAL, R. S.; NUNES, C. P.; CRUSOE, N. M. C.. Participação em banca de Priscila de Jesus Souza. Conceitos de prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental: uma busca nos anais do Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

5.
AMARAL, R. S.; NUNES, C. P.; CRUSOE, N. M. C.. Participação em banca de Benício Thomaz Lemos Batista. Representações sociais de professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista sobre prática pedagógica autônoma. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
?IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática/IV Jornada de Estudos do GEEM.EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ENTRE UNIVERSIDADES, GRUPOS DE PESQUISA E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2018. (Simpósio).

2.
?IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática/IV Jornada de Estudos do GEEM?.GRUPOS COLABORATIVOS/COOPERATIVOS NO IV SIMPÓSIO. 2018. (Simpósio).

3.
3º CONGRESSO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL. COORDENAÇÃO DE SALA, MEDIANDO AS APRESENTAÇÕES ORAIS DE TRABALHOS NO 3º CONGRESSO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL. 2018. (Congresso).

4.
V Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos - ALFAeEJA.EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E DIREITOS HUMANOS: LEITURAS E RELATOS EM CÁRCERE ? CPVC ? BAHIA. 2018. (Encontro).

5.
9º Encontro de pós-graduação da UFS.AS VIAGENS PEDAGÓGICAS E OS DISCURSOS JORNALÍSTICOS: A EXPERIÊNCIA DA PROFESSORA MERCEDES DANTAS - BRASIL, 1930. 2017. (Encontro).

6.
Educação e Diversidade nas Universidades Públicas:avanços e resistências. 2017. (Outra).

7.
VI SEMINÁRIO NACIONAL E II SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCUCACIONAL."E depois da defesa da dissertação...". 2017. (Encontro).

8.
Encontro Norte e Nordeste de história da educação (ENNHE).DOS MODELOS PEDAGÓGICOS EUROPEUS E NORTE-AMERICANOS NA ESCOLA PRIMÁRIA DA PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL: PRÁTICAS ESCOLARES DE LEITURA E ESCRITA. 2016. (Encontro).

9.
V JOPED - Jornada de Pesquisa em Educação. 2016. (Outra).

10.
XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. OS PROGRAMAS DE ENSINO E OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NO CURSO PRIMÁRIO DA BAHIA DE 1940: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA EXPERIMENTAL DO ENSINO (PRÉ-PRIMÁRIO E ELEMENTAR). 2016. (Congresso).

11.
XIV SEMINÁRIO TEMÁTICO - Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?.ENTRE AS CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DE INSTRUÇÃO PÚBLICA, A COLTED E O ENSINO DE MATEMÁTICA (1934-1970): sobre o que trata O livro didático - sua utilização em classe?. 2016. (Seminário).

12.
XIV SEMINÁRIO TEMÁTICOSaberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares? Natal ? Rio Grande do Norte, 21 a 23 de março de 2016 Universidade Federal Rio Grande do Norte.?ENSINANDO À CRIANÇA?: uma análise dos saberes elementares matemáticos no guia para o professor primário - 1968. 2016. (Seminário).

13.
II Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos/ II Jornada de Estudos do GEEM: Discutindo a Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos no Curso Primário no Estado da Bahia.A ESCOLA NORMAL & OS GRUPOS ESCOLARES: O PROCESSO FORMATIVO-PROFISSIONAL DOCENTE NA BAHIA REPUBLICANA. 2015. (Simpósio).

14.
II Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos/ II Jornada de Estudos do GEEM: Discutindo a Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos no Curso Primário no Estado da Bahia.DIREITOS HUMANOS: VIDA E MORADIA. 2015. (Simpósio).

15.
L?enseignement des mathématiques à l?école primaire, XIXe-Xxe siècle: études comparatives, Brásil-France.La constitucion des savoirs mathématiques élémentaires à l?école primaire dans létat de Bahia. 2015. (Seminário).

16.
V Seminário Nacional e I Seminário Internacional Gepráxis/ PPGED e II Simpósio Internacional de Pós-Graduação em Educação: Cooperação entre América do Norte e América do Sul.Revista Práxis Educacional/PPGEd/Uesb: O que, Como e Por que se tem pesquisado?. 2015. (Seminário).

17.
XIII Seminário Temático: O ensino da matemática na escola primária (XIX ? XX) ? Encontro FRANCO-BRASILEIRO ? Limoges/França.A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES MATEMÁTICOS NA ESCOLA PRIMÁRIA DO ESTADO DA BAHIA, SÉCULO XIX-XX. 2015. (Seminário).

18.
XII SEMINÁRIO TEMÁTICO SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO (1890-1970): O QUE DIZEM AS REVISTAS PEDAGÓGICAS?.A ARITMÉTICA NAS REVISTAS DE ENSINO (1902-1906): um breve mapeamento. 2015. (Seminário).

19.
XII SEMINÁRIO TEMÁTICO SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO (1890-1970): O QUE DIZEM AS REVISTAS PEDAGÓGICAS?.AS REVISTAS PEDAGÓGICAS E OS GRUPOS ESCOLARES: indícios para uma análise do ensino de Geometria nos anos iniciais. 2015. (Seminário).

20.
XII SEMINÁRIO TEMÁTICO SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO (1890-1970): O QUE DIZEM AS REVISTAS PEDAGÓGICAS?.O ENSINO DE DESENHO NAS REVISTAS PEDAGÓGICAS (1907-1913): um instrumento entre teoria e prática. 2015. (Seminário).

21.
DAS TABULETAS AOS TABLETS: INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2014. (Outra).

22.
DISCUTINDO A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NO CURSO PRIMÁRIO NO ESTADO DA NAHIA.A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NO PRIMÁRIO NO ESTADO DA BAHIA. 2014. (Seminário).

23.
DISCUTINDO A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NO CURSO PRIMÁRIO NO ESTADO DA NAHIA.EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FEMININA: ARITMÉTICA E GEOMETRIA NO CURSO PRIMÁRIO DA BAHIA DE 1939. 2014. (Seminário).

24.
II Seminário de Políticas, Gestão e Práticas Curriculares. 2014. (Seminário).

25.
I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos ? I Jornada de Estudos do Geem: 10 Anos.LÁGRIMAS E ESPERANÇA NA LAGOA DAS BATEIAS: sentimentos de um homem que viu o seu sonho ruir esgoto abaixo. 2014. (Simpósio).

26.
I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos ? I Jornada de Estudos do Geem: 10 Anos.INTERAÇÃO E AFETIVIDADE EM CURSO LATO SENSU: TRAÇANDO VÍNCULOS PARA UMA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2014. (Simpósio).

27.
Ser ou Estar professor?. 2014. (Outra).

28.
XI SEMINÁRIO TEMÁTICO.?A Escola Estadual do Sexo Feminino de Monte Alto: um estudo do ensino de aritmética e geometria no curso primário da Bahia de 1939?. 2014. (Seminário).

29.
XXII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE - EPENN.COMO ENSINAR FRAÇÕES ORDINÁRIAS PELO MÉTODO MODERNO PARA AS 3ª E 4ª SÉRIES DO CURSO PRIMÁRIO: DOS LIVROS DIDÁTICOS AOS MANUAIS PEDAGÓGICOS NOS ANOS DE 1960. 2014. (Encontro).

30.
Desafios para ensinar e aprender Matemática. 2013. (Outra).

31.
ENCONTRO CIENTÍFICO COM OS PESQUISADORES PROFª DR. PATRÍCIA SÂNDALO PEREIRA(UFRM) E PROFº DR. LUIZ MÁRCIO SANTOS FARIAS (UEFS).ENCONTRO CIENTÍFICO. 2013. (Encontro).

32.
Diálogo entre la Maestría en Didáctica de las Ciências Experimentales. 2012. (Encontro).

33.
Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.HISTÓRIA ORAL & EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INVESTIGAÇÕES COTIDIANAS NO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO NAVARRO DE BRITO ENTRE OS ANOS 1968 E 1979 EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA.. 2012. (Encontro).

34.
Seminário Fundamentos Psicológicos da Aprendizagem. 2012. (Seminário).

35.
WORKSHOP DO GEEM. 2012. (Outra).

36.
WORKSHOP DO GEEM ( GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2012. (Encontro).

37.
Encontros pedagógicos do Projeto Universidade para Todos.UPT/Ação 2 para o Colégio Estadual Dr. Orlando Leite. 2011. (Encontro).

38.
Curso à distância de formação para o Ensino de HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS.Projeto "Raízes: o papel do negro na perspectiva histórica anageense". 2007. (Outra).

39.
Fórum Permanente de Debates sobre Trabalho, Cultura e Poder.As cantigas de trabalho da década de 1970 no município de Anagé. 2006. (Outra).

40.
Oficinas na Área de Ciências Humanas e Sociais.Oficinas na Área de Ciências Humanas e Sociais. 2006. (Oficina).

41.
FILOSOFIA E CINEMA: estética e racionalidade da imagem.FILOSOFIA E CINEMA: estética e racionalidade da imagem. 2005. (Outra).

42.
X Encontro Regional dos Estudantes de História do Nordeste. X Encontro Regional dos Estudantes de História do Nordeste. 1998. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, R. S.. IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática/IV Jornada de Estudos do GEEM. 2018. (Outro).

2.
AMARAL, R. S.. ?II Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos? ?II Jornada de Estudos do GEEM: Discutindo a Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos no Curso Primário no Estado da Bahia?. 2015. (Outro).

3.
AMARAL, R. S.; SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. . Jornada de Estudos do GEEM: discutindo a Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos no Curso Primário do Estado da Bahia. 2015. (Outro).

4.
SANTANA, C. C. ; AMARAL, R. S. ; SANTANA, I. P. . DISCUTINDO A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NO CURSO PRIMÁRIO NO ESTADO DA BAHIA. 2014. (Outro).

5.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. ; AMARAL, R. S. . I SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM GRUPOS COLABORATIVOS. I JORNADA DE ESTUDOS GEEM. 2014. (Outro).

6.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. ; AMARAL, R. S. ; D'ESQUIVEL, M. O. . Desafios para ensinar e aprender Matemática. 2014. (Outro).

7.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. ; AMARAL, R. S. ; D'ESQUIVEL, M. O. . Ser ou Estar professor? Eis a questão!. 2014. (Outro).

8.
AMARAL, R. S.; SAMPAIO, E. ; AMARAL, A. ; SOUZA, N. . Lagoa das Bateias: um projeto de (re)qualificação ou exploração?. 2013. (Outro).

9.
SANTANA, C. C. ; VALENTE, W. R. ; AMARAL, R. S. . Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
SOUZA, Gabriela Araújo de. SECA, VIDA E SOBREVIVÊNCIA NA LAGOA DAS BATEIAS: A NATUREZA PEDE SOCORRO!. 2012. Orientação de outra natureza. (ENSINO FUNDAMENTAL II) - Colégio Estadual Dr. Orlando Leite, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rosemeire dos Santos Amaral.

2.
SOUZA, Elaine Gomes. CORES & CONTRASTES NA LAGOA DAS BATEIAS: O BELO JARDIM DO SENHOR JÚLIO. 2012. Orientação de outra natureza. (ENSINO MÉDIO) - Colégio Estadual Dr. Orlando Leite, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rosemeire dos Santos Amaral.

3.
MOREIRA, Katielli Raimundo. MIRAGENS & IMAGENS: A TRANSFORMAÇÃO IMAGÉTICA DA LAGOA DAS BATEIAS EM DUAS DÉCADAS. 2012. Orientação de outra natureza. (ENSINO FUNDAMENTAL II) - Colégio Estadual Dr. Orlando Leite, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rosemeire dos Santos Amaral.

4.
SOUZA, Elaine Gomes. LÁGRIMAS & ESPERANÇA NA LAGOA DAS BATEIAS: SENTIMENTOS DE UM HOMEM QUE VIU O SEU SONHO RUIR ESGOTO ABAIXO.. 2012. Orientação de outra natureza. (ENSINO MÉDIO) - Colégio Estadual Dr. Orlando Leite, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Rosemeire dos Santos Amaral.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
AMARAL, R. S.2015AMARAL, R. S.; SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. . LIVROS DIDÁTICOS E MANUAIS PEDAGÓGICOS: O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO DOS ANOS DE 1960. Interfaces Científicas - Educação, v. 3, p. 77-86-86, 2015.


Livros e capítulos
1.
D'ESQUIVEL, M. O. ; AMARAL, R. S. ; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. C. . Saberes Elementares de Matemática na Bahia: Currículos e Programas de Ensino (1895-1925). In: COSTA, David Antonio; VALENTE, Wagner Rodrigues.. (Org.). Saberes Matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar? Estudos histórico-comparartivos a partir da documentação oficial escolar. 1ªed.SÃO PAULO: Editora Livraria da Física, 2014, v. 1, p. 1-269.


Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL, R. S.; SOUZA, E. G. ; SANTANA, C. C. . LÁGRIMAS E ESPERANÇA NA LAGOA DAS BATEIAS: sentimentos de um homem que viu o seu sonho ruir esgoto abaixo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
AMARAL, R. S.; SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. A. S. C. . MATEMÁTICA EM VÍDEO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, R. S.; SAMPAIO, E. ; AMARAL, A. ; SOUZA, N. . Lagoa das Bateias: um projeto de (re)qualificação ou exploração?. 2013. (Outro).

2.
SANTANA, C. C. ; VALENTE, W. R. ; AMARAL, R. S. . Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. 2012. (Congresso).

3.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. ; AMARAL, R. S. . I SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM GRUPOS COLABORATIVOS. I JORNADA DE ESTUDOS GEEM. 2014. (Outro).

4.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. ; AMARAL, R. S. ; D'ESQUIVEL, M. O. . Desafios para ensinar e aprender Matemática. 2014. (Outro).

5.
AMARAL, R. S.. IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática/IV Jornada de Estudos do GEEM. 2018. (Outro).

6.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. ; AMARAL, R. S. ; D'ESQUIVEL, M. O. . Ser ou Estar professor? Eis a questão!. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


- Pesquisadora FAPESB, desenvolvendo trabalho de iniciação científica junto a alunos da Escola Básica na Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia em 2012-2013.
- Integrante do Grupo de Pesquisa GEEM (Grupo de Estudos em Educação Educação Matemática) e do Programa de Extensão ACCE (Ações Colaborativas e Cooperativas) da UESB, desde o ano de 2012, com participação na elaboração, organização e execução de projetos e eventos nas linhas de História, História da Educação no Brasil, História do Ensino, História da Educação Matemática, História do Ensino de Matemática, Grupos Escolares, Cultura Escolar, Formação de Professores e Práticas de Sala de Aula (Relatos de Experiência).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 19:58:22