Genilson de Azevedo Farias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7285349164640652
  • Última atualização do currículo em 30/01/2017


Doutorando e Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel (2007) e Licenciado (2010) em História pela mesma Universidade, Campus Natal. Atualmente exerce a função de professor de História, Arte e Sociologia no nível médio da rede pública de ensino. Faz parte do Grupo de Pesquisa Mythos-Logos/UFRN/CNPq na linha de pesquisa: trajetória, narrativas e poéticas de mulheres, artistas e intelectuais brasileiras. Com interesse e pesquisas nos seguintes temas: Gênero, Sexualidade, História das Mulheres, História e Literatura, História do Corpo, Feminismos, Ensino de História, História e Memória de Escritoras brasileiras e norte-riograndenses na passagem do século XIX para o século XX, Intelectualidade, Pensamento Social, Cultura e Sociedade oitocentista, História e cultura dos Povos Indígenas e Afrodescendentes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Genilson de Azevedo Farias
Nome em citações bibliográficas
FARIAS, G. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.
Campus central-BR 101, KM 01
lagoa Nova
59078970 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (084) 32153577


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Madalegna Antunes e Ursula Garcia: Mulheres no espaço da imprensa norte-riograndense,
Orientador: Ana Laudelina Ferreira Gomes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Madalegna Antunes; Ursula Garcia; Imprensa; Literatura; Rio grande do Norte; Século XIX.
2011 - 2013
Mestrado em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Auta de Souza: a poeta de "pele clara, um moreno doce": memória e cultura da intelectualidade afrodescendente no Rio Grande do Norte,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Ana Laudelina Ferreira Gomes.
Coorientador: Juliana Teixeira Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Auta de Souza; Intelectualidade; Afrodescendente; Memória; Cultura; Rio grande do Norte.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
2008 - 2010
Graduação em História-Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: História do Brasil: Novas experiências, outros aprendizados.
Orientador: Maria Inês Stamatto Sucupira.
2004 - 2007
Graduação em História-Bacharelado.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Comércio e Urbanização: Macaíba nos anos de 1860.
Orientador: Fátima Martins Lopes.




Formação Complementar


2014 - 2014
Formação para o trabalho. (Carga horária: 16h).
Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, SEEC, Brasil.
2014 - 2014
Impressos e periódicos como fonte e objeto. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
Trabalhando com periódicos:. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2013 - 2013
Gênero e Diversidade sexual. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Meu livro: publicando teses e dissertações. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Fórum de Gestores do Ensino Médio. (Carga horária: 16h).
Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, SEEC, Brasil.
2013 - 2013
Por uma metodologia queer. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Ao sul da teoria: queer nos trópicos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Memória e resistência, narrativas de Um Homem Tran. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
A presença indígena no Nordeste: processos de terr. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
A crítica literária e os novos estudos da literatu. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Curso de iniciação à docência. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Encontro de Alfabetizadores e Coordenadores do Pro. (Carga horária: 8h).
Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, SEEC, Brasil.
2009 - 2009
O ensino de história através do uso de história em. (Carga horária: 4h).
Editora Positivo, EP, Brasil.
2009 - 2009
Curso de capacitação para professor de Parnamirim:. (Carga horária: 44h).
Premium, CONCURSOS, Brasil.
2008 - 2008
Conceitos introdutórios de História Cultural.. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2008 - 2008
O Ensino de História e a Educação Afro-brasileira.. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2008 - 2008
A Igreja Católica no Norte Imperial: encontros e d. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2008 - 2008
Fragmentos da história colonial dos povos indígena. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2008 - 2008
Internet: História e fonte histórica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
Notícias do infame comércio, fim do tráfico.. (Carga horária: 8h).
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
2007 - 2007
Literatura e produção de espaços.. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
História e Família no Seridó.. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
História e Direito da família no Brasil.. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
A História local no ensino básico e a construção d. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
MARXISMO: Filosofia e crise paradigmática.. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
A Educação Afro-Brasileira e o Ensino de História.. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Projeto Melhoria da Qualidade de Ensino: O Rio Gra. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Projeto Melhoria da Qualidade de Ensino: O Rio Gra. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
Da Revolução Gloriosa à Industrial: aspectos da hi. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
Pensando sobre História.. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
Fazendo História.. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
50 Anos de História.. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
Organização de Acervos.. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
A trajetória da graduação em História.. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
A Nova História Política Francesa: um balanço.. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
História e Memória: o Museu da Tolerância.. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
De herói ou vilão o material didático por um novo.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2005 - 2005
O Discurso Interpretativo sobre a Primeira Guerra. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2005 - 2005
William Shakespeare: vida e obra.. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2004 - 2004
Coleções e museus como objetos de conhecimento his. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, SEEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio da EEAM, Carga horária: 25
Outras informações
A partir deste ano de 2014 comecei a lecionar as disciplinas de história, arte e Sociologia em turmas de primeiro, segundo e terceiro ano Ensino Médio na Escola Estadual As Marias, escola esta localizada no município de As Marias distrito de Macaíba/RN.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Projeto Conquista, Carga horária: 25
Outras informações
O projeto Conquista tem como objetivo diminuir o índice de distorção idade/série no Ensino Médio do Rio Grande do Norte. Para participar, o aluno deve estar matriculado na primeira série do Ensino Médio, ter idade superior a 18 anos e apresentar distorção idade/série, ou seja, o projeto visa atender às necessidades de jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio no tempo e idades normais. Ademais, o projeto Conquista é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte e a Fundação Roberto Marinho, cujas aulas acontecem com a intermediação do professor, a transmissão das teleaulas do Programa Telecurso 2000 e articulação entre os alunos em atividades e tarefas multidisciplinares.


Escola Estadual Professor Paulo Nobre, EEPPN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 25


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estagio docente, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
Atuei como estagiário no componente curricular HIS0058 - História, Gênero e Sexualidade, disciplina ministrada pelo professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, a qual buscou identificar e discutir os referenciais conceituais e metodológicos das categorias de gênero e sexualidade bem como a forma que estas categorias de análise foram evoluindo ao longo da história ganhando hoje em dia ampla visibilidade nas discussões acadêmicas. Para além do espaço acadêmico, estas discussões se fazem importantes e necessárias também no espaço escolar onde as temáticas de gênero e a sexualidade devem ser trabalhadas de forma transversal de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da educação brasileira nos níveis fundamental e médio, momento em que vemos crianças e adolescentes se construindo enquanto gênero e sexualidade e, dessa forma, precisamos estar atentos a esta realidade que incide diretamente em nossa prática pedagógica. Ademais, estas discussões precisam sair das Universidades, passar pelas escolas e ganhar a sociedade onde apesar de toda a abertura de espaços bem como da visibilidade das discussões acerca das classes LGBTs bem como do respeito e igualdade entre homens e mulheres ainda vemos a reprodução, de forma aberta, de casos extremos de homofobia e de violência contra a mulher se reproduzindo. Nesse sentido, tais discussões são bastante caras à minha formação acadêmica uma vez que já venho trabalhando com a categoria de gênero e em menor proporção com a de sexualidade em minhas pesquisas desde o mestrado resultando em artigos publicados em anais de eventos, textos para revista e capítulos em livro. Como exemplo disso saliento meu trabalho de conclusão de mestrado na qual trouxe ao centro do debate a trajetória de vida da escritora macaibense Auta de Souza (1876-1901) a partir dos embates travados para se fazer presente nos almejados espaços da imprensa e da literatura, espaços estes que nos idos do século XIX, eram tipicamente masculinos.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Aluno Especial, Enquadramento Funcional: Aluno especial do Doutorado
Outras informações
Como aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED-UFRN cursei no semestre letivo 2014.1 a disciplina PPE0764 - Ateliê de pesquisa: Gênero, Educação e Literatura e no semestre letivo de 2014.2, ainda em curso, a disciplina PPE0763 - Ateliê de pesquisa: Gênero, Educação e Literatura III, disciplinas estas que se vinculam à linha de pesquisa História da Educação, práticas sócio-educativas e usos da linguagem ministradas pela professora Drª. Maria Arisnete Câmara de Morais. As referidas disciplinas têm como principal objetivo preparar pesquisadores no campo da História da Educação, Gênero e literatura, além de promover a formação teórico-prática do aluno de Pós-Graduação, no âmbito da pesquisa historiográfica.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A defesa do Mestrado ocorreu no dia 26 de Março de 2013.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
A escolha do componente curricular Seminário de História do Brasil II, ministrada pela professora Juliana Teixeira de Souza, justificou-se devido ao fato da importância do conhecimento sociológico para a minha formação enquanto discente, não apenas no curso de Ciências Sociais, mas também em outros cursos onde as discussões suscitadas por ela se faz relevante, no caso, o curso de História. A escolha pelo curso de História me permitiu contato com discentes de outra área das ciências humanas proporcionando, desse modo, a troca de conhecimentos, numa perspectiva interdisciplinar. Além disso, o componente curricular buscou identificar e discutir os referenciais conceituais e metodológicos que tem enfatizado, desde as décadas de 1960 e 1970 os trabalhos da História Social do Trabalho e História Social da Cultura no Brasil, considerando a ascensão de outras fontes bem como a visibilidade aos ?marginalizados? na história, tais como mulheres, negros, loucos, operários, criminosos, mestiços e outros personagens do período do Brasil Império e Primeira República. Sendo assim, as discussões que foram suscitadas no âmbito da mesma, contribuíram consideravelmente, com meu trabalho de dissertação que trilhou na linha de dar visibilidade aos excluídos, a saber: mulheres e negros. A minha escolha por tal disciplina também se deu como uma forma de complementar os estudos iniciados ainda na graduação momento em que cursei história, nesse sentido minha opção justificou-se também pela intenção de dar seguimento a uma trajetória acadêmica. Também alego que o estágio me trouxe grandes contribuições, tanto para o processo de formação dos discentes do componente curricular quanto ao meu próprio crescimento profissional frente à experiência da docência. Isso também porque busquei auxiliar o professor da disciplina no andamento das atividades e discussões teórico-metodológicas com os alunos, sugerindo também bibliografia complementar, filmes, fontes e imagens que foram utilizados.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica(PROPESQ), Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Arquivista no Arquivo da Funpec/UFRN, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista de Apoio técnico, Enquadramento Funcional: Bolsista do DAE-Arquivo PROGRAD/UFRN, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista de Apoio adm., Enquadramento Funcional: DAE-Arquivo da PROGRAD, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Departamento de Arqueologia do MCC, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiário voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário do Dep. de Arqueologia do MCC, Carga horária: 20


COLÉGIO EQUIPE, CE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História do Nivel Médio, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Fundamental II, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Arte do Nível Fundamental II, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2010 - 2010
Auta de Sousa no portal da Memória Literária Potiguar
Descrição: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre Auta de Sousa, em diversas fontes, a saber: 1) Inventário da família de Eloy Castriciano de Sousa(Pai da poeta), descoberto recentemente em Macaíba pelo neto do historiador Tavares de Lira; 2) Textos acadêmicos e literários sobre Auta de sousa ao longo de um século em jornais locais da época; 3) poemas publicados por Auta de Sousa em jornais e revistas literárias do Nordeste e quiçá em outros Estados; 4) Pesquisa bibliográfica, documenta e de campo sobre compositores que musicaram poemas de Auta do que chamamos "cancioneiro tradicional"..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2006
Semi-finalista no 12° Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação 2006/Projeto Memória na categoria de Ensino Superior. Tema: Nísia Floresta: uma brasileira à frente do seu tempo., Fundação Assis Chateaubriand.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FARIAS, G. A.2016FARIAS, G. A.. Construindo a parentela: negros e índios lutando por visibilidade no Rio Grande do Norte imperial. Em perspectiva: revista discente do PPGH/UFC, v. 2, p. 69-93, 2016.

2.
FARIAS, G. A.2009FARIAS, G. A.. O aprendizado escolar através da imagem no livro didático de história.. Revista Fazendo História, v. 3, p. 57-72, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza (1876-1901): uma experiência do Atlântico Negro. In: Ana Laudelina Ferreira Gomes; Sílvia Barbalho Brito. (Org.). Festins de Seda: O Festival Mythos-Logos do Imaginário e outras inventices de inspiração bachelardiana. 1ed.Natal: EDUFRN, 2016, v. 1, p. 119-145.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza no espaço público da imprensa e da literatura brasileira oitocentista. Caravela: Revista de Literatura Potiguar, Natal, p. 40 - 41, 05 nov. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, G. A.. Oiteiro: uma janela aberta para as relações de gênero na segunda metade do século XIX. In: XXVIII Simpósio Nacional de História:, 2015, Florianópolis. Anais Eletrônicos. Florianópolis: ANPUH, 2015. v. 1. p. 1-10.

2.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: uma janela para as relações de gênero nos oitocentos. In: Seminário Internacional Desfazendo Gênero: Subjetividade, Cidadania e Transfeminismo, 2013, Natal. Anais Completos, 2013. v. 1. p. 78-99.

3.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: superando barreiras de gênero e raça no espaço da literatura feminina dos oitocentos. In: XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal. Anais Eletrônicos. p. 1-17.

4.
FARIAS, G. A.. Albert Eckhout (1610-1665) e suas representações sobre os índios: vivências no campo escolar. In: III Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades, 2013, Caicó. Anais, 2013. v. 1. p. 665-676.

5.
FARIAS, G. A.; ARAUJO, L. S. . Auta de Souza X Nísia Floresta: reconhecimento e silêncio no espaço das letras femininas do século XIX. In: III Congresso Internacional do curso de História da UFG/Jataí: História e diversidade cultural, 2012, Jataí. I Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí. Jataí/GO, 2012. p. 1-11.

6.
FARIAS, G. A.. Os irmãos Castriciano e a escrita de uma história para o Rio Grandedo Norte. In: VII Semana de História política: IV Seminário nacional de História: Política, cultura e sociedade, 2012, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro, 2012. p. 643-651.

7.
FARIAS, G. A.. Rompendo paradigmas: Auta de Souza nos círculos de poder da literatura oitocentista. In: V Encontro Estadual de História: Conhecimento histórico e diálogo social, 2012, Caicó. Anais Eletrônicos. Natal: EDUFRN, 2012. v. 1. p. 1-19.

8.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza:uma moça poeta e negra no Rio Grande do Norte oitocentista. In: II Encontro de história do Império Brasileiro: Culturas e Sociabilidades: Políticas, Diversidades, Identidades e práticas Educativas, 2010, Joâo pessoa. Anais Eletrônicos do II Encontro de História do Império Brasileiro. João Pessoa: Editora universitária UFPB, 2010. v. 1. p. 464-479.

9.
FARIAS, G. A.; GOMES, A. L. F. . Auta de Souza: moça, poeta e negra no norte imperial. In: IV Encontro Estadual de História: Identidades na História, 2010, Natal. Anais Eletrônicos do IV Encontro de História: Identidades na História. Natal: EDUFRN, 2010. v. 1. p. 1-21.

10.
FARIAS, G. A.. Imagens da Escravidão nos livros didáticos de História. In: I Simpósio Internacional de Estudos Sobre a Escravidão Africana no Brasil, 2010, Natal. I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Escravidão Africana no Brasil. Natal: EDUFRN, 2010. v. 1. p. 1-11.

11.
FARIAS, G. A.; SILVA, J. G. . As viagens e os estudos de Dom Pedro II: A construção de uma imagem. In: II Encontro de História do Império Brasileiro: Culturas e Sociabilidades: Políticas, Diversidades, Identidades e Práticas Educativas, 2010, João Pessoa. Anais Eletrônicos do II Encontro de história do Império Brasileiro: Culturas e Sociabilidades: Políticas, Diversidades, Identidades e Práticas Educativas. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010. v. 1. p. 340-348.

12.
FARIAS, G. A.. Comércio e Urbanização: Macaíba nos anos de 1860. In: III Encontro Estadual de História: História e Ética, 2008, Mossoró. Anais Eletrônicos do III Encotro Estadual de História: História e Ética. Natal: EDUFRN, 2008. v. 1. p. 1-11.

13.
FARIAS, G. A.; LOPES, F. M. . Brancas Plumas: Macaíba nos anos de 1860. In: I Encontro de história do Império Brasileiro: Múltiplas visões: Cultura histórica no Oitocentos, 2008, João Pessoa. Anais Eletrônicos do I Encontro de História do Império Brasileiro: Múltiplas Visões: Cultura histórica no Oitocentos. João Pessoa: Editora universitária da UFPB, 2008. v. 1. p. 323-330.

14.
FARIAS, G. A.. O Rio e a Cidade: Macaíba nos anos de 1860. In: I Colóquio Internacional de História, 2008, Campina Grande. Anais Eletrônicos do I Colóquio Internacional de História. campina Grande: EDUFCG, 2008. v. 1. p. 1-15.

15.
FARIAS, G. A.. Novos usos, outros significados: O Rio Jundiaí ontem e hoje. In: II Semana de Estudos Históricos: Conectando saberes: História e Interdisciplinaridade, 2008, Natal. Anais Eletrônicos da II Semana de Estudos Históricos: Conectando saberes: História e Interdisciplinaridade. Natal: EDUFRN, 2008. v. 1. p. 1-10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: tecendo fios de liberdade através da palavra escrita. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero: ativismos das dissidências sexuais e de gênero, 2015, Salvador. Anais. Salvador: GERE - Gerência de Eventos, 2015. v. 1. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, G. A.; ARAUJO, L. S. ; SOBREIRA, J. P. . Resistências femininas em terras potiguares: uma breve análise das representações do sufrágio feminino através dos recortes do jornal 'A República' [1920-1928]. In: VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades: Sertões: histórias e memórias, 2016, Caicó. Caderno de Resumos, 2016. v. 1. p. 52-52.

2.
FARIAS, G. A.; ARAUJO, L. S. ; SOBREIRA, J. P. . Auta de Souza: ser mulher, negra e intelectual no século XIX. In: VI Colóquio Nacional História e Sensibilidades: Sertões: histórias e memórias, 2016, Caicó. Caderno de Resumos, 2016. v. 1. p. 158-158.

3.
FARIAS, G. A.. Magdalena Antunes (1880-1959): um feminismo nas entrelinhas da imprensa e da literatura. In: VII Encontro Estadual de História da ANPUH - RN: Contra os preconceitos: História e democracia, 2016, Natal. Caderno de Resumos, 2016. v. 1. p. 9-10.

4.
FARIAS, G. A.; SOBREIRA, J. P. ; ARAUJO, L. S. . Expressões da sexualidade: um diálogo sobre o masculino e o feminino na obra freyriana. In: VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades: Sertões: histórias e memórias, 2016, Caicó. Caderno de Resumos, 2016. v. 1. p. 159-159.

5.
FARIAS, G. A.. Oiteiro: uma janela aberta para as relações de gênero na segunda metade do século XIX. In: XXVIII Simpósio Nacional de História: lugares de historiadores: velhos e novos desafios, 2015, Florianópolis. Cadernos de Resumos do XXVIII Simpósio Nacional de Histórialugares de historiadores: velhos e novos desafios. Florianópolis: ANPUH, 2015. v. 1. p. 300-300.

6.
FARIAS, G. A.. Produzindo uma auto-imagem: a família Castriciano de souza e o silenciamento da cor. In: V Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades, 2015, Caicó. Caderno de Resumos. Caicó: CERES-UFRN, 2015. v. 1. p. 144-145.

7.
FARIAS, G. A.. Mulheres na imprensa potiguar: a revista Oásis enquanto espaço de produção de escritoras. In: VI Encontro Estadual de História da ANPUH/RN: Lugares dos historiadores: Velhos e novos desafios, 2014, Assu. Caderno de Resumos, 2014. v. 1. p. 34-35.

8.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: uma janela para as relações de gênero nos oitocentos. In: I Seminário Internacional Desfazendo Gênero: Subjetividade, Cidadania e Transfeminismo, 2013, Natal. Caderno de Resumos. Natal: BCZM, 2013. v. 1. p. 207-207.

9.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: superando barreiras de gênero e raça no espaço da literatura nos oitocentos. In: XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH: Conhecimento histórico e Diálogo social, 2013, Natal. Caderno de Resumos 2013. Natal: EDUFRN, 2013. v. 1. p. 364-364.

10.
FARIAS, G. A.; SOBREIRA, J. P. ; ARAUJO, L. S. . Da senzala ao corpo: dialética das representações de gênero a partir das narrativas freyriana sobre a sociedade escravista e os silêncios da história. In: I Seminário Internacional Desfazendo Gênero: Subjetividade, Cidadania e Transfeminismo, 2013, Natal. Caderno de Resumos. Natal: BCZM, 2013. v. 1. p. 125-125.

11.
FARIAS, G. A.; ARAUJO, L. S. . Auta de Souza X Nísia Floresta: reconhecimento e silêncio no espaço das letras femininas do século XIX. In: III Congresso Internacional do curso de História da UFG/Jataí: História e diversidade cultural, 2012, Jataí. I Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí. Jataí/GO, 2012. v. 1. p. 36-36.

12.
FARIAS, G. A.; ARAUJO, L. S. . Da senzala ao corpo: dialética das representações de gênero a partir das narrativas freyreana sobre a sociedade escravista brasileira e os silêncios da história. In: III Congresso Internacional do curso de História da UFG/Jataí: História e diversidade cultural, 2012, Jataí. I Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí. Jataí/GO, 2012. v. 1. p. 37-37.

13.
FARIAS, G. A.. Rompendo paradigmas: Auta de Souza nos círculos de poder da literatura oitocentista. In: V Encontro Estadual de História: ?Conhecimento histórico e diálogo social?, 2012, Caicó/RN. Caderno de programação e resumos. Natal: Associação nacional de História (Seção: RN), 2012. v. 5. p. 55-56.

14.
FARIAS, G. A.; SILVA, J. G. . Papiro erótico de Turim: representações no espaço cotidiano na vila de Deil El-Medina. In: XXII Ciclo de debates em história antiga: História & Narrativas, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de resumos. Rio de janeiro: 81, 2012. p. 81.

15.
FARIAS, G. A.; SILVA, J. G. . Espaço privado nas casas egípcias em Deil El-Medina. In: XXII Ciclo de debates em história antiga: História & Narrativas, 2012, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos. Rio de Janeiro, 2012. v. 22. p. 108-108.

16.
FARIAS, G. A.. Os irmãos Castriciano de Souza e a escrita de uma história para o Rio grande do Norte. In: VII Semana de História Política: IV Seminário Nacional de História: Política, Cultura e sociedade, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos (Semana de História Política, Seminário Nacional de História Política). Rio de Janeiro: PPGH, 2012. v. 1. p. 112-113.

17.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: gênero, poesia e religião. In: GRIOTS: II Colóquio Internacional de culturas Africanas, 2011, Natal. Caderno de Resumos. Natal: EDUFRN, 2011. v. 1. p. 98-99.

18.
FARIAS, G. A.. Imagens da escravidão negra nos livros didáticos de história. In: I Simpósio Internacional de estudos sobre a Escravidão africana no Brasil, 2010, Natal. Caderno de Resumos, 2010. v. 1. p. 24-25.

19.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: moça, poeta e negra no norte imperial. In: IV Encontro Estadual de História: Identidades na História, 2010, Natal. Caderno de Resumos. Natal: EDUFRN, 2010.

20.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: uma voz solitária no norte oitocentista. In: VIII Encontro Estadual de História: 20 anos de ANPUH-PE: O Ofício do Historiador e os novos territórios da história, 2010, Recife. Caderno de Resumos e programação. Recife: Editora UFRPE, 2010. v. 1.

21.
FARIAS, G. A.; SILVA, J. G. . As viagens e os estudos de Dom pedro II: A construção de uma imagem. In: II Encontro de História do Império Brasileiro: Culturas e sociabilidades: Políticas, Diversidades, Identidades e Práticas Educativas, 2010, João Pessoa. Caderno de Resumos do II Encontro de História do Império Brasileiro: Culturas e Sociabilidades: Políticas, Diversidades, Identidades e Práticas Educativas. João Pessoa: Editora Universistária da UFPB, 2010. v. 1. p. 43-43.

22.
FARIAS, G. A.; GOMES, A. L. F. . Auta de Souza: uma moça poeta e negra no Rio Grande do Norte oitocentista. In: II Encontro de História do Império Brasileiro: Culturas e Sociabilidades: Políticas, Diversidades, Identidades e Práticas Educativas, 2010, João Pessoa. Caderno de Resumos do II Encontro de História do Império Brasileiro: Culturas e Sociabilidades: Políticas, Diversidades, Identidades e práticas Educativas. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010. v. 1. p. 67-67.

23.
FARIAS, G. A.; BUENO, A. C. . A açudagem no discurso de Eloy de Souza na primeira metade do século XX. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza/Ce. História e Ética. Fortaleza: Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará, 2009. p. 99-99.

24.
FARIAS, G. A.; BUENO, A. C. . A açudagem no discurso de Eloy de Souza. In: IV Encontro Cultura e Memória: História e Trabalho, 2009, Recife. Caderno de Resumos do IV Encontro Cultura e Memória: História e Trabalho, 2009. v. 1. p. 26-26.

25.
FARIAS, G. A.; SILVA, J. G. . A construção da identidade brasileira na visão de Gilberto Freyre. In: III Encontro Estadual de História: História e Ética, 2008, Mossoró. Caderno de Programação e Resumos, 2008.

26.
FARIAS, G. A.. Comércio e Urbanização: Macaíba nos anos de 1860. In: III Encontro Estadual de História: História e Ética, 2008, Mossoró. Caderno de Programação e Resumos, 2008. p. 18-18.

27.
FARIAS, G. A.. O rio e a Cidade: Macaíba nos anos de 1860. In: I Colóquio Internacional de História: Sociedade, Natureza e Cultura, 2008, Campina Grande. Caderno de Resumos. Campina Grande: EDUFCG, 2008. p. 87-88.

28.
FARIAS, G. A.; LOPES, F. M. . Brancas Plumas: Macaíba nos anos de 1860. In: I Encontro de História do Império Brasileiro: Múltiplas visões: cultura Histórica no oitocentos, 2008, João Pessoa. Programação e Caderno de Resumos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008.

29.
FARIAS, G. A.. Macaíba através das vivências dos irmãos Castriciano de Souza. In: VIII Semana de Estudos Históricos, 2008, Caicó. Caderno de Resumos. Caicó: Copiart, 2008. p. 15-15.

30.
FARIAS, G. A.. Novos usos, outros significados: O rio Jundiaí ontem e hoje. In: II Semana de Estudos Históricos, 2008, Natal. Conectando saberes: história e Interdisciplinaridade. Natal: EDUFRN, 2008.

31.
FARIAS, G. A.; BUENO, A. C. . Macaíba: O espaço das vivências. In: XVI Semana de Humanidades, 2008, Natal. Anais da XVI Semana de Humanidades, 2008. v. 1. p. 1-11.

32.
FARIAS, G. A.. O algodão como fator de desenvolvimento urbano em Macaíba na década de 1860. In: VII Semana de Estudos Históricos: História e representações: região, espaço e natureza, 2007, Caicó. Caderno de resumos, 2007, 2007. p. 39-40.

33.
FARIAS, G. A.; CAVALCANTE, D. S. H. ; MONTEIRO, D. M. . Algodão: Motor da urbanização em Macaíba na década de 1860. In: VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades/UFCG, 2007, Campina Grande. Caderno de Resumos, 2007, 2007. p. 70-70.

34.
FARIAS, G. A.; AZEVEDO, A. O. ; BERTRAND, D ; SOUZA NETO, L. D. . Ciclo do Algodão no município de Florânia no final do século XIX. In: XIV Semana de Humanidades, 2006, Natal. Anais da XIV Semana de Humanidades, 2006., 2006. p. 82-82.

Apresentações de Trabalho
1.
FARIAS, G. A.. Magdalena Antunes (1880-1959): produzindo liberdade através da escrita literária. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FARIAS, G. A.; SOBREIRA, J. P. ; ARAUJO, L. S. . Resistências femininas em terras potiguares: uma breve análise das representações do sufrágio feminino a partir dos recortes do jornal 'A República' [1920-1928]. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FARIAS, G. A.; SOBREIRA, J. P. ; ARAUJO, L. S. . Expressões da sexualidade: um diálogo sobre o masculino e o feminino na obra freyriana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FARIAS, G. A.. Magdalena Antunes (1880-1959): um feminismo nas entrelinhas da imprensa e da literatura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FARIAS, G. A.; SOBREIRA, J. P. ; ARAUJO, L. S. . Auta de Souza: ser mulher, negra e intelectual no século XIX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FARIAS, G. A.. Oiteiro: uma janela aberta para as relações de gênero na segunda metade do século XIX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: tecendo fios de liberdade através da palavra escrita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FARIAS, G. A.. Produzindo uma auto-imagem: a família Castriciano de souza e o silenciamento da cor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FARIAS, G. A.. Mulheres e escrita pública: resistência e a construção de novos saberes a partir da imprensa no Rio Grande do Norte oitocentista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: uma mulher, escritora e negra: construindo sua liberdade a partir da escrita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: uma janela para o Rio Grande do Norte escravista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FARIAS, G. A.. Mulheres na imprensa potiguar: a revista Oásis enquanto espaço de produção de escritoras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FARIAS, G. A.; ARAUJO, L. S. ; SOBREIRA, J. P. . Da senzala ao corpo: dialética das representações de gênero a partir das narrativas freyriana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: uma janela para as relações de gênero nos oitocentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: superando barreiras de gênero e raça no espaço da literatura nos oitocentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
FARIAS, G. A.. Observando representações em Albert Echout (1610-1665): Uma nova lição sobre os povos indígenas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
FARIAS, G. A.; SILVA, J. G. . Espaço privado nas casas egípcias em Deir-El Medina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
FARIAS, G. A.. Rompendo paradigmas: Auta de Souza nos círculos de poder da literatura oitocentista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
FARIAS, G. A.; ARAUJO, L. S. . 'Auta de Souza X Nísia Floresta: reconhecimento e silêncio no espaço das letras femininas do século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
FARIAS, G. A.; ARAUJO, L. S. . 'Da senzala ao corpo: dialética das representações de gênero a partir das narrativas freyreana sobre a sociedade escravista brasileira e os silêncios da história'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
FARIAS, G. A.. Os irmãos Castriciano de Souza e a escrita de uma história para o Rio grande do Norte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FARIAS, G. A.; SILVA, J. G. . Papiro erótico de Turim: representações no espaço cotidiano na vila Deir El - Medina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FARIAS, G. A.. A poética do espaço através de Auta de Souza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: Gênero, poesia e religião. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: relações de etnicidade e gênero. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
FARIAS, G. A.. Sociabilidades e sensibilidades: Macaíba e os irmãos Castriciano de Souza na passagem do século XIX para o século XX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: moça, poeta e negra no norte imperial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
FARIAS, G. A.. Imagens da escravidão urbana nos livros didáticos de história. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: uma moça poeta e negra no Rio Grande do Norte oitocentista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
FARIAS, G. A.. O aprendizado escolar através da imagem no livro didático de história: uma experiência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
FARIAS, G. A.. A Açudagem no discurso de Eloy de Souza na primeira metade do século XX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
FARIAS, G. A.. Macaíba: o espaço das vivências. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
FARIAS, G. A.. O Rio e a cidade: Macaíba nos anos de 1860. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
FARIAS, G. A.. Novos usos, outros significados: o Rio Jundiaí ontem e hoje. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
FARIAS, G. A.. Comércio e Urbanização: Macaíba nos anos de 1860. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
FARIAS, G. A.. A Construção da identidade na visão de Gilberto Freyre. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
FARIAS, G. A.. Brancas Plumas: Macaíba nos anos de 1860. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
FARIAS, G. A.. O Rio e a cidade: Macaíba nos anos de 1860. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
FARIAS, G. A.. O algodão como fator de desenvolvimento urbano em Macaíba na década de 1860. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
FARIAS, G. A.. Auta de souza e seus poemas post-mortem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
FARIAS, G. A.; AZEVEDO, A. O. . Ciclo do algodão no município de Florânia no final do século XIX. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FARIAS, G. A.. Avaliador dos resumos de Iniciação Científica da UFRN no XXVI CICT - Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica. 2015.

2.
FARIAS, G. A.. Avaliador dos trabalhos de Iniciação Científica da UFRN no XXVI CICT - Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza no portal da memória Literária Potiguar. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FARIAS, G. A.; COSTA, N. F. ; SOUZA, A. S. . LITERATURA: A reinvenção da mulher. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FARIAS, G. A.; GOMES, A. L. F. . Auta de Souza (1876-1901) e a importância de sua escrita literária no século XIX. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FARIAS, G. A.; SILVA, M. J. G. . História das mulheres & as mulheres na história: novos olhares, diálogos e perspectivas. 2016. (Coordenação de Simpósio Temático).

2.
FARIAS, G. A.; SILVA, M. J. G. . Trabalhando com periódicos: a relação entre história e imprensa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FARIAS, G. A.; SILVA, M. J. G. . Imprensa, intelectuais e práticas de leituras no Brasil (século XIX-XX). 2014. (Coordenação de Simpósio Temático).

4.
FARIAS, G. A.. História e Relações de gênero. 2013. (Coordenação de Sessão de Trabalhos de alunos de Graduação).

5.
FARIAS, G. A.; ARAUJO, C. J. N. ; GOMES, A. L. F. . 'Auta de Souza: Vida breve...Obra aberta'. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Aldenira Dantas da Silva.Inclusão de crianças com paralisia cerebral no ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

2.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Antônio Bernardino de Oliveira.Alfabetização e letramento na EJA através da música e da poesia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

3.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Anuclécia Gomes da Silva.Jogos e brincadeiras no ensino fundamental: um caminho para a aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

4.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Aparecida Maria Xavier.Ludicidade no espaço escolar: a contação de histórias no ensino fundamental para trabalhar a leitura e a escrita. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

5.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Clodoaldo Berto da Silva.A inclusão de crianças cadeirantes no espaço escolar: um olhar sobre a Escola Municipal Avelino Matias Xavier na cidade de Brejinho - RN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

6.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Débora Adiméia da Silva Costa.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: falhas e acertos no que tange à leitura e à escrita. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

7.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Edilma Maria da Cunha Xavier.Desenvolvimento biopscossocial através da ludicidade em crianças do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

8.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Edson Avelino Souza da Silva.A aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental através do jogo de xadrez. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

9.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Erika Ferreira da Silva.As brincadeiras no Ensino Fundamental: o ensino/aprendizagem em salas multisseriais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

10.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Erivaldo da Silva nascimento.A inclusão de crianças com paralisia cerebral no âmbito escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

11.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Gessyca Iduino do Nascimento.A importância da afetividade na relação professor/aluno no Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

12.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Geyze Michele Iduino do Nascimento.Família e escola: uma parceria necessária para o desenvolvimento da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

13.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Izabel Bezerra de Andrade.A aprendizagem no Ensino Fundamental: papéis e obrigações em relação à aprendizagem das crianças. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

14.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Jakeline Batista da Silva.Ludicidade: o brincar na prática educativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

15.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Janaina Pereira do Nascimento.A dança em salas multisseriadas como ferramenta de ensino e aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

16.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Janaina Xavier da Silva.Ludicidade no Ensino Fundamental: interação e aprendizagem através do brincar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

17.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Jéssica Lima da Silva.A (In)Disciplina no âmbito escolar: desafios para uma aprendizagem significativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

18.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de José Edilson da Cunha.As barreiras arquitetônicas que inviabilizam a inclusão dos cadeirantes: um olhar sobre a Escola Municipal Bom Jesus na cidade de Monte Alegre - RN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

19.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Jussara Nadja Silvano de Andrade.A contação de histórias nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um caminho para a formação de leitores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

20.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Lionária Torres da Silva.Fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

21.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Maria Francisca Honório da Cunha.A ludicidade no espaço escolar: aprendizagem através do brincar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

22.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Maria José de Jesus.A influência da famiília na vida escolar dos alunos do Ensino Fundamental: pressupostos para o melhoramento da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

23.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Maria Rosiene Barbosa.O ensino da leitura e da escrita: uma urgência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

24.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Marinez Herculano de Oliveira.A afetividade na escola: uma necessidade para aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

25.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Rosa Maria da Silva.A atuação do pedagogo em um espaço não escolar: um olhar sobre o Serviço de Convivência de Vínculo com crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, CRAS - Centro, São José de Mipibu - RN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

26.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Wilson Alves de Lima.Prevenção às drogas: o papel do educador com estratégias de prevenção na instituição escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

27.
FARIAS, G. A.; NUNES, K. A.; NUNES, G. P. A.. Participação em banca de Adriano Nascimento Teixeira.A utilização do teatro como ferramenta para trabalhar a timidez e auxiliar na oralidade dos alunos da EJA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

28.
FARIAS, G. A.; NUNES, K. A.; NUNES, G. P. A.. Participação em banca de Avanilda Faustino Soares da Silva Fernandes.Inclusão: a importância do aperfeiçoamento do corpo docente e discente para o trato de alunos com sìndrome de down nas séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

29.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Andiara Camila Ferreira da Silva.Dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita nas séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

30.
FARIAS, G. A.; NUNES, K. A.; NUNES, G. P. A.. Participação em banca de Moniely Raiany Freitas.Psicomotricidade: uma prática necessária para o desenvolvimento do aluno nas séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

31.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Francisco Fernandes Ferreira Junios.A matematica da sala de aula pensada através do cotidiano dos alunos do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

32.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Fernanda Franco da Silva Fernandes.A importância da contação de história para auxiliar na oralidade e na imaginação dos alunos das séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

33.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Millena Diogo da Silva.A importância da contação de história para o desenvolvimento cognitivo dos alunos das séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

34.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Ducicleide Fonseca da Silva Azevedo.As práticas docentes em relação à indiciplina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

35.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Wesleyany Leonardo de Oliveira.A música no auxílio do letramento nas séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

36.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Maria Ednalva.A importância da conscientização ambiental nas séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

37.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Edvania Alves Claudino.Família e escola: sobre a importância dessa parceria para o desenvolvimento cognitivo dos alunos das séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

38.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Valdenice dos Santos.Lúdico: a importância de brincar para a construção do conhecimento nas séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

39.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Samara Abdias de Farias Dantas.Contação de história: uma técnica importante no auxílio do letramento nas séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

40.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Leopoldina Karolyne Trigueiro Ferreira de Souza e Silva.Jogos e brincadeiras: o lúdico na facilitação do aprendizado da matemática nas séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

41.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Michely Dayana Rosa Albuquerque.Em que medida o contador de história contribui para o desenvolvimento da linguagem e da escrita dos alunos nas séries iniciais?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

42.
FARIAS, G. A.; NUNES, K. A.; NUNES, G. P. A.. Participação em banca de Maria Cristiane Gonçalves de Lima Maciel.A importância da participação ativa da família na escola nas séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

43.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Josélia Estevam de Freitas Silva.Consciência negra: a importância dessa discussão para além do dia 20 de novembro na Escola Municipal Santa Luzia da comunidade quilombola Capoeiras - Macaíba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

44.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Damião Alves da Costa.Afetividade: uma relação importante no ensino e aprendizagem das séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

45.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Maria Vanessa Rodrigues.Afetividade: a utilização da relação afetiva entre professor e aluno como ferramenta de facilitação da aprendizagem nas séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

46.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Ana Cleide Dias.Música: o lúdico que transforma o ensino-aprendizagem da matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

47.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Maria Liane Xavier do Nascimento.Alfabetização e letramento: a utilização dos jogos e brincadeiras para simplificação desse processo no ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

48.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Janaína Galvão da Silva Brito.A participação da família na Escola Municipal Severina Azevedo da comunidade quilombola passagem comprida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

49.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Vanessa Pereira da Silva.Cultura e escola: sobre a importância da preservação das práticas culturais da comunidade quilombola Sítio Grossos na Escola Municipal Cícero Caetano - RN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

50.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Josélia Silvania Pontes de Morais.Família e Escola: as dificuldades que a ausência da família na escola pode causar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.

51.
FARIAS, G. A.; NUNES, G. P. A.; NUNES, K. A.. Participação em banca de Marciana Silva de Macedo.O papel do lúdico na processo de aprendizagem das séries iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú - IBRAPES.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Brasileiro de Ensino em Ciências Sociais (ABECS): "Ensino de Ciências Sociais em tempos de exceção". 2016. (Congresso).

2.
II Seminário Nacional de educação em Ciências Sociais: "Ensino de Ciências Sociais em tempos de exceção". 2016. (Congresso).

3.
VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades: Sertões: histórias e memórias. 2016. (Congresso).

4.
VII Colóquio Internacional de Ciências Sociais da UFRN: "Ensino de Ciências Sociais em tempos de exceção". 2016. (Congresso).

5.
VII Encontro Estadual de História da ANPUH - RN. 2016. (Congresso).

6.
XXI Semana de Humanidades: Democracia e ação formativa: conconstruindo territórios (Des)construindo sujeitos. 2016. (Congresso).

7.
II Colóquio Internacional Sociedade, Direito e Justiça Cognitiva. Mulheres e escrita pública: resistência e a construção de novos saberes a partir da imprensa no Rio Grande do Norte oitocentista. 2015. (Congresso).

8.
II Seminário Internacional Desfazendo Gênero: ativismos das dissidências sexuais e de gênero.Auta de Souza: tecendo fios de liberdade através da palavra escrita. 2015. (Seminário).

9.
V Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades. Produzindo uma auto-imagem: a família Castriciano de souza e o silenciamento da cor. 2015. (Congresso).

10.
V Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: Feminismos, Cidadania e a e Participação Política no Brasil. 2015. (Seminário).

11.
XXVIII Simpósio Nacional de História: lugares dos historiadores: velhos e novos desafios.Oiteiro: uma janela aberta para as relações de gênero na segunda metade do século XIX. 2015. (Simpósio).

12.
III Griots: Congresso Internacional de Culturas Africanas: Literatura, História e Cultura Afro-brasileira e africana. 2014. (Congresso).

13.
VI Encontro Estadual de História da ANPUH/RN.Mulheres na imprensa potiguar: a revista Oásis enquanto espaço de produção de escritoras. 2014. (Encontro).

14.
III Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades. 2013. (Congresso).

15.
I Seminário Internacional Desfazendo Gênero: Subjetividade, Cidadania e Transfeminismo. 2013. (Simpósio).

16.
XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo social. 2013. (Simpósio).

17.
III Congresso Internacional de História: História e diversidade cultural. 2012. (Congresso).

18.
16º Encontro Nacional de Psicologia Social da Associação Brasileira de Psicologia Social-ABRAPSO. 2011. (Encontro).

19.
GRIOTS: II Colóquio Internacional de Culturas Africanas: Literatura-Cultura-Preconceito-Racismo-Mídias. 2011. (Congresso).

20.
II Encontro de História do Império Brasileiro: Culturas e Sociedades: Políticas, Diversidades, Identidades e práticas educativas. 2010. (Encontro).

21.
I Simpósio Internacional de Estudos Sobre a Escravidão Africana no Brasil, Universidade Fedral do Rio Grande do Norte.Imagens da escravidão urbana nos livros didáticos de história. 2010. (Simpósio).

22.
IV Encontro Estadual de História: Identidades na História. Universidade Fderal do Rio Grande do Norte.Auta de Souza: moça, poeta e negra no norte imperial. 2010. (Encontro).

23.
XIV Encontro Estadual de história - História, Memória e comemorações. Universidade Federal da Paraíba. 2010. (Encontro).

24.
III Semana de Estudos Históricos. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.. 2009. (Congresso).

25.
IV Encontro Cultura e Memória. Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.. 2009. (Congresso).

26.
I Colóquio Internacional de História: Sociedade, Natureza e Cultura. Universidade Federal de Campina Grande, UFCG..O rio e a Cidade: Macaíba nos anos de 1860.. 2008. (Encontro).

27.
I Encontro de História do Império Brasileiro. Universidade Federal da Paraíba, UFPB.. Brancas Plumas: Macaíba nos anos de 1860.. 2008. (Congresso).

28.
II Colóquio Festas e Sociabilidades. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.. 2008. (Encontro).

29.
II Encontro Internacional de História Colonial. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.. 2008. (Congresso).

30.
III Encontro Estadual de História. Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, UERN.. 2008. (Encontro).

31.
II Semana de Estudos Históricos. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.. 2008. (Encontro).

32.
XV Semana de Humanidades. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.. 2008. (Congresso).

33.
XXVIII Encontro Nacional de Estudantes de História. Universidade Federal de São João del-Rey, UFSJ: São João del-Rey.. 2008. (Encontro).

34.
I Colóquio Nacional África ? América do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.. 2007. (Congresso).

35.
III Colóquio de Estudos Barrocos. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.. 2007. (Seminário).

36.
I Semana de Estudos Históricos. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.. 2007. (Congresso).

37.
IV Colóquio Internacional Michel Foucalt. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.. 2007. (Congresso).

38.
XIX Encontro Regional de Estudantes de História do Norte e Nordeste. Universidade Católica de Salvador, UCSAL.. 2007. (Encontro).

39.
XI CIENTEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.. 2006. (Congresso).

40.
XI CIENTEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.. Exposição: Técnicas de Restauração, Acondicionamento e Organização de Documentos.. 2006. (Congresso).

41.
XIV Semana de Humanidades, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.. 2006. (Congresso).

42.
I Diálogos. Uiversidade Federal do Rio Grande do Norte. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: Vida, obra e ressonâncias. 2015. (Exposição).

2.
BENTO, B. ; FARIAS, G. A. . I Seminário Internacional Desfazendo Gênero: subjetividade, cidadania e transfeminismo. 2013. (Congresso).

3.
FARIAS, G. A.; ARAUJO, C. J. N. ; GOMES, A. L. F. . "Auta de Souza: Vida Breve...Obra Aberta". 2010. (Outro).

4.
FARIAS, G. A.; LOPES, F. M. . II Encontro Internacional de História Colonial: A experiência colonial no novo mundo (séculos XVI e XVIII). 2008. (Congresso).

5.
FARIAS, G. A.; FERNANDES, S. E. ; FERNANDES, K. C. . II Semana de Estudos Históricos: conectando saberes: História e Interdisciplinaridade. 2008. (Congresso).

6.
FARIAS, G. A.; PORTO, M. E. M. . II Colóquio História e Espaços - Historiadores e Espaços.. 2007. (Congresso).

7.
FARIAS, G. A.; DIAS, M. M. O. . VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino da História: Múltiplos ensinos em múltiplos espaços. 2007. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FARIAS, G. A.. Auta de Souza: uma mulher, escritora e negra: construindo sua liberdade a partir da escrita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 17:59:48