Bruna Cardoso Cruz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2735882688251362
  • Última atualização do currículo em 23/08/2018


Graduada em Pedagogia pela Universidade de Rio Verde - UNIRV(2007), doutoranda em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2018), mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO (2011), especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior, pela Universidade Paulista - UNIP (2011) e em Docência para a Educação Profissional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC (2013). Atualmente é Professora de Didática e Estágio Supervisionado na Universidade Federal de Goiás, Regional Goiás - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH) . Desenvolve pesquisa na área de Educação e investiga principalmente os seguintes temas: formação de professores, didática e ensino e aprendizagem na educação básica e educação superior, com foco em saberes docentes, planejamento, currículo e avaliação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruna Cardoso Cruz
Nome em citações bibliográficas
CRUZ, B. C.;CRUZ, BRUNA CARDOSO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Cidade de Goiás.
Rótula
Centro
74633010 - Goiás, GO - Brasil
Telefone: (62) 33711511


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ? REGIONAL GOIÁS,
Orientador: Dalva Eterna Gonçalves Rosa.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: A Formação Profissional Específica nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia: a apropriação de saberes para a docência.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: José Carlos Libâneo.
Palavras-chave: pedagogia, didática e fundamentos metodológicos.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Especialização em Docência para Educação Profissional. (Carga Horária: 470h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Título: Formação Docente para a Educação Profissional.
Orientador: Sebastião P. dos Santos e Catarina Isabel de Souza Caselli..
Bolsista do(a): Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional, SENAC, Brasil.
2010 - 2011
Especialização em Formação de Professores Para o Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Unip - Universidade Paulista, UNIP - INTERATIV, Brasil.
Título: Planejamento: Intencionalidade e Ensino.
Orientador: Wânia Maria Madeira da Fonseca.
2011 - 2012
Aperfeiçoamento em Tutoria On-line. (Carga Horária: 90h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC-GO, SENAC, Brasil.
Título: Tutoria na Prática. Ano de finalização: 2012.
Orientador: Catarina Izabel de Souza Caselli Gonçalves.
Bolsista do(a): Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional, SENAC, Brasil.
2004 - 2007
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Formação para a Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
DIGITAÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS. (Carga horária: 40h).
SENAC GOIÁS, SENAC GOIÁS, Brasil.
2014 - 2014
ASPECTOS JURÍDICOS E TEMAS SOBRE A NOVA REGULAÇÃO. (Carga horária: 12h).
EDGAR JACOBS CONSULTORIA E ENSINO LTDA, EDGAR JACOBS, Brasil.
2011 - 2012
Tutoria On-Line. (Carga horária: 90h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - GO, SENAC/GO, Brasil.
2004 - 2007
Inglês Intermediário. (Carga horária: 513h).
CCAA - Acreúna, CCAA, Brasil.
2004 - 2005
Espanhol Intermediário. (Carga horária: 271h).
CCAA - Acreúna, CCAA, Brasil.
2001 - 2001
Informática Básica. (Carga horária: 160h).
Mídia Informática, MÍDIA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Magistério Classe A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2017 - Atual
Extensão universitária , Cidade de Goiás, .

Atividade de extensão realizada
Formação pedagógica para professores do município de Goiás.
01/2017 - Atual
Extensão universitária , Cidade de Goiás, .

Atividade de extensão realizada
Acompanhamento pedagógico nas escolas municipais de Goiás-GO (revisão do PPP).
10/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Cidade de Goiás, .

Linhas de pesquisa
Educação Rural
10/2016 - Atual
Extensão universitária , Cidade de Goiás, .

Atividade de extensão realizada
Capacitação para gestores no município de Goiás - GO.
03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Cidade de Goiás, .

05/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cidade de Goiás, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação Docente - Regional Goias - UAECH.
03/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cidade de Goiás, .

Cargo ou função
Represente Docente do Colegiado de Unidade da UEACH - Regional Goiás.
03/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cidade de Goiás, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Educação do Campo.
02/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Cidade de Goiás, .

01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Cidade de Goiás, .

01/2015 - Atual
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais Brasileira, Teorias da Educação, Didática e Pesquisa e Produção do Conhecimento em Educação
12/2014 - Atual
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais Brasileiras, didática e teoria da educação

Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás, FACSENACGO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Mensalista, Enquadramento Funcional: Gerente Educacional, Carga horária: 44

Atividades

08/2014 - 12/2014
Direção e administração, Gerência Educacional, .

Cargo ou função
Gerente Educacional.
11/2013 - 07/2014
Direção e administração, Coordenação Pedagógica, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.

Faculdade de Tecnologia SENAC-GO, FACSENACGO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 44


FACULDADES DELTA, CTD_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8


Faculdade Aphonsiano, APHONSIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12


Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica - Curso de Pedagogia, Carga horária: 30
Outras informações
Professora no programa de Pós-Graduação - disciplina: Fundamentos da Educação Universitária.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Supervisr Técnico, Enquadramento Funcional: Supervisor Pedagógico

Atividades

01/2011 - 11/2013
Direção e administração, Supervisão Educacional, .

Cargo ou função
Supervisora Pedagógica.

Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Foi professora na Faculdade de Pedagogia, ministrando as seguintes disciplinas: Gestão e Organização Escolar, Supervisão Escolar, Escola e Currículo, Avaliação Educacional e Sociologia da Educação.


Colégio São Benedito - Objetivo - Acreúna-GO, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora ensino fundamental e médio, Carga horária: 25


Colégio Estadual Domingos Alves Pereira, CEDAP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora do ensino médio, Carga horária: 15


Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20


Fundação Pastor Geraldo Soares de Mendonça, FUNDAÇÃO PASTOR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores, didática, ensino e aprendizagem e educação rural
2.
Formação de Professores e Currículo
3.
Didática e concepção Histórico-Cultural
4.
Educação Rural


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Formação de Professores no curso de Licenciatura em Educação do Campo no município de Goiás-GO
Descrição: Pesquisa sobre a formação do futuro profissional da educação básica para atuar no campos no município de Goiás-GO..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Bruna Cardoso Cruz - Coordenador.
2015 - Atual
O perfil dos professores de Ciências da Natureza das escolas do campo na Cidade de Goiás
Descrição: A Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) toma como enfrentamento formar professores de ciências para atuar na Educação do Campo, não apenas para atuar no campo, usando o campo meramente para fins de contextualização do ensino, mas considerando efetivamente os princípios, especificidade e demandas desta emergente área de conhecimento. Na Regional Goiás da UFG, exige necessariamente a articulação entre a constituída área de Educação em Ciências e a Educação do Campo. Nesse sentido, buscamos compreender, em um primeiro momento, este sujeito professor de ciências em exercício nas escolas do campo do município de Goiás. Traçando um perfil deste docente, no tocante as sua formação e as dificuldades encontradas em sua prática pedagógica para alcançar os objetivos do ensino de ciências nas escolas do campo. Em decorrência destes possíveis apontamentos visamos compreender, posteriormente, de que forma a Licenciatura em Educação do Campo ? LedoC/UFG/Regional Goiás poderá contribuir e atuar em benefício da formação para a docência em Ciências para atuar nestas escolas. Para isso recorremos a uma abordagem qualitativa utilizando a metodologia do Estudo de Caso para a coleta de dados por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas com os professores em exercício nas escolas do campo do município e observação das aulas de ciências. Esperamos que esta abordagem metodológica nos revele o perfil deste professor e a realidade das aulas de ciências das escolas do campo de Goiás. De modo a permitir uma futura compreensão dos melhores caminhos que devem ser trilhados na LEdoC para uma formação docente consciente, crítica e alicerçada na realidade da Educação do Campo do município..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Bruna Cardoso Cruz - Integrante / Elisandra Carneiro de Freitas - Coordenador / Hígor Júnior de Oliveira - Integrante.
2009 - 2011
A Formação Profissional Específica dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia: a apropriação de conhecimentos de saberes para a docência.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Bruna Cardoso Cruz - Coordenador / José Carlos Libâneo - Integrante.
2009 - 2011
Formação de Professores na Faculdade de Pedagogia da Teoria à Prática
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
PROBIO - PROJETO DE CONSERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA BRASILEIRA
Descrição: A exposição nasce fruto do projeto PROBIO - Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira. Este projeto é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, este na qualidade de gestor administrativo, contratando os subprojetos e liberando recursos. O trabalho da exposição foi coordenado pelo Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília e contou com a parceria de nove instituições, entre elas a Universidade Federal de Goiás. O tema da exposição é a conservação da biodiversidade brasileira e destaca os biomas brasileiros, as espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção (constantes da lista oficial), a problemática da fragmentação de ecossistemas e das espécies exóticas invasoras e a necessidade das Unidades de Conservação da Natureza. Ao trabalhar a temática da biodiversidade, a exposição, segue os princípios da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/99), que recomenda a abordagem do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade. Além disso, os materiais foram concebidos dentro da abordagem dialógico-problematizadora, inspirada em Paulo Freire e aborda os temas do PROBIO em cada um dos biomas brasileiros, segundo o binômio ?conflitos socioambientais? (problemas ou situações-problema) e ?ações positivas? (soluções existentes). Estas experiências, problematizadas da exposição, têm sua origem em casos reais e foram organizadas, sob a forma de situações de conflitos socioambientais com exemplares de resoluções. Este material didático, longe de esgotar todas as histórias e casos, apresenta fotografias de programas dos movimentos ambientais do Brasil, que muitas vezes não são vistos ou conhecidos e que costumam permanecer no anonimato, até que as redes de ambientalistas possam trazer à tona, e mostrá-los para muitos. Por fim espera-se que este material didático possa contribuir para o bem comum, a partir de sua divulgação, sensibilizar a sociedade para a temática da conservação da biodiversidade brasileira, assim como servir de instrumento para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da diversidade biológica do nosso país..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Bruna Cardoso Cruz - Integrante / Elisandra Carneiro de Freitas - Coordenador / Hígor Júnior de Oliveira - Integrante / RAUL ISAIAS CAMPOS - Integrante / MARILDA SHUVARTZ - Integrante / LUCIO FLAVIO CARDOSO DE SANTANA SANTOS - Integrante.
2017 - Atual
Acompanhamento Pedagógica nas escolas rurais do município de Goiás-GO
Descrição: Visita nas escolas rurais do município de Goiás-GO, para auxílio, intervenção, cursos de capacitações e aperfeiçoamentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Bruna Cardoso Cruz - Coordenador.
2017 - Atual
Grupo de Estudo - Trabalho Docente e Práticas Educativas
Descrição: Grupo de estudos realizado com acadêmicos da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas, professores do curso de Licenciatura em Educação do Campo e professores da rede municipal de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (5) .
Integrantes: Bruna Cardoso Cruz - Coordenador.
2015 - Atual
Licenciatura em Educação do Campo e Formação Continuada dos Professores de Educação Básica no município da Cidade de Goiás
Descrição: o presente projeto objetiva contribuir com a formação continuada dos docentes da Educação Básica do município de Goiás, promovendo parcerias com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação, no intuito de ofertar disciplinas de áreas específicas, voltadas a Ciências da Natureza, além de aproximar a Universidade Federal de Goiás (Regional Goiás) à sua comunidade local, e ainda, consolidar o curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza, como espaço de formação de professores para atuarem com e na Educação Básica do Campo;.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Bruna Cardoso Cruz - Coordenador.


Outros Projetos


2014 - 2014
PROGRAMA DE MONITORIA
Descrição: PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (43) .
Integrantes: Bruna Cardoso Cruz - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Rural.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, ELISANDRA CARNEIRO DE2018FREITAS, ELISANDRA CARNEIRO DE ; CRUZ, BRUNA CARDOSO ; SHUVARTZ, MARILDA SHUVARTZ . O estágio supervisionado e a pedagogia da alternância: caminhos que se cruzam na formação do professor do campo / Internship and the pedagogy of alternation: paths that cross.... CADERNOS CIMEAC, v. 8, p. 258-282, 2018.

2.
CRUZ, B. C.;CRUZ, BRUNA CARDOSO2015CRUZ, B. C.. FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES E SABERES DOCENTE. ANAIS XXI I SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Ciencia e Formação: Utopias e Desencantos, v. I, p. 77, 2015.

3.
CRUZ, B. C.;CRUZ, BRUNA CARDOSO2011CRUZ, B. C.. "A prática pedagógica da professora de pedagogia da FESURV Universidade de Rio Verde".. Revista do Norte Goiano, v. 01, p. 03-04, 2011.

4.
CRUZ, B. C.;CRUZ, BRUNA CARDOSO2011CRUZ, B. C.. PLANJAMENTO E O TRABALHO DOCENTE. IV EDIPE, v. 4, p. 37-45, 2011.

5.
CRUZ, B. C.;CRUZ, BRUNA CARDOSO2011CRUZ, B. C.; LIBÂNEO, J. C. . O Papel das Disciplinas de Conhecimentos Profissionais Específicos na Formação de Professores. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 4, p. 12-20, 2011.

6.
CRUZ, B. C.;CRUZ, BRUNA CARDOSO2010CRUZ, B. C.; LIBÂNEO, J. C. . Conhecimentos Profissionais Específcos na Formação de Professores. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 1, p. 3-10, 2010.

7.
CRUZ, B. C.;CRUZ, BRUNA CARDOSO2009CRUZ, B. C.. Didática, Planejamento e o Trabalho Docente. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 3, p. 08-16, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Freitas. E. C. ; CRUZ, BRUNA CARDOSO ; SHUVARTZ, M. . Didática, Escola e Política: nenhum direito a menos. 01. ed. Goiânia: Gráfica UFG, 2018. v. 01. 3657p .

Capítulos de livros publicados
1.
CRUZ, B. C.; Freitas. E. C. ; Oliveira H. J. de . Currículo de Ciências e Educação do Campo: desafios nas práticas docentes. In: Wender Faleiro e Maria Paulina de Assis. (Org.). Ciências da Natureza e Formação de Professores: entre desafios e perspectivas apresentados no CECIFOP 2017. 01ed.Jundiaí-SP: Paco editora, 2017, v. 01, p. 11-384.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Freitas. E. C. ; CRUZ, B. C. ; SHUVARTZ, M. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR ÁREA DO CONHECIMENTO NAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: O LUGAR DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO. In: Semana Nacional de Educação do Campo, 2018, Goiás. Semana Nacional de Educação do Campo: Desafios e Enfrentamentos do Ensino das Ciências no Campo. Goiânia: UFG, 2018. v. 01. p. 05-17.

2.
CRUZ, B. C.; Freitas. E. C. ; SANTOS, R. S. . Formação de professores e saberes docentes: possibilidades na licenciatura em educação do campo (ciências da natureza). In: Colóquio 'Filosofia e Educação: as encruzilhadas da cidadania', 2017, Goiás. Anais do Colóquio "Filosofia e Educação: as encruzilhadas da cidadania".. Goiânia: UFG, 2017. v. 01. p. 9-9.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, B. C.. Formação Profissional de Professores do Campo e Saberes Docentes. In: I Congresso Internacional de Educação do Campo, 2016, Palmas-TO. Anais I Congresso Internacional de Educação do Campo, 2015.

2.
CRUZ, B. C.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DIDÁTICA E SABERES DOCENTES. In: VI EDIPE, 2015, Goiânia. VI EDIPE, 2015.

3.
CRUZ, B. C.. FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES E SABERES DOCENTE. In: XXII SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E FORMAÇÃO: UTOPIAS E DESENCANTOS, 2015, Goiânia. Anais XXII SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E FORMAÇÃO: UTOPIAS E DESENCANTOS, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, B. C.. Conhecimentos Profissionais Específicos na Formação de Professores. In: Semana de Ciência e Tecnologia da PUC - GO, 2010, GOIÂNIA. I MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA STRICTO SENSU. GOIÂNIA: PUC, 2010. v. 1. p. 3-60.

2.
CRUZ, B. C.; Quinteiro, José Reinaldo de Araújo . A contribuição de Piaget para uma formação interacionista na perspectiva dos docentes da Escola Ev. Pr. "Geraldo Soares de Mendonça".. In: IV Congresso de Educação da Faculdade de Pedagogia, 2006, Rio Verde. IV Congresso de Educação da Faculdade de Pedagogia. Rio Verde: FESURV, 2006. v. 2. p. 5-11.

Artigos aceitos para publicação
1.
CRUZ, B. C.. O Ensino de Ciências e Tecnologias. EDUCACAO, FORMACAO & TECNOLOGIAS, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Freitas. E. C. ; CRUZ, B. C. ; SHUVARTZ, M. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR ÁREA DO CONHECIMENTO NAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: O LUGAR DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CRUZ, B. C.. Ciência na escola e na sociedade.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CRUZ, B. C.. MESA REDONDA PRÁTICAS DE ENSINO E DIDÁTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CRUZ, B. C.; SANTOS, R. S. ; Freitas. E. C. . Formação de professores e saberes docentes: possibilidades na licenciatura em educação do campo (ciências da natureza).. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CRUZ, B. C.. Formação Profissional de Professores do Campo e Saberes Docentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CRUZ, B. C.. Formação Profissional de Professores e Saberes Docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CRUZ, B. C.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DIDÁTICA E SABERES DOCENTES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CRUZ, B. C.. Como elaborar o Currículo Lattes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CRUZ, B. C.. A importância da pesquisa para o contador. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CRUZ, B. C.. O PAPEL DAS DISCIPLINAS DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS ESPECÍFICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CRUZ, B. C.. Planejamento e o trabalho docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CRUZ, B. C.. Os conteúdos das disciplinas de formação profissional específica nos cursos de Pedagogia: sua contribuição para a constituição de saberes docentes no processo formativo.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
CRUZ, B. C.; LIBÂNEO, J. C. . Conhecimentos Profissionais Específcos na Formação de Professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CRUZ, B. C.. Didática, Planejamento e o Trabalho Docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CRUZ, B. C.. A contribuição de Piaget para uma formação interacionista na perspectiva dos docentes da Escola Ev. Pr.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
CRUZ, B. C.. O que Celestin Frenet tem a ensinar aos profissionais em educação?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CRUZ, B. C.; SANTOS, R. S. ; Freitas. E. C. . Formação de professores e saberes docentes: possibilidades na licenciatura em educação do campo (ciências da natureza).. Goiânia: UFG, 2018 (Capítulo de Livro).

2.
SANTOS, R. S. ; CRUZ, B. C. ; Freitas. E. C. . Ciências da Natureza, Educação e Tecnologias. UFG, 2018 (Livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
Freitas. E. C. ; CRUZ, B. C. ; SHUVARTZ, M. ; CAMPOS, R. I ; Oliveira H. J. de ; SANTOS, L. F. C. S. . Formação para Monitores no Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira - PROBIO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CRUZ, B. C.. PLANEJAMENTO ESCOLAR NO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE GOIÁS-GO. 2017. .

3.
CRUZ, B. C.. Comissão Eleitoral para Escolha de Chefe e Sub chefe de Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas. 2016. (Presidente de Comissão Eleitoral).

4.
CRUZ, B. C.. COMO ELABORAR CURRÍCULO LATTES. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CRUZ, B. C.. PRODUZINDO TEXTO COM QUALIDADE - PARTE II. 2010. .

6.
CRUZ, B. C.. PRODUZINDO TEXTO COM QUALIDADE. 2009. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CRUZ, B. C.. Participação em banca de Renata Tavares de Brito Falleti. Currículo integrado: paradigma e possibilidades da formação omnilateral na educação de jovens e adultos em cursos técnicos integrados ao ensino médiono IFG. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

2.
CRUZ, B. C.. Participação em banca de Aparecida Neuzeni Gonçalves Bueno. A leitura na cidade de Goiás e a criação da primeira biblioteca da cidade. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

3.
CRUZ, B. C.. Participação em banca de Ruslana Tavares Alves. Reformulação das práticas pedagógicas e formação de professores na educação de jovens e adultos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

4.
CRUZ, B. C.. Participação em banca de Elisângela da Silva do Prado. A Educação para jovens e adultos no campo do município de Goiás. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

5.
CRUZ, B. C.. Participação em banca de Luciene Aparecida Silva Paula Rezende. Educação de jovens e adultos: um olhar na escola Municipal Santa Bárbara/Goiás-GO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

6.
CRUZ, B. C.. Participação em banca de Erdilene Rodrigues de Lima. Escola Estadual Dário de Paiva Sampaio: um olhar sobre a cultura escolar na educação de jovens e adultos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

7.
CRUZ, B. C.. Participação em banca de Celisa Gonzaga de Brito. Relações de Gênero e Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CRUZ, B. C.; Freitas. E. C.; Monteiro, H. S. R.. Participação em banca de Lúcio Flávio Cardoso.Formação de Professora na Licenciatura em Educação do Campo da UFG/Regional Goiás. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SOUZA. P. F. R.; CRUZ, B. C.; RAMOS, G. L. A.. Participação em banca de MARILIA DOS SANTOS FERREIRA.Juventude: Desafios e Alternativas Pedagógicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás.

3.
CRUZ, B. C.; Santos. W.B.; Néia. L.. Participação em banca de Keyla Áurea da Silva.O Transporte Escolar e Educação do Campo em Goiás-GO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás.

4.
CRUZ, B. C.. Participação em banca de Camomila Cordeiro.As políticas públicas de educação destinada ao campo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CRUZ, B. C.. Processo Seletivo para Professor Substituto. 2017. Instituto federal de Goiás.

2.
Falleti, R. T. B.; OLIVEIRA, J. R.; CRUZ, B. C.. Professor Substituto. 2017. Instituto federal de Goiás.

3.
CRUZ, B. C.; Quinteiro, José Reinaldo de Araújo; MENDOCA, Z. G.. Prefeitura Municipal de Rio Verde. 2010. Universidade de Rio Verde.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
19º FICA _ FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E VÍDEO AMBIENTAL: Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira.Formação para Monitores no Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira - PROBIO. 2017. (Outra).

2.
4o seminário de iniciação científica do IFG - Cidade de Goiás..Ciência na escola e na sociedade.. 2017. (Seminário).

3.
I Congresso Internacional de Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins. Formação Profissional de Professores do Campo e Saberes Docentes. 2016. (Congresso).

4.
III Jornada em Educação do Campo, Artes e questões agrárias. 2016. (Outra).

5.
Seminário: Educação de Jovens e Adultos para a Juventude: desafios contemporâneos. 2016. (Seminário).

6.
The Hunting Ground do projeto cine-debate. 2016. (Exposição).

7.
Roda de Diálogo: Caminhos da Educação do Campo no Estado de Goiás: Políticas Públicas, Desafios e Oportunitunidades. 2015. (Outra).

8.
VI EDIPE.FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DIDÁTICA E SABERES DOCENTES. 2015. (Encontro).

9.
XXII SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Ciencia e Formação: Utopias e Desencan tos.FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES E SABERES DOCENTE. 2015. (Simpósio).

10.
2º Fórum de Educação SESI SENAI. 2014. (Outra).

11.
Ações Extensivas. 2014. (Encontro).

12.
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES E TEMAS SOBRE A NOVA REGULAÇÃO. 2014. (Encontro).

13.
CURSO DE DIGITAÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS. 2014. (Oficina).

14.
Semana Pedagógica e de Planejamento da Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás.Semana Pedagógica e de Planejamento. 2014. (Encontro).

15.
V Fórum de Educação Superior de Goiás.V Fórum de Educação Superior de Goiás. 2014. (Outra).

16.
ENCONTRO TÉCNICO DE SUPERVISORES E SECRETÁRIOS ESCOLARES. 2013. (Encontro).

17.
Encontro Técnico de Supervisores e Secretários Escolares. 2012. (Encontro).

18.
Palestra: EMPREENDEDORISMO. 2012. (Outra).

19.
Encontro Técnico de Supervisores. 2011. (Encontro).

20.
IV Edipe.O PAPEL DAS DISCIPLINAS DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS ESPECÍFICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. (Encontro).

21.
Oficina Gestão de Negociação. 2011. (Oficina).

22.
Encontro Pedagógico - "O indivíduo na história: a biografia como recurso didático". 2010. (Encontro).

23.
1º Ciclo de Palestras da Faculdade de Pedagogia."Didática e suas especificidades". 2009. (Outra).

24.
Encontro Pedagógico : de 0 a 6 anos: o brincar, o movimento, a arte, a linguagem... Atividades que não podem faltar.. 2009. (Encontro).

25.
III EDIPE - Encontro de Didática e Prática de Ensino.Didática, Planejamento e o Trabalho Docente. 2009. (Encontro).

26.
Minicurso: Produzindo texto com qualidade.Produzindo texto com qualidade. 2009. (Oficina).

27.
Encontro Pedagógico: A ética na Educação Infantil. 2008. (Encontro).

28.
1º ciclo de palestra da faculdade de Pedagogia da Fesurv-Universidade de Rio Verde: Pedagogia: Possibilidades e Limites na Perspectiva das Novas Diretrizes Curriculares. 2007. (Outra).

29.
Encontro Pedagógico - Let's have fun reading. Discovering a whole new world on each and every book you have the opportunity to enjoy. 2007. (Encontro).

30.
5º Congresso Regional de Educação. A contribuição de Piaget para uma formação interacionista na perspectiva dos docentes da Escola Ev. Pr. "Geraldo S. de Mendonça".. 2006. (Congresso).

31.
5º Congresso Regional de Educação. O que Celestin Frenet tem a Ensinar aos Profissionais em Educação?. 2006. (Congresso).

32.
Encontro Temático Regionalizado de Goiânia. 2006. (Congresso).

33.
Encontro Temático Regionalizado de Goiânia. 2006. (Outra).

34.
Projeto Ciranda.Projeto ciranda. 2006. (Outra).

35.
A importância da Formação Teórica para as Licenciaturas. 2005. (Outra).

36.
Curso de Inclusão Um novo Paradigma Educativo. 2005. (Encontro).

37.
II Ciclo de Conferência da Faculdade de Pedagogia. 2005. (Seminário).

38.
Projeto Ciranda.Projeto Ciranda. 2005. (Outra).

39.
Educação no Brasil: História e Perspectivas Atuais. 2004. (Outra).

40.
IV Congresso Regional da Educação - Pespectivas didático- pedagógicas na formação docente. 2004. (Congresso).

41.
Projetos nos trilhos , Auto estima em sala de aula , Aprender com prazer e Atividades Lúdicas. 2004. (Congresso).

42.
Curso de Operador Básico em Micro Computador. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Freitas. E. C. ; CRUZ, B. C. ; CAMPOS, R. I ; SHUVARTZ, M. ; Oliveira H. J. de ; SANTOS, L. F. C. S. . 19º FICA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E VÍDEO AMBIENTAL - PROJETO PROBIO: PROJETO DE CONSERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA BRASILEIRA. 2017. (Festival).

2.
CRUZ, B. C.. II Seminário de Socialização do Tempo Comunidade. 2016. (Outro).

3.
CRUZ, B. C.. 3ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. 2016. (Outro).

4.
CRUZ, B. C.. I Seminário de Socialização do Tempo Comunidade. 2016. (Outro).

5.
CRUZ, B. C.. Espaço das Profissões 2016 - UFG. 2016. (Exposição).

6.
CRUZ, B. C.. Semana Pedagógica e de Planejamento. 2014. (Outro).

7.
CRUZ, B. C.. Semana dos Calouros e Trote Solidário. 2014. (Outro).

8.
CRUZ, B. C.. VIII MICCAPHON - MOVIMENTO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍICA E CULTURAL APHONSIANO. 2014. (Outro).

9.
CRUZ, B. C.. X SEMACC - Semana Acadêmica Científica e Cultural. 2014. (Outro).

10.
CRUZ, B. C.. IX SEMACC - Semana Acadêmica Científica e Cultural. 2013. (Outro).

11.
CRUZ, B. C.; Quinteiro, José Reinaldo de Araújo . Programa de Minicursos e Oficinas. 2010. (Congresso).

12.
CRUZ, B. C.. 5º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. 2010. (Concurso).

13.
CRUZ, B. C.. Projeto Ciranda. 2006. (Outro).

14.
CRUZ, B. C.. Projeto Ciranda. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MATHEUS BENTO FABINO ARRAIS. Aulas de Educação Física nas escolas do campo em Goiás-GO. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
KEYLA AUREA DA SILVA. Transporte Escolar na Comunidade São Carlos - Goiás-GO. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
MATHEUS BENTO FABINO ARRAIS. Matheus Arrais. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

4.
JENIFFER DE MORAES RIBEIRO. Violência contra alunos homossexuais no Colégio Lycey de Goiás. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

5.
Keyla Áurea da Silva. Transporte Escolar na Comunidade São Carlos no município de Goiás-GO. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
GERCENI DUARTE DA ROCHA NETA. Estágio Supervisionado III. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
MARILIA DOS SANTOS FERREIRA. Estágio Supervisionado III. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
JENIFFER DE MORAES RIBEIRO. Estágio Supervisionado III. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

4.
MATHEUS BENTO FABINO ARRAIS. Estágio Supervisionado III. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

5.
HIGOR JUNIOR DE OLIVEIRA. Estágio Supervisionado III. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

6.
RAQUEL PESSOA BATISTA. Estágio Supervisionado III. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

7.
MIRELLY DOS REIS SOUZA. Estágio Supervisionado III. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

8.
RHUTH FERREIRA DE SOUZA GOMES. Estágio Supervisionado III. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

9.
MARILIA DOS SANTOS FERREIRA. Tempo Comunidade no Colégio Lycel de Goiás. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

10.
JENIFFER DE MORAES RIBEIRO. Tempo Comunidade no Colégio Lycel de Goiás. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

11.
MARIA JOSE DA SILVA AGUIAR. Tempo Comunidade no Colégio Lycel de Goiás. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

12.
MATHEUS BENTO FABINO ARRAIS. Tempo Comunidade no Colégio Lycel de Goiás. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

13.
ELISÂNGELA DA SILVA DO PRADO. Tempo Comunidade no Colégio Lycel de Goiás. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

14.
HIGOR CÉSAR FERREIRA. Tempo Comunidade no Colégio Lycel de Goiás. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

15.
LAURA LUCINDA ANDRADE BARROSO. Tempo Comunidade no Colégio Lycel de Goiás. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Dayana Cardoso Cruz. Procedimentos da Auditoria Fiscal do ISS no Município de Acreúna e a NFS-e como Ferramenta de Arrecadação. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Auditoria, Controladoria e Gestão de Tributos) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Keyla Áurea da Silva. O Transporte Escolar e Educação do Campo em Goiás-GO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

2.
Lúcio Flávio Cardoso. Formação de Professora na Licenciatura em Educação do Campo da UFG/Regional Goiás. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

Iniciação científica
1.
Aline Alves Martins. Escolas Públicas X Escolas Particulares um universo de ilusão ou pura realidade.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - FESURV-Universidade de Rio Verde. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

Orientações de outra natureza
1.
MEYRE CANDIDO BENTO DA SILVA. Estágio Supervisionado II. 2018. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

2.
JESIANI LEITE RODRIGUES. JESIANI LEITE RODRIGUES. 2018. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

3.
IVANI LEITE DE BRITO OLIVEIRA. Estágio Supervisionado II. 2018. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

4.
DOUNETO RIBEIRO DA COSTA. Estágio Supervisionado II. 2018. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

5.
SAVIO ANDRADE BARROSO. Estágio Supervisionado II. 2018. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

6.
NUBIA PEREIRA DE MORAIS CASTRO. Estágio Supervisionado II. 2018. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

7.
MURIEL APARECIDA DE BASTOS CESARIO. Estágio Supervisionado II. 2018. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

8.
DIANA FRANCISCA KAROLYNI SANTOS RIBEIRO. Estágio Supervisionado II. 2018. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

9.
MARILIA DOS SANTOS FERREIRA. Estágio Supervisionado II. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

10.
GERCENI DUARTE ROCHA NETA. Estágio Supervisionado II. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

11.
RAQUEL PESSOA BATISTA. Estágio Supervisionado II. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

12.
MATHEUS BENTO FABINO ARRAIS. Estágio Supervisionado II. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

13.
JENIFFER DE MORAES RIBEIRO. Estágio Supervisionado II. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

14.
JENIFFER DE MORAES RIBEIRO. Estágio Supervisionado II. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

15.
HIGOR JUNIOR DE OLIVEIRA. Estágio Supervisionado II. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.

16.
MIRELLY DOS REIS SOUZA. Estágio Supervisionado II. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Bruna Cardoso Cruz.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CRUZ, B. C.;CRUZ, BRUNA CARDOSO2015CRUZ, B. C.. FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES E SABERES DOCENTE. ANAIS XXI I SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Ciencia e Formação: Utopias e Desencantos, v. I, p. 77, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ, B. C.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DIDÁTICA E SABERES DOCENTES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CRUZ, B. C.. Formação Profissional de Professores do Campo e Saberes Docentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Freitas. E. C. ; CRUZ, B. C. ; SHUVARTZ, M. ; CAMPOS, R. I ; Oliveira H. J. de ; SANTOS, L. F. C. S. . Formação para Monitores no Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira - PROBIO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CRUZ, B. C.. PLANEJAMENTO ESCOLAR NO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE GOIÁS-GO. 2017. .

3.
CRUZ, B. C.. COMO ELABORAR CURRÍCULO LATTES. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRUZ, B. C.. IX SEMACC - Semana Acadêmica Científica e Cultural. 2013. (Outro).

2.
CRUZ, B. C.. II Seminário de Socialização do Tempo Comunidade. 2016. (Outro).

3.
CRUZ, B. C.. 3ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. 2016. (Outro).

4.
CRUZ, B. C.. I Seminário de Socialização do Tempo Comunidade. 2016. (Outro).

5.
CRUZ, B. C.. Espaço das Profissões 2016 - UFG. 2016. (Exposição).



Outras informações relevantes


Foi bolsista do PIBIC no ano de 2007, onde auxiliava professores em Mestrado "MINTER" (Fesurv - UFG).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 17:48:43