Daisinalva Amorim de Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1076249278206596
  • Última atualização do currículo em 16/03/2017


Possui graduação em Letras - Vernáculo e Inglês pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006/ 2010). Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Jaboatão dos Guararapes, atuou na coordenação de projetos institucionais na Secretaria de Educação e Esportes do estado de Pernambuco, no assessoramento à prefeituras municipais de PE, na docência superior na Universidade de Pernambuco - UPE e na Faculdade de Escada. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização-letramento-práticas de ensino- ensino e aprendizagem da leitura e escrita - avaliação e planejamento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daisinalva Amorim de Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAIS, D. A.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes, Gerência de Ensino.
Av. Nossa Senhora de Fátima, 230
Piedade
54400-170 - Jaboatao Dos Guararapes, PE - Brasil
Telefone: (81) 34688432


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: CONSTRUÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DOS PROGRAMAS ALFA E BETO E PNAIC, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Eliana Borges Correia de Albuquerque.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: As práticas de Alfabetização de professores da rede estadual de Pernambuco e a formação de crianças alfabetizadas e letradas,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Eliana Borges de Albuquerque.
Palavras-chave: alfabetização; apropriação do sistema de escrita; letramento.
1988 - 1989
Especialização em Alfabetização-Leitura e Escrita. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A avaliação e as práticas de leitura.
Orientador: Itala Maria Wanderley.
1978 - 1982
Graduação em Letras - Vernáculo e Inglês.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade de Escada, FAESC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 30


Faculdades da Escada, FAESC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pprofessora, Carga horária: 20
Outras informações
Não possuo dedicação exclusiva


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docência, Carga horária: 40
Outras informações
docente cedido pela Secretaria Municipal de Jaboatão dos Guararapes


Secretaria de Educação do Jaboatão dos Guararapes, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40


Secretaria de Educação Cultura e Esportes, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40


Colégio Santa Maria, CSM, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40


Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco, SEPLAG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Formação Continuada do Projeto Melhoria das Condições Didático-Pedagógicas da Zona Rural, promovido pela secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco através do PROMATA (Programa de Desenvolvimento da Zona Rural.


Instituto de Planejamento de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Cientí, IPAD, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Territorial, Carga horária: 20
Outras informações
Formação e Acompanhamento de professores de escolas da Zona Rural de PE



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MORAES, D. A.; MORAIS, D. A. . Práticas de alfabetização de professores da Rede Estadual de Pernambuco: alfabetização? letramento? ou alfabetizar letrando?. In: CAVALCANTI, J. e OLIVEIRA, A.. (Org.). Educação: Territórios em Contato. 1ed.RECIFE: BAGAÇO, 2007, v. 7.000, p. 01-352.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, D. A.. AVALIAR ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A PROVINHA BRASIL, QUE CONTRIBUIÇÕES?. In: 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste-EPENN, 2009, JOÃO PESSOA. 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009.

2.
MORAIS, D. A.. Práticas cotidianas de professores alfabetizadores: o que fazem para que seus alunos se apropriem do sistema de escrita alfabético?. In: III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, 2007, Recife. III Semiário de Estudos em Educação e Linguagem, 2007.

3.
MORAIS, D. A.. A formação de alunos alfabetizados e letrados: o que fazem as professoras da 1ª etapa do 1º ciclo de Pernambuco. In: 16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. 16º COLE - No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, D. A.; FREITAS, M. B. . A formação Continuada de Professores Alfabetizadores na Secretaria de Educação de PE. In: I Seminário de Fprmação Continuada de Professores da Universidade de Pernambuco, 2002, Recife. I Seminário de Formação Continuada de Professores da Universidade Federal de Pernambuco, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, D. A.. As práticas de Alfabetização de professores que participam do Projeto. In: II Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, 2006, Recife. II Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, D. A. ; MORAIS, D. A. ; MORAES, D. A. D. . Práticas de Alfabetização: atividades de leitura, escrita e apropriação do sistema alfabético na organização do trabalho pedagógico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MORAIS, D. A.. A leitura e a escrita: uma perspectiva de emancipação dos sujeitos desde a infância. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MORAIS, D. A.. Avaliar alfabetização e letramento: a Provinha Brasil, que contribuições?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MORAIS, D. A.. Práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MORAIS, D. A.. A Formação de alunos alfabetizados e letrados: o que fazem as professoras da 1ª etapa do 1º ciclo de Pernambuco?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MORAIS, D. A.. A formação Continuada de Professores Alfabetizadores da Secretaria de Educação de Pernambuco. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MORAIS, D. A.. PROJETO DE EXTENSÃO UFPE E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CAMARAGIBE. 2009.

2.
MORAIS, D. A.. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CAMARAGIBE. 2009.

3.
MORAIS, D. A.. A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO. 2008.

4.
MORAIS, D. A.. Programa Brasil Alfabetizado e Programa Paulo Freire. 2008.

5.
MORAIS, D. A.. PROGRAMA CHAPÉU DE PALHA. 2008.

6.
MORAIS, D. A.. PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES - PROFA. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
MORAIS, D. A.. Programa de Formação Continuada. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAIS, D. A.. Leitura e Produção de textos na Alfabetização. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MORAIS, D. A.. Programa de Formação Continuada da Secretaria de Jaboatão dos Guararapes. 2010. (PALESTRA).

3.
MORAIS, D. A.. Práticas Cotidianas de Alfabetização: que fazem os professores para que os alunos se apropriem do sistma de escrita alfabética. 2007. (Faculdade de Ciências Humanas de Olinda).

4.
MORAIS, D. A.. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética - Estado. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MORAIS, D. A.. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética - Recife. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREITAS, M. B.; MORAIS, D. A.. Participação em banca de SANTOS, Geslaine M..MEDIAÇÃO DE PROFESSORAS NA APROPRIAÇÃO DAS LINGUAGENS DO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Unversidade de Pernambuc - UPE.

2.
MORAIS, D. A.. Participação em banca de THALYTA LIMA SILVA MOREIRA.A LITERATURA INFANTIL EM SUA DIMENSÃO LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
MORAIS, D. A.. Participação em banca de PRISCILLA DANNIERY SANTOS LEITE.OS CONTOS DE FADAS E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
MORAIS, D. A.. Participação em banca de BÁRBARA VASCONCELOS PINTO MIRANDA.A CONSTRUÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS SABERES DOCENTES ESPECÍFICOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
MORAIS, D. A.. Participação em banca de RICARDO MELO DA ROCHA.A LUDICIDADE NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.

6.
MORAIS, D. A.. Participação em banca de Elsié Danielle Guimarães da Silva.O Ensino de Leitura: o que dizem os professores e como organizam suas práticas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Escada.

7.
MORAIS, D. A.. Participação em banca de ARTUR MACIEL DE OLIVEIRA NETO.POR QUE (NÃO) ALFABETIZAR-LETRANDO NA IDUCAÇÃO INFANTIL? HISTÓRIA E PRÁTICAS SE CONTRASTANDO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em lICENCIATURA PLENA EM lETRAS) - Universidade de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I CONBALF - Congresso Brasileiro de Alfabetização. A fabricação de Práticas de Ensino de Leitura e da Escrita: o que dizem as professoras. 2013. (Congresso).

2.
II SIHELE- SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA. APRESENTAÇÃO ORAL. 2013. (Congresso).

3.
XXI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. O Ensino da Leitura e da Escrita nos anos Iniciais: as invenções de uma professora no cotidiano da sala de aula. 2013. (Congresso).

4.
Seminário Nacional de Educação - PNE.Plano Nacional de Educação: As repercussões nas políticas de ensino. 2011. (Seminário).

5.
V Colóquio Internacional Educação e contemporaneidade. Estratégias e Táticas de ensino utilizadas por professores no cotidiano escolar : o caso deo Programa Alfa e Beto. 2011. (Congresso).

6.
Formação de Professores.Práticas Cotidianas de Alfabetização: o que fazem os professores. 2010. (Oficina).

7.
VII COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE".A leitura e a escrita, uma perspectiva de emacipação dos sujeitos desde a infância. 2010. (Outra).

8.
VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃORESSO INT. 2010. (Congresso).

9.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Práticas de Alfabetização: Atividades de leitura, escrita e apropriação do sistema alfabético na organização do trabalho pedagógico.. 2010. (Congresso).

10.
19º EPENN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE NORDESTE. AVALIAR ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A PROVINHA BRASIL, QUE CONTRIBUIÇÕES?. 2009. (Congresso).

11.
16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. A formação de alunos alfabetizados e letrados: o que fazem as professoras da 1ª etapa do 1º ciclo de Pernambuco. 2007. (Congresso).

12.
18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. Práticas cotidianas de professores alfabetizadores: o que fazem para que seus alunos se apropriem do sistema de escrita alfabético?. 2007. (Congresso).

13.
7ª Semana Universitária - UPE.O conceito de infância e a dimensão poética da linguagem. 2007. (Seminário).

14.
III Colóquio Internacional de Políticas Curriculares ? ?Globalização e Interculturalidade: curriculo, espaço e litígio??.Globalização e interculturalidade: curriculo, espaço e litígio?. 2007. (Outra).

15.
III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares - "Globalização e Interculturalidade: curriculo, espaço em litígio?"."Proposta Curricular de Jaboatão dos Guararapes: uma proposta emancipatória". 2007. (Outra).

16.
III SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM.PRÁTICAS COTIDIANAS DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE FAZEM AS PROFESSORAS PARA QUE OS SEUS ALUNOS SE APROPRIEM DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA?. 2007. (Seminário).

17.
I Semana de Letras e Pedagogia - UPE.A apropriação dos sistema de escrita e do letramento nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. (Seminário).

18.
EDUCASUL 2006. AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE PROFESSORAS QUE PARTICIPARAM DO PROJETO "ALFABETIZAR COM SUCESSO" E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS ALFABETIZADAS E LETRADAS. 2006. (Congresso).

19.
EDUCASUL 2006.As Práticas de alfabetização de professores que participam do projeto "Alfabetizar com Sucesso" e a formação de crianças alfabetizadas e letradas. 2006. (Seminário).

20.
II SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM.As práticas de aalfabetização de professores que participaram do projeto Alfabetizar com Sucesso e a formação de crianças alfabetizadas e letradas. 2006. (Seminário).

21.
CONGRESSO INTERNACIONALCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DE EDU. 2004. (Congresso).

22.
Congresso Internacional de Educação Infantil e Séries Iniciais.Pedagogia da Infância: Linguagens, Interações e Significados. 2004. (Outra).

23.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA INFÂNCIA. 2004. (Seminário).

24.
Avaliação de Obras de Literatura do Programa Biblioteca da Escola 2003.Avaliação de Obras Literárias do Programa Biblioteca na Escola 2003. 2003. (Outra).

25.
I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSRES ALFABETIZADORES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAIS, D. A.. VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Congresso).

2.
MORAIS, D. A.. VI SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. 2014. (Outro).

3.
MORAIS, D. A.. ABERTURA DO ANO LETIVO DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES- 2010. 2010. (Outro).

4.
MORAIS, D. A.. I ENCONTRO DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES. 2009. (Outro).

5.
MORAIS, D. A.. II Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fátima Cristina Rodrigues de Freitas Gonçalves. O sucesso escolar dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Barreiros. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedgogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Daisinalva Amorim de Moraes.

2.
Creuza Alves da Silva Evaristo. A repetência na 1ª série do Ensino Fundamental da Escola Trinta e Um de Março. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedgogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Daisinalva Amorim de Moraes.

3.
Claudiane Maria de Souza. Dificuldades de Compreensão da Leitura dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Agrovila. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedgogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Daisinalva Amorim de Moraes.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAIS, D. A.. VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Congresso).



Outras informações relevantes


Mestrado e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Pernambuco, área de Didática de Conteúdos Específicos - Linguagem, lecionei disciplinas pedagógicas no Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco-UPE/ Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata e  Faculdade de Escada-FAESC. Faço parte do Centro de Estudos em Educação e Linguagem-CEEL/UFPE, prestando assessoria a secretarias municipais e como formadora em programas de formação. Em 2011 atuei como formadora do Curso de "Leitura e produção de textos na alfabetização" pelo PAR, promovido pelo CEEL/UFPE, por meio de convênio entre o Ministério da Educação/ UFPE e UNDIME/RN, com carga horária de 120 horas. Em 2013 atuei como formadora do curso de formação continuada dos orientadores educacionais do Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC, estado de Alagoas. Atuei como docente no curso de Especialização em Gestão Educacional - EAD, promovido pela UFPE/Ministério da Educação/UNDIME. Coordenei projetos educacionais na Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Estou atuando como Coordenadora Pedagógica na Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:27:13