Anelisa Kisielewski Esteves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2437122237910427
  • Última atualização do currículo em 25/05/2018


Doutora em Educação e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduada em Pedagogia pela UNAES. Professora do Laboratório de Matemática da Escola Municipal "Professora Iracema Maria Vicente". Docente da Universidade Anhanguera-Uniderp. Desenvolve estudos e pesquisas sobre formação de professores, avaliação, ensino e aprendizagem, principalmente, na área de Educação Matemática, na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anelisa Kisielewski Esteves
Nome em citações bibliográficas
ESTEVES, Anelisa K.;ESTEVES, ANELISA KISIELEWSKI;ESTEVES, A. K.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, Coordenadoria do Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano.
Rua Onicieto Severo Monteiro, nº 460
Vila Margarida
79002949 - Campo Grande, MS - Brasil
Telefone: (67) 33143836


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Programa de Pós_Graduação em Educação.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Conteúdo e Forma na Atividade de Formação de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Neusa Maria Marques de Souza.
2007 - 2009
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: NÚMEROS DECIMAIS NA ESCOLA FUNDAMENTAL: Interações entre os conhecimentos de um grupo de professores e a relação com sua prática pedagógica,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Neusa Maria Marques de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Matemática; Conhecimento dos professores; Números Decimais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1995 - 1998
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Campo Grande - UNAES, FIC - UNAES, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Formação Continuada dos professores do 3º ano. (Carga horária: 80h).
Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, SEMED, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Integração da tecnologia na formação do professor. (Carga horária: 140h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Apoio Pedagógico na busca de inclusão. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação da Aprendizagem (2016.2 - 80h)
Ensino da Mattemática na Educação Infantil (2017.1 - 80h)
Avaliação da Educação (2017.2 - 80h)
Aprendizagem das Ciências Naturais (2018.1 - 100h)
Aprendizagem da Matemática (2018.1 - 100h)
10/2015 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Anhanguera Uniderp - Agrárias, Universidade Anhanguera Uniderp - Agrárias.

Atividade realizada
Estudo e elaboração, em grupo, de uma proposta de curso de mestrado em ensino de ciências e matemátiica. (Proposta já apresentada a CAPES, mas ainda não aprovada).

Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora da escola municipal "Professora Iracema Maria Vicente", em 2017, no 5º ano do Ensino Fundamental, e, em 2018, no Laboratório de Matemática, de pré I ao 5º ano.
02/2010 - 01/2017
Serviços técnicos especializados , SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS, .

Serviço realizado
Acompanhamento e formação de professores do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino.

Secretaria de Estado do Mato Grosso do Sul, SED/MS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da AGF Campo Grande-PROINFANTIL, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora da agência formadora de Campo Grande - Programa PROINFANTIL (MEC/UFMS)


Educação Aberta e à Distância, EAD - UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de formação continuada "Conselhos Escolares".

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora na disciplina Fundamentos e Metodologia no Ensino da Matemática, com carga horária de 60h, no curso de Pedagogia, modalidade à distância, ofertado pela Univesidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS/UAB, nos polos de Água Clara e São Gabriel do Oeste, MS.


CNEC - Escola Oliva Enciso, CNEC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora e coordenadora pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Atividades

02/1996 - 11/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Profesora dos anos iniciais e coordenadora pedagógica do 1º ao 5º ano.

FUNLEC, FLECF_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora nos cursos de especialização "Gestão da sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas metodologias", Educação Infantil e suas Linguagens" e "Coordenação Pedagógica e Gestão da sala de aula na Contemporaneidade"

Atividades

08/2011 - 04/2012
Ensino, Coordenação Pedagógica e Gestão da Sala de Aula na Contemporaneidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A gestão de sala de aula e a pedagogia de projetos (20h)
Currículo e cotidiano escolar (20h)
10/2011 - 02/2012
Ensino, Educação Infantil e suas linguagens, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino da Matemática na Educação Infantil (20h)
06/2010 - 09/2010
Ensino, Gestão da Sala de Aula no E.F. e suas Metodologias, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino da Matemática nos anos iniciais (30h)


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A avaliação em larga escala na rede municipal de ensino de Campo Grande/MS e os impactos sobre o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Descrição: Por meio deste estudo, de natureza qualitativa (MINAYO, 2001), buscar-se-à analisar as influências das avaliações externas aplicadas aos escolares dos anos iniciais do ensino fundamental, em nível nacional, sobre a organização do ensino e a avaliação externa desenvolvida pela rede municipal de ensino de Campo Grande/MS, no período de 2005 a 2015; bem como os impactos das referidas avaliações sobre o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. A investigação ocorrerá em três (3) fases: (1)Fase bibliográfica e exploratória, em que será realizado o levantamento da produção científica sobre a avaliação em larga escala nos anos iniciais do ensino fundamental, no Brasil, no estado de Mato Grosso do Sul e no município de Campo Grande, MS, bem como realizada a qualificação do campo de coleta, com vistas à definição da amostragem; (2) Fase documental, abrangerá a identificação dos documentos normativos e da legislação vigente afeta à avaliação em larga escala aplicada nos anos iniciais do ensino fundamental; (3)Fase da coleta em campo, que implicará na realização de entrevistas parcialmente estruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999, p. 188), com uso de roteiro, com os profissionais da SEMED responsáveis pelo desenvolvimento da avaliação em larga escala da rede municipal de ensino de Campo Grande, MS, para registrar o processo histórico de desenvolvimento dessa avaliação no município e seus vínculos com a avaliação em larga escala realizada pelo Inep. Serão aplicados questionários aos professores do 2º ao 5º ano das escolas da rede municipal de ensino, por adesão ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), a partir de amostragem definida por meio da localização (região do município) das escolas e pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) atingido pelas mesmas. Espera-se, após a realização da pesquisa, apresentar o registro histórico do processo de avaliação externa desenvolvido pela rede municipal de Campo Grande, MS, bem como desvelar a relação entre o processo de indução da União, na construção de sistemas de avaliação da Educação Básica, e a constituição de sistemas próprios dos entes federativos, como o Sistema Municipal de Avaliação (SIMA) da rede municipal de ensino de Campo Grande, MS. Espera-se também, identificar o impacto do conjunto de avaliações externas ? da União e locais ? sobre o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
O Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e seu impacto na formação de Professores/as Alfabetizadores/as: em foco a transformação da prática pedagógica e sua relevância para o processo de ensino e aprendizagem
Descrição: Por meio dessa investigação tem-se o objetivo de traçar um panorama dos impactos da formação continuada do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)? (2013 a 2015), nas transformações das práticas pedagógicas de Professores/as Alfabetizadores/as, bem como no processo de ensino e de aprendizagem das crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental das Redes Municipais de Educação (REME) de Campo Grande/MS e de 12 municípios do Sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul, com foco na apropriação dos conhecimentos, principalmente, na área de Ciências. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com subsídio teórico-metodológico nos princípios da perspectiva histórico-cultural. Os sujeitos participantes serão os/as Professores/as Alfabetizadores/as e Orientadores/as de Estudo. As informações serão constituídas por questionários, relatos, entrevistas semi-estruturadas e relatórios, coletadas em campo e analisadas em uma dinâmica de descrição, análise, explicação/interpretação e compreensão do fenômeno, proporcionando novos conhecimentos em um processo reflexivo. Espera-se após a realização da pesquisa, mostrar a relevância do programa PNAIC na formação dos/as professores/as e, consequentemente, no processo de ensino e aprendizagem, com foco na apropriação dos conhecimentos, principalmente, na área de Ciências...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ESTEVES, Anelisa K.2018 ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . A necessidade do conhecimento matemático para organização do ensino: cenas de um processo de formação contínua. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 19, p. 202-208, 2018.

2.
ESTEVES, Anelisa K.;ESTEVES, ANELISA KISIELEWSKI;ESTEVES, A. K.2016 ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, N. M. M. . Apropriação de conhecimentos matemáticos em um processo de formação continuada. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 6, p. 83-100, 2016.

3.
ESTEVES, Anelisa K.2016ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . CONTENT AND FORM IN TRAINING ACTIVITIES OF TEACHERS OF MATHEMATICS IN INITIAL GRADES. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM), v. 6, p. 73-88, 2016.

4.
CRUZ, LÍLIAN MARA DELA2016CRUZ, LÍLIAN MARA DELA ; ESTEVES, ANELISA KISIELEWSKI ; OSÓRIO, ALDA MARIA DO NASCIMENTO . Formação Inicial de Professores: em Questão as Concepções de Alfabetização de Acadêmicos do Curso de Pedagogia. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 16, p. 466-472, 2016.

5.
ESTEVES, Anelisa K.;ESTEVES, ANELISA KISIELEWSKI;ESTEVES, A. K.2015ESTEVES, Anelisa K.; CORREA, Anderson Martins ; SHERER, Suely . Pesquisas em EaD no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 16, p. 453-458, 2015.

6.
SOUZA, N. M. M.2014SOUZA, N. M. M. ; ESTEVES, Anelisa K. ; SILVA, R. G. . Conhecimentos de graduandos para o ensino de matemática: experiências e possibilidades de integração na formação inicial. Educação Matemática Pesquisa, v. 16, p. 189-207, 2014.

7.
ESTEVES, Anelisa K.;ESTEVES, ANELISA KISIELEWSKI;ESTEVES, A. K.2012 ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . Números decimais na sala de aula: Os conhecimentos de um grupo de professores e a relação com sua prática pedagógica. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 6, p. 188-205, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, N. M. M. . CONTEÚDO E FORMA NA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. In: MORETTI, V.D, CEDRO, W.L. (Org.). Educação Matemática e a Teoria Histórico-Cultural: um olhar sobre as pesquisas.. 1ed.Campinas/SP: Mercado das Letras, 2017, v. , p. 30-45.

2.
SOUZA, Neusa Maria Marques de ; ESTEVES, Anelisa K. ; SILVA, R. G. ; SIQUEIRA, T. C. B. . Potencialidades curriculares e limites estruturais no movimento de formação de professores que ensinam matemática. In: SANTOS, Solange Mary Moreira; CASTRO, Selma Barros Daltro; SANTOS, Jean da Silva. (Org.). Nas tramas tecnológicas educacionais: diálogos entre formação e as práticas de ensino. 1ed.Feira de Santana/BA: UEFS Editora, 2016, v. 1, p. 359-388.

3.
SOUZA, Neusa Maria Marques de ; ESTEVES, Anelisa K. . Interações entre a pesquisa e a formação continuada: os conehcimentos de um grupo de professores sobre números decimais. In: Neusa Maria Marques de Souza; Ana Lucia Espíndola. (Org.). Experiências de Formação de Professores; ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Campo Grande/MS: Editora UFMS, 2011, v. 1, p. 27-50.

4.
ESTEVES, Anelisa K.. Matemática para a Infância. In: Luis Carlos Pais. (Org.). Didática e Educação Matemática. 1ed.Campo Grande/MS: Editora da UFMS, 2009, v. 1, p. 52-59.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . Mudanças na forma e conteúdo da atividade de ensino do professor que ensina Matemática nos anos iniciais. In: ESPEdu - Encontro Sul-Mato-Grossense de Pesquisadores em Educação, 2016, Campo Grande/MS. Anais do ESPEdu - Encontro Sul-Mato-Grossense de Pesquisadores em Educação. Campo Grande/MS: Editora Oeste, 2016. p. 1-15.

2.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . Forma e conteúdo na atividade de formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá/MT. Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá/MT: Universidade Federal de Mato Grosso, 2016. v. 1.

3.
GOULART, Elaine. S. S. ; ESTEVES, Anelisa K. . O ensino de Matemática no início da docência: contribuições de um grupo de estudos na formação continuada de professores. In: XII ESEM - Encontro Sul-mato-grossense de Educação Matemática, 2015, Campo Grande/MS. Anais do XII ESEM - Desafios da Prática Profissional do Professor que Ensina Matemática, 2015.

4.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, N. M. M. . Formação continuada e apropriação de conhecimentos matemáticos. In: 2º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural & 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2014, Marília/SP. Anais do 2º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural & 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2014. p. 1-11.

5.
ESTEVES, Anelisa K.. As necessidades de um grupo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para organização do ensino de matemática. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza/CE. A Didática e a Prática de Ensino nas Relações entre Escola, Formação de Professores e Sociedade. Fortaleza: EduECE, 2014. v. 1.

6.
ESTEVES, Anelisa K.; PASTUCHENCO, F. S. L. . Contar na Educação Infantil: até que número?. In: 28º Simpósio Mundial da OMEP, 2013, Campo Grande/MS. 28º Simpósio Mundial da OMEP, Primeira Infância no século XXI: direitos das crianças de viver, brincar, explorar e conhecer o mundo: artigos dos cursistas - II, 2013. p. 39-45.

7.
ESTEVES, Anelisa K.. Formas e conteúdos da formação continuada: componentes do movimento de mudança de sentido pessoal do professor que ensina Matemática. In: XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013, Vitória/ES. Anais do XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013.

8.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de ; SILVA, Rúbia Grasiela . Professoras Iniciantes e o Ensino de Matemática: a relação entre seus conhecimentos e sua prática. In: II Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia, 2010, Buenos Aires. II Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia. Buenos Aires: Auspicia ediciones SM, 2010. v. v.01. p. 01-12.

9.
ESTEVES, Anelisa K.; SILVA, R. G. ; CRUZ, M. A. S. . Formação de Professores que ensinam Matemática na Educação Básica: desafios e possibilidades. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE, 2010.

10.
SILVA, R. G. ; ESTEVES, Anelisa K. ; SOUZA, Neusa Maria Marques de . Aproximações em processo na formação inicial de professores que ensinam Matemática na escola fundamental. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática - Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 2010, Salvador/BA. Anais do X ENEM, 2010.

11.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de ; SILVA, Rúbia Grasiela . Mobilização de conhecimentos sobre números decimais de um grupo de professores dos anos iniciais em sessões de estudos no ambiente escolar. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática - Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 2010, Salvador/BA. Anais do X ENEM, 2010.

12.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . Os conhecimentos específicos de um grupo de professores do 5º ano do Ensino Fundamental sobre números decimais. In: III SESEMAT, 2009, Campo Grande. Seminário Sul-mato-grossense de pesquisa em Educãção Matemática, 2009.

13.
ESTEVES, Anelisa K.. Os números decimais na Escola Fundamental: o que conhecem os professores?. In: 17º COLE, 2009, Campinas / SP. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil, 2009.

14.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . Números decimais na escola fundamental: interações entre os conhecimentos de um grupo de professores e a relação com sua prática pedagógica. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Taguatinga/DF. Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009. p. 1-16.

15.
BITTAR, M. ; ESTEVES, Anelisa K. ; GUIMARÃES, Sheila Denise ; VASCONCELLOS, Mônica . Integração da tecnologia nas aulas de matemática: contribuições de um grupo de pesquisa-ação na formação continuda de professores. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Taguatinga/DF. Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009. p. 1-14.

16.
SILVA, Rúbia Grasiela ; SOUZA, Neusa Maria Marques de ; ESTEVES, Anelisa K. . As crenças dos professores acerca do ensino de Matemática: contribuições entre licenciandos em Pedagogia e licenciandos em Matemática. In: II Seminário Internacional de Educação Matemática, 2009, São Paulo. II SIEMAT, 2009.

17.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de ; SILVA, R. G. . Os conhecimentos específicos de um grupo de professores dos anos iniciais sobre números decimais. In: II Seminário Internacional de Educação Matemática, 2009, São Paulo. III SIEMAT, 2009.

18.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . Números decimais na sala de aula: os conhecimentos dos professores dos anos iniciais. In: 2º SIPEMAT, 2008, Recife. Matemática formal e Matemática não-formal 20 anos depois: sala de aula e outros contextos, 2008.

19.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . (Des) caminhos da aventura decimal: pesquisando os conhecimentos dos professores do 5º ano do Ensino Fundamental. In: 9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - CO, 2008, Brasília. 9º ANPED-CO, 2008.

20.
BITTAR, M. ; ESTEVES, Anelisa K. ; PICCELLI, Paulo Humberto . Tecnologia nas aulas de Matemática: trajetória de um professor participante de um grupo de pesquisa-ação. In: 9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - CO, 2008, Brasília. 9º ANPED-CO, 2008.

21.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . O conhecimento dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre números decimais e a relação com sua prática pedagógica. In: II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação, 2008, Passo Fundo. II Jornada Nacional de Educação Matemática e XV Jornada Regional de Educação, 2008.

22.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . O conhecimento dos professores dos anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre números decimais e a relação com sua prática pedagógica. In: XI EBRAPEM, 2007, Curitiba. XI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GLADCHEFF, Ana Paula ; ESTEVES, A. K. ; AMORIM, Gisel. Mendes ; MOURA, Manoel Oriosvaldo de ; SOUZA, Neusa Maria Marques de ; MORETTI, Vanessa Dias . Atividade orientaora de ensino como princípio de formação contínua sob uma perspectiva da teoria histórico-cultural. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá/MT. Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá/MT: Universidade Federal de Mato Grosso, 2016. v. 1. p. 132-132.

2.
SOUZA, Neusa Maria Marques de ; GLADCHEFF, Ana Paula ; ESTEVES, Anelisa K. . Organização do ensino e as ações formadoras na organização contínua de professores que ensinam matemática. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza/CE. A Didática e a Prática de Ensino nas Relações entre Escola, Formação de Professores e Sociedade. Fortaleza/CE: EduECE, 2014. v. 1. p. 421-421.

3.
ESTEVES, Anelisa K.. Formas e conteúdos da formação continuada: componentes do movimento de mudança de sentido pessoal do professor que ensina matemática. In: XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013, Vitória/ES. EBRAPEM - Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática. Vitória/ES: Universidade Federal do Espirito Santo, 2013. v. 1. p. 125-125.

4.
ESTEVES, Anelisa K.; PASTUCHENCO, F. S. L. . Contar na Educação Infantil: Até que número?. In: 28º Simpósio Mundial da OMEP, 2012, Campo Grande/MS. Caderno de Resumos: 28º Simpósio Mundial da OMEP. Campo Grande/MS: Editora da UFMS, 2012. v. 1. p. 142.

5.
ESTEVES, Anelisa K.. Os números decimais na Escola Fundamental: o que conhecem os professores?. In: 17º COLE, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Unicamp: Unicamp/FE, 2009. p. 551-551.

6.
BITTAR, M. ; ESTEVES, Anelisa K. ; GUIMARÃES, Sheila Denise ; VASCONCELLOS, Mônica . Integração da tecnologia nas aulas de Matemática: Constribuições de um grupo de pesquisa-ação na formação continuada de professores. In: IV Seminário de Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Taguatinga/DF. Caderno de Resumos do IV SIPEM, 2009. v. 1.

7.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . Números decimais na escola fundamental: interações entre os conhecimentos de um grupo de professores e a relação com sua prática pedagógica. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Taguatinga/DF. Caderno de Resumos do IV SIPEM, 2009.

8.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . Números decimais na sala de aula: os conhecimentos dos professores dos anos inciais. In: 2º SIPEMAT, 2008, Recife. Matemática formal e Matemática não-formal 20 anos depois: sala de aula e outros contextos. Recife: UFRPE, 2008. v. 1. p. 127-127.

Apresentações de Trabalho
1.
ESTEVES, Anelisa K.; CRUZ, M. A. S. ; SOUZA, Neusa Maria Marques de ; SILVA, Rúbia Grasiela . Formação de professores que ensinam Matemática na Educação Básica: desafios e possibilidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . Os números decimais na Escola Fundamental: o que conhecem os professores?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . Os conhecimentos específicos de um grupo de professores do 5º ano do Ensino Fundamental sobre números decimais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de ; SILVA, Rúbia Grasiela . Os conhecimentos especifícos de um grupo de professores dos anos iniciais sobre numéros decimais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, Rúbia Grasiela ; SOUZA, Neusa Maria Marques de ; ESTEVES, Anelisa K. . As crenças dos professores acerca do ensino da Matemática: contribuições da parceria entre licenciandos em Pedagogia e licenciandos em Matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . Números decimais na escola fundmental: interações entre os conhecimentos de um grupo de professores e a relação com sua prática pedagógica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BITTAR, M. ; ESTEVES, Anelisa K. ; GUIMARÃES, Sheila Denise ; VASCONCELLOS, Mônica . Integração da tecnologia nas aulas de Matemática: contribuições de um grupo de pesquisa-ação na formação continuada de professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BITTAR, M. ; ESTEVES, Anelisa K. ; PICCELLI, Paulo Humberto . Tecnologia nas aulas de Matemática: trajetória de um profesor participante de um grupo de pesquisa-ação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . Números decimais na sala de aula: os conhecimentos dos professores dos anos iniciais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . O ensino dos números decimais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . (Des) caminhos da aventura decimal: pesquisando os conhecimentos dos professores do 5º ano do Ensino Fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, Neusa Maria Marques de . O conhecimento dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a relação com sua prática pedagógica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUZA, Rosemary de ; OLIVEIRA, Vera Lúcia Pires de ; ESTEVES, Anelisa K. . Análise da influência das aulas de laboratório no ensino de Ciências nas séries iniciais da escola CNEC "Oliva Enciso". 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ESTEVES, Anelisa K.. Os professores, seus conhecimentos e sua prática pedagógica 2009 (Texto publicado no Jornal OMEP/BR/MS).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ESTEVES, Anelisa K.. Guia de Livros Didáticos PNLD 2013 - Alfabetização Matemática e Matemática. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
ESTEVES, Anelisa K.. Currículo e Cotidiano Escolar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
ESTEVES, Anelisa K.. Metodologia do ensino da Matemática na Educação Infantil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
ESTEVES, Anelisa K.. Gestão de Sala de Aula e a Pedagogia de Projetos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
ESTEVES, Anelisa K.. Formação Continuada para profissionais da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ESTEVES, Anelisa K.. Jogar e resolver problemas: uma proposta para o trabalho com Matemática em sala de aula. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ESTEVES, Anelisa K.. As pesquisas na atualidade sobre o ensino de Matemática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ESTEVES, Anelisa K.. Metodologia do Ensino da Matemática nos anos iniciais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
ESTEVES, Anelisa K.. Com quantos paus se faz uma canoa?. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ESTEVES, Anelisa K.. Com quantos paus se faz uma canoa?. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
ESTEVES, Anelisa K.. Sugestões de jogos que podem ser explorados nas aulas de Matemática da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
ESTEVES, Anelisa K.. O ensino de Matemática por meio dos jogos na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
ESTEVES, Anelisa K.. Observar, descrever, experimentar e comparar: diferentes práticas para o trabalho com o espaço geográfico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
ESTEVES, Anelisa K.. Formação Continuada em Língua Portuguesa e Matemática dos professores de 4º e 5º ano da REME. 2010. .

14.
ESTEVES, Anelisa K.. As crianças e os números: O que o professor precisa saber para ensiná-las?. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
ESTEVES, Anelisa K.; PAIS, L. C. . Jogos e recreações para o estudo da Geometria Elementar. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
ESTEVES, Anelisa K.. Problematizando situações de jogos nas aulas de Matemática dos anos iniciais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
ESTEVES, Anelisa K.. Jogos no ensino de Matemática para a escola fundamental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
ESTEVES, Anelisa K.. Formação Continuada de Profissionais do Ensino Fundamental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
ESTEVES, Anelisa K.. Jogos matemáticos na Educação Infantil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
ESTEVES, Anelisa K.. Formação Continuada de Profissionais da Educação Infantil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
ESTEVES, Anelisa K.. Formação Continuada de Profissionais da Educação Infantil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
ESTEVES, Anelisa K.. Resolver problemas para aprender Matemática. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
ESTEVES, Anelisa K.. Resolver problemas para aprender Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
ESTEVES, Anelisa K.. Jogos e Brincadeiras nas aulas de Matemática. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
ESTEVES, Anelisa K.. Matemática nas séries iniciais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
ESTEVES, Anelisa K.. Formação Continuada de Profissionais da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
ESTEVES, Anelisa K.. Matemática: os jogos nas séries iniciais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

28.
ESTEVES, Anelisa K.. Avaliação: uma prática a serviço da aprendizagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, Eduardo Henrique Oliveira da; SANTOS, Myrna Wolff Brachmann dos; ESTEVES, Anelisa K.. Participação em banca de Ana Lúcia Pontes. Escola e família: uma parceria necessária no processo de aprendizagem dos alunos do pré II. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
SECCHI, Leusa de Melo; ESTEVES, Anelisa K.; SILVEIRA, A. R.. Participação em banca de Salete Francisca Kerber. História em quadrinhos: uma proposta para incentivar a leitura. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Sala de Aula nos anos iniciais) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF.

3.
SECCHI, Leusa de Melo; ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, A. F.. Participação em banca de Selma Peres Carneiro. A constituição da rotina para as crianças de 0 a 3 anos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e suas Linguagens) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF.

4.
SECCHI, Leusa de Melo; ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, A. F.. Participação em banca de Nilvana de Almeida Melo. O professor da Educação Infantil de 0 a 3 anos: construindo sua identidade. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF.

5.
SECCHI, Leusa de Melo; ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, A. F.. Participação em banca de Ricardo Henrique de Souza. O papel do coordenador pedagógico nos centros de Educação Infantl. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica e gestão da sala de aula) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF.

6.
SECCHI, Leusa de Melo; ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, A. F.. Participação em banca de Esther Stoeterau Arte. Desenho de interferência: uma proposta de intervenção no desenvolvimento gráfico da criança de três e quatro anos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e suas Linguagens) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF.

7.
SECCHI, Leusa de Melo; ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, A. F.. Participação em banca de Sonia Alves Abreu e Silva. O favorecimento do ensino da leitura com práticas diversificadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF.

8.
SECCHI, Leusa de Melo; ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, A. F.. Participação em banca de Wanda Fernandes Belo Benevides Martins. Alfabetização, letramento e as novas tecnologias: possibilidades de trabalho na sala de aula. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF.

9.
SECCHI, Leusa de Melo; ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, A. F.. Participação em banca de Adriany Torres do Nascimento Rodrigues. Desenho infantil: contribuição para aprendizagem da criança com idade de 2 a 3 anos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e suas Linguagens) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF.

10.
SECCHI, Leusa de Melo; ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, A. F.. Participação em banca de Neuza Salentin dos Santos de Abreu. O jogo como instrumento metodológico no processo de alfabetização na Educação Infantil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e suas Linguagens) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF.

11.
SECCHI, Leusa de Melo; ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, A. F.. Participação em banca de Elizângela Ferreira de Souza Pael. A contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento dos bebês. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e suas Linguagens) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF.

12.
SECCHI, Leusa de Melo; ESTEVES, Anelisa K.; SOUZA, A. F.. Participação em banca de Maria Mara Miranda Rodrigues. Registro de práticas: um espaço de socialização e autoria na Educação Infantil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e suas Linguagens) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF.

13.
COSTA, A. M.; ESTEVES, Anelisa K.; MAGALHAES, R. C. A.. Participação em banca de Wilce Nowak da Silva; Onélia Merces da Silva Escalante. A importância da relação entre Centro de Educação Infantil e as famílias. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

14.
COSTA, A. M.; ESTEVES, Anelisa K.; MAGALHAES, R. C. A.. Participação em banca de Cleusa S. Antunes; Izabel Pirré; Maria de Fátima Proença. A parceria com a família: a proposta apresentada nas reuniões pedagógicas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

15.
QUEIROZ, D. M. S.; ESTEVES, Anelisa K.; PERIUS, L. C. F. S.. Participação em banca de João Carlos P. Urquidi; Nilda A. Pereira. Família e escola: uma aproximação necessária. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

16.
SILVA, G. A. M.; NISHIMOTO, M. M.; ESTEVES, Anelisa K.. Participação em banca de Sérgio Toshio Thihara. Participação dos pais na vida escolar dos alunos da Escola João Dantas Filgueiras. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

17.
COSTA, A. M.; MAGALHAES, R. C. A.; ESTEVES, Anelisa K.. Participação em banca de Suely Cristina Soares da Gama Pereira. A gestão democrática como facilitadora da participação da família na Educação Infantil no Centro de Educação Infantil Engenheiro Waldimir Correa Resende. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

18.
MORAES, F. C. C.; FERNANDES, V. P.; ESTEVES, Anelisa K.. Participação em banca de Sandra Aparecida Jaymes. Brincadeira: Por que não levar a sério?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

19.
MORAES, F. C. C.; FERNANDES, V. P.; ESTEVES, Anelisa K.. Participação em banca de Ana Rejane da Motta Souza e Maria Auxiliadora Garcia Ribeiro. O brincar como prática pedagógica na criança de 0 a 3 anos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

20.
BRAZ, T. P.; ALMEIDA, O. A.; ESTEVES, Anelisa K.. Participação em banca de Noeli F. de Aquino Freitas e Rosimar Zaleski Brunheira. A função do coordenador pedagógico na Educação Infantil: uma análise em um centro de Educação Infantil municipal. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

21.
MAGALHAES, R. C. A.; ESTEVES, Anelisa K.; COSTA JR., W. R.. Participação em banca de Geiza R. Leite, Márcia A. Neves e Vânia S. G. dos Santos. Relação família e escola na visão pedagógica. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

22.
BREGANHOLI, V. C.; MONTEIRO, A.; ESTEVES, Anelisa K.. Participação em banca de Francisca Targino da Cruz. Brincadeiras e Diversidades na Educação Infantil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

23.
COSTA, A. M.; ESTEVES, Anelisa K.; MAGALHAES, R. C. A.. Participação em banca de Wilce N. da Silva e Onélia Merces da S. Escalante. A importância da relação entre centro de educação infantil e as famíílias. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

24.
QUEIROZ, D. M. S.; ESTEVES, Anelisa K.; PERIUS, L. C. F. S.. Participação em banca de João Carlos P. Urquidi e Nilda Afonso Ferreira. Família e escola: uma aproximação necessária. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

25.
BREGANHOLI, V. C.; ESTEVES, Anelisa K.; DANTAS, L. C. L.. Participação em banca de Carla Cristiane S. R. Cunha e Maria de Lourdes M. Santana. Reformulando o projeto político pedagógico efetivando as metas estabelecidas no dimensão planejamento institucionais dos indicadores de qualidade na educação infantil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

26.
BUYTENDORP, A.; MARTINS, Liliana G. de Azevedo; ESTEVES, Anelisa K.. Participação em banca de Yara Alves Ribeiro Tiviroli. O papel do professor na resolução de problemas: A competência da comunicação e as habilidades de ler, escrever e resolver problemas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Sala de Aula nos anos iniciais) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF.

27.
BUYTENDORP, A.; ESTEVES, Anelisa K.; MILHOMEM, G.. Participação em banca de Laura Katiuscia Freitas Dias. A prática do professor alfabetizador para aquisição da aprendizagem significativa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Sala de Aula nos anos iniciais) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF.

28.
MARTINS, Liliana G. de Azevedo; BUYTENDORP, A.; ESTEVES, Anelisa K.. Participação em banca de Amelice da Cruz Tiburcio. Planejamento: instrumento importante no processo educacional. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação do trabalho pedagógico na escola) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF.

29.
SECCHI, Leusa de Melo; ESTEVES, Anelisa K.; MARTINS, Liliana G. de Azevedo. Participação em banca de Maria Regina Moraes Cáfaro Campuzano. As práticas pedagógicas na Educação Infantil que promovem o letramento. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Escrita nos Anos Iniciais do E.F) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF.

30.
SECCHI, Leusa de Melo; MARTINS, Liliana G. de Azevedo; ESTEVES, Anelisa K.. Participação em banca de Meire Silva dos Santos. A leitura em voz alta feita pelo professor: como o prazer e formação leitora se articulam. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Escrita nos Anos Iniciais do E.F) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF.

31.
MARTINS, Liliana G. de Azevedo; ESTEVES, Anelisa K.; SANTOS, Lusival Pereira dos. Participação em banca de Êdela Grau e Silva. O desafio da leitura e escrita nas aulas de Matemática. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação do trabalho pedagógico na escola) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF.

32.
VASCONCELLOS, Mônica; GUIMARÃES, Sheila Denise; ESTEVES, Anelisa K.. Participação em banca de Fabiana Durben Rocha. A formação e a prática dos professores que ensinam Matemática na educação Infantil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil: Gestão e prática Pedagógica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIEDNER, D. D. T.; ESTEVES, Anelisa K.; SILVA, N. C.. Participação em banca de Suely Maira Bica da Cunha.Avaliação da aprendizagem na educação infantil: algumas considerações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
RIEDNER, D. D. T.; ESTEVES, Anelisa K.; SILVA, N. C.. Participação em banca de Aparecida Batista Bercó.Escola de tempo integral: uma reflexão sobre o desempenho dos estudantes da Escola Municipal Flores do Cerrado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
SILVA, N. C.; RIEDNER, D. D. T.; ESTEVES, Anelisa K.. Participação em banca de Ana Ruth da Silva Cabanha Mesquita.Brinquedoteca: Espaço de diversão e ensino-aprendizagem para alunos com TDAH. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

4.
SILVA, N. C.; RIEDNER, D. D. T.; ESTEVES, Anelisa K.. Participação em banca de Wander Marques Viegas.Jogos e brincadeiras como recursos importantes para as crianças que frequentam a educação infantil na APAE em Chapadão do Sul. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

5.
RIEDNER, D. D. T.; SILVA, N. C.; ESTEVES, Anelisa K.. Participação em banca de Sandra Andrea dos Santos.A importância do lúdico como instrumento pedagógico no contexto da Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

6.
QUILES, R. E. S.; RIEDNER, D. D. T.; ESTEVES, Anelisa K.. Participação em banca de Cristiane Correa Nunes.Socialização e aprendizagem da pessoa surda na escola do ensino regular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7.
MAIA, S. F.; ESTEVES, Anelisa K.; SILVA, C. S. S.. Participação em banca de Tânia Aparecida Palácio Teodoreto.Leitura na pré-escola e a sua contribuição para a alfabetização inicial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

8.
MAIA, S. F.; ESTEVES, Anelisa K.; SILVA, C. S. S.. Participação em banca de Arlete Sampaio Vilas Ferreira.A importância da leitura na Educação Infantil em uma escola municipal de Bodoquena/MS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

9.
MAIA, S. F.; ESTEVES, Anelisa K.; SILVA, C. S. S.. Participação em banca de Aparecida dos Santos Ramos.A prática de letramento e da alfabetização no segundo ano do ensino fundamental de um escola municipal de Miranda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

10.
MAIA, S. F.; ESTEVES, Anelisa K.; SILVA, C. S. S.. Participação em banca de Elaine Cristina Silva Alves Nunes.Dificuldades de aprendizagem: leitura e escrita no 1º ano do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

11.
SILVA, C. S. S.; ESTEVES, Anelisa K.; MAIA, S. F.. Participação em banca de Paula Dell'Amore Silveira.O uso da tecnologia do ensino da educação infantil de 4 a 5 anos: uma análise da escola municipal urbana Estanislau Bossay. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

12.
MAIA, S. F.; ESTEVES, Anelisa K.; SILVA, C. S. S.. Participação em banca de Janaína Máris de Souza Carvalho.A relevância da leitura nos anos iniciais de uma escola municipal urbana de Miranda/MS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

13.
VASCONCELLOS, Mônica; DIAS, Lucimar Rosa; ESTEVES, Anelisa K.. Participação em banca de Glaucimar de Queiroz Vasques Teixeira.O início da docência nos primeiros anos do Ensino Fundamental: um olhar a partir da ANPED. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

14.
SOUZA, Neusa Maria Marques de; GUIMARÃES, Sheila Denise; ESTEVES, Anelisa K.. Participação em banca de Ruana Priscila da Silva.Da leitura do mundo à leitura dos números: perspectivas de letramento matemático de mães em atividades de produção de textos matemáticos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII ESEM - Encontro Sul-mato-grossense de Educação Matemática.O ensino de Matemática no início da docência: contribuições de um grupo de estudos na formação continuada de professores. 2015. (Encontro).

2.
VII SESEMAT. 2013. (Seminário).

3.
28º Seminário Mundial da OMEP. Contar na Educação Infantil: até que número?. 2012. (Congresso).

4.
I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. 2012. (Congresso).

5.
VI SESEMAT. 2012. (Seminário).

6.
V SESEMAT. 2011. (Seminário).

7.
I Colóquio de Matemática "A importância da Formação Continuada". 2010. (Outra).

8.
IV SESEMAT. 2010. (Seminário).

9.
Jornada de Educação Matemática. 2010. (Outra).

10.
XIV EBRAPEM - Educação Matemática: Diversidades e Particularidades no Cenário Nacional. 2010. (Encontro).

11.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Formação de Professores que ensinam Matemática na Educação Básica: Desafios e Possibilidades. 2010. (Congresso).

12.
II Colóquio em Educação matemática. 2009. (Encontro).

13.
III SESEMAT.Os conhecimentos específicos de um grupo de professores do 5º ano do Ensino Fundamental sobre números decimais. 2009. (Seminário).

14.
II Seminário Internacional de Educação Matemática.As crenças dos professores acerca do ensino da Matemática: Contribuições da parceria entre licenciandos em Pedagogia e licenciandos em Matemática. 2009. (Seminário).

15.
IV Colóquio em Educação Matemática. 2009. (Encontro).

16.
IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Números decimais na escola fundamental: interações entre os conhecimentos de um grupo de professores e a relação com sua prática pedagógica. 2009. (Seminário).

17.
V Colóquio em Educação Matemática. 2009. (Encontro).

18.
19º Encontro estadual de educação Infantil e Primieros Anos do Ensino Fundamental e 5º Seminário Internacional da OMEP/BR/MS. 2008. (Seminário).

19.
2º SIPEMAT.Números decimais na sala de aula: os conhecimentos dos professores dos anos iniciais. 2008. (Simpósio).

20.
9º Encontro de Pesquisa em educação da ANPED - CO.(Des) caminhos da aventura decimal: pesquisando os conhecimentos dos professores do 5º ano do Ensino Fundamental. 2008. (Encontro).

21.
A formação de professores e o lugar da universidade. 2008. (Outra).

22.
II Colóquio em Educação Matemática "Pesquisa em Educação Matemática: considerações gerais sobre linhas, tendências, objetivos e metodologia". 2008. (Outra).

23.
II SESEMAT.O ensino dos núemros decimais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2008. (Seminário).

24.
I Seminário de Alfabetização da REME: O Trabalho didático do professor alfabetizador.Matematizando: problemas, jogos e brincadeiras. 2008. (Seminário).

25.
Pesquisa em educação: Formas e Fundamentos. 2008. (Outra).

26.
18º Encontro estadual de Educãção Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e 4º Seminário Interncaional da OMEP/BR/MS. 2007. (Seminário).

27.
54º Colóquio em Educação "O início da docência: reflexões a partir de alguns estudos". 2007. (Outra).

28.
59º Colóquio em Educação:"Novas abordagens na pesquisa em educação em experiências de formação e prática docente". 2007. (Outra).

29.
64º Colóquio em Educação:. 2007. (Outra).

30.
A formação de professores para o uso de tecnologia da informação: que novas competências?. 2007. (Outra).

31.
I Semana da Matemática: Tecnologia e Multiculturalidade.Resolver problemas para aprender Matemática. 2007. (Encontro).

32.
I SESEMAT. 2007. (Seminário).

33.
IX EBRAPEM.O conhecimento dos professores dos anos inciais do Ensino Fundamental sobre núemros decimais e a relação com sua prática pedagógica. 2007. (Encontro).

34.
IX ENEM. 2007. (Encontro).

35.
IX ESEM. 2007. (Encontro).

36.
O uso da teoria antropológica do didático (Chevallard) na análise de livros didáticos e de práticas pedagógicas. 2007. (Outra).

37.
Seminário de Álgebra. 2007. (Seminário).

38.
17º Encontro Estadual de Educação Intantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental e 3º Seminário Internacional da OMEP/BR/MS. 2006. (Seminário).

39.
Observatório de Cultura Escolar. 2006. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elaine da Silva Santos Goulart. O ensino de Matemática no início da docência: contribuições de um grupo de estudos na formação continuada de professores. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Sala de Aula nos anos iniciais) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

2.
Elisângela Petry Trindade. Brincar e aprender Matemática na Educação Infantil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

3.
Marizete Ort Aquino Bozelli. Imagem, deficiência visual e o ensino de Arte: desafios e possibilidades. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte Educação e suas Linguagens) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

4.
Denise da Silva Irlandês Nunes. Os jogos nas aulas de Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental: possibilidades e desafios. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Sala de Aula nos anos iniciais) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

5.
Juciane Fogaça de Souza. Os jogos e brincadeiras na construção do conceito de número: trabalho desenvolvido com um turma de 1º ano do Ensino Fundamental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Sala de Aula nos anos iniciais) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

6.
Martina do Carmo Ramires. Família e escola: possibilidade de integração. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

7.
Tania Nashiro da Silva. Os jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

8.
Janete Pereira Amorim. O ensino de Matemática e o trabalho com situações-problema na sala de aula. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

9.
Kleyva Prates Martins Barbosa. Jogos matemáticos e a aprendizagem do processo de divisão. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

10.
Fernanda Oliveira Gonçalves Senhor Bonfim. Os jogos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: do discurso à prática pedagógica. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

11.
Francielli de Souza Lourenço Pastuchenco. A Educação Infantil e a Matemática: a importância do trabalho com situações-problema. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

12.
Kleber Ramos Gonçalves. Monitoria nas aulas de Matemática do Ensino Fundamantal: desafios e possibilidades. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

13.
Brigete M.G. Nascimento; Elenir Z. Molina; Nahlú B. Cabral. Gestão democrática: uma discussão entre o real e o ideal na participação da família na escola. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

14.
Angela Maria Tomielis; Angélica Paiva Fernandes. Participação e integração da família junto ao Centro de Educação Infantil "Nhanhá". 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

15.
Vera Lúcia da Silva Mendes. O trabalho com textos literários para aprendizagem da leitura. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Sala de Aula nos anos iniciais) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

16.
Lindiane de Moura Paim da Silva. As práticas de leitura no 1º ano do Ensino Fundamental: o que pensam e fazem os professores de uma escola pública de Campo Grande/MS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Sala de Aula nos anos iniciais) - Instituto Superior da FUNLEC - IESF. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luciana Games Siqueira. O uso dos jogos nas aulas de Matemática: o que pensam os professores?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

2.
Luzinete Pedrosa Rodrigues. Aprendizagem do campo aditivo pelos alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

3.
Sandra Regina de Souza. As contribuições das brincadeiras e resolução de problemas no ensino da Matemática na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

4.
Maria José Vieprz Zabumba. O conhecimento de um grupo de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental sobre figuras bidimensionais e tridimensionais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.

5.
Luciano Verli. Educação Indígena no município de Dourados/MS: Um panorama das pesquisas realizadas de 2000 a 2010. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Anelisa Kisielewski Esteves.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
ESTEVES, Anelisa K.. Metodologia do ensino da Matemática na Educação Infantil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
ESTEVES, Anelisa K.. Currículo e Cotidiano Escolar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Outras informações relevantes


Aprovada no concurso público municipal para o cargo de professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme edital n.02/7/2009 (DIOGRANDE, n. 2.958).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 12:44:12