Rafaela Vilela da Rocha

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  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Rafaela Vilela da Rocha é Professora Visitante na Universidade Federal do ABC (UFABC), no Centro de Ciências Matemáticas, Computação e Cognição. Foi pós-doutoranda no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), em parceria com o Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (IC/UFAL). Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio de doutorado no Departamento de Ciência da Computação e Informação na Universidade de Linköping, na Suécia. Possui especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância e especialização em Desenvolvimento de Sistemas Web baseados em Tecnologia Java. Em 2015, no Congresso Brasileiro de Informática na Educação, recebeu Menção Honrosa no Prêmio de Melhor Artigo do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2o. Colocado no Prêmio de Melhor Tese de Doutorado do Concurso de Teses e Dissertações de Informática na Educação (CTD-IE), e 2o Colocado na Categoria Protótipo do Concurso de Aplicativos (Apps.Edu). Tem trabalhado com pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de Ciência da Computação e Informática na Educação, com ênfase em Jogos Sérios, Gamificação, Simulações Interativas, Recursos Educacionais Digitais, Treinamento e Avaliação de Desempenho Humano, Estratégias de Meta-Aprendizagem, Aspectos socioculturais relacionados a Gênero, Ciências e Tecnologias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafaela Vilela da Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, R. V.;ROCHA, RAFAELA V.;ROCHA, RAFAELA VILELA DA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição.
Avenida dos Estados, 5001, Bloco A, Sala: 514-2
Santa Terezinha
09210580 - Santo André, SP - Brasil
Telefone: (11) 49968310


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Ciência da Computação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
com período sanduíche em Linköping University (Orientador: Henrik Eriksson).
Título: Metodologia Interativa e Modelos Integradores para Desenvolvimento de Jogos Sérios de Treinamento e Avaliação de Desempenho Humano, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Regina Borges de Araujo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Jogos sérios; Simulação; Ambiente Virtual Colaborativo; High Level Architecture; Aprendizagem e Treinamento.
2007 - 2009
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Uma Arquitetura de Suporte a Modelagem de Simulações de Treinamento baseada na Arquitetura HLA (High Level Architecture),Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Regina Borges de Araujo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Simulação; Ambiente Virtual Colaborativo; High Level Architecture; Ontologia; História Interativa não Linear.
2010 - 2012
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD. (Carga Horária: 465h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: O Uso de Ferramentas Computacionais de Mapas Conceituais no Contexto Educacional.
Orientador: Ana Letícia De Cerqueira Leite Duboc.
2006 - 2008
Especialização em Desenv. de Sist. Web baseados em Tecnologia Java. (Carga Horária: 370h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Título: Estudo de APIs Java e Tecnologias Envolvidas para o Desenvolvimento de Aplicações da Web Semântica.
Orientador: Silvio Antonio Carro.
2002 - 2005
Graduação em Ciência da Computação.
Centro Universitário de Adamantina, UNIFAI, Brasil.
Título: A qualidade no processo de desenvolvimento das aplicações Web.
Orientador: José Luiz Vieira de Oliveira.
2000 - 2001
Curso técnico/profissionalizante em Informática.
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Recursos Educacionais.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Sérios.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia Educacional.


Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Novas Tecnologias e Metodologias na Educação (NTME). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2017 - 2017
Técnicas de Orientação Profissional, Desenvolvimento Pessoal e Profissional. (Carga horária: 90h).
Centro de Estudos Avançados de Psicologia, CEAP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Scientific Writing in English. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Introdução aos Jogos Digitais Utilizando Plataforma Unity. (Carga horária: 6h).
Samsung Centro de Capacitação para Desenvolvimento de Aplicativ, OCEAN, Brasil.
2015 - 2015
1° Escola de Verão de Informática na Educação. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Competência Transversal em Segurança do Trabalho. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação em Análise e Gerenciamento de Risco. (Carga horária: 100h).
MAIS E-DUC, MESED_PPROV, Brasil.
2012 - 2012
Postura e Imagem Profissional. (Carga horária: 59h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2012 - 2012
Resilience Engineering for Crisis Management. (Carga horária: 152h).
Linköping University, LiU, Suécia.
2012 - 2012
Semantic Technologies in Practice. (Carga horária: 25h).
Linköping University, LiU, Suécia.
2010 - 2010
Desenvolvimento de Jogos com Java + Java3D. (Carga horária: 12h).
Unidev Cursos Online, UDCO, Brasil.
2010 - 2010
Computação Gráfica. (Carga horária: 180h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Como Planejar o Site da Sua Empresa. (Carga horária: 7h).
Espaço Cultura e Ciência, ECC, Brasil.
2009 - 2009
Criação de Slides para Apresentação Eficiente. (Carga horária: 3h).
Centro Cultural USP, USP, Brasil.
2008 - 2008
Teorias Contemporâneas dos Estudos de Videojogos. (Carga horária: 7h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Jornada de Capacitação - Como Entender a Matemática Financeira. (Carga horária: 20h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2004 - 2004
Introdução à Programação Robótica. (Carga horária: 3h).
Centro Universitário de Adamantina, UNIFAI, Brasil.
2004 - 2004
Hardware com Configuração Básica de Redes. (Carga horária: 3h).
Centro Universitário de Adamantina, UNIFAI, Brasil.
2000 - 2000
Orientação para o Crédito. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2018 - Atual
Ensino, Tecnologia e Sistemas da Informação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão e Governança de TI
02/2018 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Engenharia de Software
05/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Matemática, Computação e Cognição, .

05/2017 - Atual
Ensino, Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
BC0005 - Bases Computacionais da Computação
BC0505 - Processamento da Informação
05/2017 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MCZA016 - Gestão de Projetos de Software
MCZA019 - Programação para Web

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pós-doutorado com bolsa de pesquisa CAPES do edital n. 071/2013 - Procad 2013. Sob supervisão de Seiji Isotani (ICMC-USP) e coordenação de Jose Carlos Maldonado (ICMC-USP).

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-doutorado Júnior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pós-doutorado Junior CNPQ - Processo n. 150613/2015­6. Sob supervisão dos professores Ig Ilbert Bittencourt (IC-UFAL) e Seiji Isotani (ICMC-USP).

Atividades

03/2017 - 07/2017
Estágios , Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, .

Estágio realizado
Participou do Programa de Incentivo à Docência ? Pós- Doutorando em Atividades Didáticas (PD-AD), desenvolvendo atividades didáticas nas disciplinas: "SSC0130 - Engenharia de Software" e "SSC0600 - Introdução à Ciência de Computação I"..
06/2015 - 07/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, .


Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-doutorado Júnior, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pós-doutorado Junior CNPQ - Processo n. 150613/2015­6. Sob supervisão dos professores Ig Ilbert Bittencourt (IC-UFAL) e Seiji Isotani (ICMC-USP).


Linköping University, LiU, Suécia.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de doutorado no exterior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio realizado com apoio financeiro do CNPq/INCT-Sec/Programa Ciência sem Fronteiras - Processo n. 237216/2012-4. Desenvolveu pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de simulações de treinamento para gerenciamento de incidentes críticos. Trabalhou em conjunto com o prof. Henrik Eriksson e a profa. Dra. Rita Kovordanyi junto ao Department of Computer and Information Science, no projeto CRISIS (Critical Incident Management System using an Interactive Simulated Environment - http://idc.mdx.ac.uk/projects/crisis/). Participou das disciplinas: Resilience Engineering for Crisis Management e Semantic Technologies in Practice.

Atividades

09/2012 - 01/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Department of Computer and Information Science, .


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 40
Outras informações
Doutorado apoiado pela CAPES/INCT-Sec - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 40
Outras informações
Mestrado apoiado pelo CNPQ - Processo n.136324/2008-8.

Atividades

07/2009 - 11/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Computação.

02/2014 - 07/2014
Estágios , Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Computação.

Estágio realizado
Participou da Capacitação Docente em Ciência da Computação III, desenvolvendo atividades didáticas na disciplina "Tópicos em informática: Simulação Distribuída Interativa", para os alunos de graduação dos cursos de Ciências e Engenharia da Computação..
02/2013 - 02/2013
Estágios , Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Computação.

Estágio realizado
Participou da Capacitação Docente em Ciência da Computação II, desenvolvendo atividades didáticas na disciplina "Tópicos em informática: Simulação Distribuída Interativa", para alunos de graduação dos cursos de Ciências e Engenharia da Computação..

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pós-doutorado com bolsa de pesquisa CAPES do edital n. 071/2013 - Procad 2013. Sob supervisão de Seiji Isotani (ICMC-USP) e coordenação de Jose Carlos Maldonado (ICMC-USP).

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa CAPES/INCT-Sec


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-doutorado Júnior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pós-doutorado Junior CNPQ - Processo n. 150613/2015­6.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado Sanduíche, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa CsF/CNPQ/INCT-Sec - Processo n. 237216/2012-4.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa CNPQ - Processo n. 136324/2008-8.



Linhas de pesquisa


1.
Processo de ensino-aprendizagem
2.
Metodologias de desenvolvimento de software, jogos, simulações e recursos educacionais
3.
Processo de avaliação de desempenho humano
4.
Processos de desenvolvimento de Recursos Educacionais Digitais
5.
Processos de Engenharia de Software, Gerenciamento de Projetos e Gamificação
6.
Simulações interativas de treinamento

Objetivo: Modelagem e simulação de eventos e procedimentos do mundo real por meio de autômatos, sistemas de eventos discretos, sistemas especialistas, entre outros..
7.
Gerenciamento de emergência
8.
Desenvolvimento de jogos sérios e simulações de treinamento
9.
Automação, monitoramento e treinamento do processo de manutenção de sistemas de comunicação emergencial


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Automação, Monitoramento e Treinamento do Processo de Manutenção do Sistema de Comunicação Emergencial da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Descrição: Este projeto busca pesquisar sobre as possíveis formas de monitoramento das torres de comunicação da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), para que a falta de energia seja identificada de forma rápida e possibilite ações proativas para evitar a perda da comunicação emergencial, bem como, o treinamento para o reconhecimento das principais ameaças à esta comunicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rafaela Vilela da Rocha - Coordenador / Marcio Roberto de Campos - Integrante / Emerson Leal Farias - Integrante / Mitzrael Albarrassim de Oliveira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2016 - 2017
PROCAD/CAPES/MEC - Pesquisa, Integração e Capacitação de Recursos Humanos em Tecnologias Educacionais e Engenharia de Software

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto em 02/05/2016.
Descrição: Este projeto de cooperação acadêmica tem como principal objetivo fomentar a pesquisa, a integração e a capacitação de recursos humanos de alto nível nas áreas de Tecnologias Educacionais e Engenharia de Software. A integração das duas áreas de pesquisa acontece à medida que processos, métodos e ferramentas de Engenharia de Software são investigados e aplicados na produção e evolução de Tecnologias Educacionais. O projeto envolve três equipes de pesquisadores (ICMC/USP, UFAL e UEM) que já possuem trabalhos de investigação conjuntos nessas áreas de pesquisa, o que pontecializa os resultdos esperados do projeto (Valor aprox. R$ 800.000,00)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (18) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Rafaela Vilela da Rocha - Integrante / Seiji Isotani - Integrante / José Carlos Maldonado - Integrante / Ig Ibert Bittencourt - Coordenador.
2015 - 2017
Apoio à Extração de Boas Práticas Pedagógicas para a Gestão Inteligente de Aprendizagem utilizando Mineração de Dados e Gamificação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto em 19/11/2015.
Descrição: Este projeto de pesquisa possui os seguintes objetivos: i) propor técnicas de mineração de dados educacionais para a personalização da aprendizagem; ii) propor técnicas de gamificação para a motivação e engajamento de estudantes; iii) investigar empiricamente a efetividade do emprego das técnicas de mineração de dados e Gamificação e iv) extrair boas práticas pedagógicas para a Gestão Inteligente da Aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
Metodologia Iterativa e Integrada de Desenvolvimento de Jogos Sérios para Treinamento e Avaliação de Desempenho Humano
Descrição: Este projeto visa usar e validar a metodologia iterativa e integradora de desenvolvimento de jogos sérios em diferentes cenários de treinamento, além de validar jogos sérios criados com o seu uso. Essa metodologia integra de forma holística e multidisciplinar os requisitos de jogo, simulação, aprendizagem, treinamento e avaliação com o domínio de aplicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rafaela Vilela da Rocha - Coordenador / Seiji Isotani - Integrante / José Carlos Maldonado - Integrante / Ig Ibert Bittencourt - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5
2009 - 2013
Projeto e Avaliação de um Ambiente de Criação de Simulações Distribuídas - Doutorado - Edital CAPES/INCT-SEC
Descrição: A simulação de ambientes virtuais de treinamento introduz um ambiente seguro para investigar o comportamento e a resposta de humanos a situações de perigo, reduzindo os riscos reais de perdas de vida e de patrimônio. Atualmente, os ambientes para simulação de ambientes virtuais existentes são focados em aplicações específicas e têm uma arquitetura de suporte estreitamente ligada à aplicação. Assim, alterações na aplicação implicam em alterações na arquitetura, tornando difícil e custoso desenvolver ou estender estes ambientes existentes. Mais ainda, a extensão ou alteração desses ambientes depende da atuação de especialistas em computação. Assim, é importante que ambientes que facilitem a construção dessas simulações sejam desenvolvidos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafaela Vilela da Rocha - Integrante / Regina Borges de Araujo - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2008 - 2009
Uma arquitetura de suporte a modelagem de simulações de treinamento baseada na arquitetura HLA (High Level Architecture) - Mestrado - Edital MCT/CNPq nº 27/2007 - 566526/2008-5
Descrição: O objetivo do projeto é criar um ambiente para o desenvolvimento de simulações de Ambientes Virtuais Colaborativos (AVCs), em conformidade com o padrão High Level Architecture (HLA), que utilizam múltiplas ontologias e inferência fuzzy para a modelagem do comportamento e da funcionalidade de entidades importantes de uma simulação no domínio do gerenciamento da emergência. Um aspecto importante deste projeto é o uso do conceito de estórias não lineares para a construção das simulações, o que torna a tarefa de criação de AVCs complexos possível a profissionais que não tenham conhecimento de programação de computadores. Outro objetivo é a criação de uma ferramenta poderosa para treinamento de equipes de preparação e resposta a emergências, sem que haja riscos reais de perdas de vida e de patrimônio. Como resultado deste trabalho, um comandante do treinamento de emergência (treinador) poderá ser capaz de criar cenários a partir de situações realistas (utilizando modelos geométricos e eventos capturados de ambientes físicos sob monitoramento em tempo-real), onde poderá adicionar novos objetos (orientados a simulação e orientados ao treinante), além de situações desejáveis para um melhor treinamento e monitoramento de equipes de gerenciamento da emergência.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rafaela Vilela da Rocha - Integrante / Regina Borges de Araujo - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
2007 - 2014
Pesquisa em Computação Avançada: Simulação Distribuída e Redes sem Fio
Descrição: Este projeto envolve pesquisas nas áreas de Simulação Distribuída (arquiteturas de suporte a simulações distribuídas; aprimoramento de soluções de Gerenciamento de Dados Distribuídos; sistemas para a criação de simulações complexas utilizando o conceito de estórias não-lineares; gerenciamento e controle de simulações distribuídas; visualização de simulações) e Redes sem Fio (algoritmos para redes de sensores sem fio para monitoramento, em tempo-real, de ensaios de aeronaves, tripuladas e não tripuladas, em vôo e solo)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rafaela Vilela da Rocha - Integrante / Regina Borges de Araujo - Coordenador / Rodrigo Vilela da Rocha - Integrante / Marcio Roberto de Campos - Integrante / Azzedine Boukerche - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 13


Projetos de extensão


2017 - Atual
Diversão Séria
Descrição: O projeto "Diversão Séria" tem como principal objetivo capacitar pessoas interessadas na pesquisa e desenvolvimento de jogos digitais, principalmente aplicados à Educação. Diferentes eventos são realizados com foco na capacitação de alunos, técnicos e demais pessoas interessadas no tema, entre eles: (1) Mesas-redonda para discussão sobre as oportunidades de atuação, pesquisa e desenvolvimento; (2) Oficinas de prototipação, design e desenvolvimento; (3) Palestras sobre atuação, dicas e boas práticas de design e desenvolvimento de jogos; (4) Minicursos específicos para capacitação em ferramentas e software de desenvolvimento de jogos digitais e (5) Projetos de desenvolvimento de jogos educacionais. Mais informações em: http://pesquisa.ufabc.edu.br/lirte/diversaoseria..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Rafaela Vilela da Rocha - Coordenador / Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Denise Hideko Goya - Integrante / Mirtha Lina Fernández Venero - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de ensino


2018 - Atual
Met@ Aprendiz@gem
Descrição: Edital 020/2017 UFABC: Met@ Aprendiz@gem: recursos e estratégias de ensino e aprendizagem para apoiar a construção do pensamento lógico.
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Aprendizagem por projetos, Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: O projeto Met@ Aprendiz@gem tem como objetivo principal desenvolver recursos pedagógicos e propor estratégias cognitivas e metacognitivas para apoiar o percurso de aprendizagem dos alunos matriculados na disciplina de Processamento da Informação (PI), em ambas as modalidades, presencial e semipresencial, da Universidade Federal do ABC. O foco está na utilização de recursos e estratégias capazes de aumentar a motivação e o engajamento e ampliar o desempenho dos alunos no aprendizado dos conteúdos da disciplina de PI. Projeto em andamento (em sua segunda edição), com o apoio da Prograd e conta com 10 bolsas de monitoria até o fim de 2018, e dois alunos voluntários. Os monitores e voluntários selecionados contribuem com ações para projeto e atividades de pesquisa na área de Informática na Educação, além de realizarem monitoria presencial e virtual, apoio aos docentes em sala de aula e laboratórios, desenvolvimento de recursos educacionais e realização de eventos (ver mais em: http://pesquisa.ufabc.edu.br/lirte/blog/primeiroseventos/),.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) .
Integrantes: Rafaela Vilela da Rocha - Integrante / Carla Lopes Rodriguez - Coordenador / Denise Hideko Goya - Integrante / Mirtha Lina Fernández Venero - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa.
2018 - Atual
++C&TpM
Descrição: Edital 020/2017 UFABC: ++C&TpM (Desmistificando a Ciência da Computação e as Tecnologias da informação por e Para Mulheres).
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Projeto de Intervenção, Inserção de tecnologias no ensino, Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: O projeto ++C&TPM tem como objetivo principal desenvolver iniciativas que contribuam para o aumento da representatividade feminina no BCC e em cursos e disciplinas afins na UFABC, visando o aumento da proporção de mulheres que integralizam esses cursos e um número maior de egressas da Universidade com habilidades para a resolução computacional de problemas. Projeto em andamento, com apoio Prograd e conta com 3 bolsas de monitoria até o fim de 2018, e mais 5 monitoras voluntárias, todas apoiando as ações do projeto e pesquisa sobre as questões de gênero na área da Ciência da Computação. Em extensão, estão previstas as realizações de minicursos programados para público interno e externo a UFABC, com o objetivo de atrair mais mulheres em Ciência da Computação e Tecnologia, além da promoção de eventos (como o Workshop Mulheres na Computação, na Semana do CMCC)..
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Rafaela Vilela da Rocha - Integrante / Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Denise Hideko Goya - Integrante / Mirtha Lina Fernández Venero - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2018 - Atual
Conjunto de aplicativos móveis acessíveis para apoio ao aluno deficiente visual e auditivo
Descrição: (Edital nº 03/2018 - Fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de informação e comunicação em educação na temática ferramentas de acessibilidade - Processo: 88887.185266/2018-00) Este projeto tem como objetivo desenvolver um conjunto de aplicativos móveis (para Android) que se adaptam às necessidades dos estudantes com deficiência visual e auditiva, servindo de tecnologia assistiva no âmbito acadêmico. Inclui nesse conjunto: configurador/adaptador de acessibilidade, registro de aulas, assistente para provas e uso opcional de teclado tátil. Projeto aprovado, vigência: 12 meses, perspectiva de liberação de verba até o fim de 2018..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rafaela Vilela da Rocha - Integrante / Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Denise Hideko Goya - Integrante / Mirtha Lina Fernández Venero - Integrante / Juliana Cristina Braga - Coordenador / Edson Pinheiro Pimentel - Integrante / André Luiz Brandão - Integrante / Marina Sparvoli de Medeiros - Integrante / Priscila Benitez Afonso - Integrante / Francisco de Assis Zampirolli - Integrante / Kate Mamhy Oliveira Kumada - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2018 - Atual
Jogo educacional para o ensino interdisciplinar de ciências, matemática e educação científica
Descrição: (Edital 42/2017 CAPES/DED - Educação na temática Jogos Virtuais - Processo: 88887.163248/2018-00) Este projeto tem como objetivo colaborar com a formação de uma cultura científica por meio da exploração virtual, em um jogo educacional acessível, dos métodos científicos para a coleta e análise de dados usando como pano de fundo o continente Antártica..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Rafaela Vilela da Rocha - Integrante / Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Denise Hideko Goya - Integrante / Mirtha Lina Fernández Venero - Integrante / Juliana Cristina Braga - Coordenador / Edson Pinheiro Pimentel - Integrante / André Luiz Brandão - Integrante / Silvia Cristina Dotta - Integrante / Marina Sparvoli de Medeiros - Integrante / Priscila Benitez Afonso - Integrante / Karla Vittori - Integrante / Airton Paulo de Oliveira Junior - Integrante / Lucia Regina Horta Rodrigues Franco - Integrante / Kate Mamhy Oliveira Kumada - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Informática na Educação
2017 - Atual
Periódico: REVISTA DE INFORMÁTICA APLICADA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Aplicada.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Sérios.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Avaliação da Aprendizagem.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Recursos Educacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Menção Honrosa para o artigo - Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Sérios: Especificação de Ferramentas de Apoio Open Source, Congresso Brasileiro de Informática na Educação - Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
2015
Segundo Colocado na Categoria Protótipo do Concurso de Aplicativos (Apps.Edu): GLPSobControle, Congresso Brasileiro de Informática na Educação - Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
2015
Segundo Lugar na Categoria Tese de Doutorado no Concurso de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso, Congresso Brasileiro de Informática na Educação - Sociedade Brasileira de Computação (SBC).


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:6
Total de citações:24
Rocha, Rafaela V.  Data: 26/09/2018

Outras
Total de trabalhos:29
Total de citações:106
Rocha, Rafaela Vilela da  Data: 29/11/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROCHA, RAFAELA VILELA DA2017ROCHA, RAFAELA VILELA DA; ZEM-LOPES, APARECIDA MARIA ; PEDRO, LAÍS ZAGATTI ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, SEIJI . Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Sérios: especificação de ferramentas de apoio open source. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 24, p. 109-124, 2017.

2.
TODA, A. M.2016TODA, A. M. ; VALLE, P. H. D. ; GUESSI, M. ; ROCHA, RAFAELA V. ; MALDONADO, J. C. ; ISOTANI, S. . Plataforma de Recursos Educacionais Abertos: Uma Arquitetura de Referência com Elementos de Gamificação. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1-10, 2016.

3.
ARAUJO, R. B.2011ARAUJO, R. B. ; ROCHA, R. V. ; OLIVEIRA, A. C. M. ; BOTEGA, L. C. . WINDIS Lab The cyber world that surrounds us. SBC Journal on 3D Interactive Systems, v. 2, p. 102-105, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
ROCHA, RAFAELA V.; Valle, Pedro H. D. ; Maldonado, José C. ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, SEIJI . An Agile Method for Developing OERs and Its Application in Serious Game Design. In: Cristea A.; Bittencourt I.; Lima F.. (Org.). Communications in Computer and Information Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. 832, p. 192-206.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUEZ, C. L. ; ROCHA, R. V. ; GOYA, D. H. ; VENERO, M. L. F. ; ZAMPIROLLI, F. A. . Critérios para inserção de estratégias cognitivas e metacognitivas no desenvolvimento de lógica de programação em ambientes virtuais de aprendizagem. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2018, Recife, CE. XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018. p. 1-10.

2.
OLIVEIRA, R. N. R. ; CARDOSO, R. P. ; BRAGA, J. C. ; ROCHA, R. V. . Frameworks para Desenvolvimento de Jogos Educacionais: uma revisão e comparação de pesquisas recentes. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2018, Fortaleza, CE. XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018. p. 1-10.

3.
SASS, C. ; KANASHIRO, C. ; YAHATA, E. ; NOCETE, G. ; BALDI, J. ; TENORE, L. ; SANTANA, N. ; RIBEIRO, T. ; RODRIGUEZ, C. L. ; SATO, C. ; GOYA, D. H. ; VENERO, M. L. F. ; ROCHA, R. V. . Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres. In: Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação, 2018, Fortaleza, CE. IV Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação, 2018. p. 1-10.

4.
CAMPOS, MÁRCIO R. ; ROCHA, R. V. ; FARIAS, E. L. . Análise e Simulação em colaboração ao diagnóstico e prevenção de panes nos Subsistemas de Energia dos Sítios de Repetição (antenas de comunicação emergencial) da Polícia Militar do Estado de São Paulo. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2018, Maceió, AL. XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2018. p. 1-10.

5.
ROCHA, R. V.; VALLE, P. H. D. ; MALDONADO, J. C. ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, S. . AIMED: Agile, Integrative and open Method for open Educational resources Development. In: EEE International Conference on Advanced Learning Technologies - ICALT2017, 2017, Timisoara. EEE International Conference on Advanced Learning Technologies - ICALT2017. Timisoara: IEEE, 2017.

6.
VALLE, P. H. D. ; ROCHA, R. V. ; MALDONADO, J. C. . Testing Game: An Educational Game to Support Software Testing Education. In: XXXI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, SBES 2017 - Trilha: Educação, 2017, Fortaleza. XXXI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, SBES 2017, 2017.

7.
ROCHA, RAFAELA VILELA DA. Critérios para a construção de jogos sérios. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife, 2017. p. 947-956.

8.
CAMPOS, MARCIO R. ; FARIAS, E. L. ; ROCHA, R. V. . Sistema Computacional de Apoio à Tomada de Decisão de Abastecimento de Sítios de Repetição (antenas de comunicação emergencial) da Polícia Militar do Estado de São Paulo. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2017, Joinville. XXXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2017. p. 1-16.

9.
ROCHA, RAFAELA V.; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, S. . Análise, Projeto, Desenvolvimento e Avaliação de Jogos Sérios e Afins: uma revisão de desafios e oportunidades. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió, AL. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015. p. 692-701.

10.
ROCHA, RAFAELA V.; ZEM-LOPES, APARECIDA MARIA ; PEDRO, LAÍS ZAGATTI ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, S. . Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Sérios: especificação de ferramentas de apoio open source. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió, AL. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015. p. 489-498.

11.
ROCHA, R. V.; ARAUJO, R. B. . Metodologia Iterativa e Modelos Integradores para Desenvolvimento de Jogos Sérios de Treinamento e Avaliação de Desempenho Humano. In: Concurso de Teses e Dissertações - Teses de Doutorado, 2015, Maceió, AL. Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2015. p. 13-22.

12.
ROCHA, R. V.; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, S. . Avaliação de Jogos Sérios: questionário para autoavaliação e avaliação da reação do aprendiz. In: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entreterimento Digital, 2015, Teresina, PI. Proceedings do XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - Trilha de Arte & Design, 2015. p. 1-10.

13.
ROCHA, RAFAELA V.; CAMPOS, MARCIO R. . GLPSobControle: um jogo sério para o treinamento operacional de controle de vazamento de gás de cozinha. In: Apps.Edu (Protótipo), 2015, Maceió, AL. Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2015. p. 364-371.

14.
ROCHA, R. V.; ARAUJO, R. B. . Metodologia de Design de Jogos Sérios para Treinamento: ciclo de vida de criação, desenvolvimento e produção. In: XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2013, São Paulo, SP. Proceedings do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - Trilha de Arte & Design, 2013. p. 63-72.

15.
ROCHA, R. V.; ARAUJO, R. B. . Avaliação de Desempenho Humano Como Parte Integrada da Metodologia de Criação de Jogos Sérios para Treinamento. In: XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2013, Campinas, SP. Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2013. p. 144-153.

16.
ROCHA, RAFAELA V.; CAMPOS, MARCIO R. ; BOUKERCHE, AZZEDINE ; ARAUJO, REGINA B. . From Behavior Modeling to Communication, 3D Presentation and Interaction: An M&S Life Cycle for Serious Games for Training. In: 2012 IEEE/ACM 16th International Symposium on Distributed Simulation and Real Time Applications (DSRT), 2012, Dublin. 2012 IEEE/ACM 16th International Symposium on Distributed Simulation and Real Time Applications. v. 16. p. 132-139.

17.
ROCHA, R. V. ; ROCHA, R. V. ; CAMPOS, MARCIO R. ; ARAUJO, R. B. . Sistema Integrado para Avaliação de Desempenho Humano em Simulações Interativas. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju, SE. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011. p. 436-445.

18.
ROCHA, RAFAELA V.; ARAUJO, REGINA B. ; CAMPOS, MARCIO R. ; BOUKERCHE, AZZEDINE . Understanding and Building Interoperable, Integrable and Composable Distributed Training Simulations. In: 2010 IEEE/ACM 14th International Symposium on Distributed Simulation and Real Time Applications (DSRT), 2010, Fairfax. 2010 IEEE/ACM 14th International Symposium on Distributed Simulation and Real Time Applications. p. 121-128.

19.
ROCHA, R. V.; ARAUJO, R. B. . Uma Arquitetura de suporte a modelagem de simulações de treinamento baseadas no HLA. In: XXXV Conferência Latinoamericana de Informática (CLEI 2009), 2009, Pelotas, RS. XXXV Conferência Latinoamericana de Informática (CLEI 2009), 2009. p. 1-10.

20.
ROCHA, RAFAELA V.; ARAÚJO, REGINA B. ; CAMPOS, MÁRCIO R. ; BOUKERCHE, AZZEDINE . HLA Compliant Training Simulations Creation Tool. In: , 2009, Singapore. . p. 192-196.

21.
ARAUJO, REGINA B. ; ROCHA, RAFAELA V. ; CAMPOS, MARCIO R. ; BOUKERCHE, AZZEDINE . Creating Emergency Management Training Simulations through Ontologies Integration. In: 2008 11th IEEE International Conference on Computational Science and Engineering Workshops (CSEWORKSHOPS), 2008, San Paulo. 2008 11th IEEE International Conference on Computational Science and Engineering - Workshops. p. 373-378.

22.
ARAUJO, R. B. ; ROCHA, R. V. ; CAMPOS, MARCIO R. ; BOUKERCHE, AZZEDINE . Um Serviço de Interpretação de Contexto para Redes de Sensores Sem Fio no Domínio do Gerenciamento da Emergência. In: II Workshop on Pervasive and Ubiquitous Computing - WPUC ((Evento paralelo ao SBAC-PAD), 2008, Campo Grande, MT. II Workshop on Pervasive and Ubiquitous Computing, 2008. p. 1-6.

23.
ARAUJO, R. B. ; BOUKERCHE, AZZEDINE ; ROCHA, R. V. ; CAMPOS, MARCIO R. . Solução baseada em ontologias para o monitoramento e simulação de situações de emergência. In: 6th International Information and Telecommunication Technologies Symposium, 2007, Brasília, DF. 6th International Information and Telecommunication Technologies Symposium, 2007. p. 1-7.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, R. V.; ROCHA, R. V. ; ARAUJO, R. B. . Selecting the Best Open Source 3D Games Engines. In: IX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2010, Florianopolis, SC. IX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment - Computing Track (Short Papers), 2010. p. 333-336.

2.
ROCHA, R. V.; ARAUJO, R. B. ; CAMPOS, MARCIO R. ; BOUKERCHE, AZZEDINE . An Architecture to Support the HLA Compliant Training Simulations. In: 8th International Information and Telecommunication Technologies Symposium (I2TS 2009), 2009, Florianópolis - SC. Proceedings of 8th International Information and Telecommunication Technologies Symposium (I2TS 2009) - Doctoral Colloquium, 2009. p. 1-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Renan H. P. ; ARAUJO, REGINA B. ; ROCHA, RAFAELA V. . Interface de Visualização 3D em Dispositivos Móveis para Simulações de Treinamento. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2011, São Carlos, SP. XIX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2011. v. 19. p. 1-1.

2.
OLIVEIRA, Marcelo A. D. ; ARAUJO, REGINA B. ; ROCHA, RAFAELA V. . Interface de Visualização 3D para Simulações de Treinamento. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2011, São Carlos, SP. XIX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2011. v. 19. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, R. V.. Jogos Sérios: desafios, desenvolvimento e oportunidades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROCHA, R. V.. Jogos Sérios: desafios, desenvolvimento e oportunidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ROCHA, R. V.. Jogos sérios: desafios, desenvolvimento e oportunidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ROCHA, R. V.. Jogos sérios: desafios, desenvolvimento e oportunidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ROCHA, R. V.. Jogos sérios: desafios, desenvolvimento e oportunidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ROCHA, R. V.; CAMPOS, MARCIO R. . GLPSobControle: um jogo sério para o treinamento operacional de controle de vazamento de gás de cozinha.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ROCHA, R. V.; ARAUJO, REGINA B. . Metodologia Iterativa e Modelos Integradores para Desenvolvimento de Jogos Sérios de Treinamento e Avaliação de Desempenho Humano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
ROCHA, R. V.; ZEM-LOPES, APARECIDA MARIA ; PEDRO, LAÍS ZAGATTI ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, S. . Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Sérios: Especificação de Ferramentas de Apoio Open Source. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
ROCHA, R. V.; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, S. . Análise, Projeto, Desenvolvimento e Avaliação de Jogos Sérios e Afins: uma revisão de desafios e oportunidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
ROCHA, R. V.. Evolução dos jogos eletrônicos e seu uso na educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ROCHA, R. V.; ARAUJO, REGINA B. . Avaliação de Desempenho Humano Como Parte Integrada da Metodologia de Criação de Jogos Sérios para Treinamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
ROCHA, R. V.; ARAÚJO, REGINA B. . Metodologia de Design de Jogos Sérios para Treinamento: ciclo de vida de criação, desenvolvimento e produção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
ROCHA, R. V.; CAMPOS, MARCIO R. ; BOUKERCHE, AZZEDINE ; ARAUJO, REGINA B. . From Behavior Modeling to Communication, 3D Presentation and Interaction: An M&S Life Cycle for Serious Games for Training. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
ROCHA, R. V. ; ROCHA, R. V. ; CAMPOS, MARCIO R. ; ARAUJO, R. B. . Sistema Integrado para Avaliação de Desempenho Humano em Simulações Interativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
ROCHA, R. V.; ARAUJO, R. B. . Uma Arquitetura de suporte a modelagem de simulações de treinamento baseadas no HLA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
ROCHA, R. V.. Uso de Ontologia para Simulações de Situações de Emergência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ROCHA, R. V.; CAMPOS, MARCIO R. . GLPSobControle: um jogo sério para o treinamento operacional de controle de vazamento de gás de cozinha. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
ROCHA, R. V.. ACM Symposium on Applied Computing Track on Intelligent, Interactive and Innovative Learning Environments (ACM SAC ­IILE). 2015.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
UEDA, E. T.; RESENDE, M. N.; ROCHA, R. V.. Participação em banca de Dante Minucci. Implementação de Single Sign-On em Sistemas Web Corporativos não Integrados a Provedores de Identidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
ISOTANI, S.; ROCHA, R. V.; DERMEVAL, D.; SILVEIRA, I. F.; TOLEDO, C. F. M.. Participação em banca de Fernando Roberto Hebeler Andrade. Gamificação personalizada baseada no perfil do jogador. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP.

Qualificações de Mestrado
1.
UEDA, E. T.; RESENDE, M. N.; ROCHA, R. V.. Participação em banca de Dante Minucci. Autenticação automatizada em sistemas Web por meio de controles do navegador. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PIMENTEL, M. G. C.; ROCHA, R. V.. Participação em banca de Marcus Silva.Desenvolvimento de uma aplicação Web integrada a serviços de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e Telefonia sobre IP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.

2.
OLIVEIRA, M. C. F.; ROCHA, R. V.. Participação em banca de Guilherme Barranco Piva.Desenvolvimento iOS - BTFIT. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROCHA, R. V.; ALBUQUERQUE, L. C. T.; GONCALVES, R. F. S.. Banca Examinadora Concurso Público - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 2017. Centro Universitário de Adamantina.

Outras participações
1.
ROCHA, RAFAELA V.. 1a etapa do 24o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP. 2016. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.

2.
ROCHA, R. V.. 1a etapa do 23o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP. 2015. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Diversão Séria: formação profissional - Pesquisa, Desenvolvimento, Desafios e Oportunidades na área de Jogos Educacionais..Desafios e Oportunidades no Desenvolvimento de Jogos Sérios. 2017. (Encontro).

2.
Diversão Séria: oficina de prototipação.Dicas: como tirar seu jogo do papel. 2017. (Oficina).

3.
Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). 2017. (Encontro).

4.
VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Critérios para a Construção de Jogos Sérios. 2017. (Congresso).

5.
2nd Workshop for the ICMC Postdocs.Metodologia Iterativa e Integrada de Desenvolvimento de Jogos Sérios para Treinamento e Avaliação de Desempenho Humano. 2016. (Outra).

6.
Disciplina Seminários em Computação I/II/III (2ºsem/2016).Jogos sérios: desafios, desenvolvimento e oportunidades. 2016. (Seminário).

7.
prE-Comp - Senac.Jogos sérios: desafios, desenvolvimento e oportunidades. 2016. (Encontro).

8.
Workshop PROCAD UFAL/UEM/USP. 2016. (Seminário).

9.
I Escola de Verão em Informática na Educação.Metodologia Iterativa e Modelos Integradores para Desenvolvimento de Jogos Sérios de Treinamento e Avaliação de Desempenho Humano. 2015. (Encontro).

10.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2015 / X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem - LACLO 2015, (Evento: Apps.Edu)). GLPSobControle: um jogo sério para o treinamento operacional de controle de vazamento de gás de cozinha. 2015. (Congresso).

11.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2015 / X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem - LACLO 2015, (Evento: CTD-IE). Metodologia Iterativa e Modelos Integradores para Desenvolvimento de Jogos Sérios de Treinamento e Avaliação de Desempenho Humano. 2015. (Congresso).

12.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2015 / X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem - LACLO 2015, (Evento: XXVI SBIE). Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Sérios: Especificação de Ferramentas de Apoio Open Source. 2015. (Congresso).

13.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2015 / X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem - LACLO 2015, (Evento: XXVI SBIE). Análise, Projeto, Desenvolvimento e Avaliação de Jogos Sérios e Afins: uma revisão de desafios e oportunidades. 2015. (Congresso).

14.
IV Seminário do Ciência Web - Iniciativas da Sociedade Civil e do Terceiro Setor pela Educação. 2015. (Seminário).

15.
XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Avaliação de Jogos Sérios: questionário para autoavaliação e avaliação da reação do aprendiz.. 2015. (Simpósio).

16.
Seminário Games e Marketing. 2014. (Seminário).

17.
Seminário Tecnologia Prodesp - Soluções Inovadoras Aplicadas em Governo. 2013. (Seminário).

18.
XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Metodologia de Design de Jogos Sérios para Treinamento: ciclo de vida de criação, desenvolvimento e produção. 2013. (Simpósio).

19.
Palestra Colaboração Humana, Inovação Coletiva e Crowdsourcing. 2012. (Outra).

20.
22o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17o Workshop de Informática na Escola.Sistema Integrado para Avaliação de Desempenho Humano em Simulações Interativas. 2011. (Simpósio).

21.
II Seminário do Ciência Web - Desafios da Comunicação Científica. 2011. (Seminário).

22.
Palestra Método Lógico para Redação Científica. 2011. (Outra).

23.
Palestra Redação Científica. 2011. (Outra).

24.
I Workshop de Pós-Graduação do Departamento de Computação da UFSCar.Projeto e avaliação de um ambiente de criação de simulações distribuídas. 2010. (Encontro).

25.
Palestra Como Escrever Artigos Científicos: Estrutura e Estratégias de Linguagem. 2010. (Outra).

26.
Palestra Vencendo a Timidez e o Medo de Falar em Público. 2009. (Outra).

27.
X Semana Científica de Tecnologia em Análise e Projeto de Sistemas.Uso de ontologias para simulações de situações de emergência. 2008. (Encontro).

28.
IV Congresso de Pós-Graduação da UFSCar. Aplicação de ontologias na simulação de ambientes de treinamento virtual para equipes de preparação e resposta a emergências. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SATO, C. ; VENERO, M. L. F. ; RODRIGUEZ, C. L. ; GOYA, D. H. ; ROCHA, R. V. ; MEDEIROS, D. M. R. . Mulheres na Computação: os desafios da carreira. 2018. (Outro).

2.
ROCHA, RAFAELA V.; SILVA, M. S. ; KOGA, A. S. . Diversão Séria: minicurso. 2018. (Outro).

3.
ROCHA, R. V.; RODRIGUEZ, C. L. ; GOYA, D. H. ; VENERO, M. L. F. . Diversão Séria: formação profissional. 2017. (Outro).

4.
ROCHA, R. V.; RODRIGUEZ, C. L. ; GOYA, D. H. ; VENERO, M. L. F. . Diversão Séria: oficina de prototipação. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rhaleff Nascimento Rodrigues de Oliveira. Jogos Sérios: avaliação do desempenho de alunos (Provisório). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

2.
Danilo dos Santos Bezerra. Geração Procedural de Jogos (Provisório). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thais Ribeiro. Reconstrução do Jogo Apicum Game. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jordan Victor Scher. Posa: Chatbot para Escolas. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistemas da Informação) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Rafaela Vilela da Rocha.

2.
Paulo Braga Domingues. Estudo sobre o Uso de Jogos no Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Instituições de Ensino Superior no Brasil. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia e Sistemas da Informação) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Rafaela Vilela da Rocha.

Orientações de outra natureza
1.
Mitzrael Albarrassim de Oliveira. Jogo Sério para o Treinamento de Contingência nos Sítios de Repetição da Polícia Militar do Estado de São Paulo. 2017. Orientação de outra natureza. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Rafaela Vilela da Rocha.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
ROCHA, R. V.; CAMPOS, MARCIO R. . GLPSobControle: um jogo sério para o treinamento operacional de controle de vazamento de gás de cozinha. 2014.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, R. V.. Uso de Ontologia para Simulações de Situações de Emergência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROCHA, R. V.. Evolução dos jogos eletrônicos e seu uso na educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ROCHA, R. V.. Jogos sérios: desafios, desenvolvimento e oportunidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ROCHA, R. V.. Jogos sérios: desafios, desenvolvimento e oportunidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ROCHA, R. V.. Jogos sérios: desafios, desenvolvimento e oportunidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ROCHA, R. V.. Jogos Sérios: desafios, desenvolvimento e oportunidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ROCHA, R. V.. Jogos Sérios: desafios, desenvolvimento e oportunidades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, R. V.; RODRIGUEZ, C. L. ; GOYA, D. H. ; VENERO, M. L. F. . Diversão Séria: formação profissional. 2017. (Outro).

2.
ROCHA, R. V.; RODRIGUEZ, C. L. ; GOYA, D. H. ; VENERO, M. L. F. . Diversão Séria: oficina de prototipação. 2017. (Outro).

3.
SATO, C. ; VENERO, M. L. F. ; RODRIGUEZ, C. L. ; GOYA, D. H. ; ROCHA, R. V. ; MEDEIROS, D. M. R. . Mulheres na Computação: os desafios da carreira. 2018. (Outro).

4.
ROCHA, RAFAELA V.; SILVA, M. S. ; KOGA, A. S. . Diversão Séria: minicurso. 2018. (Outro).




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